ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 08/05/21

O governo do Reino Unido anunciou nesta sexta-feira que vai abrandar as restrições às viagens internacionais a partir de 17 de maio. Viajantes que chegarem de 12 países diferentes, como Portugal e Israel, não precisarão mais passar por quarentena. Os viajantes que chegarem a partir de 17 de maio de origens classificadas em uma "lista verde" deverão fazer um primeiro teste de Covid-19 antes de viajar e segundo teste após a chegada, mas não terão que ficar isolados por 10 dias. Os países da América do Sul estão na "lista vermelha" que permite o ingresso de viajantes que são cidadãos britânicos ou residentes legais, que deverão permanecer isolados por dez dias em um dos hotéis designados pelo governo pagando do próprio bolso.

O Conselho Supremo Eleitoral da Nicarágua convocou eleições gerais no país para sete de novembro, em meio a críticas da oposição e de órgãos internacionais, que alertam para a falta de garantias para a realização de "um processo justo e transparente". Recentemente nomeado pelo Congresso, o tribunal eleitoral é dominado por juízes ligados ao partido do presidente DANIEL ORTEGA, a Frente Sandinista de Libertação Nacional. A presidente do órgão, BRENDA ROCHA, é militante da legenda da situação.

A Organização Mundial da Saúde anunciou na sexta-feira que aprovou a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm para o uso emergencial. É o quinto imunizante a ser incluído em uma lista da entidade desde o início da pandemia. A OMS já concedeu autorização similar às vacinas PfizerBioNTech, Johnson & Johnson

AstraZenecaOxford e Moderna. Uma aprovação pela agência de Saúde da ONU abre caminho para que a vacina possa ser distribuída pelo Covax Facility, o consórcio mundial organizado pela OMS para garantir um acesso mais igualitário aos imunizantes por países mais pobres.

Um dia após uma das operações policiais mais letais no Rio de Janeiro, o número de mortos subiu para 28.Segundo a polícia, além de um policial civil e 26 suspeitos, há uma pessoa sem antecedentes criminais entre as vítimas. Até o momento, havia a confirmação de 25 mortos na comunidade. As autoridades ainda não esclareceram as circunstâncias de mais duas mortes contabilizadas na tarde de ontem. A Polícia Civil afirmou que um laudo do setor de inteligência apontou que os 18 primeiros mortos identificados tinham passagem pela polícia. Ontem, o vice presidente HAMILTON MOURA disse que tem “quase certeza” que os mortos na operação eram marginais.

O governador do Rio de Janeiro, CLÁUDIO CASTRO, divulgou um vídeo nesta sexta-feira comentando a operação no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, que deixou 28 mortos, entre eles um policial civil. CASTRO defendeu o trabalho da polícia, disse que a reação dos bandidos foi "brutal" e afirmou que "o governo do estado é o maior interessado em apurar as circunstâncias dos fatos". Ele afirmou que a operação de realizada pela Polícia Civil foi o fiel cumprimento de dezenas de mandados de prisão. Segundo o goernador, foram 10 meses de trabalho de investigação que revelaram a rotina de terror e humilhação que o tráfico impôs aos moradores.

A CPI da Covid definiu o seu calendário para o mês de maio e não vai aceitar um novo adiamento do depoimento do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO, reagendado para o dia 19 de maio, após ele alegar que teve contado com contaminados por Covid e que ficaria de quarentena. Pelo novo calendário, na próxima semana vão depor o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES, o ex-secretário de Comunicação Social FÁBIO WAJNGARTEN e dois representantes da Pfizer. O vice-presidente da CPI da Covid, RANDOLFE RODRIGUES afirmou que a comissão não vai aceitar novo adiamento do depoimento de PAZUELLO, especialmente depois das imagens do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, ONYX LORENZONI, visitando o ex-ministro no hotel do Exército e também de PAZUELLO circulando pelo local.

