ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 07/11/2020

GLOBO EM FOCO – 07/11/20

-PRESIDENTE DO TSE DIZ QUE RETORNAR AO VOTO IMPRESSO SERIA UM RETROCESSO

-GOVERNO AUTORIZA AULAS PRESENCIAIS EM REGIÕES DE RISCO GRAVE PARA COVID

-CANDIDATOS DE ITAPIRANGA REALIZAM HOJE O ÚLTIMO DEBATE

-PROJETO AMPLIA DIREITOS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

-REGIÃO ENFRENTA ESTIAGEM JÁ COM NIVEIS HISTÓRICOS

-QUEDA NA QUALIDADE DO LEITO PODE IMPEDIR O CARREGAMENTO

-POLÍCIA INDICIA TRÊS AUTORES POR FURTOS EM ESTABELECIMENTOS DE ITAPIRANGA

-INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO MOBILIZAM BOMBEIROS DE ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional chegará a Buenos Aires no próximo 10 de novembro para iniciar negociações formais com as autoridades argentinas, em busca de um novo programa de créditos para o país sul-americano, anunciou nesta sexta-feira um porta-voz do órgão multilateral. A analisará com as autoridades argentinas a forma de implementar um novo programa que substitua o acordo stand-by assinado em 2018 por cerca de 57 bilhões de dólares. O FMI projeta para este ano uma queda de 11 por cento da economia argentina, que enfrenta seu terceiro ano de recessão.

O candidato democrata JOE BIDEN disse que espera vencer a eleição dos Estados Unidos em seu primeiro pronunciamento após a virada em estados cruciais, neste sábado. Ele afirmou que ainda não há uma declaração final de vitória, mas os números são convincentes. Na sexta-feira, BIDEN conquistou a maioria dos votos em dois estados-chave: a Pensilvânia e a Geórgia. Nesses dois estados, a vantagem do democrata sobre o republicano cresceu ao longo do dia.

O Partido Republicano da Pensilvânia pediu à Suprema Corte dos Estados Unidos nesta sexta-feira a interrupção da contagem dos votos que estão chegando atrasados O partido de DONALD TRUMP pediu ao tribunal que pare a apuração de votos de milhares de cédulas enviadas pelo correio que chegaram depois da terça-feira, dia da eleição. O juiz da Suprema Corte SAMUEL ALITO determinou na noite desta sexta-feira que esses votos enviados por correio e recebidos após três de novembro sejam contados paralelamente, mas não interrompeu a contagem dessas cédulas, como queriam os republicanos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, disse nesta sexta-feira que retornar ao voto impresso "seria um retrocesso". O ministro falou sobre o assunto durante participação no Fórum Liberdade e Democracia, em Vitória. Ele afirmou que voltar ao sistema de voto impresso é como comprar um videocassete. BARROSO comentou sobre as eleições de 2022 depois do presidente JAIR BOLSONARO defender a adoção do voto impresso em uma transmissão em rede social. O ministro não citou a fala do presidente. BARROSO também defendeu a adoção do sistema distrital misto.


A denúncia do Ministério Público contra o senador FLÁVIO BOLSONARO afirma que o miliciano ADRIANO DA NÓBREGA também era parte do esquema da "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a investigação, em 2007, o então deputado estadual FLÁVIO BOLSONARO nomeou DANIELLE MENDONÇA DA COSTA, mulher do ex-policial militar ADRIANO, assessora parlamentar. Naquele mesmo ano, FLÁVIO contratou – também como assessor parlamentar – FABRÍCIO QUEIROZ, que está em prisão domiciliar e é apontado como o operador do esquema. Acusado de comandar um grupo de extermínio e de ter ligação com a milícia no Rio, ADRIANO foi morto na Bahia em fevereiro deste ano, em troca de tiros com a polícia.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil vai "dançar com todo mundo" e seguir "trabalhando com todo mundo", incluindo os Estados Unidos, independentemente do resultado das eleições presidenciais norte-americanas. Questionado sobre o tema, GUEDES comparou a política internacional a uma "festa" à qual o Brasil chegou atrasado e, por isso, teria de "dançar" com todos. O ministro afirmou ainda que o Brasil poderá manter alguns dos estímulos dados durante a pandemia para ajudar na retomada do crescimento. GUEDES não citou quais estímulos poderiam ser mantidos.


