ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/10/21

Dois terremotos consecutivos atingiram sul do Paquistão nesta quinta-feira, noite de quarta no horário de Brasília. O número de mortos chegou a 20, mas as autoridades paquistanesas temem que o número aumente porque mais de 100 casas feitas de barro e terra batida desabaram. Por isso, estima-se que centenas estejam desabrigados. As vítimas eram, na maioria, mulheres e crianças. Segundo autoridades, mais de 200 pessoas ficaram feridas após os sismos, dentre elas 40 em estado grave.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente chinês, XI JINPING, irão reunir-se virtualmente "antes do fim do ano", em uma data ainda não informada oficialmente. O anúncio foi feito pelo governo norte-americano. XI não participa de reuniões fora de seu país há quase dois anos, desde o início da pandemia de Covid-19, e também não estará presente na próxima reunião de líderes do G20 em Roma. A reunião virtual foi anunciada depois que o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, se reuniu em Zurique com o máximo diplomata chinês, durante seis horas.

O presidente do Peru, PEDRO CASTILLO, anunciou nesta quarta-feira, a renúncia do primeiro-ministro e de todo o gabinete ministerial. A decisão ocorre apenas dois meses depois de ter assumido o cargo, em uma mensagem inesperada transmitida pela televisão estatal para todo o país e que representa uma separação da ala mais à esquerda dos governistas. Na prática, o primeiro-ministro peruano atua como se fosse um chefe da Casa Civil, em comparação com o cargo existente no Brasil. Pelas leis peruanas, quando um premiê cai, o restante dos ministros também deve ser trocado.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta quarta-feira uma ação que tenta liberar a realização de "showmícios" e eventos artísticos de arrecadação para candidatos nas eleições 2022. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. O relator do caso, ministro DIAS TOFFOLI, votou contra a volta dos showmícios, mas a favor de permitir que artistas participem de eventos voltados à arrecadação de recursos para as campanhas. O julgamento foi interrompido e deve ser retomado nesta quinta-feira. No primeiro dia de análise, o placar foi de três a zero para manter a proibição a "showmícios", e dois a um pela liberação de artistas em eventos de arrecadação. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL contra regra da legislação eleitoral que vedou os comícios com a presença de artistas.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira por 310 votos a 142 um requerimento de convocação do ministro da Economia, PAULO GUEDES, para que ele dê explicações ao plenário da Casa sobre movimentações financeiras no exterior por meio de uma empresa offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Os governistas tentaram, sem sucesso, transformar a convocação em convite. A convocação obriga o comparecimento. Em caso de convite, a presença seria facultativa. Ainda não há data para o depoimento do ministro. O Ministério da Economia informou que toda a atuação privada de PAULO GUEDES está "devidamente declarada à Receita Federal, Comissão de Ética Pública e aos demais órgãos competentes".

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 456 votos a três, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que amplia o volume de recursos repassados às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios. A matéria segue, agora, para promulgação. Os deputados votaram o primeiro turno da proposta no fim de 2019. A estimativa do relator, deputado JULIO CESAR, do PSD do Piauí, é que, nos próximos dez anos, a medida resulte na liberação de 80 bilhões aos municípios. O governo federal fala em 40 bilhões. A proposta determina um aumento escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025.

Estão prontos os cálculos do governo de Santa Catarina para que sejam enviados à Assembleia Legislativa projetos para a concessão de reajustes salariais aos servidores. A intenção do Estado é aprovar no Parlamento o novo salário para todas as categorias ainda em 2021. Os pagamentos, entretanto, ocorrem somente a partir de janeiro de 2022 por conta da lei federal 173, que proíbe aumentos de salário no serviço público em todas as esferas até o final deste ano. Somente devem ficar de fora do pacote os servidores das empresas, como Casan e Celesc. Isso porque, a negociação com as categorias, neste caso, depende de outros atores que não somente o Executivo.

