-MAIS DE 500 MIL PESSOAS TEM AUXILIO EMERGENCIAL CANCELADO NO PAÍS
-GOVERNO REPASSA MAIS 32 MILHÕES DE EMENDAS PARA SAÚDE DOS MUNICÍPIOS
-TUNÁPOLIS INICIA DEBATE PARA ADEQUAÇÃO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL
-AMEOSC DECIDE MANTER SUSPENSAS AS ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS
-ITAPIRANGA INOVA NO COMBATE AO TABAGISMO COM ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO
-SÃO JOÃO DO OESTE APLIA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA ZERAR FILAS
-MOTORISTA FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA DE CARRETA NA BR 158
-HOMEM É ATROPELADO POR MOTO NO CENTRO DA CIDADE
- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 16 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Equador, OTTO SONNENHOLZNER, anunciou nesta terça-feira que renunciou ao cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Nacional em dezembro de 2018, no momento em que o país se prepara para as eleições gerais de fevereiro de 2021. Ele fez o anúncio em um discurso oficial transmitido pela rádio e televisão, sem informar se tomou a decisão para se candidatar à presidência. A Assembleia Nacional deve se pronunciar se aceita ou não a renúncia do vice-presidente e eleger o novo vice-presidente de uma pequena lista que deverá ser apresentada pelo presidente LENÍN MORENO.
O governo dos Estados Unidos vai pagar um bilhão e 600 milhões de dólares para a empresa Novavax testar e produzir uma vacina que tem potencial para prevenir o coronavírus. A meta é que eles consigam entregar um milhão de doses até janeiro. O valor foi anunciado pelo Departamento de Saúde e Serviços dos Estados Unidos e é a maior iniciativa para acelerar o acesso a vacinas e tratamento para combater a Covid-19. Os resultados da fase um, que é de teste da segurança, devem sair em uma semana.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira ao Congresso e às Nações Unidas que iniciou o processo para retirar formalmente o país da Organização Mundial da Saúde. A saída terá efeito a partir de seis de julho de 2021. TRUMP fez o anúncio inicial sobre o tema em 29 de maio: na ocasião, disse que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas.
Mais de 565 mil beneficiários foram excluídos do auxílio emergencial em maio por não terem direito ao benefício, segundo informação transmitida ao Tribunal de Contas da União pelo Ministério da Cidadania. O relatório que acompanha o pagamento do auxílio deve ser analisado nesta quarta-feira em sessão do tribunal. O TCU já havia informado que enviará ao Ministério Público casos de quem recebeu auxílio emergencial sem ter direito. Com isso, MP pode decidir se abre ação penal contra essas pessoas. De acordo com o relatório, os 565 mil 351 beneficiários excluídos receberam a primeira parcela do auxílio em abril, mas foram considerados inelegíveis para a segunda parcela.
O senador FLÁVIO BOLSONARO foi ouvido nesta terça-feira pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no inquérito que investiga o esquema de “rachadinha” em seu gabinete enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro. O esquema consistiria na devolução de parte dos salários dos assessores. O depoimento desta terça-feira foi prestado a pedido do próprio senador, que afirmou por meio de sua assessoria querer ‘restabelecer a verdade’. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do senador, o conteúdo da audiência está em segredo de Justiça e será preservado.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que, apesar do resultado positivo para covid-19, está perfeitamente bem. BOLSONARO informou que adotou o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em seu tratamento contra a covid-19. O mandatário contou que chegou a ter febre de 38 graus nesta segunda-feira, data do exame feito no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele também relatou que sentiu mal estar e cansaço. Em seguida, contou que tomou o medicamento. O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco. Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. BOLSONARO também cancelou viagens que faria nesta semana para Bahia e Minas Gerais.
O Governo do Estado repassou mais 32 milhões de reais para pagamento de 135 emendas impositivas de 2019 voltadas à Saúde. A verba, encaminhada entre os dias 17 de junho e três de julho, atende diretamente 95 municípios em todas as regiões de Santa Catarina. Somando-se aos repasses realizados até o início de junho, o Governo já pagou mais de 76 milhões em emendas impositivas destinados para a Saúde dos municípios catarinenses, em 2020. Os recursos, que atendem a 40 deputados e ex-deputados estaduais, vão custear aquisição de medicamentos, insumos, pagar exames, cirurgias e consultas médicas, comprar veículos para transporte de passageiros, financiar reformas e construção de unidades de Saúde, entre outros.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou na manhã desta terça-feira o pedido de habeas corpus da defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA e do empresário LEANDRO ADRIANO DE BARROS. A decisão é da terceira Câmara Criminal, por unanimidade. Eles foram presos no dia seis de junho, durante a segunda fase da Operação Oxigênio, que investiga uma suposta fraude ocorrida na compra de respiradores feita pelo governo do estado. BORBA e BARROS foram liberados no dia de ontem. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.
O secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, disse nesta terça-feira que não há sinalização de que Santa Catarina tenha chegado ao pico da pandemia. Ele falou ainda sobre a adoção de medicamentos supostamente preventivos adotados por prefeituras no combate ao coronavírus. RIBEIRO disse que a secretaria de Saúde desconhece qualquer tipo de tratamento preventivo, a não ser isolamento social e etiqueta respiratória. O secretário de Saúde destacou que os protocolos clínicos instituídos pelos gestores públicos devem ter a chancela de órgãos regulamentadores, mas disse que notas técnicas orientativas "podem e devem ocorrer". Nesta semana, Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus.
Live solidária será realizada em prol do hospital Sagrada Família de Itapiranga. Evento será no domingo, dia 19 com a participação da dupla, Robson e Josiel. Segundo o diretor do Hospital Sagrada Família Santé, JANIR BACH, a Live solidária será a partir das 18 horas de domingo e vai proporcionar oportunidade para a população realizar valor em qualquer quantidade. O diretor diz que são vários investimentos necessários incluindo pinturas e adequações internas e externas. JANIR BACH lembra que o prédio é histórico e merece uma boa estética e investimento na conservação da estrutura.
AMEOSC decide manter suspensas as atividades esportivas e culturais. Os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina se reuniram nesta terça-feira, em assembleia online, para deliberações sobre diversos aspectos referentes à pandemia. A reunião foi presidida pelo prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro. Em decreto assinado no início do mês de junho, o Governo de Santa Catarina decidiu que eventos públicos como shows, teatros, cinemas e atividades esportivas poderiam ser retomados a partir de cinco de julho. Um mês após, no entanto, durante a assembleia online os prefeitos da região da Ameosc avaliaram que o crescente aumento dos casos de Coronavírus nos últimos dias é um indicativo de que ainda é cedo para a retomada das atividades. Por consenso, os gestores municipais decidiram manter a suspensão dessas atividades por mais 30 dias por meio de um decreto que será elaborado de forma coletiva.
Na pauta da reunião da Ameosc esteve também a discussão sobre o andamento das obras da nova sede da entidade. O presidente da Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO, salientou que a primeira etapa da obra, da parte estrutural, já está em fase de conclusão. O investimento foi de mais de 800 mil na primeira etapa. Já a segunda etapa está sendo licitada. Porém, uma parte da obra ficará para uma terceira etapa, sob responsabilidade da próxima diretoria da Ameosc. A ideia inicial era de que a Ameosc, o Conder e o CIS Ameosc pudessem funcionar no novo local, mesmo antes da conclusão da obra, o que não será possível pela falta de parte dos recursos. A nova sede será construída no Bairro Agostini, próximo a UPA. O prédio será erguido com recursos da venda da antiga sede, arrematada em leilão na metade do ano passado. Desde julho de 2019, o atendimento da entidade ocorre no mesmo prédio onde funciona a Casan.
O diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, JEFERSON GOMES, participou da reunião e destacou a preocupação quanto à ocupação dos leitos de enfermaria para evitar o que chamou de “estrangulamento”. Atualmente o hospital referência para tratamento de Covid-19 na região não tem problemas referentes ao número de leitos, no entanto, à preocupação é quanto aos leitos de enfermaria. SMOeste tem 27 leitos de enfermaria. O hospital de Itapiranga havia sido reconhecido como referência para Covid-19, com 25 leitos, mas teve mudança de gestão e está sem contrato com o governo estadual. O diretor considera que é preciso solicitar para que o Governo reconheça outros hospitais da região quanto aos leitos de enfermaria. O presidente da Ameosc orientou que seja feito um levantamento dos leitos disponíveis. Os dados serão encaminhados ao Governo do Estado para que se estude a possibilidade da habilitação de outros hospitais.
