-STF DEFINE QUE CONSTITUIÇÃO NÃO PREVÊ 'PODER MODERADOR' OU INTERVENÇÃO MILITAR
-SC ADOTA ESQUEMA DE DOSE ÚNICA PARA A VACINA CONTRA O HPV PARA ADOLESCENTES
-EM EPIDEMIA DE DENGUE, IPORÃ DO OESTE ALERTA PARA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS TIPO 2
-SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DE DESCANSO ATUA COM FOCO EM TRÊS ÁREAS
-AUDIÊNCIA PÚBLICA DO COMITÊ BACIA DO RIO DAS ANTAS SERÁ REALIZADA EM MAIO
-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
-INCÊNDIO DESTRÓI GALPÃO E MATA ANIMAIS NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é nebulosidade variável. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo cinco reais e 47 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
Uma autoridade do Hamas disse à Reuters nesta segunda-feira que nenhum progresso foi feito em uma nova rodada de negociações de cessar-fogo em Gaza no Cairo, também com a presença de delegações de Israel, Catar e Estados Unidos. Mais cedo nesta segunda-feira, o canal de TV Al-Qahera News, afiliado ao Estado do Egito, citou uma fonte egípcia sênior dizendo que o progresso foi feito nas negociações, depois que um acordo foi alcançado entre as delegações participantes sobre questões em discussão. Israel e Hamas, em guerra na Faixa de Gaza desde outubro, falharam até agora em resolver divergências sobre suas principais demandas.
Pelo menos 94 pessoas morreram, incluindo crianças, e 26 estão desaparecidas depois que uma balsa virou na costa norte de Moçambique, segundo um funcionário do Instituto de Transporte Marítimo do país. A embarcação era um barco de pesca sobrecarregado e não tinha licença para transportar pessoas, disse Lourenço Machado, administrador do Intrasmar. O barco transportava pessoas de Lunga, na província moçambicana de Nampula, para a Ilha de Moçambique, quando foi atingido por um maremoto. Os passageiros fugiam de um surto de cólera.
Todos os diplomatas mexicanos que atuam na embaixada do México em Quito deixaram o Equador neste domingo com suas famílias. A decisão vem após a invasão da sede diplomática do país norte-americano na noite de sexta-feira e o rompimento das relações entre os dois países. O grupo de 18 pessoas viajou de Quito para a Cidade do México em um voo comercial. A embaixada mexicana no país ficará fechada por tempo indeterminado, assim como os serviços consulares no Equador. Na última semana, a Polícia do Equador invadiu a embaixada e prendeu ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, condenado duas vezes por corrupção, que recebeu asilo do México.
O Supremo Tribunal Federal definiu, por unanimidade, um esclarecimento sobre os limites para a atuação das Forças Armadas. Por 11 votos a zero, a Corte decidiu que a Constituição não permite uma “intervenção militar constitucional” e nem encoraja uma ruptura democrática. O esclarecimento foi feito em uma ação do PDT, relatada pelo ministro LUIZ FUX e julgada em plenário virtual. O julgamento termina hoje, mas todos os ministros já votaram. Os ministros julgaram uma ação que questiona pontos de uma lei de 1999 que trata da atuação das Forças Armadas. Com o resultado, o STF também rejeita a tese de que as Forças Armadas seriam um "poder moderador" – ou seja, uma instância superior para mediar eventuais conflitos entre Legislativo, Executivo e Judiciário.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou, neste domingo, a abertura de um inquérito contra ELON MUSK, dono do X, o antigo Twitter, após ameaças do empresário. A medida acontece após MUSK dizer que liberaria contas que haviam sido suspensas por decisões judiciais. Na determinação, MORAES acrescenta que, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, uma multa diária de 100 mil reais será aplicada por perfil desbloqueado. Ainda na decisão, MORAES pede a inclusão de ELON MUSK como investigado em um inquérito já existente, o das milícias digitais.
Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho de 2016 a 2022. Segundo o levantamento, houve um aumento de 25 vírgula quatro por cento nos óbitos no período: saltaram de dois mil 265, em 2016, para dois mil 842, em 2022 - o último ano com dados consolidados. Os dados mostram ainda um aumento de 11 vírgula sete por cento no número de acidentes trabalhistas típicos que não resultaram em morte, no período de 2016 a 2022: subiram de 354 mil e 84 para 418 mil 684. Os acidentes de trajeto também registraram elevação, de 16 por cento e aumentaram de 108 mil 150, em 2016, para 125 mil 505, em 2022.
