ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-01-2024 Segunda-Feira

-ATO NO CONGRESSO NACIONAL MARCA UM ANO DOS ATAQUES DE 8 DE JANEIRO

-PORTO DE SÃO FRANCISCO ATINGE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE CARGA DA HISTÓRIA EM 2023

-CORPO DE BOMBEIROS ALERTA SOBRE VENCIMENTO DE ALVARÁS NO INÍCIO DO ANO

-EMPRESA RETOMA HOJE AS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NO ASFALTO DA FRONTEIRA

-PADRE DE SÃO JOÃO DO OESTE COMPLETA 38 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

-EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA INVESTE EM NOVOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

-APICULTOR REGISTRA MORTE DE ABELHAS E SUSPEITA DE ENVENENAMENTO

-HOMEM CONDENADO POR ROUBO NO PARANÁ É PRESO NO CENTRO DA CIDADE


O tempo apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima hoje pode chegar a 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 29 graus. Umidade relativa do ar 64 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


A Rússia lançou um ataque em larga escala contra a Ucrânia, nesta segunda-feira, de acordo com as autoridades ucranianas. Todas as regiões do país entraram sob alerta de risco para ataques aéreos, segundo as forças militares. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas. Um balanço oficial com o número total de vítimas ainda não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem. No entanto, as autoridades ucranianas afirmaram que residências, comércios e indústrias foram atingidos pelos bombardeios. Em Kiev, dezenas de pessoas correram para estações de metrô para se abrigarem, diante da ameaça. Já no sul do país, mais de 15 mil pessoas ficaram sem energia. Um shopping center e vários edifícios ficaram danificados.

O grupo Hezbollah, que atua no Líbano, atacou o território de Israel com foguetes neste sábado. Na terça-feira, SALEH AROURI, líder de outro grupo islâmico, o terrorista Hamas, foi morto na cidade de Beirute, no Líbano. Apesar de Israel não ter reivindicado o ataque, o Hamas e o Hezbollah atribuíram a morte às Forças Armadas de Israel. Na sexta-feira, um líder do Hezbollah afirmou que o grupo iria atacar Israel em retaliação contra a morte do dirigente do Hamas. Neste sábado, ao atacar o território israelense, o Hezbollah afirmou que essa é a primeira de uma série de disparos. De acordo com o grupo, foram 62 foguetes disparados contra o território de Israel. As Forças Armadas de Israel revidaram e atingiram uma vila a cerca de 40 quilômetros da fronteira entre os dois países.

A Coreia do Norte fez disparos de artilharia pelo terceiro dia consecutivo na região de fronteira marítima com a Coreia do Sul, neste domingo. As informações são da agência de notícias estatal sul-coreana, citando fontes militares. Alguns projéteis caíram a cerca de 7 quilômetros da linha que divide as águas dos dois países, segundo a imprensa sul-coreana. O número total de disparos não foi informado. Os militares da Coreia do Sul exigiram que a Coreia do Norte interrompa as atividades militares na fronteira e afirmaram que a provocação enfrentará uma "resposta esmagadora". Na sexta-feira, a Coreia do Norte fez 200 disparos de artilharia, fazendo com que a Coreia do Sul emitisse alertas de emergência para duas ilhas que ficam na região. Ao todo, 7 mil pessoas foram orientadas a buscar por abrigo.

Um ano depois dos ataques de 8 de janeiro de 2023, 65 pessoas continuam presas preventivamente sem terem sido julgadas pelo Supremo Tribunal Federal. Já outras oito estão presas já com condenação. Com isso, ao todo, 73 pessoas seguem presas. Desse total, 33 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República como executoras dos crimes praticados em 8 de janeiro – duas delas foram transferidas para um hospital psiquiátrico –, outras 25 são investigadas por financiar ou incitar os atos e sete são policiais militares suspeitos de omissão. Para rememorar os ataques, o presidente LULA convocou governadores, parlamentares e demais autoridades para participarem de solenidade no Congresso Nacional, a partir das três horas da tarde. O Palácio do Planalto quer dar um caráter institucional ao ato que marcará um ano dos ataques.

