ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 08 01 2022

-BOLSONARO VETA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE MEIS E MICROEMPRESAS

-ESTIAGEM NO ESTADO DEIXA 80 CIDADES EM EXTREMA E SEVERA SECA

-AMEOSC PEDE AJUDA FINANCEIRA DO GOVERNO DO ESTADO PARA ENFRENTAR ESTIAGEM

-ENTIDADES EMPRESARIAS CRITICAM AUMENTO DE VALORES PARA O FUNDO ELEITORAL

-SAÚDE EMITE NOTA DE ALERTA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE COVID NO MUNICÍPIO

-DUAS PESSOAS SÃO DETIDAS POR VENDA ILEGAL DE COMBUSTÍVEL ARGENTINO

-HOMEM É FERIDO COM GOLPE DE FACA NO ROSTO DURANTE BRIGA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte considerou, nesta sexta-feira, que a implantação militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia representa um risco "real" de conflito e que a Aliança Atlântica deve se preparar para o fracasso dos esforços diplomáticos. O secretário-geral da Otan, JENS STOLTENBERG, advertiu que as ações agressivas da Rússia prejudicam seriamente a segurança na Europa. Ele chamou a decisão de Moscou de participar de uma reunião do conselho da Otan-Rússia na quinta-feira de "um sinal positivo". Ele afirmou ainda que é preciso estar preparado para o fracasso da diplomacia.

Em meio à proliferação da variante ômicron do novo coronavírus, que é altamente contagiosa, o mundo registrou nesta quinta-feira mais de dois milhões e 500 mil casos de Covid-19 pelo quarto dia seguido. Antes da atual onda, o recorde de novos infectados era de 905 mil casos em 24 horas, registrados em 25 de abril de 2021, em meio ao caos sanitário causado na Índia pela variante delta. Já são mais de 10 milhões de novos infectados desde segunda-feira e mais de 13 milhões nos últimos sete dias. O surto atual é puxado principalmente pelos Estados Unidos, que registrou quatro milhões 220 mil casos de Covid-19 em apenas um semana.

O Chile registrou em dezembro uma inflação de zero vírgula oito por cento, acima do esperado, e fechou 2021 com uma alta de sete vírgula dois por cento dos preços domésticos, o nível mais alto em 14 anos. A informação foi divulga nesta sexta pelo Instituto Nacional de Estatística. A alta em dezembro foi impactada por itens como transportes, alimentação e bebidas não alcoólicas. Os analistas previam um aumento menor, próximo a meio por cento. A inflação anual ficou, por sua vez, bem acima da meta de três por cento estabelecida pelo Banco Central, patamar atingido em 2020.

O "Diário Oficial da União" publicou nesta sexta-feira a sanção pelo presidente JAIR BOLSONARO do projeto de lei que institui o marco legal da geração própria de energia, conhecida como geração distribuída. A proposta foi aprovada em dezembro no Senado e na Câmara e aguardava a sanção presidencial. Segundo o governo, o novo marco estabelece regras para consumidores que produzem a própria energia a partir de fontes renováveis como, solar fotovoltaica, eólica, de centrais hidrelétricas e de biomassa. A geração distribuída não tinha um marco legal, o que fazia com que a Agência Nacional de Energia Elétrica regulasse as atividades por meio de resoluções. Para os parlamentares, essa situação gerava insegurança jurídica.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta sexta-feira que "é possível" que o governo determine um período de isolamento menor, de 10 para cinco dias para pessoas recém recuperadas de Covid. Ele disse que o Brasil pode seguir os passos de outros países, que já reduziram o tempo de isolamento. Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. O tempo recomendado passou de 10 para cinco dias, seguido de uso constante de máscara por mais cinco dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente o projeto que previa a criação de um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional. O veto foi publicado no "Diário Oficial da União" nesta sexta-feira. De acordo com a assessoria do relator do texto na Câmara, deputado MARCO BERTAIOLLI, o projeto beneficiaria cerca de 16 milhões de empresas que, juntas, poderiam renegociar uma dívida de 50 bilhões de reais. De acordo com o Planalto, o veto acompanha a manifestação do Ministério da Economia e a Advocacia-Geral da União que apontam que a “proposta incorre em vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, uma vez que, ao instituir o benefício fiscal, implicaria em renúncia de receita”.

Ao menos 67 presos não retornaram ao sistema prisional catarinense após receberem o benefício da saída temporária no fim do ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. Entre os dias 17 e 31 de dezembro, mil 993 internos tiveram o direito concedido pelo Poder Judiciário. O número de presos que não retornaram corresponde a três vírgula 36 por cento do total e é menor que em 2020. Naquele ano, dos mil 738 presos beneficiados com a saída temporária, 76 não retornaram, o que representou quatro vírgula três por cento do total. Entre os critérios adotados para conceder a saída temporária aos internos estão o bom comportamento, proximidade de ir ao regime aberto e outros fatores que são avaliados pelo juiz da Vara de Execução.