A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina abriu um procedimento para investigar a conduta do advogado CLÁUDIO GASTÃO DA ROSA FILHO durante a audiência do caso MARIANA FERRER. A OAB informou nesta sexta-feira que tomou as medidas cabíveis após receber denúncias em setembro e que o procedimento segue em andamento. Na audiência do processo em que MARIANA acusa o empresário ANDRÉ CAMARGO de estupro, o advogado de defesa exibe fotos sensuais feitas por MARIANA quando era modelo profissional, definindo-as como "ginecológicas". Ele afirma ainda que "jamais teria uma filha" do "nível" de MARIANA e, ao vê-la chorar, diz: "Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo."


Onze respiradores comprados pelo governo de Santa Catarina no início da pandemia do novo coronavírus estão sendo utilizados em hospitais filantrópicos de três regiões. Nenhum dos aparelhos funciona em UTI especializada em Covid-19, considerada a finalidade da aquisição. Em março, o governo fez um pagamento antecipado e sem garantia de entrega de 200 respiradores. Chegaram a Santa Catarina 50 equipamentos, mas foram confiscados pela Receita Federal por irregularidades na documentação antes de serem entregues ao estado. Apenas 11 foram aprovados pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e encaminhados para unidades de saúde da Serra, Sul e Oeste catarinense.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta sexta-feira três portarias que alteram portarias anteriores e autorizam atividades presenciais nas escolas em regiões com risco grave para a Covid-19 no mapa de risco do governo do estado. Também foi permitido reforço presencial individualizado nas áreas de risco gravíssimo. Essas novas regras já estão em vigor e valem para o ensino público e particular. A decisão foi anunciada pela governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR na tarde desta sexta. O governo destacou que a volta dos estudantes não é obrigatória e que os pais ou responsáveis podem optar por continuar os estudos dos alunos de forma remota, como ocorre no estado desde março.

Live beneficente para auxiliar no tratamento de duas crianças Iporãoestinas será realizada hoje. A apresentação, que será feita pela dupla FELIPE e FERNANDO BORBA, pode ser acompanhada a partir das 18 horas com transmissão pelo canal do YouTube da dupla, e redes sociais do Instagram e Facebook. As doações serão em prol de SOFIA BILDHAUER, de três anos de idade, que possui paralisia cerebral, diabetes e autismo. E também em prol de LUCAS DILL, de nove anos de idade, que possui transtorno do espectro autista. As duas crianças necessitam de atendimento especializado e tem altos gastos com consultas, exames e medicamentos. Doações poderão ser feitas durante a live, através da vakinha online, que será divulgada durante a apresentação. Interessados em auxiliar no tratamento das crianças também podem procurar os integrantes do Lions Clube de Iporã do Oeste para as doações.

Projeto amplia direitos de mulheres vítimas de violência. A deputada estadual, MARLENE FENGLER, propôs em projeto que prevê a alteração na lei para criação de um regime especial de atendimento para fins de renda e emprego as mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo a parlamentar, o objetivo da proposição é alterar uma lei de 2007, que prevê o benefício do governo federal para mulheres vítimas de violência apenas por parte do companheiro. MARLENE diz que pretende incluir na lei o benefício às mulheres vítimas de toda forma de violência doméstica, praticada por qualquer pessoa além do marido ou companheiro. Dessa forma, as vítimas de violência terão prioridade em programas sociais do governo. O texto foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos na quarta-feira, e nas comissões de Constituição e Justiça e de Trabalho, Administração e Serviço Público o texto já havia sido aprovado por unanimidade.

Acesso dos animais aos rios está proibido devido à escassez de água. Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, devido à escassez de água alguns cuidados a mais precisam ser adotados, além dos que já são orientados normalmente para a economia. O capitão cita como exemplo o uso das margens dos rios para implementação de lavouras ou acesso de animais, considerando que há uma metragem de mata ciliar que precisa ser observada e preservada por lei. RONCÁGLIO ressalta que essa margem depende do tamanho do rio e da propriedade. Ele lembra que uma norma permite o acesso do gado a margem do rio para consumo da água, mas nesse momento de seca, o capitão afirma que essa prática é proibida considerando o nível baixo dos rios e para evitar a poluição da água que resta. Nesse caso, a orientação é fazer a captação dessa água para evitar o acesso dos animais ao rio.

