A Espanha reabriu nesta segunda-feira as fronteiras a turistas de praticamente todos os países do mundo que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A exigência é que a vacina seja aprovada pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde e que a última dose tenha sido tomada com no mínimo 14 dias de antecedência. A medida, no entanto, não contempla os viajantes do Brasil, que é considerado de "especial risco epidemiológico", assim como a África do Sul.
O presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, sofreu derrotas nas eleições de domingo que enfraqueceram sua maioria na Câmara dos Deputados, segundo a contagem rápida oficial feita pelas autoridades eleitorais do país. O partido governista MORENA terá entre 190 e 203 assentos no parlamento, segundo a projeção do Instituto Nacional Eleitoral e perdeu a maioria absoluta que detinha sozinho. No entanto, o Morena pode integrar a maioria se mantiver a aliança acordada anteriormente com mais três partidos. Com isso, pode garantir entre 265 e 298 assentos.
PEDRO CASTILLO continua a ampliar a sua vantagem sobre KEIKO FUJIMORI na apuração da eleição presidencial no Peru. Na manhã desta terça-feira, com 95 por cento das urnas apuradas, ele abriu uma diferença de 98 mil votos, em um pleito atestado por observadores internacionais. A filha do ex-ditador ALBERTO FUJIMORI convocou jornalistas no fim da noite de segunda-feira para falar, sem apresentar provas, sobre a existência de fraudes. O partido de CASTILLO, o Perú Libre, rechaçou as acusações. CASTILLO tem 50 vírgula 28 por cento dos votos válidos, contra 49 vírgula 71 por cento de KEIKO.
A pandemia do coronavírus tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela a pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos três anos e meio caiu de 22 milhões e 300 mil em 2019 para 12 milhões em 2020. O levantamento mostra que a taxa de empreendedorismo no total da população adulta no país caiu para 31 vírgula seis por cento, contra 38 vírgula sete em 2019, atingindo o menor patamar dos últimos oito anos.
As vendas do comércio varejista no Brasil subiram um vírgula oito por cento em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior alta para o mês desde 2000. O resultado, que reverte a perda registrada no mês de março, recoloca o setor zero vírgula nove por cento acima do patamar que antecedeu a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O segmento agora acumula crescimento de quatro vírgula sete por cento no ano e de três vírgula seis por cento nos últimos 12 meses. A maior alta foi no segmento de móveis e eletrodomésticos que teve crescimento de 24 vírgula oito por cento.
O Ministério da Saúde começa a distribuir um novo lote de dois milhões e 300 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 a Estados e municípios. Ainda na segunda-feira, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e o Distrito Federal receberam suas parcelas na divisão. Nesta terça-feira à tarde, o Rio Grande do Sul receberá uma remessa com 146 mil 250 doses do imunizante da farmacêutica. Já os demais Estados devem receber suas remessas até quarta-feira. As vacinas são destinadas para a imunização dos públicos prioritários que estão recebendo as aplicações segundo o plano de operacionalização: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico.
O auxílio emergencial de Santa Catarina deve ser aprovado nesta semana. Essa é a projeção do governador CARLOS MOISES. A articulação é para que a tramitação nas comissões e a votação em plenário ocorram entre esta terça e quarta-feira. O projeto está na pauta da Comissão Constituição e Justiça. Depois de aceita a tramitação, a proposta deve seguir para a Comissão de Finanças e Tributação, onde a aprovação está prevista para esta quarta. Pela previsão do governo, a votação em plenário deve ocorrer já na tarde de quarta-feira, quando há sessão marcada. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado MAURO DE NADAL disse que pretende dar celeridade máxima à pauta.
A situação da estiagem se agravou em Santa Catarina e 80 municípios decretaram situação de emergência até o momento. A informação é da Defesa Civil estadual. Ao menos 60 dessas cidades ficam na região Oeste. Conforme a Defesa Civil, três por cento das cidades catarinenses estão com abastecimento de água em estado crítico, oito por cento em alerta e 26 por cento em estado de atenção. No Extremo-Oeste, por exemplo, onde a média de chuva para o mês de maio é de 140 a 180 milímetros, choveu 120. Em alguns locais também ficou sem chover por até 25 dias seguidos. A Defesa Civil informou que tem apoiado os municípios que decretaram situação de emergência com repasse de reservatórios e também fornecimento de água.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, secretários de Estado, deputados e senadores da bancada federal catarinense estiveram reunidos nesta segunda-feira. Entre os assuntos da pauta esteve a estiagem que provoca prejuízos em grande parte do Estado. São 80 cidades em situação de emergência. Durante o encontro, o senador ESPERIDIÃO AMIN sugeriu uma união de esforços com as bancadas dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, também afetados pela falta de chuva. Em Santa Catarina, no dia 26 de maio o governo apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para o repasse de 100 milhões aos municípios mais atingidos. Mas o próprio Estado entende que o valor não será suficiente.
