ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda - feira 08 05 2023

-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 2023 E 2024

-VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS QUASE DUPLICA EM UM ANO EM SANTA CATARINA

-MUNICÍPIO ABRE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

-SINDICATOS DA AGRICULTURA APRESENTAM SUGESTÕES PARA O PLANO SAFRA 2023-2024

-PRESIDENTE DO PP DIZ QUE PARTIDO ANALISA CONVITE PARA INGRESSAR NA ADMINSTRAÇÃO

-POLÍCIA MILITAR CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO NESTE FINAL DE SEMANA

-ÔNIBUS COM MERCADORIAS DO PARAGUAI É FLAGRADO PELA PM NA SC 161

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo instável, melhorando a tarde. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

As inundações e deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que atingiram o leste da República Democrática do Congo deixaram quase 400 mortos, segundo um balanço divulgado neste domingo. O número ainda pode aumentar, à medida que mais corpos são encontrados. As buscas continuam nas regiões mais afetadas, especialmente na fronteira com Ruanda. Intensas chuvas atingem, desde quinta-feira, a região de Kalehe, na província de Kivu do Sul, o que provocou a cheia dos rios e deslizamentos de terra que destruíram as aldeias locais.

Um ataque em massa promovido pela Rússia deixou várias pessoas feridas nesta segunda-feira em cidades da Ucrânia, de acordo com as autoridades locais. Explosões e ataques foram reportados em Kiev e em outras regiões do país. Na região de Kiev, cinco pessoas ficaram feridas. As autoridades da Ucrânia afirmaram que houve um ataque com drones. Os ataques contra a Ucrânia foram intensificados justamente enquanto a Rússia se prepara para um desfile para celebrar o Dia da Vitória, em nove de maio, data representa a derrota da Alemanha Nazista para os russos.

Os partidos de direita venceram a eleição para o Conselho Constituinte do Chile. O país foi às urnas neste domingo. O novo conselho contará com 50 pessoas e será responsável por redigir a nova Constituição chilena. Os dados são do órgão de eleições do país. O Partido Republicano, considerado de extrema-direita e liderado pelo ex-candidato presidencial conservador JOSÉ ANTONIO KAST, ficou na liderança, com 35 por cento dos votos. Com isso, a sigla conseguiu mais de dois quintos das cadeiras disponíveis no Conselho. Somados aos votos conquistados pelo Chile Seguro – coalização da direita tradicional, que conseguiu 21 por cento dos votos – os partidos de direita conseguiram o controle sobre a discussão do novo regimento.

Os economistas do mercado financeiro reduziram as estimativas de inflação para 2023 e 2024. Para este ano, a redução foi de seis vírgula zero cinco para seis virgula zero dois por cento. Mesmo assim, a projeção ainda supera o teto da meta de inflação definida pelo governo. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, e que ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro caiu de quatro vírgula 18 para quatro vírgula 16 por cento.

Um despacho publicado pelo vice-presidente GERALDO ALCKMIN estipulou o prazo de 120 dias para que ministérios elaborem o novo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também conhecido como plano "Viver sem Limite", o programa prevê diretrizes para as políticas públicas de acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, o novo plano é necessário "diante dos obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência na concretização de seus direitos humanos fundamentais".

A ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE, defendeu a intensificação da vacina contra a Covid-19 em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, na noite deste domingo. O anúncio ocorre após a Organização Mundial da Saúde declarar o fim da emergência sanitária. Apesar disso, o status de pandemia ainda permanece. A ministra fez um alerta e disse que é hora de intensificar a vacinação. Ela prosseguiu destacando que o Ministério da Saúde realiza, desde fevereiro, um movimento nacional pela vacinação de reforço contra a doença. A ministra ressaltou que esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população.

Nos primeiros três meses de 2023, as violações de direitos humanos contra pessoas idosas alcançaram mil e 200 registros em Santa Catarina, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mantida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O número é quase o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2022, quando foram feitas 714 denúncias. A pasta pondera, no entanto, que os dados podem envolver uma quantidade menor de pessoas físicas, pois uma denúncia pode ser registrada sobre mais de uma violação. Entre os crimes estão maus-tratos, violência sexual e outros. Para a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, o aumento é explicado por conta do trabalho de divulgação Disque 100.

