ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 08 04 2020

-GOVERNO AUTORIZA NOVOS SAQUES DO FGTS EM MEIO À CRISE DO CORONAVÍRUS

-SC TEM MAIS QUATRO MORTES E QUARENTENA É PRORROGADA POR MAIS 5 DIAS

-ENTIDADES EMPRESARIAIS REAGEM CONTRA FECHAMENTO DO COMÉRCIO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

-PRESIDENTE DA FCDL FALA EM RISCO DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL POR PARTE DOS COMERCIANTES

-LOJISTAS FARÃO PROTESTO SILENCIOSO HOJE EM FRENTE AS EMPRESAS DO COMÉRCIO

-POLÍCA MILITAR FLAGRA HOMEM COM CIGARRO DE MACONHA NO BAIRRO SÃO LUIZ

-POLÍCIA CIVIL EMITE ALERTA SOBRE GOLPE DO LEILÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha registrou nesta quarta-feira novas 757 mortes relacionadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o segundo dia consecutivo de aumento no número diário, elevando o total para 14 mil 555 óbitos no país. Em Londres, na Inglaterra, o prefeito SADIQ KHAN, afirmou que o Reino Unido está longe de reduzir as restrições impostas para conter a propagação da pandemia. O levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkings, em atualização na manhã de hoje, apontou que o novo coronavírus já atingiu mais de um milhão e 400 mil pessoas ao redor do mundo e já matou mais de 82 mil e 900 pessoas. Mais de 307 mil pessoas se recuperaram da doença.

Os Estados Unidos registraram mil 939 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim da Universidade Johns Hopkins divulgado na noite desta terça-feira. Este número diário de óbitos é o mais elevado para um país em todo o planeta desde o início da pandemia e coloca os Estados Unidos com 12 mil 844 mortes no total. O país responde ainda por mais de um quarto dos casos declarados oficialmente de COVID-19 em todo o mundo: 398 mil 185, sendo 29 mil 609 apenas no último dia.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira que vai suspender a contribuição de seu país à Organização Mundial da Saúde, acusando a instituição de mal desempenho na pandemia do novo coronavírus. O presidente escreveu no Twitter que a OMS estava realmente errada em relação ao novo vírus. Em coletiva de imprensa, TRUMPN voltou a acusar a OMS de ter errado na forma de lidar com a pandemia. Segundo o presidente norte americano, "perderam a oportunidade epoderiam ter alertado meses antes” para o problema do coronavírus.

O governo publicou no fim da noite desta terça-feira uma Medida Provisória que libera saque de mil e 45 reais de contas ativas e inativas do FGTS a partir de 15 de junho e até 31 de dezembro. Caberá à Caixa Econômica Federal definir os critérios e o cronograma dos saques. A MP também acaba com o com o Fundo PIS-Pasep. O patrimônio acumulado nas contas dos participantes do Fundo PIS-Pasep fica preservado. A medida provisória transfere o montante para dar mais liquidez ao FGTS, que vem sendo usado nos últimos anos para injetar dinheiro na economia. O texto é uma forma de mitigar os efeitos na economia da pandemia de coronavírus.

O Senado aprovou nesta terça-feira em sessão virtual, por 78 votos a zero, um projeto que cria uma linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. O texto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados e entrará em vigor se for sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelas estimativas, serão destinados ao programa 13 bilhões e 600 milhões de reais. De acordo com a proposta, o valor que poderá ser financiado corresponderá a, no máximo, 50da receita bruta da empresa em 2019. As empresas poderão pedir acesso ao crédito até 30 de junho. Os juros serão de três vírgula 75 por cento ao ano. O pagamento poderá ser feito em até 36 parcelas. A dívida deve ser paga a partir de seis meses após a concessão do crédito.

O governo começa a pagar na quinta-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais para pessoas inscritas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. O valor será pago a título de ajuda durante o período de pandemia do novo coronavírus. O segundo pagamento do benefício de 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício - as três parcelas de 600 - seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação 98 bilhões de reais para 54 milhões de pessoas. Sobre a doença, o país superou a marca de cem óbitos em apenas um dia. Foram 114 em 24 horas e o número total de morte é de cerca de 700.