Palma Sola fará eleição suplementar para conselheiro tutelar domingo. Conforme ELIZANDRA ARDENGUE – assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esse processo foi interrompido no início do ano passado por causa da pandemia. Como ficou faltando preencher uma vaga de titular e uma suplente, a conclusão do trabalho se dará domingo. Dois candidatos concorrem a vaga de titular e o mais votado assume já na semana que vem. A eleição será no Núcleo de Ensino fundamental, das 8 às 17 horas, sem parar para o almoço. Todo cidadão que tem seu título em dia poderá votar.
Conselheiro tutelar deve se orientar no estatuto. De acordo com a psicóloga GIANE SCARATI, que é membro do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Palma Sola, os 2 candidatos para a vaga de titular que precisa ser preenchida, passaram por uma capacitação e por uma prova e atingiram a média. mais tarde o titular eleito dará sequência as capacitações e treinamentos. O mandato dos 5 titulares e um suplente vai até o fim de 2024. O sistema de votação domingo será na cédula, que terá o número, a foto e o nome do candidato, para ser assinalado com um X.
Decreto municipal contra o coronavírus encerrou segunda-feira em Campo Erê. As medidas adotadas pela prefeitura para diminuir a contaminação pelo vírus envolviam restrições no comércio e proibição da venda de bebidas alcoólicas. De acordo com a responsável pelo departamento de saúde – ROSALVA BOLIGON, ainda está em processo de avaliação para saber qual a eficiência das medidas. Porém, comemora que já na segunda-feira, menos pessoas procuraram o setor Covid relatando sintomas, o que pode indicar que o decreto funcionou.
Campo Erê tem aproximadamente 140 casos ativos de coronavírus. ROSALVA BOLIGON - secretária de saúde de Campo Erê, explica que a quantidade preocupa muito o departamento, que vai buscar alternativas para baixar. No final de semana o setor registrou 11 novos casos, e a equipe da saúde relatou que muitas vezes as pessoas não entendem a real necessidade do isolamento. Por isso, a secretária volta a pedir que a população siga os decretos, e quando orientados pelos profissionais da saúde, realmente se isole, não somente quem positivou, mas também familiares, que podem ser assintomáticos e estar transmitindo.
Patrolas estragadas atrasam trabalhos nas estradas em Campo Erê. O coordenador do DMER - Departamento Municipal de Estradas e Rodagem do município - GILMAR MARQUES, comenta que o setor está trabalhando somente com duas retroescavadeiras no momento. Embora os caminhões estejam todos em dia, uma patrola está com problema nos pinos de articulação, e na outra foi necessário mandar refazer o motor. Conforme MARQUES, esses problemas nos equipamentos fazem com que os trabalhos em estradas estejam quase parados no momento.
Rolo compressor deve ser entregue nos próximos dias. De acordo com GILMAR MARQUES – responsável pelo DMER de Campo Erê, a máquina que estava com problema já foi arrumada, e a empresa que ganhou a licitação adiantou que logo o equipamento será entregue. Segundo o coordenador, assim que essas máquinas forem consertadas, o trabalho nas estradas retorna. Ele pede paciência aos moradores, pois no início do mandato recebeu o setor com muitos equipamentos com problema, e a burocracia para arrumar acabou atrasando o trabalho.
Conserto de estradas segue ordem de prioridade. No início do mandato foi definido o cronograma de onde era mais necessária a intervenção do departamento, sequência que foi iniciada e deve continuar. O coordenador - GILMAR MARQUES, explica que o trabalho já foi feito nas linhas Pinheirinho, Itatiba, Faxinal e Formosa. Assim que receber as máquinas que estão no conserto, vai para o Pesqueirinho, São Brás, Santa Lúcia e Sentinela. Segundo ele, não deve conseguir reformar os 980 quilômetros de estradas de chão de Campo Erê esse ano, mas onde passar, garante um serviço de qualidade.
