ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 08/09/2023

-LULA DIZ QUE VAI REVISAR TERMOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

-JORGINHO ANUNCIA ENVIO DE REFORMA EM REGIME DE URGÊNCIA PARA ALESC

-PODER PÚBLICO SE REÚNE COM A SIE PARA TRATAR SOBRE O SANTA RITA

-AGRICULTURA VOLTA EXECUTAR A LIMPEZA E ABERTURA DE AÇUDES

-REGIONAL DA EPAGRI RETOMA OS SERVIÇOS DE ACOMPANHAMENTO

-AO MENOS 800 PEDIDOS DE ALVARÁS ESTÃO EM ANÁLISE NA VIGILÂNCIA

-SECRETARIA ENCAMINHA PACIENTES PARA MUTIRÃO DE CIRURGIAS

-ESTUDANTES DEVEM AGUARDAR TRANSPORTE EM PONTOS DE ÔNIBUS

-SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO PELA POLÍCIA

-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM BATIDA CONTRA CARRO

O tempo na região do Extremo-Oeste catarinense apresenta-se estável com sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

Passa de nove mil o número de mortos por conta do maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial. O tremor de magnitude sete vírgula oito, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira e foi seguido de mais de 70 réplicas até esta quarta-feira. Na Turquia, o balanço até a manhã desta quarta era de sete mil 108 mortos. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de dois mil. Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas e milhares ainda estão desaparecidas.

O presidente da Ucrânia, VOLODIMIR ZELENSKY, é aguardado nesta quarta-feira no Reino Unido, para sua segunda viagem ao exterior desde o início da invasão russa há quase um ano. A primeira visita foi aos Estados Unidos, no início de janeiro. O governo britânico informou em comunicado oficial que ZELENSKY vai se reunir hoje com o primeiro-ministro britânico, RISHI SUNAK, e discursará no Parlamento. A nota afirma ainda que Londres oferecerá treinamento para as tropas ucranianas, incluindo a formação de pilotos de caças.

O presidente norte-americano, JOE BIDEN, realizou na terça-feira seu segundo discurso ao Estado da União. O líder norte-americano focou em assuntos internos, dedicando apenas os minutos finais de sua fala às relações dos Estados Unidos com outros países. O democrata pediu aos membros do Partido Republicano que trabalhem com ele para “terminar o trabalho” de reconstruir a economia e unir a nação. BIDEN falou também sobre ações na economia, saúde e infraestrutura e parabenizou o Congresso por apoiar os ucranianos em sua empreitada contra a invasão da Rússia. Os Estados Unidos já destinaram quase 30 bilhões de dólares à Kiev desde o início do conflito, em fevereiro do ano passado.

O presidente LULA criticou nesta terça-feira a privatização da Eletrobras, concluída em junho do ano passado. Ele chamou o processo que envolveu a maior companhia de energia elétrica da América Latina de "bandidagem" e "irresponsabilidade". LULA também se queixou também da atual participação da União na empresa. Após a privatização, a União passou a deter 40 vírgula três por cento das ações da Eletrobras, taxa que era de 68 virgula seis por cento antes da venda da empresa. O presidente afirmou ainda que pretende revisar os termos de privatização da Eletrobras, por meio da Advocacia-Geral da União.

Após reunião com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, governadores disseram que o governo federal sinalizou que poderá compensar os estados pelas perdas na arrecadação com o ICMS. No ano passado, o governo federal sancionou o projeto que limita as alíquotas desse imposto sobre itens considerados essenciais, como combustíveis e energia elétrica, numa tentativa de conter a disparada da inflação. O ICMS é um imposto estadual e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. Segundo o governador do Espírito Santo, RENATO CASAGRANDE, os estados estimam uma perda de receitas de até 45 bilhões de reais por conta da redução do ICMS. O governado disse que os detalhes da recomposição, como valor a ser recomposto aos estados e o prazo e a forma de pagamento, ainda estão sendo discutidos com o governo federal.

