-BOLSONARO VAI AO STF E FAZ PEDIDO PARA REDUÇÃO DE MEDIDAS RESTRITIVAS
-EMPRESA DIZ QUE PRIMEIROS RESPIRADORES COMPRADOS PELO ESTADO CHEGAM NO SÁBADO
-COMÉRCIO ESPERA AUMENTO DE VENDAS MAS ABAIXO DO ANO PASSADO NO DIA DAS MÃES
-SÃO MIGUEL TEM MAIS OITO REGISTROS DE DENGUE E ALCANÇA 124 PESSOAS COM A DOENÇA
-MUNICÍPIO CONFIRMA MAIS DOIS CASOS DE COVID-19. NÚMERO TOTAL CHEGA A SETE
-COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA REGIÃO
-OPERAÇAO HORUS PRENDE MOTORISTA E APREENDE CARGA ILEGAL DE VINHO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Ao menos sete pessoas morreram e mil foram hospitalizadas após um vazamento de gás em uma fábrica química no Sudeste da Índia, anunciaram as autoridades, que temem o agravamento do balanço de vítimas. O acidente aconteceu durante a noite na fábrica da LG Polymers India, nas proximidades da cidade industrial e portuária de Visakhapatnam. A empresa e as autoridades locais não revelaram que tipo de gás vazou da fábrica. Imagens exibidas pela televisão mostram vários corpos nas ruas próximas à fábrica, de onde saía uma espessa coluna de fumaça.
Menos de uma semana depois dos Estados Unidos, o Japão se tornou o segundo país a autorizar o remdesivir para tratar pacientes com Covid-19, confirmou nesta quinta-feira uma autoridade do ministério da Saúde. O remédio não está à venda. O medicamento do laboratório americano Gilead Sciences foi desenvolvido inicialmente para tratar pacientes com febre hemorrágica ebola, mas nunca havia sido aprovado para nenhuma doença antes da Covid-19. Esta é a primeira terapia a demonstrar alguma eficácia contra a nova doença em um ensaio clínico significativo, com mais de mil pacientes. Pacientes hospitalizados com o coronavírus e tratados com ela reduziram seu tempo de recuperação em quatro dias, de 15 para 11 dias, de acordo com os resultados do estudo americano.
A pandemia do novo coronavírus matou mais de 150 mil pessoas na Europa, o continente mais duramente atingido pela pandemia, aponta um balanço feito pela agência de notícias France Presse com base em fontes oficiais e divulgado nesta quinta-feira. Pelo menos 75 por cento dessas mortes aconteceram em quatro países. No Reino Unido foram 30 mil, na Itália 29 mil pessoas morreram, na Espanha foram 26 mil óbitos e na França 25 mil moradores morreram. O governo do Reino Unido, o segundo país em número de óbitos no mundo, deve estender oficialmente a política de confinamento que está em vigor desde 24 de março para combater a pandemia.
O primeiro balanço da entrega de respiradores nacionais comprados pelo Ministério da Saúde aponta que o país só recebeu 22 por cento dos equipamentos previstos para serem entregues em abril. A previsão era que as empresas Magnamed e Intermed entregassem duas mil 240 unidades dos equipamentos no mês passado, mas apenas 487 foram recebidas pelo governo federal. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, NELSON TEICH, durante audiência com deputados na Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus. O ministro não deu detalhes sobre o atraso na entrega dos equipamentos. O novo cronograma da pasta com três empresas brasileiras escalonou a entrega dos itens entre os meses de maio e julho.
