ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 08/03/2021

GLOBO EM FOCO – 08/03/21

-GOVERNADORES ARTICULAM PACTO NACIONAL COM MEDIDAS RESTRITIVAS E MAIS VACINA

-TRF DERRUBA DECISÃO QUE OBRIGAVA SC A TRANSFERIR PACIENTES COM COVID

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAPIRANGA INTERDITA ESTABELECIMENTOS

-FUMICULTORES COBRAM REAJUSTE NO PREÇO DO TABACO

-PADRE DE ITAPIRANGA PROJETA RETOMADA DE ATIVIDADES DA IGREJA

-PREFEITO APONTA PROBLEMAS EM PROJETOS DE ASFALTO NA CIDADE E INTERIOR

-POLÍCIA AMBIENTAL FLAGRA AVES SILVESTRES EM CATIVEIRO

-MOTOCICLISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA EM MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O PAPA FRANCISCO rezou uma missa para milhares de pessoas na cidade de Erbil, no Iraque, neste domingo, no encerramento de sua visita ao país. Essa foi a maior missa celebrada pelo papa em sua viagem. Mais cedo, ele passou na cidade de Mossul, que foi dominada pelo Estado Islâmico até 2017. Durante a passagem pelo Iraque, o papa FRANCISCO afirmou que ouvi vozes de dor e angústia, mas também vozes de esperança e consolo. O papa deixou o Iraque com destino a Roma na manhã de segunda-feira.


Milhares de pessoas foram às ruas de Minneapolis neste domingo atrás de um caixão coberto de rosas brancas exigindo "justiça" na véspera do início do julgamento do policial branco acusado do homicídio do afro-americano GEORGE FLOYD. Nove meses depois da morte de FLOYR lançar uma nova luz sobre a questão racial nos Estados Unidos, o julgamento contra o policial branco DERECK CHAUVIN, acusado de assassiná-lo, começa nesta segunda-feira com a escolha do júri. Os três outros oficiais envolvidos na prisão de FLOYD enfrentam acusações menores e serão julgados de forma separada.


O Paraguai teve a terceira noite de protestos por causa dos erros de gestão do governo durante a pandemia da Covid-19. Os manifestantes se reuniram no final da tarde deste domingo e foram as ruas pedir as renúncias do presidente, MARIO ABDO BENÍTEZ, e do vice-presidente, HUGO VELÁZQUEZ. Os manifestantes acusam o governo de fazer uma gestão desastrosa diante do colapso da Covid. De acordo com o jornal local "ABC Color", oito pessoas foram detidas nos protestos de sábado. Em resposta às manifestações, BENÍTEZ anunciou a troca dos ministros da Educação e da Mulher e do chefe de gabinete do governo.

O governo federal oficializou a indicação de seis pessoas para as vagas no Conselho de Administração da Petrobras e ainda pode indicar outros dois nomes. A informação foi divulgada pela estatal na manhã desta segunda-feira. As vagas para o conselho da petroleira surgiram depois que quatro membros pediram para deixar o cargo na semana passada em meio à repercussão da troca no comando da empresa anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO. De acordo com a Petrobras, as indicações foram enviadas à empresa por meio de ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia. Três dos indicados são militares da reserva, enquanto os outros três nomes são de profissionais técnicos.


A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, afirmou neste domingo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES. O país registrou 105 mil 821 denúncias de violência contra a mulher no ano passado, segundo relatório divulgado neste domingo, véspera do Dia Internacional da Mulher. De acordo com a ministra, houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. A ministra diz que, prevendo esse aumento, o governo ampliou os canais de atendimento. Além das plataformas do Ligue 180 e do Disque 100, que já existiam, o ministério oferece contatos por WhatsApp e por um aplicativo próprio chamado "Direitos Humanos Brasil".


