-COMÉRCIO CRESCE UM VÍRGULA OITO POR CENTO EM ABRIL E RETOMA NÍVEL PRÉ-PANDEMIA
-ESTIAGEM SE AGRAVA E 80 CIDADES DECRETAM EM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA EM SC
-PONTE INTERDITADA EM ITAPIRANGA NÃO TEM PRAZO PARA SER LIBERADA
-SINDICATO APLIA SERVIÇOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
-SÃO JOÃO FO OESTE REALIZA MELHORIAS EM VILA NO INTERIOR
-TUNÁPOLIS MANTÉM ALERTA MÁXIMO NO COMBATE À DENGUE
-POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MADEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
-AGENTE PENITENCIÁRIO DE DESCANSO É MORTO NO RS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Espanha reabriu nesta segunda-feira as fronteiras a turistas de praticamente todos os países do mundo que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A exigência é que a vacina seja aprovada pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde e que a última dose tenha sido tomada com no mínimo 14 dias de antecedência. A medida, no entanto, não contempla os viajantes do Brasil, que é considerado de "especial risco epidemiológico", assim como a África do Sul.
O presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, sofreu derrotas nas eleições de domingo que enfraqueceram sua maioria na Câmara dos Deputados, segundo a contagem rápida oficial feita pelas autoridades eleitorais do país. O partido governista MORENA terá entre 190 e 203 assentos no parlamento, segundo a projeção do Instituto Nacional Eleitoral e perdeu a maioria absoluta que detinha sozinho. No entanto, o Morena pode integrar a maioria se mantiver a aliança acordada anteriormente com mais três partidos. Com isso, pode garantir entre 265 e 298 assentos.
PEDRO CASTILLO continua a ampliar a sua vantagem sobre KEIKO FUJIMORI na apuração da eleição presidencial no Peru. Na manhã desta terça-feira, com 95 por cento das urnas apuradas, ele abriu uma diferença de 98 mil votos, em um pleito atestado por observadores internacionais. A filha do ex-ditador ALBERTO FUJIMORI convocou jornalistas no fim da noite de segunda-feira para falar, sem apresentar provas, sobre a existência de fraudes. O partido de CASTILLO, o Perú Libre, rechaçou as acusações. CASTILLO tem 50 vírgula 28 por cento dos votos válidos, contra 49 vírgula 71 por cento de KEIKO.
A pandemia do coronavírus tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela a pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos três anos e meio caiu de 22 milhões e 300 mil em 2019 para 12 milhões em 2020. O levantamento mostra que a taxa de empreendedorismo no total da população adulta no país caiu para 31 vírgula seis por cento, contra 38 vírgula sete em 2019, atingindo o menor patamar dos últimos oito anos.
As vendas do comércio varejista no Brasil subiram um vírgula oito por cento em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior alta para o mês desde 2000. O resultado, que reverte a perda registrada no mês de março, recoloca o setor zero vírgula nove por cento acima do patamar que antecedeu a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O segmento agora acumula crescimento de quatro vírgula sete por cento no ano e de três vírgula seis por cento nos últimos 12 meses. A maior alta foi no segmento de móveis e eletrodomésticos que teve crescimento de 24 vírgula oito por cento.
O Ministério da Saúde começa a distribuir um novo lote de dois milhões e 300 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 a Estados e municípios. Ainda na segunda-feira, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e o Distrito Federal receberam suas parcelas na divisão. Nesta terça-feira à tarde, o Rio Grande do Sul receberá uma remessa com 146 mil 250 doses do imunizante da farmacêutica. Já os demais Estados devem receber suas remessas até quarta-feira. As vacinas são destinadas para a imunização dos públicos prioritários que estão recebendo as aplicações segundo o plano de operacionalização: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico.
O auxílio emergencial de Santa Catarina deve ser aprovado nesta semana. Essa é a projeção do governador CARLOS MOISES. A articulação é para que a tramitação nas comissões e a votação em plenário ocorram entre esta terça e quarta-feira. O projeto está na pauta da Comissão Constituição e Justiça. Depois de aceita a tramitação, a proposta deve seguir para a Comissão de Finanças e Tributação, onde a aprovação está prevista para esta quarta. Pela previsão do governo, a votação em plenário deve ocorrer já na tarde de quarta-feira, quando há sessão marcada. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado MAURO DE NADAL disse que pretende dar celeridade máxima à pauta.
