-ITAMARATY DIZ QUE RÚSSIA ANUNCIA FIM DO EMBARGO À CARNE BOVINA DO PAÍS
-SERVIÇO DE SEGURANÇA AMERICANO VAI AJUDAR A INVESTIGAR ATAQUE A CRECHE
-COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES DO INTEIROR COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA
-POPULAÇÃO AINDA PODE PARTICIPAR DE PESQUISA SOBRE REVISÃO DO PLANO DIRETOR
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE CONTEXTO E MOTIVAÇÕES DOS ATAQUES A CRECHES E ESCOLAS
-MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR NA TRASEIRA DE CARRETA NA REGIÃO
-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA MORTE DE IDOSO DE 76 ANOS EM PROPRIEDADE RURAL
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula quatro centavos.
A China anunciou neste sábado que fará três dias de manobras militares no Estreito de Taiwan. Os chineses estão reagindo a uma reunião da presidente de Taiwan, TSAI ING-WEN, com o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, KEVIN MCCARTHY, nesta semana. O Exército de Libertação Popular da China publicou um comunicado no qual informou que vai organizar, de 8 a 10 de abril, um exercício de preparação para o combate com o Estreito de Taiwan, nas partes norte e sul da ilha e no espaço aéreo a leste da ilha. A China considera a ilha de Taiwan como uma província rebelde que faz parte do território chinês e diz que está disposta a retomá-la até mesmo pela força, se necessário.
O papa FRANCISCO, que deixou o hospital no fim de semana passado após um surto de bronquite, não participou da procissão ao ar livre da "Via Sacra" na noite desta sexta-feira, informou o Vaticano em comunicado. Segundo a nota, o pontífice decidiu cancelar a participação por conta clima frio. Mas FRANCISCO, de 86 anos, participou de um culto interno da Sexta-feira Santa na Basílica de São Pedro, disse o porta-voz do Vaticano, MATTEO BRUNI. Esta foi a primeira vez que o papa não presidirá o serviço "Via Crucis" desde que foi eleito em 2013.
A Nicaragua não teve as festas dos santos padroeiros, as procissões e também a Via Crucis na Sexta-feira Santa neste ano. Essa ações só puderam ser realizadas dentro das igrejas e em recintos especiais. O regime de DANIEL ORTEGA proibiu as atividades religiosas públicas meses atrás "por razões de segurança". As relações entre o governo e a Igreja Católica vivem agora momentos de grande tensão, marcados pela expulsão e prisão de padres e pela proibição de atividades religiosas. No país, grande parte da população é católica e muito devota.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal para receber denúncias sobre ameaças e ataques contra as escolas. A medida faz parte de um pacote de ações de prevenção criado pelo Governo Federal após o atentado em uma creche em Santa Catarina em que quatro crianças foram mortas e outras quatro ficaram feridas. As pessoas que denunciarem pelo canal serão preservadas, e as informações, mantidas sob sigilo. A ação faz parte da Operação Escola Segura e terá o apoio da equipe do CiberLab, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na análise das informações. O trabalho nesta sexta-feira está integrado com o monitoramento de ameaças.
De 505 delegacias especializadas no atendimento à mulher no país, apenas 57, o equivalente a 11 por cento, funcionam 24 horas por dia. Os dados são dos governos estaduais. Para cumprir a nova lei que estabelece o funcionamento ininterrupto das delegacias da mulher – sancionada nesta semana pelo presidente LULA – os estados terão de correr para converter cerca de 440 unidades ao novo modelo. A lei sobre o atendimento ininterrupto das delegacias da mulher foi proposta em 2020 pelo senador RODRIGO CUNHA e aprovada pelo Senado no início de março. A nova lei prevê que o atendimento às mulheres nas delegacias especializadas seja 24 horas, inclusive em feriados e finais de semana. Além disso, deve ser feito em salas reservadas e, preferencialmente, por policiais do sexo feminino.
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira que a Rússia anunciou o fim do embargo à carne bovina brasileira produzida pelo Pará. O embargo havia sido anunciado pelo país no mês passado, após a confirmação de um caso atípico de "vaca louca" em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, no dia 22 de fevereiro. Vale destacar que a restrição se deu apenas à produção paraense, e outros estados brasileiros puderam seguir exportando sua produção à Rússia. Segundo o governo brasileiro, em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto.