Em Santa Catarina, 752 mil pessoas foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual em 2019, o que corresponde a 13 por cento da população, segundo apurou a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Estado registrou o segundo menor índice nacional de violência sexual e psicológica e o terceiro em violência física. No caso da violência sexual, apesar de Santa Catarina ter o segundo menor índice do Brasil, 216 mil pessoas foram vítimas, das quais 174 mil foram mulheres, o que corresponde a quatro de cada cinco vítimas. A pesquisa apontou ainda que apenas 21 vírgula quatro por cento das pessoas sexualmente ativas de Santa Catarina usam preservativos em todas as relações sexuais.

O tribunal de julgamento absolveu nesta sexta-feira o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS por crime de responsabilidade na compra dos respiradores para pacientes da Covid-19 por 33 milhões de reis. A começou por volta das nove horas da manhã e terminou as duas e meia da tarde. Foram seis votos a favor do impeachment e quatro contrários. No entanto, para que ele fosse condenado, seriam necessários pelo menos sete votos. Como não houve votos suficientes para a condenação pelo crime, MOISÉS foi absolvido da denúncia. Ao finalizar a sessão, o presidente do tribunal de julgamento, desembargador RICARDO ROESLER, afirmou que esta decisão, o senhor MOISÉS retorna ao cargo imediatamente.

Após ser absolvido na tarde desta sexta-feira no tribunal de julgamento, CARLOS MOISÉS voltou ao cargo de governador de Santa Catarina. Em entrevista à imprensa, ele anunciou o retorno de ANDRÉ MOTTA como secretário de Estado da Saúde. Além dele, segundo MOISÉS, todos os demais integrantes que estavam no primeiro escalão do governo antes de o político ser afastado vão voltar aos respectivos cargos e há também novos nomes. O político estava fora do governo catarinense desde 30 de março. Nesse período, a vice-governadora, DANIELA REINEHR assumiu o comando do estado. Em menos de um mês, durante a gestão de DANIELA como interina, houve troca de 14 pessoas do primeiro escalão no governo catarinense.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê organiza feira de roupas usadas. O evento iniciou hoje as oito da manhã e vai até 16 horas, sem fechar ao meio dia, como anuncia a secretária do Núcleo - LUCIMARA LUDWIG. Ela convida toda a população para ir ao pavilhão do bairro São Francisco comprar o que precisa e ajudar o Núcleo. O espaço amplo ajuda a manter o distanciamento social, e tem disponíveis roupas de inverno e verão para todas as idades, além de calçados e cobertores a um preço acessível.

Dinheiro arrecadado serve para ajudar pacientes com câncer de Campo Erê. As roupas são de doação, e por serem vendidas a um preço baixo, além dos pacientes, ajudam quem não tem condições de comprar roupas novas. A secretária do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer - LUCIMARA LUDWIG explica que quem quiser pode também fazer doações de cestas básicas ao núcleo, que repassa a quem precisa. Tudo que arrecadam é usado para comprar medicamentos não fornecidos pelo SUS, colchões e o que mais for necessidade do paciente. A feira vai funcionar por algumas semanas no pavilhão do Bairro São Francisco, segundas e quintas feiras das duas até cerca de cinco horas da tarde.

A secretaria de educação de Palma Sola irá adotar medidas de segurança nos educandários após o ataque no berçário em Saudades. Os detalhes são da Secretária do setor, ROSA LARA. Ele comentou que a educação do município ficou consternada com o que ocorreu em Saudades. Por isso, a Secretária disse que os portões das creches passarão a contar com cadeados durante o período em que as crianças estarão no educandário. ROSA destacou que algumas medidas para proporcionar uma maior segurança, já estavam sendo estudados pela secretaria. A Secretária comentou que os agentes de segurança pública estavam passando pelas creches para repassar informações de como agir em momentos em que a vida está em risco. Além disso, ela deixou uma alerta para os pais que possuem filhos e que possuem os mesmos hábitos do suposto autor chacina.

