ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 08/03/2022

-GOVERNO LANÇA PROGRAMAS VOLTADOS AOS DIREITOS DAS MULHERES

-MAIS DE 10 MUNICÍPIOS CATARINENSES JÁ DISPENSARAM USO DE MÁSCARAS

-BANCADA DE SITUAÇÃO PROPÕE RETIRADA DO RECESSO LEGISLATIVO DE JULHO

-BÔNUS AGRÍCOLA PASSA POR MELHORIAS PARA CONTEMPLAR MAIS AGRICULTORES

-GOVERNO DEVE LIBERAR EM ALGUNS DIAS RECURSOS PARA COMBATE A SECA

-REPASSE DE VALOR PARA APAE É INSUFICIENTE E DIREÇÃO BUSCA MAIS VERBAS

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO RECEBE R$ 2 MILHÕES PARA CUSTEAR TRANSPORTE

-SETOR SOCIAL AMPLIA E DESENVOLVE OFICINAS COM GRUPO DE CRIANÇAS

-MOTORISTA FOGE E ABANDONA CARRO COM VINHO ÀS MARGENS DA SC-161

-ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA UM FERIDO E 163 INTERDITADA

O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

Autoridades de alto escalão dos Estados Unidos viajaram à Venezuela no último sábado para conversar com o governo do presidente NICOLÁS MADURO, buscando definir se Caracas está preparada para se distanciar da Rússia, sua aliada próxima, em meio à invasão da Ucrânia. A viagem, que é a visita de mais alto nível dos Estados Unidos à Venezuela em anos, foi parte de um esforço do governo norte-americano para isolar o presidente russo, VLADIMIR PUTIN. Autoridades de ambos países realizaram uma rodada de negociações, mas não chegaram a um acordo. Não ficou claro se uma nova reunião será realizada.

A Ucrânia divulgou por meios oficiais nesta segunda-feira a morte de mais um general russo em combate na operação de invasão do país. Desta vez trata-se de VITALY GERASIMOV, um major-general e, segundo as informações ucranianas, chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do quadragésimo primeiro Exército do Distrito Militar Central da Rússia. Vários altos oficiais do exército russo também foram mortos e feridos, de acordo com o Ministério da Defesa ucraniano. Na última sexta-feira também foi anunciado que um major-general russo havia sido morto durante combate.

A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia realizada nesta segunda-feira, terminou com poucos avanços. O porta-voz da delegação ucraniana disse que há uma pequena e positiva melhora na organização dos corredores humanitários, porém, não mencionou mais detalhes. Já o porta-voz russo disse que "ainda é cedo" para falar em avanços positivos após a terceira rodada de negociações e que não dá para se iludir que a próxima conversa trará um "resultado final". Uma imagem divulgada pelo governo de Belarus, aliado de Moscou e que sedia as negociações, mostrou mais cedo as delegações da Rússia e Ucrânia reunidas.

O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira as inscrições para o primeiro semestre de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil. Os participantes interessados devem acessar o site até a próxima sexta-feira para concluir o cadastro. O resultado será divulgado no próximo dia 15 de março e o candidato pré-selecionado deverá complementar a inscrição entre os dias 16 e 18 de março. Podem se inscrever no processo seletivo os candidatos que participaram do Enem a partir da edição de 2010 e tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

As famílias e herdeiros de correntistas que morreram poderão resgatar valores esquecidos em instituições financeiras. Segundo o Banco Central, ainda serão divulgados os procedimentos a serem seguidos por terceiros legalmente autorizados que querem pedir o saque de valores. A orientação vai valer para herdeiros, procuradores, tutores, curadores, inventariantes e responsáveis por menores não emancipados. Desde ontem, pessoas e empresas que têm valores a receber esquecidos em instituições financeiras já podem saber a quantia e agendar o saque. O calendário é escalonado de acordo com a data de nascimento ou abertura da empresa. Nesta semana serão beneficiados os nascidos antes de 1968 e empresas abertas antes dessa data.

