-CÂMARA CONCLUI ANÁLISE DA REFORMA TRIBUTÁRIA COM VOTAÇÃO DOS DESTAQUES
-PREÇO MÉDIO DA GASOLINA SOBE SEIS POR CENTO EM SANTA CATARINA
-GRUPO DE PATINAÇÃO ASAS DA LIBERDADE REALIZA SHOW NO PARANÁ
-PREFEITO BUSCA RECURSOS PARA A EXTENOLEITE NA CAPITAL DO ESTADO
-VEREADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO REGIONAL DA UVESC
-ESCOLAS PREPARAM PROJETOS PARA A FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO
-POLÍCIA REGISTRA DUAS OCORRÊNCIAS DE POSSE DE DROGAS
-BEBÊ ENGASGADA COM LEITE MATERNO É SALVA PELOS BOMBEIROS
O tempo apresenta-se com sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Os Estados Unidos deram uma declaração oficial nesta sexta-feira para confirmar que vão fornecer à Ucrânia bombas de fragmentação, um tipo de bomba que se abre no ar e libera dezenas de outras bombas menores. O assessor de segurança do governo norte-americano, JAKE SULLIVAN, disse que o país vai entregar milhares de armas desse tipo aos ucranianos. O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, deixou claro nesta sexta-feira que é contrário ao emprego dessas armas, que atingem uma área ampla e implicam um risco de danos não intencionais.
O governo da Holanda foi dissolvido devido a diferenças entre os partidos da coalizão sobre as políticas de asilo, de acordo com relatos da mídia local. O primeiro-ministro holandês, MARK RUTTE, afirmou nesta sexta-feira que apresentará a renúncia de seu governo, depois de não conseguir chegar a um acordo sobre políticas de imigração mais rígidas. A atual administração foi instituída há um ano e meio, mas há algum tempo os partidos se opõem à política migratória. Novas eleições serão realizadas, ainda este ano, para a composição de um novo governo.
Um atirador que matou 23 pessoas em um ataque racista contra clientes hispânicos em um Walmart em uma cidade fronteiriça do Texas foi condenado nesta sexta-feira a 90 prisões perpétuas consecutivas, mas ainda pode enfrentar mais punições, incluindo a pena de morte. O ataque aconteceu em 2019 quando o garoto de 24 anos abriu fogo contra dezenas de pessoas. Além dos mortos, mais de duas dezenas de pessoas ficaram feridas e muitas outras ficaram gravemente traumatizadas enquanto se escondiam ou fugiam. O ataque foi o mais mortal de uma dúzia de tiroteios em massa nos Estados Unidos ligados a crimes de ódio desde 2006.
Seis meses depois dos ataques de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal abriu processos penais contra mil 290 acusados de participação nas ações que provocaram a depredação de sedes dos Três Poderes, em Brasília. Em oito blocos de julgamentos, desde abril, o Supremo analisou as denúncias da Procuradoria Geral da República e, em todos os casos julgados, por maioria, decidiu tornar réus os participantes dos ataques. Segundo dados da Corte, 253 pessoas ainda continuam presas. Cem denúncias ainda precisam ser julgadas. A perspectiva dentro do tribunal é de que as primeiras ações já estejam aptas para julgamento no segundo semestre.
A Câmara dos Deputados concluiu, pouco antes das três da tarde desta sexta-feira, a sessão destinada à conclusão da votação da reforma tributária, projeto que altera a forma como os impostos sobre o consumo são cobrados no país. A proposta foi aprovada em primeiro e em segundo turnos nesta quinta mas, para concluir a votação, faltava a análise de quatro destaques, ou seja, propostas para mudar trechos do texto, sem mexer nos pontos principais da reforma. Três destaques foram rejeitados e um foi aprovado: o que retira benefícios para fabricantes de veículos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O projeto segue agora para apreciação do Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos. O programa permite a compra de alimentos da agricultura familiar para abastecer projetos de segurança alimentar e a rede pública de ensino. A proposta — que foi aprovada com 251 votos a favor e 206 contrários — incentiva a agricultura familiar e programas de ações de segurança alimentar e nutricional. O programa pode ser executado por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.
