ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 08/03/21

O PAPA FRANCISCO rezou uma missa para milhares de pessoas na cidade de Erbil, no Iraque, neste domingo, no encerramento de sua visita ao país. Essa foi a maior missa celebrada pelo papa em sua viagem. Mais cedo, ele passou na cidade de Mossul, que foi dominada pelo Estado Islâmico até 2017. Durante a passagem pelo Iraque, o papa FRANCISCO afirmou que ouvi vozes de dor e angústia, mas também vozes de esperança e consolo. O papa deixou o Iraque com destino a Roma na manhã de segunda-feira.

Milhares de pessoas foram às ruas de Minneapolis neste domingo atrás de um caixão coberto de rosas brancas exigindo "justiça" na véspera do início do julgamento do policial branco acusado do homicídio do afro-americano GEORGE FLOYD. Nove meses depois da morte de FLOYR lançar uma nova luz sobre a questão racial nos Estados Unidos, o julgamento contra o policial branco DERECK CHAUVIN, acusado de assassiná-lo, começa nesta segunda-feira com a escolha do júri. Os três outros oficiais envolvidos na prisão de FLOYD enfrentam acusações menores e serão julgados de forma separada.

O Paraguai teve a terceira noite de protestos por causa dos erros de gestão do governo durante a pandemia da Covid-19. Os manifestantes se reuniram no final da tarde deste domingo e foram as ruas pedir as renúncias do presidente, MARIO ABDO BENÍTEZ, e do vice-presidente, HUGO VELÁZQUEZ. Os manifestantes acusam o governo de fazer uma gestão desastrosa diante do colapso da Covid. De acordo com o jornal local "ABC Color", oito pessoas foram detidas nos protestos de sábado. Em resposta às manifestações, BENÍTEZ anunciou a troca dos ministros da Educação e da Mulher e do chefe de gabinete do governo.

O governo federal oficializou a indicação de seis pessoas para as vagas no Conselho de Administração da Petrobras e ainda pode indicar outros dois nomes. A informação foi divulgada pela estatal na manhã desta segunda-feira. As vagas para o conselho da petroleira surgiram depois que quatro membros pediram para deixar o cargo na semana passada em meio à repercussão da troca no comando da empresa anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO. De acordo com a Petrobras, as indicações foram enviadas à empresa por meio de ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia. Três dos indicados são militares da reserva, enquanto os outros três nomes são de profissionais técnicos.

A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, afirmou neste domingo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES. O país registrou 105 mil 821 denúncias de violência contra a mulher no ano passado, segundo relatório divulgado neste domingo, véspera do Dia Internacional da Mulher. De acordo com a ministra, houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. A ministra diz que, prevendo esse aumento, o governo ampliou os canais de atendimento. Além das plataformas do Ligue 180 e do Disque 100, que já existiam, o ministério oferece contatos por WhatsApp e por um aplicativo próprio chamado "Direitos Humanos Brasil".

Governadores de 21 estados e do Distrito Federal manifestaram posição favorável, neste domingo, à criação de um "pacto nacional" com medidas restritivas e preventivas que ajudem a atenuar o pico da pandemia de Covid-19 registrado nas últimas semanas. Nesta segunda, os governadores devem se reunir no Rio de Janeiro com o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e representantes da Fiocruz para discutir as estratégias de enfrentamento ao vírus e a necessidade de maior agilidade na vacinação. O país aplicou doses em apenas três vírgula 88 por cento da população até o momento. Segundo o governador WELLINGTON DIAS afirmou que a ideia é promover uma "experiência" de restrições nacionais até o próximo domingo, para que o país possa "barrar o coronavírus".

O desembargador PAULO AFONSO BRUM VAZ, do Tribunal Regional Federal da quarta Região, derrubou na noite de domingo a decisão que determinava que o governo federal transferisse imediatamente todos os pacientes na fila de espera por leitos clínicos na região Oeste catarinense para qualquer cidade do país. Segundo o desembargador, a determinação de atendimento prioritário a pacientes de Chapecó e região provoca desequilíbrio entre os estados em um cenário de crise sanitária generalizada provocada pelo coronavírus.

