-CÂMARA APROVA PROJETO DE AJUDA PARA EMPRESAS DO SETOR DE EVENTOS
-PRESIDENTE VISITA CHAPECÓ E VOLTA A DEFENDER TRATAMENTO PRECOCE PARA COVID
-AULAS PRESENCIAIS SÃO RETOMADAS COM CAUTELA PARA EVITAR NOVA PARALISAÇÃO
-SECRETARIA DA SAÚDE VACINA MAIS 74 IDOSOS CONTRA COVID
-MUNICÍPIO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE
-IPORÃ DO OESTE MELHORA ILUMINAÇÃO URBANA COM LÂMPADAS DE LED
-ACIDENTES NA REGIÃO TERMINAM COM PELO MENOS SEIS FERIDOS
-VÍTIMAS PERDEM MAIS DE R$ 50 MIL PARA ESTELIONATÁRIOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59centavos. O euro está valendo seis reais e 64centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Manifestações contrárias ao golpe militar em Mianmar registraram confronto com as forças de segurança que abriram fogo e mataram ao menos 13 pessoas nesta quarta-feira em diversas partes do país, segundo informações da imprensa local. Ao menos 11 dos mortos foram baleados em um protesto na cidade de Kale, no noroeste do país. De acordo com a Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos, mais de 850 pessoas foram mortas durante protestos no país desde o golpe de 1º de fevereiro. A tomada do poder pelos militares desencadeou a maior onda de protestos pró-democracia em décadas no país.
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a retomada da ajuda aos palestinos, suspensa durante o mandato do ex-presidente Donald Trump, com uma entrega de 235 milhões de dólares. O governo JOE BIDEN informou que Washington voltará a realizar aportes junto à agência das Nações Unidas que cuida dos refugiados palestinos, com uma contribuição de 150 milhões de dólares. Os americanos também oferecerão 75 milhões em ajudas econômica e de desenvolvimento para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, e 10 milhões de dólares para os esforços de paz.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta quarta-feira novas restrições para conter uma nova alta de casos de coronavírus no país. Entre as medidas, que começam a valer nesta sexta na Grande Buenos Aires e outras cidades com alto nível contágio, está um toque de recolher da meia-noite às seis da manhã. Outras restrições estão relacionadas aos encontros sociais: agora, ficam proibidas as reuniões com visitantes em casa e eventos ao ar livre com mais de 20 pessoas. Desta vez, porém, não haverá um lockdown.
O ministro GILMAR MENDES votou nesta quarta-feira, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, contra a liberação de celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em razão da pandemia de Covid-19. Relator do processo, MENDES foi o primeiro ministro a votar. Após o voto dele, já no fim da tarde, o julgamento foi interrompido e será retomado nesta quinta-feira.No começo da sessão, o ministro da Advocacia-Geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, defendeu que os cultos devem ser autorizados e que “sem vida em comunidade não há cristianismo”.
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que autoriza empresas a comprar vacinas contra a Covid-19 a fim de imunizar os funcionários. Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde. O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, mesmo sem registro ou autorização da Anvisa. Com a aprovação dos deputados, o projeto agora segue para o Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid. O texto já havia sido aprovado pelos deputados no início de março, mas retornou à análise da Casa depois de sofrer mudanças no Senado. Agora, a matéria segue à sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A proposta cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, que prevê entre outros pontos a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prevê o repasse de 350 milhões dos cofres do Estado para obras em rodovias federais. O projeto original, do Executivo, previa 200 milhões de ajuda e não carimbava a verba para estradas específicas.Os deputados aumentaram os valores e o texto aprovado permite que o governo gaste 200 milhões com a duplicação da BR-470, 50 milhões com a duplicação da BR-280 e cem milhões com a BR-163 no extremo-oeste. Eles também proibiram o governo de usar o dinheiro para pagar desapropriações. Se for sancionado pela governadora DANIELA REINEHR, o Estado poderá firmar convênio com o órgão federal e assumir pagamentos às empreiteiras contratadas pela União.
Santa Catarina registrou nesta quarta-feira, o menor número de pessoas em fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês. São 171 pacientes aguardando leitos vagos, o menor número registrado desde pelo menos três de março, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar diariamente detalhes da situação. O número é o menor em pelo menos 36 dias. O Estado vem registrando uma queda gradual no indicador desde 18 de março, quando atingiu 456 pessoas na fila de espera. Nesta quarta-feira, a redução no número de pacientes aguardando leitos de UTI chegou a 62 por cento. Ontem, o total de pessoas internadas em UTIs públicas e privadas do Estado era de mil 202.
