O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Ao menos sete pessoas morreram e mil foram hospitalizadas após um vazamento de gás em uma fábrica química no Sudeste da Índia, anunciaram as autoridades, que temem o agravamento do balanço de vítimas. O acidente aconteceu durante a noite na fábrica da LG Polymers India, nas proximidades da cidade industrial e portuária de Visakhapatnam. A empresa e as autoridades locais não revelaram que tipo de gás vazou da fábrica. Imagens exibidas pela televisão mostram vários corpos nas ruas próximas à fábrica, de onde saía uma espessa coluna de fumaça.
Menos de uma semana depois dos Estados Unidos, o Japão se tornou o segundo país a autorizar o remdesivir para tratar pacientes com Covid-19, confirmou nesta quinta-feira uma autoridade do ministério da Saúde. O remédio não está à venda. O medicamento do laboratório americano Gilead Sciences foi desenvolvido inicialmente para tratar pacientes com febre hemorrágica ebola, mas nunca havia sido aprovado para nenhuma doença antes da Covid-19. Esta é a primeira terapia a demonstrar alguma eficácia contra a nova doença em um ensaio clínico significativo, com mais de mil pacientes. Pacientes hospitalizados com o coronavírus e tratados com ela reduziram seu tempo de recuperação em quatro dias, de 15 para 11 dias, de acordo com os resultados do estudo americano.
A pandemia do novo coronavírus matou mais de 150 mil pessoas na Europa, o continente mais duramente atingido pela pandemia, aponta um balanço feito pela agência de notícias France Presse com base em fontes oficiais e divulgado nesta quinta-feira. Pelo menos 75 por cento dessas mortes aconteceram em quatro países. No Reino Unido foram 30 mil, na Itália 29 mil pessoas morreram, na Espanha foram 26 mil óbitos e na França 25 mil moradores morreram. O governo do Reino Unido, o segundo país em número de óbitos no mundo, deve estender oficialmente a política de confinamento que está em vigor desde 24 de março para combater a pandemia.
O primeiro balanço da entrega de respiradores nacionais comprados pelo Ministério da Saúde aponta que o país só recebeu 22 por cento dos equipamentos previstos para serem entregues em abril. A previsão era que as empresas Magnamed e Intermed entregassem duas mil 240 unidades dos equipamentos no mês passado, mas apenas 487 foram recebidas pelo governo federal. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, NELSON TEICH, durante audiência com deputados na Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus. O ministro não deu detalhes sobre o atraso na entrega dos equipamentos. O novo cronograma da pasta com três empresas brasileiras escalonou a entrega dos itens entre os meses de maio e julho.
O presidente JAIR BOLSONARO atravessou a pé nesta quinta-feira a Praça dos Três Poderes, em Brasília, para se dirigir ao Supremo Tribunal Federal acompanhado de ministros e um grupo de empresários. Em uma visita que não estava previamente agendada, BOLSONARO se reuniu com o presidente do tribunal, DIAS TOFFOLI, e fez um apelo para que as medidas restritivas nos estados, motivadas pela crise do coronavírus, sejam amenizadas. No encontro, TOFFOLI disse que a pandemia do coronavírus exigiu medidas restritivas, como o isolamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde, entre as quais a Organização Mundial de Saúde. Ele também sugeriu que as ações sejam coordenadas entre União, estados e municípios. O STF já decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para decidir quais medidas adotar no enfrentamento da pandemia.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que a perda do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia do coronavírus. Do total de entrevistados, 23 por cento perderam totalmente a renda e 17 por cento tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40 por cento. Quase metade dos trabalhadores, 48 por cento, tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio ou pequeno temor, o índice chega a 77 por cento de pessoas que estão no mercado de trabalho e têm medo de perder o emprego. De modo geral, nove em cada dez entrevistados consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.
Os municípios catarinenses mais afetados pela estiagem das últimas semanas vão receber verba para locação de caminhões-pipa. O anúncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, no final da tarde desta quinta-feira. O governo estadual vai liberar nove mil e 500 reais por mês para cada 20 mil habitantes, além de cestas básicas para a população rural nas cidades mais atingidas pela falta de abastecimento nos rios. As regiões mais afetadas pela estiagem são o Oeste e o Vale do Itajaí, onde agricultores têm perdas na safra. 52 municípios declararam situação de emergência por falta de água em Santa Catarina. Segundo o chefe da Defesa Civil,o recurso para a locação dos caminhões é da Secretaria Nacional de Defesa Civil e os municípios que têm interesse precisam declarar a situação ao Estado e fazer o plano de trabalho para acessar a verba da União.
O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, informou nesta quinta-feira que a arrecadação do Estado em abril ficou em um bilhão 978 milhões de reais, o que significa uma queda de 19 vírgula três por cento frente ao mês anterior e de 18 vírgula sete por cento em relação a abril de 2019. Sobre o impacto geral da crise no ano, ele estima que Santa Catarina vai empobrecer 25 por cento e a receita do Estado será semelhante à de 2017. Coordenador do grupo econômico do Estado sobre questões relativas à economia e a Covid-19, PAULO ELI disse que as liberações de setores são decididas com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde e não de pressão empresarial. Ele afirma que não há definição, ainda, sobre retomada das aulas e do transporte coletivo.