No sábado, a pedido do Ministério Público Federal, do Estadual e do Trabalho, a juíza federal substituta HELOISA MENEGOTTO POZENATO, da Vara Federal de Chapecó, determinou que a União transferisse os pacientes que precisam de internamento para qualquer cidade do país que tivesse vagas. Conforme o despacho de ontem, o governo federal não deve ser obrigado a fazer distinções entre os estados, já que há uma crise sanitária generalizada no país.

Uma nova reunião entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e os prefeitos de Santa Catarina vai discutir medidas diante do colapso da Covid-19. O encontro será nesta terça-feira. A reunião vai ocorrer nos mesmos moldes daquela feito há duas semanas, quando foram anunciadas regras de restrição na madrugada. A ideia é que neste encontro se escolha entre dois caminhos possíveis: a prorrogação das atuais medidas, como fechamentos aos finais de semana, ou a adoção de novas restrições. Além de prefeitos, devem participar do encontro representantes de Poderes como o Ministério Público e a Assembleia Legialativa. Neste domingo, MOISÉS se reuniu com os principais secretários do governo para discutir o cenário.

Os dois primeiros meses de 2021 foram de queda em todos os indicadores de violência em Santa Catarina. Em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, o número de crimes como roubo e furto caiu 30 por cento, e o de homicídios em 20 por cento. Os dados foram divulgados no primeiro balanço do ano da Secretaria de Segurança Pública. A redução segue um padrão que já foi apresentado no Estado durante o ano passado, e os números mostram queda até nos casos de violência contra a mulher, crimes que ganharam uma atenção extra no período de isolamento social. Foram quatro feminicídios em Santa Catarina nos últimos dois meses, contra seis no mesmo período do ano passado. Outros dados de violência doméstica, como lesão corporal e ameaças, não foram contabilizados.

CDL encaminha documento com reivindicações ao prefeito para enfrentamento da Covid-19. SIDNEI KASBURG – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Oeste, conta que os representantes da CDL, participaram de um encontro, onde entregaram ao prefeito RAFAEL CALEFFI, um documento com algumas reivindicações a serem implementadas pela municipalidade para o enfrentamento do coronavírus. Durante a reunião, que foi virtual, o presidente disse ao prefeito que as devidas sugestões foram repassadas pelos associados, para colaborar com a diminuição dos casos de coronavírus no município.

A sugestão é padronizar as decisões evitando que alguns se sintam prejudicados e injustiçados. Depois de apresentar o documento ao chefe do executivo, ele foi protocolado na Prefeitura, para, depois ser entregue em mãos ao prefeito CALEFFI. O Presidente da CDL, ressalta que a intenção é colaborar com a administração para ações mais efetivas no combate à Pandemia.

Secretaria de Educação organiza volta das aulas presenciais do ensino infantil e tempo integral. A informação é do secretária da pasta em São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI. De acordo com ele, as aulas presenciais para alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, no seu município retornaram no dia 8 de fevereiro, com as turmas de sexto e nono seguindo o Plano Municipal e Escolar para a prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19, o Plancon, da Secretaria de Educação. Depois, foram interrompidas por força de decreto municipal, e retomadas novamente no dia primeiro de março.

Desde o dia 1º de março estão podendo frequentar as aulas presenciais alunos do 1º ao 9º do ensino fundamental. ALEX TARDETTI, conta que visitou todas as escolas que voltaram com o fundamental e pode conferir que alunos e professores seguem todos os protocolos estabelecidos pelo Plancon. Conforme o secretário, todos estão cientes do dever educacional que o município está ofertando. Salienta que a Secretaria segue acompanhando para que todos, no reduto escolar, possam seguir as regras e assim continuar com a modalidade presencial, mesmo que intercalada. Vale lembrar que o ensino é híbrido (presencial ou virtual) e cabe aos pais ou responsáveis optar pela modalidade.

A volta das aulas presenciais do ensino infantil e da Educação de Tempo Integral está sendo analisada pela equipe da Secretaria de Educação e será de forma gradativa. TARDETI, conta que primeiro retorna pré I e II e depois os maternais e berçários. Ele acrescenta que o termo de responsabilidade da educação infantil, para retorno das aulas presenciais, será mensal. Seguindo o decreto municipal publicado no dia 5 de março, seguem suspensas as aulas presenciais nas unidades da rede de ensino relacionadas à educação de nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior.

