ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 08/04/2021

GLOBO EM FOCO – 08/04/21

-CÂMARA APROVA PROJETO DE AJUDA PARA EMPRESAS DO SETOR DE EVENTOS

-PRESIDENTE VISITA CHAPECÓ E VOLTA A DEFENDER TRATAMENTO PRECOCE PARA COVID

-PROBLEMAS EM OBRAS É O MAIOR DESAFIO NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

-PREFEITO DE ITAPIRANGA ANUNCIAR COMPRA DE PATROLA

-INSTRUTOR DE DANÇA GAÚCHA COMEMORA RETOMADA DAS ATIVIDADES

-SECRETÁRIO APONTA POTENCIAL E PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ITAPIRANGA

-ESTELIONATÁRIO SÃO PRESO APÓS APLICAREM GOLPE DE 50 MIL REAIS

-HOMEM FICA FERIDO EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus. Neste momento graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Manifestações contrárias ao golpe militar em Mianmar registraram confronto com as forças de segurança que abriram fogo e mataram ao menos 13 pessoas nesta quarta-feira em diversas partes do país, segundo informações da imprensa local. Ao menos 11 dos mortos foram baleados em um protesto na cidade de Kale, no noroeste do país. De acordo com a Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos, mais de 850 pessoas foram mortas durante protestos no país desde o golpe de 1º de fevereiro. A tomada do poder pelos militares desencadeou a maior onda de protestos pró-democracia em décadas no país.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a retomada da ajuda aos palestinos, suspensa durante o mandato do ex-presidente Donald Trump, com uma entrega de 235 milhões de dólares. O governo JOE BIDEN informou que Washington voltará a realizar aportes junto à agência das Nações Unidas que cuida dos refugiados palestinos, com uma contribuição de 150 milhões de dólares. Os americanos também oferecerão 75 milhões em ajudas econômica e de desenvolvimento para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, e 10 milhões de dólares para os esforços de paz.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta quarta-feira novas restrições para conter uma nova alta de casos de coronavírus no país. Entre as medidas, que começam a valer nesta sexta na Grande Buenos Aires e outras cidades com alto nível contágio, está um toque de recolher da meia-noite às seis da manhã. Outras restrições estão relacionadas aos encontros sociais: agora, ficam proibidas as reuniões com visitantes em casa e eventos ao ar livre com mais de 20 pessoas. Desta vez, porém, não haverá um lockdown.

O ministro GILMAR MENDES votou nesta quarta-feira, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, contra a liberação de celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em razão da pandemia de Covid-19. Relator do processo, MENDES foi o primeiro ministro a votar. Após o voto dele, já no fim da tarde, o julgamento foi interrompido e será retomado nesta quinta-feira. No começo da sessão, o ministro da Advocacia-Geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, defendeu que os cultos devem ser autorizados e que “sem vida em comunidade não há cristianismo”.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que autoriza empresas a comprar vacinas contra a Covid-19 a fim de imunizar os funcionários. Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde. O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, mesmo sem registro ou autorização da Anvisa. Com a aprovação dos deputados, o projeto agora segue para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid. O texto já havia sido aprovado pelos deputados no início de março, mas retornou à análise da Casa depois de sofrer mudanças no Senado. Agora, a matéria segue à sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A proposta cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, que prevê entre outros pontos a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prevê o repasse de 350 milhões dos cofres do Estado para obras em rodovias federais. O projeto original, do Executivo, previa 200 milhões de ajuda e não carimbava a verba para estradas específicas. Os deputados aumentaram os valores e o texto aprovado permite que o governo gaste 200 milhões com a duplicação da BR-470, 50 milhões com a duplicação da BR-280 e cem milhões com a BR-163 no extremo-oeste. Eles também proibiram o governo de usar o dinheiro para pagar desapropriações. Se for sancionado pela governadora DANIELA REINEHR, o Estado poderá firmar convênio com o órgão federal e assumir pagamentos às empreiteiras contratadas pela União.

Santa Catarina registrou nesta quarta-feira, o menor número de pessoas em fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês. São 171 pacientes aguardando leitos vagos, o menor número registrado desde pelo menos três de março, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar diariamente detalhes da situação. O número é o menor em pelo menos 36 dias. O Estado vem registrando uma queda gradual no indicador desde 18 de março, quando atingiu 456 pessoas na fila de espera. Nesta quarta-feira, a redução no número de pacientes aguardando leitos de UTI chegou a 62 por cento. Ontem,o total de pessoas internadas em UTIs públicas e privadas do Estado era de mil 202.

