-COMÉRCIO CRESCE UM VÍRGULA OITO POR CENTO EM ABRIL E RETOMA NÍVEL PRÉ-PANDEMIA
-ESTIAGEM SE AGRAVA E 80 CIDADES DECRETAM EM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA EM SC
-CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO SERÁ NESTA SEMANA
-PREFEITO ANUNCIA MEDIDAS PARA MUDAR REALIDADE DE VILA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
-HOSPITAL CRIA PROJETO PARA INSTALAR CENTRO DO IDOSO
-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE RETOMA O PAGAMENTO DO BÔNUS AGRÍCOLA
-PONTE NA SC 283 É INTERDITADA
-POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE MADEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde.A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 15graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo seis reais e 15centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Espanha reabriu nesta segunda-feira as fronteiras a turistas de praticamente todos os países do mundo que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A exigência é que a vacina seja aprovada pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde e que a última dose tenha sido tomada com no mínimo 14 dias de antecedência. A medida, no entanto, não contempla os viajantes do Brasil, que é considerado de "especial risco epidemiológico", assim como a África do Sul.
O presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, sofreu derrotas nas eleições de domingo que enfraqueceram sua maioria na Câmara dos Deputados, segundo a contagem rápida oficial feita pelas autoridades eleitorais do país. O partido governista MORENA terá entre 190 e 203 assentos no parlamento, segundo a projeção do Instituto Nacional Eleitoral e perdeu a maioria absoluta que detinha sozinho. No entanto, o Morena pode integrar a maioria se mantiver a aliança acordada anteriormente com mais três partidos. Com isso, pode garantir entre 265 e 298 assentos.
PEDRO CASTILLO continua a ampliar a sua vantagem sobre KEIKO FUJIMORI na apuração da eleição presidencial no Peru. Na manhã desta terça-feira, com 95 por cento das urnas apuradas, ele abriu uma diferença de 98 mil votos, em um pleito atestado por observadores internacionais. A filha do ex-ditador ALBERTO FUJIMORI convocou jornalistas no fim da noite de segunda-feira para falar, sem apresentar provas, sobre a existência de fraudes. O partido de CASTILLO, o Perú Libre, rechaçou as acusações. CASTILLO tem 50 vírgula 28 por cento dos votos válidos, contra 49 vírgula 71 por cento de KEIKO.
A pandemia do coronavírus tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela a pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos três anos e meio caiu de 22 milhões e 300 mil em 2019 para 12 milhões em 2020. O levantamento mostra que a taxa de empreendedorismo no total da população adulta no país caiu para 31 vírgula seis por cento, contra 38 vírgula sete em 2019, atingindo o menor patamar dos últimos oito anos.
As vendas do comércio varejista no Brasil subiram um vírgula oito por cento em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior alta para o mês desde 2000. O resultado, que reverte a perda registrada no mês de março, recoloca o setor zero vírgula nove por cento acima do patamar que antecedeu a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O segmento agora acumula crescimento de quatro vírgula sete por cento no ano e de três vírgula seis por cento nos últimos 12 meses. A maior alta foi no segmento de móveis e eletrodomésticos que teve crescimento de 24 vírgula oito por cento.
O Ministério da Saúde começa a distribuir um novo lote de dois milhões e 300 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 a Estados e municípios. Ainda na segunda-feira, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e o Distrito Federal receberam suas parcelas na divisão. Nesta terça-feira à tarde, o Rio Grande do Sul receberá uma remessa com 146 mil 250 doses do imunizante da farmacêutica. Já os demais Estados devem receber suas remessas até quarta-feira. As vacinas são destinadas para a imunização dos públicos prioritários que estão recebendo as aplicações segundo o plano de operacionalização: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico.
