-BOLSONARO VETA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE MEIS E MICROEMPRESAS
-ESTIAGEM NO ESTADO DEIXA 80 CIDADES EM EXTREMA E SEVERA SECA
-BELMONTE COMEMORA 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NESTE DOMINGO
-SANTA HELENA VOLTA A REGISTRAR CASO DE COVID APÓS 45 DIAS E MUNICÍPIOS VIZINHOS JÁ SOMAM MAIS DE 100 ATIVOS
-CMDCA DE SJO AGUARDA AUMENTO DO SALÁRIO DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM MAIS DE 20 POR CENTO
-IPORÃ DO OESTE BUSCA HOMOLOGAÇÃO DO DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
-HOMEM É FERIDO POR FACA DURANTE BRIGA
-GRAVE ACIDENTE DEIXA PELO MENOS UM MORTO NA BR-163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à noite. A temperatura pode chegar a30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 41centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte considerou, nesta sexta-feira, que a implantação militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia representa um risco "real" de conflito e que a Aliança Atlântica deve se preparar para o fracasso dos esforços diplomáticos. O secretário-geral da Otan, JENS STOLTENBERG, advertiu que as ações agressivas da Rússia prejudicam seriamente a segurança na Europa. Ele chamou a decisão de Moscou de participar de uma reunião do conselho da Otan-Rússia na quinta-feira de "um sinal positivo".Ele afirmou ainda que é preciso estar preparado para o fracasso da diplomacia.
Em meio à proliferação da variante ômicron do novo coronavírus, que é altamente contagiosa, o mundo registrou nesta quinta-feira mais de dois milhões e 500 mil casos de Covid-19 pelo quarto dia seguido. Antes da atual onda, o recorde de novos infectados era de 905 mil casos em 24 horas, registrados em 25 de abril de 2021, em meio ao caos sanitário causado na Índia pela variante delta. Já são mais de 10 milhões de novos infectados desde segunda-feira e mais de 13 milhões nos últimos sete dias. O surto atual é puxado principalmente pelos Estados Unidos, que registrou quatro milhões 220 mil casos de Covid-19 em apenas um semana.
O Chile registrou em dezembro uma inflação de zero vírgula oito por cento, acima do esperado, e fechou 2021 com uma alta de sete vírgula dois por cento dos preços domésticos, o nível mais alto em 14 anos. A informação foi divulga nesta sexta pelo Instituto Nacional de Estatística. A alta em dezembro foi impactada por itens como transportes, alimentação e bebidas não alcoólicas. Os analistas previam um aumento menor, próximo a meio por cento. A inflação anual ficou, por sua vez, bem acima da meta de três por cento estabelecida pelo Banco Central, patamar atingido em 2020.
O "Diário Oficial da União" publicou nesta sexta-feira a sanção pelo presidente JAIR BOLSONARO do projeto de lei que institui o marco legal da geração própria de energia, conhecida como geração distribuída. A proposta foi aprovada em dezembro no Senado e na Câmara e aguardava a sanção presidencial. Segundo o governo, o novo marco estabelece regras para consumidores que produzem a própria energia a partir de fontes renováveis como, solar fotovoltaica, eólica, de centrais hidrelétricas e de biomassa. A geração distribuída não tinha um marco legal, o que fazia com que a Agência Nacional de Energia Elétrica regulasse as atividades por meio de resoluções. Para os parlamentares, essa situação gerava insegurança jurídica.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta sexta-feira que "é possível" que o governo determine um período de isolamento menor,de 10 para cinco dias para pessoas recém recuperadas de Covid. Ele disse que o Brasil pode seguir os passos de outros países, que já reduziram o tempo de isolamento. Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. O tempo recomendado passou de 10 para cinco dias, seguido de uso constante de máscara por mais cinco dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente o projeto que previa a criação de um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional. O veto foi publicado no "Diário Oficial da União" nesta sexta-feira. De acordo com a assessoria do relator do texto na Câmara, deputado MARCO BERTAIOLLI, o projeto beneficiaria cerca de 16 milhões de empresas que, juntas, poderiam renegociar uma dívida de 50 bilhões de reais. De acordo com o Planalto, o veto acompanha a manifestação do Ministério da Economia e a Advocacia-Geral da União que apontam que a “proposta incorre em vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, uma vez que, ao instituir o benefício fiscal, implicaria em renúncia de receita”.