A Secretária, ROSA LARA, comentou que a direção das creches já estava adotando algumas medidas de segurança. Ela citou como exemplo o registro das pessoas responsáveis pela retirada da criança do educandário. Sendo que não é permitida a entrega da criança para as pessoas não cadastradas. Além disso, a Secretária disse que a creche do município possui cerca de proteção. Mas a partir dos próximos dias, os portões serão trancados com cadeados.

Atendimento médico volta em distrito de Palma Sola. A unidade do Cerro Azul estava sem médico desde o início da pandemia, quando o profissional foi redirecionado para o posto central do município. Segundo a secretária de saúde - DEBORA PREVEDELLO, a unidade não chegou a fechar devido a pandemia, mas ficou somente com atendimento feitos pela técnica em enfermagem. Quem precisava de consulta mais especializada deveria ir até a unidade central, onde foram centralizados todos os médicos. Agora, além do retorno do profissional, a unidade vai contar com mais serviços.

Palma Sola contrata novo médico para atender no Cerro Azul. Depois de o antigo ser transferido para a unidade central por causa da Covid-19, o distrito terá um novo profissional, como conta a secretária de saúde - DEBORA PREVEDELLO. O médico vai estar no posto todas as quintas-feiras no período da manhã. Palma Sola é dividida em três distritos para a saúde. O médico do Cerro Azul atende também comunidades próximas, e os demais profissionais, como dentista, psicólogo e fisioterapeuta, trabalham em todo o município.

Chuva da semana não resolveu o problema da água, e mesmo assim foi muito importante. De acordo com o professor NELSON RINTZEL, do Cedup Campo Erê, as precipitações vieram no momento em que são plantadas as pastagens de inverno. A precipitação também foi interessante para salvar uma pequena parte da silagem de milho. As espigas estão agora em preenchimento de grão. Tem um detalhe: o aproveitamento da última chuva vai depender de cada solo. Terreno com mais matéria orgânica, segura mais umidade.

Em média, um solo precisa ter 25 por cento de água. Contudo, diz o professor do Cedup Campo Erê, a capacidade do solo de armazenar umidade é muito relativa. Conforme NELSON RINTZEL, o melhor lugar para armazenar é em fontes naturais. Ele aconselha preparar reservatórios e açudes, protegendo com vegetação. Quem tem cisterna enfrenta um problema, pois muitas já secaram faz tempo porque a seca é muito grande, e não estão conseguindo captar água. Cada propriedade tem uma característica com relação a reserva de água.

Prefeitura encaminha quatro projetos para Câmara de Vereadores referente ao setor agrícola do município. Os detalhes são do Secretário da Agricultura de Anchieta RAFAEL FERREIRA. Ele explicou que entre os quatro projetos três é para a criação de programas para fortalecer o setor agrícola. O projeto que foi alterado, irá trazer um benefício de 300 reais em equipamentos para proteção de fontes. O Secretário destacou ainda o aumento de horas máquinas, sendo de 30 para 40 horas. Ele disse que este incentivo servirá para construção de aviários e outras edificações na propriedade. Além do programa de apoio a construção de cisternas. Este programa estará auxiliando os produtores com até quatro horas máquinas. FERREIRA salientou que a secretaria pretende criar um programa de melhoramento genético conforme o movimento econômico. Ele destacou ainda que, o incentivo para a recarga de nitrogênio.

O Secretário da Agricultura, RAFAEL FERREIRA, comentou que os projetos já foram aprovados em primeira votação. Ele comentou que é esperado a avaliação do projeto em segunda votação. Apenas o projeto de criação de cisternas foi aprovado em regime de urgência devido a situação que o município se encontrava devido a falta de chuva regular. FERREIRA destacou que os agricultores que estão interessados em adquirir o programa, devem buscar a secretaria de agricultura de Anchieta.

Polícia Militar de São Lourenço do Oeste aumenta patrulhamento em escolas. De acordo com o comandante da PM no município - VILMAR ROSA, os agentes já faziam rondas em volta dos educandários, mas isso será intensificado devido ao atentado que ocorreu em Saudades. Segundo ele, o objetivo desse trabalho é deixar os professores e alunos mais tranquilos, aumentando sua segurança. Destaca que outro trabalho em prevenção, feito pela Polícia Militar é o Proerd – Programa Educacional de Resistência as Drogas.