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina encerrou, na sexta-feira, a operação especial de vigilância de mercado nas bombas medidoras de combustíveis e dispensers para GNV, bomba de gás natural, nos postos de todo o estado. Entre os dias dois e cinco de maio, foram inspecionadas mais de 630 bombas medidoras, em mais de 46 postos de combustíveis. Cerca de 25 bombas, não estavam em conformidade. Entre as irregularidades encontradas foram constatados erros de medição, vazamentos, mangueiras em mau estado de conservação, bombas que não desligavam em 60 segundos, após o termino do abastecimento, sistema de iluminação do dispositivo indicador queimada, entre outros. Na próxima semana o Imetro-SC inicia a fiscalização e vistoria de blocos de cerâmica para construção civil.

A economia do Estado cresceu dois e meio por cento em fevereiro na comparação com o mês anterior, janeiro, sem considerar efeitos sazonais. É isso que registra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado também uma prévia do Produto Interno Bruto. Na comparação com fevereiro do mês anterior, o crescimento ficou em um vírgula nove por cento e no acumulado dos últimos 12 meses cresceu dois e meio por cento. Segundo análise do Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina, o que puxou o crescimento em SC no mês de fevereiro foram os setores da indústria e da agropecuária, com destaque para grãos, principalmente a maior produção de soja.

A prefeitura de Belmonte anunciou, nesta semana, o início da Regularização Fundiária Urbana no município. Os moradores que estão com os imóveis irregulares devem procurar a prefeitura para orientações e a retirada da lista de documentação necessária. A iniciativa, explica o prefeito JAIR GIUMBELLI, deve garantir que os moradores que cumprem os requisitos legais e possuem a posse justa do imóvel possam ter direito à regularização, recebendo o Título de Propriedade Plena. Ele comentou que a REURB promove e garante o direito social à moradia, ao acesso a serviços públicos, bem como promove a cidadania e qualidade de vida das famílias beneficiadas.

O vereador do PL, NINI SCHARNOSKI, apresentou, na última semana, um moção de apelo para a inclusão, na grade escolar, das matérias Educação Moral e Cívica e Religião. O vereador justifica que "a Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade. NINI afirmou ainda que "a disciplina, sem dúvida, é outro fator que contribui para o bom desempenho escolar”. Ele entende que essas matérias são importantes porque o ato de manter disciplina, para além do cumprimento das normas e regras estipuladas para a boa convivência na escola, está relacionado à dedicação e a autogestão da criança diante do cumprimento de um objetivo.

A moção que pede a inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica e Religião foi aprovada por maioria dos vereadores, com voto contrário de PAULO DRUMM, abstenção de CRIS ZANATTA, PAULO FERGUTZ e VANIRTO CONRAD, e votos favoráveis dos demais vereadores. Em entrevista para a Rádio Peperi, NINI SCHARNOSKI comentou que a realidade atual, em que os adolescentes desrespeitam os pais e professores, exige a volta dessas disciplinas. O vereador disse que a Educação Moral e Cívica é importante para a formação de adultos de bem que respeitam os outros. Ele ressaltou que a volta dessas matérias é uma necessidade para resgatar os princípios, o respeito e a cidadania.

A moção que pede a inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica e Religião nas escolas tem algumas inconsistências. A afirmação é do vereador PAULO DRUMM, único a votar contra a moção. Ele disse que a primeira é que a oferta da disciplina de Ensino Religioso já é obrigatória e as escolas já oferecem essa matéria. Sobre a Educação Moral e Cívica, o vereador disse que a abordagem desse tipo de conteúdo deve ocorrer em casa, que é um tema de competência das famílias. DRUMM citou que não dá para ficar repassando para as escolas uma obrigação que é das famílias. O vereador disse que por essas razões, votou contra a moção.

A terceira etapa da campanha “Penso, Logo Destino” terminou neste final de semana em São Miguel do Oeste. Durante cinco dias, o município recolheu lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, exceto baterias automotivas. Os moradores levaram esses materiais para o ponto de coleta na rua coberta da praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com o diretor do Meio Ambiente, VALMOR POVALA foram recolhidas 11 mil lâmpadas, duas toneladas e meia de eletroeletrônicos e cerca de 300 quilos de baterias e pilhas. Todo o material arrecadado na cidade será destinado para uma empresa especializada no reaproveitamento de resíduos. Em São Miguel, a campanha foi realizadas nos dias 27 e 28 abril e na semana de dois a seis de maio.