Ao menos 67 presos não retornaram ao sistema prisional catarinense após receberem o benefício da saída temporária no fim do ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. Entre os dias 17 e 31 de dezembro, mil 993 internos tiveram o direito concedido pelo Poder Judiciário. O número de presos que não retornaram corresponde a três vírgula 36 por cento do total e é menor que em 2020. Naquele ano, dos mil 738 presos beneficiados com a saída temporária, 76 não retornaram, o que representou quatro vírgula três por cento do total. Entre os critérios adotados para conceder a saída temporária aos internos estão o bom comportamento, proximidade de ir ao regime aberto e outros fatores que são avaliados pelo juiz da Vara de Execução.
Santa Catarina encerrou 2021 com frota de 112 mil 353 veículos que usam gás natural veicular, dois vírgula seis por cento maior do que a do ano anterior, que era de 109 mil 470. O consumo do combustível subiu 13 por cento no ano e, apesar dos últimos reajustes elevados em função do preço internacional de petróleo, o GNV ainda é de 35 por cento mais barato do que a gasolina. As informação são da distribuidora SCGás. Em função da alta demanda, a empresa conta com plano de expansão para oferta do insumo em postos no Estado. A meta é disponibilizar em mais 36 postos, chegando a 174 no Estado. Hoje, são 138 unidades em mais de 50 cidades.
A estiagem em Santa Catarina já deixa pelo menos 80 cidades em extrema e severa seca. Divulgados nesta sexta-feira, os números são do Boletim Hidrometeorológico Integrado, relatório quinzenal feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com o relatório, apenas 18 dos 295 municípios catarinenses, estão em condições normais. O número representa apenas seis por cento do Estado. Outros 81, encaram o início ou o fim da seca, em um estágio mais fraco da condição. Em Santa Catarina, lavouras, principalmente do Oeste, já perderam mais de um bilhão e 500 mil reais em receita devido à queda na produção, segundo a secretaria de Estado da Agricultura.
-BELMONTE COMEMORA 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NESTE DOMINGO
-SANTA HELENA VOLTA A REGISTRAR CASO DE COVID APÓS 45 DIAS E MUNICÍPIOS VIZINHOS JÁ SOMAM MAIS DE 100 ATIVOS
-MÉDICO DA UNIDADE DE SAÚDE DE DESCANSO ALERTA SOBRE COMBINAÇÃO ENTRE VÍRUS DISTINTOS
-CMDCA DE SJO AGUARDA AUMENTO DO SALÁRIO DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM MAIS DE 20 POR CENTO
-IPORÃ DO OESTE BUSCA HOMOLOGAÇÃO DO DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Belmonte comemora neste domingo 30 anos de emancipação político-administrativa. Para festejar a data, o município organizou programação com missa crioula e disponibilidade de palco livre para talentos locais. Segundo o prefeito JAIR GIUMBELLI, a missa crioula será às 9h, seguida de um cerimonial alusivo aos 30 anos de emancipação. Já à tarde, além das atrações da Gincabel, a gincana de Belmonte que já começa oficialmente hoje, artistas locais poderão utilizar o palco localizado na praça central para se apresentar. Com três décadas de município, JAIR GIUMBELLI cita como maior desafio de Belmonte trazer empresas e gerar emprego, pois a maioria da população urbana trabalha em cidades vizinhas. O prefeito frisa que Belmonte é essencialmente agrícola, enquanto a cidade carece de infraestrutura, por isso afirma que nesse ano serão feitas muitas ruas com calçadas, que é a parte com mais necessidade de investimento.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, destaca os avanços do município em 30 anos, lembrando que inclusive o pai dele fez parte da comissão de emancipação. GIUMBELLI enfatiza que as pessoas que hoje retornam ao município percebem o quanto ele mudou ao longo dos anos, e atribui as melhorias aos investimentos das administrações municipais e o povo trabalhador. Na visão do prefeito, a cidade já está bem mais apresentável do que no período que antecedeu a emancipação. JAIR GIUMBELLI defende que a emancipação dos distritos, como foi o caso de Belmonte, que era um dos primeiros distritos de Descanso, favorece a população. Cita como exemplo o posto de saúde disponibilizado aos munícipes, e os demais serviços oferecidos pela prefeitura são bem mais acessíveis do que no período em que Belmonte pertencia a Descanso. GIUMBELLI agradece à comissão emancipadora, que começou os trâmites ainda antes de 1991 e ainda hoje vários membros dela são ativos na comunidade.