A empresa Veigamed, contratada pelo governo do Estado na polêmica compra dos 200 respiradores por 33 milhões, informou que o primeiro lote de 50 respiradores vai sair da China nesta sexta-feira e deve chegar ao Brasil na noite de sábado. A empresa ainda não divulgou como será a logística dos equipamentos após a chegada ao país e quando eles serão entregues ao governo do Estado. A expectativa é de que nos próximos dias a fornecedora comunique as datas de embarque dos outros lotes de respiradores. Os equipamentos para atendimento a pacientes em casos graves de covid-19 deveriam ter chegado ao Estado até sete de abril, mas tiveram a entrega adiada pelo fornecedor. A compra virou alvo de polêmica porque o Estado pagou antecipadamente os 33 milhões pelos produtos, que ainda não chegaram. Uma CPI foi instalada na Alesc para investigar possíveis irregularidades no processo de compra.
Sobe para sete o número de casos de Coronavírus em São Miguel do Oeste. Foi divulgado, ontem, pelo Comitê de Crise do Coronavírus que subiu para sete número de casos confirmados do COVID-19. Segundo o Comitê, os dois novos casos são de uma mulher de 60 anos e um homem de 48, ambos com sintomas de quadros gripais e respiratórios. Eles não precisaram de internação e por isso estão em isolamento domiciliar, acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Na quarta-feira, a prefeitura havia divulgado três novos casos. Os pacientes são uma mulher de 39, um homem de 58 e um homem de 30 anos. Todos apresentam sintomas leves da doença. Eles estão em isolamento domiciliar, acompanhados por um médico da Secretaria da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Os familiares estão em quarentena.
Com 266 pacientes infectados, Chapecó é o terceiro município com mais casos de Covid-19 em SC. Subiu de 233 para 266 o número de casos confirmados de coronavírus, em Chapecó. Os casos são referentes aos pacientes atendidos até às 20horas de ontem. Os dados foram atualizados, na manhã de hoje, durante coletiva da Administração Municipal. O município não possui nenhuma morte até o momento. Segundo o prefeito LUCIANO BULIGON, Chapecó é o terceiro município do estado com mais casos confirmados de coronavírus, atrás apenas de Florianópolis e Joinville.
Dos casos confirmados, três estão internado na UTI e dois em enfermarias. Outros 233 pacientes estão em isolamento domiciliar e 28 são considerados recuperados do coronavírus. No município, 149 casos são considerados suspeitos de Covid-19, pois aguardam resultados de exames. Deste número, 146 estão em isolamento domiciliar. Outros três estão internados em enfermarias e dois na UTI. Durante a coletiva, o prefeito destacou que as pessoas que não utilizarem máscaras serão multadas em Chapecó.
Equipe da Cidade e Desenvolvimento Local está empenhada na obra da Rua Vereador Darci José Roman. Quem comenta é o responsável pela pasta em Campo Erê CARLOS FERLIN. De acordo com ele, já foi colocado a tubulação e nesses dias a equipe trabalha no acabamento, colocação de brita com camada de asfalto para selar o material. Esse processo precisa ser feito antes da rua receber o asfalto. O secretário, conta que o trabalho está sendo feito com número reduzido de funcionários, para não ter aglomerações de pessoas.
Asfalto que dá acesso ao Bairro Cohab deve ser concluído nos próximos meses. FERLIN, ressalta que como a equipe está trabalhando de forma reduzida, a obra vai acontecer, mas mais devagar. Frisa que a equipe precisa adotar todas as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde. A previsão é até julho entregar a obra para a comunidade.
Estiagem na região já dura um ano. JACIR STRAPAZZON – extensionista da Epagri em Anchieta, salienta que a última chuva com volume suficiente para mexer com nascentes ocorreu a cerca de um ano. Devido a isso o abastecimento na cidade está ficando comprometido, e se faz necessário o transporte de água para famílias do interior. Segundo o Ciram, não há previsão de forte chuva para logo. As pequenas precipitações que vem ocorrendo até ajudam plantações, mas não são suficientes para os rios e reservatórios.
Trabalhos da Epagri retornam seguindo os cuidados. JACIR diz que as principais atividades são em relação à água, como orientações aos agricultores para preservar nascentes e reservatórios. As visitas a propriedades também voltaram, mas somente quando solicitadas pelo produtor. Segundo o extensionista, a produção que mais sofre com a estiagem é a de gado leiteiro. Como os pastos não crescem por falta d’água os produtores tem tratado as vacas utilizando silagem, que embora sustente o animal, não é o ideal.