Cabelos vendidos na região Sul tem mercado de compra nacional e internacional. A News Hair, empresa gaúcha de Passo Fundo, vem com frequência a região para a compra de cabelos. Conforme o representante da empresa, ELISEU HOFFMANN, a procura para venda de cabelo aumentou bastante nos últimos meses, considerando que também é uma forma de agregar a renda. Ele afirma que ainda há o receio das mulheres com o corte, por isso, a empresa desenvolveu uma estratégia de tirar o volume e não o comprimento dos fios. ELISEU cita que o cabelo é classificado em vários segmentos, conforme a qualidade do fio. Além de perucas, o uso é também para procedimentos como aplique e mega hair. No Brasil, o empresário comenta que a maior demanda por compra de cabelos é São Paulo e Rio de Janeiro, e também Israel, onde existe uma cultura que depois de casadas as mulheres não podem mostrar os cabelos e por isso raspam a cabeça e usam perucas.

Os cabelos da região Sul do país estão entre os mais procurados devido a sua qualidade. O representante da empresa News Hair ressalta que na hora da venda o cabelo pode valer de 100 reais a mil e 500 reais, o que varia conforme a qualidade dos fios, o comprimento e a quantidade de cabelo. ELISEU HOFFMANN cita que a cor do cabelo também influencia, sendo que quanto mais claro, maior é o valor de mercado em função de que o cabelo loiro possui menor volume no couro cabeludo e tem mais facilidade na adesão aos produtos químicos. Não há idade definida para a venda do cabelo, mas no caso de crianças é necessária autorização e presença dos responsáveis. O cabeleireiro comenta que em média são tirados 75 gramas de cabelo, sendo que por dia o volume de compra totaliza cerca de um quilo de cabelos. ELISEU diz que o fator mais prejudicial aos cabelos tem sido a química, por isso a importância da hidratação para manter a qualidade dos fios.

Suíno vivo pago ao produtor tem reajuste no momento que granjas enfrentam dificuldades no alojamento. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, nesta sexta-feira a Aurora anunciou um reajuste no preço do suíno vivo pago ao produtor. Para leitões mamados e de creche o valor passa de cinco e 90 o quilo para seis reais, e suínos na terminação o preço aumenta para seis reais e 40 centavos o quilo. O presidente da ACCS comenta que o reajuste se deve ao fato de que havia uma diferença grande entre a bolsa de suínos de Santa Catarina, que fechou nesta sexta-feira em nove reais e 67 centavos o quilo, e o preço que vinha sendo pago ao produtor, de cinco e 90 o quilo. LORENZI diz que a expectativa é que nos próximos dias as demais empresas também concedam o reajuste aos produtores.

Com o mercado interno aquecido devido às compras para final do ano, e o mercado internacional fortalecido as exportações, o presidente da ACCS comenta que no momento não há motivo para reclamações. A preocupação continua sendo o mercado chinês, responsável por 50% das compras, o que representa um risco grande caso a China suspenda a importação. LOSIVANIO DE LORENZI cita que preocupa também os preços futuros dos grãos em função do prejuízo que as lavouras estão registrando com a seca. Granjas já tem enfrentado dificuldades com o alojamento devido à falta de água. Segundo o presidente da ACCS, o pedido nesse momento é que as empresas entendam a situação dos agricultores e façam o alojamento em propriedades que tem a disponibilidade de água. Em reunião nesta semana o IMA anunciou que irá agilizar o processo para construção de poços artesianos, com recursos que serão disponibilizados pelo governo. /

Calor deve agravar problema de falta chuva. Região vive estiagem com registros históricos. Nos últimos quatro meses a região Extremo Oeste teve apenas 227 milímetros de chuva. O volume médio de 1.86 por dia, é muito menor que a média história dos últimos 85 anos, de 6.05 milímetros de chuva por dia. De acordo com o Homem do Tempo, WOLFGANG LENGERT, estamos no início de uma grande seca. O problema maior está na chegada do verão que agrava a situação da estiagem devido ao forte calor. Ele destaca que cada dia sem chuva e com altas temperaturas cria um cenário preocupante. LENGERT relata situações bem piores no passado com estiagem mais prolongada. Informa que em 1943, foram 10 meses com média de 42 milímetros de chuva por mês. Já no período de 1977 a 1982 ocorreu uma estiagem extremamente prolongada, deixando rios sem água.

