ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 07 11 2024

-POR UNANIMIDADE, COPOM ELEVA TAXA DE JUROS PARA 11,25% AO ANO

-OITAVA CIDADE DE SANTA CATARINA ANUNCIA TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO

-SECRETÁRIO DE ESTADO PARTICIPA DE ÚLTIMA PLENÁRIA REGIONAL DA FACISC NO ANO

-PALESTRA ABORDA PROTOCOLO DE OCORRENCIAS POLICIAIS COM PESSOAS AUTISTAS

-SECRETÁRIA DIZ QUE MUNICÍPIO TEM GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA DIRETOR DE ESCOLA

-POLÍCIA DO PARANÁ PRENDE CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL NA REGIÃO

-OPERAÇÃO DA PF COMBATE ESQUEMA DE LAVAGEM DE DINHEIRO COM ALVO EM SMO

O tempo é de céu nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

O primeiro-ministro australiano ANTHONY ALBANESE disse nesta quinta-feira que o governo pode criar uma lei para proibir mídia social para crianças menores de 16 anos, uma política que o governo diz ser líder mundial. Ele afirmou que a mídia social está prejudicando as crianças. A legislação será apresentada ao parlamento este ano, com as leis entrando em vigor 12 meses após serem ratificadas pelos legisladores. A proibição vai ocorrer mesmo com o consentimento dos pais. Vários países já prometeram coibir o uso de mídias sociais por crianças por meio de legislação, embora a política da Austrália seja uma das mais rigorosas.

A vice-presidente KAMALA HARRIS discursou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira, após ser derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ela defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de DONALD TRUMP e pediu a união entre os norte-americanos. KAMALA iniciou o discurso agradecendo pela confiança do público. A democrata afirmou que o resultado da eleição não era o esperado pela campanha, mas garantiu que irá continuar lutando para que os Estados Unidos continuem sendo um país livre. Durante o discurso, KAMALA HARRIS disse ainda que aceitava os resultados e parabenizou TRUMP pela vitória.

O presidente eleito DONALD TRUMP preparou uma série de ordens executivas, documentos de política e reversões de regulamentação para o primeiro dia de sua posse. Elas acrescentaram que TRUMP está focado no que fará imediatamente após tomar posse. A equipe de transição do presidente eleito montou o escritório na cidade de West Palm Beach, na Flórida, e passa a dividir espaço com a campanha. Nesta quarta, o chefe de gabinete da Casa Branca, JEFF ZIENTS, contactou a equipe de transição do presidente eleito para enfatizar o comprometimento do governo BIDEN em “liderar um processo de transição ordenado”.

A venda de veículos aumentou 21 vírgula seis por cento em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2023. No mês passado, foram licenciadas no país 264 mil unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea. No acumulado do ano – de janeiro a outubro –, as vendas cresceram 15 por cento em relação ao mesmo período de 2023, com um total de duas milhões 124 mil unidades. A exportação de veículos também aumentou no mês passado. A alta foi de 39 por cento ante outubro de 2023, chegando a 43 mil e 500 unidades exportadas.

O líder do governo no Congresso, senador RANDOLFE RODRIGUES do PT do Amapá disse que o projeto de lei sobre as novas regras para o pagamento de emendas parlamentares será analisado pela Casa na próxima terça-feira. RANDOLFE levou a sugestão ao presidente do Senado, RODRIGO PACHECO que teria confirmado ao líder que o PL das Emendas será pautado na semana que vem. O texto foi aprovado pela Câmara na terça-feira. A aprovação da proposta é necessária para destravar o pagamento de emendas pendentes, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal até que critérios de transparência fossem adotados. De acordo com RANDOLFE, o governo quer alterar o trecho que possibilita a suspensão parcial ou total da execução de emendas, o chamado contingenciamento. A ideia é substituir a trava pelo bloqueio dos recursos.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, elevar a taxa Selic de 10 vírgula 75 por cento ao ano para 11 vírgula 25 por cento ao ano. O placar da reunião do Copom foi unânime. Com o aumento de meio ponto percentual na taxa básica de juros, o Banco Central passa a adotar uma dose mais elevada para combater a inflação. A decisão desta quarta representa a maior alta dos juros básicos desde maio de 2022 – ou seja, em dois anos e meio. Em nota, o Copom afirmou que "o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Banco Central americano.

