ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 08/07/2021

-OPERAÇÃO CONTRA PIRATARIA DIGITAL FAZ BUSCAS EM NOVE ESTADOS

-GOVERNADOR ENTREGA HOJE NA ALESC PEC SOBRE SALÁRIOS DE PROFESSORES

-AGRICULTURA OFERECE SUBSÍDIO DE ATÉ 60 POR CENTO EM HORA MÁQUINA

-EPAGRI REALIZA A PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE GADO DE CORTE NESTE MÊS

-POSSÍVEL FALTA DE RECURSOS DO PLANO SAFRA SE DEVE AO ALTO CUSTO DE PRODUÇÃO

-ATRASO NA ENTREGA AINDA É O PRINCIPAL PROBLEMA REGISTRADO NO PROCON

-COLÉGIO CEDRENSE REALIZA A TRADICIONAL VENDA DO PÃO COM BIFE

-MUNICÍPIO CONTA COM CERCA DE 40 VAGAS DE EMPREGO

-COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS CARROS MATA HOMEM NA SC 163

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ASSALTAR MULHER EM PLENA LUZ DO DIA

O tempo na região Extremo-Oeste é de sol. A previsão para as próximas horas é que o sol continue predominando. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

Um apagão de energia de grande magnitude afetou por mais de duas horas nesta quarta-feira pelo menos 15 milhões de pessoas em alguns países da América Central, especialmente Honduras e Nicarágua. O apagão também deixou partes de El Salvador e da Guatemala sem energia. Costa Rica e Panamá não tiveram problemas. A América Central tem uma população de cerca de 50 milhões de habitantes distribuídos em sete países.

O ex-presidente da África do Sul, JACOB ZUMA, foi preso nesta quarta-feira para cumprir uma sentença de 15 meses de detenção por desacato à Justiça. Ele se negou a comparecer a um interrogatório no final de junho. A prisão ocorre mais de três anos após ZUMA renunciar ao mandato em meio a acusações de corrupção. A família de ZUMA afirma que ele se entregou voluntariamente para cumprir a sentença. O prazo final para que o ex-presidente se entregasse por conta própria terminou na meia-noite de quarta. ZUMA, de 79 anos, deveria ter começado a cumprir pena ainda no domingo, mas a Justiça do país aceitou ouvir seus argumentos em 12 de julho, e suspendeu a ordem até lá.

Um porta-voz da polícia do Haiti, LÉON CHARLES, disse na noite de ontem que quatro suspeitos de participar do assassinato do presidente JOVENEL MOISE foram mortos e outros dois foram presos. Ele afirmou ainda que três policiais, que tinham sido capturados pelo grupo, foram libertados. MOISE foi morto a tiros em sua casa, na capital Porto Príncipe, na madrugada. A primeira-dama MARTINE MOISE ficou gravemente ferida no atentado e levada aos Estados Unidos, onde está internada em estado grave, porém estável.

A Caixa Econômica Federal libera hoje os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em maio, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 23 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários.

O Senado aprovou nesta quarta-feira por 43 votos a 10, a indicação de PAULO ROBERTO VANDERLEI REBELLO FILHO para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A ANS é vinculada ao Ministério da Saúde e cabe ao órgão regular temas relacionados ao setor de planos de saúde. Formado em Direito, REBELLO FILHO tem 42 anos e foi indicado para o cargo pelo governo JAIR BOLSONARO, em dezembro do ano passado.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de nove estados deflagraram, nesta quinta-feira a terceira fase da Operação 404, contra a pirataria digital. Os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de sites e aplicativos de transmissão ilegal de conteúdo, e a remoção de perfis e páginas em redes sociais e em buscadores da internet. Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-lo para assinantes do serviço de pirataria. De acordo com a pasta, a operação conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil. As buscas foram realizadas nos estados de Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O estado catarinense fechou o mês de maio com crescimento de um vírgula cinco por cento em volume do varejo restrito frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No acumulado do ano, o setor teve alta de quatro vírgula quatro por cento frente ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, o comércio avançou dois vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula quatro por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O Estado também teve resultado melhor em volume no varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção. Em maio frente ao mês anterior, com ajuste, cresceu quatro vírgula sete por cento. Frente ao mesmo período de 2020 avançou 17 vírgula cinco por cento no acumulado do ano e teve alta de 14 vírgula seis por cento e em 12 meses, 10 vírgula cinco por cento.