Em Santa Catarina, pelo menos oito hospitais já fazem parte da rede de unidades que promovem estudos clínicos para testar a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Duas unidades ficam em Florianópolis, quatro em Joinville, uma em Criciúma e uma em Blumenau. Pelo menos três desses hospitais já têm pacientes voluntários que estão sendo testados. No Brasil, mais de 40 centros clínicos participam dos estudos, encabeçados por importantes instituições de saúde, como Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva. Os pesquisadores pretendem avaliar entre 800 e mil e 200 pacientes voluntários. Os pacientes serão voluntários, com 18 anos ou mais e serão selecionados por sorteio, para garantir a distribuição ideal da amostragem do estudo. O tratamento com a hidroxicloroquina levará em torno de sete dias.

O número de pessoas contaminadas por coronavírus em Santa Catarina subiu em oito e meio por cento nas últimas 24 horas. São 457 casos confirmados, 36 a mais do que no dia anterior. Desses, 54 pacientes estão em UTI. O número de mortes também teve acréscimo: com quatro óbitos a mais, o Estado chegou a 15 mortes nesta terça-feira. Elas ocorreram em municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Florianópolis segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no estado, com 114 casos. Logo depois aparece Blumenau, com 52 pacientes e Joinville com 26. O estado também confirmou ontem que 68 pacientes deram alta das UTIs e foram para leitos comuns. Segundo o governador CARLOS MOISÉS são pessoas que "estão no caminho da cura".

Além da atualização de números, o Estado também anunciou a prorrogação da quarentena por mais cinco dias. Dessa forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira. O governador CARLOS MOISÉS explicou ontem que a manutenção das restrições segue uma orientação do Ministério da Saúde. Apesar da renovação da quarentena, alguns setores foram liberados. A partir dessa quarta-feira voltam a funcionar atividades em oficinais, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins. Apesar dos apelos das entidades empresariais de Santa Catarina, o comércio geral terá que esperar mais um pouco para retomar atividades.

A Estação Meteorológica da Epagri localizada nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun em São Miguel do Oeste foi alvo de furto no final de semana. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, o fato foi percebido no último sábado quando os profissionais constataram que os dados estavam totalmente fora do padrão. Conforme ele, diante disso a equipe se deslocou até a estação e verificou o furto de vários fios de cobre. Segundo SIMON, essa é a primeira vez que um crime ocorre no local.

O furto dos fios na estação meteorológica da Epagri em São Miguel do Oeste vai afetar grande parte da região Extremo Oeste. A afirmação é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele destacou que diante desse fato muitos municípios vão ficar sem informações importantes que eram coletadas através da estação localizada nas proximidades do Cetresmo. O profissional ressaltou que até o momento não foi realizado o levantamento total das perdas, porém salientou que um Boletim de Ocorrência já foi confeccionado junto a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

A regional da Epagri em São Miguel do Oeste está em contato com a Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina para verificar duas possibilidades de amenizar os danos causados por esse furto ocorrido no último final de semana. O comentário é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele disse que uma das opções é a instalação de outra estação meteorológica ou então a possibilidade de se manter conectado provisoriamente a antiga estação localizada nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun.

A regional de São Miguel do Oeste ficará desabastecida de dados da estação meteorológica por no mínimo 30 dias. A declaração é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele revelou que diante desse furto, a Epagri está estudando a possibilidade de realocar a estação. Conforme SIMON, caso se confirme, o novo local será nas proximidades do Cetresmo, onde passará a ter mais visibilidade. O gerente destacou porém que nesse novo local os dados coletados não serão tão precisos quanto os obtidos atualmente nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun.

Começou com tranquilidade e sem aglomerações a venda de peixes para a Semana Santa na Feira Livre Municipal de São Miguel do Oeste. Um esquema especial foi organizado para controle do fluxo de clientes e higienização das mãos. Na manhã de hoje, a movimentação foi espaçada, sem grandes concentrações.

O diretor da secretaria de Agricultura, NÉDIO JEZIORSKI, pede que idosos e demais pessoas dos grupos de risco para o coronavírus solicitem que algum familiar, vizinho ou amigo faça a compra. Ele destacou que é importante que as pessoas venham até a Feira no decorrer do dia para evitar grandes concentrações de público em horários como início da manhã, conforme ocorria em anos anteriores.

