ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 07/10/2021

-CÂMARA APROVA PEC QUE ALTERA REPASSE DE RECURSOS PARA AS PREFEITURAS

-GOVERNO QUER REAJUSTAR SALÁRIOS DE TODOS OS SERVIDORES ATÉ O FINAL DO ANO

-SAÚDE REGISTRA PESSOAS IMUNIZADAS POSITIVANDO PARA COVID-19

-COLÉGIO PROMOVE PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL PÓS-PANDEMIA

-FEIRA DAS SEMENTES CRIOULAS E MUDAS SERÁ REALIZADA NESTE MÊS

-TURISMO BUSCA CADASTRAR EMPREENDIMENTOS PARA ACESSAR VERBAS PÚBLICAS

-PREFEITURA DEVE REALIZAR EVENTO ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

-ENTIDADES MOSTRAM OTIMISMO COM POSSÍVEL RETOMADA DOS EVENTOS

-POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGA ENCONTRADA EM MEIO A MATA

-FAMÍLIA DE PRINCESA AINDA PROCURA POR JOVEM QUE DESAPARECEU

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Dois terremotos consecutivos atingiram sul do Paquistão nesta quinta-feira, noite de quarta no horário de Brasília. O número de mortos chegou a 20, mas as autoridades paquistanesas temem que o número aumente porque mais de 100 casas feitas de barro e terra batida desabaram. Por isso, estima-se que centenas estejam desabrigados. As vítimas eram, na maioria, mulheres e crianças. Segundo autoridades, mais de 200 pessoas ficaram feridas após os sismos, dentre elas 40 em estado grave.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente chinês, XI JINPING, irão reunir-se virtualmente "antes do fim do ano", em uma data ainda não informada oficialmente. O anúncio foi feito pelo governo norte-americano. XI não participa de reuniões fora de seu país há quase dois anos, desde o início da pandemia de Covid-19, e também não estará presente na próxima reunião de líderes do G20 em Roma. A reunião virtual foi anunciada depois que o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, se reuniu em Zurique com o máximo diplomata chinês, durante seis horas.

O presidente do Peru, PEDRO CASTILLO, anunciou nesta quarta-feira, a renúncia do primeiro-ministro e de todo o gabinete ministerial. A decisão ocorre apenas dois meses depois de ter assumido o cargo, em uma mensagem inesperada transmitida pela televisão estatal para todo o país e que representa uma separação da ala mais à esquerda dos governistas. Na prática, o primeiro-ministro peruano atua como se fosse um chefe da Casa Civil, em comparação com o cargo existente no Brasil. Pelas leis peruanas, quando um premiê cai, o restante dos ministros também deve ser trocado.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta quarta-feira uma ação que tenta liberar a realização de "showmícios" e eventos artísticos de arrecadação para candidatos nas eleições 2022. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. O relator do caso, ministro DIAS TOFFOLI, votou contra a volta dos showmícios, mas a favor de permitir que artistas participem de eventos voltados à arrecadação de recursos para as campanhas. O julgamento foi interrompido e deve ser retomado nesta quinta-feira. No primeiro dia de análise, o placar foi de três a zero para manter a proibição a "showmícios", e dois a um pela liberação de artistas em eventos de arrecadação. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL contra regra da legislação eleitoral que vedou os comícios com a presença de artistas.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira por 310 votos a 142 um requerimento de convocação do ministro da Economia, PAULO GUEDES, para que ele dê explicações ao plenário da Casa sobre movimentações financeiras no exterior por meio de uma empresa offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Os governistas tentaram, sem sucesso, transformar a convocação em convite. A convocação obriga o comparecimento. Em caso de convite, a presença seria facultativa. Ainda não há data para o depoimento do ministro. O Ministério da Economia informou que toda a atuação privada de PAULO GUEDES está "devidamente declarada à Receita Federal, Comissão de Ética Pública e aos demais órgãos competentes".