Com menos de 20 mil habitantes, Três Barras, no Norte de Santa Catarina, se tornou a oitava cidade do Estado a aderir à tarifa zero no transporte coletivo urbano. O contrato entrou em vigência em 22 de outubro e iniciou na quarta-feira com itinerários na área urbana e rural. A empresa TTT Transportes foi a vencedora do processo licitatório e o contrato representa um investimento anual de, aproximadamente, 227 mil reais. Todos os veículos deverão contar com equipamentos necessários para atendimento às pessoas com deficiência. Além de Três Barras, as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Forquilhinha, Garopaba e Governador Celso Ramos também possuem gratuidade no transporte coletivo.

A Escola do Legislativo da Alesc promoveu o décimo terceiro Encontro Estadual de Vereadores Mirins. O evento aconteceu nesta quarta-feira e reuniu cerca de mil e 200 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, de 62 municípios diferentes. Nesta edição, os vereadores mirins discutiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O evento aconteceu no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na Capital catarinense. A diretora da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, classificou o encontro como “um dia especial”, que “finaliza um ano inteiro de formação”. Ela explicou que os vereadores mirins são eleitos nas suas escolas e passam por uma série de encontros formativos. Primeiro de forma local, depois regional e o encontro estadual completa o trabalho.

A Campanha Papai Noel dos Correios chega à trigésima quinta edição com seis mil cartas de crianças em Santa Catarina em vulnerabilidade social. Os pedidos devem ser adotados online até 19 de dezembro e os presentes, entregues em agências dos Correios, no mesmo prazo. A crianças que fizeram as cartas são do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, indicados pelas secretarias municipais de Educação. Em Santa Catarina, as cartinhas são de 35 instituições de ensino e abrigos de 20 municípios, entre eles, Chapecó. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente até 19 de dezembro nas agências ponto de entrega. Eles precisam estar identificados com as informações da cartinha.

O poder judiciário de Descanso repassou, nesta quarta-feira, 18 mil reais para a aquisição de equipamentos para a Polícia Militar do município. Entre os itens repassados para a PM, estão um televisor para o sistema de videomonitoramento, coldres e lanternas acopladas para pistolas. Os equipamentos serão usados para aprimorar o trabalho dos policiais em operações de patrulha e fiscalização. Em nota, a Polícia Militar cita que com esses novos recursos, a instituição se fortalece para enfrentar os desafios da segurança local, assegurando uma atuação mais eficiente e oferecendo maior proteção à comunidade.

Os integrantes da Cavalgada da Integração Sul Brasileira passaram por São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. O roteiro iniciou no domingo, no jazigo da família Rocha, em Vicente Dutra e já percorreu diversos municípios do Extremo-oeste catarinense até chegar em São Miguel do Oeste. Ontem, o grupo participou de atividades junto do Grupo Folclórico Tio Amadeus e de um momento solene no CTG Porteira Aberta. Após o ato, carregando a Chama Crioula, os cavalarianos seguiram rumo à Linha Gramadinho. Na manhã de hoje, os cavalarianos seguiram para o Guaraciaba. A cavalgada termina no próximo domingo em Dionísio Cerqueira.

Seis entidades do município vão promover, no próximo sábado, o Mutirão da Saúde. As ações serão desenvolvidas pelo Lions Clube São Miguel Universidade em parceria com a UNOESC, SENAC, SESC, LEO Clube e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O mutirão é uma iniciativa das instituições com o objetivo de proporcionar aos moradores um momento de acolhimento, cuidado e possíveis encaminhamentos para atendimentos especializados. O Mutirão da Saúde começa as oito e meia da manhã e vai até as quatro e meia da tarde na praça Walnir Botaro Daniel oferecendo diversos serviços e exames para o público em geral.

O Mutirão da Saúde do próximo sábado vai oferecer cerca de 10 serviços e exames para a população. O evento vai ser realizado na rua coberta da praça Walni Botaro Daniel. Serão oferecidos os serviços de aferição de Sinais Vitais, exame de HGT, Avaliação dos Pés, teste de Visão e Daltonismo, Conversa sobre Saúde Mental, conscientização sobre prevenção de quedas em idosos, conscientização sobre doação de sangue, orientação sobre Saúde bucal, Bioimpedância e Índice de Massa Corporal. Os casos em que forem encontradas situações graves serão encaminhados para atendimentos específicos. Os exames e serviços são gratuitos para a população.

Na noite desta quarta-feira, a Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste promoveu uma palestra com o Tenente-Coronel ADAIR ALEXANDRE PIMENTEL, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. PIMENTEL, que é policial militar e pai de uma criança autista, compartilhou o protocolo da Polícia Militar de Santa Catarina para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a presidente da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste, FRANCIELE RASCH, o evento visa preparar a sociedade e os profissionais de segurança para lidar com o crescente número de diagnósticos de autismo. Ela disse que muitos PMs nunca tiveram contato com autistas, então é fundamental a divulgação de diretrizes para situações que possam envolver uma pessoa com autismo, respeitando suas sensibilidades.

Durante a palestra desta quarta-feira, o Tenente-Coronel ADAIR ALEXANDRE PIMENTEL, detalhou procedimentos do protocolo para ocorrências com pessoas com autismo. Entre as questões que devem ser observadas estão o uso de estratégias como manter uma distância adequada, falar em tom de voz calmo, evitar o uso de sirenes e giroflex, e, sempre que possível, consultar familiares ou pessoas próximas para facilitar a comunicação. Ele também apresentou símbolos, como a fita quebra-cabeça e a carteira de identificação TEA, que podem auxiliar na identificação de autistas e evitar abordagens inadequadas. A Secretária de Educação de São Miguel do Oeste, Sisse Velozo, elogiou a iniciativa, ressaltando a importância do tema para o cotidiano escolar, onde o autismo é uma realidade presente.

A Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste vai promover, no mês de abril de 2025, a segunda edição do Simpósio sobre Autismo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela presidente da entidade, FRANCIELE RASCH. O encontro está confirmado com a presença de pesquisadores, profissionais da área e do renomado palestrante nacional CADU LINS, referência no tema do autismo. FRANCIELE reforçou a importância da continuidade de eventos como este para sensibilizar e capacitar a sociedade, promovendo uma convivência mais inclusiva e empática. Ela também destacou a necessidade das pessoas buscarem mais informações para evitar o preconceito que ainda envolve esse tema.

A Câmara de Vereadores vai realizar hoje à noite uma audiência pública para debater projetos de lei em tramitação no Poder Legislativo. Estarão em debate quatro projetos de lei complementar, todos de autoria de PAULO DRUMM do União Brasil que alteram as leis do Plano Diretor e as Normas do Parcelamento do Solo. A audiência é aberta à comunidade e será realizada na quinta-feira, a partir das sete horas da noite, com transmissão pela Rádio Peperi. Um dos projetos em discussão altera o artigo 148 da Lei Complementar de 2011 e revoga a Lei Complementar de 2023. O artigo alterado fica com a seguinte redação: “em qualquer zona, as edificações residenciais, terão recuo frontal, no mínimo, em metro.

A última reunião da Plenária Regional da Facisc no Extremo Oeste foi realizada nesta semana em Palmitos. O encontro foi liderado pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, ELSON OTTO e pela vice-presidente regional, VANESSA BRAND BACK BERTOL, e teve como foco discutir incentivos ao desenvolvimento econômico regional. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, SILVIO DREVECK, e da gerente regional do Badesc em Chapecó, MARGARETE DE MARCHI. A plenária reuniu empresários, diretores, coordenadores de núcleos e secretários executivos da região. O presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, também participou do encontro.

Durante a Plenária Regional da Facisc no Extremo Oeste desta semana, o secretário SILVIO DREVECK apresentou os programas de incentivo do Governo do Estado para o setor empresarial. Entre ações do estado estão a postergação de impostos, linhas de crédito e estímulos para a geração de empregos com um foco especial no desenvolvimento do Extremo Oeste. A gerente do Badesc, MARGARETE DE MARCHI explicou as linhas de crédito oferecidas pelo banco e sanou dúvidas dos empresários presentes. Para o presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI, a plenária representou uma oportunidade crucial de integração e planejamento conjunto. Ele citou que a presença de líderes estaduais e o diálogo direto com os empresários mostram o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região.

São Miguel do Oeste tem um modelo de gestão democrática para a definição dos diretores de escolas da rede municipal de ensino. A afirmação é da secretária de Educação, SISSE VELOSO. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que, de fato, não há eleição direta para diretor, mas que o município adota um sistema que permite a participação da comunidade escolar. SISSE explicou que o modelo foi baseado em uma lei municipal que dispõe sobre o tema e em uma nota técnica do Ministério Público de Santa Catarina que aponta que a democratização da gestão não significa eleição direta. SISSE disse ainda que o STF considera que a eleição para diretor é inconstitucional.

O município adota um processo em que o diretor de escola precisa apresentar um plano de gestão e esse plano é submetido à apreciação de uma comissão e da comunidade escolar. A explicação é da secretária de Educação, SISSE VELOSO. Ela destacou que não se trata apenas de uma indicação política e que existe uma preocupação em envolver a comunidade escolar nesse processo. A secretária disse que o edital para o ano que vem está praticamente pronto e que haverá um novo processo para a escolha dos diretores escolares de 2025. SISSE disse que a comissão que analisa os planos de gestão dos diretores é composta por representantes da secretaria, dos professores, dos servidores e dos pais.

A secretária de Educação, SISSE VELOSO, também se manifestou a respeito da informação de que município pode deixar de receber um valor adicional ou complementar do Ministério da Educação por não ter instituído a eleição para diretor de escola. Nesta semana, a vereadora CRIS ZANATTA, autora do projeto de lei que tramita na câmara para instituir a eleição para diretor de escola, disse que o município pode deixar de receber cinco milhões do Ministério da Educação no ano que vem. SISSE disse que não há nada oficial nesse sentido.

O Centro Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil, em parceria com a CIDASC, realizou uma vistoria em duas propriedades rurais de Iraceminha nesta semana. A operação ocorreu após uma denúncia de compra irregular de bovinos vindos de outros estados. Embora não tenham sido encontradas provas de adulteração de brincos dos animais, a inspeção revelou irregularidades administrativas, como falhas no inventário dos rebanhos e inconsistências no cadastro dos animais e das propriedades. Os responsáveis foram notificados a regularizar as informações, sob risco de multa em caso de reincidência. A Polícia Civil e a CIDASC destacam que seguem atuando na fiscalização para garantir a sanidade animal e a segurança nas atividades rurais.

A Polícia Civil do Paraná cumpriu, na manhã desta quarta-feira, um mandado de prisão expedido contra um homem de 75 anos, condenado a 17 anos de 8 meses de reclusão em regime fechado, pela prática do crime de estupro de vulnerável. A prisão foi decretada pela Vara Única de Marmeleiro, em razão de sentença condenatória com trânsito em julgado. O homem foi localizado e preso no município de Campo Erê. Após ser notificado sobre o mandado, ele foi entregue ao Departamento Penitenciário onde permanecerá à disposição da Justiça.

Na noite desta quarta-feira, um homem de 27 anos foi preso por ameaçar a companheira e causar danos à residência, localizada no Bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada por volta das oito horas da noite após moradores relatarem que o suspeito, visivelmente alterado, estava tentando arrombar a porta e proferindo ameaças contra a vítima e pessoas ao redor. De acordo com a Polícia Militar, o homem estava na frente da casa, aparentando embriaguez e agressividade. A companheira do suspeito afirmou aos policiais que ele quebrou a porta, fez ameaças e causou medo a todos presentes. Na residência, os policiais também localizaram objetos que aparentavam ser furtados, como uma caixa de ferramentas, e uma caixa com 50 munições de calibre .22. O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil junto com os itens apreendidos. Durante o trajeto, o suspeito desacatou e ameaçou os policiais, sendo necessário o uso de força para contê-lo. Ele responderá por ameaça, dano e posse irregular de munição.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a Operação Deadcoin para desmantelar uma organização criminosa suspeita de realizar fraudes e lavar dinheiro obtido em um esquema de estelionato que lesou milhares de pessoas no Oeste de Santa Catarina. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em São Miguel do Oeste, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Durante a operação também foram apreendidos dois passaportes de suspeitos com os crimes, um deles em Caxias do Sul e outro em São Miguel do Oeste. Os demais mandados foram cumpridos em Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville, Bento Gonçalves, Três Coroas, Portão e Sapiranga. As investigações indicam que o grupo lesou mais de 10 mil vítimas em todo o Brasil e causou um prejuízo estimado em 250 milhões de reais.

Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso oferecia "investimentos" com promessas de altos rendimentos, conquistando a confiança das vítimas ao pagar inicialmente uma parcela dos lucros prometidos. No entanto, quando as vítimas realizavam novos depósitos, maiores, não recebiam mais retorno e ficavam sem acesso ao dinheiro bloqueado, sem qualquer justificativa. Além das fraudes, a organização teria usado engenharias financeiras complexas para enviar recursos a paraísos fiscais, lavar dinheiro e adquirir bens de luxo no exterior, incluindo imóveis e automóveis. No total, dois mandados de prisão preventiva foram expedidos no Rio Grande do Sul e a Interpol foi acionada para localizar investigados foragidos. Os envolvidos podem responder por crimes que incluem estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas, com penas que podem ultrapassar 30 anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.