Atualmente, somente o reajuste para a segurança pública tramita na Alesc.

A Pesquisa Mensal do Comércio feita pelo IBGE apurou que o volume de vendas do varejo restrito em Santa Catarina teve queda de 10 vírgula um por cento em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal. O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, recuou seis e meio por cento no período. No Brasil o varejo restrito caiu três vírgula um por cento frente a julho e o ampliado recuou dois e meio por cento. A Fecomércio atribuiu a queda à aceleração das altas de preços que corroem o poder de compra dos consumidores. Segundo o economista da entidade, ALISON FIÚZA, a pesquisa sobre o nível de consumo atual das famílias mostrou redução de 17 vírgula nove por cento frente a julho, o que comprova esse comportamento.

Durante o mês de setembro, o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, desenvolveu uma grande operação para apoiar municípios atingidos pelo granizo no estado. Foram afetadas as cidades de Abelardo Luz, Bom jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Irani, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São João do Sul, São Lourenço, Seara, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Destas, nove decretaram situação de emergência. No total, foram destinados para as famílias atingidas mais de três milhões e meio de reais. Isso representa o repasse de 368 cestas básicas e mais de 800 kits de acomodação.

Secretaria de Educação planeja ano letivo de 2022. Conforme o secretário ALEX TARDETI, de São Lourenço do Oeste, ao passo em que organiza o encerramento do ano em curso, já se volta para o ano que vem. Agora vem o fechamento das notas e formaturas. Não são necessários os 200 dias letivos, e sim oitocentas horas trabalhadas. O período, agora, é de experiência com os cem por cento presencial. TARDETI se orgulha em dizer que seu município foi o primeiro de Santa Catarina a voltar com as aulas normais. Ele lembra que no início foi chamado de maluco por algumas pessoas. Apesar dos temores garante que não ocorreu nenhuma transmissão do vírus dentro de escola.

Professor e aluno da rede municipal de São Lourenço do Oeste que pegou coronavírus foi na rua ou em casa. Assim, o Secretário de Educação comprova que na escola é seguro. Porém, ALEX TARDETI salienta que todos os cuidados devem continuar, especialmente no transporte escolar. Diz que o principal desafio agora é recuperar o ano de 2020. Por outro lado, está aberto o processo de contratação de professores para o ano que vem. Haverá contratação para todas as áreas, desde a educação infantil e anos iniciais até professor de braile. As inscrições vão até domingo, tudo pela internet.

Departamento de Saúde altera horário de funcionamento da Unidade Covid. A decisão foi tomada junto com a equipe da saúde pública, buscando tornar o atendimento mais eficiente, como conta a secretária de Campo Erê - ROSALVA BOLIGON. Ela explica que a partir do primeiro dia de outubro, a unidade Covid passou a fazer atendimentos somente à tarde. A decisão foi tomada por causa da redução nas taxas de transmissibilidade, e acúmulo de outros atendimentos não relacionados ao vírus. Segundo a responsável pela saúde no município, atualmente a procura por atendimentos para Covid diminuiu muito, permitindo fazer andar a fila de espera por outras consultas, como de eletrocardiograma.

Alterações buscam eficiência no atendimento da população. De acordo com ROSALVA BOLIGON – secretária de saúde de Campo Erê, pelas manhãs, a médica que atendia na unidade Covid será remanejada e vai trabalhar no posto do bairro Mello. Comenta que será assim durante todo o mês, substituindo o doutor GUILHERME, que está de férias. Os demais funcionários da unidade Covid dedicam suas manhãs em outros encaminhamentos, organizando para que os atendimentos não relacionados ao coronavírus possam voltar a acontecer na saúde pública de Campo Erê. Nas demais unidades do município o horário segue como está, atendendo a população o dia todo.