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 456 votos a três, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que amplia o volume de recursos repassados às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios. A matéria segue, agora, para promulgação. Os deputados votaram o primeiro turno da proposta no fim de 2019. A estimativa do relator, deputado JULIO CESAR, do PSD do Piauí, é que, nos próximos dez anos, a medida resulte na liberação de 80 bilhões aos municípios. O governo federal fala em 40 bilhões. A proposta determina um aumento escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025.

Estão prontos os cálculos do governo de Santa Catarina para que sejam enviados à Assembleia Legislativa projetos para a concessão de reajustes salariais aos servidores. A intenção do Estado é aprovar no Parlamento o novo salário para todas as categorias ainda em 2021. Os pagamentos, entretanto, ocorrem somente a partir de janeiro de 2022 por conta da lei federal 173, que proíbe aumentos de salário no serviço público em todas as esferas até o final deste ano. Somente devem ficar de fora do pacote os servidores das empresas, como Casan e Celesc. Isso porque, a negociação com as categorias, neste caso, depende de outros atores que não somente o Executivo. Atualmente, somente o reajuste para a segurança pública tramita na Alesc.

A Pesquisa Mensal do Comércio feita pelo IBGE apurou que o volume de vendas do varejo restrito em Santa Catarina teve queda de 10 vírgula um por cento em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal. O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, recuou seis e meio por cento no período. No Brasil o varejo restrito caiu três vírgula um por cento frente a julho e o ampliado recuou dois e meio por cento. A Fecomércio atribuiu a queda à aceleração das altas de preços que corroem o poder de compra dos consumidores. Segundo o economista da entidade, ALISON FIÚZA, a pesquisa sobre o nível de consumo atual das famílias mostrou redução de 17 vírgula nove por cento frente a julho, o que comprova esse comportamento.

Durante o mês de setembro, o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, desenvolveu uma grande operação para apoiar municípios atingidos pelo granizo no estado. Foram afetadas as cidades de Abelardo Luz, Bom Jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Irani, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São João do Sul, São Lourenço, Seara, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Destas, nove decretaram situação de emergência. No total, foram destinados para as famílias atingidas mais de três milhões e meio de reais. Isso representa o repasse de 368 cestas básicas e mais de 800 kits de acomodação.

Nesta quinta-feira, o setor de blocos e notas da Secretaria da Agricultura de SJCedro está em capacitação sobre como proceder para a emissão virtual do documento, que é uma exigência para a comercialização interestadual de produtos. Por isso, a servidora, ALEXANDRA HECK disse que durante o período da manhã de hoje não houve atendimento aos agricultores devido ao curso necessário para auxiliá-los. Há perspectiva de que, no futuro, todas as notas fiscais de produtor rural, mesmo as relativas à compra e venda dentro do estado, precisarão ser eletrônicas, segundo previsão da Secretaria de Estado da Fazenda.

O executivo e alguns representantes da Câmara de Vereadores de Anchieta viajaram até Brasília em busca de recursos para investimentos na saúde e no parque de máquinas, como também para infraestrutura. Conforme o prefeito, IVAN CANCI, serão dois dias conversando com os deputados e senadores para alinhar encaminhamento de valores ao município. O prefeito destacou que esta viagem acontece em média duas vezes ao ano tendo como objetivo a captação de verbas. Ele lembrou que em anos anteriores estava conseguindo protocolar mais de um milhão e meio de reais e neste ano a intenção é de buscar valores que ultrapassem este montante. A comitiva retorna de viagem na noite de hoje.

A prefeitura de Palma Sola está aguardando a conclusão da área coberta na cidade. O prefeito, CLEOMAR MANTELLI comentou que uma empresa de São Paulo está produzindo a estrutura metálica da Rua Coberta. Sobre os acabamentos como calçados, o chefe do executivo destacou que em trinta dias a empresa deve concluir os serviços. A partir do próximo dia vinte até meados de dezembro a construtora deve intensificar os serviços para finalizar as obras e entregar a estrutura da Rua Coberta em dezembro. Com esta previsão, MANTELLI disse que está sendo elaborado um evento alusivo ao aniversário do município, que neste ano completa 60 anos de emancipação político-administrativa. Para as festividades, o prefeito destacou que está sendo avaliada a contratação de uma dupla de cantores e banda. Porém, com cenário incerto, mesmo com a previsão de afrouxamento das regras, a prefeitura de Palma Sola segue avaliando. Caso a administração contrate os cantores e não realize o evento, a prefeitura deve pagar multa de vinte cinco por cento sobre o valor acordado.

