-GOVERNADORES ARTICULAM PACTO NACIONAL COM MEDIDAS RESTRITIVAS E MAIS VACINA
-TRF DERRUBA DECISÃO QUE OBRIGAVA SC A TRANSFERIR PACIENTES COM COVID
-GUARACIABA ESTUDA COLOCAR PULSEIRAS IDENTIFICADORAS EM MORADORES ISOLADOS
-VEREADORA QUESTIONA DADOS SOBRE RECURSOS REPASSADOS AO MUNICÍPIO
-PREFEITO SANCIONA LEI PARA CEDÊNCIA DE PROFISSIONAIS AO HOSPITAL REGIONAL
-POLÍCIA AMBIENTAL FAZ APREENSÃO DE AVES SILVESTRES PRESAS EM CATIVEIRO
-ACIDENTES COM MOTOS DEIXAM DUAS PESSOAS MORTAS NO EXTREMO-OESTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O PAPA FRANCISCO rezou uma missa para milhares de pessoas na cidade de Erbil, no Iraque, neste domingo, no encerramento de sua visita ao país. Essa foi a maior missa celebrada pelo papa em sua viagem. Mais cedo, ele passou na cidade de Mossul, que foi dominada pelo Estado Islâmico até 2017. Durante a passagem pelo Iraque, o papa FRANCISCO afirmou que ouvi vozes de dor e angústia, mas também vozes de esperança e consolo. O papa deixou o Iraque com destino a Roma na manhã de segunda-feira.
Milhares de pessoas foram às ruas de Minneapolis neste domingo atrás de um caixão coberto de rosas brancas exigindo "justiça" na véspera do início do julgamento do policial branco acusado do homicídio do afro-americano GEORGE FLOYD. Nove meses depois da morte de FLOYR lançar uma nova luz sobre a questão racial nos Estados Unidos, o julgamento contra o policial branco DERECK CHAUVIN, acusado de assassiná-lo, começa nesta segunda-feira com a escolha do júri. Os três outros oficiais envolvidos na prisão de FLOYD enfrentam acusações menores e serão julgados de forma separada.
O Paraguai teve a terceira noite de protestos por causa dos erros de gestão do governo durante a pandemia da Covid-19. Os manifestantes se reuniram no final da tarde deste domingo e foram as ruas pedir as renúncias do presidente, MARIO ABDO BENÍTEZ, e do vice-presidente, HUGO VELÁZQUEZ. Os manifestantes acusam o governo de fazer uma gestão desastrosa diante do colapso da Covid. De acordo com o jornal local "ABC Color", oito pessoas foram detidas nos protestos de sábado. Em resposta às manifestações, BENÍTEZ anunciou a troca dos ministros da Educação e da Mulher e do chefe de gabinete do governo.
O governo federal oficializou a indicação de seis pessoas para as vagas no Conselho de Administração da Petrobras e ainda pode indicar outros dois nomes. A informação foi divulgada pela estatal na manhã desta segunda-feira. As vagas para o conselho da petroleira surgiram depois que quatro membros pediram para deixar o cargo na semana passada em meio à repercussão da troca no comando da empresa anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO. De acordo com a Petrobras, as indicações foram enviadas à empresa por meio de ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia. Três dos indicados são militares da reserva, enquanto os outros três nomes são de profissionais técnicos.
A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, afirmou neste domingo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES. O país registrou 105 mil 821 denúncias de violência contra a mulher no ano passado, segundo relatório divulgado neste domingo, véspera do Dia Internacional da Mulher. De acordo com a ministra, houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. A ministra diz que, prevendo esse aumento, o governo ampliou os canais de atendimento. Além das plataformas do Ligue 180 e do Disque 100, que já existiam, o ministério oferece contatos por WhatsApp e por um aplicativo próprio chamado "Direitos Humanos Brasil".
Governadores de 21 estados e do Distrito Federal manifestaram posição favorável, neste domingo, à criação de um "pacto nacional" com medidas restritivas e preventivas que ajudem a atenuar o pico da pandemia de Covid-19 registrado nas últimas semanas. Nesta segunda, os governadores devem se reunir no Rio de Janeiro com o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e representantes da Fiocruz para discutir as estratégias de enfrentamento ao vírus e a necessidade de maior agilidade na vacinação. O país aplicou doses em apenas três vírgula 88 por cento da população até o momento. Segundo o governador WELLINGTON DIAS afirmou que a ideia é promover uma "experiência" de restrições nacionais até o próximo domingo, para que o país possa "barrar o coronavírus".