Moradora denuncia venda ambulante no interior de Tunápolis. Uma moradora de Tunápolis informou que um vendedor estaria passando nas casas, oferecendo aparelhos para massagem, e não estaria usando máscara. O vendedor está em um Uno vermelho, com placa de Nova Erechim. A denúncia foi recebida pelo setor da vigilância sanitária, e repassada a Polícia Militar para a abordagem e identificação do autor. O município de Tunápolis possui vigente um decreto que proíbe a venda ambulante em seu território em função da pandemia, e por isso, licenças para este tipo de venda nem estão sendo liberadas. A orientação nestes casos é repassar a denúncia a vigilância sanitária e PM para averiguação.
Epagri de Tunápolis está finalizando cota de calcário do programa troca-troca. Conforme o extensionista, ALBERTO PITTELKOW, a cota inicial de calcário foi de mil 290 toneladas, e desse total, restam somente 32 toneladas. Ele lembra que os agricultores que ainda tem interesse devem apresentar a análise de solo. O extensionista comenta que o custo do calcário ao produtor é de quatro sacas de milho, cada uma avaliada em 27 reais e 50 centavos, o que totaliza 110 reais a tonelada. Pelo programa de troca a troca de milho a cota inicial é de mil e 800 sacas, e 644 autorizações já foram emitidas. PITTELKOW lembra que o extensionista TIAGO CARVALHO que também atua no escritório de Tunápolis, está trabalhando no escritório de Paraíso onde a funcionária responsável está de licença. Em função disso, ele lembra que os atendimentos da Epagri em Tunápolis estão mais restritos, sendo que no interior os atendimentos devem ser agendados.
Médica orienta sobre importância de manter hábitos de higiene para evitar doenças. De acordo com a médica da unidade de saúde de São João do Oeste, GABRIELE TONELLO, o aumento na procura por atendimento médico devido a problemas respiratórios foi percebido nas últimas duas semanas./Ela afirma que a época do ano é bem propícia para o aumento destes casos, sendo necessário redobrar os cuidados devido a circulação de vários vírus. A médica ressalta que em função dos sintomas de gripe e coronavírus ou demais problemas respiratórios serem muito parecidos, a orientação é que os pacientes procurem a unidade de saúde para buscar orientação e receber acompanhamento. GRABRIELE lembra que somente pelos sintomas não é possível obter um diagnóstico de qual seja a doença. Em função disso, a principal orientação é o isolamento domiciliar para acompanhar a evolução dos sintomas. O município está com 14 casos de Covid confirmados.
Legislativo de Tunápolis inicia discussão para adequação da Lei Orgânica Municipal. O projeto de lei de autoria do executivo que sugere uma emenda na Lei Orgânica Municipal deu entrada na sessão do legislativo de Tunápolis nesta semana. Conforme o vereador, DONATO LAUSCHNER, a alteração se refere principalmente ao parcelamento do solo urbano. Ele explica que até então a lei prevê a metragem mínima de terrenos do município, e com a alteração, o objetivo é que esta metragem seja definida por lei ordinária. O vereador comenta que em 2017 foi feita a reformulação do regimento interno, e com isso, a lei orgânica ficou com divergências e agora a intenção é fazer as adequações. DONATO usou a tribuna da câmara na segunda-feira ressaltando uma proposta sua apresentada em 2018, que trata da extinção do recesso no mês de julho e também do recesso de janeiro no primeiro ano de cada legislatura.
No momento, o vereador explica que a proposta de reformulação da lei orgânica está sendo analisada pela assessoria jurídica, e já na sessão desta segunda-feira houve manifestação de mais vereadores. O vereador ALOÍSIO LEHMEN e o presidente do legislativo GUSTAVO LAWISCH concordaram com a extinção do recesso em julho e em janeiro de cada nova legislatura. Em relação a outros projetos que tramitam nas comissões do legislativo, DONATO LAUSCHNER destaca dois projetos que tratam de loteamentos na cidade. Um dos projetos isenta a cobrança de melhoria, o que já havia sido feito quando da realização do calçamento. O vereador também é autor de uma indicação que sugeria a transmissão das sessões pelo Facebook, para aumentar a participação popular, mas não houve concordância da mesa diretora. DONATO retornou ao legislativo em junho após deixar a secretaria de Administração, respeitando os prazos eleitorais.