A Petrobras anunciou nesta terça-feira redução de oito vírgula oito por cento no preço médio do diesel vendido a distribuidoras. O diesel é o combustível mais comercializado do país. O novo valor, que passa de quatro reais e 50 centavos para quatro reais e 10 centavos por litro, começa a valer nesta quarta-feira. O reajuste de combustível é o primeiro desde que JEAN PAUL PRATES foi nomeado presidente da estatal. A alteração mais recente no preço do diesel havia sido anunciada em dezembro, quando a Petrobras reduziu em oito vírgula dois por cento o valor médio de venda para as distribuidoras. Na época, a queda, como agora, também foi de 40 centavos.

A falta de vagas em creches e escolas de Santa Catarina colocou o estado como o terceira do país que mais recebeu processos relacionados ao direito à educação na primeira metade de 2022. O cenário foi identificado a partir de dados do Conselho Nacional de Justiça. Entre janeiro e agosto de 2022, período com dados reunidos até aqui pelo CNJ, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina teve protocoladas mil 964 ações relativas a violações do direito à educação, estando atrás apenas dos tribunais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Entre os processos catarinenses, mais da metade, mil e 79, tratava especificamente de ausência de vaga na educação básica pública. O TJSC informou que o volume ainda subiu 77 por cento até o fim de 2022, para mil 909 ações.

O ministro da agricultura CARLOS FÁVARO e dos Transportes, RENAN FILHO, apresentaram durante uma coletiva para a imprensa, ontem à tarde, as 39 obras que devem ser executadas nos próximos 100 dias. O objetivo é ajudar a escoar mais de 140 milhões de toneladas de grãos em todo Brasil neste ano. Quatro obras serão em rodovias federais de Santa Catarina. Os problemas dessas rodovias são conhecidos da população: a BR-470 com duplicação e adequação de quase cinco quilômetros com a construção de dois viadutos e dois acessos; a BR-282 com recuperação de pavimento e correção de um ponto crítico de 23 quilômetros e dois trevos; a BR-163 com adequação de quase três quilômetros além da recuperação de outros pontos da BR 282 e 470. O valor a ser investido ainda não foi especificado pelo Ministério dos Transportes.

O governador JORGINHO MELLO deve enviar na próxima semana à Alesc o projeto de lei com as definições da reforma administrativa que prevê a criação e extinção de secretarias estaduais. Entre as novidades estão a recriação das pastas de Turismo, Cultura e Esporte; Segurança Pública e a implantação da secretaria de Portos e Aeroportos. O anúncio foi feito durante a sessão especial da assembleia para a leitura da Mensagem Anual do governador nesta terça-feira. O andamento do projeto deve ser em regime de urgência, de acordo com o governador. Durante o discurso para os deputados, o governador enfatizou os compromissos de campanha de zerar a fila de espera por consultas e cirurgias eletivas e o programa de ensino superior gratuito, mediante a compra de vagas nas universidades do sistema Acafe para oferecer bolsas de estudos.

A secretaria de Cultura e Turismo está com as inscrições abertas para os cursos de dança, teatro, violão, flauta doce, canto, bateria, gaita e teclado em Anchieta. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 17 de Fevereiro na secretaria de Educação, junto à Prefeitura ou no colégio CMEIF. Para fazer a inscrição o estudante deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis. As turmas serão formadas de acordo com o ano que a criança está cursando e os horários serão definidos após o término das inscrições. As aulas serão realizadas no período diurno, no contraturno escolar, nas dependências do antigo CNEC. O curso é gratuito.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, abriu esta semana o período de inscrições em Guaraciaba. Nos dias nove e 10, quinta e sexta-feira, respectivamente, a equipe do serviço de convivência fará a inscrição para novos interessados em frequentar as atividades neste ano de 2023. O programa atende crianças e adolescentes de seis a 15 anos e as atividades acontecem no contraturno escolar, com carga horária de até 12 horas semanais. Os pais ou responsáveis devem comparecer nas dependências do Serviço de Convivência – ao lado do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, com os documentos pessoais da criança ou adolescente, no horário de expediente para a realização da inscrição. Já no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Linha Ouro Verde, as inscrições acontecem no dia 13, segunda-feira que vem, entre a uma e quatro da tarde nas dependências do serviço de convivência. As atividades estão previstas para começarem no dia 16 de Fevereiro.

