-UM A CADA QUATRO BRASILEIROS NÃO CONSEGUE QUITAR AS CONTAS NO FIM DO MÊS
-CONGRESSO DE PREFEITOS DE SANTA CATARINA COMEÇA AMANHÃ EM SÃO JOSÉ
-CDL PROMOVE AMANHÃ SEGUNDA EDIÇÃO DO CAFÉ COM O ASSOCIADO
-ENTIDADES APONTAM AVANÇOS E OBSTÁCULOS PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES
-SECRETÁRIA DIZ QUE DADOS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO CORRESPONDEM A REALIDADE
-MOTORISTA DE CAMINHÃO MORRE EM SAÍDA DE PISTA NA SC 283
-OPERAÇÃO APREENDE ARMAS E 50 QUILOS DE PASTA DE COCAÍNA NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com risco de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Rússia acusou nesta segunda-feira as forças ucranianas por um bombardeio contra a maior central nuclear da Europa e fez um alerta sobre as potenciais "consequências catastróficas" para o continente. O porta-voz do Kremlin, DMITRI PESKOV pediu aos aliados da Ucrânia que "utilizem sua influência para evitar a continuidade dos bombardeios". Ucrânia e Rússia trocam acusações pelos ataques contra o maior complexo nuclear da Europa, que está sob controle russo desde março. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, criticou os ataques, sem responsabilizar nenhuma das partes.
O governo de Israel e militantes da Palestina chegaram a um acordo e deram início neste domingo a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que começou a valer às 11 e meia de Jerusalém. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 40 pessoas, incluindo ao menos 15 crianças e quatro mulheres, morreram em Gaza desde o início dessa fase de confrontos entre Israel e o grupo Jihad Islâmica. O número de feridos passou de 300. Os ataques dos dois lados atravessaram a madrugada deste domingo. Esses foram os confrontos mais violentos entre Israel e as organizações armadas de Gaza desde a guerra de 11 dias de maio de 2021, que terminou com a morte de 260 pessoas do lado palestino e 14 em Israel.
GUSTAVO PETRO se tornou neste domingo o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, escolhido por eleitores que esperam que ele possa realizar ambiciosas reformas sociais e econômicas com o objetivo de reduzir a violência e a profunda desigualdade no polarizado país andino. PETRO, um antigo membro da guerrilha M-19, tomou posse na Praça Bolívar de Bogotá na tarde deste domingo. Em seu discurso, o novo presidente da Colômbia propôs "benefícios" penais aos grupos armados em troca da assinatura de um acordo de paz. Também disse que a sua gestão vai buscar a redução da desigualdade social.
A iniciativa global "Verificado" lançou neste domingo uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, durante evento no Cristo Redentor. O objetivo da campanha, que foi lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16 anos. O projeto Verificado foi lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a salvar vidas.
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que um em cada quatro brasileiros não consegue quitar todas as dívidas no fim do mês. A pesquisa mostra ainda que 69 por cento dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro. Os que conseguem economizar chegam a 29 por cento. Entre as pessoas que não consegue poupar dinheiro no fim do mês, 44 por cento afirmaram que quase sempre ficam apertados, pagam as contas, mas não sobra nada. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra ainda que, com o orçamento apertado, mais da metade dos entrevistados reduziram as despesas com lazer, deixaram de comprar roupas ou desistiram de viajar.
A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta terça-feira, o vale-gás. Cada família inscrita no Auxílio Brasil passará a receber, bimestralmente, 100 por cento do valor da média nacional do botijão de 13 quilos. Com isso, o benefício será de 110 reais. Segundo a Caixa, o pagamento será destinado a mais de cinco milhões e 600 mil famílias beneficiárias. Os pagamentos serão efetuados em agosto, outubro e dezembro. A partir de 2023, a parcela voltará a representar 50 por cento do preço médio do botijão. Para SERGIO BANDEIRA DE MELLO, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, o valor do auxílio condiz com o consumo médio das famílias brasileiras.
Subiu para 21 o número de casos confirmados da varíola dos macacos em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemioógica, mais 14 casos da doença foram registrados na sexta-feira em seis cidades catarinenses. Os pacientes têm idades entre 23 e 54 anos, sendo que treze são homens e apenas um é mulher. Florianópolis é o município com o maior número de confirmações, com sete no total. Já os demais casos foram registrados em Blumenau, Abelardo Luz, São João Batista, Balneário Camboriú e Joinville. O estado de saúde dos pacientes não foi divulgado pela Dive. Ao todo, 104 casos da doença já foram notificados, sendo que 21 foram confirmados, 22 descartados e 61 ainda em investigação.