O volume de materiais recolhidos nos últimos dias foi expressivo, especialmente porque as duas etapas anteriores da Campanha “Penso, logo destino” resultaram em uma grande quantidade de materiais arrecadados. A avaliação é do diretor do Meio Ambiente, VALMOR POVALA. Ele comentou que o resultado foi bastante positivo com uma boa adesão da comunidade. POVALA disse que a tendencia é de que esse tipo de ação se torne permanente na cidade. O diretor destacou que a iniciativa deve ser ampliada com ações de conscientização da população que ainda precisa evoluir nesse sentido. Ele citou, por exemplo, que a poluição deixada pelas pessoas que jogam lixo as margens das rodovias é um problema que precisa ser resolvido.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de São Miguel do Oeste. O registro das candidaturas poder ser realizado até o dia 24 de maio, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social que fica no Caic. No ato, os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição e os documentos previstos no Edital, disponível no site ameosc.org.br. São cinco vagas em disputa e o processo de escolha se dará por prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, marcada para o dia dois de julho. Os candidatos que passarem pela prova vão disputar a eleição no dia primeiro de outubro.

Os conselheiros titulares e os suplentes eleitos no mês de outubro ainda vão precisar por um curso de formação antes da posse. A previsão do curso está prevista na legislação. Trata-se de um curso com os conhecimentos básicos para o trabalho no Conselho Tutelar da crianças na região. A posse será no dia 10 de janeiro de 2024 e o mandato será de quatro anos. A remuneração atual para o cargo de conselheiro é de três mil e 77 reais. Os requisitos, documentação exigida, atribuições do cargo, remuneração e demais informações detalhadas podem ser conferidas do Edital. O documento pode ser acessado no site da Ameosc.

A Federação dos Trabalhadores Rurais está acompanhando de perto a elaboração do plano safra 2023-2024. A afirmação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a entidade já abriu um canal de negociação com o governo e apresentou algumas reivindicações para o próximo safra que deve ser lançado até o final do mês. Ele citou, por exemplo, que o governo precisa ampliar o valor destinado a agricultura familiar que no último plano foi de 53 bilhões de reais. DRESH comentou que os juros também devem ser menores para os agricultores familiares. Além disso, a Fetaesc entende que o plano safra deve incluir outras ações, como recursos para a habitação rural no campo.

A Fetaesc também defende a ampliação dos limites no Pronaf, o programa nacional da agricultura familiar. Atualmente, o principal critério para acessar as políticas do Pronaf é ter obtido renda bruta anual familiar de até 500 mil reais nos últimos 12 meses de produção normal que antecedem a solicitação da DAP – Declaração de Aptidão do Produtor. O presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH citou que a entidade reivindica a atualização dos valores há mais tempo e voltou a apresentar essa reivindicação ao governo federal. Na visão do sindicalista, o aumento do teto para enquadramento do Pronaf vai incluir mais famílias no programa. Ele disse a Fetaesc também defende um plano safra com uma variedademaior de programas para os agricultores.

O Plano Safra da agricultura 2023-2024 deveria ser regionalizado, com regras e ações diferenciadas de acordo com cada região do país. A posição é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele citou que a agricultura famílias de Santa Catarina tem características e necessidades que não são as mesmas dos produtores familiares do nordeste, por exemplo. DRESCH comentou que o pequeno agricultor catarinense produz alimentos, mas também diretamente ligado ao agronegócio na medida em que trabalha em regime de integração com as grandes agroindústrias exportadoras. Ele comentou que o plano safra seria muito mais assertivo se observasse essas diferenças regionais na hora de definir o plano de ações e programas.

A garantia de preços é um dos principais pedidos do sindicato dos produtores rurais para o plano safra 2023-2024. A informação é do presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que os produtores vem sofrendo um processo de descapitalização em razão do aumento dos custos de produção e queda dos preços de remuneração. TEIXIERA comentou que o sindicato e a Faesc defendem que a forma de pagamento dos financiamento para custeio e investimento nas propriedade seja no sistema de troca-troca, ou seja, os valores seriam convertidos para devolução em sacas de soja ou de milho. O presidente disse que o plano safra também precisa ter recursos suficientes durante todo o ano-safra para acesso por parte dos produtores.