A situação da estiagem se agravou em Santa Catarina e 80 municípios decretaram situação de emergência até o momento. A informação é da Defesa Civil estadual. Ao menos 60 dessas cidades ficam na região Oeste. Conforme a Defesa Civil, três por cento das cidades catarinenses estão com abastecimento de água em estado crítico, oito por cento em alerta e 26 por cento em estado de atenção. No Extremo-Oeste, por exemplo, onde a média de chuva para o mês de maio é de 140 a 180 milímetros, choveu 120. Em alguns locais também ficou sem chover por até 25 dias seguidos. A Defesa Civil informou que tem apoiado os municípios que decretaram situação de emergência com repasse de reservatórios e também fornecimento de água.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, secretários de Estado, deputados e senadores da bancada federal catarinense estiveram reunidos nesta segunda-feira. Entre os assuntos da pauta esteve a estiagem que provoca prejuízos em grande parte do Estado. São 80 cidades em situação de emergência. Durante o encontro, o senador ESPERIDIÃO AMIN sugeriu uma união de esforços com as bancadas dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, também afetados pela falta de chuva. Em Santa Catarina, no dia 26 de maio o governo apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para o repasse de 100 milhões aos municípios mais atingidos. Mas o próprio Estado entende que o valor não será suficiente.
Sindicato amplia atuação na prestação de serviço da Previdência Social. O serviço é disponibilizado de forma online pelo INSS, porém muitos agricultores ainda enfrentam dificuldades. O sistema operacional é considerado complexo e exige internet de boa qualidade. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste diz que aumentou bastante a demanda por esta prestação de serviço. SIMONE LERNER informa que o Sindicato presta auxílio aos associados nos encaminhamentos para aposentadoria, licença de saúde, acidente de trabalho e licença maternidade. Os resultados são positivos nos encaminhamentos realizados com benefícios concedidos aos agricultores. De acordo com a presidente a documentação necessita de preenchimento correto para evitar indeferimentos e mais transtornos aos agricultores.
Benefícios do INSS são solicitados com frequências. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais considera que o sistema atual favorece o encaminhamento. Trabalho online exige cuidados no preenchimento das informações. SIMONE LERNER considera que o procedimento é burocrático e que exige acompanhamento diário das ações em diferentes benefícios encaminhados a previdência social. Aposentadoria e acidentes de trabalho estão entre as maiores demandas. A presidente destaca ainda que no sistema atual não é mais necessário o deslocamento das pessoas até a agencia do INSS em São Miguel do Oeste. Os procedimentos ocorrem no próprio sindicato.
Presidente do Sindicato demonstra preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos agricultores com o alto custo dos insumos para a produção nas propriedades. SIMONE LERNER afirma que as políticas públicas são insuficientes para atender as demandas dos pequenos agricultores. Ela defende medidas específicas para a agricultura familiar com ações efetivas que possam contribuir para os pequenos produtores rurais terem condições de honrar seus compromissos. SIMONE LERNER afirma que as perdas são significativas por ações climática se ataque de pragas e neste momento de preparado da próxima safra existe uma clara dificuldade na compra de sementes e adubos devido ao alto custo.
Assemit prepara Assembleia Geral. Na manhã de hoje foi realizada a reunião presencial da Diretoria da Associação Empresarial de Itapiranga. O presidente LUCIR GUARESCHI destaca assuntos abordados como a visita realizada na entidade pelo Presidente da Facisc, SÉRGIO ALVES, o andamento das atividades do projeto Voz única com o movimento Pró - Ponte e revitalização da BR 163. Também esteve na pauta da reunião desta terça-feira, a Assembleia mensal marcada para o dia 14 de junho, com apresentação do demonstrativo 2020 e sensibilização com JOÃO BATISTA SCHNEIDERS, com o tema: "Capacitar talentos, fortalecer parcerias, com foco em resultados.
Tunápolis mantém alerta máximo no combate a dengue. De acordo com a Agente de Endemias de nosso município ELAINE MELZ, os casos de dengue vem aumentando gradativamente e a responsabilidade de eliminar locais de criação de mosquitos é de todos. Ela recomenda aos munícipes para ficarem atentos nos terreno e locais que possam armazenar água e seguidamente o mosquito se procriar. Alerta ainda que vasos de flor devem ter areia, calhas precisam estar posicionadas para que a água da chuva não fique parada e deve ser realizada a limpeza depois de ventos e chuvas. São vários casos confirmados no município sendo necessário intensificar as ações para extinguir pontos de criação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. ELAINE MELZ ressalta que a conscientização deve ser de todos, não apenas onde foram encontrados focos ou confirmados casos.