A Controladoria-Geral da União encontrou cerca de 10 bilhões de reais em fraudes no programa Farmácia Popular entre 2015 e 2020. Foram entregues sete bilhões 430 milhões de reais em medicamentos para pacientes falecidos e dois bilhões e meio em remédios sem nota fiscal, que certificam a compra pelo estabelecimento credenciado. O programa Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para diabetes, asma e hipertensão. Também subsidia remédios para doenças como dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. O programa funciona em parceira com farmácias e drogarias da rede privada. Segundo o documento, as situações pontuadas apontam um desperdício de recursos públicos atrelados a um aumento significativo no valor repassado pelo Ministério da Saúde às farmácias particulares credenciadas.

O Ministério dos Direitos Humanos recebeu 430 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2023. Os registros são do Disque 100, serviço anônimo de queixas mantido pela pasta. Os números representam um aumento de 45 por cento em comparação com o total registrado entre janeiro e dezembro de 2022 que teve 295 mil queixas. Além do crescimento das denúncias, o Disque 100 também registrou alta de violações. De acordo com o ministério, foram dois milhões e 800 mil somente no último ano. Em 2022, havia sido contabilizado um milhão e 500 mil. A discrepância entre o total de denúncias e de violações existe porque uma mesma denúncia pode ter mais de um tipo de violação. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, as principais vítimas das violações registradas são crianças e adolescentes com mais de 53 por cento do total.

Os catarinenses que fizeram a declaração do Imposto de Renda ganham, em média, nove mil 741 mensais. É o que aponta um estudo feito pelo Ministério da Fazenda divulgado em 29 de dezembro com dados do Imposto de Renda de 2021 e 2022. O valor, no entanto, ainda é abaixo do índice nacional. Conforme o levantamento, a renda média anual dos declarantes de Santa Catarina em 2022 foi de 116 mil e 900. Apesar disso, o Estado é apenas o oitavo com o maior valor médio no país. Por outro lado, Santa Catarina é o Estado que concentra o maior número de declarantes entre a População Economicamente Ativa. Segundo o estudo, 47 vírgula dois por cento das pessoas que fazem parte deste grupo entregaram o Imposto de Renda.

Santa Catarina atingiu o menor número de roubos e furtos de veículos nos últimos quatro anos em 2023. Separadamente, a queda chegou a 19 vírgula 63 por cento em relação aos roubos e oito vírgula seis por cento se comparado o número de furtos. Os dados são da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e mostram a diminuição dos dois crimes que variam de 1 a 10 anos de prisão. Em 2020, a soma dos furtos e roubos chegou a nove mil 181. Em relação a 2022, foram registrados oito mil 258 furtos no estado. O número foi reduzido para sete mil 548 no ano passado. Quando o assunto é roubo de veículos, a redução foi maior: foram mil 391 roubos em 2022 e mil 118 em 2023.

Com aumento de 34 por cento com relação a 2022, a movimentação de mercadorias do Porto de São Francisco do Sul chegou a 16 milhões e 900 mil toneladas em 2023. O resultado representa o recorde histórico na movimentação anual do terminal portuário do Norte catarinense, superando os 13 milhões e 600 mil toneladas de 2021, o melhor rendimento até agora. O balanço final de 2023 foi possível a partir da divulgação, pela autoridade portuária, esta semana, da movimentação do mês de dezembro, que alcançou um milhão e 600 mil toneladas, o segundo melhor mês do ano, ficando atrás de agosto que teve um milhão e 800 mil. O resultado de dezembro significou um aumento de 71 por cento, quando comparado com o mesmo mês de 2022. Assim, a movimentação de 2023 superou em 34 por cento o ano de 2022.