Santa Catarina adotou o esquema de dose única para a vacina contra o Papilomavírus Humano, o HPV, micro-organismo responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero. A medida segue orientação do Ministério da Saúde. O público-alvo da vacina são meninos e meninas de 9 a 14 anos. O objetivo da vacina é “intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus”, conforme o Ministério da Saúde. Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, para completar o esquema vacinal. A mudança para dose única segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
O superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON RODRIGUES, avaliou que seriam necessários um bilhão de reais por ano nos próximos três anos em investimentos nas rodovias federais sob a responsabilidade do órgão para melhorar significativamente a trafegabilidade e a qualidade das vias. A estimativa levou em conta investimentos em obras já em andamento, novos investimentos já em fase de projeto e também a recuperação e manutenção de rodovias por todo o estado. A afirmação de RODRIGUES foi feita durante a reunião conjunta do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense e da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc na semana passada. Ele destacou que a previsibilidade e a continuidade são essenciais para o planejamento do DNIT, considerando que os investimentos são de longo prazo.
O protocolo antiterrorista ensinado em escolas de Santa Catarina já capacitou mais de 63 professores, 53 mil e 800 estudantes e quatro mil e 800 policiais em 2023. Conforme o programa Rede de Segurança Escolar, em 2023 já foram realizadas 218 abordagens policiais, 40 armas brancas apreendidas e 61 prisõesapreensões efetuadas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esse número de apreensões é de delitos em geral. Segundo a PMSC, apenas em 2023, foram atendidas quatro mil 286 escolas, públicas e privadas nos 295 municípios catarinenses. A segurança das escolas é feita com o efetivo de policiais do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública, composto por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.
A Administração de Belmonte anunciou, na última sexta-feira, um reajuste no valor do vale alimentação para os servidores. O benefício é válido apenas para dias trabalhados e pode ser suspenso caso haja mais de duas faltas. O valor do auxílio será de 15 reais por dia trabalhado aos servidores que exercem carga horária de 40 horas semanais, com redução proporcional do valor para a carga horária semanal inferior. O novo valor é cinco reais maior do que o atual. O vale não é pago em dia de falta, independentemente do motivo. No caso de faltar mais de dois dias, o benefício é automaticamente suspenso naquele mês. A ação faz parte do programa de valorização do funcionalismo e também é uma forma de diminuir faltas no trabalho.
São João do Oeste amplia ações no combate à Dengue. Medidas visam conter o rápido avanço da doença registrado nos últimos dias. O Secretário Municipal da Saúde, PAULO RECH considera que os índices são alarmantes de casos de Dengue no município. São João do Oeste já está com decreto de situação de emergência desde 19 de março e ultrapassa 60 casos confirmados da doença neste ano, sendo que o maior número de casos ocorreram a partir de março. Ele conclama a população para promoverem o máximo de limpeza em terrenos, residências e empresas. Para o Secretário, o combate ao mosquito transmissor não é uma missão apenas do poder público. RECH reforça que a equipe de vigilância e outros profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estão em alerta e empenhados.
O Secretário da Saúde menciona inclusive apoio do exército e realização de fumacê realizado por servidores do município que foram capacitados para este serviço. PAULO RECH destaca que a contratação de novos profissionais por meio de processo seletivo simplificado emergencial. O município já contratou uma enfermeira e um médico e no momento a equipe está completa para atender o grande fluxo de pacientes neste momento de emergência. RECH menciona ainda a implantação de um Plano de Ação com envolvimento de todas as Secretarias da Prefeitura em uma guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.
O município de Descanso está em epidemia de dengue. A informação foi confirmada no final da tarde da última quarta-feira pela secretaria de Saúde. Desde o começo do ano foram registrados 22 casos da doença. Além disso, foram notificados outros 14 casos suspeitos. Em nota divulgada nas redes sociais do município, a Secretaria de Saúde citou que a cidade tem uma alta taxa de incidência da doença e reforçou que está na hora de agir. O pedido é para que as pessoas limpem os quintais e eliminem qualquer foco de água parada, além de usar o repelente para evitar as picadas do mosquito.