Governadores de 21 estados e do Distrito Federal manifestaram posição favorável, neste domingo, à criação de um "pacto nacional" com medidas restritivas e preventivas que ajudem a atenuar o pico da pandemia de Covid-19 registrado nas últimas semanas. Nesta segunda, os governadores devem se reunir no Rio de Janeiro com o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e representantes da Fiocruz para discutir as estratégias de enfrentamento ao vírus e a necessidade de maior agilidade na vacinação. O país aplicou doses em apenas três vírgula 88 por cento da população até o momento. Segundo o governador WELLINGTON DIAS afirmou que a ideia é promover uma "experiência" de restrições nacionais até o próximo domingo, para que o país possa "barrar o coronavírus".


O desembargador PAULO AFONSO BRUM VAZ, do Tribunal Regional Federal da quarta Região, derrubou na noite de domingo a decisão que determinava que o governo federal transferisse imediatamente todos os pacientes na fila de espera por leitos clínicos na região Oeste catarinense para qualquer cidade do país. Segundo o desembargador, a determinação de atendimento prioritário a pacientes de Chapecó e região provoca desequilíbrio entre os estados em um cenário de crise sanitária generalizada provocada pelo coronavírus. No sábado, a pedido do Ministério Público Federal, do Estadual e do Trabalho, a juíza federal substituta HELOISA MENEGOTTO POZENATO, da Vara Federal de Chapecó, determinou que a União transferisse os pacientes que precisam de internamento para qualquer cidade do país que tivesse vagas. Conforme o despacho de ontem, o governo federal não deve ser obrigado a fazer distinções entre os estados, já que há uma crise sanitária generalizada no país.


Uma nova reunião entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e os prefeitos de Santa Catarina vai discutir medidas diante do colapso da Covid-19. O encontro será nesta terça-feira. A reunião vai ocorrer nos mesmos moldes daquela feito há duas semanas, quando foram anunciadas regras de restrição na madrugada. A ideia é que neste encontro se escolha entre dois caminhos possíveis: a prorrogação das atuais medidas, como fechamentos aos finais de semana, ou a adoção de novas restrições. Além de prefeitos, devem participar do encontro representantes de Poderes como o Ministério Público e a Assembleia Legialativa. Neste domingo, MOISÉS se reuniu com os principais secretários do governo para discutir o cenário.


Os dois primeiros meses de 2021 foram de queda em todos os indicadores de violência em Santa Catarina. Em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, o número de crimes como roubo e furto caiu 30 por cento, e o de homicídios em 20 por cento. Os dados foram divulgados no primeiro balanço do ano da Secretaria de Segurança Pública. A redução segue um padrão que já foi apresentado no Estado durante o ano passado, e os números mostram queda até nos casos de violência contra a mulher, crimes que ganharam uma atenção extra no período de isolamento social. Foram quatro feminicídios em Santa Catarina nos últimos dois meses, contra seis no mesmo período do ano passado. Outros dados de violência doméstica, como lesão corporal e ameaças, não foram contabilizados.

Vigilância sanitária de Itapiranga flagra diversas irregularidades no fim de semana. As orientações e alertas sobre a gravidade da pandemia não sensibiliza uma boa parte da população. No final de semana foram atendidas várias denúncias de descumprimento de isolamento, com alguns autos de infração emitidos pela vigilância sanitária. As ações também tiverem envolvimento do corpo de bombeiros e Polícia Militar. Conforme informações da vigilância sanitária, no sábado em atendimento a denúncia, foi interditado um bar na Linha Presidente Becker. O estabelecimento estariam descumprimento restrições do lockdown determinado para sábado e domingo.

Ontem ocorre operação conjunta dos Bombeiros, Política Militar e Vigilância Estadual, com apoio da vigilância municipal. Foram identificadas várias situações de descumprimento das regras contra o Covid-19. Foram dispersados vários grupos pessoas que se encontravam em áreas na costa do rio Uruguai, além de grupos fazendo consumo de bebida alcoólica em via pública. Estas irregularidades estão sujeitas a multas para as pessoas além de procedimento criminal. Ontem foi interditado um bar na cidade e dispersadas algumas aglomerações na cidade e no interior. Entre as irregularidades é comum uma questão básica com a falta de uso de máscara.

