ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 08 01 2024

-ATO NO CONGRESSO NACIONAL MARCA UM ANO DOS ATAQUES DE 8 DE JANEIRO

-PORTO DE SÃO FRANCISCO ATINGE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE CARGA DA HISTÓRIA EM 2023

-ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO SERÃO EM TEMPO INTEGRAL A PARTIR DESTE ANO

-POSSE DAS NOVAS CONSELHEIRAS TUTELARES SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

-MUNICÍPIO ESTUDA FORMAS PARA AUMENTAR SEGURANÇA NAS PRAÇAS DA CIDADE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE MATAR HOMEM COM TIRO NA CABEÇA

-HOMEM QUE MORREU AFOGADO NO RIO CAMBUIM SERÁ SEPULTADO HOJE NA LINHA FÁTIMA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

A Rússia lançou um ataque em larga escala contra a Ucrânia, nesta segunda-feira, de acordo com as autoridades ucranianas. Todas as regiões do país entraram sob alerta de risco para ataques aéreos, segundo as forças militares. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas. Um balanço oficial com o número total de vítimas ainda não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem. No entanto, as autoridades ucranianas afirmaram que residências, comércios e indústrias foram atingidos pelos bombardeios. Em Kiev, dezenas de pessoas correram para estações de metrô para se abrigarem, diante da ameaça. Já no sul do país, mais de 15 mil pessoas ficaram sem energia. Um shopping center e vários edifícios ficaram danificados.

O grupo Hezbollah, que atua no Líbano, atacou o território de Israel com foguetes neste sábado. Na terça-feira, SALEH AROURI, líder de outro grupo islâmico, o terrorista Hamas, foi morto na cidade de Beirute, no Líbano. Apesar de Israel não ter reivindicado o ataque, o Hamas e o Hezbollah atribuíram a morte às Forças Armadas de Israel. Na sexta-feira, um líder do Hezbollah afirmou que o grupo iria atacar Israel em retaliação contra a morte do dirigente do Hamas. Neste sábado, ao atacar o território israelense, o Hezbollah afirmou que essa é a primeira de uma série de disparos. De acordo com o grupo, foram 62 foguetes disparados contra o território de Israel. As Forças Armadas de Israel revidaram e atingiram uma vila a cerca de 40 quilômetros da fronteira entre os dois países.

A Coreia do Norte fez disparos de artilharia pelo terceiro dia consecutivo na região de fronteira marítima com a Coreia do Sul, neste domingo. As informações são da agência de notícias estatal sul-coreana, citando fontes militares. Alguns projéteis caíram a cerca de 7 quilômetros da linha que divide as águas dos dois países, segundo a imprensa sul-coreana. O número total de disparos não foi informado. Os militares da Coreia do Sul exigiram que a Coreia do Norte interrompa as atividades militares na fronteira e afirmaram que a provocação enfrentará uma "resposta esmagadora". Na sexta-feira, a Coreia do Norte fez 200 disparos de artilharia, fazendo com que a Coreia do Sul emitisse alertas de emergência para duas ilhas que ficam na região. Ao todo, 7 mil pessoas foram orientadas a buscar por abrigo.

Um ano depois dos ataques de 8 de janeiro de 2023, 65 pessoas continuam presas preventivamente sem terem sido julgadas pelo Supremo Tribunal Federal. Já outras oito estão presas já com condenação. Com isso, ao todo, 73 pessoas seguem presas. Desse total, 33 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República como executoras dos crimes praticados em 8 de janeiro – duas delas foram transferidas para um hospital psiquiátrico –, outras 25 são investigadas por financiar ou incitar os atos e sete são policiais militares suspeitos de omissão. Para rememorar os ataques, o presidente LULA convocou governadores, parlamentares e demais autoridades para participarem de solenidade no Congresso Nacional, a partir das três horas da tarde. O Palácio do Planalto quer dar um caráter institucional ao ato que marcará um ano dos ataques.

