O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Espanha registrou nesta quarta-feira novas 757 mortes relacionadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o segundo dia consecutivo de aumento no número diário, elevando o total para 14 mil 555 óbitos no país. Em Londres, na Inglaterra, o prefeito SADIQ KHAN, afirmou que o Reino Unido está longe de reduzir as restrições impostas para conter a propagação da pandemia. O levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkings, em atualização na manhã de hoje, apontou que o novo coronavírus já atingiu mais de um milhão e 400 mil pessoas ao redor do mundo e já matou mais de 82 mil e 900 pessoas. Mais de 307 mil pessoas se recuperaram da doença.
Os Estados Unidos registraram mil 939 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim da Universidade Johns Hopkins divulgado na noite desta terça-feira. Este número diário de óbitos é o mais elevado para um país em todo o planeta desde o início da pandemia e coloca os Estados Unidos com 12 mil 844 mortes no total. O país responde ainda por mais de um quarto dos casos declarados oficialmente de COVID-19 em todo o mundo: 398 mil 185, sendo 29 mil 609 apenas no último dia.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira que vai suspender a contribuição de seu país à Organização Mundial da Saúde, acusando a instituição de mal desempenho na pandemia do novo coronavírus. O presidente escreveu no Twitter que a OMS estava realmente errada em relação ao novo vírus. Em coletiva de imprensa, TRUMPN voltou a acusar a OMS de ter errado na forma de lidar com a pandemia. Segundo o presidente norte americano, "perderam a oportunidade epoderiam ter alertado meses antes” para o problema do coronavírus.
O governo publicou no fim da noite desta terça-feira uma Medida Provisória que libera saque de mil e 45 reais de contas ativas e inativas do FGTS a partir de 15 de junho e até 31 de dezembro. Caberá à Caixa Econômica Federal definir os critérios e o cronograma dos saques. A MP também acaba com o com o Fundo PIS-Pasep. O patrimônio acumulado nas contas dos participantes do Fundo PIS-Pasep fica preservado. A medida provisória transfere o montante para dar mais liquidez ao FGTS, que vem sendo usado nos últimos anos para injetar dinheiro na economia. O texto é uma forma de mitigar os efeitos na economia da pandemia de coronavírus.
O Senado aprovou nesta terça-feira em sessão virtual, por 78 votos a zero, um projeto que cria uma linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. O texto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados e entrará em vigor se for sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelas estimativas, serão destinados ao programa 13 bilhões e 600 milhões de reais. De acordo com a proposta, o valor que poderá ser financiado corresponderá a, no máximo, 50da receita bruta da empresa em 2019. As empresas poderão pedir acesso ao crédito até 30 de junho. Os juros serão de três vírgula 75 por cento ao ano. O pagamento poderá ser feito em até 36 parcelas. A dívida deve ser paga a partir de seis meses após a concessão do crédito.
O governo começa a pagar na quinta-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais para pessoas inscritas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. O valor será pago a título de ajuda durante o período de pandemia do novo coronavírus. O segundo pagamento do benefício de 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício - as três parcelas de 600 - seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação 98 bilhões de reais para 54 milhões de pessoas. Sobre a doença, o país superou a marca de cem óbitos em apenas um dia. Foram 114 em 24 horas e o número total de morte é de cerca de 700.
Em Santa Catarina, pelo menos oito hospitais já fazem parte da rede de unidades que promovem estudos clínicos para testar a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Duas unidades ficam em Florianópolis, quatro em Joinville, uma em Criciúma e uma em Blumenau. Pelo menos três desses hospitais já têm pacientes voluntários que estão sendo testados.
No Brasil, mais de 40 centros clínicos participam dos estudos, encabeçados por importantes instituições de saúde. Entre eles: Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva. Os pesquisadores pretendem avaliar entre 800 e mil e 200 pacientes voluntários. Os pacientes serão voluntários, com 18 anos ou mais e serão selecionados por sorteio, para garantir a distribuição ideal da amostragem do estudo. O tratamento com a hidroxicloroquina levará em torno de sete dias.
O número de pessoas contaminadas por coronavírus em Santa Catarina subiu em oito e meio por cento nas últimas 24 horas. São 457 casos confirmados, 36 a mais do que no dia anterior. Desses, 54 pacientes estão em UTI. O número de mortes também teve acréscimo: com quatro óbitos a mais, o Estado chegou a 15 mortes nesta terça-feira. Elas ocorreram em municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Florianópolis segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no estado, com 114 casos. Logo depois aparece Blumenau, com 52 pacientes e Joinville com 26. O estado também confirmou ontem que 68 pacientes deram alta das UTIs e foram para leitos comuns. Segundo o governador CARLOS MOISÉS são pessoas que "estão no caminho da cura".
