ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 08/08/2022

-UM A CADA QUATRO BRASILEIROS NÃO CONSEGUE QUITAR AS CONTAS NO FIM DO MÊS

-CONGRESSO DE PREFEITOS DE SANTA CATARINA COMEÇA AMANHÃ EM SÃO JOSÉ

-PROJETO QUE ACABA COM VOTAÇÃO SECRETA DE VETOS SERÁ REAPRESENTADO

-PREFEITO DISCUTE AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

-USO DE AGROTÓXICOS EM LAVOURAS AMEAÇA CRIAÇÃO DE ABELHAS

-ANCHIETA ADERE O PROGRAMA MAIS PECUÁRIA BRASIL POR 12 MESES

-ADMINISTRAÇÃO BUSCA ATIVAR SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA

-PREFEITURA CRIA ESPAÇOS PARA POSSIBILITAR COLETA DE RECICLÁVEIS

-COLISÃO ENTRE DOIS CARROS DEIXA SEIS FERIDOS NA BR-163

-JURI POPULAR ABSOLVE ACUSADO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Rússia acusou nesta segunda-feira as forças ucranianas por um bombardeio contra a maior central nuclear da Europa e fez um alerta sobre as potenciais "consequências catastróficas" para o continente. O porta-voz do Kremlin, DMITRI PESKOV pediu aos aliados da Ucrânia que "utilizem sua influência para evitar a continuidade dos bombardeios". Ucrânia e Rússia trocam acusações pelos ataques contra o maior complexo nuclear da Europa, que está sob controle russo desde março. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, criticou os ataques, sem responsabilizar nenhuma das partes.

O governo de Israel e militantes da Palestina chegaram a um acordo e deram início neste domingo a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que começou a valer às 11 e meia de Jerusalém. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 40 pessoas, incluindo ao menos 15 crianças e quatro mulheres, morreram em Gaza desde o início dessa fase de confrontos entre Israel e o grupo Jihad Islâmica. O número de feridos passou de 300. Os ataques dos dois lados atravessaram a madrugada deste domingo. Esses foram os confrontos mais violentos entre Israel e as organizações armadas de Gaza desde a guerra de 11 dias de maio de 2021, que terminou com a morte de 260 pessoas do lado palestino e 14 em Israel.

GUSTAVO PETRO se tornou neste domingo o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, escolhido por eleitores que esperam que ele possa realizar ambiciosas reformas sociais e econômicas com o objetivo de reduzir a violência e a profunda desigualdade no polarizado país andino. PETRO, um antigo membro da guerrilha M-19, tomou posse na Praça Bolívar de Bogotá na tarde deste domingo. Em seu discurso, o novo presidente da Colômbia propôs "benefícios" penais aos grupos armados em troca da assinatura de um acordo de paz. Também disse que a sua gestão vai buscar a redução da desigualdade social.

A iniciativa global "Verificado" lançou neste domingo uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, durante evento no Cristo Redentor. O objetivo da campanha, que foi lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16 anos. O projeto Verificado foi lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a salvar vidas.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que um em cada quatro brasileiros não consegue quitar todas as dívidas no fim do mês. A pesquisa mostra ainda que 69 por cento dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro. Os que conseguem economizar chegam a 29 por cento. Entre as pessoas que não consegue poupar dinheiro no fim do mês, 44 por cento afirmaram que quase sempre ficam apertados, pagam as contas, mas não sobra nada. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra ainda que, com o orçamento apertado, mais da metade dos entrevistados reduziram as despesas com lazer, deixaram de comprar roupas ou desistiram de viajar.

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta terça-feira, o vale-gás. Cada família inscrita no Auxílio Brasil passará a receber, bimestralmente, 100 por cento do valor da média nacional do botijão de 13 quilos. Com isso, o benefício será de 110 reais. Segundo a Caixa, o pagamento será destinado a mais de cinco milhões e 600 mil famílias beneficiárias. Os pagamentos serão efetuados em agosto, outubro e dezembro. A partir de 2023, a parcela voltará a representar 50 por cento do preço médio do botijão. Para SERGIO BANDEIRA DE MELLO, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, o valor do auxílio condiz com o consumo médio das famílias brasileiras.