Associação dos Amigos do Rio Uruguai desenvolve campanhas para preservação do meio ambiente. Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado, a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e afluentes de Mondaí (AARUM), desenvolve vários projetos relativos ao tema. De acordo com o presidente da entidade, NORVALINO ENGEL, em conjunto com o Grupo de Escoteiros Yucumã, de Mondaí, são recolhidos cerca de oito mil litros de óleo de cozinha por ano e entregues para uma empresa de Guaraciaba, que transforma o produto em biodiesel. Segundo ENGEL, além da questão ecológica, a ação gera economia por meio do reaproveitamento do óleo de cozinha.
Outra iniciativa da AARUM é a produção de mudas de árvores nativas. O viveiro produz cerca de 80 variedades, que são distribuídas em toda região do Extremo Oeste. Ainda na última semana, foi firmada parceria com a Associação Empresarial de Mondaí, para retomar a campanha da sacola retornável. Segundo ENGEL, é elevada a produção de plástico e utilização de sacolas descartáveis e neste sentido, a campanha tem por objetivo incentivar o uso de sacolas retornáveis. A campanha incentiva ainda, a separação correta do lixo. A AARUM, tem sua sede em Mondaí onde no momento as obras de construção de um escritório estão em fase de conclusão.
Hospital cria projeto para instalar Centro do Idoso. Conforme o administrador do Instituto Beneficente Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, RENATO CELANTE, recentemente foi divulgado um vídeo demonstrativo de um projeto novo, que contemplará também Centro de Saúde e Repouso do Idoso no local. O projeto foi desenvolvido em parceria com Associação Empresarial e PRODELI, e tem perspectiva de ser implantado no município. CELANTE enfatiza que a ideia existe há mais de um ano e chegou-se à conclusão de que é viável instalar uma Casa Lar para o idoso ser atendido, em uma quadra de propriedade do hospital, ao lado da atual estrutura da associação hospitalar. O objetivo é atender idosos que estão acamados e precisam de ajuda profissional.
RENATO CELANTE destaca que haverá ambientes individuais e coletivos, a exemplo de sala de jogos, refeições e cozinha, tudo que for necessário para atender o Centro de Idosos. Caso necessite de atendimento médico, o idoso será encaminhado ao posto de saúde ou ao hospital, que ficarão ao lado. Há inclusive possibilidade de conveniar médico para fazer as consultas no local. O administrador do hospital observa ainda que algumas conversações com agentes públicos já estão em andamento para obter os recursos para edificação da obra.
Ponte na SC 283 é interditada no interior de Itapiranga. Departamento de Engenheiro da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar já havia realizado uma vistoria há poucos dias. Na oportunidade foram constatados discos para os usuários, no entanto o trânsito foi mantido normalmente. Devido a denúncia nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros fez nova vistoria e decidiu pela interdição da Ponte. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, a ponte, em linha Chapéu, interior de Itapiranga, na SC 283, a Estrada Beira Rio, acesso não pavimentado entre Itapiranga e Mondaí, não oferece segurança para o trânsito de veículos. Foi realizada uma avaliação das condições de segurança do local, sendo constatado que a ponta apresenta diversas avarias, estando em um processo dedeterioração acelerado.
Liberação do trânsito depende de liberação por parte do Deinfra. O sargento ANDRÉ RAUBER explica que foi notificada a Secretaria de Estado da Infraestrutura para realizar uma vistoria técnica especializada, que pode liberar a ponte, ou providenciar melhorias necessárias. O sargento diz que no momento a estrutura não apresenta condições seguras para o trânsito de veículos. Desta forma, o Corpo de Bombeiros realizou a interdição preliminar da ponte. RAUBER salienta que os riscos aumentam constantemente e foi necessário proceder pela interdição preventiva. De acordo com ANDRÉ RAUBER, é necessário uma ação rápida por parte do Deinfra para evitar maiores transtornos aos usuários. O sargento destaca que já teve prancha da ponte que caiu, mostrando que a estrutura está bastante deteriorada e oferece risco real para quem transitar sobre. O desvio sugerido é por linha Poná com aproximadamente sete quilômetros de distância.