Santa Catarina deve equilibrar a distribuição de vacinas contra a Covid-19, garantindo que todos os municípios consigam cumprir o prazo estipulado pelo governo estadual. Até o dia 31 de agosto, todos com 18 anos ou mais devem ser vacinados no Estado, se as previsões de entrega do Ministério da Saúde continuarem se confirmando. Inclusive, novas remessas de Pfizer e Coronovac são aguardadas nos próximos dias totalizando um reforço com mais 157 mil doses. Pelo planejamento do governo, os municípios que estiverem precisando de mais imunizantes, vão receber proporcionalmente um quantitativo maior. A ideia é ir de acordo com a necessidade de cada um para que todas as etapas do calendário sejam cumpridas.

O governador CARLOS MOISÉS deve entregar pessoalmente à Alesc, nesta quinta-feira a Proposta de Emenda Constitucional que reajusta o salário dos professores e cria o “salário mínimo” de cinco mil reais para o magistério. A intenção do governo é pagar o aumento retroativo a fevereiro de 2021. A opção pela PEC foi uma espécie de malabarismo jurídico do governo para viabilizar o reajuste, diante da Lei Complementar 173, que congelou os salários dos servidores públicos até 31 de dezembro, uma contrapartida pela injeção de recursos federais durante a pandemia. No texto da PEC, o governo vai alterar as chamadas "disposições transitórias", incluindo a determinação de que a remuneração dos professores no Estado deve ser de, no mínimo, cinco mil reais. Com isso, dribla juridicamente os entraves da LC 173.

Campanhas para arrecadação de alimentos mobilizam entidades e cooperativas, e mais de uma tonelada de alimentos são arrecadados. A entrega das doações ocorreu na manhã de ontem na sede do CRAS pelos representantes do Sicoob, Sicredi e da Cresol. Conforme a coordenadora do CRAS, CARLA SILVESTRE e o secretário de Desenvolvimento Social, IRONI FEDRIZZI, uma das maiores demandas atualmente é justamente por alimentos por parte de pessoas que já são acompanhadas pelo setor. Além de outras que precisam, eventualmente devido a perda de emprego ou porque são diaristas e deixaram de receber o salário por causa do isolamento domiciliar por Covid-19. Os técnicos do Cras, a assistente social EDSON FINGER e a psicóloga, SILVIA NARDI, também falaram sobre como ocorre a distribuição das cestas básicas, acompanhamento das famílias e ações que objetivam suporte. O setor social mencionou ainda a parceria com o Lions Clube Renascer, Leo Clube e entidades na campanha Inverno Solidário. No total, entre as campanhas, foram arrecadados mais de uma tonelada e meia de alimentos.

A Escola de Educação Básica Cedrense realiza amanhã o tradicional pão com bife para a retirada. Como a crise sanitária da Covid-19 impede a realização de eventos de grande proporção, a direção escolar decidiu por então fazer a venda. Os detalhes são da assessora de direção, ENEZIBE STANISLAVSKI. De acordo com a assessora, o colégio realiza amanhã esta promoção que visa arrecadar recursos. O pão com bife terá um custo de dez reais e poderá ser retirado entre as 11 e as 13 horas e também entre as 17 e 20 horas. As vendas dos ingressos ocorrem ainda até amanhã. ENEZIBE disse que a intenção da direção é comercializar aproximadamente mil pães com bife. Ela destacou que os valores arrecadados serão investidos na compra de materiais escolares e também na melhoria dos espaços do educandário.

Epagri realiza a primeira etapa do curso de gado de corte neste mês. Este curso era para ter sido realizado ainda no ano passado, porém, devido a pandemia da Covid-19 a Epagri optou em não realizar o treinamento. O curso acontece no próximo dia 28 em Guarujá do Sul. Num primeiro momento, o curso seria ministrado apenas para dos pecuaristas de Guarujá do Sul. Contudo, devido ao interesse por parte de outros, a Epagri estendeu para os municípios de SJCedro, Palma Sola, Dionísio Cerqueira e Princesa. A afirmação é do extensionista da Epagri de Guarujá, LEONIR DILI. Conforme o extensionista, devido a atual crise sanitária, cada município pôde indicar quatro pecuaristas. Neste curso, será abordado sobre a cadeia produtiva e sistema de produção. Ele citou que outros pontos como avaliação do atual e futuro cenário do ramo também serão abordados. DILI explicou que o curso foi dividido em seis etapas, sendo cinco delas teórica pela manhã e visitas em propriedades rurais que são referências no gado de corte. Já a sexta etapa deve ocorrer apenas em dezembro, onde a intenção é de fazer uma visita na estação experimental de Lages.