Subiu para 21 o número de casos confirmados da varíola dos macacos em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemioógica, mais 14 casos da doença foram registrados na sexta-feira em seis cidades catarinenses. Os pacientes têm idades entre 23 e 54 anos, sendo que treze são homens e apenas um é mulher. Florianópolis é o município com o maior número de confirmações, com sete no total. Já os demais casos foram registrados em Blumenau, Abelardo Luz, São João Batista, Balneário Camboriú e Joinville. O estado de saúde dos pacientes não foi divulgado pela Dive. Ao todo, 104 casos da doença já foram notificados, sendo que 21 foram confirmados, 22 descartados e 61 ainda em investigação.

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira. A meta é debater o impacto do marco regulatório das reservas indígenas na agricultura de Santa Catarina. Na reunião do último dia 20 de julho, quando o colegiado decidiu promover o evento, parlamentares citaram que muitos agricultores catarinenses, principalmente da região Oeste, demonstram preocupação sobre as eventuais consequências de uma eventual aprovação no Congresso Nacional do marco temporal e a possibilidade dos produtores do estado perderem suas terras. A audiência está marcada para as quatro e meia da tarde da próxima quinta-feira.

A governança para a sustentabilidade é o tema central da programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina que será realizado a partir de amanhã. Após dois anos, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina volta a realizar o evento. O COMAC-SC possui três eixos que serão abordados nos debates: inovação, sustentabilidade e boas práticas. Entre as pautas, a transformação digital em serviços públicos, licenciamento ambiental e a implementação da política de habitação em Santa Catarina. Antes conhecido como Congresso de Prefeitos, o COMAC-SC é considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e entidades que representam o municipalismo catarinense estarão reunidos durante os três dias de Congresso.

O Centro de Referência da Assistência Social com Apae de Anchieta realizou o primeiro encontro das famílias assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada. O encontro ocorreu nas dependências do Centro dos Idosos com a presença da equipe técnica do Cras. O BPC é um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social que consiste na garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. O encontro teve como objetivo disponibilizar informações aos beneficiários ou responsáveis quanto aos seus direitos socioassistenciais e sobre a obrigatoriedade de se inscreverem no Cadastro Único e manterem esse cadastro atualizado. A atualização do CadÚnico é obrigatória para todos aqueles que recebem o BPC, seja idoso ou deficiente. O cadastro deve ser realizado no CRAS.

Lions Clube de São José do Cedro doou armações de óculos de grau para a secretaria de Saúde. A informação é da Assistente Social, JUCELI SOLDÁ. Ela comentou que as doações vêm para beneficiar pessoas que não possuem condições de comprar uma armação. Essas doações, como explicou o presidente do Lions, EDEMILSON BERTOLINI, faz parte de projetos que visam sempre ajudar a comunidade e reitera a importância de tais iniciativas na comunidade. As armações estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Central. JUCELI estima que estão disponíveis em torno de 100 armações e quem necessitar delas pode estar procurando a unidade para adquirir a sua.

Na sexta-feira passada, a prefeitura de Anchieta recebeu a visita do Conselho de Turismo de Santa Catarina. O objetivo foi demonstrar o potencial turístico de Anchieta e as novas ideias de investimentos futuros. A informação é do prefeito IVAN CANCI. Em virtude disso, a administração busca ativar a secretaria de Turismo com a demonstração da necessidade de trabalhar com essa modalidade em Anchieta. Isso vai proporcionar um desenvolvimento integrado do turismo local. Contudo, a ideia ainda precisa ser amadurecida e levada à Câmara de Vereadores. Ainda não há um nome definido para assumir o setor. CANCI também salientou sobre as alterações na lei de apoio ao incentivo econômico visando incluir de forma mais clara a atividade. O prefeito destacou que a municipalidade já investe nesse trabalho, mas o intuito é aprimorar aquilo que atualmente é desempenhado.

Uso dos agrotóxicos, inseticidas e herbicidas têm causado sérios danos na criação de abelhas no Extremo-Oeste. Já é possível notar a mortalidade dos insetos em grande escala nos exames das propriedades. Isso está ligado diretamente com o manejo que os produtores de grãos estão dando às lavouras na utilização de produtos químicos. A declaração é do extensionista, LEANDRO HUBNER, do escritório da Epagri em Princesa. Isso serve de alerta para os produtores quanto às mudanças na forma de usar os químicos em suas lavouras de grãos. O extensionista destacou a importância da agricultura para a região, mas utilizar produtos de forma descontrolada certamente afetará a fauna apícola do Extremo-Oeste. Quando usado químicos proibidos, a situação fica ainda mais severa. Os agricultores estão realizando o preparo do solo para plantio das culturas de verão como milho, soja e feijão, onde fazem a dessecação das plantas de cobertura de solo. Nesse período, as lavouras estão cobertas com aveia ou ervilhaca, que tem uma florada abundante, muito visitada por abelhas.