Hospital de Tunápolis registra aumento em casos de problemas mentais. Idosos são o grupo que mais necessita de atendimento. Conforme a Coordenadora da unidade de Saúde Mental de Tunápolis, ELISE TRENHAGO, a unidade de Saúde Mental do hospital de Tunápolis é referência a nível regional e atende aproximadamente 35 municípios com pacientes que apresentam transtorno mental e dependência química. ELISE TRENHAGO destaca que a partir do cadastro da política catarinense, a unidade possui 20 leitos de internação pelo SUS e outros cinco através de convênio particular. A coordenadora da unidade de Saúde informa que as vagas são destinadas seguindo a fila de espera a partir da liberação dos pacientes.
ELISE chama a atenção no aumento do número de internações nos últimos meses, principalmente de pessoas na faixa etária de 60 a 70 anos. Conforme ela, a maioria dos quadros depressivos e inclusive tentativas de suicídio podem estar aliadas a pandemia, através de isolamentos, angústias e inseguranças. ELISE TRENHAGO enfatiza que o tratamento terapêutico é realizado com acompanhamento de médicos, psicólogos e terapeutas.A coordenadora destaca que os idosos muitas vezes apresentam resistências, aliadas aos prejuízos cognitivos associados a doenças ou questões culturais que estão presas ao ser humano. ELISE TRENHAGO enfatiza que a unidade possui uma equipe multidisciplinar que impõe rotinas diferenciadas, com atividades em grupo, oficinas, fisioterapia, nutrição e acompanhamento nas caminhadas terapêuticas.Ela destaca que o atendimento integrado é desenvolvido com várias atividades durante o dia-a-dia. Conforme a coordenadora da unidade de Saúde de Tunápolis, o tempo médio de um tratamento terapêutica é baseado em 30 dias, caso não seja necessária o procedimento de reinternação.
Santa Helena voltou a registrar caso de Covid-19 após 45 dias. Conforme o secretário de Saúde do município, CARLOS DE MELLO, a maior preocupação do setor nesse início de ano volta a ser o Coronavírus. Nesta quinta-feira foi registrado o primeiro caso do vírus no município em 2022, depois de um mês e meio sem infecções. O secretário de Saúde lembra que já não são realizados eventos em virtude do decreto de situação de emergência em função da estiagem. Esse fator, segundo MELLO, pode ser o motivo por não haver mais casos de Covid no município. CARLOS DE MELLO projeta que não vai demorar para aumentar o número de casos em Santa Helena, e espera que a situação não fique igual ao último ano, quando houve muitas internações em decorrência do vírus.
As atenções da Saúde de Santa Helena também se voltam à prevenção da dengue, que no ano passado chegou a contaminar em torno de 70 pessoas no município. CARLOS DE MELLO comenta que o agente de endemias está sempre fazendo coletas e enviando para SMO, onde são realizadas as análises para verificar se as larvas são realmente do mosquito da dengue. Desde o início do ano novo ainda não há registros da doença provocada pelo Aedes Aegypti em Santa Helena e o secretário garante que o município vai continuar fazendo trabalho intenso para não voltar a ocorrer novo surto. Em relação às demandas mais recentes, o secretário de Saúde comenta que foram registrados principalmente problemas intestinais, decorrentes das festas de Natal e Ano Novo. MELLO ressalta, por outro lado, a expectativa pelo retorno das consultas e cirurgias no Hospital Regional de SMO. Ele lembra que Santa Helena dispõe de grande demanda de cirurgias de vesícula e hérnia. Objetivo é providenciar os atendimentos por meio do SUS, via do Governo do Estado, ou então fazer um credenciamento para liberar filas.
O médico da unidade de saúde de Descanso, JOSEMIR WERLANG, constata que ainda não há registros de casos de Coronavírus no município provocados pela nova Cepa, a Ômicron. Ele garante, no entanto, não ter dúvidas de que a variante vai chegar ao município, assim como ocorreu na Europa e nos EUA. WERLANG observa que no litoral catarinense já tem grande número de casos de Covid provocados pela Ômicron. A alta taxa de vacinados contra o vírus no município com a primeira, segunda e até a terceira dose contra Covid-19, por outro lado, traz a segurança de que não deverá haver complicações com a nova variante, ou mesmo com variantes antigas. O médico cita que um reflexo disso é o baixo número de pessoas internadas com Covid, apesar do surto de novos casos.