O governo federal vai lançar nesta terça-feira, Dia Internacional da Mulher, programas voltados ao público feminino, como por exemplo, o que institui o programa Mães do Brasil, a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino e o Comitê de Empreendedorismo Feminino. De acordo com o governo, a iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A proposta visa promover a proteção integral à gestante e a maternidade com o objetivo de articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Já a Estratégia e o Comitê, do Ministério da Economia, preveem a criação de um plano de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo feminino no país a partir de ações como oferta de crédito.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina suspendeu, em decisão temporária, uma propaganda do Partido Trabalhista Brasileiro que dizia que a esquerda defenderia a pedofilia como uma "doença" e uma "opção sexual". A decisão é da última sexta-feira. De acordo com a decisão, a propaganda foi ao ar na noite da última quarta-feira na televisão. O PSOL entrou na Justiça Eleitoral e argumentou que a propaganda é veiculada de forma tendenciosa. Na decisão, o relator LEOPOLDO BRUGGEMANN escreveu que houve desvirtuamento da propaganda partidária impugnada, com risco de prejuízo irreparável à agremiação representante, impondo-se a concessão da medida liminar requerida.

Santa Catarina encerrou 2021, o segundo ano da pandemia, com crescimento de oito vírgula três por cento do Produto Interno Bruto. A estimativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. A alta da geração de riqueza no Estado foi puxada principalmente pelos setores de serviços, comércio e indústria. De acordo com o economista PAULO ZOLDAN, que coordena a pesquisa, o resultado superou o do PIB brasileiro, que teve alta de quatro vírgula seis por cento no ano passado segundo o IBGE, e também o da maior economia do Brasil, São Paulo, que cresceu cinco vírgula sete por cento no ano.

Ao menos 13 municípios de Santa Catarina já dispensaram a obrigatoriedade do uso de máscara contra a Covid-19. Apesar da liberação por parte dos municípios, o Governo catarinense ainda não decretou o fim do uso do equipamento no Estado. A decisão de tornar a utilização de máscara uma recomendação e não uma obrigatoriedade ainda não tem data para acontecer em Santa Catarina, segundo o que informou o Secretário de Saúde do Estado, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, em um vídeo publicado nas redes sociais. Das 13 cidades catarinenses que colocaram o fim na obrigatoriedade do uso de máscara, oito são da região Oeste. Todas excluem a utilização do equipamento em qualquer lugar do município, inclusive em locais fechados. Entre as cidades que liberaram o uso estão, Chapecó, Xaxim, Iraceminha, Peritiba, São Lourenço do Oeste, União do Oeste, Cordilheira Alta, Ipira, Rio do Sul, Indaial, Ipira, São João do Itaperiú e Balneário Camboriú.

A Ameosc realiza nesta terça-feira um encontro para debater sobre a nova lei de processos licitatórios. O curso iniciou ontem e termina hoje envolvendo todos os setores responsáveis de cada prefeitura. O curso é anual. Conforme o secretário de Executivo AIRTON FONTANA, as vagas ofertadas pela associação foram todas preenchidas. Ele comentou que esta capacitação vai servir deixar os servidores por dentro da nova legislação no que se refere à licitação. O secretário destacou ainda que algumas prefeituras possuem uma comissão de trabalhadores responsáveis pelas licitações, o que gerou preenchimento rápido das vagas.