Santa Catarina encerrou 2021 com frota de 112 mil 353 veículos que usam gás natural veicular, dois vírgula seis por cento maior do que a do ano anterior, que era de 109 mil 470. O consumo do combustível subiu 13 por cento no ano e, apesar dos últimos reajustes elevados em função do preço internacional de petróleo, o GNV ainda é de 35 por cento mais barato do que a gasolina. As informação são da distribuidora SCGás. Em função da alta demanda, a empresa conta com plano de expansão para oferta do insumo em postos no Estado. A meta é disponibilizar em mais 36 postos, chegando a 174 no Estado. Hoje, são 138 unidades em mais de 50 cidades.

A estiagem em Santa Catarina já deixa pelo menos 80 cidades em extrema e severa seca. Divulgados nesta sexta-feira, os números são do Boletim Hidrometeorológico Integrado, relatório quinzenal feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com o relatório, apenas 18 dos 295 municípios catarinenses, estão em condições normais. O número representa apenas seis por cento do Estado. Outros 81, encaram o início ou o fim da seca, em um estágio mais fraco da condição. Em Santa Catarina, lavouras, principalmente do Oeste, já perderam mais de um bilhão e 500 mil reais em receita devido à queda na produção, segundo a secretaria de Estado da Agricultura.

Os agricultores de São Miguel do Oeste têm até o mês que vem para realizar a renovação dos blocos de produtores rurais. O lembrete é do responsável pelo movimento econômico do município, PLAUDEMIR MALLMANN. De acordo com ele, todos que receberam notas em 2021 da prefeitura devem ficar atentos e realizar o procedimento até o dia 15 do mês que vem. Conforme ele, a ação consiste em revalidar as notas antigas ou adquirir novas para o exercício de 2022. Segundo MALLMANN, o procedimento é válido para todos os agricultores, sem exceção que possuem blocos.

O município de São Miguel do Oeste possui quase mil blocos de produtor rural ativos no momento. A afirmação é do responsável pelo movimento econômico da prefeitura, PLAUDEMIR MALLMANN. Ele destacou que ao todo, são 963 blocos. Ele alertou que é fundamental que os agricultores não deixem a renovação para a última hora, evitando transtornos e demora no atendimento. MALLMANN salientou que a renovação é obrigatória e aqueles que não efetuarem o procedimento não terão as notas contabilizadas em seu movimento econômico.

A prefeitura de São Miguel do Oeste tem um prazo para lançar a documentação no sistema da Secretaria da Fazenda. O comentário é do responsável pelo movimento econômico do município, PLAUDEMIR MALLMANN. Ele disse que aqueles que não efetuarem a renovação, não poderão receber novas notas até que a situação seja regularizada. Ele pontuou que o horário de atendimento do setor é de segunda à sexta-feira entre oito da manhã às 11 e 45 e entre uma e meia e cinco e 40 da tarde na própria prefeitura.

A movimentação de agricultores ainda é tímida no setor de movimento econômico, porém, a procura deve aumentar ao longo das próximas semanas. A projeção é do responsável pelo movimento econômico de São Miguel do Oeste, PLAUDEMIR MALLMANN. Ele orientou que os agricultores devem evitar o horário após às 10 horas da manhã e no começo da tarde, visto a procura ser intensa. Ele enfatizou que no começo da manhã ou após às quatro horas da tarde a situação é mais tranquila no setor. MALMANN garantiu que o ICMS é uma das principais receitas do município e por isso a renovação e lançamento das notas no sistema é fundamental para o crescimento de São Miguel do Oeste.

Os prefeitos dos municípios que compõe a região da Ameosc participaram de uma reunião virtual com o Governo de SC nesta quinta-feira. A pauta foi a difícil situação enfrentada pelos agricultores e os prejuízos ocasionados pela estiagem no Extremo Oeste. Participaram do encontro, além dos prefeitos, secretários municipais de agricultura, o secretário de estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, representantes da Defesa Civil e Epagri. Durante a reunião, a Ameosc entregou um ofício ao governo do estado reforçando o pedido de auxílio através de equipamentos e recursos financeiros aos municípios e produtores rurais em situação de emergência em razão da falta de chuva. O documento tem uma série de pedidos para minimizar os efeitos da seca na região.