O desembargador PAULO AFONSO BRUM VAZ, do Tribunal Regional Federal da quarta Região, derrubou na noite de domingo a decisão que determinava que o governo federal transferisse imediatamente todos os pacientes na fila de espera por leitos clínicos na região Oeste catarinense para qualquer cidade do país. Segundo o desembargador, a determinação de atendimento prioritário a pacientes de Chapecó e região provoca desequilíbrio entre os estados em um cenário de crise sanitária generalizada provocada pelo coronavírus. No sábado, a pedido do Ministério Público Federal, do Estadual e do Trabalho, a juíza federal substituta HELOISA MENEGOTTO POZENATO, da Vara Federal de Chapecó, determinou que a União transferisse os pacientes que precisam de internamento para qualquer cidade do país que tivesse vagas. Conforme o despacho de ontem, o governo federal não deve ser obrigado a fazer distinções entre os estados, já que há uma crise sanitária generalizada no país.
Uma nova reunião entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e os prefeitos de Santa Catarina vai discutir medidas diante do colapso da Covid-19. O encontro será nesta terça-feira. A reunião vai ocorrer nos mesmos moldes daquela feito há duas semanas, quando foram anunciadas regras de restrição na madrugada. A ideia é que neste encontro se escolha entre dois caminhos possíveis: a prorrogação das atuais medidas, como fechamentos aos finais de semana, ou a adoção de novas restrições. Além de prefeitos, devem participar do encontro representantes de Poderes como o Ministério Público e a Assembleia Legialativa. Neste domingo, MOISÉS se reuniu com os principais secretários do governo para discutir o cenário.
Os dois primeiros meses de 2021 foram de queda em todos os indicadores de violência em Santa Catarina. Em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, o número de crimes como roubo e furto caiu 30 por cento, e o de homicídios em 20 por cento. Os dados foram divulgados no primeiro balanço do ano da Secretaria de Segurança Pública. A redução segue um padrão que já foi apresentado no Estado durante o ano passado, e os números mostram queda até nos casos de violência contra a mulher, crimes que ganharam uma atenção extra no período de isolamento social. Foram quatro feminicídios em Santa Catarina nos últimos dois meses, contra seis no mesmo período do ano passado. Outros dados de violência doméstica, como lesão corporal e ameaças, não foram contabilizados.
A Associação dos Fumicultores do Brasil está cobrando o reajuste anual no preço do tabaco pago aos produtores. O segundo secretário da Afubra, ADRIANO DA CUNHA, disse que as empresas que compram tabaco devem praticar um preço mais justo. Um dos tópicos mais discutidos nas tratativas que iniciaram no final do ano passado é em relação ao custo de produção e as diferenças entre os levantamentos feitos pelas empresas e pela Afubra, que representa o fumicultor. CUNHA enfatizou que a primeira reunião para negociar os preços do tabaco aconteceu entre os dias 26 e 27 de janeiro, com oito empresas do ramo. Ele lamentou que nenhuma dessas empresas apresentou percentual de custo de produção aproximado ao da Afubra. Ao mesmo tempo, segundo CUNHA, elas não conseguiram comprovar os dados levantados.
A discussão entre os representantes dos produtores e as empresas foi bastante tensa. A afirmação é do secretário da Afubra, ADRIANO DA CUNHA. Ele disse que a Associação dos Fumicultores do Brasil não aceitou as propostas das empresas e uma nova reunião foi marcada para tentar chegar a um consenso. CUNHA pontuou que existem negociações em andamento com duas empresas: a BAT Brasil, conhecida como Souza Cruz, e a JTI. Nenhuma delas, no entanto, chegou ao custo de produção que a representação dos produtores levantou. A realidade, segundo CUNHA, é que as empresas estão considerando um custo de produção de 2019 e 2020, que está defasado, para a safra de 2021. No momento, todas as empresas estão praticando um reajuste que elas mesmas apresentaram como proposta, porém a representação dos fumicultores não aceitou os valores.
Sem qualquer acordo ou protocolo assinado entre as empresas e a Afubra, a tabela de pagamento lançada aos produtores prevê o mesmo preço para o tabaco durante toda safra 20202021. A Afubra já adiantou às empresas que para a safra 20212022 não haverá negociação de preços se não houver um levantamento de custos em conjunto. O secretário da associação, ADRIANO DA CUNHA que as tratativas devem iniciar no momento adequado, com os dados levantados por empresas e produtores. Ele disse que o principal objetivo da Afubra é negociar um percentual de lucratividade aos produtores. Algumas empresas já sinalizaram positivamente, mas o acordo ainda não fechado. Além da Afubra, a Federação da Agricultura e a Federação dos Trabalhadores Rurais são entidades que defendem os interesses dos agricultores que produzem fumo.
O Pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE MIRANDA fez uma reclamação na manhã de hoje sobre o decreto que limita o número de pessoas em lives no estado de Santa Catarina. Neste final de semana, a Igreja foi notificada pela Polícia Militar. Segundo o pastor, três viaturas da PM ficaram uma hora na frente da Igreja esperando a live acabar para notificar as pessoas que estavam no templo. Ele explicou que entre oito e 10 pessoas estavam trabalhando na transmissão pela rádio e pelas redes sociais. De acordo com o decreto do governo estadual com data de cinco de março, as lives podem ser feitas por no máximo duas pessoas. PASTOR ALEXANDRE disse que ninguém sabia desse decreto e que a presença das viaturas na frente da Igreja esperando a live terminar foi um constrangimento.
Existe uma perseguição clara e declarada contra as Igrejas. A afirmação é do pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE MIRANDA. Ele reclamou das restrições impostas as Igrejas e Templos. Pastor ALEXANDRE disse que não sabe quem está promovendo essa perseguição, mas confirmou que isso está acontecendo. Ele disse que não tem nada contra a Polícia Militar. Ele comentou que a instituição faz a parte dela que é o cumprimento das regras. O pastor questiona os decretos e a dificuldade em tomar conhecimento das novas restrições. Ele ressaltou que ninguém da Igreja Atos Cinco sabia da limitação de apenas duas pessoas por live. O pastor citou que a Igreja estava fechada com todos usando máscaras, com uso de álcool em gel e distanciamento e questionou que risco isso representa para a sociedade.
O decreto que restringe as atividades presenciais nas Igrejas manteve a realização de lives com limitação de duas pessoas. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão, JAILSON FRANZEN. Ele explicou que como o município não pode adotar medidas menos restritivas, fica valendo o decreto estadual. FRANZEN disse que as regras foram encaminhadas para o Copesmo, Conselho dos Pastores Evangélicos de São Miguel. No caso da Igreja Atos Cinco, que realizou uma live com um número maior de pessoas, FRANZEN disse que as guarnições foram orientadas a não interromper a transmissão, mas notificar as pessoas ao final da live. O comandante explicou que não houve nenhum constrangimento e que os policiais tiveram bom senso ao esperar o final da transmissão para tomar as medidas necessárias.
A Polícia Militar flagrou pelo menos duas ocorrências mais graves de aglomerações e festas clandestinas neste final de semana. Uma delas foi na madrugada de ontem na Linha 43, interior de Riqueza. Uma guarnição foi até o local e encontrou três pessoas na propriedade. Elas relataram que havia cerca de 20 pessoas na festa. Elas deixaram o local pouco antes da chegada da PM. Diante do fato, a Polícia Militar confeccionou o Termo Circunstanciado contra os três abordados. Também domingo, por volta das três da madrugada, a PM foi até uma residência na Linha Três Curvas, interior de São Miguel do Oeste averiguar denúncia de aglomeração e perturbação. 12 pessoas estavam no local e não faziam o uso de máscara e nem estavam respeitando o distanciamento. Todos foram compromissados em comparecer em audiência na justiça. O aparelho de som pertencente ao proprietário da residência foi apreendido.
A administração de Guaraciaba está analisando a implantação de pulseiras em pacientes positivados e suspeitos para coronavírus. O objetivo da medida é facilitar o monitoramento dos pacientes que devem permanecer em isolamento social. O assunto foi discutido na manhã de sexta-feira. O prefeito VANDECIR DORIGON explicou que o município recebeu denúncias de que algumas pessoas que deveriam estar em isolamento foram vistas circulando pela cidade. Ele ressaltou que neste momento delicado, sem leitos de UTI, é necessário adotar medidas para frear a propagação. A pulseira facilitar o controle e identificação das pessoas que não respeitarem o isolamento sanitário.
A prefeitura de Guaraciaba fez uma consulta ao Ministério Público para verificar a legalidade de colocar pulseira de identificação em pessoas diagnosticadas com Covid-19. O prefeito VANDECIR DORIGON disse que o município está analisando os aspectos legais dessa medida e discutindo detalhes operacionais. Um dos pontos em debate é a aplicação de multa em caso de descumprimento da utilização da fita identificadora. De acordo com o prefeito, a pulseira possui um lacre para impedir que o paciente faça a retirada. O município está avaliando todas essas questões para elaborar um projeto de lei sobre o assunto. DORIGON lembrou que a Secretaria de Saúde possui uma listagem de todas as pessoas em isolamento social, mas a pulseira facilitaria a identificação em caso de desobediência às regras.
A vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA, está questionando a aplicação dos recursos que o município recebeu do governo federal para as ações de enfrentamento a pandemia do coronavírus. Segundo a vereadora, a informação que constava no portal da transparência era de que o município tinha recebido quatro milhões e 800 mil reais para combate à Covid-19 em 2020. CRIS alega que no dia primeiro de março, o valor saltou para nove milhões 305 mil 276 reais. Na sessão da câmara de terça-feira passada, a vereadora questionou porque os valores só foram lançados em março de 2021 retroativos a 2020. Ela disse que não obteve uma explicação e que não há informação se esse é o valor total ou haverá novas surpresas mais adiante. Ela disse que a prefeitura precisa explicar exatamente o que está acontecendo.
