ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco - quinta-feira - 08 02 2024

-PREÇOS SOBEM 0,42% EM JANEIRO COM NOVA ALTA DOS ALIMENTOS

-MP NOTIFICA MUNICÍPIOS QUE NÃO EXIGEM VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA MATRÍCULA ESCOLAR

-COLEGIADO DE CULTURA E TURISMO DA AMEOSC ELEGE NOVA DIRETORIA PARA 2024

-DEPUTADA DIZ QUE ORÇAMENTO NÃO PREVÊ RECURSOS PARA PONTE NO RIO URUGUAI

-VEREADORES COBRAM MELHORIAS NA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO

-PRF APREENDE 250 QUILOS DE AGROTÓXICOS CONTRABANDEADOS DO PARAGUAI

-PM PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS E CÁRCERE PRIVADO NA REGIÃO

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O Iraque emitiu um alerta aos Estados Unidos em resposta a um ataque aéreo na noite desta quarta-feira em Bagdá que matou um comandante sênior da milícia pró-Irã Kataib Hezbollah. O Comando de Operação Conjunta do Iraque classificou a ação como uma “nova agressão dos Estados Unidos”, acrescentando que a medida agiu para “minar todos os entendimentos” entre o Iraque e os Estados Unidos. O porta-voz também reiterou o que o país disse após a primeira série de ataques dos Estados Unidos no Iraque, na sexta-feira, em retaliação pela morte de três soldados americanos na Jordânia, chamando a ação de “violação da soberania iraquiana”.

Deputados do partido A Liberdade Avança, do presidente argentino JAVIER MILEI, enviaram ao Congresso um projeto de lei para que o aborto volte a ser proibido no país. O texto, enviado para a Câmara dos Deputados pede a revogação da legalização da interrupção voluntária da gravidez, aprovada em 2020. Na Argentina, mulheres podem abortar até a décima semana de gestação, sem que seja necessário explicar o motivo da decisão. O projeto dos deputados governistas estabelece pena de um a três anos de prisão para mulheres que abortarem. Quem realizar abortos com o consentimento da gestante estaria passível a pena de um a quatro anos de prisão. Ela pode aumentar para seis anos, se houver a morte da mulher.

O Brasil será julgado, nesta quinta e sexta-feira pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, por dois casos de violação de direitos humanos ocorridos na Paraíba. Os processos são relacionados ao assassinato de MANOEL LUIZ e o desaparecimento de ALMIR MUNIZ, ambos trabalhadores rurais com histórico na luta agrária. Ambos os casos foram peticionados pela ONG Justiça Global, pela Comissão Pastoral da Terra da Paraíba e pela Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Almir Muniz. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é responsável por julgar violações de direitos humanos nos Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, incluindo o Brasil. Se considerado culpado, o Estado pode ser obrigado a reparar as famílias afetadas e adotar medidas para evitar futuras violações.

O ex-presidente JAIR BOLSONARO é um dos alvos da operação que a Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira em dez estados para apurar a participação de pessoas na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito. Foi determinada a apreensão do passaporte do ex-presidente e os agentes aplicaram outras medidas restritivas a ele. Ao todo, os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas. Foram presos o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República FILIPE MARTINS e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República MARCELO CÂMARA.

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, urgência para votação do projeto que altera a Lei de Execução Penal e acaba com a possibilidade de saída temporária de presos em feriados e datas comemorativas, conhecida popularmente como "saidinha". Com a urgência, a matéria não precisará passar por debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, a última antes de ir para apreciação no plenário da Casa, o que só deve acontecer depois do Carnaval. A proposta foi aprovada pelo Senado em 2013 e pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022. Como foi alterada pelos deputados, voltou para análise dos senadores.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram zero vírgula 42 por cento em janeiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. O resultado do mês representa uma desaceleração contra o mês anterior, já que o IPCA havia fechado dezembro com alta de zero vírgula 56 por cento. Em janeiro de 2023, teve alta de zero vírgula 53. Com isso, o país tem uma inflação acumulada de quatro vírgula 51 por cento em 12 meses. Sete dos nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram alta no mês. Mais uma vez, o destaque foi o grupo de Alimentação e bebidas, que registrou a maior variação de um vírgula 38 por cento e o maior impacto no índice geral.

O governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira o programa MultiLab SC, que vai investir 111 milhões de reais em recursos para estruturar laboratórios de pesquisa avançada em universidades de todas as regiões do Estado. Além disso, pela primeira vez será estruturada uma rede para interligar os laboratórios e estimular o uso compartilhado. Segundo o governador JORGINHO MELLO, 14 cidades de Santa Catarina serão beneficiadas com o programa, que está sendo liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Cada laboratório receberá até dois milhões e 500 mil reais em fomento e os recursos poderão ser usados para construções ou melhorias de infraestrutura, compra de equipamentos, além de uma série de investimentos que visam impulsionar a pesquisa avançada em Santa Catarina. Foram selecionados 50 projetos apresentados por 19 Instituições de Ensino Superior.

As varas do trabalho de Santa Catarina registraram um aumento de 14 por cento no número de novos processos em 2023. Ao todo, foram nove mil 262 casos a mais do que o ano anterior, totalizando 75 mil 131, de acordo com dados da Coordenadoria de Estatística do Tribunal Regional do Trabalho. O acréscimo seguiu uma tendência nacional da Justiça do Trabalho no primeiro grau, que apresentou crescimento de 12 e meio por cento em comparação com 2022. Concórdia com alta de 33 por cento, Xanxerê com aumento de 30 por cento e Rio do Sul com elevação de 29 por cento foram os foros que registraram a maior variação em relação ao ingresso de novos casos, no período de 2021 a 2023. No ano passado, foram solucionados 71 mil e cem processos, um aumento de nove e meio por cento em relação a 2022.

O Ministério Público de Santa Catarina vai notificar prefeituras de cidades do estado que publicaram decretos deixando de exigir a vacina das crianças contra a Covid-19 para a matrícula na rede de ensino. O órgão afirmou que esses documentos são ilegais. Desde a semana passada, pelo menos 11 municípios emitiram decretos desobrigando o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a matrícula na rede municipal de ensino. Entre as cidades, estão algumas das mais populosas como Joinville, Blumenau e Criciúma. Na última semana, o governador JORGINHO MELLO publicou vídeo também desobrigando a vacinação contra crianças. O MP, porém, defende que os decretos "afrontam as legislações estadual e federal, além de contrariar tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal".

Entre 40 e 50 por cento da produção de grãos foi comprometida devido ao excesso e à falta de chuvas no município de Descanso. A quebra na produção agrícola motivou um encontro nesta quarta-feira entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Cooper A1, Epagri, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo do encontrou foi fazer uma avaliação do quadro atual e definir medidas urgentes e estruturantes para garantir o apoio necessário aos produtores rurais. De acordo comprefeito SADI BONAMIGO, é crucial unir esforços neste momento e buscar soluções eficazes que possam minimizar os impactos negativos e promover a sustentabilidade econômica dos agricultores.

O município de Descanso vai ampliar a discussão sobre os efeitos as condições climáticas na produção na agricultura para outros municípios e entidades da região. A informação é do secretário de Desenvolvimento, PAULO LAUXEN. Ele disse que a intenção é apresentar uma pauta abrangente aos órgãos governamentais, incluindo o Ministério da Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, bem como deputados estaduais e federais e senadores. Ele disse que a intenção é buscar medidas que não apenas mitiguem os efeitos imediatos da crise, mas também promovam um modelo agrícola mais resiliente e sustentável, que leve em consideração não apenas a produção e renda dos agricultores, mas também a preservação ambiental.

O Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou, nesta semana, a primeira reunião de trabalho em 2024. O encontro aconteceu nesta terça-feira na sede da associação em São Miguel do Oeste para discutir uma série de pautas fundamentais para o desenvolvimento do turismo e da cultura na região. No final do encontro foi eleita a nova diretoria para este ano. O Colegiado será coordenado pela secretária de Anchieta, JULIANA MARIA DRASZEWSKI. A vice coordenadora é MARGLEI TREVISAN de Iporã do Oeste. O colegiado reúne os secretários de Cultura e Turismo dos 19 municípios da Ameosc.

O primeiro tema do encontro do Colegiado de Cultura e Turismo da Ameosc deste ano foram os encaminhamentos do quarto Seminário de Turismo. Em seguida, os secretários discutiram o calendário de eventos e feiras. A intenção do grupo é consolidar a agenda turística local e regional para este ano. Além disso, a conferência da cultura e o planejamento para 2024 foram temas que receberam atenção especial, buscando alinhar estratégias para promover a diversidade cultural da Ameosc. Outros pontos abordados foram a produção de materiais de divulgação e promoção do turismo regional, bem como temas gerais de interesse dos municípios representados.

A administração de São Miguel do Oeste vai realizar amanhã a Audiência Pública para apresentação dos Cadernos de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Jurídica, bem como as minutas do Edital e do Contrato de Concessão dos Serviços de Saneamento. O evento será no Salão Nobre da Prefeitura a partir das duas horas da tarde. Além da audiência pública para discutir os termos da licitação que vai definir a empresa que vai explorar os serviços de água e esgoto na cidade, está aberta no site oficial do Município de São Miguel do Oeste a Consulta Pública sobre a Concessão dos Serviços de Saneamento Básico. A população pode participar protocolando as suas sugestões até o dia 29 de fevereiro.

O orçamento do governo federal para o ano de 2024 não prevê recursos para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. A afirmação é da deputada federal CAROL DE TONI. Ela explicou que a obra deixou de ser prioridade para este ano em virtude de atraso no projeto técnico. CAROL fez uma projeção para início das obras somente a partir de 2025. Conforme ela, o projeto técnico, que inicialmente ficaria pronto em 2023, deve ser concluído somente no segundo semestre deste ano e isso inviabilizou o empenho de verbas. A Deputada Federal do PL informou ainda que a rubrica que havia sido incluída para o orçamento de 2024, foi retirada no final do ano passado e com isso não existe qualquer recurso garantido para esta obra no momento.

Um acordo entre os parlamentares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul permitiu que fosse retirado o empenho de verba federal, devido ao atraso nos estudos para a construção da ponte. A informação é da deputada CAROL DE TONI. Ela destacou ainda que existe um acordo para ocorrer novo empenho no final de 2024 e desta forma os recursos seriam liberados a partir do próximo ano. A deputada observa que sem conclusão do projeto não é possível empenhar valores para a construção da ponte. Segundo a deputada, já existe uma projeção de investimento para a ponte, com valor de aproximadamente 150 milhões de reais. Ela considera que os recursos serão novamente empenhados para o orçamento de 2025, sem prejuízos para o projeto de construção da ponte.

A retirada da emenda que havia sido concedida em favor da construção da ponte por parte da bancada parlamentar de Santa Catarina é motivo de grande preocupação. O comentário é do coordenador do Movimento Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI. Ele demonstrou contrariedade com a postura dos parlamentares catarinenses. LOCATELLI disse que foram realizadas duas reuniões de muitos debates no ano passado e que os valores foram empenhados. O prefeito lembrou que houve o envolvimento do Superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON DE ANDRADE, prefeitos que estiveram em Brasília e diversas lideranças regionais dos dois estados para garantir os recursos que acabaram retirados do orçamento da União para 2024. LOCATELLI lamentou a decisão e disse que a retirada do apoio da bancada catarinense teve influência do governador JORGINHO MELLO.

A retirada da emenda parlamentar que previa recursos para a ponte sobre o Rio Uruguai pode causar prejuízo para o início das obras. A afirmação é do coordenador do Movimento Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI. De acordo com ele, o movimento trabalhava com a possibilidade de realizar a licitação ainda este ano, porém, nas condições atuais, isso não será possível. O coordenador do movimento destacou que o trabalho no momento é para tentar reverter por outras vias. Ele lembrou o Movimento Pró-ponte conseguiu incluir a obra no PPA da União para 2025 e também faz parte do novo PAC do governo federal. Segundo LOCATELLI, é preciso manter o máximo de empenho e mobilização para evitar ainda mais atrasos neste projeto que está bem encaminhado e que vai proporcionar grandes benefícios aos dois estados.

Os vereadores de São Miguel do Oeste devem votar hoje a noite, em segundo turno, o Projeto de Lei que autoriza a cessão de uso da casa de vidro da praça Walnir Botaro Daniel para a Polícia Militar. Conforme o projeto, o imóvel cedido destina-se a instalação da sede do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, bem como a base operacional para as guarnições de serviço. A cessão será por dois anos, prorrogável por períodos sucessivos. O imóvel era utilizado anteriormente pelo Balcão de Empregos. A matéria foi aprovada em primeira votação na terça-feira e foi aprovada por unamidade. Hoje, o projeto vai para segunda votação na sessão marcada para as sete horas da noite.

A base operacional da Polícia Militar deve ser instalada na praça Walnir Botaro Daniel na primeira semana de março. A projeção é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente coronel ALCIONES PULGA. Ele explicou que o local ainda vai passar por pintura e plotagem antes da abertura do ponto. PULGA destacou que a o objetivo da base da PM no centro da cidade é a ampliação da segurança e a prevenção de crimes, como por exemplo, os atos de vandalismo e consumo de álcool e drogas na praça do centro. Ele também ressaltou que a instalação da base operacional na praça vai otimizar o deslocamento das viaturas em caso de ocorrência no centro ou em outros pontos da cidade.

A câmara de vereadores aprovou, na primeira sessão do ano, uma moção de apelo para que a administração de São Miguel do Oeste realize o recolhimento do lixo reciclável de forma organizada e com mais frequência no Centro e nos bairros. A proposição é do vereador MOACIR FIORINI. De acordo com ele, é "grande e constante" o número de reclamações em relação à recolha do lixo reciclável. Ele comentou que o lixo fica nas lixeiras ou espalhado em frente às casas e comércios por vários dias, ou até várias semanas. A moção de apelo foi subscrita por todos os outros vereadores e foi encaminhada para o prefeito WILSON TREVISAN e para o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS.

O caminhão que faz coleta de materiais recicláveis na cidade até passa, mas a coleta está ocorrendo de forma parcial. O comentário é do vereador MOACIR FIORINI. Atualmente, a administração fornece um caminhão para a coleta, mas quem pega o material e encaminha para a reciclagem é a Acomar, associação dos coletores do município. O problema, segundo FIORINI, é que a Acomar não esta conseguindo vencer o serviço. Ele disse que a situação vem se agravando desde o ano passado a ponto de deixar a cidade suja. Na visão do vereador, a prefeitura está demorando demais para resolver a situação.

Uma residência foi destruída em um incêndio na manhã de hoje em Riqueza. O fato ocorreu por volta das sete horas da manhã na avenida José Bressan. Segundo informações recebidas através do COBOM, havia um princípio de incêndio em residência unifamiliar no município de Riqueza, próximo a SC 283 na saída para Caibi, com a possibilidade de ter crianças no seu interior. Ao chegar no local, os bombeiros confirmaram que as crianças estavam na casa de familiares. Os bombeiros utilizaram cerca de oito ml litros de água para realizar o combate as chamas e o rescaldo. As causas do incêndio não foram confirmadas.

Um adolescente suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi apreendido na manhã desta quarta-feira em Maravilha. A Polícia Civil descobriu um ponto de venda de drogas e apreendeu um adolescente relacionado à uma facção criminosa. O adolescente, de 17 anos, era responsável pela traficância de drogas ilícitas em uma residência de Maravilha, local onde foi encontrado uma quantidade significativa de maconha. No local ainda foram constatadas evidências de que o adolescente se relaciona com facção criminosa estadual, apontada como responsável pelo ponto de venda de drogas. A investigação sobre o caso continuará a cargo da Polícia Civil de Maravilha.

A Polícia Civil de Descanso, com auxílio da Polícia Civil do Paraná, prendeu, nesta quarta-feira, um homem suspeito de um roubo ocorrido em uma bar da cidade no mês de janeiro. O mandado de prisão preventiva expedido pela justiça foi cumprido ontem no estado do Paraná. No mês passado, dois homens teriam assaltado um bar às margens da rodovia, agredindo fisicamente o proprietário do estabelecimento e roubando mil e 300 reais em dinheiro e mil reais em mercadorias. Um dos suspeitos foi localizados e preso ontem no Paraná. O homem de 31 anos foi encaminhado ao presídio. O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias.

A Polícia Rodoviária Federal fez a apreensão de cerca de 250 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai nesta quarta-feira na BR 163. A apreensão aconteceu por volta das 11 horas no posto da PRF de Guaraciaba. A guarnição se deslocava em direção à São Miguel do Oeste quando abordou uma Montana com placa de Ijuí no Rio Grande do Sul. No compartimento de cargas do veículo foram encontradas caixas e pacotes de agrotóxico HODOMECTIN 30 de origem estrangeira. A mercadoria não possui nota fiscal e tem importação proibida. Foram apreendidos 250 quilos do produto avaliado em cerca de 300 mil reais. O condutor de 40 anos relatou que estaria somente fazendo o transporte do agrotóxico e que receberia dois mil reais pelo serviço. Ele disse que pegou o veículo em Barracão e levaria até Ijuí. No interior do veículo também foi encontrado um rádio comunicador ligado e pronto para o uso.

Uma operação da Polícia Militar terminou na prisão de um casal suspeito de cometer os crimes de cárcere privado, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação policial foi realizada entre o final da tarde e o começo da noite desta quarta-feira em São João do Oeste. Por volta das cinco da tarde, a PM recebeu a informação de que uma mulher estava sendo mantida em cárcere privado em uma residência no município de São João do Oeste. As guarnições foram até o local e confirmaram a denúncia. Na residência, foram encontradas drogas, cerca de três mil e 800 reais em dinheiro, uma pistola 9 milímetros e telefones celulares. O casal estava obrigando uma mulher a permanecer na residência sob constante ameaça. O casal, preso em flagrante, foi conduzido para a delegacia de polícia de São Miguel do Oeste. A operação contou com a participação da PM de São João do Oeste, Iporã do Oeste e São Miguel do Oeste com o apoio das equipes do Tático e do Canil do 11 BPM.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.