ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 08/02/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O ciclone Batsirai cruzou Madagascar e deixou em seu rastro 21 mortos e devastação nas plantações de arroz do centro do país, o que pode agravar a situação humanitária. De acordo com o último balanço do Escritório de Gestão de Riscos e Desastres, além das 21 mortes, o ciclone obrigou 70 mil pessoas a deixarem suas casas. Ele tocou o solo de Madagascar na noite de sábado, com ventos de 165 quilômetros por hora, depois de passar pela ilha francesa Reunião. O Unicef teme que muitas vítimas sejam crianças, em um país onde elas representam mais de 50 por cento da população.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, avaliou nesta segunda-feira que algumas propostas de seu colega francês, EMMANUEL MACRON, para reduzir as tensões entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia podem permitir avanços. Ele também afirmou que fará "tudo o possível" para alcançar "compromissos". Os dois líderes conversaram por mais de cinco horas em Moscou e voltarão a dialogar após a reunião entre MACRON e o presidente ucraniano, VOLODOMIR ZELENSKI, prevista para esta terça-feira em Kiev. O presidente russo também voltou a acusar a Otan de ter se expandido nos últimos 30 anos a ponto de ameaçar a Rússia.

O chanceler alemão OLAF SCHOLZ disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, que a Rússia "pagará um preço alto" se atacar a Ucrânia. O líder do governo alemão está nos Estados Unidos para um encontro com o presidente americano JOE BIDEN para falar sobre a crise na Ucrânia nesta que é sua primeira visita oficial ao país. Em Kiev, a ministra de relações exteriores da Alemanha, ANNALENA BAERBOCK, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira e declarou que a Alemanha irá conceder apoio inequívoco aos ucranianos.

Um levantamento divulgado nesta terça-feira pela ONG Todos pela Educação aponta que 40 vírgula oito por cento das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021. É como se, em uma sala de aula com 25 crianças, 10 delas não houvessem sido alfabetizadas. Para chegar a essa conclusão, a ONG analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. O questionário foi respondido pelos responsáveis pelas crianças. O número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabia ler ou escrever saltou de um milhão 429 milhão em 2019, o equivalente a 25 por cento das crianças brasileiras nessa faixa etária, para dois milhões 367 mil em 2021. O aumento é de 65 por cento em comparação com os números de 2019.

Começam nesta terça-feira os pagamentos do abono salarial PISPasep, referentes ao ano-base 2020. Já nesta terça, os recursos serão liberados para os trabalhadores do setor privado que têm direito ao PIS nascidos em janeiro. Para os servidores públicos, que recebem o Pasep, os pagamentos terão início em 15 de fevereiro. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. O valor é de até um salário mínimo.

O presidente JAIR BOLSONARO rebateu as críticas que tem sofrido por ter feito mais gastos nos cartões corporativos do governo federal do que os ex-presidentes DILMA ROUSSEFF e MICHEL TEMER. Ele disse que usou mais dinheiro público do que os antecessores porque inaugurou mais obras ao redor do país. De acordo com ele, “não tem exagero”.Na semana passada, o Tribunal de Contas da União decidiu abrir um processo para investigar os gastos do presidente com cartões corporativos. A decisão de instaurar um inquérito foi tomada após denúncias de que o chefe do Executivo teria usado, desde 2019, aproximadamente 30 milhões de reais com os cartões.

Um a cada quatro catarinenses tomou a dose de reforço contra a Covid-19 até esta segunda-feira. Ao todo, Santa Catarina já aplicou um milhão 388 mil e 66 vacinas, o que representa 24 vírgula 90 por cento da população adulta estimada em cinco milhões 573 mil 220. Apesar disso, o número ainda está longe do considerado o ideal, segundo o Estado. A maior taxa de pessoas com a dose de reforço está entre a faixa etária de 70 a 79 anos. Até esta segunda-feira, 79 por cento da população de idosos com essa idade havia recebido a dose extra. Em contrapartida, o número de jovens que tomaram a dose de reforço continua baixo: entre aqueles com 18 e 19 anos apenas três vírgula 62 por cento receberam a dose extra.

Onze escolas da rede estadual de Santa Catarina foram desativadas neste ano. Antes do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação decidiu desativar as unidades, que ficam em sete cidades. A principal justificativa é a otimização da rede, por meio da transferência de escolas aos municípios. Segundo o Estado, a única instituição que deixa de existir é a Escola de Ensino Médio Norberto Lanser, de Blumenau. Nas outras 10 unidades desativadas em 2022, escolas municipais passarão a funcionar nos prédios desocupados pelas unidades estaduais. Os professores da rede estadual serão transferidos para outras unidades da rede. Nessas escolas, as prefeituras assumem a responsabilidade pelo ensino fundamental e o governo garante atenção ao ensino médio.