O auxílio emergencial de Santa Catarina deve ser aprovado nesta semana. Essa é a projeção do governador CARLOS MOISES. A articulação é para que a tramitação nas comissões e a votação em plenário ocorram entre esta terça e quarta-feira.O projeto está na pauta da Comissão Constituição e Justiça. Depois de aceita a tramitação, a proposta deve seguir para a Comissão de Finanças e Tributação, onde a aprovação está prevista para esta quarta.Pela previsão do governo, a votação em plenário deve ocorrer já na tarde de quarta-feira, quando há sessão marcada. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado MAURO DE NADAL disse que pretende dar celeridade máxima à pauta.
A situação da estiagem se agravou em Santa Catarina e 80 municípios decretaram situação de emergência até o momento. A informação é da Defesa Civil estadual. Ao menos 60 dessas cidades ficam na região Oeste. Conforme a Defesa Civil, três por cento das cidades catarinenses estão com abastecimento de água em estado crítico, oito por cento em alerta e 26 por cento em estado de atenção. No Extremo-Oeste, por exemplo, onde a média de chuva para o mês de maio é de 140 a 180 milímetros, choveu 120. Em alguns locais também ficou sem chover por até 25 dias seguidos. A Defesa Civil informou que tem apoiado os municípios que decretaram situação de emergência com repasse de reservatórios e também fornecimento de água.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, secretários de Estado, deputados e senadores da bancada federal catarinense estiveram reunidos nesta segunda-feira.Entre os assuntos da pauta esteve a estiagem que provoca prejuízos em grande parte do Estado. São 80 cidades em situação de emergência. Durante o encontro, o senador ESPERIDIÃO AMIN sugeriu uma união de esforços com as bancadas dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, também afetados pela falta de chuva.Em Santa Catarina, no dia 26 de maio o governo apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para o repasse de 100 milhões aos municípios mais atingidos. Mas o próprio Estado entende que o valor não será suficiente.
-CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO SERÁ NESTA SEMANA
-PREFEITO ANUNCIA MEDIDAS PARA MUDAR REALIDADE DE VILA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
-HOSPITAL CRIA PROJETO PARA INSTALAR CENTRO DO IDOSO
-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE RETOMA O PAGAMENTO DO BÔNUS AGRÍCOLA
Ações alusivas ao dia mundial do meio ambiente mobilizam entidades de Iporã do oeste. Conforme DEISE SCHNEIDERS, embaixadora do Instituto Lixo Zero em Iporã do Oeste, a data de conscientização existe desde o ano de 1972 e foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A importância da data dia 5 de junho ser universal, é pelo fato de que a natureza é de todos, dessa forma, cabe a nós a responsabilidade de cuidar dela.DEISE observa que o impacto ambiental também reflete no social e econômico.Segundo ela, o tema deste ano alusivo a campanha é “Restauração do Ecossistema”. / Para isso, é fundamental o plantio de árvores para tornar as cidades mais verdes, restauração de jardins, mudanças na alimentação e preservação das abelhas.
Neste ano, existem atividades ainda sendo elaboradas. Até então já foram realizados vários eventos como: Mutirões de limpeza, palestras informativas, Workshops didáticos, coletas de lixos eletrônicos,caminhos do mel por meio de um grupo de pessoas que se organizam para realizar atividades em prol da conservação e preservação das abelhas sem ferrão, onde o propósito desse projeto é unir pessoas com amor pela natureza. Já foram desenvolvidos cursos, e espaço de guardiões de abelhas sem ferrão nas escolas com a instalação de uma caixinha. / A embaixadora do Instituto Lixo Zero aqui em Iporã do Oeste lembra ainda que a ONG ASANIO também faz um trabalho importante com os animais, a Pastoral da criança que faz coleta de tampinhas para reciclagem, a APAE que faz artesanato reaproveitando materiais, e as escolas que sempre se preocupam em trazer a educação ambiental em seus conteúdos.
