-CÂMARA TERÁ SEMANA COM FOCO NA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-ENCONTRO DA DIREITA REÚNE PRESIDENTE DA ARGENTINA E JAIR BOLSONARO EM SC
-AGRÔNOMO ALERTA PARA CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DO GADO
-SECRETÁRIO DA SAÚDE DE SJO RELATA DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES
-ALTERAÇÕES NO ENSINO MÉDIO GERAM PREOCUPAÇÃO E INSEGURANÇA
-ACIDENTE COM MORTES NA BR-282 ENVOLVE POLICIAL DA REGIÃO
-MULHER É PRESA EM FLAGRANTE POR HOMICÍDIO EM MONDAÍ
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima nas últimas horas foi de sete graus. A máxima pode chegar a 13 graus
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo cinco reais e 93 centavos. O peso está cotado em 0,0061 centavos.
Um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas atingiu uma operação de mineração de ouro não autorizada na Indonésia, matando pelo menos 11 pessoas. Outras 19 estão desaparecidas. Cerca de 35 trabalhadores estavam explorando ouro no domingo em um poço de uma pequena mina de ouro quando toneladas de lama caíram das colinas ao redor e os enterraram. Segundo a Agência de Busca e Resgate de Gorontalo, província onde aconteceu o acidente, os socorristas salvaram cinco feridos no domingo e recuperaram 11 corpos até o início desta segunda-feira. As chuvas torrenciais que atingiram a área desde sábado também quebraram um aterro, causando inundações de até três metros em cinco vilas na região atingindo 300 casas.
Pelo menos 16 pessoas foram mortas em um ataque israelense contra uma escola que abriga famílias palestinas desalojadas na região central de Gaza, neste sábado, segundo o Ministério da Saúde e a agência de notícias oficial palestina. O Exército israelense afirmou que está analisando o relato. O Ministério da Saúde disse que o ataque contra a escola matou pelo menos 16 pessoas e feriu mais de 50. MAHMOUD BASAL, porta-voz do Serviço de Emergência Civil de Gaza, disse que a quantidade de mortos pode aumentar porque muitos dos feridos estão em condição crítica.
Em um resultado surpreendente, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular obteve o maior número de assentos na Assembleia Nacional da França nas eleições legislativas, mas sem força suficiente para governar sozinha. O segundo turno foi realizado neste domingo e teve participação de quase 60 por cento dos eleitores. A Noa Frente Popular de esquerda conquistou 182 assentos; o Juntos, coalizão governista de centro obteve 168 assentos e a Reunião Nacional de extrema direita elegeu 143 parlamentares. O primeiro-ministro da França, GABRIEL ATTAL, que é do Juntos, disse que colocaria o cargo à disposição nesta segunda-feira. Caberá ao presidente da França, EMMANUEL MACRON, indicar um novo premiê a partir dos resultados dessas eleições.
Os governos estaduais gastam ao menos 12 milhões e 200 mil reais por ano para pagar pensão a ex-governadores ou às respectivas viúvas. É o que mostra um levantamento feito pela CNN junto aos estados e ao Distrito Federal. O pagamento é feito em 15 unidades da federação, amparado por leis locais. É o caso do Rio Grande do Sul, onde nove ex-governadores e quatro viúvas têm o direito de receber 39 mil 717 reais por mês. Em Santa Catarina, sete ex-governadores e duas viúvas são beneficiados. A concessão foi extinta a partir de 2017, mas resguardou os atuais beneficiários.
Um ano e meio após os ataques de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal já condenou 226 pessoas por participação na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Os dois últimos foram condenados em sessão que terminou em 28 de junho. Na ocasião, foi imposta pena de 17 anos de prisão a ANTÔNIO CLÁUDIO ALVES FERREIRa, que derrubou o relógio do século 17, e LEONARDO ALVES FARES, que invadiu o prédio do Congresso. As sessões de julgamentos dos réus do 8 de janeiro começaram em 14 de setembro, no plenário presencial. Depois das primeiras três condenações, a análise dos casos passou a ser feita em plenário virtual. Neste formato, não há debate entre os ministros, que apresentam seus votos de forma escrita em um sistema eletrônico.