A venda de peixes acontece nesta quarta e quinta-feira das oito da manhã as sete da noite, sem fechar ao meio-dia, no pavilhão da Feira Livre Municipal. A informação é do diretor da secretaria de Agricultura, NÉDIO JEZIORSKI. Nas propriedades rurais, a venda já começou ontem e continua hoje e amanhã. No interior, o atendimento dos consumidores é das oito da manhã as seis da tarde nas propriedades de IVO ECHER, na linha Canela Gaúcha, e de PAULO SCHMITT, na linha Santa Catarina. JEZIOESKI disse que no Pescado Vô Priori, no bairro São Gotardo, também estão disponíveis peixes e derivados no decorrer desta semana. A previsão é de que o volume de peixes comercializados fique no mesmo patamar do ano passado.

A Polícia Militar pode acompanhar os agentes da dengue no trabalho de vistoria de residências em São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA. De acordo com ele, muitos moradores estão se recusando a receber os agentes e não permitem o ingresso dos profissionais nos pátios das casas. CELIO explicou que o trabalho é necessário para eliminar possíveis novos focos do aedes aegypti. Diante desse quadro, a Polícia Militar poderá se requisitada para garantir a entrada dos agentes nos quintais. De acordo com ele, esta não é a intenção da secretaria de saúde, mas pela infestação de mosquito Aedes aegypti e pelo crescente número de pessoas infectadas a medida poderá ser adotada.

São Miguel do Oeste já conta com mais de 270 focos do mosquito e esse número é alarmante. O comentário é do coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA. A cidade também tem 74 casos confirmados da doença e outros 14 suspeitos ainda estão em investigação aguardando os resultados do exames do Lacen – Laboratório Central do Estado. CÉLIO SILVA ressaltou que o problema é grave e pediu para que a população aproveite este momento de quarentena para realizar a limpeza dos terrenos, quintais, calhas e caixas d’água afim de diminuir os focos. Ele salientou que a secretaria de saúde, com apoio das demais secretarias, vai realizar um mutirão de recolha de lixo nos próximos dias em diversos bairros do município começando pelo Bairro Estrela, local com maior número de casos da doença.

Entidades como a Acismo, CDL, Lions Club e JCI trabalham em conjunto para buscar formas de reforçar a conscientização e medidas de combate à Dengue no município. A união de forças deve gerar ações diretas à comunidade, como um vídeo de orientações que já está circulando nas redes sociais. Além disso, está em desenvolvimento um aplicativo para informação de localização e monitoramento dos números de focos nos bairros. De acordo com a vice-presidente de Prestação de Serviços eProfissionais Liberais da Acismo, SANDRA CARON, as ações devem ser executadas nos próximos dias. Ela disse que é preciso agir imediatamente para que a Dengue não se torne mais um grave problema na região.

A Prefeitura de Palma Sola instalou, nesta segunda-feira, uma barreira sanitária para monitorar as condições de saúde das pessoas que entram no município. Agentes das secretarias de Saúde, Educação, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão fazendo a checagem em um único ponto: no portal principal de entrada à cidade, próximo à Polícia Militar. Outras entradas de acesso foram fechadas. Todos os veículos que passam pelo ponto de acesso estão sendo parados. Os profissionais estão verificando possíveis sintomas da Covid-19 e aferindo a temperatura para identificar a febres dos passageiros. Além disso, um banco de dados está sendo feito com informações colhidas com os passageiros, através de um check list. Uma declaração de parada está sendo entregue as pessoas que deverão entregar de volta aos barreiristas na saída do município.

Em nenhum momento está sendo proibida a entrada ou a saída da cidade de Palma Sola. O que está sendo feito é uma barreira para monitoramento das pessoas que entram na cidade. A afirmação é do Coordenador de Defesa Civil Municipal DOUGLAS RIBEIRO. Ele explicou que o objetivo é dar mais segurança a população e também para que a secretaria de Saúde consiga fazer um monitoramento mais adequado das pessoas que estão circulando no município. Palma Sola tem até o momento seis casos suspeitos de coronavírus e os pacientes estão sendo monitorados pela secretaria de Saúde através de contato telefônico. Eles foram orientados a ficar em isolamento domiciliar até que a suspeita seja descartada ou no caso de agravamento, submetido ao exame.

O comércio geral ficará fechado por pelo menos mais cinco dias em Santa Catarina. Na entrevista coletiva virtual desta terça-feira, o governador CARLOS MOISÉS sinalizou que pode ocorrer a abertura na próxima segunda-feira, mas não deu certeza sobre isso. Ao ser questionado sobre os movimentos em todo o Estado pela reabertura do comércio geral, único setor ainda sem operação, o governador falou da dificuldade da pandemia. MOISÉS disse que é necessário manter o isolamento, evitar a concentração das pessoas para não correr o risco de que o contágio cresça em Santa Catarina.