Associação dos Amigos do Rio Uruguai desenvolve campanhas para preservação do meio ambiente.Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado, a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e afluentes de Mondaí (AARUM), desenvolve vários projetos relativos ao tema. De acordo com o presidente da entidade, NORVALINO ENGEL, em conjunto com o Grupo de Escoteiros Yucumã, de Mondaí, são recolhidos cerca de oito mil litros de óleo de cozinha por ano e entregues para uma empresa de Guaraciaba, que transforma o produto em biodiesel. Segundo ENGEL, além da questão ecológica,a ação gera economia por meio do reaproveitamento do óleo de cozinha.
Outra iniciativa da AARUM, é a produção de mudas de árvores nativas. O viveiro produz cerca de 80 variedades, que são distribuídas em toda região do Extremo Oeste. Ainda na última semana, foi firmada parceria com a Associação Empresarial de Mondaí, para retomar a campanha da sacola retornável. Segundo ENGEL, é elevada a produção de plástico e utilização de sacolas descartáveis e neste sentido, a campanha tem por objetivo incentivar o usode sacolasretornáveis. A campanha incentiva ainda, a separação correta do lixo. A AARUM, tem sua sede em Mondaí onde no momento as obras de construção de um escritório estão em fase de conclusão.
O município de Tunápolis através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está desenvolvendo o Programa de Crédito para Construções Rurais. Conforme a secretária de agricultura DIRCELEI ARENHARDT, o programa é disponibilizado como forma de incentivo para construção ou ampliação. O município subsidia aos produtores rurais quatro reais por metro quadrado de construção executada, até o limite de seis mil reais por propriedade anualmente. Para obter o incentivo o produtor deverá apresentar comprovantes das despesas no nome do beneficiado, como: Anotação de Responsabilidade Técnica – ART da terraplanagem e da construção e notas de compras de materiais. Para ter acesso ao benefício, a secretária observa que o produtor não poderá usar máquinas do poder público nem do Programa Mais Serviços para realizar a terraplanagem. O valor será depositado após a conclusão da construção das edificações e será verificada por uma comissão designada para este fim.
Regional da Educação amplia ações de reformas de escola nos cinco municípios de atuação. Cinco escolas foram contempladas com reformas na Regional de Educação de Itapiranga. As melhorias ocorrem nos educandários Humbeto Machado e Porto Novo, ambas de Itapiranga, Padre Palduino Rambo de Tunápolis e São Lourenço, Iporã do Oeste. O investimento foi de aproximadamente 150 mil reais. Segundo o coordenador regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, uma empresa foi contratada para realizar manutenções. Ele avalia que desta forma os problemas serão solucionados de forma mais rápida. As demandas mais comuns são de infiltrações, pinturas e pequenas manutenções. O coordenador lembra que durante o período da SDR Itapiranga recebeu grandes investimentos nas escolas Porto Novo e São Vicente, com um total de oito milhões de reais.
Nesta semana deve ser definida a reforma do Ginásio de Esportes da escola Santo Antônio, no interior de Itapiranga com um total de 120 mil reais. VILSON VON BORSTEL cita ainda investimento significativo que vai ocorrer na escola Pe. Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste. Por ser uma intervenção mais ampla a equipe ainda trabalha no orçamento para realizar as obras. O coordenador avalia que o Governo do Estado possui orçamento suficiente para investimentos necessários, porém é necessário apresentar projeto de melhorias. A empresa habilitada para realizar manutenções vai possibilitar ações logo que os problemas forem constatados. VILSON VON BORSTEL também chama atenção aos investimentos significativos em móveis e equipamentos com foco na modernização com novas tecnologias. Kit para alunos e laboratórios para escolas, proporcionam condições adequadas para o trabalho dos professores e aprendizado dos alunos.
Coordenador Regional da Educação projeta retorno de aulas em tempo integral. VILSON VON BORSTEL comemora a vacinação dos profissionais da educação e acredita que será possível ampliar os projetos escolares. Destaca que vários educandários solicitaram o retorno das aulas presenciais no ensino médio integral. A Secretaria de Estado da Educação não aceitou o pedido alegando falta de vacinação dos professores.
