ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 08 02 2023

-LULA DIZ QUE VAI REVISAR TERMOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

-JORGINHO ANUNCIA ENVIO DE REFORMA EM REGIME DE URGÊNCIA PARA A ALESC

-MOTOGRUPO LANÇA OFICIALMENTE DÉCIMA OITAVA EDIÇAO DO MOTOCÃO

-MESA DIRETORA VAI SE MANIFESTAR AMANHÃ SOBRE PEDIDO DE CASSAÇÃO DE VEREADOR

-MUNICÍPIOS COBRAM AMPLIAÇÃO DE ESPECIALIDADES DA ONCOLOGIA NO HOSPITAL REGIONAL

-VEÍCULO É TOTALMENTE DESTRUÍDO EM INCÊNDIO NO CENTRO DO MUNICÍPIO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de tempo bom com sol. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

Passa de nove mil o número de mortos por conta do maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial. O tremor de magnitude sete vírgula oito, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira e foi seguido de mais de 70 réplicas até esta quarta-feira. Na Turquia, o balanço até a manhã desta quarta era de sete mil 108 mortos. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de dois mil. Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas e milhares ainda estão desaparecidas.

O presidente da Ucrânia, VOLODIMIR ZELENSKY, é aguardado nesta quarta-feira no Reino Unido, para sua segunda viagem ao exterior desde o início da invasão russa há quase um ano. A primeira visita foi aos Estados Unidos, no início de janeiro. O governo britânico informou em comunicado oficial que ZELENSKY vai se reunir hoje com o primeiro-ministro britânico, RISHI SUNAK, e discursará no Parlamento. A nota afirma ainda que Londres oferecerá treinamento para as tropas ucranianas, incluindo a formação de pilotos de caças.

O presidente norte-americano, JOE BIDEN, realizou na terça-feira seu segundo discurso ao Estado da União. O líder norte-americano focou em assuntos internos, dedicando apenas os minutos finais de sua fala às relações dos Estados Unidos com outros países. O democrata pediu aos membros do Partido Republicano que trabalhem com ele para “terminar o trabalho” de reconstruir a economia e unir a nação. BIDEN falou também sobre ações na economia, saúde e infraestrutura e parabenizou o Congresso por apoiar os ucranianos em sua empreitada contra a invasão da Rússia. Os Estados Unidos já destinaram quase 30 bilhões de dólares à Kiev desde o início do conflito, em fevereiro do ano passado.

O presidente LULA criticou nesta terça-feira a privatização da Eletrobras, concluída em junho do ano passado. Ele chamou o processo que envolveu a maior companhia de energia elétrica da América Latina de "bandidagem" e "irresponsabilidade". LULA também se queixou também da atual participação da União na empresa. Após a privatização, a União passou a deter 40 vírgula três por cento das ações da Eletrobras, taxa que era de 68 virgula seis por cento antes da venda da empresa. O presidente afirmou ainda que pretende revisar os termos de privatização da Eletrobras, por meio da Advocacia-Geral da União.

Após reunião com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, governadores disseram que o governo federal sinalizou que poderá compensar os estados pelas perdas na arrecadação com o ICMS. No ano passado, o governo federal sancionou o projeto que limita as alíquotas desse imposto sobre itens considerados essenciais, como combustíveis e energia elétrica, numa tentativa de conter a disparada da inflação. O ICMS é um imposto estadual e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.Segundo o governador do Espírito Santo, RENATO CASAGRANDE, os estados estimam uma perda de receitas de até 45 bilhões de reais por conta da redução do ICMS. O governado disse que os detalhes da recomposição, como valor a ser recomposto aos estados e o prazo e a forma de pagamento, ainda estão sendo discutidos com o governo federal.

A Petrobras anunciou nesta terça-feira redução de oito vírgula oito por cento no preço médio do diesel vendido a distribuidoras. O diesel é o combustível mais comercializado do país. O novo valor, que passa de quatro reais e 50 centavos para quatro reais e 10 centavos por litro, começa a valer nesta quarta-feira. O reajuste de combustível é o primeiro desde que JEAN PAUL PRATES foi nomeado presidente da estatal. A alteração mais recente no preço do diesel havia sido anunciada em dezembro, quando a Petrobras reduziu em oito vírgula dois por cento o valor médio de venda para as distribuidoras. Na época, a queda, como agora, também foi de 40 centavos.