Itapiranga não possui grupo de combate ao tabagismo por falta de interesse dos fumantes. A baixa procura de fumantes interessados em largar o vício forçou a equipe de saúde do município a mudar os métodos de trabalho. O planejamento do Grupo de Tabagismo foi alterado, modificando inclusive a atuação da equipe multiprofissional. Sem possibilidade de encontros presenciais, a adequação prevista era no atendimento online, porém nem este trabalho não foi possível devido à falta de interesse dos fumantes. Conforme a psicóloga da secretaria de Saúde de Itapiranga, SAMIRA BOLSI, após o atendimento inicial a meta era a criação de um grupo de WhatsApp para orientações coletivas. Com a pouca demanda, o atendimento passou a ser feito de forma individual pela psicóloga com apoio de outros profissionais. Tradicionalmente o grupo de trabalho ainda conta com enfermeira, dentista, médico e nutricionista.
A psicóloga SAMIRA BOLSI diz que que as atividades dependem da disponibilidade dos fumantes. Ela diz que é preciso utilizar novas técnicas para contribuir no combate ao tabagismo. A psicóloga reforça que a pessoa que deseja parar de fumar recebe o apoio necessário por parte da secretaria de Saúde. Em alguns casos é preciso o uso de medicamentos e tratamento médico, também disponibilizado pelo município. A psicóloga SAMIRA BOLSI lembra que o tabagismo pode gerar dependência química e alguns fumantes enfrentam grande dificuldade em largar o vício. Além da ajuda profissional e uso de medicação, o sucesso no combate ao tabagismo depende da boa vontade dos fumantes. A psicóloga diz que o sistema atual ainda não pode ser avaliado na sua eficácia.
Grupos de tabagismo possuem histórico de resultado positivo em Itapiranga. A psicóloga SAMIRA BOLSI elogia o trabalho que é desenvolvido em Itapiranga há vários anos. Ela fiz que vários profissionais tiveram atuação destacada e são responsáveis por reduzir de maneira significativa o número de fumantes. O trabalho em grupo possui ótimo resultado com orientações de psicólogas, enfermeiras, médicos, dentistas e outros profissionais. SAMIRA BOLSI diz que a troca de experiencias gera bom resultado e agora estão sendo adotadas nova metodologia, porém os profissionais seguem adisposição para proporcionar melhor qualidade de vida. Lembra ainda que o tabagismo gera um grupo de risco maior em período de pandemia provocada pela Covid-19.
São João do Oeste avança no programa de cirurgia eletivas e atinge metas. As restrições impostas em virtude da pandemia geraram preocupações. Já foram 44 procedimentos desde dezembro do ano passado. O secretário de Saúde, VITUS RITTER destaca que mais sete cirurgias foram realizadas no último sábado. Cinco de hérnia, procedimento que predomina com maior procura entre os pacientes do município. Em seguida aparece a demanda por retirada de pedra de vesícula que também tem bastante procura. RITTER lembra que o município possui convênio com a Secretaria de Estado de Saúde para realizar 13 cirurgias por mês, no entanto o Estado está autorizando apenas 50 por cento. O programa também foi interrompido por 60 dias de devido ao decreto do governo estadual. 25 pacientes seguem na final de espera em São João do Oeste.
Secretário projeta zerar fila de espera por cirurgias. VITUS RITTER diz que será possível atender todas as pessoas que necessitam de cirurgias eletivas, realizando seis ou sete procedimentos por mês meta. O secretário afirma que o programa está fluindo e segue com inscrições abertas. O município fará investimento de 80 mil reais para a realização deste programa. VITUS RITTER destaca que estes pacientes estavam em fila de espera de hospitais de referência, maioria no Hospital Regional de São Miguel do Oeste que tem prioridade no atendimento de especialidades. O secretário também destaca outros serviços contratados de hospitais da região. Ontem foram atendidos os primeiros pacientes para realização de exames da área de ortopedia, ressonância e mamografia. O serviço é prestado na modalidade de credenciamento. O contrato com o Hospital de Palmitos foi assinado na semana passada e já iniciou atendimento de pacientes.