Pandemia atrapalha, mas não impede trabalhos do Sintraf de São Lourenço do Oeste. NEURI GARBIN – presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, explica que as medidas de segurança atrasam alguns serviços, mas destaca a importância de continuar. Junto com a cooperativa Coopaf, elaborou Emendas Parlamentares e distribui alimentos para entidades como o Hospital da Fundação, Apae e Assistência Social. O presidente do Sindicato comemora a chegada de uma emenda de 100 mil reais do Deputado Federal PEDRO UCZAI. Fala ainda que tem atendido vários agricultores com problemas no ITR e CCIR.
Fetraf negocia com o Estado para conseguir ajuda em água. Segundo o presidente do Sintraf de São Lourenço - NEURI GARBIN, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar está tentando conseguir ajuda para os pequenos produtores. O grupo busca projetos que auxiliem na construção de reservatórios de água, e proteção de nascentes, prevenindo que a situação piore no futuro. O presidente comenta que orientou os produtores familiares ainda no início da seca, que financiassem a plantação com o Proagro, usando o seguro para prevenir perdas.
Para prefeita decreto teve resultados positivos contra Covid. ROZANE MOREIRA comenta que as regras baixadas para o feriadão em Campo Erê, limitou e proibiu atividades de aglomeração como jantares e até eventos religiosos. As medidas foram tomadas porque nos últimos dias cresceu muito o número de infectados. Sábado e domingo foram 11 positivados e ontem 8. Ela considera os números ainda muito altos, mas mesmo assim, caiu bastante. ROZANE emitiu um novo decreto, que permite as atividades econômico-financeiras até as 22 horas, mas com observação de todas as regras sanitárias.
Pelo novo decreto do município de Campo Erê, bares não podem promover eventos de música ao vivo. Quadras esportivas estão liberadas, mas não pode haver venda de bebidas e de alimentos nesses locais. Academias da cidade podem funcionar somente com até 25 por cento de suas capacidades de público. O mesmo vale para as igrejas. Nos mercados, só podem entrar um membro de cada família. A recomendação é de que quando a pessoa chegar em casa, higienizar as embalagens. A prefeita ROZANE MOREIRA quer que cada cidadão faça sua parte, senão acredita que nenhum outro esforço vai surtir resultado.
Camionete sai da pista e bate em árvore em Marmeleiro. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Palma Sola, ontem, na BR-280. Conforme os bombeiros, o motorista de uma Strada perdeu o controle, saiu da pista e colidiu contra uma árvore as margens da rodovia, próximo a ponte do Araça. O homem de 32 anos estava com dores no tórax e abdômen, mas em pé, consciente e orientado. Ele foi encaminhado ao hospital de Palma Sola.
Polícia Militar Ambiental apreende madeira de espécie ameaçada de extinção em Campo Erê. Por meio de sua unidade em São Miguel do Oeste, a Polícia Militar Ambiental, realizou apreensão de madeira nativa, na tarde de sábado, no pátio de uma madeireira de Campo Erê. A guarnição da Polícia Militar do município recebeu a denúncia de depósito irregular de madeira nativa em uma madeireira do município, foi até o local e constatou que havia um caminhão carregado de madeira nativa sem qualquer documentação.
A Ambiental foi chamada para dar continuidade na ocorrência, e encontrou 132 toras de madeira nativa conhecida popularmente como Araucária ou Pinheiro Brasileiro. Parte das toras estavam em três caminhões, e o restante já havia sido descarregado no pátio da empresa. Segundo apurado, o produto florestal é de Palma Sola, e após ser beneficiado, seria vendido na região. A Araucária está classificada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção. O produto foi apreendido e o responsável vai responder um processo administrativo ambiental e processo criminal.
Motorista de São Lourenço do Oeste se envolve em acidente com morte na PR-281. A batida foi por volta das 15 horas da tarde de ontem, entre os municípios de Realeza e Planalto, próximo a ponte do Rio Capanema. Se envolveram na colisão uma Montana com placas de Realeza, conduzida por CÉSAR BONASSINA, de 51 anos, e uma Discovery, emplacada em São Lourenço, dirigida por um homem de 45 anos. O motorista da Montana ficou preso nas ferragens, sofreu ferimentos graves, e chegou a ser socorrido, porém morreu logo em seguida. O corpo foi levado ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.