O Município de Iporã do Oeste também já decretou situação de emergência por causa da dengue. O decreto foi assinado após uma reunião na tarde da última terça-feira, organizada pela Sala de Situação, que compreende representantes de vários setores da administração e da segurança pública. A partir da reunião, Iporã do Oeste, a exemplo de outros municípios da região, emitiu decreto de situação de emergência devido a dengue e atingiu o nível de epidemia, quando são apresentadas taxas acima de 300 casos prováveis da doença para 100 mil habitantes. A representante da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina participou da reunião e chamou atenção para o aumento nos casos da dengue tipo 2, que ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus. Nestes casos, a tendência é de sintomas mais intensos do que na primeira infecção. Até a última terça-feira, havia um caso confirmado de dengue tipo 2 em Iporã do Oeste.
Conforme a Secretária de Saúde, ELISE WALKER, o município tem 44 casos de dengue confirmados em 2024. Destes, 35 são moradores da cidade e 07 do interior. Ela explica que as ações de controle do vetor são realizadas conforme as diretrizes estaduais, uma vez que biólogos e médicos estudam e acompanham a evolução e mutação do mosquito. Em todos os casos, tanto suspeitos como confirmados, a equipe de Agentes de Endemias realiza o bloqueio de transmissão. Para isso, é definido um raio no entorno da residência e local de trabalho do paciente, onde são realizadas as ações de busca e eliminação de criadouros, bem como a aplicação de Inseticida de Ultra Baixo Volume com máquina costal. Quando são registrados casos próximos, onde se tem uma maior área para aplicação do Inseticida, a aplicação é feita por uma máquina acoplada em veículo. A principal orientação é para que a população busque atendimento ao apresentar sintomas de dengue.
Os vereadores de Iporã do Oeste vão se reunir para a décima Sessão Ordinária de 2024 na noite desta segunda-feira. A pauta do encontro terá apenas a entrada de uma Indicação para leitura e discussão única. O documento é de autoria conjunta dos vereadores MICHEL NEDEL BARTH, OSNI SIMON e ADRIANO KLEIN, que indicam ao chefe do Poder Executivo Municipal, providências no sentido de recuperar, melhorar e alargar a estrada rural "Passo Fundo", compreendida entre a comunidade de Linha Aparecida e a Linha Monte Maria, no interior do Município de Iporã do Oeste. A Sessão desta segunda-feira não terá entrada de nenhum novo Projeto de Lei para apreciação dos vereadores. A reunião aberta ao público está prevista para começar às 19h, no plenário vereador Pedro Arthur Ammon, localizado na Rua Boa Vista.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso mantém o foco de atuação em três áreas principais. De acordo com o secretário da pasta, PAULO LAUXEN, uma delas é a regularização fundiária dos imóveis que não possuem escrituras, garantindo o título de propriedade para as famílias. Ele explica que nos últimos anos foram regularizados mais de 240 terrenos, graças a um trabalho conjunto entre o Município e várias entidades, inclusive com mudanças na legislação vigente a nível local, estadual e federal. LAUXEN explica que uma dessas mudanças esteve relacionada a diminuição da faixa de domínio da SC-163, considerada fundamental para o avanço da regularização fundiária.
Outra ação importante apontada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso foi a regularização da área industrial, com mudança na legislação municipal para viabilizar a entrega de seis terrenos e pórticos por meio de processo licitatório. Além disso, dois galpões da área industrial também foram licitados, garantindo segurança jurídica para o Município e para os investidores que se instalaram no local. PAULO LAUXEN enaltece ainda a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na capacitação dos empreendedores e no incentivo às compras no comércio local, através de campanhas com sorteios de prêmios.
O comitê Bacia do Rio das Antas vai se reunir para uma Audiência Setorial Pública no dia 15 de maio, no Centro de Treinamentos da Epagri, em São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente, ANDERSON ROHDEN, será um momento especial para reunir entidades, sociedade civil e autoridades públicas para ampliar a participação delas no comitê. Ele explica que 40 por cento dos membros do comitê Bacia do Rio das Antas são pessoas da sociedade civil, 40 por cento são usuários de água e 20 por cento são pessoas que representam o Poder Público. ROHDEN frisa que todos possuem vez e voz no comitê, com mandato de quatro anos. Em 2024, haverá renovação das entidades integrantes, as quais poderão permanecer no comitê, mediante entrega da documentação exigida.