A Controladoria-Geral da União encontrou cerca de 10 bilhões de reais em fraudes no programa Farmácia Popular entre 2015 e 2020. Foram entregues sete bilhões 430 milhões de reais em medicamentos para pacientes falecidos e dois bilhões e meio em remédios sem nota fiscal, que certificam a compra pelo estabelecimento credenciado. O programa Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para diabetes, asma e hipertensão. Também subsidia remédios para doenças como dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. O programa funciona em parceira com farmácias e drogarias da rede privada. Segundo o documento, as situações pontuadas apontam um desperdício de recursos públicos atrelados a um aumento significativo no valor repassado pelo Ministério da Saúde às farmácias particulares credenciadas.

O Ministério dos Direitos Humanos recebeu 430 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2023. Os registros são do Disque 100, serviço anônimo de queixas mantido pela pasta. Os números representam um aumento de 45 por cento em comparação com o total registrado entre janeiro e dezembro de 2022 que teve 295 mil queixas. Além do crescimento das denúncias, o Disque 100 também registrou alta de violações. De acordo com o ministério, foram dois milhões e 800 mil somente no último ano. Em 2022, havia sido contabilizado um milhão e 500 mil. A discrepância entre o total de denúncias e de violações existe porque uma mesma denúncia pode ter mais de um tipo de violação. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, as principais vítimas das violações registradas são crianças e adolescentes com mais de 53 por cento do total.

Os catarinenses que fizeram a declaração do Imposto de Renda ganham, em média, nove mil 741 mensais. É o que aponta um estudo feito pelo Ministério da Fazenda divulgado em 29 de dezembro com dados do Imposto de Renda de 2021 e 2022. O valor, no entanto, ainda é abaixo do índice nacional. Conforme o levantamento, a renda média anual dos declarantes de Santa Catarina em 2022 foi de 116 mil e 900. Apesar disso, o Estado é apenas o oitavo com o maior valor médio no país. Por outro lado, Santa Catarina é o Estado que concentra o maior número de declarantes entre a População Economicamente Ativa. Segundo o estudo, 47 vírgula dois por cento das pessoas que fazem parte deste grupo entregaram o Imposto de Renda.

Santa Catarina atingiu o menor número de roubos e furtos de veículos nos últimos quatro anos em 2023. Separadamente, a queda chegou a 19 vírgula 63 por cento em relação aos roubos e oito vírgula seis por cento se comparado o número de furtos. Os dados são da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e mostram a diminuição dos dois crimes que variam de 1 a 10 anos de prisão. Em 2020, a soma dos furtos e roubos chegou a nove mil 181. Em relação a 2022, foram registrados oito mil 258 furtos no estado. O número foi reduzido para sete mil 548 no ano passado. Quando o assunto é roubo de veículos, a redução foi maior: foram mil 391 roubos em 2022 e mil 118 em 2023.

Com aumento de 34 por cento com relação a 2022, a movimentação de mercadorias do Porto de São Francisco do Sul chegou a 16 milhões e 900 mil toneladas em 2023.

O resultado representa o recorde histórico na movimentação anual do terminal portuário do Norte catarinense, superando os 13 milhões e 600 mil toneladas de 2021, o melhor rendimento até agora. O balanço final de 2023 foi possível a partir da divulgação, pela autoridade portuária, esta semana, da movimentação do mês de dezembro, que alcançou um milhão e 600 mil toneladas, o segundo melhor mês do ano, ficando atrás de agosto que teve um milhão e 800 mil. O resultado de dezembro significou um aumento de 71 por cento, quando comparado com o mesmo mês de 2022. Assim, a movimentação de 2023 superou em 34 por cento o ano de 2022.

A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou, na última semana, uma aplicação de inseticida de ultra baixo volume contra o mosquito Aedes Aegypti em algumas ruas da cidade. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos importados de dengue. Conforme o enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde, PAULO MASSING, os pacientes diagnosticados com a doença viajaram para uma cidade no Rio Grande do Sul, onde há casos confirmados de dengue. Ele destacou que apesar dos casos serem importados, os pacientes infectados estão em casa e com isso, podem ser picados pelo mosquito Aedes Aegypti, iniciando um ciclo de transmissão da doença para outras pessoas em Iporã do Oeste.

