ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/12/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Subiu para 14 o número de mortos depois da erupção de um vulcão na Indonésia, no último sábado. 56 pessoas ainda estão hospitalizadas, a maioria com queimaduras. Outras 9 pessoas ainda estão sendo procuradas. Mais de mil e 300 moradores da região foram para abrigos de emergência improvisados, mas muitos outros desafiaram os avisos oficiais e optaram por permanecer em suas casas para cuidar de seus rebanhos e proteger suas propriedades. A erupção foi causada por uma tempestade somada a dias de chuva que derrubaram a cúpula de lava no topo do vulcão.

Dezenas de milhares de pessoas protestaram por várias cidades no noroeste da Europa neste sábado contra as restrições impostas para conter o coronavírus em meio a um pico de infecções. Em Frankfurt, centro financeiro da Alemanha, a polícia dispersou um protesto de centenas de pessoas por não utilizarem máscaras ou não manterem o distanciamento social. Na capital Berlim, onde um novo governo deve ser empossado em alguns dias, pequenos grupos se reuniram para protestar, após uma manifestação maior ter sido proibida. A Holanda e a Austria também tiveram protestos no sábado.

A reabertura das fronteiras entre Portugal e Brasil, em setembro, após um ano e meio de restrições relacionadas à pandemia da Covid-19, vem estimulando uma nova onda de imigração ao país europeu. Entidades que auxiliam imigrantes em território português relatam maior chegada de brasileiros e busca por informações sobre o processo de migração. Dizem, ainda, que caiu o número de brasileiros procurando auxílio para voltar à terra natal. Hoje, residem em Portugal cerca de 214 mil e 500 brasileiros, de acordo com números de novembro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O senador ÂNGELO CORONEL do PSD da Bahia, relator do projeto de lei de autoria do governo federal da reforma Imposto de Renda, anunciou na sexta-feira que não vai entregar o parecer sobre o texto que foi aprovado na Câmara. Ele afirmou que deve arquivar a proposta. CORONEL disse que a reforma só pode acontecer se os contribuintes forem ouvidos. CORONEL criticou a proposta atual e quer ampliar a atual faixa de isenção do Imposto de renda dos atuais mil 903 reais para algum valor em torno de três mil e 300 reais. Na última sexta, o senador recebeu um manifesto assinado por 206 entidades representantes do setor produtivo contrário à reforma.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que pretende enviar uma medida provisória ao Congresso para determinar que apenas o governo federal possa decidir sobre a obrigatoriedade do passaporte da vacina. BOLSONARO criticou a adoção do passaporte vacinal e chegou a citar ele próprio como exemplo, por não ter se vacinado. Ele ressaltou que irá vetar a implementação do passaporte da vacina, caso algum órgão determine a medida. Atualmente, com base em um decreto que determinou o estado de calamidade pública devido à crise sanitária e a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, são estados e municípios que tem autonomia para definir medidas de combate à Covid-19, entre elas, a exigência do passaporte sanitário.

As projeções para o crescimento da economia brasileira recuaram pela oitava vez consecutiva e agora figuram em quatro vírgula 71 por cento para este ano. Na semana passada, a aposta era de que o PIB avançaria quatro vírgula 78 por cento. As informações foram apresentadas nesta segunda-feira pelo Boletim Focus, do Banco Central, que reúne as previsões dos principais analistas do mercado financeiro. A nova expectativa de menor crescimento do PIB surge após o IBGE indicar que o Brasil se encontra em uma recessão técnica, após a atividade econômica recuar por dois trimestres consecutivos. As mudanças das estimativas são impulsionadas pelo recente salto da inflação e pela alta das taxas de juros.

A Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2022 será lançada nesta segunda-feira pela Fiesc. O evento ocorre a partir das duas horas da tarde na sede da entidade, em Florianópolis. O documento traz uma radiografia das demandas catarinenses nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Na reunião também serão abordados os temas: Santa Catarina e o Plano Nacional de Logística 2035, a Viabilidade dos Corredores Logísticos e do Complexo Ferroviário Catarinense e o novo marco legal ferroviário. O encontro será coordenado pelo presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR.