A Câmara dos Deputados começa a semana com todas as atenções voltadas para a regulamentação da reforma tributária. A intenção é suspender as atividades das comissões permanentes para que o foco dos parlamentares seja nas negociações da proposta. O presidente da Casa, ARTHUR LIRA reafirmou o compromisso de garantir a aprovação do texto antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. Integrantes do grupo de trabalho que analisou a regulamentação, no entanto, acreditam que a votação da proposta pode ser concluída ainda nesta semana. As bancadas temáticas e partidárias ainda devem articular mudanças no texto no plenário. Integrantes da frente ruralista, por exemplo, defendem e pressionam pela isenção para proteínas animais, como carnes bovinas e de aves.
Santa Catarina fechou o primeiro semestre de 2024 com o emplacamento de 102 mil 321 veículos, 18 vírgula 60 por cento mais do que nos mesmos meses de 2023, quando totalizou 86 mil 272 unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina. Nesse grupo de veículos emplacados estão automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. Considerando apenas automóveis e comerciais leves foram 55 mil 772 unidades emplacadas em Santa Catarina até junho, um acréscimo de 15 e meio por cento frente ao primeiro semestre de 2023, quando somaram 48 mil 269.
O governador JORGINHO MELLO transferiu, neste domingo, o comando do Estado para o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, MAURO DE NADAL. O deputado passa a ser o governador interino até o próximo domingo. A posse, na Casa da Agronômica, foi necessária porque a vice-governadora, MARILISA BOHEM, também cumpre missão internacional no Uruguai, tratando de investimentos na área da educação. Durante toda a semana, o governador Jorginho Mello lidera uma comitiva em Portugal em busca de oportunidades de negócios e cooperação entre Santa Catarina e o país europeu. Turismo, Segurança Pública, Saúde e Logística devem ser os principais temas abordados durante a missão internacional. O grupo catarinense será composto por secretários de Estado, deputados, empresários e diretores de autarquias.
O presidente argentino JAVIER MILEI evitou citar o presidente LULA em sua palestra no congresso de direita em Balneário Camboriú, que reuniu a cúpula de direita latino-americana neste domingo. O discurso do presidente argentino fez referência duas vezes ao Brasil. MILEI disse que o ex-presidente JAIR BOLSONARO, que o acompanhava no palco, é perseguido pela Justiça. Na sequência, voltou a fazer menção à Justiça brasileira dizendo que ideias como as dele são alvo de censura. MILEI fez críticas ao que chamou de “socialismo do século 21” e citou países como Bolívia, Nicarágua e Venezuela afirmando que se trata de um fenômeno “empobrecedor e assassino”. O presidente usou a maior parte de sua fala para falar sobre a situação da Argentina e disse que está aprovando uma reforma trabalhista e econômica que será a maior da história do país.
Inscrições para o quinto festival da cuca seguem até o dia 15 de julho. O evento faz parte da programação da décima quarta Deutsche Woche de São João do Oeste. Conforme a Coordenadora do Núcleo da Mulher da ACISJO MARCIA WERLE, o festival está sendo organizado pela Associação Comercial, Núcleo da Mulher Empresária e Núcleo Jovem de São João do Oeste e acontece no dia 21 de julho. Ela destaca que os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição na Luvani Confecções, situada no Centro do município. Das 20 vagas disponibilizadas, 10 já foram preenchidas até o momento. Podem participar do quinto festival da cuca, pessoas que residem em São João do Oeste ou nos municípios vizinhos. MARCIA enfatiza que ao se inscrever, o candidato realiza o pagamento de uma taxa de 20 reais, que servirá como garantia que o mesmo está de acordo com o regulamento.