Os prefeitos da Ameosc solicitaram a destinação de recursos financeiros do estado para a realização do transporte de água bruta e potável, para contratação de máquinas e equipamentos para abertura de bebedouros e demais reservatórios de água. No documento, eles também pedem recursos para a aquisição de caixas para armazenamento de água, aquisição dekit de bombeamento de água dos reservatórios ou Rios para os pontos de necessidades de água. Os prefeito solicitaram ainda crédito de emergência de 50 mil reais com juros subsidiados e prazo de 10 anos pra pagar com rebate de 20 por cento do crédito para quem efetuar os pagamentos no prazo estabelecido em contrato. O documento da Ameosc também reivindica subsídio no pagamento do troca-troca de sementes de milho, repactuação das dívidas dos produtores rurais do programa do Pronaf para custeio e investimentos e ações estruturantes para amenizar as dificuldades no enfrentamento das estiagens.

O quadro de chuvas abaixo da média no extremo-oeste se arrasta desde o mês de abril de 2019, chegando a mil 662 milímetros a menos em relação à média histórica da região. A informação é da Ameosc. Somente no mês de dezembro de 2021, houve uma diminuição de mais de 150 milímetros de chuva em relação à média histórica dos anos anteriores. Segundo a entidade, os prejuízos na produção agropecuária são incalculáveis. Na cultura de milho safra, as perdas superam os 40 por cento. Na soja, as perdas são de mais de 24 por cento e na produção de leite, houve uma queda de produção de mais de 21 por cento. Além da falta de água para o consumo dos animais, a falta de alimentos é eminente. Além de não germinar, as pastagens estão secando e as reservas de alimento - como as silagens de milho, fenos e pré-secados - estão comprometidas e serão insuficientes para a alimentação dos animais nas propriedades.

Duas entidades empresariais de São Miguel do Oeste emitiram, nesta semana, notas de posicionamento sobre a derrubada do veto presidencial ao projeto que aumenta o fundo eleitoral. A Associação Empresarial cita que o Congresso Nacional, no “apagar das luzes” de 2021 derrubou o veto do presidente JAIR BOLSONARO e assegurou o valor de cinco bilhões e 700 milhões de reais para o fundão. Os recursos serão divididos entre os partidos para custear a eleição deste ano. Na nota, a Acismo afirma que esta não é a vontade da sociedade que anseia por investimentos em outras áreas mais importantes. A entidade coloca ainda que os deputados que votaram a favor do fundão nesse valor ou para derrubar o veto do presidente, optaram por “virar as costas” para os eleitores. A associação pede, ainda, que os parlamentares, especialmente os catarinenses, ouçam a sociedade e prestem explicações sobre a votação do fundo eleitoral.

A CDL também emitiu um comunicado aos parlamentares que votaram a favor do aumento do fundo eleitoral para este ano. A entidade informou que vai adotar medidas mais enérgicas em relação a visita ou reuniões com parlamentares em 2022. Na nota, a CDL cita que os empresários repudiam qualquer tipo de ação que onere o bolso do cidadão. A entidade decidiu que não vai receber na sede da CDL e também não vai participar de reuniões com parlamentares que votaram a favor da derrubada do veto do presidente BOLSONARO ao projeto que aumenta os recursos do fundo eleitoral. A câmara de dirigentes lojistas entende que essa posição vai contra os interesses da sociedade. A entidade fecha a nota afirmando que essa posição do congresso gera desgosto e tristeza.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, realizou na tarde de quinta-feira, a primeira captação de órgãos de 2022. O procedimento durou cerca de três horas. O doador foi um paciente de 26 anos. A captação contou com o acompanhamento de cirurgiões da Central de Transplantes, que regula a fila e recebimento dos órgãos no Estado. Até oito pessoas poderão ser beneficiadas com a doação desta semana. A autorização para a doação só ocorre após confirmação da morte encefálica. A enfermeira da UTI do Hospital Regional e integrante da Comissão Hospitalar de Transplantes, FRANCIELE RASCH, destacou que o diagnóstico é gerido por um protocolo detalhado que consiste em etapas para confirmar que não há mais atividade cerebral. Ela ressaltou ainda que é a família do paciente quem decide se vai, ou não, doar os órgãos do familiar.

A secretaria de saúde desativou o posto de vacinação da população contra a Covid montado em 2021 na praça Walnir Botaro Daniel. Depois de quase um ano, a estrutura foi fechada na sexta-feira. A partir de segunda-feira, a aplicação das vacinas contra a COVID será realizada na Unidade de Saúde Central, em frente à praça Belarmino Annoni. Também na próxima semana, será realizada a última aplicação da segunda dose dos imunizantes do Butantan e da Oxford sem agendamento prévio. A partir do dia 17 de janeiro, a vacina desses dois laboratórios será aplicada somente com agendamento prévio, através do WhatsApp 9 9168 1133. O atendimento no novo espaço segue no mesmo horário da praça: das oito da manhã as quatro da tarde.