A decisão do governador de prorrogar o decreto da quarentena e de manter o comercio geral de portas fechadas até segunda-feira teve repercussão imediata entre as entidades empresarias e não foi nada positiva. O presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, disse agora à pouco no Peperi Entrevista que o comércio esperava pela liberação das atividades já nesta quarta-feira. TAUFFER faz parte do grupo econômico do coronavírus criado pelo governo para discutir o retorno das atividades econômicas em Santa Catarina. Ele disse que as entidades fizeram uma série de pedidos ao governador e o setor ficou surpreso com a falta de atendimento desses apelos. Para TAUFFER, o comércio está sendo o segmento mais afetado pela crise do coronavírus.

O comerciante está sufocado e não terá dinheiro para pagar os fornecedores e os salários dos trabalhadores. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que a maioria das pequenas empresas é familiares e não tem mais como arcar as despesas diante da falta de movimento e de receita. TAUFFER foi além e disse que existe uma possibilidade concreta de que os comerciantes não respeitem o novo decreto e, mesmo com a proibição, abram as portas antes de segunda-feira.

O fluxo e a aglomeração das pessoas estão ocorrendo, mesmo com o comércio de portas fechadas. A declaração é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele citou que as pessoas estão frequentando supermercados, bancos e lotéricas e existe o risco de contágio nesses espaços. Ele questionou porque apenas o comércio geral permanece fechado. TAUFFER defendeu a abertura das lojas com proteção e com a observação dos protocolo de segurança para a Covid-19. Na visão do presidente da FCDL, o comércio poderia abrir com equipes reduzidas ou com horários limitados de funcionamento, mas teria que abrir assim como outros setores. TAUFFER disse que não dá apenas para cuidar da saúde e deixar o negócio morrer.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste também fez uma avaliação em tom de preocupação sobre a prorrogação da quarentena por mais cinco dias com o comércio fechado. O presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA, disse no RPN primeira edição de hoje que a Acismo aceita o decreto por ser emitido pela autoridade máxima do estado, mas entende que a medida é injusta comcomercio varejista. DANIEL afirmou que não entende porque o comércio é o único que não teve nenhum tipo de flexibilização.

Os lojistas da cidade estão organizando um protesto contra a decisão do governador de manter o comércio geral fechado por mais cinco dias. O ato está marcado para as duas horas da tarde. A orientação é para que os lojistas fiquem na frente das empresas com um cartaz com a seguinte frase: “Governador de Santa Catarina, quem irá pagar nossos colaboradores, aluguéis e outras despesas de nossas empresas.” O objetivo é fazer a manifestação sem aglomeração de pessoas e com os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério da Saúde. A mobilização está sendo organizada via redes sociais.

A Polícia Militar atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Foi uma apreensão de drogas durante uma abordagem policial na rua Florianópolis no Bairro São Luiz. O fato aconteceu por volta das três horas da tarde de ontem. A guarnição abordou um veículo e durante a vistoria do carro foi encontrado um cigarro de maconha. A droga foi apreendida e confeccionado o termo circunstanciado. O homem que estava no carro se comprometeu em participar de uma audiência no Fórum para explicar a situação.

A Polícia Civil de Maravilha emitiu um alerta sobre golpe do leilão que está sendo aplicado em todo o país e que também pode fazer vítimas na região. Segundo a polícia, os golpistas criaram sites e canais de interação com o público com forma de transmitir credibilidade, inclusive, com recall de inscrição para a participação do leilão virtual, onde o arremate do automóvel é homologado e a vítima sente-se segura em transferir o valor. O contato é via telefone ou poraplicativo WhatsApp e os criminosos enviam um link contendo o "termo de arrematação", que contém os dados para pagamento, informando a conta corrente e agência bancária, visando o depósito. Após o pagamento ser confirmado, os canais de comunicação com a empresa criminosa desaparecem e a vítima ficam sem nenhum contato com os mesmos. A Delegacia de Polícia de Maravilha adverte que realizar negociações de qualquer natureza, em âmbito virtual com o preço de produtos abaixo do valor de mercado, requer cautela, tendo em vista a facilidade com que os crimes virtuais são consumados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.