O presidente JAIR BOLSONARO atravessou a pé nesta quinta-feira a Praça dos Três Poderes, em Brasília, para se dirigir ao Supremo Tribunal Federal acompanhado de ministros e um grupo de empresários. Em uma visita que não estava previamente agendada, BOLSONARO se reuniu com o presidente do tribunal, DIAS TOFFOLI, e fez um apelo para que as medidas restritivas nos estados, motivadas pela crise do coronavírus, sejam amenizadas. No encontro, TOFFOLI disse que a pandemia do coronavírus exigiu medidas restritivas, como o isolamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde, entre as quais a Organização Mundial de Saúde. Ele também sugeriu que as ações sejam coordenadas entre União, estados e municípios. O STF já decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para decidir quais medidas adotar no enfrentamento da pandemia.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que a perda do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia do coronavírus. Do total de entrevistados, 23 por cento perderam totalmente a renda e 17 por cento tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40 por cento. Quase metade dos trabalhadores, 48 por cento, tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio ou pequeno temor, o índice chega a 77 por cento de pessoas que estão no mercado de trabalho e têm medo de perder o emprego. De modo geral, nove em cada dez entrevistados consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.
Os municípios catarinenses mais afetados pela estiagem das últimas semanas vão receber verba para locação de caminhões-pipa. O anúncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, no final da tarde desta quinta-feira. O governo estadual vai liberar nove mil e 500 reais por mês para cada 20 mil habitantes, além de cestas básicas para a população rural nas cidades mais atingidas pela falta de abastecimento nos rios. As regiões mais afetadas pela estiagem são o Oeste e o Vale do Itajaí, onde agricultores têm perdas na safra. 52 municípios declararam situação de emergência por falta de água em Santa Catarina. Segundo o chefe da Defesa Civil,o recurso para a locação dos caminhões é da Secretaria Nacional de Defesa Civil e os municípios que têm interesse precisam declarar a situação ao Estado e fazer o plano de trabalho para acessar a verba da União.
O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, informou nesta quinta-feira que a arrecadação do Estado em abril ficou em um bilhão 978 milhões de reais, o que significa uma queda de 19 vírgula três por cento frente ao mês anterior e de 18 vírgula sete por cento em relação a abril de 2019. Sobre o impacto geral da crise no ano, ele estima que Santa Catarina vai empobrecer 25 por cento e a receita do Estado será semelhante à de 2017. Coordenador do grupo econômico do Estado sobre questões relativas à economia e a Covid-19, PAULO ELI disse que as liberações de setores são decididas com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde e não de pressão empresarial. Ele afirma que não há definição, ainda, sobre retomada das aulas e do transporte coletivo.
A empresa Veigamed, contratada pelo governo do Estado na polêmica compra dos 200 respiradores por 33 milhões, informou que o primeiro lote de 50 respiradores vai sair da China nesta sexta-feira e deve chegar ao Brasil na noite de sábado. A empresa ainda não divulgou como será a logística dos equipamentos após a chegada ao país e quando eles serão entregues ao governo do Estado. A expectativa é de que nos próximos dias a fornecedora comunique as datas de embarque dos outros lotes de respiradores. Os equipamentos para atendimento a pacientes em casos graves de covid-19 deveriam ter chegado ao Estado até sete de abril, mas tiveram a entrega adiada pelo fornecedor. A compra virou alvo de polêmica porque o Estado pagou antecipadamente os 33 milhões pelos produtos, que ainda não chegaram. Uma CPI foi instalada na Alesc para investigar possíveis irregularidades no processo de compra.
O Peperi Debates deste sábado vai refletir sobre como será o mundo pós pandemia do coronavírus. O programa de amanhã vai pensar sobre os impactos desse momento no homem e na sociedade: que lições teremos aprendido? Como passaremos a lidar com a saúde? Como ficarão aspectos do cotidiano, como as relações de afeto, o mercado de consumo e a espiritualidade? O debate vai contar com a presença do economista RILDO LAZAROTTO, do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES e do professor EDINALDO ENOQUE. O debate, ao vivo, começa as oito horas na Peperi.