A secretaria de saúde também divulgou, nesta sexta-feira, o calendário de vacinação contra o coronavírus para a semana que vem no posto de saúde do centro. Na segunda-feira, será aplicada a segunda dose da OXFORD e da CORONAVACA para pessoas em atraso. Na terça-feira, será ofertada a primeira dose para adultos e adolescentes em atraso e a dose de reforço da JANSEN. Na quarta, será aplicada a segunda dose e terceira dose da PFIZER para adultos vacinados até 12 de agosto. Na quinta-feira, o dia será reservado para a segunda e terceira dose da PFIZER para adultos vacinados até 13 de agosto. Na sexta, serão vacinados com a segunda dose os adolescentes que receberam a primeira injeção em 20 de novembro e também será aplicada a segunda dose para pessoas em atraso.

Trinta e seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 entre quinta e sexta-feira em São Miguel do Oeste. É o maior número no intervalo de 24 horas desde o dia cinco de julho do ano passado. Oito pessoas entraram para a lista de recuperados. Desse modo, o número de casos ativos subiu para 88. Na segunda feira, eram 12. Depois de três dias sem nenhuma internação, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso voltou a receber um paciente com Covid. A ocupação é de um paciente confirmado na enfermaria. A UTI permanece fechada com os 10 leitos desocupados.

A Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde de São Miguel do Oeste emitiu, na tarde desta sexta-feira, uma nota de alerta à população em relação ao aumento expressivo de casos ativos de Covid. A orientação é para que os moradores fortaleçam as medidas de prevenção em razão do aumento de casos de síndrome gripal e transmissão do coronavírus. A nota traz dados sobre a circulação do vírus influenza e outros vírus respiratórios, além da transmissão comunitária da variante Ômicron no estado, considerada a mutação mais contagiosa da Covid. O documento, assinado pelo enfermeiro da vigilância epidemiológica, MARCOS BORTALANZA e pela médica infectologista, PRISCILA GARRIDO. Nesta semana, a médica disse em entrevista para a Peperi que o quadro é preocupante.

A nota emitida nesta sexta-feira pela secretaria municipal de saúde segue o alerta da Superintendência de Vigilância em Saúde. Ao todo, o documento contém oito orientações para a população em relação aos cuidados para evitar o contágio por coronavírus e influenza. O primeiro aspecto é usar a máscara de forma adequada. Também é importante higienizar as mãos com frequência, evitar aglomerações e manter o distanciamento e procurar frequentar lugares ao ar livre, ventilados e sem aglomeração. A nota cita ainda a importância de receber a dose de reforço e estimular a vacinação do círculo social, além de viajar apenas se necessário e com cuidado redobrado e manter as medidas estabelecidas na etiqueta da tosse.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste registrou, nos últimos dias, um aumento dos indicadores relacionados ao coronavírus na cidade. Segundo a médica infectologista PRISCILA GARRIDO, o cenário de crescimento dos casos já é evidente, pois, entre segunda e sexta-feira, os casos monitorados aumentaram 98 por cento. Já os casos ativos subiram 500 por cento, chegando a 87, número mais alto em 60 dias. A médica informou ainda que os casos novos tiveram um aumento de 450 por cento e os atendimentos por síndrome gripal chegaram a mais de 290 somente na Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas, onde eram atendidos cerca de 20 pacientes por dia.

Todos os presos beneficiados pela saída temporária de final de ano na unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste retornaram para a cadeia. Na região Extremo-Oeste, apenas um detento que cumpria pena na Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro não voltou no prazo estabelecido pela justiça. A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e precisa de autorização judicial para ser efetivada. Os presos que não retornam à unidade prisional passam a ser considerados foragidos e perdem, automaticamente, o benefício do regime semiaberto. Quando recapturados, os detentos voltam ao regime fechado.

A Polícia Militar realizou uma ação para reprimir o contrabando de gasolina e a comercialização do produto em Dionísio Cerqueira. Nas últimas semana, houve um aumento da entrada ilegal de combustível da Argentina para comercialização na região. Na tarde de ontem, a guarnição flagrou duas pessoas abastecendo um veículo na Avenida Internacional. Os dois foram detidos. Um dos homens foi preso por contrabando e o condutor do veículo que estava abastecendo o carro foi conduzido pelo crime de receptação. A Polícia Militar apreendeu os objetos utilizados na prática do crime e os envolvidos foram levados para a Polícia Federal.

Um homem foi ferido com um golpe de faca na noite de ontem em Itapiranga. A vítima, de 44 anos, foi atingida no rosto. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi por volta das nove horas da noite na Rua dos Imigrantes, no bairro Santa Tereza Alto. O Corpo de Bombeiros informou que a vítima foi atendida e encaminhada para o hospital de Itapiranga. O estado de saúde dele é estável. Não há informações sobre a motivação da briga ou identificação de outros envolvidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.