A falta de vagas em creches e escolas de Santa Catarina colocou o estado como o terceira do país que mais recebeu processos relacionados ao direito à educação na primeira metade de 2022. O cenário foi identificado a partir de dados do Conselho Nacional de Justiça. Entre janeiro e agosto de 2022, período com dados reunidos até aqui pelo CNJ, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina teve protocoladas mil 964 ações relativas a violações do direito à educação, estando atrás apenas dos tribunais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Entre os processos catarinenses, mais da metade, mil e 79, tratava especificamente de ausência de vaga na educação básica pública. O TJSC informou que o volume ainda subiu 77 por cento até o fim de 2022, para mil 909 ações.

O ministro da agricultura CARLOS FÁVARO e dos Transportes, RENAN FILHO, apresentaram durante uma coletiva para a imprensa, ontem à tarde, as 39 obras que devem ser executadas nos próximos 100 dias. O objetivo é ajudar a escoar mais de 140 milhões de toneladas de grãos em todo Brasil neste ano. Quatro obras serão em rodovias federais de Santa Catarina. Os problemas dessas rodovias são conhecidos da população: a BR-470 com duplicação e adequação de quase cinco quilômetros coma construção de dois viadutos e dois acessos; a BR-282 com recuperação de pavimento e correção de um ponto crítico de 23 quilômetros e dois trevos; a BR-163 com adequação de quase três quilômetros além da recuperação de outros pontos da BR 282 e 470. O valor a ser investido ainda não foi especificado pelo Ministério dos Transportes.

O governador JORGINHO MELLO deve enviar na próxima semana à Alesc o projeto de lei com as definições da reforma administrativa que prevê a criação e extinção de secretarias estaduais. Entre as novidades estão a recriação das pastas de Turismo, Cultura e Esporte; Segurança Pública e a implantação da secretaria de Portos e Aeroportos. O anúncio foi feito durante a sessão especial da assembleia para a leitura da Mensagem Anual do governador nesta terça-feira. O andamento do projeto deve ser em regime de urgência, de acordo com o governador. Durante o discurso para os deputados, o governador enfatizou os compromissos de campanha de zerar a fila de espera por consultas e cirurgias eletivas e o programa de ensino superior gratuito, mediante a compra de vagas nas universidades do sistema Acafe para oferecer bolsas de estudos.

Os 18 hectares do complexo do Itaipu Rural Show já está ficando pequeno. A observação é da responsável pela venda de estandes para o evento DAIVANE WERLANG. De acordo com ela, são mais de trezentos expositores para a feira que começa na quarta-feira da semana que vem e que vai até o sábado, dia 18. Mesmo com o aumento da área para os expositores, pelo menos 30 empresas não conseguiram um espaço para participar da vigésima quarta edição do evento. Ela citou que o Itaipu Show tem expositores de praticamente todas as regiões do país.

O valor dos estandes para o Itaipu Show podem custar até mais de 40 mil reais. A informação é da responsável pela venda de estandes para o evento DAIVANE WERLANG. O preço varia de acordo com o tamanho e localização dos estandes. Ela explicou que algumas empresas participam de todas as edições e já estão construindo estruturas fixas para a exposição. DAIVANE disse que, nesses casos, o custo acaba ficando menor porque já existe um espaço permanente para as feiras seguintes. A expectativa da cooperitaipu é para um grande evento com recorde de público na semana que vem em Pinhalzinho.

Depois de quase três anos, os produtores catarinenses vão voltar a contar com um serviço especializado para o recolhimento de animais mortos em propriedades rurais. Nesta sexta-feira, ocorrer o lançamento da pedra fundamental para a construção da empresa que vai fazer o trabalho em todo o estado. A informação foi confirmada no RPN primeira edição de hoje pelo presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI. Ele explicou que a fábrica de processamento de animais não abatidos vai operar em Lageado Grande, perto de Xaxim e Xanxerê, mas terá equipes e pontos de coleta em todas as regiões do estado. LOUZIVANIO disse que a estimativa é que o trabalho comece dentro de 60 dias.

As carcaças recolhidas e processadas pela empresa de Lageado Grande serão transformadas em adubo cem por cento orgânico e também em matéria-prima para biocombustíveis. A informação é do presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI. Ele disse que a empresa terá capacidade para processar 100 toneladas de carcaças por dia, atendendo a demanda atual de todo o Estado. O presidente comentou que o serviço foi feito até 2019 por uma empresa de Seara. Desde então, os produtores enfrentam dificuldades para dar um destino correto para os animais que morrem nas propriedades e não vão para o abate. Para LOZIVANIO, a volta do serviço resolve um problema importante para a suinocultura catarinense.