Campo Erê tem um único caso ativo de coronavírus. Conforme a responsável pela saúde no município, a redução é muito importante para frear a transmissão do vírus. ROSALVA BOLIGON explica que quanto menos pessoas contaminadas, menor o perigo de se infectar e mais perto estamos do fim da pandemia. Porém, destaca que a população não está livre da doença, e para que isso aconteça é necessária a colaboração de todos. Ela pede que as pessoas não abandonem as precauções e continuem seguindo as medidas de segurança. Salienta que somente com a ajuda de todos será possível zerar os casos ativos.

A troca na presidência do Conseleite não vai provocar nenhuma mudança na condução dos trabalhos da entidade. A afirmação é do novo presidente do conselho, VALTER BRANDALISE. Ele foi eleito na semana passada para substituir o produtor rural JOSÉ DE ARAUJO. BRANDALISE explicou que existe um rodizio na presidência do Conseleite entre os representantes dos produtores e das indústrias. Ele também é o presidente do Sindileite, sindicato das indústrias de laticínios e derivados do estado de Santa Catarina. Ele citou que existe um bom entendimento entre as duas partes envolvidas na cadeia do leite e, por isso, a troca no comando não deve alterar os rumos dos trabalhos. O mandato de BRANDALISE vai até outubro do ano que vem.

O novo presidente do Sindileite, VALTER BRANDALISE, afirmou que o mercado, de uma forma geral, segue os valores do litro de leite que devem ser pagos ao produtor definidos pelo conselho. De acordo com ele, o Conselho se reúne mensalmente para discutir os valores do produto em Santa Catarina. BRANDALISE ressaltou que as decisões do Conseleite são bem aceitas, mas questões de mercado, como aumento ou queda da demanda, procura e disputa dos produtores pelas indústrias, podem levar a valores diferentes. Na reunião da semana passada, o conselho divulgou os valores para o mês de outubro: leite padrão passa para um real e 79 centavos, o valor do litro de leite acima do padrão foi para dois reais e 21 centavos e o valor abaixo do padrão é de um real e 66 centavos.

Em média, os valores do litro de leite pago ao produtor teve alta de três por cento no último encontro do Conseleite. Segundo o presidente da entidade, VALTER BRANDALISE, o reajuste é importante para os produtores e ficou dentro das possibilidades da indústria. Uma das principais preocupações da entidade neste momento é com o impacto da inflação na cadeia produtiva. BRANDALISE citou que produzir leite está cada vez mais caro, tanto para os produtores quanto para a indústria.

Finalidade da Semana Mundial do Investidor é incentivar o debate para educação financeira. O comentário é de GILMAR FRITZEN, gerente de uma cooperativa de crédito de Campo Erê. Até prevenção a fraude é trabalhada. Está acontecendo uma campanha global promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores. A orientação dos especialistas em finanças aos cidadãos começa por poupar e distinguir claramente a diferença do que é uma necessidade a simplesmente um desejo. FRITZEN reforça que é preciso criar o hábito de fazer poupança e se evitar de fazer uma compra por impulso.

As pessoas precisam estar preparadas para algum imprevisto, mas para isso tem que fazer uma reserva financeira. GILMAR FRITZEN é da opinião de que antes mesmo de começar a pagar as contas no fim do mês, o cidadão precisa guardar algum dinheiro. Ele vai além e assegura que Cheque Especial e Cartão de Crédito são bons produtos, desde que sejam utilizados corretamente. É recomendável sempre a pessoa pagar a fatura integral, dentro do vencimento, porque assim se evita pagar juros muito altos. FRITZEN finaliza dizendo quem educação financeira deve começar desde muito cedo, dentro de casa.