O tratamento precoce e a liberdade para que profissionais da saúde prescrevam medicamentos contra o coronavírus foram temas centrais do evento que reuniu JAIR BOLSONARO e autoridades catarinenses em Chapecó nesta quarta-feira. Em um discurso de quase 50 minutos, o presidente não fez menção à vacinação no país, mas citou os medicamentos usados no combate a Covid-19. O presidente também descartou um lockdown nacional. Além da fala do presidente pedindo liberdade aos médicos, o prefeito do município JOÃO RODRIGUES atrelou a melhora na situação da pandemia na cidade a cuidados com pacientes ainda no início dos sintomas.

O novo secretário de Administração de Itapiranga projeta grandes desafios e ao mesmo tempo motivação em solucionar vários problemas. ARTÊMIO SCALON conhece o setor e sabe da importância e por isso conta com a contribuição do diretor de urbanismo, NELSON ARENHARDT e do diretor de Água e Esgoto, OSMAR MULLER, que ocupam cargos em áreas de grande demanda. O secretário coloca como prioridade o atendimento das pessoas com consideração e respeito, além da integração com outras secretarias para o atendimento aos munícipes. ARTÊMIO SCALON, afirma que aceitou o pedido do prefeito ALEXANDRE RIBAS, levando em consideração escolhas com critérios técnicos, sem pressão partidária ou de interesse de terceiros.

O Secretário de Administração revela que possui angustia com as obras em andamento e com muitos erros na elaboração dos projetos. Ele afirma que isso exigiu muito da equipe de engenharia e outros profissionais da prefeitura. ARTÊMIO SCALON ressalta que causa desconforto ver a falta de conclusão de obras na infraestrutura de pavimentação asfáltica e também o complexo Educacional em Santa Fé Alta. Ele confia no bom aproveitamento da sobra de recursos com a economia na folha de pagamento, dinheiro que será investido para atender demandas em diferentes setores.

A secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos, em pouco mais de 90 dias, está retornando aos bairros, pela segunda vez, para realizar melhorias nas ruas não pavimentadas. Os serviços iniciaram nesta semana no bairro Santa Tereza, com patrolamento, compactação e colocação de pó de brita. Os demais bairros e loteamentos também serão atendidos. O diretor de Urbanismo, NELSON ARENHARDT, destaca que essa é uma ação essencial para manter as ruas em ótimas condições de trafegabilidade. Conforme NELSON, a presença das máquinas nos bairros e loteamentos será constante, programada para acontecer a cada 60 ou 90 dias. Esclarece ainda que nos próximos dias todos os bairros e loteamentos do município serão contemplados com esses serviços.

O Movimento Econômico de São João do Oeste em 2020 registra crescimento superior a 20 por cento. O valor total conta com resultados positivos do setores Agropecuário, Indústria, Comércio, Transportes e Telecomunicações. O município registrou 522 milhões de reais, sendo 88 milhões de reais superior ao ano base 2019, quando foi de 434 milhões. Apesar da pandemia que afetou a economia local e mundial, São João do Oeste ainda registrou um crescimento geral de 20,33%, assim como a maioria dos municípios da região.

A antecipação da vacinação dos profissionais de educação ainda segue sem nenhuma definição. O grupo é o 15º na lista que contém 24 listados prioritários. O Brasil ainda está vacinando os idosos. Os dados são do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Conforme o Coordenador Estadual do SINTE, ALDOIR KRAEMER, os professores e demais profissionais da educação, deveriam estar entre os primeiros grupos prioritários. De acordo com ele, a imunização deveria ocorrer antes do retorno presencial das aulas. Em Santa Catarina, quase todas as escolas retornaram com os estudos presenciais. O coordenador explicou que muitos professores relatam dificuldades com o ensino remoto. E devido a isso, até optaram em retornar para a sala de aula.

.

