ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 08 04 2025

-CONTAS PÚBLICAS TÊM DÉFICIT DE 19 BILHÕES DE REAIS EM FEVEREIRO

-EXPORTAÇÕES DE SANTA CATARINA CRESCEM 7,6% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

-CHUVAS ALIVIAM ESTIAGEM, MAS NÃO REDUZEM PREJUÍZOS NAS LAVOURAS

-REGIONAL DE SAÚDE DEVE VACINAR 114 MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE NESTE ANO

-ZANARDI FARÁ BALANÇO DOS CEM DIAS DE GOVERNO NESTA QUINTA-FEIRA

-JUSTIÇA MANTÉM PRISÃO DE GRUPO FLAGRADO COM 308 QUILOS DE MACONHA

-HOMEM FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR GOLPES DE FACA NA REGIÃO

O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 92 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0055 centavos.

A Coreia do Sul anunciou nova eleição presidencial para três de junho, após impeachment do presidente YOON SUK YEOL. O comunicado foi feito pelo líder interino do país, HAN DUCK-SOO, nesta terça-feira. O anúncio foi feito poucos dias após a Corte Constitucional remover YOON do cargo devido à sua imposição da lei marcial em dezembro. De acordo com a lei sul-coreana, o país deve eleger um novo presidente dentro de 60 dias após a destituição. A profunda polarização política provavelmente transformará a eleição em um embate direto entre os dois principais partidos políticos: o conservador Partido do Poder do Povo e seu principal rival liberal, o Partido Democrata.

O ministro de Relações Internacionais chinês, WANG YI, afirmou que a China "vai revidar até o final" caso os Estados Unidos continuem a impor tarifas sobre as importações. A declaração vem após à ameaça de DONALD TRUMP de taxar em 50 por cento os produtos do país chinês. TRUMP deu o prazo até hoje para a China retirar as tarifas de 34 por cento em produtos americanos. Mais cedo, a China ameaçou aumentar a retaliação contra os Estados Unidos. O comunicado do Ministério do Comércio chinês afirmou que a imposição das chamadas “tarifas recíprocas” pelos Estados Unidos contra a China é “completamente infundada e representa uma típica prática unilateral de intimidação”.

O juiz argentino MANUEL GARCÍA-MANSILLA, um dos dois magistrados nomeados por decreto para a Suprema Corte da Argentina pelo presidente do país, JAVIER MILEI, renunciou ao seu cargo nesta segunda-feira. A renúncia significa um novo revés para MILEI na disputa que o presidente argentino vem travando contra o Legislativo do país. No fim de março, ele fez as nomeações por decreto à revelia do Senado, que na Argentina precisa aprovar os nomes indicados pelo presidente à Suprema Corte. Mesmo assim, os senadores levaram a votação adiante e, na semana passada, rejeitaram as duas indicações.

O número de contratos ativos de crédito consignado do INSS ultrapassou em três milhões e 700 mil o número total de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, existem 44 milhões e 400 mil empréstimos com desconto em folha, enquanto o Regime Geral de Previdência Social tem 34 milhões e 300 mil pessoas. Outros seis milhões e 400 mil recebem benefício assistencial, como o BPC - Benefício de Prestação Continuada -, por exemplo. Os dados se referem a dezembro, e foram divulgados na última semana pelo Ministério da Previdência Social. O consignado também registrou aumento de 11 e meio por cento em dezembro de 2024 ante igual período do ano anterior.

O presidente da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA, defendeu a discussão sobre a instituição do voto distrital misto, como parte de uma mudança do sistema eleitoral brasileiro. As declarações ocorreram na manhã desta segunda-feira, durante evento sobre o atual cenário político brasileiro, realizado pela Associação Comercial de São Paulo. No voto distrital misto, o eleitor passaria a ter direito a dois votos: um para o candidato específico do seu distrito eleitoral e outro para um partido de sua escolha. Metade das vagas em cada Casa Legislativa seria ocupada por representantes distritais, e a outra metade, por lista partidária preordenada. Segundo MOTTA, essa questão será um dos focos na sua gestão.

As contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de 18 bilhões 970 milhões de reais em fevereiro deste ano, o que representa um virgula 96 por cento do Produto Interno Bruto. A informação foi divulgada hoje pelo Banco Central. O déficit primário ocorre quando as receitas com tributos e impostos ficam abaixo das despesas do governo. O resultado abrange o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais. Segundo o Banco Central, houve melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um saldo negativo de 48 bilhões e 700 milhões de reais, três virgula 19 por cento do PIB. De acordo com informações do Tesouro Nacional, o resultado de fevereiro deste ano foi influenciado pela redução no pagamento de sentenças judiciais, os precatórios, que somaram em 30 bilhões e 800 milhões de reais.

