-CÂMARA CONCLUI ANÁLISE DA REFORMA TRIBUTÁRIA COM VOTAÇÃO DOS DESTAQUES
-PREÇO MÉDIO DA GASOLINA SOBE SEIS POR CENTO EM SANTA CATARINA
-ALUNOS DO CEBEM PARTICIPARAM DE VISITA DE CAMPO EDUCATIVA
-MUNICÍPIO FAZ AQUISIÇÃO DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA
-TABLETS SÃO ENTREGUES A AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE
-PRINCESA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
-UVESC BUSCA NOVOS VEREADORES ASSOCIADOS
-MUNICÍPIO INVESTIU CERCA DE 3 MILHÕES PARA REABERTURA DE HOSPITAL
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-AUDITOR FISCAL CONDENADO POR FRAUDE
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Os Estados Unidos deram uma declaração oficial nesta sexta-feira para confirmar que vão fornecer à Ucrânia bombas de fragmentação, um tipo de bomba que se abre no ar e libera dezenas de outras bombas menores. O assessor de segurança do governo norte-americano, JAKE SULLIVAN, disse que o país vai entregar milhares de armas desse tipo aos ucranianos. O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, deixou claro nesta sexta-feira que é contrário ao emprego dessas armas, que atingem uma área ampla e implicam um risco de danos não intencionais.
O governo da Holanda foi dissolvido devido a diferenças entre os partidos da coalizão sobre as políticas de asilo, de acordo com relatos da mídia local. O primeiro-ministro holandês, MARK RUTTE, afirmou nesta sexta-feira que apresentará a renúncia de seu governo, depois de não conseguir chegar a um acordo sobre políticas de imigração mais rígidas. A atual administração foi instituída há um ano e meio, mas há algum tempo os partidos se opõem à política migratória. Novas eleições serão realizadas, ainda este ano, para a composição de um novo governo.
Um atirador que matou 23 pessoas em um ataque racista contra clientes hispânicos em um Walmart em uma cidade fronteiriça do Texas foi condenado nesta sexta-feira a 90 prisões perpétuas consecutivas, mas ainda pode enfrentar mais punições, incluindo a pena de morte. O ataque aconteceu em 2019 quando o garoto de 24 anos abriu fogo contra dezenas de pessoas. Além dos mortos, mais de duas dezenas de pessoas ficaram feridas e muitas outras ficaram gravemente traumatizadas enquanto se escondiam ou fugiam. O ataque foi o mais mortal de uma dúzia de tiroteios em massa nos Estados Unidos ligados a crimes de ódio desde 2006.
-CÂMARA CONCLUI ANÁLISE DA REFORMA TRIBUTÁRIA COM VOTAÇÃO DOS DESTAQUES
Seis meses depois dos ataques de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal abriu processos penais contra mil 290 acusados de participação nas ações que provocaram a depredação de sedes dos Três Poderes, em Brasília. Em oito blocos de julgamentos, desde abril, o Supremo analisou as denúncias da Procuradoria Geral da República e, em todos os casos julgados, por maioria, decidiu tornar réus os participantes dos ataques. Segundo dados da Corte, 253 pessoas ainda continuam presas. Cem denúncias ainda precisam ser julgadas. A perspectiva dentro do tribunal é de que as primeiras ações já estejam aptas para julgamento no segundo semestre.
A Câmara dos Deputados concluiu, pouco antes das três da tarde desta sexta-feira, a sessão destinada à conclusão da votação da reforma tributária, projeto que altera a forma como os impostos sobre o consumo são cobrados no país. A proposta foi aprovada em primeiro e em segundo turnos nesta quinta mas, para concluir a votação, faltava a análise de quatro destaques, ou seja, propostas para mudar trechos do texto, sem mexer nos pontos principais da reforma. Três destaques foram rejeitados e um foi aprovado: o que retira benefícios para fabricantes de veículos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O projeto segue agora para apreciação do Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos. O programa permite a compra de alimentos da agricultura familiar para abastecer projetos de segurança alimentar e a rede pública de ensino. A proposta — que foi aprovada com 251 votos a favor e 206 contrários — incentiva a agricultura familiar e programas de ações de segurança alimentar e nutricional. O programa pode ser executado por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.