Pela nona semana consecutiva, nenhuma região do Estado foi classificada nos níveis de risco Grave ou Gravíssimo. A Matriz de Risco Potencial divulgada no dia 04 de dezembro aponta 13 regiões como risco potencial moderado na cor azul e quatro regiões como risco potencial alto, na cor amarelo. A última vez que a Matriz classificou uma região no nível Grave foi no dia 01 de outubro e, no nível Gravíssimo, no dia 11 de setembro. De lá para cá, houve avanço na vacinação, uma redução na taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto com pacientes da Covid-19 e queda na taxa de mortalidade. Esses indicadores mantem a tendência de redução da gravidade da pandemia em todas as regiões do estado.

Está em tramitação na Alesc um projeto de lei que prevê isenção de ICMS nas compras de bens de consumo para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em Santa Catarina. O projeto encaminhado pelo governo estadual estabelece que inscritos do Cadastro Único do Governo Federal e que fizeram as compras com notas fiscais irão acumular os créditos de ICMS em uma conta personalizada. Este valor poderá ser utilizado paraa aquisição de produtos em estabelecimentos cadastrados. O secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o projeto vai incentivar a formalização da economia e beneficiar famílias de baixa renda.

Caminhada das lanternas reúne grande público em Campo Erê. Mais uma edição da Noite da Caminhada das Lanternas foi realizada em Campo Erê, no sábado. A ação faz parte da programação Natal Encantado de Campo Erê. Como de costume, o local de saída foi da Frente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil do Bairro São Francisco passando pelo centro da cidade, depois pela Igreja Luterana de Evangélica de Confissão Luterana do Brasil no Jardim das Flores e encerrando com benção na Praça da Igreja Matriz.

Com músicas temáticas e paradas de reflexão, a caminhada chamava atenção por onde passava. A Caminhada das Lanternas é realizada sempre em dezembro, que é considerado pelas igrejas um tempo de preparo para o natal. A Caminhada das Lanternas foi uma parceria entre as duas igrejas luteranas do município, mais a igreja católica.

Cooper Itaipu organiza a vigésima terceira edição do Itaipu Rural Show. Após dois anos sem a maior feira do agronegócio da região, que foi impedida pela pandemia, a expectativa é grande para fevereiro, quando vai acontecer mais uma edição. Conforme o gerente comercial da Cooper Itaipu matriz Pinhalzinho - MARCOS NIEDERLE, os produtores da região estão ansiosos para fazer negócio. De acordo com ele, a agropecuária está num momento muito bom. Com a alta nos preços pagos pela produção, muitos negócios foram fortalecidos durante a pandemia. Ele comemora esse resultado para o setor, já que quando o coronavírus chegou ao Brasil, havia muita incerteza de como ia afetar a exportação e o consumo interno dos produtos agrícolas.

2020 e 2021 foram excelentes para a agropecuária. O gerente comercial da Cooper Itaipu matriz Pinhalzinho - MARCOS NIEDERLE, destaca que muitos produtores aproveitaram o momento de ótimos preços para fazer uma reserva financeira. Explica que 2020 foi histórico para a exportação de carnes em razão da peste suína que afetou a produção da China. O ano passado foi favorável para o produtor de grãos, por causa da alta no preço de venda. Porém, MARCOS antecipa que para 2022 há uma preocupação muito grande com o custo para produzir. Segundo ele, será necessário um bom planejamento para que o agricultor não tenha prejuízo no final.

Epagri completa 30 anos. Conforme CLAUDIR GILIOLI – extensionista do escritório de Campo Erê, a empresa, que tem mil e 800 funcionários, está presente em praticamente todos os municípios de Santa Catarina. A empresa trabalhe em conjunto com as secretarias municipais de agricultura, através de convênios. Os trabalhos seguiram firmes principalmente durante a longa estiagem. A Epagri está voltada a atender especialmente os pequenos produtores. Na pandemia os escritórios ficaram fechados por cerca de 45 dias, mas os técnicos atendiam os agricultores a distância, inclusive, com a realização de cursos.

A Epagri tem 30 anos de existência, mas a extensão rural funciona a 50 em Campo Erê. A observação é do extensionista CLAUDIR GILIOLI. A assistência aos pequenos agricultores iniciou com a extinta Acaresc, que nasceu no dia 7 de outubro do ano de 71. A Epagri surgiu para englobar todas as atividades que eram desenvolvidas pela Acaresc e outras empresas do Estado. O escritório de Campo Erê funciona no Centro de Multiplouso, junto com a Secretaria Municipal de Agricultura.