O município deturpa e esconde os números dos recursos repassados para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. A afirmação é da vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA. Ela disse que, segundo o portal da transparência, foram gastos apenas dois milhões 840 mil 931 reais, resultando numa sobra de seis milhões 464 mil. Para a vereadora, é difícil fiscalizaro poder Executivo que esconde os números.Ela comentou ainda que “algumas mortes poderiam ou ainda podem ser evitadas se esses recursos fossem utilizados para o fim que se destinam”.
O Peperi Entrevista de amanhã está reservado ao contraponto da administração municipal. O município terá o mesmo espaço para se manifestar a respeito das afirmações da vereadora CRIS ZANATTA.
O Município de São Miguel do Oeste começou na manhã de hoje mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. A partir de hoje, o imunizante está liberado para quem tem mais de 78 anos de idade. A ação acontece na Praça Walnir Bottaro Daniel. A vacina será aplicada até as quatro horas da tarde. De acordo com a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, o município recebeu um lote de 400 doses para esta etapa. Para receber a vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. O município também informou que tem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de duas mulheres, uma de 77 e outra de 63 anos. A ocupação permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 10 confirmados. 14 pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Desse total, 12 estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 neste domingo. No total, três mil 546 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais três mil 223 já se recuperaram. 295 estão com o vírus ativo.
Uma paciente do Hospital Regional com Covid-19 que aguardava vaga em leito de UTI foi transferida no último sábado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves no Espírito Santo. O transporte foi realizado por volta do meio-dia e trinta deste sábado pela equipe do SAMU e do Arcanjo Dois, avião do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Para a transferência interestadual, o paciente precisa preencher uma série de critérios clínicos. No caso de sábado, a paciente de 70 anos, de Chapecó estava no Pronto Socorro do Hospital Regional desde o dia 04 de março, recebendo atendimento que a manteve estável para o transporte aéreo.
Desde meados de fevereiro, 10 pacientes com Covid foram transferidos no Hospital Regional para outras unidades de saúde. A primeira transferência de pacientes que aguardavam leitos de UTI no Hospital Terezinha Gaio Basso foi feita no dia 16 de fevereiro. A idosa de 70 anos levada no sábado para o Espírito Santo foi a primeira realizada por meio aéreo e para outro Estado. Até ontem, no final da tarde, 14 pacientes aguardavam leitos de UTI. 12 deles estavam no pronto socorro da unidade. Até o final da manhã, o Estado não havia se manifestado sobre as propostas de instalação de leitos de UTI nos hospitais Casa Vitta e São Miguel. A intenção é colocar 10 leitos de terapia intensiva em cada um das unidades.
O prefeito WILSON TREVISAN sancionou, na manhã desta segunda-feira, a lei que permite ao Município de São Miguel do Oeste ceder profissionais da saúde ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso durante a pandemia. A partir de agora, a Administração Municipal irá conversar com os profissionais e levantar os interessados em aderir a este projeto. O objetivo é melhorar as condições de atendimento aos pacientes que estão na unidade hospitalar e precisam de uma atenção especial neste momento conturbado. TREVISAN voltou a citar que a situação atual pede a colaboração e solidariedade das pessoas. O número de profissionais cedidos irá depender da adesão da equipe. A ideia inicial é que alguns postos de saúde passem a realizar os atendimentos gerais à população em meio período e, no tempo restante, médicos e técnicos de enfermagem seja deslocado para atendimento no Hospital Regional.
A Polícia Militar Ambiental fez uma apreensão de aves silvestres em cativeiro na última sexta-feira. O fato aconteceu no bairro Antas, município de Mondaí. Durante a apuração de uma denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste localizou nove aves nativas mantidas em gaiolas. As aves são conhecidas popularmente como canário da terra, trinca-ferro, cardeal e azulão. De acordo com a polícia, o responsável será autuado criminal e administrativamente. Os pássaros foram recolhidos e passarão por análise para posterior soltura no meio ambiente.
Um motociclista morreu em um acidente de transito no final da tarde de sábado na SC 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor de uma moto CB 250 perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra o cercado de uma residência. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na linha Lajú, interior de Mondaí. O condutor da moto, ALESSANDRO SCHNEIDER, de 18 anos, morreu na hora. Ele morava em Mondaí com a avó. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente.
Um acidente provocou a morte de um rapaz de 19 anos na tarde deste domingo na avenida Willy Barth. GABREL DE LIMA sofreu uma queda demotocicleta por volta das três e meia da tarde nas proximidades da Bregomar. Ele estava conduzindo uma moto quando caiu e bateu com a cabeça no meio fio da calçada. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal realizou os levantamentos e a Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente.