ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 07 10 2024

-PSD É O PARTIDO COM MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS ELEITOS NO PAÍS

-SC NÃO TERÁ SEGUNDO TURNO NA ELEIÇÃO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA EM 24 ANOS

-PL ELEGE OITO PREFEITOS NA REGIÃO DA AMEOSC. MDB GANHA 5 PREFEITURAS

-EM RESULTADO HISTÓRICO, CAMARA TERÁ SETE VEREADORAS A PARTIR DE 2025

-ZANARDI RECEBE QUASE 60 POR CENTO DOS VOTOS E É ELEITO PREFEITO DE SMO

-DOIS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS COM 50 GRAMAS DE MACONHA

-POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMAS DE FOGO E PRENDE DOIS HOMENS EM DESCANSO

O tempo é de nuvens. A previsão para as próximas é de céu nublado. Nas últimas horas, a mínima foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo cinco reais e 96 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

O presidente israelense, ISAAC HERZOG, estava entre os que realizaram atos na manhã desta sexta-feira no local do festival Nova, onde descreveu os ataques de 7 de outubro como uma “cicatriz na face da Terra” e apelou aos países para apoiarem Israel. HERZOG também depositou uma coroa de flores e acendeu velas em homenagem aos mortos no local há um ano, acompanhados por suas famílias enlutadas. Ele disse que o 7 de outubro de 2023 é um dia que deve ser lembrado com infâmia, quando milhares de terroristas cruéis invadiram as casas e violaram as famílias de Israel.

Um balanço divulgado nesta segunda-feira pelas Forças Armadas de Israel mostra que 782 soldados morreram em combate na guerra na Faixa de Gaza e nos ataques do grupo terrorista Hamas, ocorridos há um ano. No território palestino, quase 42 mil pessoas foram mortas pelas forças de Israel, segundo o Ministério da Saúde. Em 7 de outubro de 2023, terroristas do Hamas atacaram a região sul de Israel e mataram mil e 200 pessoas. Outras cerca de 250 foram feitas reféns, de acordo com contagens israelenses. Mais de 100 reféns continuam sendo mantidos em cárcere pelo Hamas.

O papa Francisco empossará 21 novos cardeais de vários países do mundo. O anunciou foi feito neste domingo em uma medida inesperada para influenciar o poderoso grupo de religiosos que um dia escolherá seu sucessor. A cerimônia para empossar os novos nomeados, conhecida como consistório, será realizada no dia 8 de dezembro, disse o papa durante sua oração semanal ao meio-dia diante de peregrinos e turistas na Praça de São Pedro.

Será o décimo consistório convocado pelo papa desde sua eleição, há 11 anos, como o primeiro pontífice da América Latina. Os novos cardeais vêm de países diversos, como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Itália, Reino Unido, Sérvia, Japão, Indonésia, Canadá, Costa do Marfim e Argélia.

Os clientes que têm "dinheiro esquecido" no Sistema de Valores a Receber do Banco Central do Brasil têm até o dia 16 de outubro para sacar os valores. Segundo o BC, oito bilhões 560 milhões de reais estão disponíveis para resgate. O sistema permite consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições. O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro. O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Os partidos que integram federações partidárias elegeram 587 prefeitos no primeiro turno das eleições municipais deste ano. Em 2020, essas mesmas siglas – que à época concorreram de forma isolada – foram responsáveis por eleger 932 prefeitos. As federações partidárias consistem na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Nessa modalidade de aliança, as siglas funcionam como um único partido no Congresso, dividindo Fundo Partidário, tempo de TV e unificando o conteúdo programático. Apenas o PT, que ao lado do PCdoB e do PV integra a Federação Brasil Esperança, elegeu mais prefeitos desta vez do que há quatro anos: passou de 179 para 248.

O PSD é o partido com o maior número de prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Essa é a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB é superado por outra legenda em total de conquistas no primeiro turno pelo país. O terceiro lugar ficou com o PP. O elegeu 878 prefeito, o MDB venceu em 847 municípios e o PP conquistou 743 prefeituras. Na lista de partidos com mais prefeitos eleitos, o União Brasil ocupa a quarta posição, com 578 vencedores. O PT, sigla do presidente LULA, aparece em nono, com 248 nomes, atrás de legendas como PL com 510, Republicanos com 430, PSB com 309 e PSDB com 269.

Santa Catarina registrou um crescimento de 10 vírgula nove por cento na abertura de novas empresas no terceiro trimestre de 2024, com 65 mil 361 negócios criados, em comparação com 58 mil 922 no mesmo período de 2023. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. Nesse sentido, o aumento destaca o Estado como um dos principais centros de empreendedorismo no Brasil. Além disso, a participação feminina continua a crescer, com 40 e meio por cento dos 87 mil 244 novos sócios sendo mulheres. Este dado reforça, portanto, o papel das mulheres no mercado, trazendo diversidade e inovação para diversos setores. Assim, Santa Catarina mantém-se como um estado promissor para novos negócios, impulsionando tanto o crescimento empresarial quanto a representatividade feminina.