Município confirma primeiro caso de dengue. Santa Helena confirmou o primeiro caso de dengue do município no final de março. Conforme o agente de endemias, JOEL GODÓIS, o município fez a coleta de exames da pessoa infectada e encaminhou para Chapecó, onde a doença foi constatada. O setor epidemiológico visitou a pessoa com objetivo de fazer o monitoramento e o paciente apresentava sintomas típicos de dengue, como alergia e dores musculares. Segundo GODÓIS, não é possível confirmar se a pessoa contraiu a doença no município ou em outro lugar. Ele frisa que existe inclusive a possibilidade de que o mosquito tenha vindo com algum carro ou caminhão de outro lugar. Como medida de prevenção, foi aplicado fumacê na cidade, na tarde desta terça-feira, com um carro do setor epidemiológico de SMO, especializado para o serviço.

Santa Helena dispõe de sete armadilhas e seis pontos estratégicos para identificar focos do mosquito da dengue. O município já estava infestado pelo Aedes Aegypti, mas este foi o primeiro caso confirmado da doença. GODÓIS salienta que nesta terça-feira houve reunião entre representantes da administração municipal e da Regional de Saúde, para discutir e adotar ações imediatas. O agente de endemias solicita para a população verificar caixas de água e não deixar água parada em vasos de flores ou outros lugares que possam gerar a proliferação do mosquito.

Itapiranga realiza altos investimentos no inicio da nova gestão pública. O prefeito ALEXANDRE RIBAS, anunciou hoje a compra de patrola com investimento de 790 mil reais, com recursos próprios. Ele chama atenção que desde 2013 o município não efetuava compra de uma motoniveladora. É mais uma máquina disponível para importantes obras de recuperação de estradas. RIBAS informou ainda que a prefeitura está em processo de licitação para a compra de uma mini carregadeira que será fundamental em serviços do setor de urbanismo na cidade e bairros. O prefeito salienta que nos próximos dias novos projetos serão apresentados com importantes investimentos na infraestrutura e também em ações na cidade e interior.

Economia com folha de pagamento proporciona capacidade do município investir em prol da população. O prefeito ALEXANDRE RIBAS comemora o percentual de 45 por cento da arrecadação para a folha de pagamento, já contabilizado os cinco por cento de aumento concedido aos servidores da prefeitura. Ressalta que é um índice extremamente baixo considerado com anos anteriores. Foram reduzidos mais de 20 cargos, gerando uma economia mensal de 100 mil reais. Entre as ações de destaque no primeiro trimestre está a ampliação da capacidade de armazenamento de água. RIBAS também anunciou conclusão das obras da creche e escola de Santa Fé Alta, além da finalização de obras inacabadas de pavimentação de asfalto na Avenida Uruguai e centros comunitários de Santo Antônio, Conceição e Soledade. A Estação de Tratamento de Esgoto também deve ser concluída em breve.

Para garantir a imunização dos profissionais, alguns estados alteraram o plano de vacinação. Esta afirmação é do Coordenador Estadual do SINTE, ALDOIR KRAEMER. No caso de Santa Catarina, ele disse que há um projeto de lei proposto pelo Sindicato e encaminhado para a Alesc. O coordenador destacou que este pedido ainda segue sem nenhuma definição. No Plano Estadual de Vacinação os professores estão na última fase para receberem as doses. Santa Catarina planejou vacinar os grupos prioritários em quatro fases, e no momento o estado está na segunda fase de imunização.

O ex-secretário de Administração Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga comemora ações desenvolvidas em três meses que permaneceu no cargo. ALEXANDRE SIQUEIRA aponta diversos trabalhos que foram realizados e projetos lançados para embelezamento da cidade e também que contemplam a mobilidade urbana. SIQUEIRA aponta como destaque a redução na folha de pagamento da secretaria. Foram cortados cargos de cinco servidores comissionados gerando economia de aproximadamente 20 mil reais mensais. SIQUEIRA relata que a economia anual será de 260 mil, superando um milhão reais no durante o mandato.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga quer valorizar o potencial que o município possui em diferentes setores da economia. ALEXANDRE SIQUEIRA, assumiu o cargo nesta semana e lembra que Itapiranga é o Berço Nacional da Oktoberfest, berço do cooperativismo e possui grande destaque regional no agronegócio. O secretário também chama atenção que o município tem o maior movimento econômico da região da Ameosc, com um bilhão e 200 mil reais em 2020. Vários encaminhamentos já estão sendo feitos com adequações em leis de incentivos as empresas para tornar as ações com resultados práticos. Outra meta é firmar novo convênio com o Sebrae, buscando formas de deixar um legado para o município. Também está em debate um novo projeto com o SENAI para tornar a unidade de Itapiranga mais acessível e viável para o município e para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e para o município.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também possui desafios para a Sala do Empreendedor e posto do SINE. O atendimento ocorre e forma a contribuir com capacitações e também possibilidade de emprego. O secretário ALEXANDRE SIQUEIRA conclama os empreendedores do turismo e empresários para apresentarem sugestões e também buscarem soluções na secretaria de Desenvolvimento Econômico. O turismo é tratado com atenção por ter sido afetado de maneira significativa. ALEXANDRE SIQUEIRA considera que o momento é de trabalhar com planejamento e estruturação do setor para garantir retomada do movimento tão logo a pandemia entre em uma fase de maior flexibilidade.