O município de Santa Helena substitui cerca de 150 lixeiras na cidade. Conforme o diretor de Urbanismo, VALDIR CASANOVA, trata-se de uma ação em prol do embelezamento da cidade e do destino correto do lixo. CASANOVA explica que todas as lixeiras foram devidamente identificadas, com destaque para o dia da recolhe do lixo. Nas segundas e sextas-feiras é recolhido o lixo orgânico, quartas-feiras o lixo reciclável e na última sexta do mês, o vidro. O pedido segundo ele é para que a população deposite o lixo nas lixeiras somente no dia do carregamento. A colocação e identificação das lixeiras faz parte de uma série de ações no combate à Dengue em Santa Helena. CASANOVA reforça que o destino correto do lixo é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O município de Iporã do Oeste, por meio do Departamento de Urbanismo, em parceria com a empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó, irá realizar a campanha de coleta e destino adequado do lixo eletrônico. O secretário de Planejamento e Gestão, Wilson Mallmann, explica que a coleta será realizada nos dias 10 e 11 de junho. Conforme o secretário, a campanha envolve a recolha de lixo eletrônico, como também de materiais de informática, eletrodomésticos, elétricos, pilhas e baterias, cartuchos de toner, lâmpadas, vidro e garrafas. A recolha de lâmpadas terá um custo de um real por unidade. / Os materiais devem ser entregues no Ginásio Poliesportivo, próximo ao colégio CIEF. No dia 10 de junho a recolha será das 8h às 19h e dia 11 de junho das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Prefeito anuncia medidas para mudar realidade de Vila no interior do município. As ações da prefeitura de São João do Oeste serão mais constante e de forma definitiva. O prefeito GENÉSIO ANTON informa que uma equipe visitou na semana passada, uma Vila na comunidade de Beato Roque, divisa com Tunápolis. Estiveram presentes o prefeito, secretários municipais e coordenadores da assistência social. Já foram feitos trabalhos para melhorar o acesso a comunidade e também em pátios de residências. ANTON cita ainda serviços da secretaria de Transportes e Obras em terraplenagem para construção de uma pequena igreja na Vila. O local também vai servir para os serviços do setor de assistência social com reuniões e ações em prol aos moradores da comunidade carente.
O prefeito diz que é preciso ter atitudes para melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem neste local e também cobra boa vontade dos moradores. GENÉSIO ANTON considera que ações conjuntas são mais eficientes. O prefeito de São João do Oeste anuncia ainda a criação de uma cooperativa de reciclagem de lixo como fonte de renda para os moradores de baixa renda que residem na Vila, em Beato Roque, na divisa com Tunápolis. O município dará apoio ao projeto e ainda vai trabalhar na legalidade da cooperativa. Segundo GENÉSIO ANTON, o município paga um alto valor para recolha de lixo reciclável e orgânico. Cita que tem pessoas interessadas em fazer este trabalho no município e agregar valor transformando em renda extra. A prefeitura também ampliou o transporte escolar, para facilitar o acesso dos alunos. A Defesa Civil de São João do Oeste também vai ampliar sua atuação na Vila em Beato Roque.
Hospital cria projeto para instalar Centro do Idoso. Conforme o administrador do Instituto Beneficente Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, RENATO CELANTE, recentemente foi divulgado um vídeo demonstrativo de um projeto novo, que contemplará também Centro de Saúde e Repouso do Idoso no local. O projeto foi desenvolvido em parceria com Associação Empresarial e PRODELI, e tem perspectiva de ser implantado no município. CELANTE enfatiza que a ideia existe há mais de um ano e chegou-se à conclusão de que é viável instalar uma Casa Lar para o idoso ser atendido, em uma quadra de propriedade do hospital, ao lado da atual estrutura da associação hospitalar. O objetivo é atender idosos que estão acamados e precisam de ajuda profissional.
RENATO CELANTE destaca que haverá ambientes individuais e coletivos, a exemplo de sala de jogos, refeições e cozinha, tudo que for necessário para atender o Centro de Idosos. Caso necessite de atendimento médico, o idoso será encaminhado ao posto de saúde ou ao hospital, que ficarão ao lado. Há inclusive possibilidade de conveniar médico para fazer as consultas no local. O administrador do hospital observa ainda que algumas conversações com agentes públicos já estão em andamento para obter os recursos para edificação da obra.
Administração de Iporã do Oeste retoma o pagamento do Bônus Agrícola. Mesmo não previsto no orçamento de 2021, a administração municipal de Iporã do Oeste vai retomar já neste ano, o pagamento do Bônus Agrícola. A informação é do Prefeito Adélio Marx, e segundo ele, a decisão foi tomada, após aprovação do Conselho Municipal da Agricultura, aproveitando recursos do superávit financeiro de 2020. Conforme o prefeito Adélio Marx, o Bônus Agrícola foi implantado na gestão 2001 à 2004 sendo pago desde então, com exceção dos últimos quatro anos da gestão passada. O decreto aponta os mesmos moldes e valores do último pagamento que foi em 2016, e para ter direito o agricultor deverá apresentar notas fiscais eletrônicas e o cupom fiscal emitido por estabelecimentos do município. Serão aceitas, despesas com aquisição de insumos da produção agrícola e pecuária, como sementes, fertilizantes, rações, concentrados e suplementos minerais. Segundo o prefeito, a previsão é um investimento total em torno de 500 mil reais para o bônus deste ano. O prefeito chama atenção para importância da organização dos agricultores com a entrega das notas.
Conforme o prefeito Adélio Marx, o Bônus Agrícola 2021, é baseado no movimento de 2019 e começa a ser pago em 10 agosto para o primeiro grupo e para o último em 29 de outubro. O Decreto aponta que o prazo de apresentação de notas fiscais e despesas, bem como o pagamento para os agricultores, siga a seguinte tabela: O ultimo digito do CPF do produtor 1 e zero tem data limite para apresentação das notas fiscais de despesas o dia 21 de julho, com pagamento dia 10 de agosto. Os de CPF final 3, 5 e 9 tem prazo de entrega das notas e despesas até 01 de agosto com recebimento dos valores em 29 de agosto. Os produtores com o último digito do CPF dos números 4, 6 e 8 devem fazer a entrega da documentação até 01 de setembro, com recebimento do bônus em 29 de setembro. E ainda os produtores com CPF final 2 e 7 , tem prazo limite para entrega de notas fiscais e despesas até 01 de outubro e o pagamento será no dia 29 de outubro. Conforme o prefeito, para o próximo ano, o Bônus deverá sofrer mudanças que serão discutidas juntamente com o Conselho da Agricultura.
Outros programas já existentes continuam fortalecendo a agricultura. O Prefeito Adélio Marx, destaca os programas de Horas Máquinas, Incentivo para Construção por metro quadrado, Construção de Cisternas, Esterqueiras e do Sêmen, que estão tendo boa adesão de parte dos agricultores. O prefeito Adélio Marx explica que a Agricultura não parou e são perceptíveis os investimentos dos agricultores aproveitando os benefícios que esses programas oferecem. O programa Hora maquina é terceirizado e ao apresentar as notas de prestação de serviços o agricultor recebe um subsidio de até 500,00 reais. Na questão das construções, o subsidio é por metro quadrado dependendo do tamanho da área construída. No caso do Semêm, Márx disse que além do programa atual do governo municipal, que considera muito bom, tem a possibilidade do produtor optar pela compra de outro sêmen de melhor qualidade, obtendo também subsidio em parte deste valor. Todos os programas vem funcionando muito bem, afirmou o prefeito.