O Homem do Tempo reforça que o problema atual pode se agravar caso não ocorra chuva em breve. Este problema está tornando a região em um cenário bastante triste. WOLFGANG LENGERT destaca que em 2020, ocorreu chuva mais consistente em janeiro com 258 milímetros e também em fim de junho e início de julho com intensas chuvas. No restante está bem abaixo da média histórica. Ele salienta que estiagem é um fenômeno cíclico e intensas secas ocorrem em um intervalo de 40 anos. LENGERT também chama atenção para outras situações que geram problemas pela falta de chuva, como ocorreu em 2004 um ano muito difícil. De janeiro a maio daquele ano foram apenas 55 milímetros por mês. O Homem do Tempo possui uma estação meteorológica em sua residência, na comunidade de Presidente Becker e mantém monitoramento diário com dados de chuva e temperaturas.

Agrônomo revela preocupação com a qualidade do leite por alimentação errada do gado. No momento de crise de pastagens, o planejamento faz a diferença. Ajustes na dieta evitam o desabastecimento de volumoso. Sem planejamento a situação se agrava e causa problemas no plantel. O agrônomo MÁRCIO WINK, alerta que medidas de urgência não são aconselhadas por serem tomadas decisões em momento de desespero que podem agravar o problema. O profissional lembra que a qualidade do leite está diretamente ligada ao cuidado com o alimento disponibilizado. De acordo com o agrônomo, a necessidade de alimento depende do estágio da lactação da vaca e ainda na fase de reprodução. WINK observa que o produtor que não manter o alto padrão de qualidade terá prejuízos, pois o leite não será carregado. Ele cita ainda que o leite é um alimento muito nobre e por isso cresce cada vez mais as exigências dos padrões de qualidade.

As consequências da estiagem podem ocorrer após três meses ou até um ano. Suporte técnico adequado aumenta chance de medidas corretas em momentos de extrema dificuldade. Conforme o engenheiro agrônomo, MÁRCIO WINK, o problema maior pode ocorrer em 2021. Ele chama atenção que muitos produtores de leite estão variado o volumoso com uso de feno, pré secado, palha de aveia ou de trigo. Ajustes são recomendados, porém sem cometer exageros que podem comprometer a saúde do animal. WINK chama atenção que a vaca que não emprenha reduz a produção e o problema vira uma bola de deve cada vez maior. O agrônomo também demonstra preocupação com o custo de produção que segue aumentando e deve se agravar nos próximos meses. Ele cita o concentrado, milho e farelo de soja com preço explodindo, um acréscimo no custo de produção que gera preocupação na atividade leiteira.

Planejamento faz a diferença para superar momentos de dificuldades. O agrônomo MÁRCIO WINK, especialista em nutrição de gado leiteiro afirma que o sistema utilizado na propriedade não é o principal e sim o profissionalismo do trabalho que faz a diferença. Ele cita como exemplo propriedade a pasto, semi confinada, Free-Stall ou Compost bar, todas tem situações positivas e negativas. Com a estiagem todos os sistemas são afetados e o sucesso depende do planejamento de estocagem de animais e aproveitamento correto do plantel. WINK avalia que o milho safra e safrinha terá volume totalmente comprometido reduzindo o volume de alimento disponível. O descarte de animais é uma alternativa no momento, porem pode comprometer o rebanho devido a dificuldade em recompor o plantel. O agrônomo projeta que o mercado de novilhas estará aquecido no próximo ano.