A invernada Artística do CTG Portão do Oeste de Itapiranga demonstra grande determinação para superar as dificuldades impostas pela pandemia. As danças estabelecidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina ocorrem com ensaios semanais com duas categorias. Após o ano de 2020 praticamente sem atividades, as aulas foram retomadas em março com expectativa de dar sequência ao trabalho social e de formação de grupo de danças. Conforme o instrutor de dança tradicionalista gaúcha, MATHEUS SPIECKER, a tradição gaúcha tem por base a família e este envolvimento é fundamental para atender os objetivos no desenvolvimento de valores importantes para a vida de todos. Devido as medidas restritivas, impede a presença dos familiares com chimarrão e conversa nos ensaios.

MATHEUS SPIECKER destaca trabalho em Itapiranga com a invernada mirim com crianças de até 13 anos e juvenil até 17 anos. O instrutor elogia a parceria com o município que possibilitou investimentos, mesmo em período sem arrecadação do CTG. O projeto do departamento de cultura prevê o envolvimento de até 40 crianças. Os ensaios ocorrem sempre nas quintas-feiras, a partir das 18 horas e 30 minutos. MATHEUS SPIECKER trabalha em diversos CTG da região e possui importantes conquistas pelo Porteira Aberta de São Miguel do Oeste, Sinuelo da Fronteira de Dionísio Cerqueira e Amizade Sem Fronteira de São Lourenço do Oeste. Ele também é coordenador artístico da décima terceira região e possui diversos cursos incluindo com o grande tradicionalista Paixão Cortes.

Um acidente entre carro e moto por volta das 17 horas de ontem deixou um homem com vários ferimentos. A colisão ocorreu na SC 163, próximo à área industrial de Itapiranga e envolveu um Polo Sedan de São Lourenço do Oeste e motocicleta Yamaha, de Itapiranga. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga atendeu um homem 51 anos. Ele apresentava diversas escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no tornozelo esquerdo. Ele foi conduzido ao hospital Sagrada Família. O motorista do Polo não teve ferimentos.

Estelionatário são preso após aplicarem golpe de 50 mil reais em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar prendeu três pessoas pela prática do crime de estelionato, além de realizar a apreensão de 13 maquinas de cartão de crédito, 16 cartões de prováveis vítimas, uma quantia em dinheiro, três celulares e uma porção de maconha. A guarnição da PM recebeu, por meio da Rede de Vizinhos, informações de que uma pessoa havia entregado o cartão do banco para supostos funcionários após receber uma ligação que de alguém que se identificou como representante do banco, informando que o cartão da vítima havia sido clonado e utilizado para efetuar compras, alegando ainda que para regularizar a situação, um funcionário do banco buscaria o cartão na residência da vítima e seria necessário fornecer a senha.

As vítimas, que até o momento registraram ocorrência, perceberam que houve saques, transferências e compras com o cartão. Uma das vítimas reportou prejuízo de 30 mil reais, outra disse que teve prejuízo de cinco mil e uma terceira vítima o valor de 18 mil reais. Ainda se apura a possibilidade de haver mais vítimas. De posse das informações repassadas pela comunidade, a Polícia Militar passou a realizar diligências que culminaram na abordagem do veículo usado pelos golpistas, bem como na prisão de três pessoas e na apreensão de materiais utilizados para a prática do crime. As pessoas presas, dois homens e uma mulher, confessaram a autoria do crime e relataram que fazem parte de uma quadrilha de São Paulo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.