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina convocou para o dia 15 de fevereiro uma audiência pública para discutir a construção de um novo complexo turístico e de lazer na Serra do Rio Rastro. O encontro acontecerá na Escola de Educação Básica Adolfo José Martins na cidade de Bom Retiro. A audiência vai apresentar uma prévia do que virá no edital de concessão para a exploração comercial de uma área de cerca de 740 mil metros quadrados. O governo do Estado também informou que vai abrir, a partir da próxima sexta-feira, uma consulta pública para esclarecimento de dúvidas sobre a proposta. O futuro complexo turístico do mirante da Serra do Rio do Rastro terá bondinho, shopping e estação de esqui, além de estruturas de apoio, como estacionamento e áreas de alimentação com investimento estimado de 127 milhões de reais.

Sexta Efaislo deve gerar mais de 30 milhões em negócios. A expectativa para a Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste é grande e a contagem regressiva para o início do evento já começou. Segundo o presidente da Comissão Centra Organizadora da Feira– DENI BOITO, a abertura oficial será nesta quinta-feira, às 18 horas e 30 minutos com a abertura dos estandes. De quinta até domingo, a feira será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita em todos os dias. A sexta Efaislo é uma realização da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, a Acislo, com promoção do governo municipal e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).


GLOBO-REGIONAL-TERÇA-08.02.22-MÁRCIA

Programação da sexta Efaislo contempla o entretenimento, a troca de conhecimento e a geração de negócios. A Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, tem como objetivo abranger um público eclético, que procura diferentes possibilidades. Segundo BOITO, são esperados 30 milhões em negócios durante os quatro dias de feira. Além disso, o evento deverá gerar mais de mil empregos diretos. De acordo com o presidente, são mais de 100 expositores, divididos nas áreas internas e externas da feira, e quase dez shows nacionais e regionais. O presidente destaca ainda o Palco Talentos, onde será dada possibilidade para apresentações de artistas locais, e o auditório em parceria com o Sebrae, com palestras que abordam temas diferenciados.

Efaislo terá a portaria “Evento Seguro” do Governo do Estado de Santa Catarina. DENI BOITO, ressalta que para ter acesso à feira, será obrigatório uso de máscara e álcool em gel. O público com 18 anos ou mais precisará apresentar comprovante de vacinação completo contra a Covid-19, com no mínimo duas doses ou dose única e público de 12 a 17 anos pelo menos uma dose. A sexta Efaislo tem patrocínio da Unimed, Odontotop, BRDE e parceria com a Ampernet.


Confira a programação da sexta Efaislo. Abertura Oficial será na quinta-feira ás 18 horas e 30 minutos. Os estandes estarão abertos para visitação a partir das 19 horas até às 22 horas e 30 minutos. Os shows que abrem a sexta Efaislo são por conta DE PAULINHO MOCELIN e ISRAEL E RODOLFO. Na sexta os estandes abrem ás 14 até ás dez e meia da noite, e as atrações são com BAITACA e HUGO E GUILHERME. No sábado abertura é ás 14 até ás dez e meia da noite, o show fica por conta de PLANETA SOM e FELIPE ARAÚJO. E no domingo, abertura dos estandes será as 13 e vai até ás 19 horas. Fecha os shows da Sexta Efaislo OS 4 LATINOS, ROGÉRIO MAGRÃO e BANDA e AMADO BATISTA. Todos os dias a entrada na feira e shows é gratuita.

Ano letivo na Rede Municipal começa com avaliação de 2021. Conforme a professora ANA PAULA DO PRADO, a prefeita e o vice de Campo Erê fizeram uma retrospectiva de todo ano que passou, inclusive nos projetos que foram realizados. Agora, em 2022, diz ela, será dada continuidade a todo processo tanto para crianças quanto para aos professores. Acrescenta que é tempo de travessia e nela existem muitos desafios e barreiras que precisam ser superados para alcançar os objetivos. Professores voltam as salas de aula com bastante planejamento. ANA PAULA acrescenta que os profissionais da educação estão em formação continuada para ter mais qualidade no trabalho, porque 2022 chegou com muitos desafios.

Secretarias de Educação reúnem servidores para cursos de formação. Ontem, no Centro de Evento de Campo Erê participaram auxiliares de serviços gerais e os motoristas de Campo Erê e Saltinho. Já em Saltinho foi para professor do ensino fundamental dos dois municípios. Conforme a secretária ROZÂNGELA MOCELINI, base curricular, bulling e crimes que podem acontecer pela internet, bem como os cuidados que se deve tomar com o celular, foram os assuntos mais importantes. Amanhã começam as aulas na Rede Municipal de Campo Erê e na sexta-feira os alunos dos Centros de Educação Infantil vão receber os uniformes. Já foram entregues os uniformes das auxiliares de serviços gerais e motoristas. Três linhas do interior de Campo Erê terão que ser terceirizadas no transporte escolar.