Em Santa Catarina, seis deputados estaduais e cinco federais estiveram nas disputas municipais em 2024. Desses 11, cinco foram bem-sucedidos: quatro às prefeituras e uma à Câmara de Vereadores. Entre os federais, apenas CARMEN ZANOTTO do Cidadania obteve sucesso no pleito, tornando-se a nova prefeita de Lages. Em 2014, foi eleita. Quem assume o seu lugar na Câmara dos Deputados é GEOVÂNIA DE SÁ do PSDB. Três deputados estaduais foram eleitos para as prefeituras: delegado EGÍDIO do PL, em Blumenau; ESTÊNER SORATTO do PL, em Tubarão e EDILSON MASSOCCO também do PL em Concórdia. ANA PAULA LIMA do PT ficou em terceiro lugar em Blumenau; CARLOS CHIODINI do MDB foi o terceiro lugar em Itajaí; PEDRO UCZAI do PT ficou em segundo lugar em Chapecó e RICARDO GUIDI do PL ficou em segundo lugar em Criciúma.

Mais de cinco milhões e 600 mil catarinenses estão aptos Santa Catarina não terá segundo turno em nenhuma cidade nas Eleições 2024. Esta é a primeira vez que isso ocorre em 24 anos. Nas três cidades em que o Estado poderia ter uma disputa em duas votações, por haver mais de 200 mil eleitores, o resultado da disputa foi definido já na apuração deste domingo. Em Joinville, o atual prefeito ADRIANO SILVA do Novo foi reeleito ao atingir 78 por cento dos votos. Em Florianópolis, o também atual prefeito TOPÁZIO NETO do PSD foi reeleito com 58 por cento. Por fim, em Blumenau, o candidato DELEGADO EGIDIO do PL foi eleito com 51 por cento dos votos. Para que houvesse segundo turno, era preciso que nenhum dos candidatos alcançasse mais de 50 por cento dos votos neste domingo.

O PL foi o partido que mais elegeu prefeitos na eleição deste domingo na Ameosc. Das 19 prefeituras ligadas a Associação dos Municípios do Extremo-oeste, oito serão administradas pelo Partido Liberal a partir do ano que vem. O MDB elegeu cinco prefeitos neste final de semana. O Partido Progressista venceu a eleição majoritária em três cidades da região. O Partido dos Trabalhadores elegeu dois prefeitos e o PSD teve apenas um prefeito eleito. O PL, que fez o maior número de prefeituras, vai indicar o primeiro presidente da Ameosc para o mandato 2025-2028.

O prefeito de Romelândia foi reeleito, neste domingo, para um novo mandato de quatro anos. JUAREZ FURTADO conquistou 64 por cento dos votos com dois mil 341 eleitores, superando VALDECIR DE OLIVEIRA VAIDA, que obteve 35 por cento, o equivalente a mil 276 votos. ELVIS DE OLIVEIRA do PL foi o vereador mais votado com 320 votos. Também se elegeram para a câmara os candidatos ESMAEL BARP, RICA BELUSO, POLACO KOPASLKI do PSDB; PROFESSOR ELISANDRO SCHILINDWEIN e CASTELO do MDB; EDERSON BATATA do PL; MARLON NOGUEIRA do União e JOÃO ZANON do PT.

O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ, do MDB foi reeleito para mais quatro anos à frente da prefeitura de Barra Bonita. Ele recebeu 875 votos, o equivalente a 53 vírgula 81 por cento do total. O candidato FABRÍCIO FRIEDERICHS do PP ficou em segundo lugar com 545 votos, o que representa 33 virgula 52 por cento. Já o candidato JEAN CRISTHOFOLLI do União Brasil somou 206 votos, 12 vírgula 67 por cento. NEIR MITMANN do MDB foi o vereador mais votado com 130 votos. Também foram eleitos para câmara CIRO, NEURA, MAXI e DECO do PMDB; VILMAR PREZZI e GENESIO TREVISAN do PP; RAFAEL BALENSIFER do PL e VALMIR do PT.

GILBERO BELEGANTE do PT é o prefeito eleito de Paraíso. Ele conquistou 43 por cento dos votos, com um total de mil 431 eleitores. RUDINEI DEMARCO do MDB teve mil e 15 votos, o equivalente a 31 por cento enquanto JOEL GEHLEN do União Brasil teve 811 votos, 24 por cento do total. NELCIDIO do PSD foi o mais votado com 176 votos. Os vereadores eleitos são os seguintes: ÂNGELA e ROMARIO SAURIN do PL; ALMEIDA do PSD; MIGUEL e HILÁRIO SCHERNER do PT, ALCIONE SCHNEIDER do PP; ADEMIR VICHINIESKI e ROBERTO LEÃO do MDB.

Neste domingo, EDER MARCON do PT foi escolhido pelos eleitores de Bandeirante como o novo prefeito da cidade. Ele venceu a disputa com 47 por cento dos votos válidos, somando mil 233 votos. DAVENIR HOFFMEISTER do PL ficou em segundo com 32 por cento dos votos com 844 votos. JANE RIES obteve 499 votos, ou 19 por cento. MARCIANO PERASSOLI do PL foi o mais votado com 235 votos. Os demais vereadores eleitos em Bandeirante foram RODRIGO LOLATO, VERA BASSO, PINGO e JANDIR FAGUNDES do PT; ELAINE do PL; CARMEM MACHADO e OSMAR DIEDRICH do PSB e PROFESSORA VANIA do União.

O vereador BUFFO do MDB foi o mais votado da eleição deste domingo em São Miguel do Oeste. Ele recebeu 815 votos. Em seguida, CRIS ZANATTA do PSDB conquistou 697 votos, e o DELEGADO ZANCANARO do PL teve 587 votos. DEMARCH do PL foi a quarta mais votada com 583 votos. SISSE VELOZO do PSD fez 568 votos e ANA FLÁVIA do PT obteve 549 votos. Também garantiram vaga RODRIGO BORGHETTI do PL com 505 votos, RAVIER CENTENARO do PSD com 484 e SILVA KUHN do MDB com 482 votos. A nova legislatura contará ainda com MARLI DA ROSA do PL que fez 448 votos, VIVI DE CARLI do PODEMOS com 442, ADILSON PANDOLFO do PT com 441 e ANDRÉIA REBELATO do PSD que encerrou a lista dos eleitos com 417 votos.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai sofrer uma renovação expressiva no próximo mandato. Das 13 vagas, somente três serão ocupadas por vereadores da atual legislatura. CRIS ZANATTA do PSDB, RAVIER CENTENARO do PSD e MARLI DA ROSA do PL conseguiram a reeleição. Os outros 10 vereadores eleitos vão renovar o legislativo. Desses 10, apenas a SILVIA KUHN foi vereadora no mandato 2016-2020 e está de volta ao poder legislativo. Vereadores com mais de um mandato como VANIRTO CONRADT e NINI SCHARNOSKI não conseguiram votos suficientes para permanecer na câmara de vereadores. O União Brasil, que tem três vereadores, não elegeu nenhum. O Partido Progressista também não conseguiu nenhuma cadeira no legislativo.

Em relação ao bloco partidária, 10 vereadores são dos partidos da coligação que elegeu EDENILSON ZANARDI prefeito e apenas três estão no bloco de oposição: os vereadores do PSDB e do PT. A maior bancada da câmara de vereadores a partir do ano que vem ficará com o PL que elegeu quatro vereadores. O PSD conquistou três cadeiras no poder legislativo. O MDB elegeu dois vereadores. Já o Partido dos Trabalhadores também elegeu dois vereadores e dobrou a bancada. O PSDB e o Podemos elegeu um vereador cada.

A eleição para o poder legislativo neste ano também teve um fato histórico: pela primeira vez a câmara de vereadores terá mais mulheres do que homens em uma legislatura. São sete mulheres eleitas, mais da metade do total das 13 vagas. Seis cadeiras serão ocupadas por homens. As mulheres eleitas são CRIS ZANATTA do PSDB; DEMARCH e MARLI DA ROSA do PL; SISSE VELOZO e ANDREIA REBELATTO do PSD, ANA FLÁVIA do PT e SILVIA KUHN do MDB. Atualmente, a câmara de vereadores tem três mulheres no poder legislativa. A bancada feminina mais do que dobrou na eleição deste ano.

O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI do PL, foi eleito, neste domingo, prefeito da cidade com 13 mil 334 votos, o que representa 58 vírgula 91 por cento. PAULO DRUMM do União Brasil, fez seis mil 896 votos, o que representa 30 vírgula 47 por cento dos votos. Já o candidato do PT, JUAREZ DA SILVA recebeu 10 virgula 63 por cento, dois mil 405 votos. Na eleição deste domingo, foram registrados 24 mil e 97 votos, sendo 701 brancos e 761 nulos. O total de brancos e nulos chegou a seis por cento. A abstenção na eleição deste domingo em São Miguel do Oeste foi de quase 25 por cento.

