O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Equador, OTTO SONNENHOLZNER, anunciou nesta terça-feira que renunciou ao cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Nacional em dezembro de 2018, no momento em que o país se prepara para as eleições gerais de fevereiro de 2021. Ele fez o anúncio em um discurso oficial transmitido pela rádio e televisão, sem informar se tomou a decisão para se candidatar à presidência. A Assembleia Nacional deve se pronunciar se aceita ou não a renúncia do vice-presidente e eleger o novo vice-presidente de uma pequena lista que deverá ser apresentada pelo presidente LENÍN MORENO.
O governo dos Estados Unidos vai pagar um bilhão e 600 milhões de dólares para a empresa Novavax testar e produzir uma vacina que tem potencial para prevenir o coronavírus. A meta é que eles consigam entregar um milhão de doses até janeiro. O valor foi anunciado pelo Departamento de Saúde e Serviços dos Estados Unidos e é a maior iniciativa para acelerar o acesso a vacinas e tratamento para combater a Covid-19. Os resultados da fase um, que é de teste da segurança, devem sair em uma semana.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira ao Congresso e às Nações Unidas que iniciou o processo para retirar formalmente o país da Organização Mundial da Saúde. A saída terá efeito a partir de seis de julho de 2021. TRUMP fez o anúncio inicial sobre o tema em 29 de maio: na ocasião, disse que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas.
Mais de 565 mil beneficiários foram excluídos do auxílio emergencial em maio por não terem direito ao benefício, segundo informação transmitida ao Tribunal de Contas da União pelo Ministério da Cidadania. O relatório que acompanha o pagamento do auxílio deve ser analisado nesta quarta-feira em sessão do tribunal. O TCU já havia informado que enviará ao Ministério Público casos de quem recebeu auxílio emergencial sem ter direito. Com isso, MP pode decidir se abre ação penal contra essas pessoas. De acordo com o relatório, os 565 mil 351 beneficiários excluídos receberam a primeira parcela do auxílio em abril, mas foram considerados inelegíveis para a segunda parcela.
O senador FLÁVIO BOLSONARO foi ouvido nesta terça-feira pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no inquérito que investiga o esquema de “rachadinha” em seu gabinete enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro. O esquema consistiria na devolução de parte dos salários dos assessores. O depoimento desta terça-feira foi prestado a pedido do próprio senador, que afirmou por meio de sua assessoria querer ‘restabelecer a verdade’. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do senador, o conteúdo da audiência está em segredo de Justiça e será preservado.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que, apesar do resultado positivo para covid-19, está perfeitamente bem. BOLSONARO informou que adotou o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em seu tratamento contra a covid-19. O mandatário contou que chegou a ter febre de 38 graus nesta segunda-feira, data do exame feito no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele também relatou que sentiu mal estar e cansaço. Em seguida, contou que tomou o medicamento. O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco. Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. BOLSONARO também cancelou viagens que faria nesta semana para Bahia e Minas Gerais.
O Governo do Estado repassou mais 32 milhões de reais para pagamento de 135 emendas impositivas de 2019 voltadas à Saúde. A verba, encaminhada entre os dias 17 de junho e três de julho, atende diretamente 95 municípios em todas as regiões de Santa Catarina. Somando-se aos repasses realizados até o início de junho, o Governo já pagou mais de 76 milhões em emendas impositivas destinados para a Saúde dos municípios catarinenses, em 2020. Os recursos, que atendem a 40 deputados e ex-deputados estaduais, vão custear aquisição de medicamentos, insumos, pagar exames, cirurgias e consultas médicas, comprar veículos para transporte de passageiros, financiar reformas e construção de unidades de Saúde, entre outros.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou na manhã desta terça-feira o pedido de habeas corpus da defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA e do empresário LEANDRO ADRIANO DE BARROS. A decisão é da terceira Câmara Criminal, por unanimidade. Eles foram presos no dia seis de junho, durante a segunda fase da Operação Oxigênio, que investiga uma suposta fraude ocorrida na compra de respiradores feita pelo governo do estado. BORBA e BARROS foram liberados no dia de ontem. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.
O secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, disse nesta terça-feira que não há sinalização de que Santa Catarina tenha chegado ao pico da pandemia. Ele falou ainda sobre a adoção de medicamentos supostamente preventivos adotados por prefeituras no combate ao coronavírus. RIBEIRO disse que a secretaria de Saúde desconhece qualquer tipo de tratamento preventivo, a não ser isolamento social e etiqueta respiratória. O secretário de Saúde destacou que os protocolos clínicos instituídos pelos gestores públicos devem ter a chancela de órgãos regulamentadores, mas disse que notas técnicas orientativas "podem e devem ocorrer". Nesta semana, Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus.