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira. A meta é debater o impacto do marco regulatório das reservas indígenas na agricultura de Santa Catarina. Na reunião do último dia 20 de julho, quando o colegiado decidiu promover o evento, parlamentares citaram que muitos agricultores catarinenses, principalmente da região Oeste, demonstram preocupação sobre as eventuais consequências de uma eventual aprovação no Congresso Nacional do marco temporal e a possibilidade dos produtores do estado perderem suas terras. A audiência está marcada para as quatro e meia da tarde da próxima quinta-feira.
A governança para a sustentabilidade é o tema central da programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina que será realizado a partir de amanhã. Após dois anos, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina volta a realizar o evento. O COMAC-SC possui três eixos que serão abordados nos debates: inovação, sustentabilidade e boas práticas. Entre as pautas, a transformação digital em serviços públicos, licenciamento ambiental e a implementação da política de habitação em Santa Catarina. Antes conhecido como Congresso de Prefeitos, o COMAC-SC é considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e entidades que representam o municipalismo catarinense estarão reunidos durante os três dias de Congresso.
O Peperi Debates deste sábado voltou a discutir o processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O programa olhou para os avanços e retrocessos na inserção de pessoas com deficiências em diferentes campos da sociedade, como o mercado de trabalho e a educação formal. A pergunta que norteou o debate foi a seguinte: a inclusão vem se tornando cada vez mais natural ou as pessoas ainda tem, ainda que inconscientemente, uma postura de estranhamento e rejeição à participação das pessoas com deficiências na sociedade? O debate reuniu a psicóloga da Apae, JULIANA CAMINI OLIVEIRA, a presidente da Apas, IRMA VAGNER e o presidente da Adefismo, JOSÉ FOLMANN. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A questão que envolve a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade vem apresentando avanços, mas ainda com alguns obstáculos a serem vencidos. A afirmação é da psicóloga da Apae, JULIANA CAMINI OLIVEIRA. Ela comentou que cada vez mais cedo as famílias buscam informações, conhecimentos e apoio para o atendimento dos deficientes. A inserção no mercado de trabalho também vem acontecendo, mas de modo menos intenso e com algumas dificuldades, como por exemplo, as exigências do empregador que nem sempre correspondem as capacidades do deficiente. JULIANA ressaltou que as crianças com deficiência estão sendo estimuladas cada vez mais cedo e isso resulta em uma evolução na aprendizagem. Apesar de ainda existir um certo preconceito, ela acredita que a inclusão dos deficientes na sociedade tende a se naturalizar.
A inclusão das pessoas com deficiência na sociedade vem avançando, mas ainda de forma lenta. A observação é da assistente social e presidente da Apas, IRMA VAGNER. Ela citou que no caso dos deficientes auditivos a grande barreira é a comunicação. De acordo com IRMA, poucas pessoas sabe a língua brasileiras de sinais e isso acaba dificultando o processo de inserção do surdo, inclusive nos ambientes de trabalho. Por isso, as pessoas com deficiência auditiva ainda dependem muito da equipe da Apas e o trabalho da entidade é para aumentar a autonomia dos alunos. IRMA comentou que há uma falta de intérpretes na região com conhecimento em Libras. Na educação, essa barreira vem sendo vencida e os estudantes, inclusive no ensino superior, tem esse direito garantido.
A acessibilidade para os deficientes físicos melhorou bastante na cidade, mas a sociedade ainda olha com preconceito para as pessoas com deficiência. O comentário é do presidente da Adefismo, JOSÉ FOLMANN. Ele disse uma das principais barreiras ainda é a resistência gerada pelo preconceito que as pessoas tem com os deficientes. FOLMANN destacou que no mercado de trabalho o problema está na exigência que os empregadores fazem, exigindouma agilidade que os deficientes não tem. Ele também disse que a família é fundamental para as pessoas com deficiências e que, nesse sentido, as pessoas evoluíram bastante em termos de informação e encaminhamento para a estimulação precoce. Mas ele reforçou que a sociedade precisa entender mais e olhar com mais inclusão para as pessoas com deficiência no dia-a-dia.