Último debate do Projeto Eleições 2020 da Rádio Itapiranga terá hoje debate entre os candidatos a prefeito de Itapiranga. A partir das 13 horas estarão nos estúdios da emissora, ALEXANDRE RIBAS, da coligação Vamos Juntos Por Itapiranga, formada pelos partidos PP, PT, PSD e PSB e, JORGE WELTER da coligação Itapiranga Não Pode Parar, formada pelos partidos MDB, PSDB e Democratas. O debate terá duas horas de duração, com intermediação do jornalista MARCOS MELLER. No próximos sábado, véspera da eleição, a Rede Peperi apresenta um programa especial sobre o pleito.

Colisão entre camionete e moto deixa um ferido em São José do Cedro. Um acidente de transito mobilizou o corpo de bombeiros e a Polícia Militar as 18h20 na esquina da rua Odilo Link com a Salete Uliana. A colisão envolveu uma caminhonete Hilux e uma motocicleta, ambos do município. O condutor da moto ficou ferido após se ejetado cerca de 20 metros do local. Ele apresentava ferimentos nos braços, pernascoluna. O homem foi socorrido pelo corpo de bombeiros e levado ao hospital. O motorista da camionete não se feriu e acompanhou o socorro da vítima. A PM fez o levantamento da ocorrência e controle do trânsito no local.

Incêndio volta atingir área de reflorestamento em São José do Cedro. A guarnição dos bombeiros foi chamada por volta das 20h30 desta sexta-feira para atendimento de incêndio na linha São João. Chegando ao local da ocorrência confirmou tratar-se de uma área de reflorestamento de eucalipto, sendo que as guarnições já haviam atuado nesta área durante a semana. Mas, o incêndio voltou a ocorrer, segundo o proprietário, de forma espontânea. As chamas estavam concentradas no topo de morro de grande declividade, sendo impossível a chegada próximo ao local com o caminhão que ficou distante cerca de 400 metros do incêndio. Conforme os bombeiros, dois lados já estavam com a vegetação queimada dos incêndios anteriores e em um local próximos fica um potreiro com grama verde, não havendo possibilidade de queima. Diante da impossibilidade de chegar com água próximo ao incêndio foi realizado aceiro manual com uso de enxada e soprador obtendo-se sucesso e extinção do fogo. Foram consumidos cerca de 4.000 metros quadrados de vegetação neste incêndio.

Incêndios em vegetação mobilizam bombeiros de Itapiranga. A primeira ocorrência foi por volta das 20 horas e 15 minutos de ontem. A guarnição foi acionada para combater incêndio em vegetação rasteira em linha Ervalzinho, interior de São João do Oeste. Os bombeiros usaram caminha com mangueira além de bomba costal e batedores para a extinção do fogo e rescaldo. O fogo destruiu aproximadamente mil metros quadrados de vegetação. Populares e proprietários auxiliaram a guarnição no combate às chamas. O trabalho foi importante para salvar uma área de reflorestamento de eucalipto e uma lavoura de milho.

Já por volta de uma hora da madrugada deste sábado a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para combater incêndio em área de reflorestamento de eucalipto, em linha Soledade interior de Itapiranga. Foram queimados aproximadamente três mil metros quadrados da área de reflorestamento. Populares auxiliaram a guarnição no combate às chamas. Devido ao período sem chuva a propagação dos incêndios geram grande preocupação. Foram salvos duas áreas de reflorestamento de eucalipto, com aproximadamente 45 hectares no total. Os bombeiros alertam a população para evitar queimadas e não jogar bitucas de cigarro ao longo das estradas. São atitudes que podem causar incêndio florestal, que é crime.

Na madrugada do dia três de setembro de 2017, autores arrombaram Supermercado Zeppelin de Itapiranga e furtaram dinheiro e documentos. No início de novembro do mesmo ano o alvo de furto foi o mercado Superfácil, de Mondaí. Outro ataque ocorreu poucos dias depois, na Cooperativa A1 de Descanso. No total foram subtraídos cerca de 62 mil reais em dinheiro. As investigações iniciaram na comarca de cada município onde os furtos ocorreram, porém diante da evolução dos trabalhos em Itapiranga, os Inquéritos Policiais tramitaram de forma conjunta nesse município. Foram identificado pela polícia os autores em Palmas, no Paraná. Policiais da comarca de Itapiranga foram até a cidade paranaense onde foi possível identificar outras fontes de prova e aprofundar a investigação. Os Inquéritos foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário da Comarca de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.