JEFERSON CHUPEL do PSD, conhecido como “JEFINHO”, é o novo prefeito de Papanduva. A decisão se deu na noite desta sexta-feira de forma indireta — ou seja, os vereadores da cidade é que escolheram o novo chefe do Executivo. A vice será MARLI DE LUCA do Progressistas. Foram sete votos para os vencedores. A outra chapa era formada por JACQUELINE TABALIPA e MARIANGELA SENA do MDB, que somou dois votos. A nova eleição para prefeito ocorreu porque o ex-chefe do Executivo LUIZ HENRIQUE SALIBA do Progressistas, preso pela Operação Mensageiro em dezembro, teve o mandato extinto pela Câmara e o então vice, JOÃO JAIME IANSKOSKI do PSD, renunciou ao cargo após assumir a cadeira como interino.
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira a plenária do Plano Plurianual, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, SIMONE TEBET, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, MÁRCIO MACEDO. O objetivo da audiência, que roda o país, é reunir propostas da população para o estado que serão contempladas no plano nos próximos quatro anos. Segundo TEBET, o orçamento da União vai garantir para 2024 praticamente o que foi empenhado nos últimos quatro anos para as rodovias catarinenses. Ela citou que nenhuma política essencial vai ficar de fora do orçamento. A Lei Orçamentária Anual será encaminhada pelo governo até 31 de agosto para apreciação e votação pelo Congresso Nacional.
O preço médio da gasolina em Santa Catarina subiu seis por cento na última semana e passou de cinco reais e 49 centavos para cinco reais e 84. A informação é do levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo. A alta interrompeu uma sequência de três semanas seguidas com queda no preço da gasolina em Santa Catarina. Entre as cidades catarinenses, o maior preço médio encontrado foi de seis reais e quatro centavos, em Mafra, no Norte do estado. Em Videira, o preço médio também ficou acima da faixa dos seis reais: o valor foi de seis reais e três centavos. Já o menor valor médio nos municípios foi de cinco reais e 60 centagvos, em Tubarão, no Sul do Estado. Entre os postos, a gasolina mais cara do Estado foi encontrada em um estabelecimento de Balneário Camboriú, onde o combustível era vendido nesta semana a seis reais e 36 centavos.
A AMEOSC promoveu, nesta quinta-feira, uma capacitação no auditório da associação com o tema: O Processo Administrativo Disciplinar e a Sindicação na Prática. A atividade, que reuniu 45 servidores públicos, foi proposta pelo Colegiado de Controle Interno, Contadores e Recursos Humanos. O evento teve como objetivo proporcionar aos servidores das prefeituras abrangidas pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, o conhecimento necessário para a correta execução desses procedimentos, evitando atos que possam resultar em nulidades ou questionamentos desnecessários por parte dos interessados ou órgãos de controle, buscando maior eficiência e efetividade no exercício do poder disciplinar na Administração.
Os servidores presentes puderam interagir, discutir e esclarecer suas dúvidas, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor. O Secretário Executivo da AMEOSC, AIRTON FONTANA, ressalta a importância da capacitação contínua para os servidores públicos, frente a um cenário de constantes transformações e desafios. Conforme ele, a capacitação proporciona conhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o bom desempenho das funções. Ele pontua que os servidores foram incentivados a aproveitarem as oportunidades de capacitação, buscando sempre atualização para a excelência na prestação dos serviços públicos em benefício da comunidade.
A diretoria da União dos Vereadores do estado de Santa Catarina está promovendo encontros regionais pelo estado. Nesta quinta-feira, a reunião foi realizada na sede do legislativo de São Miguel do Oeste. De acordo com a presidente da Uvesc, MARCILEI VIGNATTI, durante o encontro foram discutidos temas como a importância do associativismo e da organização dos vereadores para a busca de projetos de desenvolvimento regional. A presidente da Uvesc citou que Santa Catarina tem cerca de três mil vereadores e que esse grupo pode contribuir em pautas coletivas que interessam a todos os municípios como rodovias, saúde e educação.
Outra questão discutida no encontro dos vereadores foi a reativação da Associação dos Vereadores do Extremo Oeste. De acordo com a presidente da Uvesc, MARCILEI VIGNATTI, a intenção da nova diretoria é fortalecer as entidades regionais como a Aveosc. Ela comentou que a associação pode prestar um trabalho de apoio aos vereadores da região em vários sentidos, fortalecendo a atuação parlamentar nos municípios. Durante o encontro desta quinta-feira, a diretoria da Uvesc também prestou contas das ações que foram realizadas nos primeiros 50 dias do novo mandato.