O governo do Estado de Santa Catarina firmou o convênio com os seis municípios da regional de Educação para pagamento do transporte escolar. Para os municípios da coordenadoria de Dionísio Cerqueira serão pagos mais de dois milhões de reais divididos em nove parcelas entre março e dezembro. A informação é do supervisor FLAVIO MAZIERO. Segundo o supervisor, serão mais de mil e 600 alunos dependentes do transporte escolar. O pagamento será baseado conforme uma determinada quilometragem. Ou seja, em São José do Cedro, uma distância percorrida entre seis e 12 quilômetros o valor pago é de 897 reais. Já entre 12 e 24 quilômetros o valor é de mil 237 reais e acima de 24 quilômetros é pago mil 769 reais. Mensalmente, as escolas devem fazer um balanço para encaminhar a regional que depois de analisar realiza o pagamento. Neste ano, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira vão trabalhar em novas linhas exclusivas para buscar alunos da rede estadual. Ambos os municípios receberão um determinado valor fixado pelo Estado depois que apresentarem quais são as linhas exclusivas.

Para este ano letivo, o valor pago pelo transporte escolar foi reajustado aproximadamente em 17 por cento. A regional de Educação aguarda os repasses por parte do Estado para dar início ao transporte. Conforme o supervisor FLAVIO MAZIERO, é comum que todo início de ano o transporte de alunos demora em começar devido a este motivo. Tendo em vista que não é possível iniciar a recolha dos alunos sem o governo pagar as primeiras parcelas que possibilitam, por exemplo, o abastecimento do veículo. Os valores com o aumento foram repassados na semana passada e com isso a coordenadoria faz os cálculos de quais valores devem ser repassados a cada município. Sendo que de um ano para outro as escolas podem ter aumento e queda no número de estudantes.

O valor repassado pelo Fundo Municipal de Saúde para a Apae Viviane de São José do Cedro é insuficiente para a manutenção dos custos. A declaração é da presidente da escola especial MARILEI BROETTO. Foram aprovados o repasse de pouco mais de 15 mil reais. Segundo ela, esse valor não é o bastante para contratação de novos profissionais para desenvolver atividades na unidade tendo em vista que os encargos também aumentaram nos últimos meses. Por isso, a direção esteve em conversas com o prefeito visando mediar a procura por recursos com objetivo de custear os trabalhos. Sem informar valores, a administração busca verbas por meio de emendas parlamentares para destinar a Apae. MARILEI comentou ainda que a escola especial está aguardando a liberação de quase 600 mil reais provenientes de um projeto desenvolvido por meio do Pronas. O projeto foi feito ainda em 2019, mas no final do ano passado a direção da unidade foi informada que havia sido contemplada. Os valores são exclusivamente para novos serviços, como também custear os salários dos profissionais.

A Apae está enfrentando aumento na procura pelos atendimentos a cada ano, se intensificando nos últimos dois anos com maior número de alunos. Os recursos do Pronas serão suficientes para manter o custeio dos serviços, sendo que em 24 meses o projeto feito em 2019 deverá ser desenvolvido. A presidente da escola especial MARILEI BROETTO, afirmou que a unidade é procurada diariamente por pais ou responsáveis para saber se há vagas disponíveis. A presidente lembrou que a Apae também atende média e alta complexidade em fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Com isso, elevando os custos de manutenção da escola. Atualmente a Apae atende 107 alunos.

Cerca de 100 famílias foram contempladas com a entrega de caixinhas de leite no município de Palma Sola. A entrega foi feita pela secretaria de Assistência Social na última semana. A informação é do secretário IVANOR DE MOURA. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro não são feitas as entregas. Segundo ele, o programa auxilia famílias com crianças entre cinco meses e cinco anos de idade, depois desta idade a mesma não se encaixa mais no benefício. Todos os meses o setor registra o interesse de ingresso de mais famílias, sendo atendidas dentro da possibilidade. São entregues 24 litros de leite por família mensalmente entre março e dezembro de cada ano. Por mês, são necessários dois mil litros de leite para atender aos pedidos. MOURA comentou também que a família beneficiada pode perder a ajuda da assistência social. Isso ocorre quando a família deixa de buscar o produto por dois meses seguidos. Em alguns registros deste tipo foi verificado que a família saiu da cidade e não comunicou o setor.