O extensionista da Epagri de Guarujá do Sul, LEONIR DILI comentou que o responsável por ministrar o curso é um pesquisador do município de Lages. Além dos assuntos já ditos, o pesquisador irá abordar sobre a quantidade prudencial para que o pecuarista consiga tirar lucro da atividade. O extensionista ressaltou que os pecuaristas interessados em realizar o curso, devem procurar o escritório da Epagri do seu município e fazer a inscrição.

A secretaria de Agricultura de Guaraciaba vem trabalhando intensivamente na realização de trabalhos com incentivos aos produtores do município. Quem detalha isso é o secretário da pasta, SÉRGIO THALHEIMER. Conforme o secretário, o setor possui diversos meios de incentivos e um deles é os serviços de horas máquinas na propriedade rural. Para o incentivo é levado em consideração a proporção do terreno. Ele explicou que até dez hectares, o município subsidia 60 por cento das horas máquinas. De dez a 20 hectares o incentivo é de 50 por cento, e acima disso a secretaria auxilia com 40 por cento. Além disso, os servidores também trabalham na melhoria no acesso às propriedades, sendo também uma forma de incentivar o agricultor. Outro incentivo mais recente em Guaraciaba, é através do programa Meu Crédito, que da mesma forma visa incentivar o produtor.

Altas precipitações nas últimas semanas foram fundamentais para o auxílio em todas as propriedades em Guaraciaba. A afirmação é do secretário de Agricultura do município, SÉRGIO THALHEIMER. Conforme o secretário, o problema com o baixo fluxo de água foi solucionado momentaneamente. Desta forma o transporte de água para as propriedades também diminuíram significativamente. THALHEIMER destacou que além sanar o problema de água, a chuva também auxiliou as cultivares de inverno como aveia, que serve para a criação de gado. Além do cultivo de trigo, que voltou a ser plantado em Guaraciaba. Com isso, a secretaria espera que os custos na pastagem de inverno também venham diminuir. SÉRGIO destacou ainda que, ontem a tarde, o município esteve reunido com representantes do estado para tratar sobre novos incentivos para os agricultores.

A demora na entrega de produtos tem sido uma das principais reclamações no Procon. Conforme a diretora ANALU MEZZOMO, durante o ano inteiro são registradas queixas de não entrega de produtos, demora para conseguir peça de determinado produto na assistência técnica ou na devolução. Na pandemia estas reclamações aumentaram significativamente. ANALU disse que quando ocorre algum problema geralmente o consumidor liga ao Procon e em seguida comparece ao local para fazer a reclamação. Ela lembrou que a pessoa cujo produto está no nome deve vir ao Procon, munida de documentos pessoais, nota fiscal e toda documentação disponível para comprovar o problema. ANALU MEZZOMO explicou que o Procon local atende pessoas que tenham adquirido produtos no município, mesmo morando em outros lugares. Para demais situações, a diretora lembrou que existem sites na internet, nos quais muitas empresas estão cadastradas para auxiliar o consumidor. Em período de oito a dez dias a pessoa já obtém resposta na reivindicação dela. ANALU também orientou as pessoas acessarem o site, consumidor.gov.br.

Prazo para imunização contra a gripe vai até amanhã para os grupos prioritários, e até o momento apenas 45 por cento do público-alvo foi vacinado. A meta da secretaria estadual era vacinar 90 por cento desses grupos, algo que não deve ocorrer em um curto espaço de tempo. A vacinação contra a gripe iniciou no último dia 12 de abril e ocorreu em três etapas. Até o começo desta semana, Santa Catarina já havia aplicado um milhão e 277 mil doses. O montante equivale a uma média de 21 mil doses aplicadas por dia desde o começo da imunização. Se o ritmo de vacinação contra a gripe continuar assim, Santa Catarina deve vacinar apenas 50 por cento da população até amanhã. Praticamente um milhão e meio de pessoas dos grupos prioritários deverão ficar sem receber a medicação.