DMER intensifica trabalhos nas estradas. De acordo com o chefe do setor VALDI CHRISTMANN, de Saltinho, o serviço de patrolamento já chega pela segunda vez em várias comunidades. As últimas a receber os equipamentos foram: Lajeado Elizeu, Bracanjuva, Vacum, Santa Inês, Samambaia, São Donato e Cantú. Ele explica que o trânsito está crescendo no interior do município e por isso precisa de maior atenção. Os trabalhos estão fluindo bem porque quase todo o maquinário está recuperado. VALDI garante que até o final do ano todas as estradas de Saltinho vão estar em perfeitas condições. O departamento recuperou a ponte que liga o município a Iratí, que tem mais de 30 metros de extensão.

Chefe do DMER de Saltinho comemora a chegada do asfalto no interior. VALDI CHRISTMANN se refere ao trajeto que dá acesso a comunidade de Boa Fé, com 3 quilômetros e 200 metros. Ele acredita que a obra vai começar no início do ano. Outro percurso que receberá camada asfáltica é São Donato, com mais de mil metros de extensão. Pavimentação com calçamento vai atingir do núcleo escolar da cidade até a localidade de Marafom. As férias dos funcionários do DMER não vão prejudicar as obras porque serão concedidas de forma escalonada. Para agilizar os trabalhos não foi decretado turno único em Saltinho. O município precisa adquirir uma retro escavadeira e mais um caminhão.

Secretaria de Agricultura de Palma Sola inicia os preparativos do período de silagem. A expectativa é de boa safra para dezembro. A afirmação é do secretário, CLAUDINEI SCHEIN. Ele relatou sobre a safra de silagem e grãos do ano passado que foi atacada pelas cigarrinhas e os agricultores do município tinham medo sobre a possibilidade desta praga voltar nas plantações de milho. Apesar da preocupação, a safra deverá apresentar resultados acima do esperado e isso também se deve ao clima propício para a planta.

Trabalhos seguem normalmente no setor da agricultura. O secretário comentou que a equipe está trabalhando intensivamente na limpeza de silos e, por isso, é necessário que os agricultores estejam atentos ao período de agendamentos para a limpeza de silos. Com o pré-agendamento, SCHEIN explicou que a secretaria consegue programar as rotas de serviços e evitar deslocamentos desnecessários pelo interior do município. Da mesma forma vale para o agendamento da silagem.

O agricultor deve entrar em contato com o operador de sua patrulha agrícola a qual área pertence. Para o secretário de Agricultura, CLAUDINEI SCHEIN isso tem funcionado no município. Ele lembrou que a secretaria se responsabiliza pela manutenção e aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. O secretário ainda lembrou que o município tem buscado adquirir quatros novas ensiladeiras de área total para melhorar o atendimento ao agricultor. Com a aquisição, os mesmos são repassados para as patrulhas agrícolas que devem utilizar as máquinas para serviços solicitados pelos produtores.

A Guarnição da Polícia Militar Rodoviária São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente de trânsito por volta das 22 horas e 20 minutos de sábado na SC-305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Se envolveram dois veículos, um Corsa emplacado no município de Pinhalzinho, que era conduzido por um homem de 20 anos e um Gol, placas de São Bernardino, dirigido por um homem de 25 anos. Neste acidente ninguém ficou ferido apenas danos nos veículos.

Polícia apreende mais de 400 garrafas de vinho na SC-305. A ocorrência de descaminho foi registrada por volta das 23h50, deste sábado, na Rodovia SC-305 km 22,850, em Campo Erê. A Guarnição PMRv juntamente com a PM de Campo Erê, abordou o veículo Gol emplacado no município de BarracãoPR conduzido por um homem de 23 anos. Em busca veicular, foi encontrado no interior do carro a quantia de 434 garrafas de vinho da Argentina, sem o devido desembaraço aduaneiro. A mercadoria, avaliada em 55 mil reais, juntamente com o veículo foi apreendida e encaminhada para Receita Federal.

PM apreende droga no centro da cidade. A Guarnição Policial Militar de Saltinho em operação Hórus abordou um Uno, emplacado em DouradosMS, conduzido por um homem de 29 anos, na Avenida Alfredo Jacomo Scopel, Centro, de Saltinho. Quando os policiais se aproximaram do veículo já foi possível sentir forte cheiro de maconha. Indagado o condutor, ele confirmou ser usuário da droga há cerca de dois anos inclusive já havia assinado outro termo circunstanciado em data anterior. Em revista ao veículo foram encontrados aproximadamente 12 gramas de maconha e rama duas de Haxixe. Foi feito termo circunstanciado ao condutor, recolhido a CNH e apreendido o veículo por conter irregularidades.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.