O Retrato Falado deste final de semana vai prestar uma homenagem a uma das pioneiras do município. O programa vai reapresentar uma entrevista feita no ano passado com FILOMENA GREGGIO. Ela veio para a Vila Oeste na década de 1940 com a família. Dona FILOMENA faleceu nesta semana. Na entrevista, que será reproduzida amanhã, ela fala sobre a vinda para o estado, as dificuldades no início do município e o trabalho no campo. O Retrato Falado começa por volta das dez horas.
O mês de maio é considerado pela igreja católica como sendo o mês de Maria e também é a época onde é realizada a tradicional romaria em honra a Nossa Senhora do Caravaggio em Linha Caravaggio, Guaraciaba. A informação é do coordenador da comunidade, CELSO GASPERIN. De acordo com ele, devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a tradicional festa não vai ocorrer neste ano. Conforme ele, mesmo sem o momento festivo, a parte religiosa vai ocorrer, porém de forma diferente. Segundo GASPERIN, a ideia da comunidade é não deixar a data passar em branco para os fiéis e também para os devotos de Nossa Senhora do Caravaggio .
A tradicional romaria em honra a Nossa Senhora do Caravaggio está neste ano na quinquagésima terceira edição. O comentário é do coordenador da comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba, CELSO GASPERIN. Ele disse que nesta edição as celebrações vão ocorrer de portas fechadas, sem a presença do público. Ele destacou que nesse ano as celebrações vão ocorrer via facebook na página do Santuário Nossa Senhora do Caravaggio. A Rádio Peperi FM, 99,9 também vai transmitir o tradicional momento de fé. GASPERIN lembrou que havia uma expectativa por parte da comunidade para que as celebrações com público pudessem ser realizadas, porém, o conselho achou melhor evitar aglomerações e por isso não será permitido a presença de fiéis e devotos nas celebrações deste ano.
O tradicional tríduo e também as duas celebrações em honra a Nossa Senhora do Caravaggio vão ocorrer e serão transmitidas via facebook neste ano. A afirmação é do coordenador da comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba, CELSO GASPERIN. Ele revelou que nos dias 23, 24 e 25 deste mês vão ocorrer o tríduo às oito horas da noite. Já no dia 26 haverá ao menos duas celebrações, sendo a primeira às seis horas da manhã e a segunda missa às nove horas da manhã. Essa última terá transmissão ao vivo também aqui pela Rádio Peperi FM, 99,9.
A festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio é a principal fonte de renda da comunidade e por isso dificuldades financeiras vão existir ao longo dos próximos meses. A declaração é do coordenador, CELSO GASPERIN. Ele disse que mesmo assim, a preocupação maior nesse momento é com a vida das pessoas. Questionado sobre a tradicional procissão ao longo da BR-163 por parte dos fiéis, GASPERIN ressaltou que essa ação pode ocorrer, porém, nenhum fiel poderá entrar na igreja. Ele revelou que apenas 10 pessoas da comunidade, incluindo os celebrantes poderão acompanhar a celebração dentro do templo. Ele reforçou que o restante da população deve acompanhar pela página no facebook e também aqui pela Rádio Peperi FM, 99,9.
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições em sessão ordinária realizada por videoconferência nesta quinta-feira. Os pedidos tratam de temas como a Patrulha Maria da Penha, redutores de velocidade em ruas da cidade e limpeza de loteamento. MARIA TEREZA CAPRA apresentou requerimento em que solicita informações sobre serviços e atendimentos da Patrulha Maria da Penha. JOSÉ GIOVENARDI solicitou a instalação de uma lombofaixa na Rua Duque de Caxias, entre as ruas Itaberaba e Guanabara, no Centro. Conforme o vereador, nesse local muitos motoristas trafegam em alta velocidade. Já VAGNER PASSOS solicitou à Administração Municipal que realize a recolha de entulhos e galhos nos loteamentos Porto Belo e Porto Seguro, localizados próximo à SC-163.
O vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO apresentou uma moção na sessão desta quinta-feira para que a Administração Municipal estude novas formas legais de contratação dos artistas do palco aberto para que possam se apresentar em "lives". O vereador ressalta que diante da situação de pandemia, foram cancelados os eventos do Palco Aberto e que os músicos estavam realizando suas amostras artísticas através de "lives" em redes sociais. No entanto, elas não tiveram continuidade pelo argumento de que não há amparo legal. ELIAS disse que os artistas estão com dificuldades de manter a qualidade de vida e o sustento da família pois as apresentações e shows estão impedidos devido aos riscos de contaminação e proliferação da Covid-19. Ele reforçou que sem o projeto Palco Aberto, esses músicos passam a não ter outra alternativa de ganho por meio da arte. A moção será entregue ao prefeito, ao secretário de Administração e Finanças e ao secretário de Cultura.
Proprietários de imóveis no centro de São Miguel do Oeste têm pouco mais de um mês e meio para adequar os passeios às normas de acessibilidade. O prazo para fazer as adequações das calçadas termina em 30 de junho, como prevê um termo de ajustamento de conduta que o Ministério Público apresentou para o município no ano passado. O alerta foi feito pelo secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele explicou que as pessoas que não providenciarem as obras até essa data serão notificadas pela administração e, se ainda assim não realizarem as adequações, vão receber multa, como está previsto no TAC firmado com o Ministério Público. O prazo para adequação dos passeios nos bairro vai até o final do ano que vem.
O secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA, recomenda aos proprietários de imóveis da área central que procurem o Setor de Engenharia antes de construírem os passeios. Ele disse que a equipe vai repassar todas as orientações técnicas para que as obras sejam feitas conforme prevê a Lei da Acessibilidade. De acordo com DALL ORSOLETTA, os profissionais da Engenharia repassarão ao contribuinte as informações para que a calçada seja feita de acordo com os modelos determinados pela legislação. Ele estima que em torno de 65 por cento dos passeios do centro já foram adequados. A partir de agora, além de observar o cumprimento do prazo e emitir notificações, os fiscais do município também farão vistorias nas obras para averiguar se elas respeitam integralmente todas as exigências legais que definem as normas de acessibilidade.
Os vereadores GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN apresentaram, na última semana,uma moção de apelo solicitando a ampliação do prazo concedido aos moradores para adequações do passeio público à lei da acessibilidade. Um termo de ajustamento de conduta assinado entre o município e o Ministério Público fixou as datas limites para o cumprimento da exigência. O acordo já recebeu mais de um aditivo e o prazo já sofreu algumas alterações. O pedido de uma nova mudança na data para adequação dos passeios públicos se dá, principalmente, em razão da situação de emergência gerada pela pandemia da Covid-19, como explica o vereador GILBERTO BERTE.
O município e o Ministério Público ainda não se manifestaram sobre o pedido de prorrogação do prazo aprovado pela câmara de vereadores.
O dia das mães deste ano deve ter um volume de vendas menor do que a data do ano passado. A projeção é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, o comércio deve ter um movimento maior de consumidores nesta semana na comparação os últimos dias, mas as vendas não vão superar a data de 2019. Ele disse que a pandemia do coronavírus afastou os consumidores das lojas. O Dia das Mães vai movimentar um pouco mais o setor, mas a entidade tem a certeza de que os números ficarão muito abaixo do dia das Mães do ano passado. Ele disse que este é um ano totalmente atípico e o faturamento será muito menor e não há como fazer a comparação com anos anteriores. Neste sábado, o comércio vai atender até as quatro horas da tarde.
O volume de vendas no comércio depois da reabertura das empresas é de apenas 40 por cento do movimento normal. A informação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que o setor está longe de voltar ao patamar de antes da pandemia do coronavírus. TAUFFER destacou que a expectativa é de que as empresas cheguem a 70 por cento do movimento normal com o dia das Mães. O presidente disse que o consumidor sumiu do comércio e que a data não terá força suficiente para aumentar as vendas ou devolver ao setor a movimentação normal das lojas.