A coordenadora da sala de vacinas da gerência regional de Saúde, DILA POSSATTI destacou que 2021 foi um ano atípico e por isso o estado não está conseguindo vacinar um número expressivo de pessoas como em anos anteriores. Conforme ela, os dados negativos refletem na regional e neste ano a vacinação no Extremo-Oeste também deve ficar bem abaixo da média, na comparação com outros anos. A população dos grupos prioritários está priorizando a vacina contra a Covid-19 e deixando de lado a vacina contra a gripe. DILA disse que em campanhas passadas o nível de cobertura na região era acima de 95 por cento, bem diferente dos números atuais. Segundo ela, o imunizante é tão importante quanto a da Covid-19 e atua contra ao menos três tipos de vírus, sendo o H1N1, H3N2 e o vírus sazonal, vírus este mais comum e que está circulando na região neste ano.

A Vigilância Sanitária de SJCedro paralisa parcialmente seus serviços hoje. A afirmação é do agente sanitarista, MARCOS BAGNARA. Conforme ele, no dia cinco de agosto acontece uma paralisação nacional dos agentes. O objetivo é buscar reconhecimento e obter reajuste salarial. Nestes dias de pandemia, os agentes são um dos pilares para fiscalização visando manter a ordem nos estabelecimento, desta forma evitando a propagação da Covid-19. BAGNARA destacou que a Vigilância Sanitária não possui um órgão regulador, ou seja, não há representatividade perante os governantes estaduais e federal. MARCOS comentou ainda que esta paralisação foi definida em conversas entre todos os escritórios do estado catarinense.

Empresas oferecem dezenas de vagas de trabalho em SJCedro. São cerca de 40 vagas abertas, na maioria delas para empresas do ramo de madeira e móveis. Se tratam de oportunidades para pessoas sem experiência com salário, prêmio de assiduidade e também transporte até o local, na área industrial. A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, KELLY FIGUEIRÓ informou que há também nesta semana vaga para mulheres de atendente de loja com experiência em vendas e redes sociais, auxiliar de dentista para início imediato. Ainda para atendente de farmácia, telefonista em instituição bancária e para limpeza também em uma instituição bancária, neste caso se trata de uma vaga temporária para cobrir férias. Ela citou ainda vaga para rapaz jovem para plantão em hotel, além de duas vagas para entregador de pizza, água e de gás.

A secretária percebeu que grande parte das vagas de emprego são masculinas neste mês. Entre elas, há também para homem com carteira de habilitação e disponibilidade para viagens para instalação de sistemas hidráulicos. Há vagas abertas em SJCedro também para marmoraria, não precisa ter experiência. Outra oportunidade é para “chacreiro”, pode ser casal, porém, sem filhos para morar na chácara em Linha Santa Terezinha. O proprietário oferece o local para morar e salário. As pessoas com interesse poderão levar o currículo ou o nome e telefone na prefeitura indicando qual a vaga pretendida, podendo ser entregue na recepção ou junto a secretaria de Planejamento.

O anúncio dos recursos para o Plano Safra 2021-2022 foi seis vírgula três por cento maior do que na safra passada. Em valores foram aproximadamente 251,2 bilhões de reais em financiamentos. Mas o anúncio deixou os sindicatos um pouco apreensivos, porque acreditaram que o montante seria maior. A taxa de juros também subiu, variando entre dois vírgula sete por cento e quatro por cento. Para o gerente do Sicredi em SJCedro, CARLOS MURINELI, a tendência é que os agricultores façam investimentos, sendo que o custo também vem aumentando. Desta forma, os recursos disponibilizados pelo Governo Federal acabam sendo insuficientes, tendo o produtor a necessidade de buscar outros financiamentos. O gerente lembrou que na safra passada os recursos disponíveis de algumas linhas de créditos se encerram em setembro. E para suprir a falta, os agricultores acabam solicitando valores de instituições privadas. MURINELI destacou que até o mês de maio deste ano, o Sicredi teve pedidos de financiamentos até este último mês. Ainda com as mesmas condições do BNDES.

Para este ano, a perspectiva é de escassez de recursos do Governo Federal. Conforme o gerente do Sicredi em SJCedro, CARLOS MURINELI, os produtores devem procurar o quanto antes os financiamentos disponíveis. O Plano Safra foi lançado no último dia primeiro e segue até junho do ano que vem. CARLOS explicou que, por estas perspectivas, o Sicredi Fronteiras se preparou com recursos visando atender todos os associados que busquem valores nesta safra.

