-CÂMARA APROVA PEC QUE ALTERA REPASSE DE RECURSOS PARA AS PREFEITURAS
-GOVERNO QUER REAJUSTAR SALÁRIOS DE TODOS OS SERVIDORES ATÉ O FINAL DO ANO
-ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO PROMOVE DIA D PARA COMERCIALIZAR PRODUTOS
-DEBATE SOBRE CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM NO RIO URUGUAI É RETOMADO
-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ ATRAÇÕES ESPECIAIS NO MÊS DAS CRIANÇAS
-ASSOCIAÇÃO DAS SOCIEDADES ORGANIZA ASSEMBLEIA PARA DEFINIR CALENDÁRIO E DISCUTIR PORTARIA DOS EVENTOS
-FAMÍLIA DO INTERIOR PROCURA JOVEM DESAPARECIDO
-HOMEM PRESO POR FURTAR CELULAR EM SMO ERA PROCURADO PELA JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51centavos. O euro está valendo seis reais e 37centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Dois terremotos consecutivos atingiram sul do Paquistão nesta quinta-feira, noite de quarta no horário de Brasília. O número de mortos chegou a 20, mas as autoridades paquistanesas temem que o número aumente porque mais de 100 casas feitas de barro e terra batida desabaram. Por isso, estima-se que centenas estejam desabrigados. As vítimas eram, na maioria, mulheres e crianças. Segundo autoridades, mais de 200 pessoas ficaram feridas após os sismos, dentre elas 40 em estado grave.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente chinês, XI JINPING, irão reunir-se virtualmente "antes do fim do ano", em uma data ainda não informada oficialmente. O anúncio foi feito pelo governo norte-americano. XI não participa de reuniões fora de seu país há quase dois anos, desde o início da pandemia de Covid-19, e também não estará presente na próxima reunião de líderes do G20 em Roma. A reunião virtual foi anunciada depois que o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, se reuniu em Zurique com o máximo diplomata chinês, durante seis horas.
O presidente do Peru, PEDRO CASTILLO, anunciou nesta quarta-feira, a renúncia do primeiro-ministro e de todo o gabinete ministerial. A decisão ocorre apenas dois meses depois de ter assumido o cargo, em uma mensagem inesperada transmitida pela televisão estatal para todo o país e que representa uma separação da ala mais à esquerda dos governistas. Na prática, o primeiro-ministro peruano atua como se fosse um chefe da Casa Civil, em comparação com o cargo existente no Brasil. Pelas leis peruanas, quando um premiê cai, o restante dos ministros também deve ser trocado.
O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta quarta-feira uma ação que tenta liberar a realização de "showmícios" e eventos artísticos de arrecadação para candidatos nas eleições 2022. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. O relator do caso, ministro DIAS TOFFOLI, votou contra a volta dos showmícios, mas a favor de permitir que artistas participem de eventos voltados à arrecadação de recursos para as campanhas. O julgamento foi interrompido e deve ser retomado nesta quinta-feira. No primeiro dia de análise, o placar foi de três a zero para manter a proibição a "showmícios", e dois a um pela liberação de artistas em eventos de arrecadação. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL contra regra da legislação eleitoral que vedou os comícios com a presença de artistas.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira por 310 votos a 142 um requerimento de convocação do ministro da Economia, PAULO GUEDES, para que ele dê explicações ao plenário da Casa sobre movimentações financeiras no exterior por meio de uma empresa offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Os governistas tentaram, sem sucesso, transformar a convocação em convite. A convocação obriga o comparecimento. Em caso de convite, a presença seria facultativa. Ainda não há data para o depoimento do ministro. O Ministério da Economia informou que toda a atuação privada de PAULO GUEDES está "devidamente declarada à Receita Federal, Comissão de Ética Pública e aos demais órgãos competentes".