O Clube Cedrense foi sede, nesta semana, do primeiro encontro de capacitação com o tema “Avaliação de Intervenção em Educação Especial” em São José do Cedro. Ao menos 10 Apaes da região Extremo-Oeste marcaram presença no evento. O palestrante BRUNO SIMÃO, em conversa com a Rádio Cedro, falou que a oportunidade serviu para tratar sobre a avaliação quando o assunto é educação especial. Durante o encontro, foram levantados questionamentos importantes sobre o assunto com intuito de impulsionar o desenvolvimento dos profissionais que atuam nesta área. A ideia ainda foi trabalhar a realidade dos municípios. Na avaliação dele, os pais também precisam estar envolvidos no aprendizado quando se trata de educação especial. O palestrante destacou que os dois dias de evento foram extremamente importantes, visto que trouxeram alguns alertas importantíssimos aos profissionais.

Com o início das aulas para o ano letivo 2023, a secretaria de Educação de São José do Cedro está emitindo algumas orientações aos estudantes da rede municipal de ensino. Entre estas orientações envolve o transporte escolar. A secretária SIMONE TREVISOL, falou que os motoristas foram orientados a passarem com o transporte escolar e pararem em locais que possuem parada de ônibus. Assim, cada localidade contemplada com o roteiro do transporte conta com um ponto de parada de ônibus e onde os estudantes devem aguardar o veículo chegar. A secretária ainda falou que é inviável os motoristas efetuarem o roteiro e pararem em cada esquina que tenha alunos. Isso poderia causar atraso no cronograma e chegar ao ponto final atrasado. Por isso, a orientação para os motoristas e diretores dos colégios municipais é de que informem os pais e os alunos sobre esta tomada de decisão para evitar transtorno. SIMONE ainda pede aos estudantes que não peguem o transporte que não contempla a unidade escolar a qual vai frequentar.

A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul vai encaminhar 10 pacientes para mutirão de cirurgias de cataratas. O procedimento acontece amanhã no Hospital de Iporã do Oeste. A informação é da secretária, VERIDIANA BARTH. Os mutirões têm o objetivo de atender um número significativo de pessoas que necessitam de algum procedimento cirúrgico, neste caso, de oftalmologia. É por meio deles, segundo ela, que setor público da saúde consegue despachar demandas reprimidas na fila de espera. Entretanto, o número de pessoas aguardando na fila pelo procedimento de catarata não é elevado em razão de tais ações adotadas pela secretaria. Ela ainda falou que frequentemente são encaminhados pacientes para algum hospital referência neste procedimento com objetivo de evitar acúmulo de pacientes na espera. O Cis-Ameosc possui um papel fundamental quando se trata neste assunto, visto que envolve saúde. Por meio dele que a saúde de Guarujá do Sul consegue credenciamentos com consultórios para atender outras especialidades.