Secretaria de Assistência Social de Itapiranga realiza adesivagem de veículos. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, está sendo realizado hoje uma adesivagem de veículos e entrega de material informativo. O objetivo é divulgar os serviços ofertados pela secretaria à população itapiranguense. O evento ocorre na rua do Comércio, defronte à praça das Bandeiras. Conforme a secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN, a atividades iniciaram pela manhã e prossegue a tarde até às 16 horas e 30 minutos, envolvendo o corpo técnico da secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social. SIMONE alerta que serão cumpridos todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos decretos e portarias, por isso não será permitido desembarcar do veículo, a fim de evitar aglomeração.

Secretaria de Transportes e Obras de São João do Oeste intensifica trabalho de melhorias de estradas. Equipe atua também nos acessos a propriedades. Chuvas da semana passada contribuíram para os serviços. De acordo com o secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste, AFONSO HAMMERSCHMITT estão sendo realizadas obras em Beato Roque, Vale Pio e Cristo Rei. Patrolamento e compactação tornam as ações mais eficientes na manutenção das estradas. O secretário avalia que o momento é de o máximo de empenho com o retorno de todos os servidores após o período de férias.

Município projeta aquisição de até nove máquinas para o setor de Transportes e Obras. Recursos próprios e emendas parlamentares fazem parte das verbas projetadas tornar o parque de máquinas da prefeitura em condições de atender a demanda. O secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste, AFONSO HAMMERSCHMITT aponta a necessidade de compra de dois rolos compactadores, duas retroescavadeiras, giratória, caminhão prancha, caminhão caçamba, patrola e trator esteira. A primeira aquisição deve ser de um rolo compactador. HAMMERSCHMITT aponta a necessidade do envolvimento dos vereadores em busca de recursos para compra de máquinas.

Associação dos Fumicultores do Brasil cobra reajuste no preço do tabaco. O secretário da Afubra, Associação dos Fumicultores do Brasil, ADRIANO DA CUNHA, cobra das empresas que compram tabaco um preço mais justo pago ao produtor. Um dos tópicos mais discutidos nas tratativas que iniciaram no final do ano passado é em relação ao custo de produção e as diferenças entre os levantamentos feitos pelas empresas dos valores constatados pela Afubra, que representa o fumicultor. CUNHA enfatiza que a primeira reunião para negociar os preços do tabaco aconteceu entre os dias 26 e 27 de janeiro, com oito empresas do ramo. Ele lamenta que nenhuma dessas empresas apresentou percentual de custo de produção aproximado ao da Afubra, tampouco conseguiram comprovar os dados levantados.

O secretário da Afubra relata que houve uma discussão tensa com as empresas, na qual a entidade não aceitou as propostas delas. Diante dessa situação, foi providenciado acordo no qual haveria uma segunda reunião em caso de contraproposta, tanto das empresas como da representação dos produtores. ADRIANO DA CUNHA pontua que existem negociações em andamento com duas empresas: BAT Brasil, conhecida como Souza Cruz, e a JTI. Nenhuma delas, no entanto, chegou ao custo de produção que a representação dos produtores levantou. A realidade, segundo CUNHA, é que as empresas estão considerando um custo de produção de 2019 e 2020, que está defasado para a safra de 2021. No momento, todas as empresas estão praticando um reajuste que elas mesmas apresentaram como proposta, porém a representação dos fumicultores não aceitou os valores.