Parceria entre setores ganha aprovação do poder público. Os trabalhos da Secretaria de Agricultura e DTO, são avaliados como muito bons. Adélio Marx, disse que o Secretário de Agricultura RAFAEL REINHER e o diretor de Obras ITACIR BORDIGNON trabalham em boa sincronia, e com motoristas e operadores de maquinas eficientes garantindo bom trabalho externo bem como na organização do Parque de Máquinas. Entre os serviços, Marx destacou as melhorias de acessos que foram priorizados, além do abastecimento de água com transporte em caminhões. Sobre as estradas do interior, o prefeito disse que já foi feita uma recuperação com patrolamento em todo o município, inclusive trechos com colocação de cascalho, serviço que enfrentou maior dificuldade em virtude da estiagem que deixou o solo bastante seco, situação que não colabora para esse trabalho.
-PONTE NA SC 283 É INTERDITADA
-POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE MADEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
Ponte na SC 283 é interditada no interior de Itapiranga. Departamento de Engenheiro da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar já havia realizado uma vistoria há poucos dias. Na oportunidade foram constatados riscos para os usuários, no entanto o trânsito foi mantido normalmente. Devido a denúncia nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros fez nova vistoria e decidiu pela interdição da Ponte. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, a ponte, em linha Chapéu, interior de Itapiranga, na SC 283, a Estrada Beira Rio, acesso não pavimentado entre Itapiranga e Mondaí, não oferece segurança para o trânsito de veículos. Foi realizada uma avaliação das condições de segurança do local, sendo constatado que a ponta apresenta diversas avarias, estando em um processo dedeterioração acelerado.
Liberação do trânsito depende de liberação por parte do Deinfra. O sargento ANDRÉ RAUBER explica que foi notificada a Secretaria de Estado da Infraestrutura para realizar uma vistoria técnica especializada, que pode liberar a ponte, ou providenciar melhorias necessárias. O sargento diz que no momento a estrutura não apresenta condições seguras para o trânsito de veículos. Desta forma, o Corpo de Bombeiros realizou a interdição preliminar da ponte. RAUBER salienta que os riscos aumentam constantemente e foi necessário proceder pela interdição preventiva. De acordo com ANDRÉ RAUBER, é necessário uma ação rápida por parte do Deinfra para evitar maiores transtornos aos usuários. O sargento destaca que já teve prancha da ponte que caiu, mostrando que a estrutura está bastante deteriorada e oferece risco real para quem transitar sobre. O desvio sugerido é por linha Poná com aproximadamente sete quilômetros de distância.
Polícia Militar Ambiental apreende madeira ameaçada de extinção. A Polícia Militar Ambiental, por meio de sua unidade em São Miguel do Oeste, realizou na tarde do sábado, no município de Campo Erê, a apreensão de madeira nativa que estava depositada irregularmente no pátio de uma madeireira. A guarnição da Polícia Militar de Campo Erê, em atendimento a denúncia de depósito irregular de madeira nativa em uma madeireira do município, constatou que havia um caminhão carregado de madeira nativa sem possuir qualquer documentação. Foi acionada a Polícia Militar Ambiental para dar continuidade na ocorrência.
Após vistoria no local, a Polícia Militar Ambiental flagrou o depósito irregular de 132 toras de madeira nativa, conhecida popularmente como Araucária ou Pinheiro Brasileiro. Parte das toras estavam carregadas em três caminhões, e outras já haviam sido descarregadas e encontravam-se no pátio da empresa. Segundo apurado, o produto florestal é proveniente de Palma Sola, e após ser beneficiado seria comercializado na região.A Araucária encontra-se classificada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção. Diante do fato constatado, foi apreendido o produto e lavrado o respectivo Auto de Infração Ambiental, sendo que o responsável responderá a processo administrativo ambiental e processo criminal.