Curso de Formação de Bombeiros Comunitários deve começar até o fim do mês. Conhecido como CFBC, o edital para o curso será lançado ainda nesse mês, como conta o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê - VANTUIR SCHOENNINGER. Explica que a formação de mais brigadistas aumenta a segurança na comunidade, já que os BCs têm conhecimento para ajudar as pessoas próximas em situações de risco. Conforme o comandante, serão abertas apenas 40 vagas para a região de Campo Erê, priorizando a qualidade do ensino dos bombeiros comunitários. Adianta que uma nova turma deve ser iniciada no ano que vem. SONORA

Formação no CBAE é o maior requisito para o CFBC. O comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê VANTUIR SCHOENNINGER comenta que esse ano está um pouco mais simples, já que o CBAE - Curso Básico de Atendimento a Emergências, está acontecendo de forma online devido a pandemia do coronavírus. Na primeira edição da formação, que aconteceu entre maio e junho, haviam sido disponibilizadas cinco mil vagas, que foram todas ocupadas em menos de duas horas. Uma segunda edição foi aberta em setembro, agora com vagas ilimitadas, que podem ser reservadas no site dos bombeiros.

Força-de-vontade é indispensável para o Bombeiro Comunitário. O comandante em Campo Erê reforça que o curso tem qualidade e cobra por isso. Podem se inscrever maiores de 18 anos, que não tenham antecedentes criminais, não respondam processo em segunda instância e já tenham concluído o CBAE. Para quem não fez o Curso Básico de Atendimento a Emergências, VANTUIR SCHOENNINGER comenta que a inscrição e aulas ainda podem ser feitas no site dos bombeiros. Além disso, para o CFBC, é necessário que o aluno tenha tempo para as aulas, que vão ser presenciais, durante a noite e finais de semana, e também para as atividades teóricas. Após formado, é necessário que o novo BC tire serviço comunitário no quartel do Corpo de Bombeiros.

Polícia prende homens por perturbação do sossego, desacato e ameaça. O fato ocorreu em Novo Horizonte, onde dois homens em de 30 e outro de 40 anos, foram presos pela Polícia Militar. Eles estavam perturbando o sossego alheio, e quando os policiais foram atender a ocorrência eles ameaçaram a equipe e resistiram a prisão. Um dos policiais, ficou ferido. No local, a PM, apreendeu um Celta. Os dois junto com o veículo foram entregues da Delegacia.

A Polícia Militar de Renascença recebeu solicitação para comparecer num estabelecimento comercial no município, pois teria ocorrido um furto. No local em conversa com o solicitante, ele relatou que ao chegar no estabelecimento verificou uma janela arrombada e alguns objetos e dinheiro subtraídos. Diante dos fatos a equipe e a vítima iniciaram diligências sendo localizado aos fundos do estabelecimento algumas peças de roupas deixadas pelos invasores. Ao verificar os sistemas de monitoramento dos demais comércios foi possível identificar dois dos envolvidos que trajavam a camiseta e jaqueta encontrados no local.

De posse das informações foram seguidas as diligências e localizados três deles, todos menores de idade, com 13, 14 e 15 anos. Eles confirmaram autoria do furto e apontaram um quarto menor envolvido de 16 anos que não foi localizado. Com eles, a PM apreendeu parte das mercadorias e dinheiro levados do estabelecimento. Os adolescentes e os produtos do furto foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Rapaz e menor tentam praticar roubo utilizando uma faca e um facão e acabam detidos. Dois homens tentaram praticar um roubo contra uma mulher no bairro São Francisco em Francisco Beltrão, de posse de faca e facão por volta das 18 horas de ontem. Alguns moradores perceberam a ação e prestaram socorro a vítima. Os dois deixaram o local ameaçando os moradores de que iriam voltar para a situação. A Polícia Militar foi acionada e a equipe chegou ao local e após receber informações sobre as características dos suspeitos, iniciou as buscas e localizou os dois, um de 19 anos e outro de 15 anos e encontrou com eles um facão e uma faca, utilizados na tentativa do roubo. O maior foi preso por tentativa de roubo, corrupção de menor e ameaça e o menor foi apreendido por tentativa de roubo e ameaça, sendo encaminhados junto com as armas apreendidas para a décima nona Subdivisão de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.