No campo geral da oftalmologia, a secretaria de Saúde de Guarujá do Sul, não possui muitas pessoas na fila de espera, mas voltado a cataratas a demanda sempre existe. A secretária de Saúde VERIDIANA BARTH, falou que o setor busca formar um grupo com número de pacientes para possibilitar os procedimentos, no entanto, casos específicos de cataratas é dado maior agilidade aos processos – o que é definido pelo médico. Questionada sobre outros mutirões, a secretária falou que ao longo do ano serão contempladas novas especialidades, como de joelhos. Mas ela ainda falou que as cirurgias acontecem conforme a disponibilidade de clínicas ou profissionais na região. Em paralelo a isso, também é realizado os mutirões de exames como, por exemplo, de ressonâncias magnéticas e de endoscopia.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro realizou o segundo mutirão de cirurgias de catarata do ano. Ao menos 10 pacientes realizaram o procedimento em Iporã do Oeste. A informação é da coordenadora dos ESFs, SÔNIA FERNANDES. Foram realizados procedimentos de catarata e capsulotomia, limpeza de lente. O atendimento ocorreu no Hospital Nossa Senhora das Mercês. A Prefeitura disponibilizou um veículo para o transporte com acompanhamento de uma técnica em enfermagem. Segundo SÔNIA, a saúde possui grande demanda deste tipo de procedimento, por isso ao longo dos últimos anos, frequentemente novos mutirões são realizados. Aquelas pessoas que eventualmente tiverem problemas de saúde como esses, podem procurar a secretaria de Saúde que dará o direcionamento correto a cada caso. O valor total do mutirão será custeado com fontes do Ministério da Saúde, do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Saúde e pelo Município.

Até à tarde de ontem a Vigilância Sanitária de São José do Cedro estava analisando, ao menos, 800 pedidos e dispensa de alvarás. A informação é do fiscal Sanitário, MARCOS BAGNARA. O departamento está com os processos em dia visando atender às necessidades dos solicitantes, visto que este é um dos primeiros documentos exigidos para dar prosseguimento nos órgãos responsáveis. Ainda esta semana os fiscais sanitários vão fazer vistorias em mais de 200 estabelecimentos com atividades mais específicas. Estando tudo certo, a vigilância emite a liberação para estas empresas. No entanto, estes 800 pedidos representam ainda metade do total de mil e 600 empresas ativas em São José do Cedro. Dentro deste total, 650 vão receber o alvará sanitário e o restante recebe a dispensa do documento. O prazo para regularizar este documento termina em 31 de Março, o que necessita de agilidade dos servidores para cumprir este prazo.

A retomada do serviço de recolha das carcaças de animais mortos em Santa Catarina está prevista para ocorrer dentro de alguns dias. O serviço foi extinto em 2019 depois que uma empresa do município de Seara, que fazia tal coleta, suspender as atividades por dificuldades financeiras. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos – ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, isso gerou muitos transtornos aos produtores que precisam adotar medidas para a destinação correta dos animais mortos, aumentando também a demanda de trabalho nas propriedades. A retomada deverá ocorrer em 60 dias, através de uma nova empresa instalada no município de Lajeado Grande, na região de Xanxerê. A capacidade de processamento será de 100 toneladas de carcaças por dia e a recolha abrangerá todo o Estado de Santa Catarina. As carcaças recolhidas e processadas serão transformadas em fertilizante 100 por cento orgânico e também em matéria-prima para biocombustíveis.

A recolha de carcaças nas propriedades não deve onerar significativamente os produtores. A observação é do presidente da ACCS LOSIVANIO DE LORENZI. De acordo com ele, a retomada do serviço vai eliminar a necessidade dos produtores cortarem os animais mortos para compostagem – o que é considerado um trabalho insalubre para ser feito nas propriedades. O presidente afirmou que a associação vai trabalhar de forma conjunta para que o custo seja viável para os produtores. O programa seguirá o mesmo modelo do anterior. De acordo com o presidente isso vai gerar receitas para que a empresa mantenha as atividades em todo o Estado. A nova empresa também já adquiriu os caminhões que farão a coleta dos animais mortos nas propriedades rurais. Segundo ele, será dada prioridade para a segurança sanitária através da definição de um ponto para a coleta na propriedade, sem a necessidade de entrar nas granjas. Outra novidade é que a solicitação para a coleta será feita através de um aplicativo para celular desenvolvido pela empresa.