Cerca de 43 mulheres morreram durante a gestação, parto ou puerpério, período que até 42 dias após o parto, em Santa Catarina em 2024. O número representa um aumento de 48 por cento em relação ao ano anterior, quando morreram 29 mulheres. Os dados foram divulgados em um alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica para o aumento de óbitos maternos no Estado. Segundo as informações, 2024 foi o ano com mais mortes maternas registradas nos últimos 20 anos, com exceção de 2021, ano marcado pela pandemia de Covid-19. À época, o número de mortes chegou a 86, sendo 55 por cento associados à Covid-19. Em 2024, dos 43 óbitos de mulheres durante gestação, parto ou puerpério, 62 por cento tiveram causas obstétricas diretas.

O governador JORGINHO MELLO entregou no Tribunal de Contas nesta segunda-feira, o Balanço Geral de 2024. A publicação é prevista em lei e, nesta edição, tem como tema “Santa Catarina, um Estado de oportunidades”. Dividido em quatro volumes e pouco mais de duas mil e 700 páginas, o material detalha a gestão financeira e orçamentária de todos os Poderes no ano passado. A partir de agora, o TCE deve fazer a análise técnica desses dados, preparar parecer e recomendar à Assembleia Legislativa a aprovação ou a rejeição das contas de 2024. O relator será o conselheiro LUIZ EDUARDO CHEREM e o prazo para a conclusão do trabalho é de 60 dias a contar do recebimento do Balanço Geral do Estado. Um dos destaques, segundo o governo, foi o investimento de quatro bilhões e 400 milhões de reais em programas e projetos estruturantes em 2024. O montante significa um bilhão e meio a mais do que o total investido em 2023.

As exportações de Santa Catarina tiveram um aumento de sete vírgula seis por cento no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual corresponde ao salto no valor total exportado de dois bilhões 570 milhões para dois bilhões 780 milhões de dólares entre janeiro e março, ou seja, alta de cerca de 200 milhões de dólares. Os dados são divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal. A alta de sete vírgula seis por cento nas exportações de Santa Catarina é puxada, principalmente, pelos setores do agronegócio, madeira e maquinário. As vendas de carnes suína e de aves, que são os principais produtos da pauta exportadora catarinense, registraram aumento de 19 e 15 por cento, respectivamente.

A Secretaria de Saúde de Romelândia confirmou dois casos positivos de dengue em 2025 e emitiu um alerta para a população. O município, que é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti, também teve a circulação do sorotipo DENV-3 detectada em exames laboratoriais. Esse tipo de vírus representa maior risco de formas graves da doença, especialmente em pessoas que já tiveram dengue anteriormente, por outro sorotipo. Para conter o avanço da doença, a Vigilância Epidemiológica e o setor de Endemias pedem o apoio dos moradores no combate ao mosquito. Em nota, o setor alertou que mesmo com as ações realizadas pela equipe de endemias, o envolvimento da população é essencial.

A Feira do Peixe de São Miguel do Oeste, tradicional no período da Semana Santa, vai acontecer nos dias 16 e 17 de abril. A comercialização de pescado, neste ano, terá novidades para o público. Além da venda de peixes frescos, o evento contará com a presença da Feira Livre, da Feira do Artesanato e do Projeto Palco Aberto, reunindo diversas entidades do município. A iniciativa busca fortalecer a feira e ampliar as opções para os visitantes. APAS, APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Pastoral da Saúde e da Criança, Secretaria de Saúde e Associação dos Artesãos de São Miguel do Oeste vão participar da feira, oferecendo produtos, serviços e artesanatos. A feira do peixe será realizado no pavilhão da feira livre, ao lado do agência central do Sicoob.

A ideia dos organizadores da feira do peixe para este ano é integrar diferentes setores e tornar a feira um evento ainda maior, valorizando tanto a produção artesanal quanto o trabalho social das entidades envolvidas. A Feira do Peixe, nos dias 16 e 17 de abril, vai funcionar da nove da manhã as sete da noite sem intervalo ao meio-dia e contará com a participação de três piscicultores habilitados, que seguirão todas as normas de inspeção e segurança alimentar. Serão oferecidos peixes eviscerados, congelados e em filé. Os preços dos pescados serão definidos pelos produtores, variando conforme a espécie e os custos de produção. A expectativa é de que os valores permaneçam semelhantes aos do ano passado.