A Coordenadora do Núcleo da Mulher da Associação Comercial e Industrialde São João Oeste enfatiza que as cucas podem ser simples ou enroladas e devem ser preparadas em casa pelo participantes. Os critérios de avaliação do festival da Cucaincluemsabor, consistência da massa, cobertura e apresentação da cuca. Os sete primeiros colocados receberão uma premiação em dinheiro, além de brindes. Também será premiada a cuca popular, que será avaliada pelo público presente no evento. O contemplado receberá uma premiação no valor de 100 reais. Conforme a Coordenadora do Núcleo da Mulher da Associação Comercial e Industrialde São João do Oeste MARCIA WERLE, o objetivo do evento, é resgatar as receitas repassadas de mães para filhos, mantendo a conservação da cultura alemã presente na região.
O extensionista da EPAGRI, JONAS RAMON afirma que os cuidados com a alimentação do rebanho são fundamentais para uma boa produção. Ele está percorrendo as áreas rurais da região, para acompanhar mais de perto a nutrição do gado leiteiro. Devido às características diferentes da pastagem durante o inverno, como a aveia e azevém, é fundamental o acompanhamento da dieta do animal. Ressalta também a importância de aumentar a produção durante o inverno, por ser a melhor época, devido ao aumento do preço do leite. O principal objetivo do monitoramento é realizar a dieta individual da propriedade por lote SONORA. O extensionista afirma que muitas vezes, a dieta de uma propriedade não serve para outra.
Não interessa só aumentar a produção de leite por vaca, o que importa é aumentar a lucratividade. Revela o extensionista da EPAGRI, JONAS RAMON. Ele destaca quais os principais indicadores de eficiência. A produção de litros de leite por hectare ano, onde a meta de algumas propriedades é de 20 mil litros de leite por hectare nestes 12 meses. Outro indicador é quantos litros de leite uma pessoa tira por dia. Ele afirma, para que um casal se torne rentável e dê resultados, é preciso tirar cerca de 600 a 800 litros de leite por dia, por casal. Com esses indicadores, é possível analisar e identificar gargalos, gerando mais resultados. Ele ressalta que, apesar de levar tempo para obter os resultados, os produtores têm prestado muita atenção na atividade de monitoramento da nutrição animal, e sua melhor época de prenha. O grande desafio é tornar a atividade cada vez mais resiliente devido às oscilações de preço e que remunere bem a mão de obra. RAMON salienta a importância do foco na máxima viabilidade econômica, e não a máxima produtividade.
Secretário defende que consórcios devem ser aceitos para melhorar o sistema SUS. Conforme PAULO RECH, a terceirização de serviços na área da saúde é algo positivo. Foi realizada a quarta conferência de gestão estadual de trabalho e educação da saúde pública nesta semana e foram debatidas ideias para melhorar o sistema único de saúde. De acordo com o Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, quatro participantes do município estiveram no evento, um delegado, dois usuários do SUS e o gestor da secretaria. O evento foi realizado na Universidade Federal Fronteira Sul, em Chapecó, com participação de diversos palestrantes da área da saúde.
O Secretário da Saúde de São João do Oeste comenta que os trabalhadores discutiram ideias sobre condições de trabalho dos servidores e alternativas para variar o atendimento para a população. As ideias serão enviadas para o governo federal e poderá beneficiar os profissionais da área. Ele defende a criação de consórcios com outras entidades, terceirizando o sistema. De acordo com RECH, o sistema não consegue suprir todas as demandas, necessitando da terceirização. Ele cita que o sistema deve continuar público, mas com alterações. Segundo PAULO RECH o Sistema Único de Saúde é destaque em todo o mundo e o atendimento humanitário é a prioridade. Para o Secretário, a aceitação das ideias na reunião é boa, podendo gerar importantes resultados para a região.
Novas alterações no ensino médico causam preocupação. As frequentes mudanças no modelo de ensino criam instabilidade no planejamento e geram dúvidas sobre os projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino. Para o Coordenador do Ensino Médio da Regional de Educação de Itapiranga, LEANDRO MAYER, as frequentes alterações causam preocupação e insegurança aos alunos, escolas e famílias. Ele destaca que as frequentes alterações no ensino médio resultam em aumento significativo na carga horária, porém sem o resultado esperado. O Coordenador lembra do novo formato implantado a partir de 2017, agregou aos componentes básicos novos itinerários formativos.
LEANDRO MAYER observa que neste ano ocorreram novas alterações, com inserção de cursos profissionais No ensino médio. Praticamente todas as escolas da regional de educação de Itapiranga oferecem cursos técnicos. O Coordenador avalia que isso é um fator positivo, pois cria possibilidades para quem tem dificuldades em conquistar uma formação superior. Os jovens formados em cursos técnicos possuem bom mercado de trabalho. Segundo LEANDRO MAYER, já existe uma proposta para reforma do novo ensino médio, com mais uma ampliação da carga horária. Ele menciona que além da formação geral básica, também está sendo proposto a educação hibrida com oferta de aulas não presenciais. De acordo com MAYER será mais um desafio no planejamento escolar.
O Coordenador do Ensino Médio da Regional de Educação de Itapiranga projeta dificuldade em atender os alunos em cinco períodos semanais. Conforme LEANDRO MAYER, as constantes mudanças geram preocupação. Ele considera que alguns ajustes são necessários com o surgimento de novas demandas. MAYER considera que é preciso proporcionar mais segurança para as escolas trabalharem em atividades continuadas, pois as frequentes alterações causam insegurança para os educandários e até para as famílias devido ao planejamento que é preciso fazer com antecedência. O Coordenador enfatiza que as mudanças surgem em disciplinas complementares, sendo mantidos os assuntos tradicionais pertinentes a língua portuguesa, matemática, geografia, química e física.
Motorista terá que cumprir pena por morte em acidente de trânsito em Itapiranga. O acidente ocorreu em 2021, na Rua São José, próximo a rotatória com a Rua do Comércio, no centro da cidade. Foi na véspera do Natal e deixou uma pessoa morta e outros quatro feridos, sendo uma criança, um adulto e dois idosos. De acordo com a perícia, o responsável pelo acidente, na época tinha 34 anos, trafegava com seu veículo acima da velocidade permitida. O carro chegou a 100 quilômetros por hora, mais que o dobro da velocidade permitida, quando atingiu outro veículo, ocasionando um engavetamento e a morte de um motociclista.
A pedido do Ministério Público, o réu foi condenado por homicídio culposo e por lesão corporal culposa, ambos na direção de veículo. No entanto teve recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Promotor de Justiça TIAGO FERRAZ enfatizou que a culpa do réu se afasta do normal porque o delito foi cometido na véspera de Natal, em época bastante movimentada e nas proximidades de uma das principais esquinas da cidade, onde há grande movimentação de pessoas, sendo que o réu dirigiu seu veículo a uma velocidade de mais de 100 quilômetros por hora em uma descida. Não é mais passível recurso e o réu deve começar a cumprir a pena. Ele foi condenado a três anos, um mês e 10 dias de detenção, em regime aberto, mas houve a substituição da pena por duas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade na razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, além deindenização às vítimas.
Carro é destruído por incêndio no interior de Mondaí. Um incêndio na tarde deste sábado, consumiu um veículo Sandero na linha Tigre, interior de Mondaí. As chamas ameaçaram se espalhar para uma residência e um galpão próximos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste, a equipe iniciou o resfriamento preventivo da casa e do galpão para evitar a propagação do fogo. O carro foi totalmente destruído. A residência teve danos no forro da aba, enquanto o galpão sofreu danos estruturais na lateral. Um homem sofreu queimaduras e foi levado para atendimento no Hospital de Mondaí. A Polícia Militar também esteve presente para auxiliar nas operações de emergência. A causa do incêndio não foi informada pelos socorristas.
Caminhão dos bombeiros sai da pista e tomba durante deslocamento para ocorrência. O caminhão faria o atendimento de uma ocorrência de incêndio em veículo que colocava em risco uma casa na linha Tigre, interior de Mondaí, quando, o veículo saiu da pista e atingiu algumas árvores nas margens da rodovia. Segundo ele, não se sabe se foi uma falha mecânica ou se o motorista se perdeu. Nenhum integrante do Corpo de Bombeiros se feriu, sendo que o motorista, foi encaminhado para atendimento hospitalar, tendo sido liberado posteriormente. Serão feitos uma perícia e um inquérito para apontar a causa do acidente com os socorristas. Devido ao incidente a equipe de Iporã do Oeste assumiu a ocorrência do incêndio. O caminhão permaneceu fora da pista e foi removido do local ontem. Foi necessário bloquear a rodovia por três horas para retirada. Os bombeiros fizeram remanejamento provisório de viaturas e o trem de socorro para Mondaí.