Esse tipo de ação nas lavouras pode configurar em crime ambiental passível de processo judicial e penalização do agricultor que faz aplicação dos produtos químicos. Em virtude disso, o extensionista da Epagri LEANDRO HUBNER, alertou para os cuidados quando ao manejo das lavouras. A situação pode piorar se o produtor tiver feito o uso de químicos proibidos. O extensionista recomendou aos agricultores a realizarem o uso controlado dos agrotóxicos à noite, principalmente neste período de floração. Sendo que a visitação das abelhas durante à noite é praticamente inexistente. Caso no dia seguinte à aplicação as abelhas percebam a presença dos produtos, elas não sairão das colmeias evitando a mortalidade entre os insetos. Para HUBNER, não adianta o produtor ter uma boa produção de grãos, mas acaba prejudicando o apicultor matando as abelhas com o uso equivocado os inseticidas e herbicidas. A Cidasc e os escritórios da Epagri podem fazer as orientações para ambos os trabalhadores rurais.

O município de Anchieta, através do Projeto Anchieta Ecológica, realizou a construção de espaços visando a coleta de recicláveis na área rural. A informação é do secretário de Desenvolvimento VILMAR PIOVEZANI. Segundo o secretário, o primeiro ponto foi construído na comunidade de Linha Prateleira, e os demais contemplarão as comunidades da Gaúcha, Santa Rita, São Roque, São Paulo e Vila Urbana Café Filho. Ele destacou que os pontos de coleta ficarão em locais estratégicos e que possibilitam os moradores das localidades próximas a levarem seus materiais recicláveis. A separação dos resíduos secos e orgânicos, facilita o trabalho de quem recolhe, deixa o município mais limpo e ainda contribui com a reciclagem e consequentemente com o meio ambiente. Podem ser depositado vidros, plásticos e papéis; exceto lenços, fraldas descartáveis, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos.

O prefeito de Guaraciaba, mesmo durante suas férias, esteve cumprindo uma agenda de compromissos em Florianópolis na última semana. Em entrevista à Rádio Cedro, o prefeito VANDECIR DORIGON, relatou que esteve na Funasa para debater investimentos para a ampliação da rede de abastecimento de água. O município busca finalizar o projeto de ampliação de captação de água e adutoras. O prefeito acredita que dentro de alguns dias a municipalidade receberá o retorno da Funasa confirmando o convênio buscado pela administração. Também esteve no Tribunal de Contas do Estado, onde, segundo ele, aconteceu um seminário abordando sobre aplicação de recursos em infraestrutura. Lá foram tratados sobre os desafios e perspectivas quanto aos trabalhos em planejamento do setor público/privado. Entre uma das dificuldades do poder público, são os altos investimentos obrigatórios que os municípios necessitam realizar. Sendo que alguns serviços de alto custo podem ser melhores desempenhados pelo setor privado.

A prefeitura de Guarujá do Sul entregou a ordem de serviço à vencedora da licitação para execução de Rua Coberta na Praça Padre Balduíno Schneider. O valor total da obra é de um milhão e 30 mil reais. A informação é do prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Em entrevista à Rádio Cedro, o prefeito relatou que a obra será um grande atrativo turístico, como um grande incremento urbanístico. Isso se deve a utilidade do espaço criado pela administração. O poder público, antes de viabilizar a área coberta, promoveu melhorias na praça como em passeios e propriamente nos brinquedos da praça. Ele acredita que esse é um projeto bastante contemporâneo, inovador e após a sua execução proporcionará mais um cartão postal à cidade. Serão mais de 80 metros quadrados de área construída. WESCHENFELDER explicou que a estrutura é pré-montada, por isso não é visto grandes intervenções na rua próximo a praça. Ele espera que a rua esteja pronta até o final deste ano visando promover o show natalino.

