-EX-PREFEITO DE BLUMENAU É INDICADO PARA A PRESIDÊNCIA DO SEBRAE
-SETOR EMPRESARIAL APRESENTA TEMAS PRIORITÁRIOS PARA DEPUTADOS DE SC
-PRAÇA DO CENTRO COMEÇA A RECEBER ESTRUTURA PARA O MOTOCÃO 2023
-CONDIM PREPARA ADESIVAÇO EM MERCADOS PARA MARCAR O MÊS DA MULHER
-JÚRI DO CASO MONTAGNA ENTRA NA RETA FINAL COM DEBATES ENTRE ACUSAÇÃO E DEFESA
-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS AO SER ATINGIDA POR PEÇA DE CAMINHÃO NA SC 163
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE COMPRAR DROGA EM CHAPECÓ PARA VENDER EM SMO
O tempo está nublado A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
Um acidente ferroviário entre dois trens deixou pelo menos dois mortos e 16 feridos nesta terça-feira no norte do Cairo. O Ministério da Saúde do Egito informou que o estado de saúde dos feridos é estável. O Egito, país de 100 milhões de habitantes, registrou várias colisões e descarrilamentos mortais que geraram indignação popular. A população acusa as autoridades de negligência. Os acidentes costumam ser atribuídos a problemas de infraestrutura e manutenção.
O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse à Comissão sobre o Status da Mulher, que a igualdade de gênero está “a 300 anos de distância”, de acordo com as últimas estimativas da ONU Mulheres. Ele afirmou que o progresso em direção à igualdade de gênero “está desaparecendo diante de nossos olhos”. GUTERRES citou as altas taxas de mortalidade materna, as meninas forçadas ao casamento precoce e as sequestradas e agredidas por frequentar a escola como prova de que a esperança de alcançar a igualdade de gênero “está cada vez mais distante”.
Caminhoneiros e coletores de lixo franceses se uniram, nesta terça-feira, a greves nacionais contra os planos de reforma previdenciária do presidente EMMANUEL MACRON. Os sindicatos intensificam sua campanha para forçar uma reviravolta na proposta. No sexto dia de paralisação desde meados de janeiro, também houve distúrbios generalizados nos serviços de trens suburbanos e de alta velocidade, entregas de combustível foram interrompidas e várias escolas fecharam. A reforma, entre outros pontos, aumenta o tempo de trabalho para obter o direito a aposentadoria. O governo espera que a proposta seja aprovada pelo Parlamento ainda neste mês.
Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começaram nesta terça-feira, às 10 horas da manhã, pelo Sistema de Valores a Receber, do Banco Central do Brasil. Até as cinco e meia da tarde, mais de um milhão de pessoas resgataram um total de 62 milhões e cem mil reais, segundo balanço parcial do Banco Central. A autoridade monetária informou que o maior valor sacado por uma pessoa física foi de 328 mil. Por pessoa jurídica, o resgate mais alto foi de 133 mil reais. De acordo com o Banco Central, após picos "esperados" de procura durante as primeiras horas, "o tempo médio em fila foi rapidamente sendo reduzido até chegar a zero por volta da cinco da tarde”.
O Senado aprovou nesta terça-feira, um dia antes do Dia Internacional da Mulher, um projeto que garante atendimento 24 horas, inclusive durante feriados e finais de semana, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, em delegacias especializadas. Os senadores também aprovaram proposta que reserva vagas de trabalho para mulheres que foram agredidas. Segundo o projeto, 10 por cento das vagas cadastradas no sistema deverão ser cedidas a mulheres nessa situação. Na falta delas, as oportunidades serão oferecidas ao público geral feminino. Já a Câmara aprovou nesta terça-feira a medida provisória que cria um programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual. O texto segue agora para votação no Senado.
O Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, composto por 15 pessoas, deve se reunir na sede em Brasília, nesta quarta-feira, para destituir o atual presidente do órgão, CARLOS MELLES, que é ex-deputado federal. A expectativa é que, nos próximos dias, o grupo também analise a indicação do catarinense DÉCIO LIMA, presidente estadual do PT, ex-deputado e ex-prefeito. Candidato a governador na última eleição, DÉCIO foi indicado pelo presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, para o cargo. O presidente do Sebrae comanda uma entidade que tem relação direta com o setor produtivo do país.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, recebeu, nesta terça-feira, os representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina. Os gestores demonstraram interesse em aproximar o setor empresarial e a Alesc no debate de questões consideradas relevantes para o desenvolvimento do estado. O Cofem é formado pelas federações da Indústria, Agricultura, do Comércio, dos Transportes, das Câmaras de Dirigentes Lojistas, das Associações Empresariais e das Micro e Pequenas Empresas, além do Sebrae. Na ocasião, os empresários apresentaram ao presidente da Alesc uma lista de assuntos da economia que são considerados prioritários pelo setor e pediram o apoio do parlamento no debate dessas questões.
Santa Catarina teve 14 mil e 200 novas concessões e 28 mil e 600 exclusões de beneficiários do Bolsa Família. Os números por estados foram anunciados no fim da última semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social, como parte de uma reformulação do programa. A proporção de entradas e saídas do Bolsa Família no Estado corresponde à registrada em todo o país. No Brasil, o governo federal incluiu 694 mil novos beneficiários e excluiu um milhão e 400 mil pessoas. Santa Catarina foi o estado com o menor número de exclusões de beneficiários da região Sul e o segundo menor quando consideradas as regiões Sul e Sudeste.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebeu nesta terça-feira duas medidas provisórias da reforma administrativa em Santa Catarina. Agora, a pasta tem 60 dias iniciais para analisar as propostas, podendo ser estendido por mais 60. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação, a reforma administrativa proposta nas duas MPs criou quatro secretarias de Estado e alterou nomes de pastas já existentes, a um custo zero. O objetivo, conforme a Secom, é “organizar a máquina pública, trazer mais investimentos ao Estado e entregar melhores resultados à população”. As propostas precisam passar pelas comissões e pelo plenário para serem transformadas em lei.
Foi realizada nesta segunda-feira, a inauguração oficial da obra de ampliação da creche Municipal Professor Aldino Fetter. O ato contou com a presença do prefeito VANDECIR DORIGON. Após o protocolo e breve discurso das autoridades, foi realizado o corte do laço inaugural. A obra foi realizada com investimentos municipais e emenda parlamentar, e soma no total mais de 410 mil reais. Trata-se de duas novas salas que ainda vão receber ar-condicionado, cortinas, armários, prateleiras e demais materiais que estão em processo licitatório. As novas instalações vão possibilitar o atendimento a todas as crianças que estão inscritas na escola. Também foram contratados professores, monitores, professor de educação física, professor itinerante, entre outros, para o atendimento matutino, vespertino e tempo integral.
O programa Eu Voluntário da Fiesc realiza, nesta quarta-feira, diversas oficinas temáticas em consonância com o Objetivo 11 da ODS, da agenda 2030, que prevê “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. A ação é uma iniciativa da federação juntamente com o Sesi, Senai e a ONG AVSI Brasil. As atividades serão ministradas pelo articulador local da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil, JOÃO BARBOSA PINA PEREIRA. Durante o dia, ele vai trabalhar com os alunos a sensibilização sobre vários temas, entre eles os imigrantes. O objetivo é conscientizar os estudantes para que promovam a inclusão desse público, evitando possíveis discriminações no futuro contra essa população.
O Colegiado de Movimento Econômico da Ameosc definiu, na última semana, a nova coordenação do grupo para 2023. Neste ano, o colegiado será coordenado por TATIELE REINEHR, de São João do Oeste. Como vice-coordenadora, foi eleita a profissional PAULA PROST WELTER, de Itapiranga. Durante a reunião que definiu os novos coordenadores, o colegiado também discutiu a obrigatoriedade da Nota Fiscal de produtor rural eletrônica e implementação nas Unidades Conveniadas. O prazo final é 30 de junho. A preocupação dos responsáveis pelo movimento econômico dos municípios é com a possível suspensão ou prorrogação desse prazo. No encontro, os municípios trouxeram as suas experiências, dificuldades e algumas sugestões para auxiliar os produtores ainda não estão habilitados a emitir a nota fiscal eletrônica.
Outros dois colegiados temáticos da Associação dos Municípios do Extremo-oeste definiram os coordenadores para 2023. O grupo que reúne os secretários municipais de saúde será comandado neste ano pela secretária de Guaraciaba DAIANE DORIGON. Ela foi eleita por unanimidade e vai substituir o secretário de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER que esteve no cargo em 2022. Já o colegiado da Educação será coordenado neste ano pela secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN. Ela também foi eleita por unanimidade em reunião realizada na semana passada.
A Associação dos moradores do centro de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima semana uma assembleia geral voltada aos associados e também aos não associados da entidade. A informação é do presidente, JULIANO ROMANCINI. De acordo com ele, o encontro será no dia 16, na quinta-feira da semana que vem, no auditório do Sicoob São Miguel às sete horas da noite. Conforme ele, na oportunidade será feita uma prestação de contas do último ano de trabalho frente a associação e todas as ações que foram executadas no período de gestão.
Entre os trabalhos executados em 2022 pela Associação dos moradores do centro de São Miguel do Oeste, o principal foi a legalização da entidade no começo do ano passado. A afirmação é do presidente, JULIANO ROMANCINI. Segundo ele, também foram solicitadas diversas melhorias na área central do município, além do recebimento de visitas de entidades do município explanando sobre o trabalho de cada uma delas e também buscando um posicionamento da associação. Ele reforçou que a assembleia da próxima semana é aberta para toda a comunidade do centro e dessa forma, todos poderão participar, mesmo quem não é associado.
O trabalho prestado na Associação dos Moradores do centro de São Miguel do Oeste é voluntário e surgiu recentemente. O comentário é do presidente, JULIANO ROMANCINI. Ele disse que as associações de moradores no geral tem um peso maior em relação aos pedidos de melhorias feitos ao poder público. ROMANCINI citou que na reunião da semana que vem algumas demandas também serão apresentadas para que possam ser implantadas no centro da cidade. Ao todo, a entidade possui 160 associados e a ideia é ampliar esse número. O presidente explicou ainda que não existe custo algum para ser associado, bastando apenas, ser morador da área central.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste entregou tablets para todos os Agentes Comunitários da Saúde. Os agentes deverão ser utilizados nas visitas domiciliares. O objetivo principal do uso dos equipamentos, de acordo com a secretária adjunta, CAMILA BERNARDI, é informatizar o trabalho dos agentes, otimizando o tempo das visitas domiciliares e tornando-as mais efetivas, eliminando a necessidade do preenchimento de formulários em papel. A entrega ocorreu na segunda-feira, no Salão Nobre da Prefeitura. Em seguida, houve a apresentação das informações acerca da nova ferramenta tecnológica e os Agentes Comunitários de Saúde passaram por treinamento para uso do equipamento.
Um dos maiores encontros de Motociclistas do sul do país vai acontecer neste final de semana no centro da cidade. O evento começa na sexta-feira e vai até domingo na praça Walnir Botaro Daniel. A estrutura está sendo montada desde o começo da semana. As equipes estão trabalhando na organização dos espaços para o evento. A área coberta será usada pelas motos e vai abrigar uma praça de alimentação com food truks. A rua La Salle será fechada para receber cerca de 20 expositores. O palco de show ficará na sequencia da Duque de Caxias, fora da área coberta. A previsão é de um público superior a 20 mil pessoas nos três dia do evento.
O Motocão 2023 terá impactos positivos para a economia da cidade. A projeção é do presidente da CDL, JUAREZ DOS SANTOS JUNIOR. Ele participou do programa Boa Tarde Peperi de ontem e disse que alguns setores faturam mais com o evento, como hotéis, bares e restaurantes. JUAREZ ressaltou que todo o comércio, indiretamente, ganha com o Motocão. Ele explicou que o dinheiro que os turistas trazem para a cidade é injetado na economia local, movimentado também outros setores em escala. O empresário destacou que o Motocão é um evento importante que deve ser realizado com organização e segurança. Ele reforçou que a volta do encontro para o centro da cidade é um ponto importante que também ajuda o comércio local.
Os hotéis da cidade estão praticamente lotados para o Motocão deste final de semana. De acordo com o gerente de um dos hotéis da cidade, JULIO FIRMO, as primeiras reservas foram feita em janeiro e se intensificaram desde o final do mês passado. Ele comentou que o hotel está lotado no sábado e com poucos quartos vagas na sexta. JULIO disse que o estabelecimento vai receber visitantes dos três estados do sul, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e Paraguai. Ele explicou que o hotel, por ter um perfil mais corporativo tem uma taxa de ocupação maior nos dias da semana e que o Motocão tem um peso importante para movimentar a rede hoteleira da cidade em um período que a procura não é tão grande.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Miguel do Oeste vai promover dois eventos para marcar o mês do dia da mulher. A informação é da vice-presidente do Condim, SANDRA BATAGLIN. O primeiro será no próximo sábado. A entidade vai realizar um adesivaço nos supermercados da cidade. SANDRA disse que o adesivo da campanha pelo fim da violência contra a mulher será colocado nos carrinhos de compras. Dessa forma, toda pessoa que for ao supermercado vai ter contato com as informações contidas no adesivo. Ela disse que isso pode estimular a reflexão das pessoas sobre o tema. No ano passado, a campanha fixou adesivos sobre o dia da mulher nos veículos.