A recolha de carcaças nas propriedades não deve ter um custo alto para os produtores. A observação é do presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVÂNIO DE LORENZI. De acordo com ele, a retomada do serviço vai evitar que os produtores tenham que cortar os animais mortos para compostagem, o que é considerado um trabalho insalubre para ser feito nas propriedades. O presidente afirmou que a ACCS vai trabalhar de forma conjunta para que o custo seja viável para os produtores. Ele salientou que o Projeto seguirá o mesmo modelo anterior, porém, com o objetivo de comercializar as matérias orgânicas resultantes da compostagem, visando diminuir os custos e garantir a estabilidade financeira da empresa.

O Moto Grupo Cães do Asfalto lançou oficialmente ontem à noite a décima oitava edição do Motocão, um dos maiores eventos de motociclismo da região Sul do Brasil. O evento aconteceu na Sede do Moto Grupo, no centro de São Miguel do Oeste, e reuniu organizadores, patrocinadores, autoridades locais e membros do grupo. O Motocão vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de março, nas proximidades da Praça Walnir Bottaro Daniel. A programação, divulgada ontem, prevê shows com Raul Seixas Cover, Legião Urbana Cover, Banda Setentista e Os Forasteiros. O Motocão volta para a praça depois de mais de cinco anos.

São Miguel do Oeste precisa de eventos do porte do Motocão. A afirmação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a prefeitura vai prestar apoio ao evento deste ano porque o encontro é importante para o turismo e para a economia da cidade. Já o presidente do Moto Grupo Cães do Asfalto, JAIR CORÁ, ressaltou que serão três dias de evento com a participação de motociclistas de várias regiões e de outros estado. Ele reforçou que o Motocão movimenta o comércio, hotelaria, gastronomia, postos de combustíveis e outros setores, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. O evento é promovido pelo Motogrupo em parceria com a Mallmann Eventos e apoiado pela Prefeitura de São Miguel do Oeste.

A câmara de vereadores aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que altera a Lei que criou o Programa de Estágio para estudantes de ensino superior, médio, técnico e supletivo. O texto altera dois artigos da lei. A nova redação prevê que o valor pago ao estagiário de nível superior com carga horária de seis horas diárias e 30 horas semanais será de mil reais. Já o estagiário de nível superior com carga horária de quatro horas diárias e 20 horas semanais vai recebe 850 reais. O estagiário de nível médio receberá 650 reais. O projeto não estava na pauta, mas foi incluído após pedido do vereador PAULO DRUMM e concordância dos demais vereadores.

O presidente da câmara de vereadores, VAGNER PASSOS, vai se manifestar, nesta quinta-feira, sobre a denúncia de quebra de decoro parlamentar com pedido de cassação do vereador VANIRTO CONRAD. A denúncia foi protocolada semana passada por RILDO LAZAROTO e está com a mesa diretora. VAGNER convocou uma entrevista coletiva para as dez horas da manhã desta quinta-feira. Ele também deve se manifestar sobre o email para uma vereadora de Joinville com ameaças e ofensas a vereadora MARIA TEREZA. A vereadora que recebeu o email fez um boletim de ocorrência e disse que a mensagem veio do ex-presidente da câmara de São Miguel do Oeste, VANIRTO CONRAD.

A Secretaria de Saúde vai promover na próxima terça-feira mais um Dia D de Vacinação contra a Covid. O atendimento será das sete da manhã as sete da noite na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. A principal novidade é a inclusão de crianças de 3 a 5 anos para as doses de reforço. Até então, essa dose era destinada somente para crianças acima de cinco anos. Também estarão disponíveis neste dia a primeira e segunda dose Butantan para crianças de 3 a 11 anos. A Vigilância Epidemiológica destacou, em nota, que o número de casos da doença vem diminuindo, e um dos principais motivos é a vacinação em massa da população.

O número de casos ativos de Covid caiu para apenas um paciente nesta semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, somente um caso foi confirmado nos últimos sete dias. Este o menor número de casos ativos neste ano. Os moradores com vírus ativos devem permanecer em isolamento. Já nos últimos 30 dias, 53 pessoas contraíram a doença na cidade. Os números estão em queda desde o começo de janeiro em São Miguel do Oeste.