O município de São Miguel do Oeste registrou mais oito casos de dengue nesta quinta-feira. A informação está no Informe Epidemiológico divulgado na tarde de ontem. Com isso, no total, já são 124 casos confirmados neste ano. Desse número, 119 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do município. Três são importados, ou seja, o morador saiu do município e retornou para casa com a doença. Dois são de local indeterminado de infecção. De acordo com o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, 11 casos suspeito da doença ainda permanecem em investigação. Ele destacou que pessoas precisam estar atentas para todos os locais que possam acumular água nas proximidades das residências e comércios diariamente.
O Informe Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pelo município aponta um aumento de casos nos bairros São Luiz, Salete e centro. O bairro Estrela ainda continua sendo o epicentro da dengue com 77 casos confirmados. O São Jorge tem 16 registros. O São Luiz tem sete casos, o centro seis e o Salete cinco. O bairro São Sebastião tem três casos e o Sagrado Coração de Jesus, dois. Os bairros Agostini, Progresso e Jardim Peperi tem um caso de dengue cada. Cinco pessoas contraíram a doença em local incerto na cidade. No início desta semana as equipes realizaram fumacê no centro e alguns bairros afetados. Segundo o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, várias ações têm sido desenvolvidas pela equipe da dengue, a fim de amenizar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
O comitê do coronavírus confirmou mais dois novos casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. Os pacientes são uma mulher de 60 anos e um homem de 48. A mulher apresentou sintomas de quadros gripais e respiratórios. O homem está assintomático, ou seja, sem sintomas. Eles não precisaram internação e ambos permanecem em isolamento domiciliar. Os familiares também estão em quarentena. Os dois casos estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. São Miguel do Oeste já tem sete casos confirmados de Covid-19. Outros sete moradores são considerados suspeitos e aguardam o resultado dos exames de laboratório.
Um caminhão pegou fogo nesta quinta-feira na SC 386. O fato aconteceu por volta do meio-dia na Linha São Lourenço, em Iporã do Oeste. Um homem de 31 anos conduzia um Iveco Daily, com placas de Chapecó e ao ver fumaça no para-brisa, parou ao lado da via e abriu o capô. O motor estava em chamas. Ele conseguiu controlar o fogo e chamou o Corpo de Bombeiros. Os danos foram registrados principalmente na parte elétrica do motor. O caminhão presta serviços para uma transportadora de São Miguel do Oeste e no momento se deslocava a São João do Oeste onde faria entregas. No interior do baú havia mercadorias diversas e não foram danificadas. O caminhão possui seguro e ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar de Itapiranga atendeu um acidente entre duas motos no final da tarde de ontem à tarde. A colisão aconteceu por volta das seis horas na rua do Comércio, centro da cidade e envolveu uma motocicleta HondaBiz e uma motocicleta NXR 160 Bros, ambas de Itapiranga. A condutora da motocicleta NXR teve ferimentos nas mães e escoriações na mão e braço esquerdo e perna esquerda. Foi realizada avaliação, limpeza do ferimento e condução ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. A causa do acidente não foram divulgadas.
A Polícia Militar realizou uma série de barreiras fixas e móveis nas rodovias que cortam a área de fronteira nesta quinta-feira. O trabalho faz parte das atividades da Operação Horus. Os policiais militares vistoriaram 89 veículos e abordaram 115 pessoas. Nas ações, 14 veículos foram notificados por irregularidades de trânsito diversas, e um motorista detido por apresentar sinais de embriaguez na condução do veículo. Foram apreendidas 34 caixas de vinho argentino que entraram irregularmente no Brasil. A Operação Hórus é coordenada na área de fronteira pela nona Região de Polícia Militar de Fronteira e é realizada de forma constante com ações regulares nos 35 municípios de atuação, não tendo previsão de encerramento.