A nova diretoria da Facisc para a gestão 2024-2026 começou o mandato na última semana. O novo presidente é o empresário de Palmitos, ELSO OTTO. De acordo com o presidente, o trabalho será reforçado ao que já vinha sendo realizado pela diretoria anterior, especialmente os programas Empreender e Cartilha Voz Única. O primeiro estimula a formação de núcleos para a qualificação dos empresários em todo o estado. O segundo é o conjunto de reivindicações formuladas pela classe produtiva e entregue para deputados e para o governador, JORGINHO MELLO. A Facisc conta hoje com 149 associações empresariais e 40 mil empresas no estado. As principais bandeiras da nova diretoria são a luta contra a alta carga tributária, a justa divisão dos tributos e a melhoria da infraestrutura.

A Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina também vai intensificar o trabalho na defesa de pautas ligadas ao desenvolvimento do estado. ELSO OTTO citou que uma das pautas é a necessidade da construção da ponte sobre o Rio Uruguai, que liga Itapiranga e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul. Outra pauta da Facisc é a nova Ferroeste, onde as associações empresariais capitaneadas pela Facisc, se uniram a outras entidades e conseguiram levantam os recursos para viabilizar o estudo de viabilidade da ferrovia.

A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou, em dezembro, um ano de funcionamento. De acordo com o coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER, a nova casa tem condições para atender 37 pessoas simultaneamente. Nesse primeiro ano de funcionamento, o local não teve lotação máxima em nenhum momento. Ele disse que em 2022, 228 pessoas se hospedaram na antiga Casa de Apoio com 767 diárias. Em 2023, cerca de 300 pessoas passaram pelo espaço com o uso de 950 diárias. DITBERNER ressaltou que a Casa de Apoio se mantém pelas doações das pessoas e das entidades parceiras do projeto, como o Rotary, Ameosc e Acismo.

O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, sancionou, neste começo de ano, a lei que valoriza a educação e qualificação dos servidores públicos. A lei complementar concede adicional de escolaridade. A nova legislação estabelece critérios claros para a concessão do adicional de escolaridade para servidores efetivos, que varia de 10 a 35 por cento, de acordo com o nível de escolaridade exigido para o cargo de ingresso no serviço público efetivo e o último nível de escolaridade que o servidor possui. Para concessão do adicional, os cursos devem ser devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação. O prefeito, SADI BONAMIGO, enfatizou a importância da medida e disse que a lei reflete o compromisso com a valorização dos servidores e com a promoção da educação no município de Descanso.

Empresa retoma hoje as obras de pavimentação entre Tunápolis e Itapiranga. A informação é do prefeito de Tunápolis, MARINO FREY. Segundo ele, a Empresa Gaia retoma os trabalhos nesta segunda feira. A previsão é que em dois meses seja interligado o trecho saída da cidade de Tunápolis até a localidade de Pitangueira, numa extensão de três quilômetros. Ele lembrou que no último trimestre de 2023, o trabalho foi prejudicado pelas condições climáticas. No trecho, já foi feito todo nivelamento, faltando a base para receber a camada asfáltica. A partir dali, será necessário comprovar a aplicação de duas parcelas de três milhões e meio cada. No trecho de Tunápolis a Itapiranga, serão mais 10 quilômetros e meio para pavimentação. Uma nova liberação de recursos para a obra será solicitada. FREY espera que até o final deste ano, a ligação asfáltica entre os dois municípios esteja concluída.

No lado de Itapiranga, inicialmente será feita a ligação de Linha Becker até Santo Antônio e posteriormente, da localidade de Linha Conceição até a divisa com Tunápolis. O que agiliza os trabalhos são os centros comunitários já concluídos. O asfalto da Fronteira teve os primeiros 12 quilômetros pavimentados, da saída da cidade de Itapiranga até a localidade de Linha Becker, no berço nacional da Oktoberfest, há mais de 20 anos.