Na manhã de ontem a Polícia Civil prendeu preventivamente um homem de 30 anos, investigado pela prática de estupro de vulnerável, ocorrido em sete de fevereiro em Pinheirinho do Vale, no Rio Grande do Sul, vitimando uma criança de 10 anos. O fato foi investigado pela Polícia Civil gaúcha, apontando o homem, hoje preso, como autor do delito. Deste modo, diante da gravidade do crime, foi pedida a prisão preventiva pela Polícia Civil gaúcha, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário. O suspeito permanecia foragido, se escondendo das autoridades. Porém, após intensa troca de informações entre a Polícia Civil catarinense e gaúcha, foi descoberto que o suspeito estaria se ocultando em uma residência em Guaraciaba. Na manhã de ontem, as delegacias de Polícia de Guaraciaba, São Miguel e da Polícia Civil gaúcha, deram cumprimento à busca, sendo o suspeito localizado e preso. O investigado foi conduzido por policiais civis de Palmitinho e Vicente Dutra até o presídio estadual de Frederico Westphalen onde permanecerá a disposição da justiça.

A Polícia Civil catarinense, na manhã de terça-feira, cumpriu buscas e um mandado de prisão na cidade de São João, no Paraná, em razão de investigação da DIC de São Miguel, que apura a autoria e materialidade de um roubo à residência, ocorrido em junho, em Bandeirante. Das buscas, decorrentes da investigação de roubo, também foi apreendida 720 gramas de crack e 100 gramas de cocaína. O investigado também foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O homem já é conhecido no meio policial, envolvido e condenado por crimes graves, dentre eles roubo a banco e porte ilegal de arma de uso restrito. As diligências foram cumpridas pela DIC de São Miguel e policiais militares do Paraná. O investigado ficou preso pelo mandado de prisão decorrente da investigação de roubo, em Santa Catarina, bem como pelo tráfico de drogas decorrente das buscas em sua residência.

Na tarde de ontem, por volta das 14 horas, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Nossa Senhora de Fátima, no centro de Guaraciaba, para atender uma ocorrência de roubo. Chegando ao local, a guarnição dialogou com o solicitante, o qual relatou que desembarcou na rodoviária, passou em alguns comércios e que, em um determinado momento, uma motocicleta de cor preta, com dois ocupantes, teria o abordado e dois homens teriam descido com arma em mãos. A vítima comentou que os homens pegaram de sua carteira uma quantia de 500 reais e que depois teriam jogado a carteira no chão e teriam seguido pela Rua Rui Barbosa sentido trevo. Diante do relato da vítima, a Polícia Militar de Guaraciaba e dos municípios vizinhos iniciaram as buscas com o intuito de localizar os autores. Até o momento, não foram localizados. A PM questionou populares das proximidades, mas ninguém viu o fato. Ainda, foi verificado nas câmeras de videomonitoramento, mas nenhuma motocicleta com as características repassadas pela vítima foi visualizada. Depois de realizada a confecção do Boletim o solicitante foi orientado e liberado.

Colisão frontal entre carros deixa homem morto na SC 163. O acidente com vítima fatal foi registrado na manhã de hoje na SC 163, linha Cordilheira em Itapiranga. Segundo apurado pela Peperi, a colisão frontal envolveu um Mobi, placas de Itapiranga e uma Duster de Iporã do Oeste. A vítima que morreu no local do acidente conduzia o Mobi. O Corpo de Bombeiros está no local, faz todos os levantamentos e aguarda a chegada do IML, Instituto Médico Legal para a remoção do corpo. Além da vítima fatal, outras pessoas também ficaram feridas e precisaram de atendimento.

Na quarta-feira, dia 30, por volta das 6 e 30 da manhã, uma moradora de SJCedro foi vítima de um assalto, enquanto ia trabalhar. O ladrão pegou a vítima pelo pescoço e vasculhou a bolsa em busca de algo de valor. Ele levou dinheiro e outros pertences dela. De imediato a Polícia Civil iniciou a investigação e conseguiu identificar o responsável, que havia fugido para o Rio Grande do Sul. Em contato com a Polícia Civil Gaúcha foi localizado e realizado a prisão do mesmo, que tinha mandado de prisão de Santa Catarina e do Paraná ativos. Além disso, é investigado por roubo no Rio Grande do Sul e em SJCedro. Nos próximos dias o Inquérito Policial será encaminhado ao Judiciário e ao Ministério Público para os procedimentos cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.