A criação do crime de estelionato sentimental que está em discussão no congresso é uma necessidade diante do aumento desse tipo de crime. O comentário é do delegado regional da Polícia Civil, WESLEI DE ANDRADE. Ele disse que o projeto de lei que trata do assunto mostra que as congressistas estão atentos a realidade. Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de alteração do Código Penal para criar o crime de estelionato sentimental, definido quando há alguma promessa sobre uma relação afetiva em troca da entrega de valores ou bens pela vítima. A pena, de acordo com o projeto, poderá ser de dois a seis anos de prisão. A matéria precisa ser aprovada pelo senado antes de ir para sanção presidencial.
A criação do tipo legal do estelionato sentimental vai facilitar o enquadramento dessas condutas e a consequente responsabilização dos criminosos. A avaliação é do delegado regional da Polícia Civil, WESLEI DE ANDRADE. De acordo com ele, atualmente, esse tipo de golpe é enquadrado no artigo 171 do Código Penal como estelionato comum. Outra mudança que está no projeto que tramita no congresso é o agravamento da pena que hoje é de um a cinco anos para dois a cinco anos de prisão. Essa mudança, segundo ANDRADE, vai impedir que as pessoas que aplicam o golpe sentimental tenham alguns benefícios, como a suspensão condicional do processo. O delegado reforçou que esse tipo de golpe vem crescendo e a mudança legislativa pode ajudar a combater esse crime.
O MDB definiu o nome do suplente que vai assumir uma das cadeiras do partido no legislativo municipal durante o período de licença do vereador CARLOS AGOSTINI, o TATU. GELSO BASSO, que também o presidente do partido, já foi convocado pela mesa diretora da casa e será um dos dois vereadores da sigla no mês de agosto. A primeira sessão, com a posse de BASSO, será amanhã as sete horas da noite. No entanto, o vereador já iniciou os trabalhos junto à assessoria parlamentar. Ele disse que pretende participar ativamente dos trabalhos da câmara e propor políticas que visem o bem estar da população.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste vai realizar nesta terça-feira um encontro com os empresários associados. A informação é da secretária executiva da entidade, ALINE SCHAFER. De acordo com ela, o café com associado é uma iniciativa adotada neste ano e vem sendo realizada com o objetivo de integrar os novos associados e demais que já fazem parte da CDL. Conforme ela, o evento é fechado e as vagas são limitadas, por isso os interessados ainda podem procurar a entidade para fazer sua inscrição através do WhatsApp 3621-0010.
O café com o associado que será realizado nesta terça-feira de manhã vai ocorrer no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste, no edifício Andrômeda, no centro da cidade. O lembrete é da secretária executiva da entidade, ALINE SCHAFER. Segundo ela, o evento será entre oito e nove horas da manhã e contará com a presença de um convidado abordando sobre o empreendedorismo. Ela destacou que também haverá momento de conversa entre os associados e reforçou que a iniciativa é uma novidade e tem como intenção aproximar a entidade do associado, além de apresentar conteúdos relevantes e aumentando as relações empresariais.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste pretende realizar pelo menos mais uma edição do café com o associado até o final deste ano. A afirmação é da secretária executiva, ALINE SCHAFER. Ela pontuou que o evento de amanhã será o segundo encontro do ano e a projeção é que em novembro ocorra mais uma edição, totalizando três encontros em 2022, sendo a realização a cada três meses. Ela explicou que essa integração entre os associados é positiva e por isso a expectativa é que esse tipo de evento se torne tradicional e ocorra nos próximos anos também na CDL de São Miguel do Oeste.
Começou nesta segunda-feira a campanha Agosto Lilás em São Miguel do Oeste. Diversas ações estão programadas para acontecer entre os dias oito e 31 de Agosto, mêsproteção à mulher e conscientização da população para combater a violência doméstica. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Ministério Público, Rede Catarina e a comunidade. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATTO, o objetivo é informar a população sobre os tipos de violência contra a mulher que podem ocorrer de forma física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e divulgar os canais de denúncia, emergência e socorro.
Os números oficiais da violência contra a mulher em São Miguel do Oeste não correspondem à realidade. A declaração é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. De acordo com ela, aproximadamente 90 mulheres vítimas de violência estão em atendimento no município. Somente neste ano, a equipe de proteção das vítimas recebeu 53 Medidas Protetivas de Urgência encaminhadas pela justiça. ANDREIA disse que muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades porque as vítimas ainda tem medo de denunciar.