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 456 votos a três, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que amplia o volume de recursos repassados às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios. A matéria segue, agora, para promulgação. Os deputados votaram o primeiro turno da proposta no fim de 2019. A estimativa do relator, deputado JULIO CESAR, do PSD do Piauí, é que, nos próximos dez anos, a medida resulte na liberação de 80 bilhões aos municípios. O governo federal fala em 40 bilhões. A proposta determina um aumento escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025.
Estão prontos os cálculos do governo de Santa Catarina para que sejam enviados à Assembleia Legislativa projetos para a concessão de reajustes salariais aos servidores. A intenção do Estado é aprovar no Parlamento o novo salário para todas as categorias ainda em 2021. Os pagamentos, entretanto, ocorrem somente a partir de janeiro de 2022 por conta da lei federal 173, que proíbe aumentos de salário no serviço público em todas as esferas até o final deste ano. Somente devem ficar de fora do pacote os servidores das empresas, como Casan e Celesc. Isso porque, a negociação com as categorias, neste caso, depende de outros atores que não somente o Executivo. Atualmente, somente o reajuste para a segurança pública tramita na Alesc.
A Pesquisa Mensal do Comércio feita pelo IBGE apurou que o volume de vendas do varejo restrito em Santa Catarina teve queda de 10 vírgula um por cento em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal. O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, recuou seis e meio por cento no período. No Brasil o varejo restrito caiu três vírgula um por cento frente a julho e o ampliado recuou dois e meio por cento. A Fecomércio atribuiu a queda à aceleração das altas de preços que corroem o poder de compra dos consumidores. Segundo o economista da entidade, ALISON FIÚZA, a pesquisa sobre o nível de consumo atual das famílias mostrou redução de 17 vírgula nove por cento frente a julho, o que comprova esse comportamento.
Durante o mês de setembro, o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, desenvolveu uma grande operação para apoiar municípios atingidos pelo granizo no estado. Foram afetadas as cidades de Abelardo Luz, Bom jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Irani, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São João do Sul, São Lourenço, Seara, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Destas, nove decretaram situação de emergência. No total, foram destinados para as famílias atingidas mais de três milhões e meio de reais. Isso representa o repasse de 368 cestas básicas e mais de 800 kits de acomodação.
-ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO PROMOVE DIA D PARA COMERCIALIZAR PRODUTOS; 10% SERÁ DOADO PARA PASTORAL DA CRIANÇA
-DEBATE SOBRE CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM NO RIO URUGUAI É RETOMADO
-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ ATRAÇÕES ESPECIAIS NO MÊS DAS CRIANÇAS
-ASSOCIAÇÃO DAS SOCIEDADES ORGANIZA ASSEMBLEIA PARA DEFINIR CALENDÁRIO E DISCUTIR PORTARIA DOS EVENTOS
O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês relacionado à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Conforme a coordenadora da atenção primária da saúde em Iporã do Oeste, FRANCIÉLI HEMSING, o objetivo da campanha é compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e ainda contribuir para a redução das taxas de mortalidade. FRANCIÉLI salienta que a unidade de saúde do município realiza os exames durante todo o ano, e no mês de outubro existe a intensificação dessas ações, quando é realizado o dia D.
Nesse ano o dia D será realizado em 23 de outubro, num sábado, para que as mulheres que trabalham possam se deslocar até o centro de saúde e realizar a coleta de preventivo de colo do útero, e também o exame clínico das mamas. O horário de atendimento no dia D será das oito às 16 horas, sem fechar no meio dia. A coordenadora explica que por conta das restrições da Covid, todas as mulheres podem entrar em contato com sua área de saúde e agendar o atendimento. Sobre a realização de palestras, FRANCIÉLI HEMSING explica que a pandemia causa restrições e não permite aglomeração, então as palestras de orientação não irão acontecer nesse ano. A coordenadora enaltece que todas as mulheres estão convidadas a participar do dia D.
