De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
Um apagão de energia de grande magnitude afetou por mais de duas horas nesta quarta-feira pelo menos 15 milhões de pessoas em alguns países da América Central, especialmente Honduras e Nicarágua. O apagão também deixou partes de El Salvador e da Guatemala sem energia. Costa Rica e Panamá não tiveram problemas. A América Central tem uma população de cerca de 50 milhões de habitantes distribuídos em sete países.
O ex-presidente da África do Sul, JACOB ZUMA, foi preso nesta quarta-feira para cumprir uma sentença de 15 meses de detenção por desacato à Justiça. Ele se negou a comparecer a um interrogatório no final de junho. A prisão ocorre mais de três anos após ZUMA renunciar ao mandato em meio a acusações de corrupção. A família de ZUMA afirma que ele se entregou voluntariamente para cumprir a sentença. O prazo final para que o ex-presidente se entregasse por conta própria terminou na meia-noite de quarta. ZUMA, de 79 anos, deveria ter começado a cumprir pena ainda no domingo, mas a Justiça do país aceitou ouvir seus argumentos em 12 de julho, e suspendeu a ordem até lá.
Um porta-voz da polícia do Haiti, LÉON CHARLES, disse na noite de ontem que quatro suspeitos de participar do assassinato do presidente JOVENEL MOISE foram mortos e outros dois foram presos. Ele afirmou ainda que três policiais, que tinham sido capturados pelo grupo, foram libertados. MOISE foi morto a tiros em sua casa, na capital Porto Príncipe, na madrugada. A primeira-dama MARTINE MOISE ficou gravemente ferida no atentado e levada aos Estados Unidos, onde está internada em estado grave, porém estável.
A Caixa Econômica Federal libera hoje os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em maio, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 23 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários.
O Senado aprovou nesta quarta-feira por 43 votos a 10, a indicação de PAULO ROBERTO VANDERLEI REBELLO FILHO para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A ANS é vinculada ao Ministério da Saúde e cabe ao órgão regular temas relacionados ao setor de planos de saúde. Formado em Direito, REBELLO FILHO tem 42 anos e foi indicado para o cargo pelo governo JAIR BOLSONARO, em dezembro do ano passado.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de nove estados deflagraram, nesta quinta-feira a terceira fase da Operação 404, contra a pirataria digital. Os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de sites e aplicativos de transmissão ilegal de conteúdo, e a remoção de perfis e páginas em redes sociais e em buscadores da internet. Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-lo para assinantes do serviço de pirataria. De acordo com a pasta, a operação conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil. As buscas foram realizadas nos estados de Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O estado catarinense fechou o mês de maio com crescimento de um vírgula cinco por cento em volume do varejo restrito frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No acumulado do ano, o setor teve alta de quatro vírgula quatro por cento frente ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, o comércio avançou dois vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula quatro por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O Estado também teve resultado melhor em volume no varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção. Em maio frente ao mês anterior, com ajuste, cresceu quatro vírgula sete por cento. Frente ao mesmo período de 2020 avançou 17 vírgula cinco por cento no acumulado do ano e teve alta de 14 vírgula seis por cento e em 12 meses, 10 vírgula cinco por cento.
Santa Catarina deve equilibrar a distribuição de vacinas contra a Covid-19, garantindo que todos os municípios consigam cumprir o prazo estipulado pelo governo estadual. Até o dia 31 de agosto, todos com 18 anos ou mais devem ser vacinados no Estado, se as previsões de entrega do Ministério da Saúde continuarem se confirmando. Inclusive, novas remessas de Pfizer e Coronovac são aguardadas nos próximos dias totalizando um reforço com mais 157 mil doses. Pelo planejamento do governo, os municípios que estiverem precisando de mais imunizantes, vão receber proporcionalmente um quantitativo maior. A ideia é ir de acordo com a necessidade de cada um para que todas as etapas do calendário sejam cumpridas.
O governador CARLOS MOISÉS deve entregar pessoalmente à Alesc, nesta quinta-feira a Proposta de Emenda Constitucional que reajusta o salário dos professores e cria o “salário mínimo” de cinco mil reais para o magistério. A intenção do governo é pagar o aumento retroativo a fevereiro de 2021. A opção pela PEC foi uma espécie de malabarismo jurídico do governo para viabilizar o reajuste, diante da Lei Complementar 173, que congelou os salários dos servidores públicos até 31 de dezembro, uma contrapartida pela injeção de recursos federais durante a pandemia. No texto da PEC, o governo vai alterar as chamadas "disposições transitórias", incluindo a determinação de que a remuneração dos professores no Estado deve ser de, no mínimo, cinco mil reais. Com isso, dribla juridicamente os entraves da LC 173.