A Câmara de Vereadores de Palma Sola aprovou um projeto de lei do poder executivo onde dispõe sobre a denominação, emplacamento e numeração das vias públicas e institui a obrigatoriedade da colocação de numeração predial em cada domicílio. De acordo com a lei, os prédios existentes ou que vierem a ser construídos serão obrigatoriamente numerados, obedecendo, a ordem crescente, o sentido norte-sul e leste-oeste. Hoje muitas residências estão sem numeração ou com numeração errada, nestes casos o proprietário deve entrar em contato com a prefeitura para regularizar a situação. A numeração errada ou a falta dela prejudica, entre outras coisas, a entrega de correspondências. Também, no que se referem sobre escolha dos novos nomes para os logradouros públicos, serão observadas normas como nomes de pessoas já falecidas; nomes de fácil pronúncia tirados da história. Entre outras normas estabelecidas na lei.

A vereadora, MÁRCIA FERNANDES, foi a entrevistada do programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul que foi ao ar no último sábado na Rádio Cedro. A vereadora trouxe informações sobre a rápida sessão realizada na semana passada. Conforme MÁRCIA, houve a apreciação em segunda votação de um projeto de lei que trata sobre alteração da lei orçamentária em virtude do encarecimento dos combustíveis e alimentação escolar. O setor de Obras teve incremento no número de máquinas após aquisição de novos equipamentos contribuindo pela alteração do orçamento. O Legislativo de Guarujá do Sul também não contou com o recesso de julho. A vereadora relatou sobre as festividades alusivas ao aniversário de Guarujá realizada no mês passado. Ela afirmou que houve grande envolvimento da população. MÁRCIA também lembrou sobre a contratação de uma psicóloga para a rede municipal de ensino.

A Rádio Cedro recebeu no último sábado, durante o Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, o líder da oposição, FERNANDO WILL, que relatou sobre a última sessão realizada no Legislativo. O vereador comentou sobre a rápida sessão que ocorreu na última segunda-feira, obedecendo às duas horas limites de cada reunião. Ainda no programa de sábado, o vereador lembrou do seu pedido apresentado na Câmara quanto às aulas da rede municipal de ensino. Segundo o líder da oposição, muitos pais de alunos o procuraram reclamando sobre o excesso de capacitações que os professores estão passando neste ano. De certa forma, tirando o aluno do efetivo estudo dentro da sala de aula. A mais recente capacitação aconteceu na segunda-feira passada, no mesmo dia em que os estudantes deveriam retornar para os colégios visando dar início ao cumprimento o segundo semestre. O intuito do vereador é saber com que frequência as capacitações ainda vão acontecer este ano letivo.

No decorrer do programa da Câmara de Vereadores de São José do Cedro do último sábado, o líder da bancada de oposição trouxe novamente o descontentamento quanto a rejeição ao projeto que acabaria com o sigilo na votação de projetos de lei vetados pelo prefeito. A Câmara deverá apreciar mais dois textos que foram vetados. FERNANDO WILL voltou a enfatizar que levou o projeto ao plenário da Casa por haver a possibilidade de aceitação da bancada que sustenta o governo municipal. Porém, o texto foi novamente barrado pela situação. O vereador afirmou que o mesmo texto será levado à Câmara no ano que vem. Ele ainda lembrou que as esferas nacionais e estaduais já não contam mais com o sigilo na votação sobre vetos, sendo que assim deveria ocorrer no Legislativo. WILL comentou sobre as críticas recebidas quanto a alteração da regra num período curto após aprovação do novo regimento. Contudo, ele destacou que agora é outra legislatura. FERNANDO afirmou ser um absurdo uma votação sigilosa nos dias atuais que a população pede transparência.

Alguns produtores rurais de Princesa, assim como de toda região, devem antecipar o plantio em virtude da previsão de uma estiagem prolongada a partir de dezembro. A afirmação é do engenheiro Agrônomo SILVIO DA SILVEIRA. Conforme ele, o registro de estiagem em si teve uma queda momentânea nos últimos meses em razão das chuvas registradas. Porém, isso não altera a realidade atual que a agricultura está atravessando. Agora, com a previsão de um prolongamento da estiagem a partir do final de dezembro e começo de 2023. O engenheiro Agrônomo acredita que os produtores acabam se organizando para plantar logo no começo da janela do plantio quanto da cultura do milho para silagem ou para cultura do soja.