A secretaria de Assistencia Social, ANDREIA REBELATTO reforçou que as pessoas próximas da vítimas, como familiar, amigos e vizinhos devem denunciar os casos de violência doméstica. Ela disse que é somente dessa forma que o problema vai ser devidamente enfrentado. Em São Miguel do Oeste, a população tem acesso a, pelo menos, sete canais para denunciar os casos: a Central de Atendimento à Mulher no telefone 180, o canal de Direitos Humanos no telefone 100, a Polícia Civil no 181, a Polícia Militar no 190, DPCAMI, a quarta promotoria de Justiça e o Creas. Os telefones completos podem ser conferidos no portal da Peperi na internet.
Um galpão foi parcialmente destruído em um incêndio na madrugada deste domingo no interior de Itapiranga. O fato aconteceu por volta das duas horas e 50 minutos na Linha Sede Capela. O fogo destruiu 40 metros quadrados de um galpão agrícola na Linha Sede Capela, interior de Itapiranga. Outros 100 metros quadrados da edificação puderam ser salvos. A equipe do Corpo de Bombeiros usou cerca de sete mil litros para apagar o incêndio. O trabalho de combate ao fogo durou aproximadamente quatro horas. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Um homem e uma mulher sofreram ferimentos leves em um acidente na manhã deste domingo no bairro Sagrado Coração de Jesus. A colisão aconteceu por volta das 11 horas no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a rua Itaberaba e envolveu uma motocicleta e um Corsa. O casal que estava na moto sofreu ferimentos leves e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram encaminhados ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A dinâmica do acidente não foi divulgada.
Uma operação conjunta desencadeada neste domingo entre a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Miguel do Oeste resultou na apreensão de uma grande quantidade de armas, drogas e cigarros contrabandeados do Paraguai. A primeira apreensão, após monitoramento por parte dos policiais, ocorreu no município de Cunha Porã quando Policiais Militares abordaram um ônibus e encontraram 10 pistolas nove milímetros, uma espingarda calibre 12, 50 quilos de pasta base de cocaína e 55 mil pacotes de cigarros. Também foram apreendidos 10 mil e cem reais em notas falsas de 50 reais, vários frascos de anabolizantes e uma quantidade do medicamento abortivo Cytotec, cuja venda é proibida no Brasil.
A operação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Miguel do Oeste também fez uma apreensão em outro ônibus abordado em um posto de combustível na cidade de Iraceminha. Logo depois da apreensão em Cunha Porã, as equipes apreenderam 200 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai no veículo. As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros para a Receita Federal de Chapecó. Os motoristas dos dois ônibus foram presos em flagrante delito por tráfico de drogas e armas e contrabando. Os dois foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Chapecó. Também participaram da operação as equipes de Maravilha e Cunha Porã, do Canil Setorial da Polícia Militar e Pelotão de Patrulhamento Tático de São Miguel do Oeste.
Um homem morreu em um acidente de trânsito no final da tarde de sábado na SC 283. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, um caminhão Mercedez Benz 712 de Palmitos saiu da pista e colidiu em árvores por volta das seis horas da tarde. O acidente aconteceu na Linha Gorreti, município de Palmitos. O motorista sofreu ferimentos graves e morreu ao chegar no hospital da cidade. Outras quatro pessoas que estavam no caminhão tiveram ferimentos: um foi socorrido em estado grave pelo corpo de bombeiros e os outros três tiveram lesões de natureza leve. Todos foram levados aos Hospital de Palmitos.
Um grave acidente envolvendo dois veículos deixou ao menos seis pessoas feridas este domingo na BR-163, em Dionísio Cerqueira. A colisão envolveu um Gol de Dionísio Cerqueira e um Pálio de Céu Azul e ocorreu no trecho de acesso à Aduana de Cargas por volta das cinco e meia da tarde. De acordo com os bombeiros, o motorista do Gol, um homem de 76 anos, teve ferimentos na perna esquerda. Um casal de 54 e 41 anos e três crianças de dez, oito e sete anos que estavam no Palio também ficaram feridos. A menor de oito sofreu suspeita de traumatismo craniano. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros e Samu e levadas ao hospital da cidade.