-PREÇO MÉDIO DA GASOLINA SOBE SEIS POR CENTO EM SANTA CATARINA
JEFERSON CHUPEL do PSD, conhecido como “JEFINHO”, é o novo prefeito de Papanduva. A decisão se deu na noite desta sexta-feira de forma indireta — ou seja, os vereadores da cidade é que escolheram o novo chefe do Executivo. A vice será MARLI DE LUCA do Progressistas. Foram sete votos para os vencedores. A outra chapa era formada por JACQUELINE TABALIPA e MARIANGELA SENA do MDB, que somou dois votos. A nova eleição para prefeito ocorreu porque o ex-chefe do Executivo LUIZ HENRIQUE SALIBA do Progressistas, preso pela Operação Mensageiro em dezembro, teve o mandato extinto pela Câmara e o então vice, JOÃO JAIME IANSKOSKI do PSD, renunciou ao cargo após assumir a cadeira como interino.
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira a plenária do Plano Plurianual, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, SIMONE TEBET, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, MÁRCIO MACEDO. O objetivo da audiência, que roda o país, é reunir propostas da população para o estado que serão contempladas no plano nos próximos quatro anos. Segundo TEBET, o orçamento da União vai garantir para 2024 praticamente o que foi empenhado nos últimos quatro anos para as rodovias catarinenses. Ela citou que nenhuma política essencial vai ficar de fora do orçamento. A Lei Orçamentária Anual será encaminhada pelo governo até 31 de agosto para apreciação e votação pelo Congresso Nacional.
O preço médio da gasolina em Santa Catarina subiu seis por cento na última semana e passou de cinco reais e 49 centavos para cinco reais e 84. A informação é do levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo. A alta interrompeu uma sequência de três semanas seguidas com queda no preço da gasolina em Santa Catarina. Entre as cidades catarinenses, o maior preço médio encontrado foi de seis reais e quatro centavos, em Mafra, no Norte do estado. Em Videira, o preço médio também ficou acima da faixa dos seis reais: o valor foi de seis reais e três centavos. Já o menor valor médio nos municípios foi de cinco reais e 60 centavos, em Tubarão, no Sul do Estado. Entre os postos, a gasolina mais cara do Estado foi encontrada em um estabelecimento de Balneário Camboriú, onde o combustível era vendido nesta semana a seis reais e 36 centavos.
-MUNICÍPIO INVESTIU CERCA DE 3 MILHÕES PARA REABERTURA DE HOSPITAL
-TABLETS SÃO ENTREGUES A AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE
Recentemente os alunos do quinto ano matutino da Escola Municipal CEBEM São Cristóvão, realizaram uma visita de campo pela área urbana e rural do município. O objetivo desse passeio foi demonstrar aos alunos o conjunto de atividades desempenhadas pela sociedade, que constantemente promovem modificações no espaço em que o ser humano vive. No meio rural, especialmente nas relações de produção e trabalho, os alunos puderam compreender melhor os efeitos da globalização e modernização da agricultura. Em uma das propriedades visitadas, os alunos tiveram acesso a inúmeros conhecimentos técnicos e ensinamentos, que foram compartilhados generosamente pela família anfitriã. Na sequência, os estudantes visitaram pontos estratégicos do município, explorando a área urbana. Nesse sentido, a experiência permitiu que os alunos compreendessem a evolução da paisagem urbana, destacando a diversidade de ritmos e as diferenças que ocorrem no processo de urbanização e expansão das cidades.
Alunos do sétimo ano matutino e vespertino do CEMEG de São José do Cedro realizaram uma visita à bioconstrução em Guaraciaba a fim de realizar o fechamento das atividades desenvolvidas em sala de aula. A informação é do professor MAURO WEBER. Segundo ele, os alunos estavam estudando uma unidade em suas apostilas que tinha como metodologia incentivar o turismo como forma de lazer e de buscar novas experiências. Nesse sentido, em conversa, optou-se pelos alunos em visitar a bioconstrução, a qual fica localizada no interior de Guaraciaba. Na visita, os 48 alunos presentes puderam conhecer as práticas de construção e procedimentos que foram necessários para desenvolver a casa. Além disso, os alunos puderam visitar na propriedade o minhocário, a agrofloresta, o banheiro seco e a cachoeira. Além de adentrar na casa para conhecer melhor o ambiente que foi planejado para ser construído apenas de materiais recicláveis. Sendo assim, os alunos puderam colocar seus conhecimento na prática e valorizar o turismo da região, que muitas vezes é desvalorizado.