Pandemia impediu realização do Proerd. Devido às restrições e aulas online, o programa não vai acontecer esse ano, assim como foi no ano passado. VILMAR ROSA – comandante da Polícia Militar de São Lourenço, deseja que o Proerd volte o quanto antes, pois considera muito importante a presença de um policial na escola. Salienta que o batalhão de São Lourenço não vai precisar contratar mais agentes para aumentar o policiamento. Com alguns PMs fazendo escala extra, vai ser possível dar conta do trabalho a mais com o efetivo que já tem. Ele pede a professores e alunos que avisem a direção ou a polícia caso notem algo diferente, para que esse tipo de tragédia seja evitada.

Motorista perde controle de veículo e sai da de pista na SC-305. A guarnição do 17º Posto de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito por volta das 04 horas da madrugada de hoje, no Km 61,050 da rodovia SC-305 no município de Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de choque em defensa, envolvendo um Voyage, emplacado no município de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 26 anos. O motorista não teve ferimentos e o veículo teve danos de pequena monta.

Exame de sanidade mental para autor de ataque a creche em SC é negado. A Justiça negou o pedido de exame de sanidade mental de FABIANO KIPPER MAI. A solicitação foi feita pela defesa, após a autuação em flagrante por cinco homicídios e uma tentativa do crime. O motivo da negativa foi o estado de saúde do agressor que impediria a realização do teste. Segundo o advogado KLEBER JARDIM, um novo pedido deve ser feito quando o jovem de 18 anos apresentar melhoras em sua condição de saúde. A Polícia Civil também aguarda a recuperação para interrogar o agressor.

A defesa do jovem é feita por um advogado de Indaial, no Médio Vale do Itajaí. KLEBER conta que só teve contato com o tio do jovem. Nos próximos dias, um boletim mais detalhado sobre o estado de saúde do homem deve ser acrescentado ao processo. O Ministério Público de Santa Catarina pediu a prisão preventiva de FABIANO. A conversão garante que o autor siga preso durante a investigação dos fatos. Na quarta, a Justiça autorizou a perícia em dois computadores e um pen drive encontrados na casa do jovem. Serão analisados e-mails e mensagens trocadas pelas redes sociais. A polícia ainda tenta decifrar a motivação do ataque.

Acusado de mortes em creche de Saudades deixa UTI. FABIANO KIPPER MAI, 18 anos, acusado de invadir uma creche em Saudades na terça-feira e matar cinco pessoas, saiu da UTI e foi conduzido para enfermaria cirúrgica do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. De acordo com o boletim divulgado pela assessoria do hospital na tarde de ontem, ele apresenta-se atualmente com drenos essenciais e cânula de traqueostomia, com previsões de serem retirados nos próximos dias. As informações são do médico responsável, JONATHAN DE SOUZA, cirurgião oncológico e geral, integrante da equipe de sobreaviso do HRO. Já a criança de 1 ano e 8 meses, que sobreviveu a tragédia, continua internada no Hospital da Criança em recuperação e mantém-se estável.

Incêndio em residência deixa quatro pessoas da mesma família mortas. Por volta das 6h30 da manhã de hoje, as guarnições do Corpo de Bombeiros de São Domingos foram acionadas para atender a um incêndio em residência, na rua Humberto Valdir Lodi, esquina com a Rua São Domingos, bairro Esperança, em São Domingo. Ao chegar no local, foram identificadas quatro vítimas em óbito. Dois adultos, um homem de 34 anos e uma mulher de 31. Além de duas crianças, um menino de 11 anos e menina de 10. Segundo informações de populares, as vítimas eram da mesma família. Ainda no local, um familiar teve mal súbito e foi conduzido à UBS de São Domingos. Foi realizado o combate direto e o rescaldo. A Polícia Civil está no local colhendo mais informações, assim como os demais órgãos competentes. As causas do incêndio serão apuradas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.