A aplicação de inseticida em Iporã do Oeste visa prevenir o ressurgimento da doença no município. Em 2022, Iporã do Oeste enfrentou uma epidemia de dengue com mais de mil casos confirmados e ainda é considerado infestado pelo Aedes Aegypti. Na última semana, o inseticida foi aplicado nas ruas próximas do local onde residem os pacientes, nas imediações da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial. Além da dengue, também existe preocupação com a Chikungunya e por isso, a aplicação de inseticida é importante quando algum caso das doenças é confirmado. Iporã foi uma das primeiras cidades da região a confirmar casos de dengue neste ano no extremo-oeste.

O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste lançou nesta semana, a campanha para contratação de colaboradores, Com o mote “Venha trabalhar na construção civil”. De acordo com o presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, a intenção é fazer com que o setor consiga ampliar os índices de contratação das empresas que hoje sofrem com baixa procura. Ele disse que existem centenas de vagas na região e incalculáveis oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O setor, segundo CLEONOR, ainda enfrenta o tabu de décadas passadas, onde o trabalho braçal imperava nos canteiros de obras. Ele disse que esse cenário ficou para trás e a maioria do trabalho tem auxílio de equipamentos modernos. Ele ressaltou que, além disso, a remuneração melhorou e há inúmeras oportunidades de crescer dentro de uma construtora.

A posse das novas conselheiras tutelares da criança e do adolescente de São Miguel do Oeste está marcada para esta semana. O ato que marca o início do mandato de quatro ano está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10, as nove horas da manhã no salão nobre da prefeitura. As cinco novas conselheiras são VERA GIOVENARDI, NOELI SCANDOLARA, EVANICE WRONSKI, GENI DE OLIVEIRA e EMÍLIA SANGALI. O Conselho Tutelar é órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em Lei. O conselho atende crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

As novas conselheiras tutelares da criança e do adolescente de São Miguel do Oeste foram eleitas pela população em votação direta realizada no primeiro domingo de outubro de 2023. Cerca de dois mil eleitores participaram da escolha. Ao todo foram 12 candidatos, que ao longo de mais de dois meses realizaram suas campanhas, e seguiram basicamente, as mesmas regras de uma eleição para prefeito ou vereador. A eleição foi organizada pelo CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O mandato das conselheiras que vão tomar nesta semana vai até o final de 2027.

O Peperi Rádio Repórter de sábado recebeu o secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS. Ele falou sobre a preocupação do poder público municipal com os casos de vandalismo e perturbação do sossego nas praças da cidade no mês de Dezembro. DIAS comentou que o final do ano foi marcado por uma movimentação muito grande de pessoas, inclusive de pessoas má intencionadas. O secretário disse que o município registrou alguns casos de destruição da decoração natalina e estragos nas praças, especialmente nos banheiros. DIAS comentou que esse é um problema que aumentou no final do ano depois de um período com menos registros. Ele disse que os casos são isolados e que não estavam acontecendo com frequencia.

Os casos de vandalismo nos banheiros das praças públicas na reta final de 2023 acenderam um sinal de alerta. O comentário é do secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS. Ele disse que o município abriu uma conversa com a Polícia Militar para ampliar a fiscalização nas praças públicas. Além disso, o município vai instalar banheiros públicos em outras praças, como os espaços do bairro Agostini e e do bairro Santa Rita. DIAS comentou que o município está estudando a possibilidade de contratar zeladores ou vigilantes para fazer o monitorando dos espaços públicos, como praças e escolas. Ele disse que é preciso pensar em ações para garantir a segurança e evitar crimes nos espaços do município.

A criação de uma guarda municipal está na pauta da administração de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS. Ele disse sábado, no Peperi Rádio Repórter que o governo está analisando a possibilidade de criar uma estrutura com orçamento para fazer a guarda dos espaços públicos e cuidar do transito no município. DIAS citou que o tema está em análise inicial e que a criação da guarda municipal é uma possibilidade.