Celebração eucarística está liberada pela Diocese de Chapecó. A confirmação é do FREI LUIZINHO MARAFON de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, um decreto publicado pela Diocese diz que as celebrações com a presença de fieis podem voltar acontecer. Porém, fica a critério de cada Paróquia e de acordo com a realidade de cada uma delas, a maneira dessa retomada da atividades religiosa. O frei, cita que algumas orientações das autoridades sanitárias devem ser seguidas. Usar máscara, álcool gel 70 por cento, e cuidar o distanciamento entre as pessoas dentro da igreja.
Igrejas devem abrigar durante celebrações apenas 30% da capacidade de público. O Frei LUIZINHO, destaca que a Paróquia São Lourenço Martir, tem capacidade de atender até 600 pessoas. Contudo, seguindo as orientações, em média 180 pessoas poderiam estar participando das missas nesse período de pandemia do coronavírus. No entanto, para assegurar que todos os cuidados sejam seguidos a Paróquia optou por 150 fieis por celebração.
Paróquia São Lourenço Mártir orienta lideranças de comunidades sobre realização das celebrações com presença de fieis. O Frei LUIZINHO MARAFON de São Lourenço do Oeste, reforça, que estão liberadas somente celebrações com número reduzido de pessoas. Reuniões e catequeses não estão permitidas por enquanto, caso tenha algum caso urgente de matrimônio ou batismo deve ser avisado com antecedência para a Paróquia, que será atendido dentro das normas de segurança sanitária.
Devido à pandemia, visitantes optam por atrativos locais e fortalecem turismo regional. Segundo a consultora do Sebrae, TRAUTE LIMBERGER, em todo o país está sendo desenvolvido o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, e por um período o projeto esteve paralisado em função da pandemia. A consultora explica que o projeto seria executado até o mês de maio, mas como teve que ser interrompido, o prazo de execução foi estendido até dezembro.
Devido às restrições da pandemia, o projeto Destinos Turísticos Inteligentes não teve muitos avanços na região. A consultora do Sebrae, diz que nos municípios está sendo trabalhada a parte documental através das exigências do Ministério do Turismo para inserir as cidades no Mapa Turístico Nacional. Ela lembra que mesmo com a situação do coronavírus este trabalho está tendo continuidade, já que pode ser realizado a distância.
Isolamento social traz mudanças de hábito no setor de turismo. Pessoas que tinham por costume viajar para destinos mais distantes, estão optando por lugares turísticos mais próximos. TRAUTE comenta que isso se justifica pelas medidas de prevenção a Covid-19. Isso também porque muitos trabalhadores tiveram as férias fracionadas devido a paralisação de seus trabalhos na pandemia, e ainda, como medida de corte de despesas.
Consumidor muda hábitos durante pandemia e incrementa produtos mais saudáveis na alimentação. Conforme o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, a ACATs, PAULO LOPES, os primeiros dois meses do ano foram muito bons em vendas, com a recuperação da economia e boas expectativas para o ano. Ele afirma que participou da reunião em março com o governo para definição das restrições de atendimento devido a pandemia. Na época havia informações de que a doença poderia gerar 50 mil mortes no estado, o que assustou a todos e contribuiu para adoção das medidas imediatas de isolamento social. O presidente comenta que ainda antes do primeiro decreto do governo do estado no dia 17 de março, o comitê de crise da ACATs definiu um protocolo de segurança para o atendimento e a preservação de clientes e colaboradores.
Pelo período que os supermercados permanecem abertos e exposição dos colaboradores, são poucas as contaminações do vírus em estabelecimentos de todo o estado. PAULO LOPES diz que o setor não registrou quedas nas vendas, pelo contrário, principalmente no mês de março, quando os consumidores aumentaram as compras estocando produtos em casa com medo do que pudesse acontecer com a situação da pandemia. Em parceria com os governos, ampla divulgação foi feita para garantir que não haveria problema com o abastecimento de mercadorias, o que se confirmou.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, de janeiro a maio, houve aumento de cerca de 5% nas vendas. Segundo o presidente da ACAT’s, fatores como a suspensão das aulas, a permanência dos filhos em casa e as refeições sendo feitas mais em casa contribuíram para aumentar as vendas nos supermercados.
Historicamente, segundo semestre costuma ser melhor para supermercados, mas ainda há indefinição quanto ao comportamento do consumidor. PAULO LOPES – presidente da ACAT’s, comenta que uma das principais mudanças no comportamento do consumidor foi que por questões de segurança ele está indo menos vezes ao mercado, mas está comprando mais de uma única vez. A opção também passou a ser mais por produtos saudáveis e frescos, como frutas e verduras, além de produtos de limpeza devido ao maior cuidado com a higiene.
ACAT’s acredita que aumento na compra de produtos saudáveis e de higiene pessoal são hábitos que devem permanecer após pandemia. O presidente da Associação, espera que o consumidor irá continuar adotando, em função dos benefícios que obtiveram para a saúde. Ele lembra que atividades da associação também foram adiadas, como a feira do segmento prevista para junho. Encontros regionais estão ocorrendo de forma online, e o ponto positivo é que a participação a distância tem sido maior do que a presencial.