Vereador aborda preocupação referente ao preço do leite pago ao produtor rural. A informação é do vereador de São José do Cedro, ISIDERIO DALLO. Segundo ele, durante a sessão da câmara foi colocado a dificuldade que os agricultores estão passando com duas quedas seguidas no preço pago ao leite. Referente ao mês de Maio e Junho que as empresas diminuíram cerca de 25 a 30 centavos de baixa. E a previsão para este mês é de mais baixa, DALLO demonstra a preocupação com o impacto que vai causar nos comércios locais e da região. E também os problemas que os agricultores irão enfrentar, pois gerará dificuldades no fluxo de caixa, para poder efetuar o pagamentos de suas despesas em dia e ainda os investimentos que foram efetuados para a safra de verão que foram altos. E uma situação que está acontecendo é a desvalorização da produção leiteira nacional, pois é muito mais barato importar leite de outros países do que pagar para os agricultores do país.
Durante esta semana aconteceram algumas reuniões nos municípios do extremo oeste por parte da UVESC - União dos Vereadores de Santa Catarina. A informação é da presidente, MARCILEI VIGNATTI. Segundo ela, o intuito dessas visitações por alguns municípios é justamente para convidá-los a fazer parte da associação da UVESC. Pois conforme ela, a força de uma entidade se faz com a participação de todas as Câmaras de Vereadores. Sendo assim, com isso, a UVESC poderá ampliar a representação política e o alcance na produção de políticas públicas nos municípios. Nesse sentido, como há muitos municípios na região que ainda não participam da UVESC, como Bom Jesus do Oeste, Guaraciaba, Campo Erê, Flor do Sertão, Palma Sola, Paraíso, São Miguel da Boa Vista e Tigrinho, a mesma decidiu convidá-los pessoalmente. Sendo que Guaraciaba, um dos municípios visitados, vai realizar uma discussão interna para se afiliar à associação. Segundo MARCILEI, o movimento não irá parar até que a UVESC consiga construir uma federação.
Além de tudo, segundo a presidente da UVESC, MARCILEI VIGNATTI, a associação promove aos vereadores associados um grande pacote de serviços, que garante assessoria jurídica, assessoria contábil e assessoria de comunicação, com um custo de apenas 600 reais mensais. Como por exemplo, se alguma Câmara necessita de alguma reunião com o Tribunal de Contas, a UVESC com seu escritório em Florianópolis organiza a agenda e articula para que o município tenha o seu atendimento. Outro assunto abordado por ela foi em relação ao Seminário Estadual de Legisladores Municipais, que será realizado entre os dias primeiro e quatro de agosto. No seminário acontecerá a articulação de recursos para os municípios. Além de uma capacitação para os vereadores na área orçamentária, na área de processos legislativos e na questão da reforma tributária do estado.
Administração do município de Palma Sola fez a aquisição de uma escavadeira hidráulica. A informação é do prefeito do município CLEOMAR MANTELLI. Segundo ele, foi feita a aquisição de mais uma escavadeira hidráulica que será alocada para a secretária de agricultura, para poder atender melhor os agricultores. Essa escavadeira é um pouco menor do que a administração possui, e será destinada para efetuar serviços mais pequenos. Com a abertura de bebedouros e pequenos açudes e cisternas. Pois devido às estiagens os agricultores sofreram muito com as fortes secas e agora estão se prevenindo para que não falte água para seus animais. E o município tem uma grande parceria com a Epagri e foram feitas aproximadamente cerca de 20 cisternas e ainda possui muitas que estão inscritas para serem realizadas. MANTELLI informa que este implemento foi comprado com recursos próprios no valor de 630 mil reais, onde foi adquirido via Conder, pois o mesmo realiza as licitações e os municípios acabam economizando muito.
Conforme o prefeito CLEOMAR MANTELLI vários serviços estão sendo executados na secretaria de obras, como o cascalhamento em algumas regiões. Sendo que para a estação do inverno seja elaborado mais o cascalhamento das estradas, mas para isso ser efetuado, necessita que o rolo que foi comprado seja entregue. Pois o município possui um rolo menor e o mesmo não está conseguindo dar conta de todo o trabalho e com a chegada do novo rolo ajudará muito nos serviços e poder fazer a revitalização de todas as estradas gerais. MANTELLI comenta que recentemente esteve na capital federal em busca de recursos e também nos ministérios o cadastramento de maquinários como patrola, caminhão e rolo, para que o município seja atendido com o implemento ou valores correspondentes. E outro recurso que foi pedido é voltado para a área da saúde, para sempre poder atender bem os munícipes.