O Padre de São João do Oeste, HUGO MENTGES, completou na última semana, 38 anos de ordenação. Em cinco de janeiro de 1986, foi realizada a primeira missa solene em Santo Antônio, no interior de Cerro Largo, Rio Grande do Sul. O padre possui 73 anos de idade e mantém a horta da paróquia, além de cuidar do ajardinamento da Igreja. HUGO MENTGES é natural de Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Ele destacou sua atuação na agricultura até os 25 anos de idade. Somente depois, iniciou os estudos para vida sacerdotal. Lembrou que era o primeiro jovem de sua localidade a frequentar curso técnico em agropecuária. Quando tinha novidades, aos domingos, após as celebrações, compartilhava os conhecimentos para evitar erosões nas lavouras e outras técnicas para o aumento da produtividade.

Mesmo durante sua formação ao sacerdócio, sempre que era possível, o padre lembrou que trabalhava no meio rural. Hoje, aos 73 anos de idade, sendo sete em São João do Oeste, HUGO MENTGES mantém uma horta e cuida das flores no entorno da Igreja Matriz. O sacerdote frisou que é importante as pessoas, além do trabalho rotineiro, se ocuparem de forma saudável. Outro fato que ele mencionou são as visitas de turistas que se hospedam na cidade, para conhecer a Igreja Matriz de São João do Oeste, construída totalmente em madeira há 75 anos, sendo a maior da América Latina.

A Secretaria de Educação de Santa Helena está executando diversas ações para iniciar o ano letivo de 2024 com ainda mais qualidade no ensino ofertado. O novo secretário da pasta, ROGÉRIO MICKNA, destacou que está sendo feita uma grande melhoria nos equipamentos de informática e na estrutura da escola municipal. Outra ação apontada por ele é a recente instituição da gestão democrática, com votação direta dos funcionários das escolas e familiares dos alunos para definição da direção escolar. MICKNA salientou que todas as ações realizadas até agora são uma continuidade dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos no ano passado.

ROGÉRIO MICKNA frisou que neste início de ano serão recebidos novos equipamentos de informática para melhoria total dos laboratórios em todas as escolas de Santa Helena. O novo secretário de Educação do município lembrou que o retorno dos alunos às aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro e por isso, a pasta está trabalhando na convocação dos professores aprovados em concurso público, além de uma nova orientadora, que vai auxiliar no processo educacional na rede municipal de ensino de Santa Helena.

O mês de janeiro é o período em que são feitas as renovações dos alvarás de vistoria do Corpo de Bombeiros. Conforme o comandante interino do quartel de Iporã do Oeste, sargento BERTILO BOURSCHEIDT, o documento geralmente possui vencimento em janeiro, junto com os demais alvarás, como o da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária. No entanto, ele observou que o vencimento pode ocorrer em qualquer mês do ano, dependendo da data base em que o primeiro alvará foi emitido. A renovação ocorre mediante vistoria de funcionamento, com custo de 50 centavos por metro quadrado ocupado pela empresa. Já a vistoria de habite-se ou análise de projeto possui custo de 86 centavos por metro quadrado. BOURSCHEIDT salientou que a solicitação de renovação é feita exclusivamente por meio do sistema E-SCI do Corpo de Bombeiros, que automaticamente gera as taxas para pagamento dos custos relacionados.

A vistoria não será feita necessariamente logo após o pedido de renovação, já que ela pode ser feita a qualquer momento, dentro do período de validade do alvará. Conforme BERTILO BOURSCHEIDT, caso seja identificada a falta de algum sistema obrigatório durante a vistoria in loco, o alvará poderá ser caçado. Em relação às ocorrências na primeira semana do ano, o comandante interino destacou que não houve registro de situações mais graves, apenas atendimentos pré-hospitalares. BERTILO BOURSCHEIDT está respondendo pelo quartel dos Bombeiros de Iporã do Oeste desde o dia 01 de janeiro, devido ao período de licença especial do comandante titular, sargento OLDAIR SCHMITZ, até o dia 30 de janeiro.