O Cras e a secretaria de Assistência Social de Palma Sola também estão trabalhando com os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, como também oficinas. Conforme o secretário de Assistência Social IVANOR DE MOURA, para este ano foi ampliado à carga horária para desenvolver os trabalhos. Portanto, das oito horas a secretaria ampliou para 16 horas de atividades com diversos grupos. A ideia é manter os cuidados sanitários devido a Covid e aumentar o número de crianças atendidas, tendo em vista a ampliação de grupos trabalhados. O secretário explicou ainda que as oficinas de canto e violão foram retomadas em fevereiro. Na Linha Cerro Azul, IVANOR destacou que são desenvolvidas atividades grupais com mulheres. Ao todo são cerca de 20 integrantes deste grupo. Ele explicou que nas últimas semanas foi instalado um sistema de irrigação na horta, a qual este grupo cuida, devido à falta de chuva. No local há um açude que pode estar auxiliando na irrigação das plantas.

Na primeira sessão ordinária do mês de março da Câmara de Vereadores de São José do Cedro foi apresentado ofício pela bancada de situação ao presidente, no qual solicitaram a troca de vereadores nas Comissões Permanentes do Legislativo. Portanto, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação será constituída pelos vereadores: FERNANDO WILL, TÂNIA DOS SANTOS e MÁRCIA DEMOSSI. Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos por ISIDERIO DALLO, GUILHERME FERRARI e CLAUDIO WARTHA. Já a Comissão de Educação, Saúde e Assistência será constituída por JULIO RUBIN, NESTOR BEAL e MÁRCIA DEMOSSI. No encontro de ontem, na palavra livre, ANDREIA COLLE e o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, sanaram dúvidas dos vereadores quanto aos problemas enfrentados com a leitura das faturas de água por parte do Semae.

Os nove vereadores do legislativo de São José do Cedro aprovaram, em segunda votação, seis projetos de lei que estavam em tramitação na Casa. Entre eles, o texto de número 11 que prevê a realização do baile da Senhorita Cedrense no dia 15 de maio. A mesma mensagem solicita aprovação de despesas de até 35 mil reais para realização do evento. Além do projeto de lei de número 14 que autoriza o convênio entre o Fundo Municipal de Saúde de São José do Cedro com a Apae Viviane no montante de 15 mil reais aproximadamente. Em primeira votação, os membros da Casa votaram no texto 17 que autoriza o reajuste salarial dos professores. Outras seis mensagens seguem em tramitação e, entre elas, o projeto de dotação orçamentária para aquisição do quarto parque industrial. Durante a palavra, o vereador ISIDERIO DALLO lembrou do uso da máscara no município, que ainda é obrigatório nas escolas pelos próximos 15 dias, de acordo com decreto. Ele sugeriu à administração que a utilização da máscara fosse revista em um curto período de tempo.

A vereadora MARCIA DEMOSSI, indicou na noite de ontem, de forma urgente, o encaminhamento de ofício ao secretário de Infraestrutura do Estado, para que a pasta competente realize roçada para melhorar a visibilidade, limpeza das sarjetas e fechamento de buracos na rodovia que liga São José do Cedro ao município de Princesa. Bem como que seja construída uma calçada nesta rodovia no trecho entre o acesso do trevo da cidade de São José do Cedro até o Bairro Santa Rita. A vereadora idealizou Moção de Apoio à pauta das organizações de Mulheres da Agricultura Camponesa e Familiar. O vereador GUILHERME FERRARI também requereu a análise do projeto de revitalização da rodovia de acesso do município de São José do Cedro até Princesa. Ele ainda solicitou ao comitê técnico que encaminhe a Casa, os motivos para a continuação da utilização de máscaras por mais um determinado período. A vereadora TÂNIA DOS SANTOS realizou convite à população de Convivência de Idosos hoje à tarde, a partir das 14 horas, alusivo ao dia da mulher.