São João do Oeste registra sobra de vacinas contra a gripe. Situação não é comum, pois normalmente a sobra acabava em um dia de vacinação livre. O secretário de Saúde, VITUS RITTER afirma que foram atingidas todas as metas nos grupos prioritários com aplicação de duas mil e 300 doses. Após a campanha que contemplou as pessoas consideradas mais vulneráveis, o município ainda teve 900 doses da vacina contra a gripe. Com a demanda livre foram vacinadas mais 400 pessoas. RITTER cita que as 500 vacinas que restam estão disponíveis para serem aplicadas nos próximos dias. O secretário considera que é uma boa oportunidade para a população ter maior proteção em período de pandemia. Salienta que é preciso apresentar o cartão de vacina e comparecer na unidade de saúde no período da tarde. Vacinas de rotina seguem disponíveis no período da manhã seguindo agendamento.
Polícia prende autor de furto e recupera celular. A Polícia Militar através das guarnições de Rádio Patrulha do décimo primeiro batalhão de fronteira prendeu por volta das 22 horas desta terça-feira, o autor de um furto praticado em uma loja de celulares no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a PM, o autor do furto entrou na loja por volta das 16 horas e 30 minutos e furtou um celular. Em rondas pela Vila Basso as guarnições localizaram e prenderam o autor e recuperaram o aparelho furtado. A empresária contou para os policiais que sentiu falta do aparelho e verificou as câmeras de videomonitoramento que confirmaram o furto. O homem foi entregue na delegacia para as providências cabíveis.
Polícia Civil interdita provisoriamente bar que descumpriu medidas de prevenção a Covid-19. A interdição ocorreu na tarde de ontem, m um estabelecimento comercial localizado no Distrito Industrial de Pinhalzinho. Na noite do último sábado ocorreu festa junina no local e, de acordo com informação repassada pela Polícia Militar à Polícia Civil, havia mais de 120 pessoas no local. De acordo com as informações, além de haver aglomeração de pessoas, algumas estavam dançando e outras sem máscara, descumprindo as normas sanitárias impostas pelo Governo do Estado. A Polícia Civil instaurou Termo Circunstanciado para apurar possíveis crimes de desobediência e de infração de medida sanitária preventiva praticados na ocasião. Além disso, também foi instaurado procedimento administrativo no âmbito do Setor de Jogos e Diversões da Delegacia, por meio do qual se determinou a interdição provisória do estabelecimento.
Homem é atropelado por moto no centro de SMOeste. O acidente ocorreu na noite desta terça-feira na rua Itaberaba, proximidades do Super Treviso, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado com o condutor da moto, uma Honda Biz, ele seguia sentido ao centro, quando devido à chuva, não viu a presença do pedestre, ocasionando o impacto. A vítima teve ferimentos leves e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada e fez os levantamentos necessários.
Corpo de Bombeiros de Anchieta atende incêndio em restaurante. A ocorrência foi por volta da uma hora e 20 minutos da madrugada desta quarta-feira. O incêndio foi na Avenida Brasil, esquina com a Rua Geraldo Garlet, no centro de Anchieta. No local, a guarnição conseguiu conter o incêndio ainda na fase inicial e preservando 90 por cento da edificação, onde funcionava o Ponto X restaurante. A edificação de um pavimento, de alvenaria, de aproximadamente 130 metros quadrados. Foram gastos aproximadamente 2000 litros de água. Após rescaldo e isolamento, a guarnição passou orientações ao proprietário e locatário, e deixou a cena aos cuidados dos mesmos.
Motorista fica ferido em saída de pista de carreta na BR 158. O acidente ocorreu por volta das 14 horas na BR 158, em Cunha Porã. No local ocorreu uma saída de pista de uma carreta placas de Dourados, MS. O motorista, de 29 anos, se queixava de fortes dores na região do braço direito e clavícula. Após o atendimento dos bombeiros a vítima foi conduzida para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência.
Motorista invade preferencial e causa acidente no centro de SMO. O acidente ocorreu no começo da tarde desta terça-feira, por volta das 13 horas e 30 minutos, no cruzamento das ruas Almirante Barroso com a Marechal Floriano, centro de São Miguel do Oeste. Segundo o motorista da Ducato, veículo da secretaria de Saúde de Belmonte, ele seguia pela Almirante quando teve a preferencial invadida pelo Cruze, com placas de Florianópolis, que tinha como condutora uma mulher. Dentro do veículo da saúde havia apenas um paciente. Os bombeiros foram acionados, mas ninguém se feriu. A Polícia Militar foi chamada, fez os levantamentos e controlou o trânsito.