O mutirão de limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no bairro Jardim Peperi foi concluído nesta segunda-feira. Entre terça e domingo, os moradores deixaram os materiais na rua, como pneus, eletrônicos, com TVs e eletrodomésticos, móveis, colchões e estofados. Ontem, a prefeitura fez o recolhimento e destinação adequada dos resíduos. De acordo com o coordenador do setor de combate a endemias, RENÉRIO DILL, o objetivo foi eliminar possíveis locais de proliferação do mosquito da dengue. Na semana passada, o município fez um trabalho semelhante na Pedreira. Ele reforçou que a colaboração de todos é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e prevenir a dengue e outras doenças.

As chuvas que caíram nos últimos dias trouxeram um alívio parcial para a estiagem que atingia o Extremo Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri, algumas cidades da região registraram mais de 80 milímetros de precipitação. Apesar da melhora, a distribuição irregular das chuvas ainda preocupa os agricultores. A segunda safra de grãos, que inclui milho, feijão e soja, está em fase de desenvolvimento, mas já registra prejuízos. Segundo a Epagri, em municípios como São Miguel do Oeste, a produtividade do milho caiu cerca de 35 por cento. Muitas lavouras estão sendo destinadas à silagem, usada na alimentação animal. Pelo menos 16 cidades do estado seguem em alerta por conta da seca, a maioria no Extremo Oeste.

Cerca de 34 por cento das lavouras de milho estão em desenvolvimento vegetativo na região extremo-oeste. A informação é da Epagri. Outros 46 por cento estão na fase de floração e 21 por cento no estágio de frutificação. Sobre a qualidade das lavouras, a empresa informou que, apesar do baixo volume de chuvas, 65 por cento das áreas são consideradas boas e 15 por cento são ruins. O feijão também sentiu os efeitos da estiagem. Mesmo com as chuvas recentes, os produtores seguem com cuidados e tratamentos fitossanitários. Em São Miguel do Oeste, a colheita já começou, e 84 por cento das lavouras são avaliadas como boas. A soja está em fase de floração e a expectativa é de uma redução de pelo menos 30 por cento na produção por conta da falta de chuva nos últimos meses.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de São Miguel do Oeste realizou uma reunião com representantes do SENAI com o objetivo de buscar informações e avaliar a viabilidade de ofertar cursos técnicos e profissionalizantes para a população do município. O encontro ocorreu no setor de Desenvolvimento Econômico e contou com a presença de servidores da secretaria e representantes da instituição, que apresentaram propostas de qualificação voltadas às demandas do mercado de trabalho local. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de capacitação e inserção profissional, especialmente para jovens e pessoas que desejam se reposicionar no mercado. O secretário IRTON LAMB disse que a administração segue em diálogo com instituições de ensino e entidades parceiras para viabilizar os cursos de forma acessível e alinhada às necessidades dos setores produtivos locais.

A câmara de vereadores de Bandeirante vai realizar, nesta terça-feira, uma sessão solene de instalação do Parlamento Jovem no município. A informação é do presidente do Legislativo, RODRIGO LOLATO. A sessão está marcada para as seis horas da tarde. De acordo com LOLATO, o Parlamento Jovem é uma iniciativa que tem o objetivo de estimular a participação do jovem na política e entender o funcionamento da câmara de vereadores. Essa é a segunda edição do programa que busca a conscientização política e democrática dos jovens estudantes. A sessão de hoje vai contar com a presença dos vereadores, estudante se comunidade em geral.

A eleição dos estudantes para o Parlamento Jovem de Bandeirante foi realizada no dia 26 de março e a posse dos eleitos será na sessão de hoje à noite. De acordo com o presidente da câmara de vereadores, RODRIGO LOLATO, a eleição envolveu três escolas da cidade, duas da rede municipal e uma do estado. O Parlamento Jovem de Bandeirante vai realizar quatro sessões ordinárias por ano para a discussão dos temas que serão levados ao plenário pelos estudantes. O mandato será de dois anos. LOLATO reforçou a importância do programa para a formação política dos estudantes de Bandeirante.

A Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina começou nesta segunda-feira para os grupos prioritários, com o Dia D de mobilização estadual marcado para 10 de maio. A campanha busca reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno. Nesta primeira fase, a campanha prioriza três milhões e 300 mil pessoas em Santa Catarina, incluindo idosos, crianças, gestantes, pessoas com condições crônicas e outros grupos. No extremo-oeste, a campanha também começou hoje e cada cidade montou uma estratégia especifica para atingir os objetivos. A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 90 por cento do público alvo.