Reunião para discutir o Turismo aconteceu em parceria com a AMEOSC, em São Miguel do Oeste. Conforme a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Santa Helena, LAÍS TELEKEN, a reunião realizada na última segunda-feira teve o objetivo de retomar o turismo. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina convocou a reunião para que o turismo seja desenvolvido de forma regional. LAÍS afirma que os municípios não possuem estrutura para manter um turista por dois ou três dias em apenas um município e integrando de forma regional, cada município têm um atrativo diferente, e o turista poderia permanecer uma semana visitando os municípios. De acordo com a secretária, quando a pandemia se expandiu, o turismo parou, e com a melhora nos índices de casos e vacinação, as pessoas já voltaram a viajar.
LAÍS enfatiza que em Santa Helena a ação inicial será um plano de turismo, através de um roteiro de visitas dentro do município. Ela explica que o turismo não é uma iniciativa somente do poder público, e pode ter participação do meio privado, através de empresas e propriedades. Conforme LAÍS TELEKEN, um exemplo de turismo em Santa Helena é a pizzaria em metro, que é uma das principais gastronomias e formas de turismo do município.
Livro genealógico será lançado em Iporã do Oeste. A família Ruschel contará no livro a história de Francisco Ruschel e Maria Augusta. A informação é de ELIANA SIMARA RUSCHEL VERGANI, bisneta de REINOLDO RUSCHEL. Conforme ela, a obra detalha todo o histórico dos descendentes, e alguns relatos sobre a atual pandemia. ELIANA VERGANI explica que a pesquisa começou em janeiro do ano passado, totalizando o tempo de um ano e dez meses para o lançamento. Ela frisa que para ter comunicação com os descendentes, a família teve que aprender mais sobre as tecnologias. Foram mais de 150 descendentes que ajudaram nessa obra.
ELIANA cita que a família veio de Nova Petrópolis e relembra que o primeiro RUSCHEL a vir para o Brasil foi SEBASTIAN RUSCHEL. Sobre os livros, a família já encomendou um livro para cada descendente, mas quem se interessar também poderá adquiri-lo. O histórico de vida dos integrantes, está recheado de lições de vida, persistência e determinação. Conforme ELIANA VERGANI, o livro está com 358 páginas e será entregue no cerimonial do outro sábado, dia 16. O cerimonial começará às 18 horas, com a recepção dos descendentes e das pessoas convidadas. Às 19 horas será realizado o protocolo de lançamento, e depois terá um momento de fotos com todos os descendentes.
Está sendo retomado o debate sobre construção de Barragem do Rio Uruguai entre Itapiranga e Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. Uma das razões está na grande mobilização para construção da ponte ligando os dois estados. Parlamentares, prefeitos e outras lideranças colocaram a região em evidência para um grande investimento. Segundo o prefeito de Pinheirinho do Vale, NELBO APPEL, está previsto duas ou até três usinas hidrelétricas no Rio Uruguai. Isso ficou mais evidente com os pedidos para construção de uma ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita. O prefeito diz que é favorável à construção da ponte sobre o Rio Uruguai e não definiu sua posição sobre a barragem, alegando que esta é uma situação mais complexa e que não possui interferência.
O prefeito de Pinheiro do Vale admite que já esteve em Porto Alegre tratando do assunto e também em Brasília com o Ministro de Minas e Energias, BENTO ALBUQUERQUE. Segundo NELBO APPEL, a programação de investimentos prevê a retomada do projeto pela barragem no prazo de 10 anos. O prefeito diz que a hidrelétrica seria de um tamanho menor ao projeto original, que foi combatido e arquivado pela Eletrosul. Segundo APPEL, interesses do governo federal e de empresas multinacionais superam a vontade de prefeitos e outras lideranças da região sobre a construção de uma hidrelétrica. NELBO APPEL garante que participou de vários eventos sobre a construção da ponte e demonstra otimismo devido à grande mobilização que está ocorrendo.
NELBO APPEL diz que é fundamental o engajamento de lideranças de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em apoio ao Movimento Pró-ponte. Para o prefeito de Pinheirinho do Vale, a região do Oeste catarinense e Noroeste gaúcho necessitam de maior atenção e investimentos dos governos estaduais e federal. Já sobre a barragem APPEL avalia que existe a necessidade de construir mais usinas no Brasil e a região faz parte deste projeto para novas usinas hidrelétricas. O prefeito manifesta preocupação com impactos ambientais e a inundação de áreas produtivas com a possível construção de uma barragem.