As duas escolas do campo terão ensino em tempo integral neste ano em São Miguel do Oeste. A garantia é da secretária de Educação, SISSE VELOSO. De acordo com ela, a unidade de ensino Padre José de Anchieta da Linha Dois Irmãos e a escola Waldemar Antonio Von Dentz da Linha Canela Gaucha terão atividades em dois turnos. Além das aulas do currículo básico, os estudantes terão atividades e projetos no contraturno a partir do dia sete de fevereiro. SISSE explicou que o município aderiu ao programa nacional para a oferta do ensino em tempo integral. Ela disse que o município contratou técnicos e monitores para as atividades complementares. A secretária ressaltou que a escola em tempo integral é uma tendencia que deve chegar também as outras unidades de ensino no futuro.

As escolas de São Miguel do Oeste ainda não tem eleição direta para diretor de escola, mas o planejamento dos gestores será apreciado pela comunidade escolar até o final do primeiro semestre. A secretária de Educação, SISSE VELOSO disse que os diretores escolhidos pelo governo municipal elaboraram um plano de gestão que foi apreciado e aprovado pela secretaria. Ela explicou que neste ano, esses planejamentos serão submetidos a apreciação de pais e professores. Se o plano não for aprovado, os diretores podem ser substituídos. SISSE disse que o município está caminhando para uma gestão democrática ampla nas escolas.

As aulas da rede municipal de ensino em São Miguel do Oeste vão começar no dia sete de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOSO, as questões estão bem encaminhadas para o ano letivo de 2024, como por exemplo, a licitação para o transporte escolar e a contratação dos professores em caráter temporário. Apesar da dificuldade em algumas disciplinas, SISSE disse que todas as vagas devem ser preenchidas. Os professores retornam ao trabalho no dia primeiro de fevereiro com uma palestra no centro cultural da Unoesc. O tema será a questão étnico-racial nas escolas. Além disso, os professores e demais servidores da educação ainda vão passar por um momento de formação continuada antes da abertura do ano letivo.

O número de alunos na rede municipal de ensino para 2024 deve se manter na casa das cinco mil matrículas. A projeção é da secretária de Educação, SISSE VELOSO. De acordo com ela, o ano de 2023 terminou com cinco mil estudantes e quatro mil e 200 já estão matriculados para este ano. Ela disse que esse número deve aumentar no novo período de matriculas que será aberto pelo município. SISSE disse que as transferências e a novas matrículas podem ser feitas entre os dias 22 e 31 diretamente nas unidades escolares. Ela destacou que algumas escolas não tem mais vagas, mas a rede municipal tem condições de receber novos alunos para o ano letivo de 2024.

Um homem, de 39 anos, com uma sentença penal condenatória pelo crime de roubo, ocorrido em Pontal, no Paraná, foi preso pela Polícia Militar, em Iporã do Oeste. A prisão ocorreu por volta das seis horas deste sábado, no centro da cidade. Segundo a PM, o homem estava residindo há cerca de dois anos em Iporã do Oeste e a prisão ocorreu após troca de informações entre as Polícias Civis do Paraná e Santa Catarina. O mandado de prisão cumprido no sábado havia sido expedido em novembro de 2023 e chegou ao conhecimento da Polícia Militar de Iporã do Oeste na semana passada. Há duas semanas, a Polícia Militar havia cumprido outro mandado de prisão, também no centro da cidade, expedido pela Comarca de Santa Cruz do Sul, em desfavor de um homem, pelo crime de homicídio qualificado, ocorrido em Encruzilhada do Sul.

A Polícia Militar de Palma Sola registrou uma ocorrência de tentativa de feminicídio neste final de semana. O crime aconteceu por volta da uma hora da madrugada de sábado. A vítima relatou à Polícia Militar que estava em casa com os seus filhos e algumas visitas, quando o ex-companheiro chegou à porta e começou a gritar o nome dela. A mulher foi até a janela para conversar com o homem. Quando ela se aproximou da janela, viu o ex-companheiro encostar um cano prateado no vidro. A mulher se abaixou e homem efetuou um disparo contra a ela. Em seguida ele fugiu do local. A mulher sofreu ferimentos provocados pelos estilhaços do vidro. Ela foi encaminhada para o hospital por familiares. A PM fez buscas, mas não localizou o suspeito.