Segundo o médico JOSEMIR WERLANG, pela experiência do litoral e regiões que já tem casos de Covid provocados pela Ômicron, a constatação é de que essa variante atinge muitas pessoas e tem grau de infectabilidade muito grande. Por outro lado, o grau de complicação é muito baixo, por isso as pessoas acabam não tendo gravidade nos casos de Covid. O médico da unidade de saúde de Descanso salienta que as emergências dos hospitais do litoral estão lotadas, porém os casos de complicação com internação em UTI são baixos. Apesar de os exemplos de outras regiões indicarem tranquilidade para o combate à nova cepa da Covid, WERLANG alerta que não se deve deixar de cuidar com a transmissão. Agora muitas pessoas estão indo ao litoral, causando aglomerações nas praias, e segundo o médico, descuidam da parte básica, de higiene.
O médico da unidade de saúde de Descanso, JOSEMIR WERLANG, reforça que todos devem continuar usando máscara, álcool em gel e lavar mãos. O desleixo nessas medidas básicas de prevenção, segundo o médico, tem trazido aumento exponencial na contaminação com a cepa Ômicron, mas também do vírus Influenza, H3N2, o qual causa muitas complicações, às vezes ocasionadas pela soma das duas doenças. WERLANG alerta que nos próximos dias as pessoas que foram ao litoral poderão trazer na bagagem esses vírus. O médico ressalta ainda que no litoral está ocorrendo uma onda de rotavírus, em função das grandes aglomerações, especialmente em praias lotadas e com água mal tratada. Essa combinação, conforme JOSEMIR WERLANG, difunde vírus e doenças intestinais, e as pessoas já estão vindo procurar ajuda na unidade de saúde.
Em Iporã do Oeste e municípios vizinhos, o número de casos de Covid-19 já soma mais de 100 ativos. Iporã do Oeste e SJO divulgaram ontem o boletim epidemiológico com 30 casos ativos para Coronavírus. Tunápolis confirmou 49 casos na semana e Mondaí 41. Somados, esses quatro municípios já registram 150 casos de Covid-19 no Ano Novo.
O CMDCA de SJO aguarda o aumento do salário dos conselheiros tutelares em mais de 20 por cento. De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de SJO, CRISTIANO GRASEL, o motivo do projeto para aumentar os salários dos conselheiros tutelares decorre da alta taxa de desistência desses profissionais. Em 2020, por exemplo, foi necessário repor todas as vagas com suplentes, e todos eles também pediram exoneração. Com isso, o CMDCA viu-se na obrigação de realizar eleição indireta, na qual apenas os membros do próprio Conselho votaram. Foram eleitas cinco novas conselheiras e mais cinco suplentes, que assumiram de imediato e vão ficar na função até janeiro de 2024. GRASEL cita que os conselheiros costumam receber baixo salário. No caso de SJO, está em torno de mil e 300 reais e o objetivo é reajustar para no mínimo mil e 700, o que representaria acréscimo em torno de 22 por cento.
O presidente do CMDCA de SJO, CRISTIANO GRASEL, reitera que já havia sido consultado pelo promotor da Comarca de Itapiranga e também pelo secretário de Saúde de SJO em busca de solução para reajustar o valor em janeiro. No último ano, diante da lei 173, não foi possível fazer qualquer reajuste a servidores públicos. Agora a perspectiva é encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores, em busca do reajuste do valor e para evitar novas exonerações. GRASEL enfatiza que as atividades dos conselheiros têm muita demanda e inclusive precisam fazer plantões em horários extras, às vezes até se deslocando aos locais das ocorrências com auxílio da polícia. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de SJO cita entre as principais ações atendidas pelo Conselho Tutelar do município os casos de violência doméstica, assédio sexual e moral, além de evasão escolar.
A prefeitura de Iporã do Oeste já contabiliza mais de 30 milhões de reais em perdas nas lavouras de milho. Conforme o prefeito ADÉLIO MARX, a constatação é da Epagri e foi realizada na última semana. Os maiores prejuízos foram constatados no milho cultivado mais tarde. Também foram registradas perdas na soja, que foi plantada, mas ainda não se desenvolveu, e nas pastagens. MARX cita que as perdas são consideráveis e daqui para frente haverá muito mais registros de prejuízos em relação ao que já foi apurado. Esses dados, segundo o prefeito, são importantes para o decreto de situação de emergência ser validado pelo estado. Ele lembra que na quarta-feira inclusive houve reunião online com a Defesa Civil, Epagri, Ciram e Secretaria da Agricultura sobre o encaminhamento do decreto, que está em fase final e deverá ser enviado ao Governo do Estado até a próxima segunda-feira.