Saúde pública inicia vacinação para trabalhadores da indústria. Na tarde de hoje, pessoas que atuam na indústria e que tem mais de 35 anos, podem estar procurando o Centro de Especialidades do município para receber a vacina. SAMARA RONCHI – Enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, informa que a vacinação abre ás 16 horas e segue até ás 19 horas. A documentação necessária para se imunizar nesse grupo é mais ampla, pois a saúde precisa prestar contas das doses aplicadas na população.
É indispensável que a pessoa leve além do cartão do SUS ou CPF, uma declaração da empresa onde trabalha, carteira de trabalho, crachá ou contracheque. Segundo SAMARA, na declaração deve conter o CNAE e sua descrição. Uma cópia ficará com a equipe da saúde, para posteriormente anexar na documentação enviada ao estado. É necessário ainda que o trabalhador leve um comprovante de residência. Importante salientar, disse SAMARA, que para receber a vacina a pessoa precisa morar no município.
Os impactos da pandemia na Igreja Católica. O bispo DOM EDGAR ERTL entende que o prejuízo maior está na ordem psicológica, provocado pelo medo, insegurança e ansiedade. Isso se reflete dentro da igreja. A falta de professor presencial para o aluno também é um grande problema. A catequese igualmente foi muito atingida. A Covid 19 afetou diretamente as celebrações e é preciso adotar o sistema de igreja doméstica, utilizando veículos como o rádio de suporte. O religioso destaca que os efeitos da pandemia são incalculáveis, principalmente com as mortes.
Todas as escolas religiosas da diocese de Francisco Beltrão estão suspensas. DOM EDGAR ERTL comenta que grandes eventos como romarias e procissões estão paralisados. A agenda para 2021 era bastante interessante, mas tudo teve que ser suspenso. O bispo nem sabe se algum evento de porte ainda será realizado esse ano. A Campanha da Fraternidade está trabalhando na arrecadação de alimentos e roupas para ajudar famílias carentes. Também existe uma ação de acolhimento de pessoas que passam necessidades, como o próprio desemprego.
Acislo chama atenção para o golpe do boleto. JOCINEI GARCIA – assistente financeira da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste, diz que é grande o número de associados que se queixam de terem sofrido fraude. Esse tipo de crime está ocorrendo com muita frequência. JOCINEI salienta que o golpe do boleto é antigo, mas durante a pandemia se intensificou. O problema não está acontecendo somente em São Lourenço, mas na região. As orientações da Acislo são para os empresários serem ainda mais cuidadosos ao pagar um boleto, observando com detalhes cada item do documento, para tentar evitar fraude.
Quase todo dia Associação Empresarial de São Lourenço recebe denúncia de golpe do boleto. Conforme JOCINEI GARCIA, os fraudadores tem preferência por valores altos. Geralmente a fraude é aplicada via e mail ou em boletos tirados por algum site. É muito importante que antes de pagar um boleto, a pessoa leia com muita atenção. A assistente financeira da Acislo aconselha que se tenha um bom sistema anti vírus no computador ou celular. Ela sugere que a pessoa não se conecte em redes de wi-fi desconhecidas. O melhor é baixar boleto direto do banco ou da empresa e desconfiar sempre de documentos enviados por e-mail.
GLOBO-REGIONAL-QUINTA-080721-ESTÊNIO
Boleto adulterado é praticamente idêntico a um verdadeiro. O problema está no código de barra, que é modificado para o dinheiro cair direto na conta do fraudador. Tem muitas empresas que terceirizam as cobranças, e nesse caso é melhor gastar uma ligação e falar diretamente com o emissor do boleto para conferir. Quando se cai num golpe do boleto, a primeira coisa a fazer é registrar ocorrência na delegacia e fazer contato com o banco. A Acislo sempre fornece cursos a seus associados, especialmente aqueles que servem para alertar e proteger os associados.
Prefeitura de Campo Erê faz reformas em moradias através do projeto Minha Casa Mais Feliz. O secretário de assistência social do município - VILSON CECHETTI, anuncia com satisfação que o trabalho já contemplou três casas do bairro Vila Feliz. Conforme ele, o projeto deve continuar, com mais cinco famílias em breve recebendo melhorias em suas residências. Explica que são disponibilizados três mil reais por família beneficiada, que pode ser usado em pequenas reformas, como pintura, instalação de forro, reboco, entre outras melhorias que fazem muita diferença no dia-a-dia de quem não tem.