Associação de Artesanato Novo Amanhã, em parceria com a Pastoral da Criança de Iporã do Oeste, promovem dia D. Conforme a presidente da associação de artesanato, EDELA IMMICH, a entidade organiza uma exposição e venda no segundo fim de semana de cada mês, ao lado da Farmácia Santa Inês. EDELA IMMICH explica que neste fim de semana a ação terá apoio da pastoral da criança e a Associação de Artesanato Novo Amanhã vai doar 10% de todas as vendas realizadas. Os dias D ocorrerão nessa sexta e sábado, das oito horas da manhã até as 18 horas, e no sábado se estenderá até as 16 horas. Com essa parceria, o movimento será diferente, pois além das vendas de artesanato, também será realizada coleta de brinquedos. DENISE SCHAEFER, coordenadora da pastoral, enfatiza que a ação é importante para as crianças e que a visita ao dia D poderá incentivá-las a desenvolverem uma habilidade com o artesanato, bordado ou crochê.
O secretário de Educação de SJO, CLAUNEI WEBER, destaca que em outubro, conhecido como Mês das Crianças, haverá atividades diferenciadas para os alunos. No feriado da próxima terça-feira, dia 12, as crianças dos educandários municipais vão receber lanches especiais, além de atividades dentro e fora da escola. Ainda foi aberto processo licitatório e o município, através do Fundo Municipal da Educação, vai disponibilizar brinquedos infláveis para cada escola, por um dia. As escolas estão encaminhando para as famílias o cronograma de atividades especiais nesse mês. Segundo WEBER, durante todo ano houve preocupação muito grande em relação à segurança, principalmente devido à Covid, e ao mesmo tempo lembra que é preciso trazer algum incentivo para as atividades das escolas e os alunos. Em função disso, as atrações do Dia das Crianças foram organizadas por unidade escolar e em espaços específicos, para não haver aglomeração nas escolas. Os cuidados serão redobrados durante as atividades, mas ao mesmo tempo as escolas deixarão fluir a diversão e convivência dos alunos nesse momento, que é importante para eles.
Em relação às demais atividades da Educação de SJO, CLAUNEI WEBER lembra que na última sexta-feira, dia primeiro, ocorreu a Conferência Municipal da Educação, com encontro durante todo dia. A programação contou com apresentações culturais, abertura e palestra para discutir temas relevantes da Educação, além da análise do Plano Municipal. Na parte da tarde ainda houve várias discussões e análise de documentos básicos. WEBER pontua que em SJO vão sair várias sugestões de alterações e complementação dos textos que estão sendo montados agora, e que vão resultar em bastante trabalho para a equipe do Fórum Municipal. Acrescenta que as sugestões também serão levadas para os próximos níveis, regional, estadual e a CONAE nacional, para difundir as contribuições locais em todo país.
A Associação das Sociedades de Iporã do Oeste (ASI), organiza assembleia para definir o calendário do ano que vem e também discutir em relação à portaria que regulamenta os eventos. Conforme o presidente da entidade, ILMO WALTER, a assembleia será no dia 18 deste mês, numa segunda-feira. O início está previsto para as 19h30, em primeira convocação, ou às 20h, em segunda e última convocação, no CTG Herança Pampiana. WALTER cita a portaria 1063, de 24 de setembro deste ano, da Secretaria de Estado da Saúde, que prevê realização de eventos sociais, bailes, feiras e shows. De acordo com essa portaria, para participar de eventos, a pessoa deve estar usando máscara já na entrada do local. Ainda, deverão usar a proteção facial para ir na fila do banheiro, no caixa ou outros locais de atendimento. É obrigatório que se respeite distanciamento de um metro e a disponibilidade de álcool em gel pelo promotor do evento.