Desligamento de funcionário da empresa no ramo da construção civil deve ocorrer no sindicato. De acordo com MARIA DA SILVA – presidente do Sinticom, tem empresas que cumprem a lei direitinho, mas tem outras que não fazem a mesma coisa. A dirigente ressalta que se os procedimentos não forem bem feitos, pode haver encaminhamento judicial. Frisa que se for preciso, o sindicato desloca uma pessoa para facilitar o acerto entre as partes, quando a distância for maior.
Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário só não procura a empresa quando o proprietário faz questão de não haver acompanhamento. A observação é de MARIA DA SILVA. A presidente informa, por outro lado, que muitos trabalhadores do ramo foram demitidos por causa da pandemia. Isso também enfraquece o Sinticom, porque automaticamente diminui o quadro de sócio. O acerto financeiro em muitos casos foram parcelados.
Francisco Beltrão registra 16 novos casos da Covid-19 em um único dia. A Secretaria de Saúde do município divulgou o boletim diário na tarde de ontem. Mais 16 novos casos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas em Francisco Beltrão. Até o momento, mil 755 casos suspeitos foram descartados, 191 estão em investigação e 192 confirmados. Destes, 126 recuperados, 62 em recuperação e quatro óbitos. A saúde pública do município reforça a importância dos cuidados com distanciamento, aglomeração de pessoas, uso de máscara e de álcool gel 70 por cento.
Cadeia Pública de Francisco Beltrão tem 12 detentos com Covid-19. A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão realizou nesta semana mais uma etapa de testes para detectar a doença nos detentos que estão no espaço de isolamento da cadeia pública do município. Esse espaço tem finalidade de receber e testar os detentos antes que sejam levados para a Penitenciária Estadual. Até o momento 30 presos fizeram o exame e, destes, 12 tiveram resultado positivo. A Secretaria de Saúde ressalta que esses testes se referem apenas a presos da cadeia pública, não tem relação nenhuma com a Penitenciária Estadual.
Campo Erê chega a quase 30 casos de coronavírus. A situação no município está ficando cada dia mais preocupante, diz a secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA. Todos os dias novos casos da doença são confirmados e a população ainda não está consciente de que precisa redobrar os cuidados para evitar a disseminação descontrolada do vírus. Dos 29 casos confirmados hoje, sete estão recuperados, 22 em recuperação e dois pacientes estão hospitalizados. ELIZANDRA reforça que pacientes com coronavírus não podem ter a identidade revelada, isso é protegido por lei. No entanto, ressalta que pacientes que testaram positivo devem cumprir o isolamento, caso contrário podem responder criminalmente por isso.
Estação meteorológica de Anchieta completa dois anos. JACIR STRAPAZZON – extensionista da Epagri, é o responsável pelo setor. Ele divide seu tempo dando manutenção na estação e atendendo aos agricultores com projetos e documentos. Nas segundas-feiras, despacha no escritório. O Ciram tem várias estações automáticas na região, que são monitoradas na central, em Florianópolis. As estações meteorológicas estão distribuídas em Anchieta, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e Novo Horizonte.
Através dos dados colhidos nas estações meteorológicos é que os meteorologistas fazem as previsões do tempo cada vez mais precisas. Conforme STRAPAZZON, elas estão espalhadas em toda Santa Catarina. A de Anchieta está instalada no acesso ao asfalto para Romelândia. O extensionista faz questão de frisar a importância cada vez maior da previsão do tempo. O produtor depende muito dela para decidir se o plantio de determinadas culturas está na hora ou deve esperar um pouco mais.
Operação Hórus apreende mercadorias de contrabando. Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Fronteira em ação da Operação Hórus ontem, em Flor da Serra do Sul, abordaram uma Montana carregada com 20 caixas de vinho de origem Argentina totalizando 110 garrafas. O veículo e as bebidas foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste. O condutor foi identificado e liberado, podendo posteriormente ser acionado pelo Ministério Público e responder pelo crime de contrabandodescaminho. As mercadorias foram avaliadas em aproximadamente 49 mil e 100 reais.
Polícia Militar apreende cerca de 80 mil reais em eletrônicos. Em operação conjunta ontem, policiais de Marmeleiro e Realeza avistaram na PR-280 entre Marmeleiro e Renascença um FiatUno branco placa de EstaçãoRS. De acordo com a PM, após abordagem foi constatado que o veículo transportava aproximadamente 80 mil reais em celulares, relógios e eletrônicos. A carga e o carro avaliados em aproximadamente 95 mil reais foram apreendidos e encaminhados para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Acidente com caminhão na SC-482 deixa motorista ferido. Por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de acidente de trânsito, trecho que liga o município de Quilombo ao de Santiago do Sul. Segundo os bombeiros, foi constatado a saída de pista de um caminhão Ford Cargo de RenascençaPR. O condutor, de 24 anos, estava fora do veículo quando a guarnição chegou. Ele foi levado ao Hospital São Bernardo, de Quilombo. A Polícia Militar registrou a ocorrência.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.