Além da atualização de números, o Estado também anunciou a prorrogação da quarentena por mais cinco dias. Dessa forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira. O governador CARLOS MOISÉS explicou ontem que a manutenção das restrições segue uma orientação do Ministério da Saúde. Apesar da renovação da quarentena, alguns setores foram liberados. A partir dessa quarta-feira voltam a funcionar atividades em oficinais, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins. Apesar dos apelos das entidades empresariais de Santa Catarina, o comércio geral terá que esperar mais um pouco para retomar atividades.
A Hora Luterana completa 73 anos essa semana. Pastor LEANDRO KONFLANZ, da paróquia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, lembra que as atividades começaram no dia 6 de abril de 47, num domingo de Páscoa, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que um pastor luterano transmitiu a mensagem da ressurreição de CRISTO para 10 emissoras de rádio. LEANDRO recapitula ainda mais e cita o ano de 1.917, nos Estados Unidos. Um grupo de 6 homens juntou esforços para quitar as dívidas da IELB, e com as sobras criaram a Hora Luterana.
Igreja Luterana utiliza sempre que pode todos os meios de comunicação para levar a mensagem de JESUS CRISTO. A finalidade é influenciar cada vez mais pessoas a manterem contato com uma igreja cristã. KONFLZNZ frisa que A Hora Luterana se tornou uma importante fonte de missão da IELB, no mundo inteiro. Informa também que mais de 140 hospitais do Brasil são beneficiados com esse projeto. Pessoas capacitadas levam mensagens cristãs de apoio aos doentes.
Existem vários projetos e grupos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil que tem a incumbência de levar a salvação em JESUS. Quem comenta é o pastor LEANDRO KONFLANZ. Ele apresenta o Programa A Hora Luterana na Rádio Atalaia aos domingos, as 8 e meia da manhã.
Sobe para quatro número de casos confirmados de Covid-19 em São Lourenço do Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde do município, confirmou ontem, que foram diagnosticados, através de exames particulares que ainda não compõem a base de dados oficial do Ministério da Saúde, três pacientes com resultado positivo para Covid-19. Eles foram submetidos a isolamento domiciliar e estão sendo devidamente monitorados. Os três novos casos são um homem de 68 anos e duas mulheres, uma de 23 e outra de 52 anos. O primeiro caso que foi divulgado oficialmente pelo Ministério de Saúde era de uma mulher de 59 anos.
Todos os pacientes que positivaram para Covid-19 estão bem, e cumprem o isolamento recomendado pelos profissionais de saúde. A saúde pública de São Lourenço, alerta: Se não precisar, não saia de casa; Se sair use máscara de tecido; Mantenha distância segura de uma pessoa para outra; Evite aperto de mão e abraços nesse período de pandemia; Higienize as mãos e use álcool gel 70 por cento com frequência.
Um dos casos de Covid-19, em São Lourenço é uma enfermeira do Hospital da Fundação. Ontem, a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, comunicou três casos confirmados de coronavírus, feitos através de exames particulares, por isso ainda não constava nos dados oficiais do Ministério da Saúde. Logo após o comunicado, o Hospital da Fundação emitiu uma nota oficial relatando que um dos pacientes é uma profissional que atua na instituição.
A profissional realizou exame particular que deu resultado positivo. Agora, segundo nota do Hospital, fez nova coleta para contraprova, que foi enviado ao Laboratório Central (Lacen) de Florianópolis, e aguarda resultado. Em nota, ainda a Fundação Hospitalar São Lourenço, diz, "os sintomas apresentados pela enfermeira foram leves" ela foi afastada assim que identificou os mesmos. Ela está sendo monitorada em casa. O Hospital garante, que, desde o início da pandemia, tem adotado medidas rigorosas de proteção e segurança em relação aos pacientes, acompanhantes e todos os profissionais do hospital.
Antigo hospital é transformado em UBS para atender pacientes com sintomas de coronavírus. O antigo hospital Nossa Senhora das Graças de Marmeleiro, desde ontem se tornou um espaço para atender especialmente pessoas com sintomas de Covid-19. Abertura oficial do local aconteceu com a presença do prefeito, JAIMIR GOMES, do vice ALTAIR GABRIEL e também da diretora de saúde, MARILENE ROMIO. A equipe de profissionais da saúde já está atendendo no antigo hospital. A capacidade do local é de 23 pacientes em leitos e conta com uma equipe completa: três enfermeiros; três técnicos de enfermagem, mais a equipe de limpeza, do administrativo, e equipe de médicos.
Atendimento será em dois horários. Conforme a diretora de saúde de Marmeleiro, o antigo hospital que se tornou em UBS para casos específicos de Covid-19, vai atender até às 22 horas da noite. Havendo qualquer necessidade maior a Unidade fará o encaminhamento para a UPA de Francisco Beltrão para a regulação de leitos. A Diretora lembra também que para colocar em funcionamento a unidade de saúde especifica, tiveram apoio de todos os servidores, desde limpeza até os médicos. Administração Municipal teve um papel fundamental desde a locação do espaço até a organização final.
Prédio onde estava a antiga UBS do Centro vai funcionar atendimento as urgências e emergências clínicas. MARILENE ROMIO – diretora de saúde de Marmeleiro, frisa que todos os casos que não se enquadram como síndrome gripal, serão atendidos das sete e meia às 22 horas. No local também permanece uma equipe de Estratégia de Saúde da atender aos para os pacientes clínicos.
Ministério Público bem como seus funcionários trabalham em casa. De acordo com a promotora DAIANNY PEREIRA, todos, inclusive os estagiários desempenham suas atividades em suas residências normalmente. Revela que nesse período de isolamento social a produtividade cresceu 14 por cento. A promotora está acompanhando com atenção todas as ações de combate ao coronavírus. A comarca de Campo Erê é cem por cento digital. Como todos os processos são eletrônicos, viabiliza as manifestações, mesmo fora do fórum.
Ministério Público atende população por meio do WattsAapp. A promotora informa que outro mecanismo é o e mail.
DAIANNY vê com muita cautela a retomada gradual das atividades da sociedade. Recomenda que toda população siga atentamente as regras da Secretaria da Saúde, principalmente com relação ao distanciamento entre as pessoas. A fiscalização das obrigações sanitárias aos estabelecimentos liberados para atender é feita pela vigilância sanitária epidemiológica.
Quem desobedece as regras impostos para combater o coronavírus pode até responder criminalmente. DAIANNY PEREIRA salienta que num primeiro momento a Polícia Militar faz orientação e no segundo plano, autua os infratores. Quem está liberado para atender a população deve adotar todas as precauções determinadas pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid 19.
Colisão entre duas motos deixa uma pessoa ferida. A batida foi no final da tarde de ontem, em Francisco Beltrão. Numa das motocicletas, uma CB 300, estavam dois ocupantes que sofreram ferimentos leves, foram avaliados no local e liberados. A condutora da outra moto sofreu vários ferimentos, foi socorrida pelo Samu e encaminhada para atendimento. A Polícia Militar registrou a ocorrência.
Dona de bar é detida por descumprir Decreto Municipal. Na noite de ontem, por volta das 21 horas, a Polícia Militar de Pato Branco deslocou até um bar na Rua Alexandre Gusmão, onde estaria sendo descumprida a determinação que o estabelecimento só poderia funcionar das nove às 19 horas. No local estavam várias pessoas. Durante a abordagem uma mulher que disse ser proprietária do estabelecimento não acatou a ordem, desacatou os policiais, investiu contra a equipe lesionando um policial militar. Ela foi detida por resistência, desobediência, desacato, ameaça e infração de medida sanitária preventiva.
Criança de um ano e seis meses que se afogou em açude é transferida à Curitiba. O Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão emitiu uma nota informando que a criança que se afogou num açude na comunidade de Nova Concórdia e estava internada no Hospital Regional. Ela agora foi transferida para o Hospital Evangélico de Curitiba, onde se recupera rapidamente, mas permanece na UTI.
O menino estava boiando na agua quando foi encontrado e retirado por familiares. A rápida intervenção do Corpo de Bombeiros e Samu que fizeram os primeiros procedimentos de reanimação cardiopulmonar e o levaram para o Hospital Regional foram primordiais para o salvamento. Na nota, tanto o Corpo de Bombeiros como Samu comemoram o atendimento eficiente e a sintonia do trabalho de todos os profissionais envolvidos, o que foi essencial para trazer a criança de volta a vida.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.