Os estudantes precisam continuar se cuidando. A Secretária de Educação ROZÂNGELA MOCELINI pede aos pais para que fiquem orientando as crianças para o uso de máscara e álcool em gel, e sempre que podem devem manter distanciamento dos coleguinhas. As obras das escolas de Campo Erê não ficaram completamente concluídas. As reformas vão continuar e por isso algumas turmas terão que ser remanejadas. Existe um planejamento conjunto entre as secretarias com o objetivo de assegurar saúde dos motoristas, serventes, professores, estudantes diretores e até mesmo das famílias. ROSALVA BOLIGON, da saúde, diz que é importante, inclusive, que cada aluno leve máscara reserva para trocar no meio do período.

Vice-prefeito de Campo Erê viaja otimista para Florianópolis. ROQUE MELO está na capital para percorrer vários gabinetes em busca da concretização de alguns projetos. Ele deixou o cargo de Secretário da Cidade, mas ressalta que seu empenho continua como vice em favor do município. Essa semana ele quer expor todas as conquistas da pasta, enquanto esteve em seu comando. Admite que os encargos de vice são bem limitados e vai fazer muitas visitas a população. ROQUINHO está otimista para o novo ano, especialmente com o orçamento federal que abre agora em fevereiro.

Vice prefeito avalia que a vice presidência da Alesc nas mãos de MAURÍCIO ESCUDLARK será muito importante para nossa região. ROQUE MELO aproveita para comentar que semana passada foi dado início a construção de um barracão de 200 metros para gerar emprego e renda, nas imediações do CTG. Acredita que nos próximos dias deve haver novidades para mais dois barracões.

Educação de Campo Erê recebe altos investimentos. Conforme a prefeita do município – ROZANE MOREIRA, várias conquistas foram anunciadas para o setor. Explica que a administração conseguiu materiais escolares para serem distribuídos aos educandários, além de novos veículos, de grande importância para a volta às aulas. A chefe do executivo destaca que todas as escolas municipais de Campo Erê estão passando por reformas, e recebendo equipamentos que melhoram desempenho, qualidade, velocidade e trabalho dos servidores da educação. Dá o exemplo das cozinheiras que preparam o alimento das crianças e adolescentes, que ganharam novos uniformes.

Campo Erê foi um dos 42 entre os 295 municípios do estado contemplados com um novo ônibus grande. A prefeita ROZANE MOREIRA comemora a conquista, que aumentará a qualidade do transporte dos estudantes. Explica que o veículo de 52 lugares já vem adaptado para levar os alunos. Em Campo Erê somente três linhas ainda são terceirizadas, e o restante dos locais recebe transporte com veículos da prefeitura. ROZANE acrescenta que o município não precisa mais utilizar ônibus antigos que dão problema, isso por causa dos altos investimentos que a educação de Campo Erê tem recebido. MOREIRA ainda destaca o recebimento de uma van refrigerada, que faz os alimentos chegarem mais frescos na merenda escolar.

Jovens são pegos com maconha no centro de Saltinho. A dupla, de 19 e 21 anos, foi abordada dentro de um veículo, na avenida Alfredo Jacomo Scopel. Com os homens os policiais encontraram uma porção de maconha e mais sete cigarros, que somaram 22 gramas, além de outros objetos para embalar e preparar a droga para o consumo. A Polícia Militar lavrou um Termo Circunstanciado e os dois foram liberados.

Colisão entre motos deixa dois feridos. Por volta das 15 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Quilombo recebeu uma chamada para atender duas vítimas de acidente de transito. Os socorristas foram até a Av. Coronel Ernesto Bertasso, centro de Quilombo, onde encontraram os dois motociclistas, apresentando vários cortes nas pernas, mas com sinais vitais estáveis. Os bombeiros imobilizaram os homens conforme o protocolo, e os encaminharam para receber atendimento médico.

Homem é detido por importunar sexualmente uma menor de idade. O caso aconteceu ontem, dentro de um ônibus que fazia linha São Paulo a Barracão. A menor de idade informou aos policiais que embarcou em São Paulo com destino a casa da família em Barracão, e durante o percurso acabou dormindo e acordou com um homem na poltrona ao seu lado, passando a mão no seu corpo. Ela o repreendeu, mas o fato se repetiu durante o percurso. Por medo, ela só relatou o fato ao motorista quando o homem desembarcou em Francisco Beltrão. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o homem no interior da rodoviária municipal. Ele confirmou os fatos, e foi encaminhado para a 19ª Subdivisão de polícia para os procedimentos. O crime importunação sexual tem pena prevista de seis a dez anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.