A Comissão Intergestores Regional de saúde do extremo-oeste realizou, nesta terça-feira, uma reunião ampliada para discutir as questões da saúde pública. A reunião da CIR ampliada também reuniu os municípios das regionais de Chapecó e Xanxerê. O encontro extraordinário ocorreu na sala de reunião da AMERIOS. De acordo com a presidente da CIR Extremo-oeste, secretária de saúde de Maravilha, SIRIANE SARTORI, esse foi primeiro encontro do ano e os gestores municipais de saúde debateram as lacunas da saúde pública na região. Ela citou que os problemas e as reivindicações devem ser encaminhadas para a secretaria estadual de saúde. Entre os temas estão a gestão de alto risco, o Samu de São Miguel do Oeste e a demanda da região em Alta Complexidade.

Os municípios que integram a Comissão Intergestores Regional de saúde do extremo-oeste vao pedir ao estado a reativação da ambulância de atendimento básico do Samu de São Miguel do Oeste. A informação é da presidente da CIR Extremo-oeste, secretária de saúde de Maravilha, SIRIANE SARTORI. Ela explicou que o veiculo deixou de ser usado, mas a região tem uma demanda grande de acidentes e emergências que justificam a reativação de mais uma ambulância com equipe para atendimento das ocorrências. SIRIANE citou que outro pedido da região é a contratação de mais especialidades para intervenções na área da oncologia, como cabeça e pescoço. Hoje, alguns casos são encaminhados para Chapecó porque faltam profissionais dessas áreas credenciados no extremo-oeste.

Um dos principais gargalos da saúde pública no extremo-oeste é a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. O comentário é da presidente da CIR Extremo-oeste, secretária de saúde de Maravilha, SIRIANE SARTORI. Ela disse que somente na central de regulação do oeste são cerca de 13 mil e 800 pessoas aguardando pela cirurgia. SIRIANE citou que o programa anunciado segunda-feira pelo estado, com meta de 20 mil operações por mês e 230 milhões investidos, pode reduzir a fila, mas os municípios tem algumas dúvidas e preocupações sobre como o mutirão será realizado.

Cerca de 490 moradores de São Miguel do Oeste estão na fila de espera por um procedimento cirúrgico eletivo. No ano passado, eram cerca de 600. O dado é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele citou que o problema é histórico e o número vem se mantendo alto. O secretário comentou que o programa anunciado pelo governo do estado é importante e necessário, mas não deve resolver totalmente o problema. Ele disse que o detalhe é a fila por operações eletivas recebe novos pacientes mensalmente. SPIER citou que o mutirão com o Estado deve ser bem organizado para garantir que todos os municípios sejam atendidos, já que essa é uma responsabilidade de média e alta complexidade que é do Estado. Por isso, segundo SPIER, as prefeitura não podem bancar as cirurgias com recursos próprios.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realiza, em média, 60 operações eletivas por mês. A informação é do diretor do hospital, RODRIGO LOPES. Além das cirurgias, o sistema contempla consultas e exames para confirmar os diagnósticos. Ele disse que o número não pode ser maior porque mais de 80 por cento dos procedimentos cirúrgicos são de urgência e emergência. LOPES entende que as cirurgias eletivas que o governo pretende fazer no mutirão devem ser encaminhadas para os pequenos hospitais de retaguarda que o extremo-oeste, desafogando os hospitais de referencia.

A reunião ampliada de três regiões da Comissão Intergestores Regional de saúde hoje a tarde em Maravilha também vai discutir o mutirão anunciado ontem pelo estado para reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. A informação é do coordenador do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, a região vai debater hoje o impacto da medida para o extremo-oeste. Ele explicou que a central de regulação de procedimentos do oeste, que inclui também São Miguel do Oeste, tem cerca de 13 mil pessoas na fila de espera por uma cirurgia eletiva. O encontro de hoje começa as três horas da tarde em Maravilha.

Um veículo foi totalmente destruído em um incêndio na tarde de ontem no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das cinco horas da tarde e combateu as chamas que atingiram uma caminhonete Strada rua barão do Rio Branco. De acordo com a proprietária do veículo, ela e o esposo estavam transitando com a camionete quando perceberam fumaça vinda do motor. Ele saíram do veiculo e chamaram os bombeiros. Eles tentaram combater o fogo, mas não conseguiram. O carro ficou completamente destruído.

Um homem suspeito de homicídio foi preso nesta quarta-feira no município de Anchieta. A Polícia Civil cumpriu o Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça da Comarca. Segundo a polícia, os fatos ocorreram na quinta-feira passada no centro da cidade. O suspeito atingiu a vítima com golpes de facão na cabeça, braços e tórax. O homem de 40 anos foi preso ontem, na residência dele, no interior do município de Anchieta. Ele não ofereceu resistência e foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. O Inquérito Policial deve ser concluído no prazo de 10 dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.