ADÉLIO MARX frisa que uma das situações para o decreto ser reconhecido é comprovar a falta de água para consumo humano. O prefeito cita que mais de 500 mil litros foram transportados para as comunidades de São Lourenço, Lagoa dos Patos e a Linha Esquina Gaúcha, com subsídio do município, por isso mostra otimismo na homologação. No decreto emitido pelo município no ano passado, Iporã do Oeste foi contemplado com 17 caixas de água da Defesa Civil, que foram distribuídas em todas as comunidades, principalmente aquelas com água comunitária, como São Lourenço, Lagoa dos Patos, Aparecida, Monte Maria, Vitória e Preferido Alto. Também foi entregue um kit bomba, que agora é utilizado para tirar água do Rio Jundiá e levar aos agricultores.
O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, lembra que o decreto que proibia desperdício de água, emitido na última semana, foi flexibilizado com as chuvas recentes. Com isso, no momento está liberado usar água para limpeza de calçadas e eventualmente de carros. MARX comenta que a situação do abastecimento da CASAN está normalizado, os rios voltaram a ter maior volume de água e as lagoas estão cheias, porém alerta para a população evitar gastos acima do que realmente for necessário. O decreto proibitivo para desperdício da água pode voltar a ser emitido em caso de ausência de chuvas nos próximos dias. O prefeito destaca ligações recebidas de pessoas relatando que coletaram água da chuva e aproveitaram para lavar calçadas, e elogia a ação, lembrando que deve servir de exemplo.
ADÉLIO MARX reitera que apesar das chuvas recentes, 120 mil litros de água ainda são transportados diariamente aos agricultores. Ele estima que a chuva prevista para os próximos dias também não vai resolver o problema da água. As indicativas do CIRAM, um departamento da Epagri, dão conta de que nos próximos três meses as precipitações serão abaixo da média, por isso o prefeito reforça a importância de continuar poupando água. O prefeito de Iporã do Oeste ressalta que não foi emitido decreto proibindo eventos, seja por conta da estiagem ou do surto de Covid registrado na região após as festas de Natal e Ano Novo. Por outro lado, lembra que o Campeonato Municipal de Futebol poderá ser cancelado.
-HOMEM É FERIDO POR FACA DURANTE BRIGA
-GRAVE ACIDENTE DEIXA PELO MENOS UM MORTO NA BR-163
Família autoriza doação de órgãos de jovem vítima de acidente de trabalho. O corpo de JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA, de 26 anos, foi velado ontem na Capela Mortuária da Funerária Bom Jesus, em Itapiranga. O sepultamento ocorreu às 16 horas, no cemitério do município. O jovem ficou gravemente ferido após um acidente de trabalho no dia 29 de dezembro. Ele trabalhava como servente de pedreiro em Linha Guabiroba, interior do município, realizando reparos em um galpão, quando parte da estrutura caiu sobre ele, após um temporal. JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA permaneceu internado por uma semana no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde teve a morte encefálica constatada na quarta-feira. A família autorizou a doação dos órgãos do jovem na tarde do dia seguinte. O Hospital Regional divulgou nesta sexta-feira que realizou a primeira captação de órgãos do ano de uma pessoa de 26 anos, porém não confirmou a identidade do doador.
Homem ficou ferido por faca durante briga na noite de ontem. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros por volta das 21h desta sexta-feira, no Bairro Santa Tereza Alto, em Itapiranga. Um homem de 44 anos sofreu ferimento no rosto provocado por uma faca. O Corpo de Bombeiros encaminhou a vítima ao hospital de Itapiranga. O estado de saúde do homem é estável. Não há informações sobre a motivação da briga.
Grave acidente deixou feridos e pelo menos uma pessoa morta na BR-163. O acidente ocorreu por volta das 9h deste sábado, próximo ao trevo de acesso a Anchieta. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi acionado para atender a ocorrência. Segundo informações preliminares, o acidente envolveu dois veículos de passeio na Linha Daltro Filho. Ainda conforme informações apuradas, ao todo foram três vítimas e uma delas acabou morrendo. Para atendimento da ocorrência, os bombeiros de Guaraciaba contaram com o apoio dos quarteis de São José do Cedro e Anchieta.