Recentemente o Município de Guaraciaba realizou uma capacitação sobre desburocratização, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios no município. A informação é da Secretária de Administração e Finanças, GRACIELI MALDANER. Segundo elas, a capacitação foi promovida pelo técnico do Sebrae de Santa Catarina, MATEUS ORO. Conforme GRACIELI, esta capacitação visa elaborar um Plano de Desburocratização com ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente. Além de transformar o município em um local mais atrativo para novos empreendimentos e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Em virtude da equipe técnica levar um dia e três horas para abertura de empresas, GRACIELI indicou diminuir este tempo para menos de quatro horas, pois a redução da burocracia irá estimular o surgimento de novos empreendimentos e expandir os existentes.
A décima segunda conferência municipal de assistência social do município de Princesa acontecerá na segunda-feira, dia 10, no Centro de Convivência dos Idosos com início às 13 horas e 30 minutos. A informação é da assistente social, ANNE CASAGRANDE. Segundo ela, a programação se inicia com uma Palestra Magna com o diagnóstico do município. Em seguida ocorrerá a divisão dos grupos por eixos, a aprovação das propostas e a eleição dos delegados para a conferência estadual de assistência social. Por fim, para encerrar será disponibilizado um coffee break. Conforme ANNE , esta conferência é de extrema importância para todos os munícipes, pois é uma oportunidade da população manifestar as suas ideias e levantar propostas referente a política da assistência social.
Segundo a assistente social de Princesa, ANNE CASAGRANDE, o tema da conferência trata sobre a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social. Sendo que esse tema deverá ser discutido tanto no município de Princesa, como em todos os municípios do Brasil até dia 15 de Julho. Conforme ela, qualquer pessoa que se interessa em contribuir com a política da assistência social, está convidado para participar da conferência. Contudo, em especial as famílias que são atendidas pelo CRAS, os adolescentes que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, as agentes comunitárias de saúde e também a equipe do NISA. Por fim, ANNE destacou que após a etapa municipal, terá a etapa estadual, ou seja, os representantes eleitos na conferência municipal participaram em outro momento da conferência estadual de assistência social.
A administração do município de Anchieta prioriza muito o atendimento em relação à saúde. A informação é do prefeito IVAN CANZI. Segundo ele, recentemente ocorreu a reabertura do hospital que foi interditado, mas voltou a atender como pronto atendimento. O processo de reabertura teve uma duração aproximada de dois anos e três meses para ter a aprovação da vigilância sanitária do estado e a partir disso foi buscado recursos com deputados, financiamentos e recursos do próprio município para executar as obras. Foram investidos mais de três milhões de reais para a execução de reabertura do hospital e está em pleno vapor toda a parte de ampliação que está quase concluída. A perspectiva é que até o final do ano a obra esteja toda concluída para ser entregue a população. Sendo que o trabalho na saúde é muito bem avaliado e sempre é buscado recursos para poder atender da melhor forma os pacientes.
Conforme o prefeito IVAN CANZI, foram criados programas para atender a toda a população. Podemos citar a construção do centro de terapia integrativa complementar, que será uma obra inédita na região para poder ampliar os trabalhos de prevenção a saúde. Foram contratados mais profissionais e é pago o salário da enfermagem, auxiliares e técnicos como está previsto em lei. Sendo sempre um trabalho intenso na saúde e IVAN comenta como sendo gestor do município é ir buscar recursos e pensar em programas que articulem cada vez mais a população. E para finalizar o prefeito informa quepretende que a obra esteja pronta até final do ano ou no máximo até o aniversário do município de Anchieta de 61 anos de emancipação política.