O Ministério Público de Santa Catarina e o serviço de segurança diplomática dos Estados Unidos se reuniram para somar forças às apurações envolvendo o ataque a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas na quarta-feira. Segundo o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MP, o Consulado Americano informou que vai viabilizar o contato dos investigadores com plataformas digitais sediadas nos Estados Unidos. A reunião, que aconteceu de forma remota, teve participação da coordenação do CyberGaeco do Rio Grande do Sul. A força-tarefa do MP em São Paulo também se comprometeu a auxiliar nas investigações. O trabalho em conjunto busca identificar possíveis outros usuários que usam plataformas digitais para estimular, propagar ou planejar ataques do tipo.
O professor denunciado por apoiar o ataque a creche de Blumenau, que terminou com quatro crianças mortas, será investigado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado regional de Joinville, RAFAELLO ROSS, um inquérito policial foi instaurado nesta sexta-feira e, na segunda-feira, o educador, a direção escolar e testemunhas envolvidas no caso serão intimados para prestar depoimento. A princípio, o episódio será tratado como apologia ao crime por causa da fala incitando ódio e endossando a assassinato de crianças no ambiente escolar de Blumenau. Em um vídeo é possível ouvir o profissional dizendo que “mataria uns 15 ou 20”.
Em sessão extraordinária, os vereadores de Chapecó aprovaram o Projeto de Lei Complementar, de origem do Executivo Municipal, que cria 100 cargos de coordenadores de segurança escolar nos estabelecimentos de ensino municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado, ainda na quinta-feira, pelo prefeito JOÃO RODRIGUES. O projeto prevê que a função para assumir o cargo de coordenador de segurança escolar deve ter um perfil profissional e técnico. Em função disso, deverá ser preenchido por egressos das atividades finalísticas das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.
A programação religiosa da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo reuniu um grande pública nesta sexta-feira Santa. Pela manhã, houve momentos de confissões e em seguida, Via-Sacra. Na parte da tarde, a tradicional Celebração da Paixão e Morte do Senhor lotou a Igreja Matriz. A programação religiosa será retomada neste sábado com a Vigília Pascal às sete horas da noite. O padre CLETO STULP disse que é importante que os fiéis levem velas para que sejam acesas durante a celebração e frascos para levar água benta para casa. No domingo de Páscoa, serão duas celebrações: as oito e meia da manhã e as sete da noite.
O Governo Municipal de Descanso, em parceria com a Epagri, aderiu à Campanha “Penso, logo destino” para reduzir a quantidade de resíduos descartados de forma irregular e promover a preservação do meio ambiente. A campanha, realizada em todo o estado de Santa Catarina pelo Instituto do Meio Ambiente e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional tem como objetivo recolher materiais recicláveis conforme a Lei da Logística Reversa. Até o dia 28 de abril, serão recolhidas lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, exceto geladeiras e condicionadores de ar em pontos de coleta distribuídos pela cidade, incluindo Secretaria de Agricultura, Prefeitura Municipal, CDL, CooperA1, Cooperdes, Epagri e Instaladora Marchesan. O objetivo é reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.
Em São Miguel do Oeste, a etapa local da campanha “Penso, Logo Destino” será realizada em dois períodos no final de abril e começo de maio. De acordo com o diretor de Meio Ambiente da prefeitura, VALMOR POVALA, a coleta do lixo eletrônico seá nos dias 27 e 28 de abril e entre os dias dois e seis de maio. Dessa forma, as pessoas que possuem materiais guardados nas residências ou empresas devem fazer o transporte e o descarte na área central da praça. POVALA citou que entre os materiais que poderão ser descartados estão os eletrônicos e eletrodomésticos velhos, como por exemplo, máquinas de lavar, geladeiras e micro-ondas. Lâmpadas e pilhas deverão estar bem acondicionados em caixas e recipientes que facilitem o transporte.
O município de Guaraciaba teve um saldo de 92 empregos formais gerados neste ano. A informação é da secretaria municipal de Indústria e Comércio, LAÍS BIANCHI. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, CAGED. De acordo com LAÍS, estes números indicam um bom movimento econômico. A maior parte dos empregos gerados está na Construção Civil e Indústria no ramo têxtil e moveleiro. Em São Miguel do Oeste, o saldo de empregos formais no primeiro bimestre do ano foi de 314 admissões a mais do que o total de desligamentos.