Fetraf-SC lança Ação Solidária na Agricultura Familiar. A informação é do coordenador regional da entidade JANDIR SELZLER. Segundo ele, essa campanha envolve todos os sindicatos da agricultura familiar da região que compõe a Fetraf. Ação consiste na doação de alimentos da agricultura. A Fetraf tem percebido na sociedade de um modo geral a crescente sensibilidade para as ações solidarias com as pessoas que passam por dificuldades. As doações não serão feitas diretamente pelos agricultores ás pessoas. Será centralizado nos sindicatos e a equipe vai direcionar os alimentos não perecíveis a quem precisa.
Objetivo da Ação Solidária da Agricultura é mostrar que a classe tem um papel importante e pode contribuir nesse período difícil. JANDIR, destaca que são os agricultores quem produzem alimentos e eles podem ajudar a enfrentar essa pandemia. O desejo da agricultura familiar é o mesmo que as demais entidades nesse momento, que a situação passe logo e que todos possam retomar suas atividades de maneira normal. Por isso, a Fetraf entende que se o povo se unir as forças ficam maiores para enfrentar essa situação e as chances de bons resultados são excelentes.
MMC – Movimento das Mulheres Camponesas trabalham de forma online. FÁTIMA CIVIDINI coordenadora da entidade para a região de Saltinho, reforça a importância das pessoas não realizarem reuniões e encontros com aglomeração de pessoas. Para poder dar continuidade as ações do Movimento, foi decidido fazer as atividades on-line. FÁTIMA acrescenta que o MMC também está montando cestas com produtos da agricultura familiar e entregando para as famílias que passam por necessidade nesse momento.
Saltinho tem poucas pessoas em situação de vulnerabilidade social. A observação é da coordenadora do MMC FÁTIMA CIVIDINI. Ela diz que o município enfrenta problemas como os demais, mas comparado a outras cidades da região o número de famílias que enfrentam problemas é pequeno. Acrescenta que a orientação para esse momento é paciência, sair de casa somente em caso de necessidade. Usar máscara se proteger usando álcool gel 70 por cento nas mãos quando não conseguir lavar. Não estar em aglomerações de pessoas, seguir as determinações do Ministério da Saúde. Agindo assim, esse momento vai passar rápido, caso contrário se estenderá por mais tempo.
Bombeiros reforçam fiscalização aos estabelecimentos. Capitão GLAYCON REITZ – comandante do quartel de São Lourenço do Oeste informa que orientação será a primeira medida adotada para cumprir a determinação do Governo do Estado para que a instituição faça sua parte na verificação ao cumprimento dos decretos. Caso um comércio esteja em desacordo, como falta de álcool ou a clientela não está usando máscara, pode haver interdição, mas a primeira tentativa é de orientar o proprietário da falha que está ocorrendo.
Até igrejas podem ser vistoriadas. Capitão GLAYCON comenta que os bombeiros podem aparecer durante uma celebração para saber se todos os membros usam máscara e se está sendo respeitado o distanciamento correto entre os fiéis. A mesma atitude vale para bares e restaurantes. O comandante esclarece que cada proprietário ou responsável pelo estabelecimento deve saber o que determina o decreto do governador, cada vez que é lançado.
Quanto menor a cidade, menos são respeitadas as normas para combater a doença. A observação é do capitão GLAYCON, explicando que a maioria das pessoas pensa que coronavírus é coisa de cidade grande. Segundo ele, os bombeiros vão passar a cuidar muito esse detalhe. Para finalizar REITZ destaca que a pandemia só está crescendo por causa do relaxamento aos cuidados. Quartéis dos bombeiros estão desenvolvendo todas as suas funções normalmente.
Motorista é detido por dirigir embriagado. Foi por volta da meia noite e 50 minutos de hoje em Campo Erê. Segundo a PM, um homem de 39 anos dirigia um Astra de cor vermelha, emplacado em Bocaina do Sul, quando foi abordado pelos policiais. Uma denúncia chegou a Polícia dizendo que o motorista dirigia em ziguezague pela rua oferecendo risco aos demais usuários. Junto com ele estava a filha de três anos. Foi oferecido o teste do bafômetro que confirmou a embriagues. Ele foi conduzido para a delegacia. O Conselho Tutelar foi acionado. Ele pagou a fiança e foi liberado.
Policial militar é presa com cocaína em Francisco Beltrão. As equipes da ROTAM e Canil do 21º Batalhão de Polícia Militar abordaram em operação de rotina um Citroen na PR-180. Em buscas no veículo, os cães de faro localizaram dois quilos e duzentos gramas de cocaína, divididos em dois pacotes. Diante do flagrante, as duas mulheres que estavam no carro, o veículo e a droga foram encaminhados para a 19ª Subdivisão de polícia. Uma delas se identificou como policial militar em Colombo, região metropolitana de Curitiba. O comando da Polícia Militar não informou maiores detalhes a respeito do envolvimento da policial na ocorrência de tráfico de droga.
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Marmeleiro. A batida ocorreu ontem na BR-280, e envolveu uma CG 150 e um Corsa. O condutor da moto de 24 anos teve ferimentos leves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à UPA de Francisco Beltrão. O motorista do Corsa também se feriu levemente, mas dispensou atendimento.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.