Mesmo com o fim da campanha, a sala de vacinação de Palma Sola continua aplicando imunizante contra a gripe. A informação é da enfermeira responsável pelo setor, EDITE CIRINO. Segundo ela, a vigésima quinta campanha desenvolvida pelo ministério da saúde, se encerrou no fim de junho. Porém as pessoas que ainda não receberam a dose, ainda podem procurar a sala de vacinação para se imunizar. Pois, as vacinações continuarão no município até que as doses durarem. Conforme ela, apenas cerca de 63 por cento do grupo prioritário recebeu imunização contra a gripe, o qual é formado por gestantes, idosos, crianças, professores e trabalhadores da saúde. Nesse sentido, a porcentagem ficou na média comparado a ano anteriores. EDITE comentou também que houve uma grande procura pelas vacinas quando a campanha foi lançado, o que promoveu a maioria das pessoas imunizadas. Por fim, ela reforçou que os pais devem levar os seus bebês para receber a segunda dose, já que para eles havia um intervalo de 30 dias para poder receber a imunização completa.
A Secretaria da Saúde de São José do Cedro realizou nesta sexta-feira, dia sete, a entrega de 35 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde. A intenção com essa iniciativa é integrar todos os profissionais da área ao processo de informatização da Estratégia da Saúde da Família, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A introdução dos tablets no cotidiano do ACS representa um importante avanço no acesso e na utilização de tecnologias na área da saúde. Pois esses dispositivos irão facilitar a coleta e o envio de dados, agilizando assim o trabalho desses profissionais essenciais no cuidado à saúde da população local. Com o uso dos tablets, os agentes terão uma ferramenta prática e eficiente para registrar informações sobre os pacientes e realizar outras atividades relacionadas ao seu trabalho diário. Além disso, as novas plataformas digitais desenvolvidas pelo Ministério da Saúde permitirão um registro mais preciso e seguro das informações coletadas, contribuindo para uma melhor gestão da saúde no município.
Sendo assim, a partir da entrega dos tablets aos Agentes Comunitários de Saúde, os mesmos passarão por um treinamento de capacitação, visando garantir a utilização adequada dos equipamentos e a efetividade dessa nova ferramenta. Durante esse treinamento, eles terão a oportunidade de aprender sobre o manuseio correto dos tablets e se familiarizar com a plataforma digital, além do sistema e-SUS. Essa capacitação tem como objetivo assegurar que os agentes comunitários estejam aptos a utilizar plenamente os recursos disponíveis nos tablets, garantindo a qualidade e a confiabilidade das informações registradas.
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-AUDITOR FISCAL CONDENADO POR FRAUDE
Casal é preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A ocorrência de tráfico de drogas foi registrada por volta das 16 horas desta sexta-feira, na BR-282 em São Miguel do Oeste. O Tático do 11º BPMFron em rondas pela rodovia, realizou a abordagem de dois veículos, sendo que as pessoas que estavam dentro, ao todo eram 5, foram submetidas por uma busca pessoal e nada foi localizado. Desta forma, o Canil foi acionado para tentar encontrar droga nos automóveis abordados. Assim que o Cão “COLT” do Canil Setorial começou a realizar buscas em um dos veículos, imediatamente encontrou um plástico contendo entorpecentes em baixo de um dos bancos. Durante o trabalho da PM, um rapaz assumiu ser o proprietário da droga localizada e foi preso em flagrante, bem como sua namorada que o ajudou a esconder a droga.Atuaram na ocorrência, o Tático, Canil e Rádio Patrulha, sendo apreendidos maconha, crack e cocaína.
Equipes da Polícia Federal prenderam nesta sexta-feira, um ex-auditor fiscal da Receita Federal em razão de condenação definitiva a pena de nove anos de reclusão. A condenação é fruto da Operação Shylock, conduzida pela PF, que desarticulou associação criminosa entre servidores públicos federais, empresários e despachantes que fraudavam operações de comércio exterior em Santa Catarina. O grupo investigado realizava importações de diversos produtos, provenientes principalmente da China, utilizando como locais de entrada no Brasil portos e pontos de fronteira seca. Após a chegada desses produtos ao país, a organização buscava concentrar o desembaraço aduaneiro das mercadorias na unidade da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, de onde as mercadorias eram distribuídas para outras localidades. As fraudes envolviam subfaturamento, declaração falsa de conteúdo, contrafação, descaminho e interposição fraudulenta de pessoas laranjas para ocultação do real importador, entre outras irregularidades.
Esse foi o terceiro mandado de prisão definitiva executado pela Polícia Federal, decorrente de condenações da Operação Shylock. A primeira prisão ocorreu em agosto de 2022, quando um advogado foi capturado para cumprir condenação de oito anos de reclusão. Há uma semana, um empresário foi preso para também cumprir condenação de pena de oito anos de reclusão em regime inicialmente fechado.