A associação de aposentados e pensionistas do Extremo-oeste está prestando informações sobre o processo de desaposentação. A declaração é do presidente da Asaprev, SERGIO VOLPI. Em tese, trata-se da possibilidade que os aposentados tem de desfazer a aposentadoria para obter um valor maior com a inclusão de novas contribuições previdenciárias feitas após a concessão do primeiro benefício. VOLPI disse que o tema deve ser bem analisado e cada caso deve ser avaliado porque nem todos terão vantagens com esse processo. Ele disse que os aposentados em dúvida podem procurar a associação para receber as devida orientações. VOLPI citou que a entidade está ativa e buscando melhorar a condição dos associados.
Começa na segunda-feira mais uma etapa da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no interior. Novamente, de acordo com o secretário ANTÔNIO ORSO, a coleta terá o apoio das secretarias de Obras e de Saúde, além da Epagri e Associação de Coletores de materiais recicláveis, a Acomar. Ele lembrou que os moradores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro, a fim de possibilitar o descarte correto dos itens que podem ser reciclados. Serão recolhidos plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.
A secretaria de Agricultura definiu o roteiro de coleta com as comunidades durante todos os dias da semana que vem. De acordo com o secretário, ANTONIO ORSO, o sistema de recolhimento é o mesmo das edições anteriores. Na segunda-feira, dia 10, os caminhões da prefeitura vão passar na Linha Jacutinga Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Na terça-feira, a coleta será nas comunidades de Parda, Santa Catarina, Santa Ana, Campo Salles, Pérola, Três Barras, Fátima. Os materiais recolhidos serão levados para separação e reaproveitamento pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.
A campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira no município. A secretaria de saúde vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e a vacinação estará aberta a todos os grupos prioritários desde o início. O atendimento será na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta, das sete da manhã às sete da noite sem fechar ao meio-dia. Nos sábados, o atendimento é das oito ao meio-dia. A vacinação contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina, além de algum documento que comprove, de forma oficial, o pertencimento ao seu respectivo grupo prioritário, se for o caso.
A empresa contratada pelo município para a elaboração das mudanças no Plano Diretor está trabalhando na elaboração de um relatório com o diagnóstico da situação levantada nas reuniões comunitárias realizadas na semana passada. A informação é do secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER. Ele explicou que as sugestões da comunidade serão compiladas nesse documento que será encaminhado para análise da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor. Depois disso, as possíveis alterações nas leis do plano diretor serão levadas para audiência pública. A projeção da secretaria de planejamento é que a audiência ocorra no mês de junho, dentro de 60 dias.
A população ainda pode fazer comentários e deixar sugestões de alterações do Plano Diretos. De acordo com o secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER, o link para as opiniões da população ainda está aberto no site oficial do município. Ele disse que as pessoas devem responder um questionário que servirá de base para a revisão e atualização das diretrizes e normas gerais do plano diretor. STÜRMER lembrou que esse é um momento importante, onde todos podem participar. A última etapa do processo de revisão do plano diretor é a votação dos projetos com as mudanças na câmara de vereadores.
Uma escola de Bandeirante já conta com vigilante. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele explicou que a escola municipal Bandeirante conta com um profissional que faz a segurança da unidade. MARCON disse que em razão do caso de Blumenau, a administração contratou mais dois seguranças para trabalhar nas outras duas unidades da rede municipal de ensino. O secretário explicou que são contratos emergenciais, mas o executivo deve mandar um projeto de lei para a câmara de vereadores criando o cargo de vigilante de escola. Além disso, o município também pretende construir muros mais altos nas escolas de Bandeirante.
O Peperi Debates deste sábado analisou o contexto que envolve os recentes ataques a creches e escolas. O episódio de Blumenau, com quatro crianças mortas, aconteceu dois anos depois de um crime semelhante em Saudades. O programa de hoje falou sobre segurança nas escolas e fora delas: o que leva adolescentes e adultos a cometer esse tipo de crime e o que a sociedade pode fazer diante desse quadro? O debate reuniu o reuniu o coronel da Polícia Militar e especialista em segurança, MARCELO DE WALLAU, o professor da rede pública, EDINALDO ENOQUE e a psicóloga GABRIELA MARIN. As fotos e áudios do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O ataque cometido na escola de Blumenau foge a qualquer padrão e mostra o desvio de conduta do assassino. O comentário é do coronel da Polícia Militar e especialista em segurança pública. Ele citou que esses crimes de maior impacto não ocorrem de uma dia para o outro, mas são resultado de um processo onde o criminoso vai se construindo e se aperfeiçoando para cometer o ato. WALLAU disse que é preciso ampliar a segurança das escolas e reduzir a vulnerabilidade desses espaços. Ele comentou que não existe um lugar cem por cento seguro, mas é preciso melhorar os aspectos que possam facilitar a ação dos criminosos. O coronel da PM disse que a prevenção é uma questão central nesse debate, mas não é o único. Ele citou que os autores dos ataques, em algum momento, deram sinais do que iriam cometer. Por isso, é preciso acompanhar e monitorar as redes sociais e intervir quando necessário.