Hospital Regional segue com UTI lotada e 14 pacientes aguardam por transferências. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, segue com lotação máxima na Unidade de Terapia Intensiva destinada para pacientes com Covid-19. De acordo com o Boletim informativo divulgado neste domingo, pela assessoria de imprensa do hospital, a ocupação é total dos 25 leitos e 14 pacientes aguardam transferência para leito de UTI, destes, 12 estão no Pronto Socorro e 2 estão na enfermaria. De acordo com o hospital, nas últimas 24 horas foram registrados dois óbitos na unidade, uma mulher de 63 anos residente em Caibi e uma idosa, de 77 anos, moradora de Coronel Freitas. Também houveram altas: um paciente da Romelândia pôde voltar para casa e dois pacientes saíram do isolamento.

A Justiça Federal determinou, em liminar, que a União transfira para qualquer lugar no país, pacientes de Santa Catarina que estejam na fila de espera por um leito, de enfermaria ou UTI, e tenham condições de suportar a viagem. A decisão prevê que, se necessário, o governo federal requisite e pague por leitos na rede privada. O prazo para cumprimento é de 24 horas, mas a União pode recorrer. O despacho é da segunda Vara Federal de Chapecó, em resposta a uma ação conjunta do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Santa Catarina. A prioridade é para remoção, dentro do próprio Estado e, nesse caso, a responsabilidade é do Governo de Santa Catarina. Mas, na falta de leitos disponíveis, caberá à União providenciar leitos. A decisão também prevê que o governo federal coloque à disposição, UTIs aéreas para a transferência imediata dos pacientes.

Sem qualquer acordo ou protocolo assinado entre as empresas e a Afubra, a tabela de pagamento lançada aos produtores prevê o mesmo preço para o tabaco durante toda safra 2020/2021. O secretário da Afubra salienta que na região onde mora, em Santa Cruz do Sul-RS, os produtores já estão comercializando a produção. A Afubra já adiantou às empresas que para a safra 2021/2022 não haverá negociação de preços se não houver levantamento de custos em conjunto. ADRIANO DA CUNHA explica que o custo conjunto consiste em levantamento feito pela representação dos agricultores e pelas empresas. Ele salienta que as tratativas devem iniciar no momento adequado, com os dados levantados. Algumas empresas, segundo CUNHA, chegaram mais próximas ao custo de produção real nos últimos anos, enquanto outras se distanciaram. O principal objetivo da Afubra é negociar um percentual de lucratividade aos produtores e de acordo com o secretário, as empresas já sinalizaram positivamente.

A diocese de Chapecó busca ajustes nas suas orientações para unificar as ações da igreja católica no Oeste de Santa Catarina diante do cenário de preocupação com a pandemia. As paróquias perdem autonomia para realizar atividades e devem seguir padrão estabelecido pela Diocese. O pároco de Itapiranga, padre LUIZ NEIS, afirma que a paróquia São Pedro Canísio segue as orientações estabelecidas. As restrições são inevitáveis em virtude da proteção necessária a pessoas dos grupos de risco que atuam nas diferentes áreas da igreja. As diferentes realidades da diocese que engloba 80 municípios também influenciam para as restrições impostas. O padre lembra quediferentes decretos criam dificuldades para ações das 44 paróquias que integram a Diocese se Chapecó. Anteriormente as paróquias possuíam autonomia para suas decisões em relação ao atendimento e celebrações.

Na semana passada a Diocese decidiu suspender até 22 de março as missas com presença de público. As celebrações devem ocorrem com portas fechas e apenas com transmissão pela rádio ou internet. A Rádio Itapiranga transmite missas de Itapiranga e São João do Oeste. Novas medidas serão adotadas a partir de uma reunião virtual nesta terça-feira com os padres, coordenadores e bispo. O padre LUIZ NEIS pretende manter projeto para realização de Primeira Eucaristia e Crisma. Segundo ele são momentos importantes na fé católica e fundamental para a caminhada cristã. O padre lamenta a necessidade de restrições em sepultamentos considerando ser uma situação delicada com velórios mais curto e momentos rápidos de orações cumprindo as medidas de segurança em período de pandemia.