O tema da campanha deste ano é “Respeite as mulheres, não se cale, denuncie”. Os adesivos que serão colados nos carrinhos de mercado contem os números para denúncia: 180 ou 190. O segundo evento alusivo ao dia da mulher promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Miguel do Oeste será no final do mês. De acordo com a vice-presidente do Condim, SANDRA BATAGLIN, será uma roda de conversas na Unoesc. O encontro vai discutir as fases da mulher e será realizado no dia 30 de março, uma quinta-feira. SANDRA comentou que esse é um mês importante para discutir os avanços e os obstáculo que ainda marcam a relação de gênero na sociedade.
A questão central que envolve o direito das mulheres é o respeito. A afirmação é da vice-presidente do Condim, SANDRA BATAGLIN. Ela disse que apesar dos avanços obtidos é triste perceber que as mulheres ainda não tem segurança para transitar em alguns espaços. Além disso, a mulher recebe um salário menor do que os homens e isso também é sinal de desrespeito aos direitos da mulher. SANDRA ressaltou que existe muitos desafios e que a violência física ainda faz parte da realidade, as vezes com números maiores, mas que nem sempre traduzem o que de fato está acontecendo.
O júri do caso MONTAGNA entra hoje no terceiro dia de trabalhos na câmara de vereadores. A sessão foi retomada com a sustentação oral da acusação que é coordenada pelo promotor de Justiça, MARCIANO VILLA. A acusação terá quatro horas para apresentar os argumentos, evidencia e provas que sustentam o pedido de condenação dos réus. Depois, a defesa também quatro horas para convencer os jurados da tese de negativa de autoria e absolvição dos acusados. Em seguida, cada uma das partes terá duas horas para réplica e tréplica. Finalizados os debates, o juiz MARCIO CRISTOFOLI passa a ler os quesitos que serão postos em votação pelos jurados em sala secreta. Após a votação, o juiz vai proferir a sentença. O júri do caso MONTAGNA pode terminar hoje ou na manhã desta quinta-feira.
Estão sendo julgados nesta semana na câmara de vereadores, CÉSAR GASTÃO FONINI, MARIA DELURDES FONINI e ADELINO JOSÉ DALARIVA. O casal fok denunciado por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa. Já DALARIVA, foi acusado por associação criminosa. Ele já foi julgado no primeiro júri por homicídio duplamente qualificado e foi condenado na ocasião a 34 anos. O Ministério Público aponta que o grupo foi o que arquitetou e contratou os criminosos que cometeram o assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA em agosto de 2018. A defesa do réus nega o envolvimento deles com o crime e sustenta que não houve nenhum ordem de CESAR FONINI ou MARIA DELURDES para a morte do advogado.
A Polícia Militar registrou um novo golpe de estelionato no centro de São Miguel do Oeste nesta terça-feira. De acordo com a PM, a vítima relatou que verificou um anúncio de venda de motocicleta pela internet e iniciou as tratativas com o suposto vendedor. Ele combinou a forma de pagamento e local de entrega do veículo. Após efetuar o pagamento via pix e deslocar ao local acertado, ele percebeu ter caído em um golpe. Dessa maneira, acionou a polícia militar para efetuar o registro de ocorrência.
A PM orienta os moradores para que verifiquem todas as informações antes de efetuar qualquer depósito.
Um homem foi preso por tráfico de drogas no começo da madrugada desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Por volta de meia noite e 30, as guarnições do tático e do canil abordaram um Gol na avenida Willy Barth, bairro Progresso. O carro foi revistado e durante o trabalho o cão Colt encontrou 290 gramas de cocaína. O condutor do veículo assumiu a responsabilidade pela droga e informou que havia adquirido o entorpecente em Chapecó. O objetivo do suspeito era comercializar a droga em São Miguel do Oeste. Ele também confirmou que tinha mais drogas em casa, além de uma balança de precisão. Na residência foram localizados mais 114 gramas de cocaína. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia.
Uma mulher ficou gravemente ferida ao ser atingido pela sapata de um caminhão enquanto andava de bicicleta pela SC-163 em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde nas proximidades da comunidade católica do Bairro Santa Rita. O condutor do caminhão relatou que trafegava no mesmo sentido da ciclista quando a sapata que sustenta o guindaste do veículo se soltou e atingiu as costas da mulher. A ciclista sofreu diversos ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ela foi levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.