O tratamento precoce e a liberdade para que profissionais da saúde prescrevam medicamentos contra o coronavírus foram temas centrais do evento que reuniu JAIR BOLSONARO e autoridades catarinenses em Chapecó nesta quarta-feira. Em um discurso de quase 50 minutos, o presidente não fez menção à vacinação no país, mas citou os medicamentos usados no combate a Covid-19. O presidente também descartou um lockdown nacional. Além da fala do presidente pedindo liberdade aos médicos, o prefeito do município JOÃO RODRIGUES atrelou a melhora na situação da pandemia na cidade a cuidados com pacientes ainda no início dos sintomas.
-AULAS PRESENCIAIS SÃO RETOMADAS COM CAUTELA PARA EVITAR NOVA PARALISAÇÃO
-SECRETARIA DA SAÚDE VACINA MAIS 74 IDOSOS CONTRA COVID
-MUNICÍPIO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE
-IPORÃ DO OESTE MELHORA ILUMINAÇÃO URBANA COM LÂMPADAS DE LED
A antecipação da vacinação dos profissionais de educação ainda segue sem nenhuma definição. O grupo é o 15º na lista que contém 24 listados prioritários. O Brasil ainda está vacinando os idosos. Os dados são do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Conforme o Coordenador Estadual do SINTE, ALDOIR KRAEMER, os professores e demais profissionais da educação, deveriam estar entre os primeiros grupos prioritários. De acordo com ele, a imunização deveria ocorrer antes do retorno presencial das aulas. Em Santa Catarina, quase todas as escolas retornaram com os estudos presenciais. O coordenador explicou que muitos professores relatam dificuldades com o ensino remoto. E devido a isso, até optaram em retornar para a sala de aula.
Para garantir a imunização dos profissionais, alguns estados alteraram o plano de vacinação. Esta afirmação é do Coordenador Estadual do SINTE, ALDOIR KRAEMER. No caso de Santa Catarina, ele disse que há um projeto de lei proposto pelo Sindicato e encaminhado para a Alesc. O coordenador destacou que este pedido ainda segue sem nenhuma definição. No Plano Estadual de Vacinação os professores estão na última fase para receberem as doses. Santa Catarina planejou vacinar os grupos prioritários em quatro fases, e no momento o estado está na segunda fase de imunização.
Seletivo da prefeitura oferece vaga para professor de Português e de Matemática. A contratação é temporária e as inscrições serão realizadas entre os dias de hoje, oito de abril, até o dia 20 deste mês, no departamento de Desenvolvimento de Pessoas, junto ao Centro Administrativo Municipal de SMO, das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min. A qualificação profissional e o tempo de experiência são os critérios de avaliação para os interessados nas vagas disponíveis. Os editais, na íntegra, poderão ser acessados através do site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 49 3631 2057.
Pastoral da Saúde de Iporã do Oeste organiza tenda com chás. CLEUSA LUDWIG, coordenadora da Pastoral da Saúde do município, destaca que a entidade, junto com a equipe paroquial, está organizando tenda com chás verdes e secos para o domingo. O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira, sete de abril. Após a missa haverá benção dos chás, com todos os cuidados dos voluntários da saúde, e serão distribuídos vários tipos de chás, em frente à igreja, a partir das nove e meia da manhã. Para quem tiver interesse, pode retirar logo após a missa ou ao meio dia. Durante a semana também estarão disponíveis pacotes com chás secos. Para quem ainda não colheu o chá de macela, por exemplo, este será preparado durante a semana e ofertado na secretaria da Pastoral.
CLEUSA enfatiza que os chás secos, em pacotes ou até mudas, com certa variedade, podem ser adquiridos por valor simbólico. A coordenadora da Pastoral da Saúde de Iporã do Oeste comenta que os tempos desafiadores que o mundo enfrenta, com a pandemia do coronavírus, reforçam a importância de cuidar da saúde. Uma orientação da Pastoral é colher os frutos da época, como acerola, lima, maracujá e bergamota, que são saudáveis e podem ser consumidas na forma natural ou bater no liquidificador, com folhas de chás, que são adoçante natural. No horto da Pastoral existem folhas verdes, que podem ser batidas no liquidificador com os chás, o que segundo CLEUSA, ajuda a aumentar a imunidade.