O padre afirma que homens e mulheres de fé, precisam acreditar em dias melhores baseado em Jesus com sua ressureição. O período de quaresma é considerado especial para reflexão e retomada de ações corretas conforme ensinou Jesus Cristo. LUIS NEIS lembra que Cristo veio para dar vida e vida em abundancia. Observa que a pandemia da Covid-19 não é castigo de Deus, mas talvez irresponsabilidade humana. Destaca que os vírus estão presentes no mundo e nossa maneira de viver proporciona este tipo de situação como a pandemia provocada pela Covid-19.

Itapiranga possui quatro obras de pavimentação asfáltica em andamento e nem tudo parece estar de acordo com o planejado. São três projetos de asfalto em centros comunitários no interior e ainda a Avenida Uruguai. Para o prefeito ALEXANDRE RIBAS, faltou cuidado nos encaminhamentos para realizar as obras dentro de um cronograma adequado. O prefeito de Itapiranga diz que a equipe de engenharia já identificou várias falhas que comprometem o orçamento e prazo para entrega das pavimentações. Segundo RIBAS, nas pavimentações nas comunidades de Santo Antônio, Conceição e Soledade, os projetos não contemplam detonações de rochas e nem canalização de água. Os transtornos são constantes, além do aumento do custo de maneira significativa e a necessidade da presença de servidores do município, principalmente para reparos na rede de água.

Já na Avenida Uruguai o problema do projeto é no planejamento da base para colocação dos asfalto. ALEXANDRE RIBAS afirma que o problema é tão grave que nem é possível fazer aditivos para pagamento extra a empresa vencedora da licitação. Por ser valor elevado é preciso realizar novo processo de licitação, atrasando o cronograma das obras. Segundo o prefeito, o município possui recursos para este investimento, porém isso vai comprometer projetos em outras áreas devido a um gasto que não estava previsto. O prefeito reforça que as pavimentações que estão em andamento são prioridades e não vai falta recurso para a conclusão.

Motociclista morre após sofrer queda na Willy Barth. GABRIEL DE LIMA, de 20 anos, morreu após cair com a motocicleta que conduzia na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 15 horas e 40 minutos deste domingo. O motociclista perdeu o controle da moto, caiu na pista e bateu a cabeça no meio fio da calçada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor apresentava ferimentos graves na cabeça, com perda grande de sangue. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional, onde morreu logo na entrada. A PRF realizou os levantamentos e a Polícia Civil vai investigar o fato. Segundo a Polícia Militar, que auxiliou no atendimento, a motocicleta está emplacada em São Miguel do Oeste.

Polícia Militar Ambiental flagra aves nativas silvestres em cativeiro. A ocorrência foi registrada na sexta-feira, no bairro Antas, município de Mondaí. Após apuração de denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, localizou nove aves nativas mantidas aprisionadas em gaiolas. As aves são conhecidas popularmente como canário da terra, trinca-ferro, cardeal e azulão. De acordo com a polícia, o responsável será autuado criminal e administrativamente. Os pássaros foram recolhidos e passarão por análise para posterior soltura.

Motociclista morre em saída de pista na SC 386. O acidente aconteceu por volta das 17 horas e 30 minutos de sábado, na SC 386, na linha Lajú, interior de Mondaí. O jovem ALESSANDRO SCHNEIDER, 18 anos, perdeu o controle da motocicleta Honda CB 250, saiu da pista e colidiu contra o cercado de uma residência. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado, mas o jovem já estava morto quando a guarnição chegou ao local. Com o impacto, o capacete da vítima foi arremessado a alguns metros do local do acidente. ALESSANDRO morava com sua avó em Mondaí e trabalhava na Cooperativa A1 da cidade. O jovem usava prótese em uma das pernas. A Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar de Mondaí, Polícia Civil, Bombeiros, IGP e IML atenderam a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.