Homem é preso após incendiar veículo no interior de Mondaí. A Polícia Militar de Mondaí foi acionada às 16h50 do último sábado,para se deslocar até a comunidade de Linha Tigre, no interior do município, para averiguar o fato de que um homem havia ateado fogo no veículo de sua filha. Ao chegar no local, a guarnição dialogou com a vítima, a qual relatou que seu pai não aceita a divisão de bens feita há mais de 10 anos, quando ocorreu a separação dele e de sua mãe. Conforme informações, o homem foi até a propriedade da filha com a intenção de colocar fogo na casa, estacionou o veículo, um Renault/Sandero Stepway de cor vermelha próximo à residência, despejou gasolina em seu veículo e ateou fogo. O autor do fato relatou aos policiais que jogou 40 litros de gasolina no carro e colocou fogo. O homem foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste para os procedimentos cabíveis.
Acidente na BR-282 na Serra Catarinense envolve policial da região. Um policial militar do Batalhão de São Miguel do Oeste foi uma das vítimas de um grave acidente na tarde deste domingo, na BR-282, em Lages, na Serra Catarinense. A colisão entre dois veículos resultou na morte de uma mulher e uma criança. O PM e sua mãe estavam em um Onix com placas de São Miguel do Oeste, que colidiu contra um Up com placas de Lages. No Up, uma mulher de 30 anos e seu filho de 10 anos faleceram no local. No Up, havia quatro ocupantes. Os dois passageiros do banco traseiro, uma mulher de 30 anos e uma criança de 10 anos, foram encontrados sem sinais vitais. O passageiro da frente, um jovem de 16 anos, sofreu vários ferimentos. O condutor do Up, um homem de 30 anos, estava preso às ferragens, consciente e com sinais vitais estáveis, referindo dores nas pernas.
Homem acaba preso após procurar a PM e denunciar agressão. Por volta das 20 horas e 30 minutos um homem, acompanhado da irmã e seu pai, compareceu na Polícia Militar de Dionísio Cerqueira alegando ter sido agredido por um familiar. Ele possuía uma lesão na cabeça, um corte no braço e estava bastante ensanguentado. O Corpo de Bombeiros foi acionado no local e conduziu posteriormente a vítima para o hospital. A guarnição foi até a residência onde ocorreram os fatos e encontrou o suposto autor das lesões, limpando a área da residência, onde havia sangue no chão. No local, o ele informou que possuía perfurações de faca nas costas e que o autor dos fatos se tratava do homem que foi até o Batalhão para reclamar dos ferimentos. Diante dos fatos, a guarnição acionou o SAMU para atender a vítima, encaminhada para o hospital. Devido aos ferimentos mútuos os dois foram presos e levados para Delegacia onde o caso segue sendo investigado.
Mulher é presa em flagrante por homicídio em Mondaí. Na madrugada de sábado, EDERSON PESAMOSCA, de 36 anos, foi encontrado morto na calçada da Avenida Porto Feliz, Bairro Antas, em Mondaí. A vítima apresentava diversas perfurações no peito e pescoço, possivelmente causadas por uma faca. Durante a manhã de domingo, uma mulher de 35 anos, suspeita do crime, telefonou para a Polícia Militar para se entregar. A suspeita foi localizada e presa com vestígios de sangue em suas roupas, sendo encaminhada para a Polícia Civil. No interrogatório, a mulher optou por permanecer em silêncio. Ela foi presa em flagrante e encaminhada à Unidade Prisional. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva da suspeita, devido à gravidade do crime e às provas obtidas. As investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias do homicídio.