Reformas do projeto Minha Casa Mais Feliz são feitas com materiais de construção e mão de obra da prefeitura. VILSON CECHETTI – secretário de Assistência Social de Campo Erê, vai até o bairro falar com as famílias, pedindo quais as melhorias são mais necessárias na casa. A partir disso a prefeitura fornece o material de construção, que já foi licitado, e manda funcionários para colocar em prática o projeto. Além das reformas, já foi feita uma licitação com o Estado para construir dez novas casas populares, e calçamento nas estradas do bairro. VILSON frisa o sentimento de dever cumprido ao ver as moradias reformadas, mas destaca que o melhor é observar o quanto aumentam a qualidade de vida das famílias.
Secretaria de Saúde de Campo Erê busca recursos para realização de cirurgias eletivas. Como conta a responsável pelo departamento – ROSALVA BOLIGON, esses procedimentos, que não deixaram de acontecer na pandemia, só são feitos fora do município. Os de maior complexidade foram suspensos. Ela recebeu um posicionamento do Conims e do Estado, informando que os agendamentos estão voltando aos poucos, com menos vagas por município para evitar aglomeração no local de atendimento e também nos transportes
Fila de pacientes precisando de cirurgias eletivas é grande em Campo Erê. De acordo com a secretária de saúde ROSALVA BOLIGON, o município tem duas vans exclusivamente para esse transporte, que podem levar um grupo pela manhã e outro à tarde. Ela considera importante retomar esses procedimentos, pois há pacientes esperando na fila há mais de dois anos. Comenta que já recebeu sinal positivo de emendas vindas do senador JORGINHO MELLO, porém, o valor que Campo Erê precisa é maior do que está disponível. ROSALVA informa que as cirurgias de média e alta complexidade são de responsabilidade dos governos do estado e federal, mas o município acaba assumindo isso para ajudar a população.
Inauguração das 11 quadras recapeadas com asfalto em Campo Erê será um dos atos de comemoração do aniversário do município. A prefeita ROZANE MOREIRA lembra que ainda é preciso sinalizar a maioria das ruas pavimentadas. O DMER vai aproveitar para refazer a sinalização de todas as ruas da cidade. Em breve serão construídos asfaltos em partes das ruas Ulisses Viganó e na Padre Daniel Combôni. Essas vias ainda são de estrada de chão. O portal de acesso a cidade será concluído nos próximos dias. Será inaugurado também o pavilhão de São Braz, onde foram investidos mais de 200 mil reais.
Antes de terminar julho, o mês de aniversário de campo Erê, a prefeita quer dar a ordem de serviço para construção do pavilhão da Área Nova. Por outro lado, ROZANE MOREIRA comemora o recebimento de uma van refrigerada, no valor de 227 mil reais. 150 mil foram de emenda da deputada LUCIANE CARMINATTI. O veículo será usado no transporte da merenda escolar. Esse era um plano da prefeita, quando ainda era vereadora. Ela faz questão de dizer que o calçamento nas ruas do bairro Vila feliz será construído todo ele com recursos do município. O dinheiro foi juntado com as economias da prefeitura.
Polícia Militar recupera caminhonete comprada em golpe de estelionato. Por volta das oito horas e 20 minutos de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro, abordou uma caminhonete S-10 no bairro Alvorada. Ao consultas o histórico do veículo, perceberam que a caminhonete tinha denúncia por ter sido adquirida através de golpe de Estelionato em Capitão Leônidas Marques. O motorista de 34 anos confirmou ter comprado a caminhonete de forma ilegal. Ele disse que teria negociado com o proprietário e apresentado uma transferência bancária que não havia sido realizada. O condutor informou que estava indo para sua casa, no Rio Grande do Sul. Ele foi preso e junto com a caminhonete recuperada, encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.
Homem é preso andando com revólver na mão em Francisco Beltrão. A prisão aconteceu no início da tarde de ontem, quando policiais militares faziam patrulhamento na Avenida Tucano, Bairro Padre Ulrico, e avistaram um homem segurando uma arma de fogo na mão. Quando viu a viatura, ele tentou fugir, mas foi acompanhado pelos policiais. Depois de pular muros e cercas ele entrou numa casa, onde foi pego. Ele portava um revólver calibre 38 com cinco munições intactas, foi preso e junto com a arma, entregue na 19ª Subdivisão de Polícia.
Em São Domingos outro homem foi preso por portar arma de fogo ilegalmente. A Polícia Militar foi até o bairro Esperança, cumprir um mandado de busca e apreensão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, que resultou na prisão em flagrante de um homem de 22 anos por posse ilegal de arma de fogo e munições. A ação aconteceu ontem, com a Operação Hórus, feita pela Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, Núcleo de Operações com Cães de Xanxerê e delegacia de São Domingos. Os policiais encontraram na cintura de uma adolescente de 15 anos, uma pistola marca Taurus, calibre 380, com numeração suprimida, além de cinco munições intactas, que tentava esconder a arma para um homem maior de idade. Depois de ser interrogado, o homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê, onde fica à disposição da Justiça.