O vereador FERNANDO WILL realizou pedido de informação ao prefeito para que apresente informações referentes ao atendimento às propriedades rurais durante o período de estiagem, distribuição de itens disponibilizados pela Defesa Civil do Estado e pagamento de prestador de serviço. Ele ainda citou a realização de varredura contra o mosquito da dengue, solicitando o envio de ofício ao Exército de São Miguel do Oeste para trabalhar em parceria com os agentes de epidemiologia do município na luta contra a proliferação do mosquito, como ocorreu em anos passados. O vereador requereu à administração respostas quanto ao transporte dos estudantes universitários até cidades próximas, se os mesmos continuarão tendo auxílio de custos para realizarem seus estudos. JULIO RUBIN indicou a construção de um campo de areia no Santa Rita um. Além da construção e ou ampliação de abrigo de passageiros. Ele solicitou que a administração realize o mapeamento das nascentes que existem a fim de minimizar os efeitos da estiagem.

A bancada de situação da Câmara de Vereadores de São José do Cedro propôs uma emenda à lei orgânica prevendo a retirada do recesso do legislativo em julho de cada ano. A proposta deu entrada ontem à noite na primeira sessão do mês. Em entrevista para a Rádio Cedro o líder da situação GUILHERME FERRARI, afirmou que a atual regra prevê um recesso entre 15 de julho retornando no dia primeiro de agosto de cada ano. Ele explicou que moradores procuraram a situação para pedir o real motivo desta paralisação dos trabalhos no meio do ano. Com isso, em conversas com os colegas vereadores de situação, ficou decidido pela proposição de retirada deste período do calendário legislativo. A emenda prevê que os trabalhos deem início no dia primeiro de fevereiro com encerramento no dia 15 de dezembro de cada ano, sem este recesso. Isso incluiria duas sessões ordinárias a mais no calendário da Câmara. Para ele, estes dias podem ser utilizados para desempenhar serviços em prol do desenvolvimento da cidade e interior.

A emenda à lei orgânica precisa ser aprovada por seis vereadores da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A proposta deve ser aceita por cinco por cento do eleitorado. O líder da situação GUILHERME FERRARI, acredita que mais de cinco por cento dos eleitores do município estão de acordo com a alteração. Ele destacou que outros vereadores da bancada opositora já se manifestaram a favor da retirada do recesso. Caso aprovada, a lei entra em vigor neste ano, sendo, portanto, retirada o período de 15 dias de paralisação das sessões ordinárias. A proposição segue em tramitação no Legislativo. Pedido de informação, indicações e moções foram apresentadas pelos vereadores e aprovados por unanimidade de votos. A próxima sessão ordinária está marcada para a próxima segunda-feira, às 18 horas.

A secretaria de Estado da Agricultura, por meio do governo estadual, sinalizou positivamente na liberação de recursos para a agricultura no extremo-oeste. A declaração é do presidente do Sintraf de Palma Sola DOUGLAS GÖRGEN, que esteve participando de uma audiência com o governo ontem em Florianópolis. Ele lembrou que, depois de várias cobranças, o Estado deve liberar em alguns dias acessibilidade à valores de combate a estiagem na região. Em fevereiro, os sindicatos e associações de agricultura cobraram recursos por parte do Estado e do governo Federal. Para o governo catarinense foi solicitado a liberação de 350 milhões de reais. Ele lembrou que muitos agricultores já realizaram os projetos para se enquadrarem nos programas, mas não foram contemplados devido a falta de recursos do Estado. Apesar desta sinalização, os sindicatos seguem cobrando liberação de novos valores principalmente por parte do governo Federal. GÖRGEN informou que as entidades seguem em conversas com os setores do governo para liberação de recursos para a agricultura.