A coordenadora da Pastoral reitera que nesta época do ano ocorrem muitas mudanças de temperatura. Além dos pacotes de chás, a Pastoral oferece ainda xaropes para tosse e gripe. A macela, segundo CLEUSA, tem bastante vitamina A, B e C. O guaco é um calmante que ajuda para tosse ou gripe. A Pastoral da Saúde também oferece o chá conhecido como erva-Luiza, que contém vitaminas A, B e C, erva doce, que é um adoçante natural e pode adicionada em sucos e chás. A erva doce também aumenta a imunidade e auxilia contra asma, tosse e cólicas intestinais. CLEUSA cita ainda o alecrim, hortelã, gengibre, também disponíveis na secretaria paroquial. Ela indica uma receita fácil de preparar: usar duas colheres com própolis, tintura e duas xícaras de mel, e completar com um litro de água fervida. Deve-se mexer bem e tomar uma colher por dia. Esse chá pode ser ingerido por adultos ou crianças a partir de dois anos. Nesta semana a Organização Mundial da Saúde definiu como tema “Construindo um mundo mais justo e saudável”, alusivo ao Dia Mundial da Saúde, para conscientizar pessoas a cuidar da saúde física e principalmente mental.
Voluntário manifesta satisfação com trabalho no horto. INÁCIO BECKER, voluntário que trabalha no horto da Pastoral da Saúde, explica que neste espaço, que foi cedido, são cultivados vários tipos de chás e a quantidade será ampliada. Para tanto, enfatiza que vão buscar em outros municípios, a fim de oferecer chás ainda melhores. Ele trabalha no horto a cada dois dias e sempre está atento ao que precisa ser melhorado. Relata que muitas vezes a pessoa sai do horto melhor do que entrou, devido à energia positiva que transmite. BECKER reitera, no entanto, que a pessoa deve entrar no horto apenas com autorização dele ou com a CLEUSA. O padre OSNI DE SOUZA também incentiva para plantar ainda mais, inclusive frutíferas e árvores de sombra, para que no futuro, passada a pandemia, seja possível se reunir no local para tomar chimarrão.
Município oferece Programa de Recuperação Fiscal. A informação é da fiscal de Tributos de Belmonte, RENATA GAFSKI. Ela explica que o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), é destinado a promover a regularização dos créditos para o município de Belmonte. Pessoas físicas e jurídicas podem comparecer ao setor de Tributos para se inscrever no programa e fazer o pagamento de dívidas. Por meio dele, haverá desconto de 100 por cento de juros e multas. Os interessados, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem aderir até o dia 30 de julho. A fiscal de Tributos detalha que o pagamento pode ser em cota única ou parcelado, porém o valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a 500 reais. Quando a dívida já estiver ajuizada, por outro lado, os incidentes processuais ficam por conta do devedor. RENATA lembra que a pessoa que aderir ao programa e não efetuar o pagamento ficará impedida de aderir a novos programas de recuperação fiscal que o município vai oferecer nos próximos anos.
Aulas presenciais são retomadas com cautela para evitar nova paralisação. O retorno do ensino presencial em Descanso, de acordo com o secretário de Educação, MAICO ROSIN, iniciou no dia 24 de março e está transcorrendo apenas com atividades em sala de aula, de modo a evitar contaminações por coronavírus nos educandários. O secretário reitera que a pandemia ainda está presente na região e apesar da redução do número de novos casos de Covid-19, não é momento para relaxar. ROSIN relata a alegria dos estudantes com a oportunidade de voltar ao ambiente escolar, o que reforça entre todos os envolvidos no ensino a manter os cuidados, para que não seja necessário interromper o formato presencial durante o ano letivo. Atividades que envolvem contato físico, como na educação física, não estão sendo praticadas nas escolas neste momento.