Os 30 municípios que integram a gerencia regional de saúde de SMO devem vacinar cerca de 114 mil e 400 moradores que formam os mais de 15 grupos prioritários. A informação é da técnica da vigilância epidemiológica da gerencia regional da saúde, SILENE ERBERT. De acordo com ela, a gerencia recebeu, na semana passada, oito mil e 60 doses, o equivalente a Seis virgula oito por cento do quantitativo total. Na quinta-feira, a gerencia vai receber mais 20 mil doses e os imunizantes serão disponibilizados para os municípios a partir de sexta-feira. Ela disse imunizar o público-alvo neste primeiro momento é fundamental, pois são as pessoas mais suscetíveis ao adoecimento e casos graves, inclusive, à morte.

Os três grupos de maior preocupação na campanha de vacinação deste ano são os idoso, crianças e gestantes. De acordo com da técnica da vigilância epidemiológica da gerencia regional da saúde, SILENE ERBERT, os demais grupos não tem uma meta em índice percentual definido. SILENE esteve no Peperi Entrevitsa de hoje e disse que a gerencia está preocupado com os recentes questionamentos e falta de adesão as campanhas de vacinação. Ele ressaltou que as pessoas precisam entender que o imunizante protege contra as formas mais graves da doença.

A campanha de vacinação contra a gripe neste ano vem com pelo menos duas novidades. A informação é da técnica da vigilância epidemiológica da gerencia regional da saúde, SILENE ERBERT. De acordo com ela, uma das alterações é a inclusão dos funcionários dos Correios nos grupos prioritários. A outra é a definição da data em que os imunizantes serão liberados para a população em geral. Ela lembrou que o dia D será em 10 de maio, e a partir do dia 12, a vacina estará liberada para qualquer com interesse em se imunizar contra a gripe.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste vai realizar, nesta quinta-feira, um evento para prestação de contas e projeção das próximas ações do governo. A atividade está programada para as 10 horas da manhã no Salão Nobre do Centro Administrativo. Durante o evento será apresentado o balanço dos 100 primeiros dias de gestão do prefeito EDENILSON ZANARDI e do vice-prefeito CARLOS AGOSTINI, o TATU. Em nota, a administração informou que serão apresentar as principais ações desenvolvidas e os investimentos previstos para os próximos meses. A apresentação terá detalhes sobre projetos em andamento, melhorias nos serviços públicos e estratégias de desenvolvimento para a cidade.

A Polícia Militar apreendeu uma caminhonete carregada com produtos contrabandeados no interior de Anchieta na noite desta segunda-feira. Por volta das nove horas, uma guarnição da PM tentou abordar uma Amarok que trafegava pela linha Aparecida, interior do município. O condutor do veículo não obedeceu a ordem de parada e fugiu. Os policiais localizaram o veículo a cerca de sete quilômetros da barreira. O veículo estava abandonado e o condutor não foi localizado. A caminhonete estava carregada com diversos volumes de cigarros de origem estrangeira. A carga e a camionete foram apreendidas e levadas até a Receita Federal.

Uma colisão lateral entre duas motocicletas deixou dois homens feridos no fim da tarde desta segunda-feira na BR 163. O acidente aconteceu por volta das seis da tarde no acesso secundário da rodovia, em Guarujá do Sul. A colisão envolvei uma moto CG e uma moto Tornado. O condutor da CG, um homem de 41 anos, sofreu suspeita de fraturas em um dos braços e em uma das pernas, além de escoriações. Ele foi encaminhado ao hospital de São José do Cedro. O outro motociclista, de 39 anos, sofreu escoriações e suspeita de fratura em um dos braços. Ele também recebeu atendimento e foi levado ao hospital de Guarujá do Sul.

Um homem ficou ferido após ser agredido com uma faca na madrugada desta terça-feira em Cunha Porã. O caso foi registrado por volta da uma e 20. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência de agressão por arma branca. No local, os socorristas encontraram o homem andando pela residência com toalhas cobrindo os ferimentos. Ele apresentava cortes na palma da mão direita e no lado esquerdo da face. Após o atendimento, a vítima foi levada ao Pronto-Socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã. A Polícia Militar esteve no local e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Quatro pessoas – três homens e uma mulher – tiveram a prisão preventiva decretada após serem flagradas transportando 308 quilos de maconha em Campo Erê. O grupo foi abordado por volta das 11 e meia da noite do último sábado, na linha São Roque, interior do município. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Federal. Segundo a PM, o comboio com três veículos chamou atenção. Dois dos carros atuavam como batedores, enquanto o terceiro levava a carga de drogas. Durante a audiência de custódia no domingo, o Ministério Público solicitou a conversão do flagrante em prisão preventiva para garantir a ordem pública – pedido que foi aceito pela Justiça. O grupo segue preso enquanto a Polícia Civil conclui o inquérito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.