Já as entidades que possuem interesse em fazer parte do comitê também podem entregar a documentação, desde que sejam de usuários de água, da sociedade civil ou do Poder Público. Elas também devem indicar um membro titular e outro suplente para representá-las no comitê. ANDERSON ROHDEN explica que na Audiência do dia 15 de maio, toda a documentação apresentada será conferida e caso esteja em conformidade com o edital, as entidades já participantes serão reconduzidas como membros assíduos, enquanto as novas entidades passarão a integrar o comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas. O presidente, ANDERSON ROHDEN, salienta que o processo de renovação do Comitê Bacia do Rio das Antas envolve a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e por isso, existe rigor na documentação exigida. O acesso ao edital pode ser feito no site: aguas.sc.gov.br.
Um homem foi preso por agredir mulheres. A guarnição da Polícia Militar registrou a ocorrência por volta das três horas da madrugada de sábado, no Bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. Um homem é suspeito de provocar lesão corporal leve, ameaça, dano e calúnia contra várias mulheres. A confusão teve início em virtude do homem ter acusado as mulheres de subtrair dinheiro dele. A discussão se intensificou, momento em que ele passou a ameaçar as mulheres com uma faca, palavras, empurrões, tapas, além de ter danificado uma máquina de lavar roupas. Conforme relato, uma das vítimas informou estar gestante de quatro meses. Os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia.
Um acidente no final da manhã deste domingo deixou duas pessoas feridas na SC 163, trecho de São Miguel do Oeste a Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois ocupantes do carro ficaram feridos. Um deles dispensou atendimento e o outro foi levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O acidente envolveu um Gol de Bandeirante que saiu da pista e capotou por volta das 10 horas e 15 minutos, nas proximidades do aeroporto Hélio Wássun. Quando os bombeiros chegaram no local do acidente, um dos ocupantes saiu do veículo identificando-se como o condutor. Ele recusou atendimento da equipe de resgate. O passageiro do carro, que estava no banco traseiro, sofreu hematoma, escoriação no pescoço e ferimentos nas pernas e pés. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um caminhão carregado de suínos saiu da pista e colidiu em árvores na noite deste domingo, por volta das 22h30, na rodovia SC-283, próximo a cidade de Riqueza. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, o motorista, de 31 anos, relatou que perdeu o controle do veículo durante uma descida. Testes realizados com o etilômetro indicaram que o motorista não havia consumido bebidas alcoólicas. O acidente causou danos ao patrimônio público, com aproximadamente 50 metros de defensa metálica danificada. Os motoristas que trafegam pela SC-283, de Mondaí a Riqueza, devem ter atenção redobrada. A carga de suínos está sendo transferida para outro caminhão nesta segunda-feira e isso está impactando o tráfego no local do acidente.
Incêndio destrói galpão e mata animais no interior de São João do Oeste. Ocorrência foi na manhã deste domingo. O fogo destruiu a estrutura de madeira e matou suínos e aves em uma propriedade agrícola, na comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste. Foram mobilizadas guarnições dos bombeiros de Iporã do Oeste e Itapiranga para combater as chamas. A família percebeu o incêndio por volta das seis horas e 30 minutos, quando as chamas já haviam atingido grandes proporções, destruindo o galpão. A ação dos bombeiros foi para fazer o rescaldo dos materiais e para evitar que o fogo atingisse outro galpão menor e a residência, que ficam próximos do galpão incendiado.
O fogo destruiu por completo o galpão de medidas 10 por oito metros, além de todos os utensílios de serviço da agricultura e uma careta agrícola. No incêndio morreram cinco suínos e várias galinhas. Na tarde de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga esteve na mesma propriedade para conduzir o proprietário ao Hospital. O homem é acamado e faz uso de sonda. Na ocorrência deste domingo, ninguém ficou ferido.
Um motociclista morreu em um acidente no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado, por volta das 15 horas, na ITG-070, em Linha Laranjeira. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU e conduzida ao Hospital de Itapiranga, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima foi identificada como GILBERTO HIRT TABORDA, de 50 anos, morador de Horizontina, Rio Grande do Sul. Ele estava com uma motocicleta esportiva, quando saiu da pista e colidiu contra uma árvore. TABORDA participava de um encontro de motociclistas e o acidente aconteceu já durante o retorno ao Rio Grande do Sul. Ele era casado e deixa a esposa e um filho. O corpo foi sepultado na tarde deste domingo, em Horizontina.