Escolas de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga realizam fases internas dos projetos para a Feira Regional do Conhecimento. Novos laboratórios devem ser determinantes para novidades neste ano na Feira Regional do Conhecimento. A Coordenadoria de Educação de Itapiranga acompanha as fases escolares, que iniciaram nesta semana e serão concluídas nos próximos dias. O desafio é apresentar projetos que possam surpreender os avaliadores diante de tecnologias que são disponibilizadas. Segundo o coordenador da Feira Regional do Conhecimento, DOUGLAS FRANZEN, o desenvolvimento de projetos é uma fase empolgante para estudantes e professores. As atividades incluem amplo trabalho de pesquisa, visando apresentar uma proposta inovadora de ensino fundamental, médio e profissionalizante.
DOUGLAS FRANZEN faz avaliação positiva dos investimentos feitos pela Secretaria de Estado da Educação em novos laboratórios nas escolas. Isso permite que o aluno seja desafiado a mostrar seu potencial e desenvolver a criatividade para uma competição regional, que costuma ser acirrada em busca de classificação para a feira estadual. O coordenador da Feira Regional do Conhecimento, DOUGLAS FRANZEN é otimista diante da mobilização das escolas com eventos internos. Os melhores projetos serão apresentados na feira Regional do Conhecimento nos dias 24 e 25 de agosto, na escola São Lourenço, no interior de Iporã do Oeste.
O coordenador da Feira Regional do Conhecimento aponta como relevante a disponibilidade dos Laboratórios de ciências humanas, exatas, linguagem e várias estruturas à disposição para os professores orientadores e alunos. Segundo DOUGLAS FRANZEN, isso engrandece a parte prática junto com os professores que desenvolvem as teorias em sala de aula. Ele também chama atenção para as escolas do campo com a pedagogia da alternância, em proposta inovadora associando a teoria de sala de aula e a prática na propriedade da família. FRANZEN lembra que a décima segunda Feira Regional do Conhecimento é organizada pela Coordenadoria Regional de Educação, que atende os municípios de Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena, Iporã do Oeste e São João do Oeste.
O Grupo de Patinação Asas da Liberdade de Iporã do Oeste realizou uma apresentação na cidade de Mariópolis, no Paraná, na noite desta sexta-feira. De acordo com a presidente do grupo, SILVANA NYLAND STUELP, a apresentação foi alusiva ao aniversário de 63 anos de emancipação daquele município e ao encerramento do primeiro semestre letivo de 2023. Ela explica que o convite para a apresentação foi recebido há alguns meses e que houve ênfase nos ensaios para a realização de um lindo show de patinação. SILVANA avalia que esse é um fato inovador para o grupo, que ganhará visibilidade além do estado de Santa Catarina. SILVANA STUELP enaltece que houve grande dedicação para o show, com empenho da professora e dos patinadores nos ensaios realizados durante os 60 dias que antecederam o evento. Ela também menciona o trabalho da diretoria do Grupo de Patinação Asas da Liberdade na organização dos trajes para a apresentação e no fretamento do ônibus para o deslocamento até o local do show, no Paraná.
O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, acompanhado do vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO, cumpriu agenda nesta semana na capital do Estado. De acordo com ele, neste ano havia sido feita apenas uma viagem para Florianópolis, com o objetivo de tratar sobre a liberação de emendas impositivas. Na viagem desta semana foram realizadas várias visitas aos deputados, com encaminhamentos também junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa, onde foram requisitados recursos para a nona Extenoleite. O prefeito aproveitou ainda para convidar o presidente da Alesc para a abertura oficial do evento. A agenda da semana teve ainda uma audiência com o Secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, sobre as transferências especiais do governo de Carlos Moisés, que foram suspensas no final do ano passado.