A regional da Epagri com sede em São Miguel do Oeste está retomando gradativamente os trabalhos deste ano. O período ainda é de férias de alguns servidores dos escritórios locais, mas a equipe que retorna começa acompanhar os serviços. A informação é do engenheiro Agrônomo, ELVIS TAFFAREL. Entre as primeiras atividades do ano, ele falou sobre o acompanhamento do período de safra, desenvolvimento das atividades de bovinocultura e supervisão de créditos cedidos no ano passado – principalmente voltados ao armazenamento de água. Os servidores efetuam a análise dos projetos implantados dentro da propriedade. A coleta de amostras de solo também começam a ser feitas. A Epagri também acompanha a produção de frutos nos municípios. Segundo o engenheiro Agrônomo, a regional possui profissionais especializados em horticulturas para auxiliar os produtores. Com a produção regional de frutas e hortaliças, os mercados são palcos de revendas dos produtos. Isso acaba agregando a renda do produtor.

A Epagri como uma empresa pública poderá sofrer algumas alterações no quadro funcional com a troca de governo. Políticas públicas de apoio ao produtor também poderão mudar alguns pontos por esta razão. Mas segundo engenheiro Agrônomo, ELVIS TAFFAREL, da regional da Epagri, os trabalhos na empresa de extensão rural continua para garantir a produção e o desenvolvimento da região. Ela acredita que o governo estuda a implantação de novas políticas de custeio para os agricultores, no entanto, ainda na fase de definição. Isso se deve, segundo o engenheiro Agrônomo, ao orçamento do Estado catarinense. Quem avalia se há recursos disponíveis para tal política é a secretaria de Estado da Fazenda, e isso é o que está sendo discutido.

Os servidores da secretaria de Agricultura estão passando por cursos de treinamento em relação à emissão de Nota Fiscal Eletrônica em São José do Cedro. Conforme a responsável pelo setor JANA FRANZOSI, os profissionais da secretaria de Agricultura estão ao longo dessa semana passando por um curso de treinamento on-line, voltado a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. O treinamento iniciou na segunda e vai até sexta-feira. Ela comentou que a intenção a partir dessa capacitação é estar com um quadro de profissionais aptos a realizar os atendimentos aos agricultores que necessitam de auxílio para emissão de suas notas.A partir de Primeiro de Julho deste ano a nota eletrônica será obrigatória, por conta disso, se faz necessária essa capacitação para que dúvidas e dificuldades encontradas pelos agricultores, sejam prontamente atendidas. A profissional falou que nos próximos dias está elaborando um cronograma no interior, onde os profissionais da secretaria de Agricultura estarão passando pelas comunidades ministrando cursos para os produtores.

A secretaria de Agricultura de São José do Cedro também está atendendo os pedidos para efetuar a limpeza de açudes nas propriedades rurais. Segundo o secretário LENOIR SPIRONELLO, desde o ano passado tem registrado tal demanda, no entanto, o período de limpeza e abertura de novas valas de silagem impossibilitou este serviço. Paralelo a isso, o setor ainda efetua a abertura de bebedouro. Ele falou que esta ação evitará que a propriedade fique sem água caso não chova por longo período. Mas a orientação dada aos agricultores é que evitem deixar o animal ter acesso direto ao bebedouro. O secretário ainda falou que é necessário canalizar a água para outro ponto onde o animal possa tomar água. Assim proporciona que a água fique limpa por mais tempo. Semanalmente o setor atende estes pedidos em Cedro, visto que o momento ainda é favorável e não há registro de falta de água. Quanto aos demais serviços, SPIRONELLO disse que a limpeza de valas de silagem continua, entretanto, em menor quantidade que há algumas semanas.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro aprovou, nesta semana, o projeto de lei que institui um convênio entre o poder público e a delegacia de Polícia. Com isso, a Polícia Civil vai passar a receber um aporte financeiro mensal para custear algumas demandas. O convênio terá vigência de cinco anos. O delegado SANDRO ZANCANARO, esclareceu que este convênio é similar àquelas que o poder público tem com demais órgãos públicos. Os valores vão possibilitar pequenas melhorias que não seriam atendidas de imediato pelo governo de Santa Catarina como, por exemplo, troca de lâmpadas, manutenção na rede de telefonia, troca de pneus e até mesmo revisão da frota de viatura. Um dos mais urgentes serviços é voltar com o sistema central de telefonia responsável por registrar as ocorrências nos municípios da comarca. Atualmente apenas uma das duas linhas telefônicas está em funcionamento. Mensalmente o poder público vai aportar à Polícia Civil dois mil reais, sendo 24 mil reais por ano.

A prefeitura de São José do Cedro está trabalhando para recuperar os passeios públicos danificados. A empresa ganhadora da licitação e responsável pelos trabalhos de manutenção na área urbana esteve nesta manhã desempenhando trabalhos voltados à recuperação de calçadas e meio fios. As obras fazem parte de um planejamento de recuperação e reparos de trechos deteriorados na área central. A intenção é realizar os trabalhos de forma gradativa, buscando, ao longo das próximas semanas, compreender a maior quantidade de locais possíveis. Durante esta manhã a empresa trabalhou na Avenida Rio Grande do Sul. Tais serviços de recuperação visam dar mais qualidade de trafegabilidade e dão mais embelezamento ao perímetro urbano.

O poder público de São José do Cedro esteve recentemente reunido com a secretaria de Estado de Infraestrutura – SIE, em São Miguel do Oeste, para tratar sobre acessos aos Loteamentos Santa Rita. A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, falou que o encontro foi bastante produtivo e dentro de alguns dias a municipalidade deve receber uma resposta da secretaria estadual. Segundo ela, a demanda é em relação às obras de melhorias na rodovia estadual de acesso à Princesa que corta os loteamentos. Para que a municipalidade possa começar as intervenções nos mais de oito hectares de área é preciso que a SIE libere o município. Isso se deve as intervenções que devem ocorrer na rodovia para garantir acesso aos loteamentos antes mesmo de começar a adequação da área habitacional. O município não pode intervir no terreno sem antes ter uma liberação do Estado ou obras concluídas. KELLY também falou que a recuperação total desta ligação foi outro assunto tratado. Com a mudança de governo ainda é incerto o início das obras na rodovia de acesso à Princesa.

O Corpo de Bombeiros atendeu ontem à tarde um incêndio em veículo na Rua Barão do Rio Branco, Centro de São Miguel Do Oeste. No local foi combatido o incêndio em um veículo Strada. De acordo com a proprietária do veículo, ela e o esposo estavam transitando com a picape quando perceberam fumaça vindo do motor. Prontamente eles saíram da via e deixaram o veículo em um terreno. Os ocupantes com apoio da comunidade tentaram apagar o fogo, mas sem sucesso. Os bombeiros chegaram e combateram as chamas, porém o veículo ficou destruído. Por não possuir seguro a proprietária optou por não registram o Boletim de Ocorrência. A PM prestou apoio controlando o trânsito.

A delegacia de Polícia de Anchieta cumpriu um Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça da Comarca em desfavor de um homem, suspeito de tentativa de homicídio. Os fatos teriam ocorrido na noite da última quinta-feira no centro de Anchieta, oportunidade que um homem foi atingido na cabeça, braços e tórax por golpes de facão. O suspeito de 40 anos foi preso em sua residência, no interior de Anchieta, não ofereceu resistência e foi encaminhado ao presídio de São José do Cedro. O Inquérito Policial deve ser concluído no prazo de até dez dias.

Um ciclista sofreu ferimentos entre batida contra carro nesta manhã em São José do Cedro. Esse fato foi registrado por volta das seis e 25 minutos na Rua Beno Nós, no Parque Industrial. Os bombeiros foram acionados para atender essa ocorrência, onde o ciclista relatou esse atropelamento. A vítima de 39 anos estava consciente e sinais vitais normais, apresentando possível fratura fechada no braço direito e na região de um dos joelho. Após o atendimento prévio pela equipe, o homem foi encaminhado para atendimento médico. Já o motorista do Gol de 41 anos, não apresentava ferimentos e recusou atendimento. A PM esteve no local para procedimentos corriqueiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.