Alguns pacientes com sintomas respiratórios estão confundindo possíveis alergias com infecção do coronavírus. Com isso, estão deixando de buscar por atendimento no posto de saúde. O comentário é da secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON. Estes sintomas estão sendo registradas em pessoas que receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Contudo, a secretária destacou que são sintomas leves, atendendo assim o objetivo dos imunizantes. O município de Guaraciaba possui cerca de 59 por cento da população contemplada com as duas injeções contra a doença, conforme o Monitor de Vacinas. Ela ainda disse que muitas pessoas com sintomas fracos tardaram em procurar pelo atendimento médico, desta forma contaminada outras pessoas e elevando o número de casos ativos na cidade. Conforme o boletim da Covid divulgado no final da tarde de ontem, são 31 casos ativos. Sobre a quantidade de pessoas que não buscam as doses necessárias, DAIANE disse que é um número pequeno, mas que necessitam buscar para completar o ciclo vacinal.

O município de Guaraciaba havia zerado o número de casos ativos por algumas semanas, como também já esteve no top dez que mais aplicaram a primeira injeção no estado. Segundo a secretária de Saúde, DAIANE DORIGON, este cenário de aumento de casos confirmados do coronavírus tem preocupado o setor. Ela também informou que o município possui três pacientes internados devido a doença, sendo uma na UTI e duas na enfermaria do Hospital São Lucas. A secretaria de Saúde registra 42 pessoas em monitoramento. Por isso, DAIANE solicitou à população de Guaraciaba que mantenha os cuidados preventivos da Covid-19.

O Cras de Anchieta promoveu atividades sobre saúde mental e de combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil. Durante o mês de setembro o CRAS realizou atividades com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, abordando dois temas importantes: o Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Combate a Violência e a Exploração Sexual Infanto Juvenil. O último dia 10 desse mês é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha é de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que deve ser tratado com a devida atenção, já que muitas vezes pode ser evitado. O suicídio ainda é visto como um tabu e é uma das principais causas de mortes no mundo, para diminuir essas estatísticas, o diálogo sobre o tema é fundamental. Precisamos entender que falar sobre suicídio é uma importante estratégia de prevenção e de valorização da vida.

Também foram desenvolvidas atividades com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a violência sexual, já que em Santa Catarina o dia 24 de setembro é o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. De forma lúdica foi proporcionado um momento de reflexão, buscando prevenir, dentre outras, as situações de violência que possam ser praticadas contra crianças e adolescentes. Fortalecendo-as para o enfrentamento e busca de ajuda caso forem vítimas desse tipo de situações.

O Colégio Cemeg de SJCedro promoveu durante todo o dia de ontem duas palestras sobre Saúde Mental como tema principal do encontro. Para o psicólogo e palestrante, ABEL PETTER a palestra foi bastante proveitosa com envolvimento das crianças tirando as dúvidas sobre o tema. Ele disse que não aguardava tamanho envolvimento dos alunos com tantas perguntas. Para o psicólogo o período pós-pandemia tem elevado o número de pessoas com transtornos mentais sendo necessária uma atenção nos comportamentos e sentimentos das pessoas. Por isso, se faz necessário conversar com os alunos para ensinar caminhos que devem ser tomados e locais onde pode buscar a ajuda. PETTER destacou que muitas pessoas ainda não sabem quais são os setores preparados para atender este público que vem registrando aumento no número de pessoas com transtornos mentais. O psicólogo comentou que os problemas mentais não são solucionados rapidamente, mas é um trabalho moroso e de intenso acompanhamento dos profissionais responsáveis.