Prefeito anuncia medidas para mudar realidade de Vila no interior do município. As ações da prefeitura de São João do Oeste serão mais constante e de forma definitiva. O prefeito GENÉSIO ANTON informa que uma equipe visitou na semana passada, uma Vila na comunidade de Beato Roque, divisa com Tunápolis. Estiveram presentes o prefeito, secretários municipais e coordenadores da assistência social. Já foram feitos trabalhos para melhorar o acesso a comunidade e também em pátios de residências. ANTON cita ainda serviços da secretaria de Transportes e Obras em terraplenagem para construção de uma pequena igreja na Vila. O local também vai servir para os serviços do setor de assistência social com reuniões e ações em prol aos moradores da comunidade carente.
O prefeito diz que é preciso ter atitudes para melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem neste local e também cobra boa vontade dos moradores. GENÉSIO ANTON considera que ações conjuntas são mais eficientes. O prefeito de São João do Oeste anuncia ainda a criação de uma cooperativa de reciclagem de lixo como fonte de renda para os moradores de baixa renda que residem na Vila, em Beato Roque, na divisa com Tunápolis. O município dará apoio ao projeto e ainda vai trabalhar na legalidade da cooperativa. Segundo GENÉSIO ANTON, o município paga um algo valor para recolha de lixo reciclável e orgânico. Cita que tem pessoas interessadas em fazer este trabalho no município e agregar valor transformando em renda extra. A prefeitura também ampliou o transporte escolar, para facilitar o acesso dos alunos. A Defesa Civil de São João do Oeste também vai ampliar sua atuação na Vila em Beato Roque.
Agente penitenciário natural de Descanso é morto durante resgate de preso escoltado no RS. O servidor da Susepe, CLÓVIS ROMAN de 54 anos natural de Descanso, foi morto na madrugada de ontem dentro da Unidade de Pronto Atendimento, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o agente participava da escolta de um preso, quando comparsas do criminoso invadiram o local atirando. O agente morreu no local e outro colega, de 42 anos, foi baleado e está em estado grave. Dois funcionários da UPA, também ficaram feridos. O homem havia sido preso na região de Osório e transferido para Caxias em março deste ano. Os bandidos fugiram e ainda não foram capturados. O corpo do agente penitenciário CLÓVIS ANTÔNIO ROMAN foi trasladado e será sepultado na Linha Leste interior de Descanso.
Saída de pista seguida de capotamento deixa duas pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi acionado ontem para atender vítimas de acidente de trânsito na SC 305, Linha Guatapará Baixo, interior de Guaraciaba. Ocorreu uma saída de pista, seguida de capotamento, do veículo Ka Sedan, placas de Belo Horizonte, encontrado sobre a pista, com duas vítimas. A condutora estava dentro do veículo. A mulher de 30 anos de idade reside em Chapecó. Ela estava com o cinto de segurança e consciente. A mulher teve suspeita de fratura fechada no braço esquerdo, sendo avaliada no local, imobilizada e conduzida para atendimento médico em Guaraciaba. Já o caroneiro, de 41 anos, também de Chapecó, foi encontrado fora do veículo, consciente, orientado, apenas com escoriações no rosto e sangramento nasal. Ele também foi avaliado e conduzido para atendimento médico em Guaraciaba.
A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou na tarde de sábado, no município de Campo Erê, a apreensão de madeira nativa que estava depositada irregularmente no pátio de uma madeireira. A guarnição da Polícia Militar de Campo Erê, constatou que havia um caminhão carregado de madeira nativa sem possuir qualquer documentação. Após vistoria no local, a Polícia Militar Ambiental flagrou o depósito irregular 132 toras de madeira nativa, conhecida popularmente como Araucária ou Pinheiro Brasileiro. Parte das toras estavam carregadas em três caminhões, e outras já haviam sido descarregadas e encontravam-se no pátio da empresa. Segundo apurado, o produto florestal é proveniente de Palma Sola, e após ser beneficiado seria comercializado na região. A Araucáriaestá na lista de espécies ameaçadas de extinção. Foi apreendido o produto e o responsável responderá a processo administrativo ambiental e processo criminal.