Os ataques cometidos contra creches e escolas são complexos e existem muitas possibilidades para explicar o que está acontecendo. De acordo com a psicóloga, GABRIELA MARIN, estudos indicam que todos nós somos produtos daquilo que vivemos ao longo da vida, como relacionamentos na família e na sociedade. Ela disse que tudo isso vai definindo como as pessoas se constituem e os comportamentos violentos podem ser intensificados pela própria sociedade. GABRIELA comentou que é na infância que se forma a estrutura do adulto e por isso a questão familiar e escolar são tão importante. Ela destacou que todas as pessoas, em algum momento, passam por algum tipo de violência, mas isso não significa que todos vão ter comportamento violento. A diferença está no acolhimento e no diálogo para que compreender o que aconteceu e elaborar essas experiências pelo aspecto positivo.
Os casos graves de ataques à escolas e creches é a ponta do iceberg e reflexo de uma sociedade violenta. A posição é do professor da rede pública, EDINALDO ENOQUE. Ele citou uma pesquisa de 2020 que colocou o Brasil na primeira colocação de um ranking de violência escolar. Ele disse que os ataques com mortes das crianças é o ponto mais grave de uma realidade presente em uma sociedade violenta que vai gerar outros aspectos dessa violência. Na visão de EDINALDO, a natureza da escola é se abrir e não se fechar atrás de muros e portas. Para ele, quando erguer grades e muros é uma necessidade isso mostra que alguma coisa está muito errada. O professor disse que a sociedade desestruturada gera indivíduos desestruturados. Ele ressaltou que punir com a pena de morte não resolve e que é preciso apostar na educação como forma de enfrentar esse problema.
As rodovias federais e estaduais estão desenvolvendo, desde quinta-feira, as operações especiais de Páscoa. O objetivo das corporações é o mesmo: reduzir o número de acidentes com a intensificações da fiscalização nos trechos considerados mais perigosos. Além da fiscalização dos limites de velocidade e o uso de bafômetros, no período serão realizadas barreiras policiais visando o combate ao porte ilegal de armas, contrabando, tráfico de drogas e localização de foragidos da Justiça. As operações de Páscoa nas rodovias da região seguem até segunda-feira.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito no centro de Itapiranga na noite de ontem. O condutor de um Gol perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste da rede de energia no canteiro central da rua do Comércio. A caroneira de 18 anos foi atendida e relatava fortes dores pelo corpo mais especificamente na região da face. Ela não estava usando cinto de segurança. O condutor, um homem de 23 anos, sofreu cortes na cabeça devido ao impacto contra o para brisas do veículo no momento da colisão. Uma criança de dois anos não apresentava lesões aparentes. O local foi isolado em ambos os sentidos da pista para a remoção do carro e conserto do poste.
Um rapaz de 21 anos morreu no início da manhã desta sexta-feira em uma colisão na SC 492. O acidente aconteceu por volta das seis e meia na entrada de Tigrinhos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Maravilha, o condutor de uma moto colidiu na traseira de uma carreta. O motociclista, identificado como GENOIR LASSING, era morador de Santa Terezinha do Progresso. Ele morreu na hora. A Polícia Militar esteve no local e realizou os demais encaminhamentos.
A Polícia Civil investiga um crime ocorrido na tarde desta sexta-feira, na Linha do Meio, interior do município de Palmitos. Um idoso, de 76 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência. A suspeita é de que o agressor tenha usado uma cadeira de madeira para golpear e mata ohomem. O autor do homicídio seria o filho da vítima, de 51 anos. O idoso foi encontrado morto no galpão da propriedade. Segundo informações da Polícia Civil, o relacionamento de pai e filho não era bom, mas ainda não se sabe as motivações do crime.