Associação dos Fumicultores do Brasil cobra reajuste no preço do tabaco. O segundo secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) ADRIANO DA CUNHA, cobra das empresas que compram tabaco um preço mais justo pago ao produtor. Um dos tópicos mais discutidos nas tratativas que iniciaram no final do ano passado é em relação ao custo de produção e as diferenças entre os levantamentos feitos pelas empresas dos valores constatados pela Afubra, que representa o fumicultor. CUNHA enfatiza que a primeira reunião para negociar os preços do tabaco aconteceu entre os dias 26 e 27 de janeiro, com oito empresas do ramo. Ele lamenta que nenhuma dessas empresas apresentou percentual de custo de produção aproximado ao da Afubra, tampouco conseguiram comprovar os dados levantados.

O secretário da Afubra relata que houve uma discussão tensa com as empresas, na qual a entidade não aceitou as propostas delas. Diante dessa situação, foi providenciado acordo no qual haveria uma segunda reunião em caso de contraproposta, tanto das empresas como da representação dos produtores. ADRIANO DA CUNHA pontua que existem negociações em andamento com duas empresas: BAT Brasil, conhecida como Souza Cruz, e a JTI.

Nenhuma delas, no entanto, chegou ao custo de produção que a representação dos produtores levantou. A realidade, segundo CUNHA, é que as empresas estão considerando um custo de produção de 2019 e 2020, que está defasado para a safra de 2021. No momento, todas as empresas estão praticando um reajuste que elas mesmas apresentaram como proposta, porém a representação dos fumicultores não aceitou os valores.

Sem qualquer acordo ou protocolo assinado entre as empresas e a Afubra, a tabela de pagamento lançada aos produtores prevê o mesmo preço para o tabaco durante toda safra 20202021. O secretário da Afubra salienta que na região onde mora, em Santa Cruz do Sul-RS, os produtores já estão comercializando a produção. A Afubra já adiantou às empresas que para a safra 20212022 não haverá negociação de preços se não houver levantamento de custos em conjunto. ADRIANO DA CUNHA explica que o custo conjunto consiste em levantamento feito pela representação dos agricultores e pelas empresas. Ele salienta que as tratativas devem iniciar no momento adequado, com os dados levantados.

Algumas empresas, segundo CUNHA, chegaram mais próximas ao custo de produção real nos últimos anos, enquanto outras se distanciaram. O principal objetivo da Afubra é negociar um percentual de lucratividade aos produtores e de acordo com o secretário, as empresas já sinalizaram positivamente. Além da Afubra, a Federação da Agricultura (FAESC) e dos Trabalhadores Rurais de SC (Fetaesc) são entidades que trabalham pelos interesses dos produtores.

Oito de março marca os direitos conquistados pelas mulheres. SUZIANE TESKE – Vereadora de Campo Erê, relata que a data é muito importante, pois marca as conquistas sociais, econômicas e políticas das mulheres nesse longo dos anos. Ela entende que é preciso reconhecer o público feminino pelo esforço feito em prol de todas. Se hoje a mulher está na política, está sendo inserida nos mais variados espaços da sociedade, é porque se espelhou em alguém. E por isso, reforça, SUZI, merecem todo o reconhecimento.

Dia das mulheres é todo dia. Para a vereadora de São Lourenço do Oeste MARLICE PERAZOLI, o dia de hoje precisa sim ser comemorado e lembrado. Ela mostra a importância da mulher perante a família e toda a sociedade. Foi muita luta para que as mulheres chegassem até aqui. As conquistas são significativas, mas os desafios ainda existem e são inúmeros. Por isso, o conselho da vereadora é para que a mulher se ame e se respeite cada vez mais, que ela tenha um olhar voltado para si e seus direitos para que cada vez mais esses tabus, sejam quebrados e conquiste cada vez mais também o espaço na sociedade.

Momento de pandemia faz aumentar pressão sobre a mulher. A prefeita de Campo Erê, ROZANE MOREIRA, lembra que hoje é o Dia Internacional da Mulher. Destaca a pressão sobre elas, que muitas vezes são a base da casa cuidando de marido e filhos, aumentou ainda mais com as aulas remotas e o desemprego, causados pela pandemia. Essa pressão é ainda maior em muitas casas que, além de cuidar das pessoas que ama, ela ainda trabalha fora e faz as atividades domiciliares. ROZANE destaca as mulheres que trabalham na saúde, neste momento se expondo todos os dias para combater o coronavírus, lutando pela vida dos outros e protegendo a sua.