MAICO ROSIN salienta que o município organizou o calendário escolar inclusive com a possibilidade de serem praticadas outras atividades, dependendo da situação da pandemia. Mesmo que no final do ano a Secretaria de Educação verifique que medidas mais flexíveis poderiam ter sido adotadas, ROSIN observa que pelo menos os protocolos de segurança terão sido respeitados. Ele comenta que em contato com os professores, foi concluído que este é um momento propício para o retorno das aulas nas escolas. A volta desta modalidade de ensino foi uma reivindicação dos professores, que temiam perder alunos caso fossem atendidos apenas de forma remota. ROSIN enfatiza que todos se uniram para voltar ao presencial. Segundo ele, a secretaria planeja, porém o sucesso no ensino acontece com apoio de toda equipe envolvida nas escolas e também no transporte escolar. A partir de conversas com os pais, a Educação tem notado um comportamento adequado nos alunos para poderem voltar a ter pelo menos um contato mais próximo com os colegas, depois de um ano sem este convívio.
Município vacina mais 74 idosos contra Covid nesta quinta-feira. Iporã do Oeste recebeu mais um lote de doses da vacina contra o coronavírus, que foram aplicadas em idosos de 67 anos na manhã de hoje. A responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, reitera que esta quantidade não foi suficiente para todas as pessoas desta faixa etária, composta por 115 idosos, portanto agora foram vacinados apenas aqueles que nasceram antes de dezembro de 1953. KARIN salienta que a etapa anterior da vacinação em Iporã do Oeste ocorreu no sábado, véspera de Páscoa, quando idosos e profissionais da saúde receberam a segunda dose. Até o momento, mil 181 munícipes receberam a primeira dose e 348 pessoas já foram contempladas com a segunda aplicação.
A responsável pela sala de vacinas relata que na manhã de ontem a Saúde efetuou lista com as pessoas das faixas etárias que já tiveram oportunidade de receber a vacina, mas que em primeiro momento não quiseram ou agendaram e não compareceram. Ela constata que esta lista já possui 28 pessoas. Agora a equipe precisa reorganizar a lista para as próximas etapas de vacinação. KARIN BLATT ressalta que esta situação gera transtornos e pede para as pessoas decidirem com antecedência se querem receber a vacina. Pessoas dos grupos já contemplados e que não quiseram receber em primeiro momento, mas mudaram de ideia, devem comunicar o interesse às agentes de saúde. KARIN lembra que as vacinas contra Covid-19 já são aplicadas desde fevereiro, portanto a pessoa já deve estar decidida em relação à vacinação quando chegar na vez.
Município confirma primeiro caso de dengue. Santa Helena confirmou o primeiro caso de dengue do município no final de março. Conforme o agente de endemias, JOEL GODÓIS, o município fez a coleta de exames da pessoa infectada e encaminhou para Chapecó, onde a doença foi constatada. O setor epidemiológico visitou a pessoa com objetivo de fazer o monitoramento e o paciente apresentava sintomas típicos de dengue, como alergia e dores musculares. Segundo GODÓIS, não é possível confirmar se a pessoa contraiu a doença no município ou em outro lugar. Ele frisa que existe inclusive a possibilidade de que o mosquito tenha vindo com algum carro ou caminhão de outro lugar. Como medida de prevenção, foi aplicado fumacê na cidade, na tarde desta terça-feira, com um carro do setor epidemiológico de SMO, especializado para o serviço.
Santa Helena dispõe de sete armadilhas e seis pontos estratégicos para identificar focos do mosquito da dengue. O município já estava infestado pelo Aedes Aegypti, mas este foi o primeiro caso confirmado da doença. GODÓIS salienta que nesta terça-feira houve reunião entre representantes da administração municipal e da Regional de Saúde, para discutir e adotar ações imediatas. O agente de endemias solicita para a população verificar caixas de água e não deixar água parada em vasos de flores ou outros lugares que possam gerar a proliferação do mosquito.
Iporã do Oeste melhora iluminação urbana com lâmpadas de led. De acordo com o secretário de Administração, ERVINO HENKEL, o município já efetuou 112 reparos em lâmpadas nos primeiros meses do ano, para melhorar a iluminação pública da cidade. Nesta semana ainda estão sendo feitos trabalhos de manutenção, mas a maioria das lâmpadas já foi colocada antes da Páscoa. HENKEL salienta que o perímetro urbano de Iporã do Oeste já possui em torno de mil lâmpadas com vapor de mercúrio, conhecidas como led. As mais potentes estão instaladas na Avenida Gustavo Fetter e as demais nas ruas laterais da cidade, onde havia lâmpadas mais fracas. O secretário de Administração detalha que o município fez licitação em regime de urgência para fazer a instalação. Muitas das que havia antes, de vapor de sódio, estavam com problemas, então houve necessidade de reparos.
ERVINO HENKEL frisa que não havia manutenção nas lâmpadas por um tempo significativo e devido aos problemas relatados à prefeitura, o setor de Urbanismo fez mapeamento nas ruas à noite. Alguns pontos que não tinham previsão de receber lâmpadas também foram contemplados. O secretário ressalta que a Celesc vai fazer um levantamento das lâmpadas instaladas, para em seguida informar ao município o consumo de energia delas. Como as novas lâmpadas tem o dobro da potência, a expectativa é de que haverá um consumo muito maior na parte de iluminação pública, portanto a taxa cobrada ao contribuinte também será maior. Conforme HENKEL, o município não conseguiu atender toda área urbana, mas nas ruas mais movimentadas a iluminação foi aperfeiçoada. Ele compara que nos pontos onde havia lâmpada de sódio, de 70 watts, foi colocada uma de led, de 150 watts. Além de contar com mais que o dobro da potência, a lâmpada de led também garante luminosidade muito maior, portanto oferece mais segurança.
-ACIDENTES NA REGIÃO TERMINAM COM PELO MENOS SEIS FERIDOS
-VÍTIMAS PERDEM MAIS DE R$ 50 MIL PARA ESTELIONATÁRIOS
Colisão frontal deixa cinco pessoas feridas na SC 157. O acidente ocorreu por volta das 20h desta quarta-feira, entre os municípios de Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros prestou o primeiro atendimento às vítimas, junto com o Samu. Se envolveram na colisão um Corsa emplacado em Campo Erê e um Logan, placas de Chapecó, que tracionava um reboque. O motorista do Logan, de 20 anos, e o passageiro, de 24, estavam nas margens da rodovia sem lesões aparentes e sem queixas. Já os ocupantes do veículo Corsa, de Campo Erê, tiveram ferimentos. Todos estavam deitados sobre a pista. Um menino de 12 anos estava consciente, com sinais vitais estáveis e apresentava possível fratura num dos braços, além de suspeita de contusão na perna. Também foi atendido um jovem de 18 anos que apresentava fratura no joelho. Um adolescente de 14 anos apresentava sinais de traumatismo crânio encefálico. Segundo os bombeiros, ele estava desorientado e tinha edema na cabeça. O motorista e mais um passageiro do Corsa foram atendidos e conduzidos ao Hospital pelo Samu. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
Homem fica ferido em acidente entre carro e moto na SC 163. Um acidente entre carro e moto por volta das 17 horas desta quarta-feira deixou um homem com vários ferimentos. A colisão ocorreu na SC 163, próximo à Área Industrial de Itapiranga, e envolveu um Polo Sedan de São Lourenço do Oeste e uma motocicleta Yamaha de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu um homem 51 anos. Ele apresentava diversas escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no tornozelo esquerdo. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. O motorista do Polo não teve ferimentos.
Vítimas perdem mais de R$ 50 mil para estelionatários em SMO. Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Militar prendeu três pessoas pela prática do crime de estelionato, além de realizar a apreensão de 13 máquinas de cartão de crédito, 16 cartões de prováveis vítimas, uma quantia em dinheiro, três celulares e uma porção de maconha. A Polícia Militar recebeu, por meio da Rede de Vizinhos, informações de que uma pessoa havia entregado o cartão do banco para supostos funcionários após receber uma ligação que de alguém que se identificou como representante do banco, informando que o cartão da vítima havia sido clonado e utilizado para efetuar compras, alegando ainda que para regularizar a situação, um funcionário do banco buscaria o cartão na residência da vítima e seria necessário fornecer a senha.
As vítimas, que até o momento registraram ocorrência, perceberam que houve saques, transferências e compras com o cartão. Uma das vítimas reportou prejuízo de R$ 30 mil, outra reportou prejuízo de R$ 5 mil e uma terceira vítima o valor de R$ 18 mil. Ainda se apura a possibilidade de haver mais vítimas. De posse das informações repassadas pela comunidade, a Polícia Militar passou a realizar investigações que culminaram na abordagem do veículo usado pelos golpistas, bem como na prisão de três pessoas e na apreensão de materiais utilizados para a prática do crime. Dois homens e uma mulher foram presos e confessaram a autoria do crime. Eles ainda relataram que fazem parte de uma quadrilha de São Paulo.