De acordo com BLÁSIO HICKMANN, o município de Santa Helena possui três transferências de recursos pendentes, com expectativa de uma solução oficial para o impasse na semana que vem, quando o governador participará de uma reunião com os prefeitos da Ameosc. HICKMANN salienta que a resposta recebida do Secretário da Fazenda é que serão liberados apenas os recursos das parcelas pendentes das obras já iniciadas. As obras que ainda não tiveram nenhuma parcela liberada não deverão ter valores pagos pelo Governo do Estado. O prefeito de Santa Helena destaca que a suspensão dos pagamentos do Estado tem deixado muitos municípios em situação delicada. Conforme BLÁSIO HICKMANN, as empresas precisam receber pela mão de obra e pelos materiais utilizados nas obras. Ele pontua que existe forte cobrança para que os prefeitos busquem uma solução para o caso que se arrasta há mais de meio ano.
Equipes da Polícia Federal prenderam nesta sexta-feira, um ex-auditor fiscal da Receita Federal em razão de condenação definitiva a pena de nove anos de reclusão. A condenação é fruto da Operação Shylock, conduzida pela Polícia Federal, que desarticulou uma associação criminosa entre servidores públicos federais, empresários e despachantes que fraudavam operações de comércio exterior em Santa Catarina. O grupo investigado realizava importações de diversos produtos, provenientes principalmente da China, utilizando como locais de entrada no Brasil, portos e pontos de fronteira seca. Após a chegada desses produtos ao país, a organização buscava concentrar o desembaraço aduaneiro das mercadorias na unidade da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, de onde as mercadorias eram distribuídas para outras localidades.
As fraudes envolviam subfaturamento, declaração falsa de conteúdo, contrafação, descaminho, uso de laranjas para ocultação do real importador, entre outras irregularidades. Esse foi o terceiro mandado de prisão definitiva executado pela Polícia Federal, decorrente de condenações da Operação Shylock. A primeira prisão ocorreu em agosto de 2022, quando um advogado foi capturado para cumprir condenação de oito anos de reclusão. Há cerca de uma semana, um empresário também foi preso para cumprir condenação de oito anos de reclusão em regime inicialmente fechado.
A Policia Militar de Itapiranga registrou duas ocorrências de posse de drogas na cidade na noite desta sexta-feira. A primeira foi por volta das 21h, na Avenida John Kennedy, próximo ao porto da Barca. A guarnição abordou um homem e na revista pessoal foi constatado que ele estava de posse de três buchas de cocaína. Os policiais registraram um Termo Circunstanciado, enquadrando o homem no crime de posse de drogas. O entorpecente foi apreendido e o homem liberado após se comprometer a comparecer ao Fórum. A segunda ocorrência foi por volta das 23h30, na Avenida Beira Rio, no centro de Itapiranga. A guarnição realizava abordagens, quando percebeu uma motocicleta se aproximando com excesso de velocidade. O condutor desobedeceu a ordem de parada, porém, foi abordado logo à frente. Ele não possuía habilitação e estava de posse de duas buchas de cocaína.
Já o passageiro se apresentou como proprietário da moto e confirmou que havia entregado a direção para condutor não habilitado. Foi registrado um Termo Circunstanciado, a droga e a motocicleta foram apreendidos e os envolvidos liberados após assinarem os Termos de compromisso de comparecimento ao Fórum. Nas abordagens desta sexta-feira e madrugada deste sábado, a Polícia de Itapiranga removeu quatro veículos ao pátio credenciado por diversas infrações. Várias notificações foram expedidas, como dirigir sob efeito de álcool, veículo com licenciamento vencido, mau estado de conservação, falta de equipamento obrigatório e sistema de iluminação inoperante.
Uma bebê de 14 dias que se engasgou com leite materno foi salva pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste na manhã deste sábado. Por volta das 09h20, chegou no quartel uma mãe com a filha de 14 dias no colo. Segundo a mãe, ela estava em sua residência amamentando a filha, quando ela começou a tossir e se engasgou com leite. Ela disse que realizou a tapotagem para desobstrução, porém, achou que não teria conseguido a desobstrução total. De imediato ela se deslocou juntamente com uma amiga até o quartel, onde a bebê chegou apresentando tosse e dificuldade respiratória. Os socorristas colocaram a bebê na posição de tapotagem com a cabeça um pouco inclinada para baixo, quando ela expeliu uma pequena quantidade de leite e depois iniciou o choro. Após avaliação, mãe e filha foram conduzidas ao Hospital Nossa Senhora das Mercês para avaliação.