Sanidade da humanidade passa pela sabedoria da mulher. De acordo com a prefeita de Campo Erê, normalmente é a mulher que tem equilíbrio e cuidado para passar bem por dias difíceis. ROZANE MOREIRA comemora ter nascido mulher, mais ainda por ter a oportunidade de empoderar outras. Mesmo com 53 por cento da população mundial sendo feminina, na política faz pouco tempo que ganharam espaço. Observa essa recente conquista como muito importante, por aumentar o espaço feminino nas decisões do mundo. A prefeita encoraja mais mulheres a ingressarem na política, por ser onde passam as decisões que mais impactam na vida de todos.

DMER recupera vários máquinas e equipamentos. Prefeita ROSANE MOREIRA, de Campo Erê, faz um balanço dos primeiros 2 meses de governo e anuncia avanços na recuperação. Já estão trabalhando o caminhão prancha, uma patrola, duas retroescavadeiras, 2 caminhões e outros 2 chegam essa semana. Duas escavadeiras e 2 rolos compactador estão em processo de edital de licitação para serem recuperados. A prefeitura comprou pneus, e um trecho da Linha Floresta está recuperado. Famílias que tem aviários estavam com dificuldades de receber aves e ração. As estradas municipais de Campo Erê somam mais de mil quilômetros.

DMER iniciou recuperação no divisor e nas Linhas Itatiba e Faxinal com patrola. A preocupação é com transporte da produção agrícola. Prefeita ROSANE informa, por outro lado, que foram 4 dias de intenso trabalho para preparação de silagem. Também foram abertos e recuperados 18 bueiros e 4 pontes, que ofereciam perigo. De acordo com Administração Municipal de Campo Erê, o município está com excelente volume de emendas parlamentares. Tramita na Câmara, um projeto para adquirir uma van refrigerada. Isso é fruto de uma emenda de 150 mil reais da deputada LUCIANE CARMINATI. Tem previsão de liberação de mais 400 mil.

200 mil reais de emenda do deputado Padre PEDRO BALDISSERA serão aplicados na malha viária. De sua parte, FABIANO DA LUZ garantiu 200 mil para pavimentação urbana. NEUDI SARETA prometeu 100 mil para a prefeitura de Campo Erê, o mesmo dos deputados RODRIGO MINOTTO e ANA CAMPAGNOLO. Prefeita ROSANE MOREIRA fica satisfeita com a ação destes parlamentares, mas informa que as verbas serão liberadas ao longo do ano, e não tudo de uma só vez.

Polícia Militar Rodoviária apreende carga de desodorante avaliada em 18 mil reais. A equipe TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, fez a apreensão sábado, durante a Operação Hórus, na SC-161, em Campo Erê. Ao abordar um Renault Logan, os ocupantes informaram que estavam transportando desodorantes importados ilegalmente da Argentina. Durante a revista foram encontradas 100 caixas de desodorante de diversas marcas, avaliadas em aproximadamente 18 mil. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal de Dionísio Cerqueira, junto com o carro. Os dois ocupantes foram orientados e liberados.

Polícia apreende armas com acusado de ameaçar ex-esposa. A PM de São Lourenço do Oeste, apreendeu uma espingarda calibre 12, marca CBC sem munições, e um rifle calibre 22, também marca CBC sem munições e sem carregador, tendo acoplado uma luneta da marca CBC, todas devidamente registradas. Foi na manhã de ontem, por volta das 6 horas e 40 minutos no distrito de São Roque, em São Lourenço do Oeste. Conforme a polícia, a guarnição prestou apoio ao Poder Judiciário, que cumpria mandado de busca por medida protetiva de urgência. Ainda segundo a PM, um homem de 43 anos foi acusado de usar uma arma de fogo para ameaçar sua ex-mulher. As armas foram encontradas na casa dele e apreendidas. O homem acabou sendo liberado no local.

Carro de Campo Erê se envolve em acidente no Paraná. A batida aconteceu na tarde de ontem, por volta das 14 horas, e deixou duas pessoas feridas. Como conta a Polícia Rodoviária Estadual, o gol de Clevelândia e o uno de Campo Erê bateram de frente na PR-280. O motorista do Gol, de 52 anos, e o passageiro de 40, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para receber atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.