Um homem morreu baleado em Campo Erê no início da madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da meia noite e 15 minutos para atender a ocorrência no Bairro Mello, onde segundo informações, a vítima estava com ferimento na região do tórax e inconsciente. Ao chegar no local, a guarnição constatou um homem, de 27 anos, deitado na rua, inconsciente e sem respiração. Após avaliação, foi identificada uma perfuração sobre a sobrancelha direita, não sendo observada perfuração de saída, já que o projétil ficou alojado. A guarnição realizou os procedimentos pré-hospitalares e o homem foi conduzido ao Hospital, onde o médico plantonista atestou a morte. Os policiais militares buscaram por testemunhas e informações dos fatos. O possível autor do homicídio, um homem de aproximadamente 50 anos, confessou a agressão em auto defesa. Ele foi preso e a arma do crime foi encontrada na residência dele.

Um acidente no fim da madrugada deste domingo, na BR 163, em Dionísio Cerqueira, resultou na morte de um homem. Por volta das cinco horas e 50 minutos, o condutor de um Uno perdeu o controle da direção e capotou no trecho urbano da rodovia federal. Uma pessoa ficou ferida e o outro ocupante do carro morreu. A vítima fatal foi identificada como ANTÔNIO HENRIQUE HAGGE. Ao chegar no local do acidente, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros encontrou uma das vítimas fora do veículo, consciente e orientada. Ela foi atendida pela equipe do Samu e levada para o Hospital da cidade. O outro ocupante do carro estava encarcerado entre a coluna e o motor do veículo. O para-brisa foi ejetado e a vítima ficou embaixo do carro. Ele foi retirado e encaminhado pelos bombeiros para o Hospital de Dionísio Cerqueira. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois de dar entrada no hospital.

Um homem morreu afogado no fim da tarde deste domingo, no interior de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das 17h no rio Cambuim. O local do afogamento é conhecido como Poço do Alba e fica na comunidade da Linha Pérola. O corpo do homem, identificado como RENATO BORNAGUI, foi encontrado pelos bombeiros cerca de duas horas depois do afogamento, por volta das 19h. De acordo com o relato de familiares, o homem passou a tarde com os amigos no rio Cambuim. Por volta das 17h, eles começaram a recolher os objetos pessoais para retornar para casa e decidiram voltar para a água. O local tem uma cascata e um poço que costuma ser frequentado pelas pessoas no verão. Segundo um dos amigos, RENATO estava do outro lado da margem. Ele nadou até a metade do poço e submergiu. Os amigos e outras pessoas ainda nadaram até onde ele estava, mas não conseguiram salvá-lo.

Um homem, de 39 anos, com uma sentença penal condenatória pelo crime de roubo, ocorrido em Pontal, no Paraná, foi preso pela Polícia Militar, em Iporã do Oeste. A prisão ocorreu por volta das 06h deste sábado, 06, no centro da cidade. Segundo a PM, o homem estava residindo há cerca de dois anos em Iporã do Oeste e a prisão ocorreu após troca de informações entre as Polícias Civis do Paraná e Santa Catarina. O mandado de prisão cumprido no sábado havia sido expedido em novembro de 2023 e chegou ao conhecimento da Polícia Militar de Iporã do Oeste na semana passada. Há duas semanas, a Polícia Militar havia cumprido outro mandado de prisão, também no centro da cidade, expedido pela Comarca de Santa Cruz do Sul, em desfavor de um homem, pelo crime de homicídio qualificado, ocorrido na cidade de Encruzilhada do Sul-RS.

Um apicultor de Iporã do Oeste registrou um Boletim de Ocorrência na manhã deste sábado, após se deparar com a morte de pelo menos oito enxames de abelhas em seu apiário, localizado em uma área de mata, no fim de uma rua da cidade. Ele relatou que percebeu a morte das abelhas da espécie Appis Meliffera (africanizada) durante uma vistoria no fim da tarde de sexta-feira e que deixou o local intacto. Na manhã de sábado, quando voltou ao apiário, encontrou um pó branco nas bordas das caixas, o que levantou a suspeita de envenenamento. Em seguida, o apicultor acionou a Polícia Militar para registrar o caso e realizar o levantamento fotográfico. O Boletim de Ocorrência foi encaminhado para a Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil para investigação. A Cidasc fará a análise do pó coletado e caso se trate de substância tóxica, o autor poderá responder por crime ambiental.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.