Morreu neste domingo a segunda vítima de um incêndio que aconteceu no mês de dezembro no interior de Campo Ere. VALDIR RODRIGUES, de 36 anos, estava internado no Hospital Policlínica de Pato Branco. Ele morreu por volta das oito horas da noite de ontem. VALDIR sofreu queimaduras graves em um incêndio no dia 21 de dezembro de 2023, na Linha Faxinal, em Campo Erê. No dia do acidente, o irmão dele morreu carbonizado. VALDIR teve cerca de 50 por cento do corpo queimado, com algumas queimaduras de segundo grau. Ele foi conduzido ao Hospital Santo Antônio em Campo Erê, e devido a gravidade transferido para o hospital de Pato Branco. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo depois de ficar duas semanas internado.

Um acidente no começo da madrugada deste domingo, na BR 163, em Dionísio Cerqueira, resultou na morte de um homem. Por volta das cinco e 50, o condutor de um Uno perdeu o controle da direção e capotou no trecho urbano da rodovia federal. Uma pessoa ficou ferida e o outro ocupante do carro morreu. A vítima fatal foi identificada como ANTÔNIO HENRIQUE HAGGE. Ao chegar no local do acidente, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros encontrou uma das vítimas fora do veículo, consciente e orientada. Ela foi atendida pela equipe do Samu e levado para o Hospital da cidade. O outro ocupante do carro estava encarcerado entre a coluna e o motor do veículo. O para-brisa foi ejetado e a vítima ficou embaixo do veículo. Ele foi retirado e encaminhado pelos bombeiros para o Hospital de Dionísio Cerqueira. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois de dar entrada no hospital.

Um homem foi morto com um tiro na cabeça na madrugada deste domingo em Campo Erê. ELIZEU GONÇALVES, de 27 anos, foi morto na Rua Minas Gerais, Bairro Mello. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro ao homem que estava caído na rua. Ele foi levado para Hospital Santo Antônio e o médico plantonista constatou o óbito. A Polícia Militar de Campo Erê foi acionada e solicitou apoio da PM de Palma Sola. O suspeito foi localizado logo depois do crime, no começo da manhã de ontem. O homem, de 50 anos, confessou o crime e alegou legítima defesa. A arma do crime também foi localizada. O suspeito foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Um homem morreu afogado no final da tarde deste domingo no interior de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das cinco horas da tarde no rio Cambuim. O local do afogamento é conhecido como Poço do Alba e fica na comunidade da Linha Pérola. O corpo do homem, identificado como RENATO BORNAGUI, de 37 anos, foi encontrado pelos bombeiros cerca de duas horas depois do afogamento, por volta das sete horas da noite. Inicialmente, a equipe de resgate fez as buscas para localizar o corpo. Em seguida, outros dois mergulhadores foram até o local com os equipamentos específicos para a busca em água. O Corpo da vítima foi encontrado por volta das sete horas da noite.

De acordo com o relato de familiares e amigos, o homem que morreu afogado na tarde de ontem passou a tarde com amigos no rio Cambuim. Por volta das cinco horas, eles começaram a recolher os objetos pessoais para retornar para casa quando decidiram voltar para a água para mais um mergulho. O local tem uma cascata e um poço que costuma ser frequentando pelas pessoas no verão. Segundo um dos amigos, RENATO BORNAGUI nadou até o ponto onde fica a cascata. Depois de alguns instantes, ele retornou até a metade do poço e submergiu. Os amigos e outras pessoas que estavam no local ainda nadaram até onde ele estava, mas não conseguiram salvá-lo. O velório de RENATO está ocorrendo na Linha Fátima com sepultamento previsto para as quatro da tarde no cemitério da comunidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.