O limite de renda para enquadramento no Pronaf é outra preocupação do sindicato dos produtores rurais. O presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA, citou que as entidades ligadas a Federação da Agricultura defendem que o limite de renda para acessar o programa passe dos atuais 500 mil por ano para 750 ou 800 mil reais. Outro pedido do sindicato dos produtores é para que o seguro agrícola contemple, além dos custos de produção, um percentual para garantir um mínimo de lucro para as famílias. TEIXEIRA comentou ainda que o plano safra deveria conter recursos para a construção de novos armazéns para a produção agrícola na região e juros menores para os agricultores. Ele disse que isso é necessário porque os agricultores “carregam o Brasil nas costas”.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado recebeu o presidente do Partido Progressista, CARLOS GRASSI. Ele citou que a sigla realizou a convenção recentemente e elegeu a nova diretoria para os próximos anos. GRASSI assumiu o partido no lugar do vereador, GILMAR BALDISSERA que estava na presidência. O dirigente citou que o principal objetivo é organizar o Progressistas para a disputa eleitoral do ano que vem. Ele citou que o PP terá candidato a prefeito e que vai trabalhar para montar uma nominata com força suficiente para conquistar cadeiras no legislativo. GRASSI destacou que o partido está aberto para o diálogo e não tem restrição a nenhum par

O Progressista também foi convidado para ingressar na administração municipal. A informação é do presidente da sigla, CARLOS GRASSI. Ele disse que o partido ficou honrado porque o convite é um sinal de que os progressistas podem contribuir mais para o desenvolvimento de São Miguel do Oeste. Ele destacou que o PP esteve no governo no primeiro mandato de WILSON TREVISAN e agora, pode retornar para a administração.

A Polícia Militar cumpriu, neste final de semana, dois mandados de prisão expedidos pela Justiça. Na sexta-feira, a guarnição abordou um homem de 60 anos que tem um mandado de prisão pelos crimes de receptação e conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa. Ele foi detido pela Unidade Prisional Avançada. Na madrugada de hoje, a guarnição efetuava rondas pela cidade quando um homem, ao avistar a viatura policial, atravessou a rua correndo e entrou em um terreno. A polícia fez buscas e encontrou o homem escondido dentro da churrasqueira. Ele foi preso e levado para a unidade prisional avançada.

A guarnição da Polícia Militar registrou uma ocorrência de furto, associado ao crime de estelionato no final de semana. Uma mulher entrou em contato com a PM e relatou que conheceu um homem através rede social 'Facebook' e que eles ficaram amigos. O homem, de acordo com ela, teria dito que tinha cerca de um milhão de reais aplicado no banco e que necessitava arcar com um valor em contrapartida resgatar a quantia. A mulher acabou emprestando cerca de 10 mil reais para ele. Ela percebeu que havia caído em um golpe, mas manteve contato com o homem que, de acordo com ela, teria furtado um telefone celular e uma guitarra da casa dela. O suspeito foi localizado e disse que teve um relacionamento com a suposta vítima e que ela teria lhe ajudado na aquisição de móveis para sua casa. Os dois foram levados para a delegacia de polícia.

A Polícia Militar flagrou um ônibus carregado com produtos trazidos ilegalmente do Paraguai neste final de semana. O veículo foi abordado por volta das nove horas da noite de sábado na SC 161. As 42 pessoas que estavam no ônibus haviam adquirido mercadorias no Paraguai. Entre os produtos estavam cerca de três mil reais cigarros eletrônicos, 660 maços de cigarros paraguaios, e aproximadamente seis mil reais de mercadorias diversas. A guarnição realizou contato com a Polícia Federal que orientou a apreender a mercadoria, qualificar os autores do fato e encaminhar a mercadoria a Receita Federal. Após os procedimentos os envolvidos foram liberados para seguirem viagem.

As guarnições da Polícia Militar e da Polícia Militar Rodoviária realizavam diversas abordagens em casas noturnas da região durante o final de semana. O objetivo da ação foi coibir a exploração sexual infantil bem como a permanência irregular no país de pessoas estrangeiras. Durante as vistorias nas boates, as guarnições constataram aproximadamente 10 mulheres de nacionalidade Paraguai e Argentina que estavam sem a documentação exigida para a permanência regular no país. O boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Federal será encaminhado para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. As mulheres também foram orientadas a regularizar a situação o mais breve possível.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.