Em 2022, o programa agrícola em Guarujá do Sul vai completar quatro anos desde que foi implantado pela prefeitura ainda em 2018. Conforme o secretário de Administração JULIO DELLA FLORA, que também responde pela secretaria de Agricultura, comentou que este programa tem objetivo de desafogar o trabalho do setor público na produção leiteira. Sendo que o produtor pode escolher uma empresa privada para realização de serviços em sua propriedade que a municipalidade paga o produtor. Neste ano, a prefeitura está quitando o bônus referente a 2021. O pagamento do benefício é em dinheiro e segue conforme o movimento econômico do ano anterior ao vigente. Portanto, aquele produtor que possui uma movimentação acima de 200 mil reais em um ano pode receber cerca de sete mil reais. Recentemente a prefeitura fez alguns ajustes para contemplar aqueles que possuem uma movimentação abaixo deste montante. Contudo, os valores possuem três níveis para serem encaixados. A administração busca trabalhar de forma conjunta visando atender da melhor maneira os produtores.

O gasto dos valores pagos pelo setor público por meio do bônus agrícola fica a critério do beneficiário, podendo guardar ou investir na propriedade. Segundo o secretário de Administração JULIO DELLA FLORA, a prefeitura paga ao produtor que possui movimento econômico é de um milhão de reais, desta forma mantendo funcionamento do programa. O secretário lembrou ainda que os demais agricultores também são beneficiados. Ele disse que o município fez um investimento de quase dois milhões de reais para aquisição de novos equipamentos. Estes veículos ficam a disposição das secretarias para realização de trabalhos. DELLA FLORA destacou também que a agricultura tem sofrido com a falta de chuva regular nos últimos anos. A estimativa de perda chega a 15 milhões de reais e, para ele, este é um montante importante para o município.

Um homem de 41 anos foi preso em Dionísio Cerqueira, por embriaguez ao volante, posse irregular de arma de fogo e ameaça. O fato ocorreu por volta das 21 horas, próximo ao Distrito de Idamar, após a guarnição ser acionada pela central de emergências. No local a PM verificou que o homem conduzia um Gol, encontrado fora da pista. Os policiais informaram que o condutor apresentava sinais de embriaguez. Em busca veicular foi localizada uma espingarda artesanal calibre 22, com munição intacta e mais 17 munições próximas da arma. Momentos antes, o homem havia ameaçado matar sua companheira. Perante os fatos constatados, o homem foi preso em flagrante e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil em São José do Cedro.

Uma colisão frontal entre um carro e um caminhão deixou o motorista de um Pálio com ferimentos leves. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas e 40 minutos de ontem, na BR-163 na comunidade de Três Curvas em São Miguel do Oeste, sentido a Guaraciaba. Segundo apurado pela reportagem, tanto o motorista do caminhão quanto do carro, foram desviar de cachorros que estavam na rodovia, quando aconteceu a colisão. Os Bombeiros e Samu foram acionados e a vítima foi conduzida estável ao Hospital Regional. Já o motorista da carreta não teve ferimentos e dois cachorros morreram devido ao acidente. Com a gravidade do impacto, a BR-163 ficou bloqueada nos dois sentidos, até que os veículos fossem retirados.

Durante a operação Hórus no município de Anchieta na SC-161, a equipe do Tático Ostensivo e a PMRv, em conjunto com a Receita Federal, abordou um veículo Pálio, por volta das duas horas desta madrugada, conduzido por um homem. Segundo a PMRv, o motorista fugiu dos policiais ao tentar ser abordado pela guarnição. Com isso, a equipe iniciou o acompanhamento, mas em um determinado momento o condutor abandonou o veículo em uma estrada vicinal e fugiu não sendo mais encontrado. Apenas o veículo Pálio foi achado. Ao realizar a vistoria do carro, os policiais verificaram que o veículo estava carregado com diversas caixas de vinho oriundos da Argentina, sem possuir o desembaraço aduaneiro. Foram apreendidos aproximadamente 127 caixas de vinho e o veículo, totalizando aproximadamente 100 mil. Os bens apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.