O município de Anchieta, através da secretaria de Agricultura, firmou um convênio com a Conafer para realizar atividades voltadas à inseminação artificial em tempo fixo do rebanho do gado de leite e de corte. A parceria inicial é válida por um ano podendo ser prorrogada por mais três anos entre as partes, dando um total de 48 meses de contrato. A informação é do secretário RAFAEL FERREIRA. A partir de agora, o médico veterinário ficou responsável por realizar com a secretaria um roteiro para a Confederação. A Conafer exigiu algumas obrigatoriedades ao município quanto à sanidade animal livre de brucelose e tuberculose. Foi necessário apresentar os exames negativos para as zoonoses, como também da vacinação e escore corporal dos animais para ter uma taxa do gado. Também será realizada uma capacitação da equipe de agricultura para dar, em seguida, início ao cadastramento dos produtores rurais interessados em aderir ao programa. O Mais Pecuária visa atender as duas cadeias produtivas, o que deverá ter uma boa adesão dos produtores.

O programa Mais Pecuária Brasil será desenvolvido dentro da propriedade do produtor interessado conforme o roteiro definido pela Conafer em Anchieta. De acordo com o secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA, os profissionais da própria Confederação estarão se deslocando ao município para efetuarem a técnica de inseminação artificial em tempo fixo. Até 100 propriedades poderão ser atendidas por dia pela Conafer. Esse termo de cooperação foi assinado agora em agosto e é válido, neste primeiro momento, até agosto de 2023. FERREIRA destacou que a municipalidade ficou à cargo de inscrever os produtores rurais, informar sobre o programa e fazer o meio de campo entre eles e a Conafer, como também a logística da eficiência dos trabalhos. Os custos com a medicação, ultrassom e o sêmen ficam de responsabilidade da Confederação. Ele garantiu que o produtor não terá gasto algum com o programa. Por isso, o secretário relatou estar ansioso para ver o Mais Pecuária Brasil em funcionamento.

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite de ontem no Distrito de Siqueira Bello, interior de Barracão. Conforme as informações iniciais um homem teria sido atingido por pelo menos dois disparos de arma de fogo. O Samu se deslocou até o endereço para atendimento da vítima, sendo acionada também a equipe da Polícia Militar para os procedimentos cabíveis. A PM foi informada que momentos antes, em um bar localizado da comunidade, teria ocorrido uma discussão entre dois homens, sendo que em determinado momento um dos envolvidos sacou uma arma e atirou contra a vítima. Segundo os socorristas, a vítima foi atingida por dois disparos de arma de fogo na região da cabeça, porém estava consciente e orientado. O homem foi encaminhado ao hospital da cidade para atendimento médico. A Polícia Militar efetuou buscas na comunidade com o intuito de localizar o possível autor, porém ele não foi localizado. A PM registrou os fatos e o caso será encaminhado a delegacia de Polícia, que irá investigar.

O Tribunal do Juri absolveu GILDOMAR CONRAD, 50 anos acusado de homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver. O réu era suspeito do assassinato de VALDIR ROSA, morto com dois tiros e 19 facadas em uma propriedade rural no interior de Bandeirante. O corpo dele foi abandonado num veículo roubado no interior de São Miguel do Oeste em fevereiro de 2001. O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca de São Miguel do Oeste e a sentença foi proferida pelo juiz MARCIO CRISTÓFOLI. GILDOMAR ficou foragido da justiça desde a data do crime até 17 de agosto de 2020 em São Paulo, quando foi capturado e aguardava sentença em prisão domiciliar por conta de um grave problema de saúde que enfrenta. Os jurados entenderam o pedido da Defesa na qual alegava que GILDOMAR não participou diretamente do crime. Cabe agora ao Ministério Público recorrer da decisão.

Um homem e uma mulher sofreram ferimentos leves ao se envolverem em um acidente por volta das 11 horas de ontem no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Rua Itaberaba, Bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, foi uma colisão lateral envolvendo a motocicleta e o Corsa. O casal foi atendido pelos Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional. A dinâmica do acidente não foi divulgada.

Um grave acidente envolvendo dois veículos deixou seis pessoas feridas ontem por volta da 17 horas e 35 minutos, na BR-163, em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu no trecho de acesso à Aduana de Cargas. De acordo com os bombeiros, o motorista, 76 anos, que dirigia um Gol de Dionísio Cerqueira, teve ferimentos na perna esquerda. Já no Palio, emplacado em Céu Azul, Paraná, estavam um casal, condutor de 54 e a passageira de 41 anos, além de três crianças uma dez, uma de oito e outra de sete anos. Segundo os socorristas, a menor de oito anos apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico. Os demais apresentaram ferimentos generalizados. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros e Samu, em seguida levadas ao hospital da cidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.