O candidato do União Brasil, PAULO DRUMM, disse, em entrevista à Peperi que sai muito feliz da eleição deste domingo. O candidato citou que o partido foi criado há cerca de um ano, enfrentou uma máquina organizada pelo governo e, ainda assim, fez 30 por cento dos votos. DRUMM citou outras duas razoes para a derrota: o prestígio do governador JORGINHO MELLO e a força do PL. Para ele, o resultado politico para o partido foi importante, mesmo que não tenha eleito nenhum vereador. DRUMM também afirmou que espera que ZANARDI faça uma boa gestão porque ele “ama” essa cidade e espera que ela cresça e se desenvolva.

O candidato do PT a prefeito, JUAREZ DA SILVA, disse que o partido fez uma bonita e bela caminhada e não tinha a obrigação de vencer o pleito a prefeito. Ele citou que o objetivo era manter o partido de pé e conseguiu dobrar a bancada com a eleição de dois vereadores no legislativo. JUAREZ citou que o partido precisava sobreviver e manter o projeto e isso foi alcançado. Ele também disse que o grande derrotado dessa eleição foi o grupo de PAULO DRUMM na medida em que perdeu a eleição majoritária e os dois partidos da cabeça de chapa, o União Brasil e o Partido Progressista, não elegeram nenhum vereador.

A vitória da coligação Caminho Certo e Seguro se deve a uma série de fatores, mas o principal deles foi o time montado para eleição. A avaliação é do prefeito eleito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a coligação de seis partidos esteve comprometida com a campanha e o resultado foi uma vitória expressiva, com mais de 60 por centos e 10 dos 13 vereadores eleitos. ZANARDI também destacou a importância do trabalho feito pelo atual governo com ações e um jeito de governar que teve ampla aprovação da população. Ele disse que a campanha foi limpa e propositiva e os eleitores perceberam o que era melhor para São Miguel do Oeste.

ZANARDI disse, em entrevista para o RPN especial desta manhã, que vai manter as principais ações e linhas de trabalho do atual governo municipal. Ele explicou que tem um perfil parecido com o do prefeito WILSON TREVISAN, mas que pretende implantar o jeito ZANARDI de governar a partir de primeiro de janeiro de 2025.

ZANARDI também se manifestou hoje pela manhã sobre a composição da nova equipe de governo. Ele disse que esse é uma assunto que será debatidos nos próximos dias e que as indicações para as secretarias e diretorias deve vir dos partidos que integram a coligação, mas antecipou que a confirmação dos nomes vai ocorrer com base em critérios técnicos porque é isso o que a população espera. Ele também destacou que não houve promessa de cargos ou empregos durante a campanha. ZANARDI antecipou que uma das possibilidades é a criação de uma nova secretaria, a de Finanças em razão do grande trabalho nesse setor. O prefeito disse que a população pode esperar muito trabalho e comprometimento do governo eleito neste domingo.

Na noite do último sábado, a Polícia Militar de Descanso apreendeu duas armas de fogo e prendeu dois suspeitos em operações realizadas no interior do município. A primeira apreensão ocorreu na Linha Campinas, quando policiais abordaram um veículo na SC-163. Um revólver calibre .38 com seis munições foi encontrado ao lado do motorista, que não possuía registro da arma. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia. Uma nova ação policial no Distrito de Itajubá resultou em outra apreensão. Após denúncias de disparos de arma de fogo, os policiais entraram em uma residência e encontraram dois homens, sendo que um tentou ocultar um revólver calibre .38 em um dos quartos. Além da arma, foram encontradas oito munições. O suspeito foi preso e o material apreendido levado à Polícia Civil.

Uma briga generalizada deixou quatro feridos no bairro Aeroporto, em Dionísio Cerqueira, neste domingo. A confusão começou por volta das seis da tarde quando dois homens chegaram em um carro e, armados com facões, partiram para cima de outros envolvidos, iniciando uma grande briga. Conforme a PM, foi identificou os agressores, que foram presos em flagrante e levados para a Delegacia de Polícia Civil. Duas vítimas precisaram ser levadas ao hospital, incluindo uma pessoa que sofreu uma lesão na cabeça e foi encaminhada para São Miguel do Oeste devido à gravidade do ferimento.

A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste na tarde de sábado. A abordagem aconteceu na rua Oiapoc, no centro da cidade, quando policiais, em ronda, pararam um veículo com três ocupantes. Durante a revista, foram encontrados 24 gramas de maconha escondidos no compartimento do motor. Nas buscas nas residências dos suspeitos, a polícia, com o auxílio de cães farejadores, localizou mais 21 gramas da droga, três pés de maconha e uma balança de precisão. Os homens, de 28 e 41 anos, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil junto com o material apreendido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.