Um ponto importante a ser discutido, segundo o presidente da ASI, é em relação ao acesso à pista de danças. A portaria 1063 determina que apenas pessoas vacinadas contra o coronavírus ou com laudo que ateste negativo para Covid, feito há 48 ou 72 horas do evento, podem ir na pista de danças. É por esse motivo que o presidente defende que apenas pessoas vacinadas possam ir aos eventos, mas lembra que esse assunto ainda será discutido na assembleia. A ocupação máxima do local do evento deve ser 70 por cento da capacidade, a partir de novembro. Na assembleia ainda será elaborado o calendário de eventos para 2022 e para tanto todas as entidades associadas à ASI estarão presentes. O calendário atual expira no final deste ano e segundo WALTER, ainda na última assembleia ficou definido que os eventos serão divulgados a partir do momento em que houver alguma liberação.
O presidente da Associação das Sociedades de Iporã do Oeste enaltece que na assembleia também estará presente o sargento MILTON WOLF, que vai falar em nome da Polícia Militar, e a entidade ainda vai convidar representantes da vigilância sanitária, já que a realização dos eventos deve respeitar os protocolos da Covid-19. ILMO WALTER enfatiza que para a assembleia serão convocados dois representantes por entidade associada, inclusive de outras entidades não associadas à ASI, mas que tenham esse interesse. O presidente acrescenta que na oportunidade também haverá momento de votação de possíveis novos associados. No decorrer da assembleia também haverá lanches preparados pelo CTG, como o pastel, respeitando todos os protocolos da Covid, de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. WALTER lembra que cada entidade tem direito a quatro eventos por ano.
-FAMÍLIA DO INTERIOR PROCURA JOVEM DESAPARECIDO
-HOMEM PRESO POR FURTAR CELULAR EM SMO ERA PROCURADO PELA JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO
Um trabalhador caiu de escada de aproximadamente seis metros na tarde de ontem e sofreu ferimentos, em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu no Bairro Agostini, quando o homem fazia uma pintura, se desequilibrou e caiu. O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima com suspeita de fratura em uma das pernas e escoriações. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar auxiliou na ocorrência.
Familiares do jovem BRAIAN DE LARA, da Linha São Francisco, interior de Princesa, estão à procura do jovem, de aproximadamente 18 anos, que está desaparecido desde a tarde de terça-feira. Segundo familiares, BRAIAN estava conduzindo uma moto Bros 125 e ia em direção à casa dos familiares na Linha Marmeleiro, local onde possivelmente se perdeu e até o momento não foi encontrado. O jovem é de nacionalidade argentina e estava visitando a irmã no interior do município de Princesa.
O homem que foi preso por furtar celular em SMO no início de setembro era procurado pela Justiça do Rio de Janeiro. A Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste prendeu no dia três de setembro um homem de nacionalidade estrangeira pela prática de furto. Naquela ocasião, homem havia furtado um celular em um estabelecimento comercial de São Miguel do Oeste e após o crime, o suspeito se dirigiu à Delegacia de Polícia, com a finalidade de registrar um boletim de ocorrência por perda de documentos. O homem acabou sendo preso em flagrante. Durante o procedimento, o suspeito negou o delito, mas o reconhecimento da vítima e as informações obtidas demonstravam ser ele o autor do crime. A Polícia Civil ainda localizou o telefone e uma mala pertencente ao suspeito, sendo obtidas evidências que confirmaram ser ele o autor do crime.
O celular recuperado foi devolvido à vítima. No momento da prisão em flagrante, o suspeito se identificou como um homem de nacionalidade chilena. Desconfiando de o suspeito ter se identificado falsamente, a Polícia Civil empreendeu diversas investigações para descobrir a real identidade do criminoso, e com apoio do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina foi possível identificar que o criminoso é um homem com 38 anos, de nacionalidade chilena; e que o mesmo era autor de diversos crimes no seu país e no exterior, inclusive com ordem de prisão em aberto no Chile. O suspeito encontra-se preso preventivamente na Unidade Prisional de São Miguel do Oeste e suspeito responderá pelos crimes de furto e falsa identidade.