Os principais sentimentos que devem servir de alerta sobre possíveis transtornos mentais são falta de esperança, tristeza ou sentimento de falta de amor pelos mais próximos. O alerta é do psicólogo, ABEL PETTER. Ele destacou que estes problemas podem atingir pessoas de todas as classes sociais. Por isso, é preciso buscar por atendimento com profissionais da área ou setores públicos como o CRAS para solicitar ajudar. ABEL comentou que são inúmeros os transtornos mentais e cada situação de tratamento é diferente devido a gravidade de alguns. Caso a ajuda não seja procurada o quanto antes, o psicólogo explicou que isso pode se tornar um problema crônico dificultando ainda mais a solução do transtorno. Em muitos casos em estado avançado estão os pensamentos de autodestruição, onde a pessoa perde a vontade de viver e a única saída é tirar a própria vida.

Realizada a reunião com associações e entidades de SJCedro para definição do cronograma do calendário de eventos 2022. Conforme a diretora de Cultura, FRANCIELI BEAL, o encontro teve boa participação da sociedade. Ela disse que as grandes maiorias das datas foram mantidas como vinham sendo realizadas em anos anteriores. Houve também a definição de novas datas que antes não havia celebrações, além da solução das festividades que se chocaram. FRANCIELI comentou que o setor apenas definiu as datas, mas para realização dependerá do cenário pandêmico, como também da liberação do estado e órgãos responsáveis. A diretora comentou ainda que as entidades estão otimistas com a possível realização de eventos. Ela também disse que os representantes de associações que não estavam presentes no encontro, devem procurar a secretaria de Educação e definir as novas datas. FRANCIELI também destacou que foi questionado sobre a realização de eventos já neste ano em alguns setores.

A Casa Familiar Rural de SJCedro iniciou neste mês um projeto que pretende promover a solidariedade em atender entidades que necessitam de auxílio da comunidade com doações. De acordo com a diretora, OLÍVIA LUNKES, atualmente uma alimentação balanceada e adequada é de grande importância para a população. Conforme a diretora, hoje no meio urbano a falta de tempo e espaço, vem sendo um dos principais pontos que leva as pessoas a não cultivar suas hortaliças. A qualidade de um alimento produzido de uma forma orgânica e saudável é o grande foco da iniciativa. Ela explicou que os alunos possuem uma metodologia diferenciada de ensino, através da pedagogia da alternância e também com a formação de técnicos agropecuários. OLÍVIA destacou que a ideia é então promover o cultivo de hortaliças para doações na comunidade de linha São Domingos. Foram organizadas etapas visando compra de mudas e sementes, ampliação dos canteiros, campanhas de conscientização, plantio, envolvimento de entidades e associações em seguida as doações.

As chuvas amenizaram efeitos da estiagem prolongada em Princesa. A afirmação é do secretário da Agricultura, ELDOR BARTH. De acordo com ele, as precipitações registradas especialmente nos últimos dias, estão trazendo alívio à situação crítica em que se encontravam muitas propriedades rurais do município. Ele disse que o consumo de água tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente frente ao crescimento nos planteis de gado leiteiro e corte, além de suínos. BARTH destacou que recentemente cerca de 25 famílias estavam sendo auxiliadas com cargas de água, quando aproximadamente 50 mil litros por dia eram distribuídos.ELDOR destacou que graças as últimas precipitações nenhuma propriedade rural solicitou os serviços há duas semanas. A secretaria da Agricultura segue auxiliando estas localidades, e cita a abertura de bebedouros, a proteção de fontes caxambus, limpeza de açudes e incentivos à instalação de cisternas.

Mesmo com as últimas chuvas, o município de Princesa segue com o seu decreto de situação de emergência em vigor. O secretário de Agricultura, ELDOR BARTH disse que a expectativa é que a partir destes registros frentes frias sejam mais organizadas e frequentes. Um monitoramento de dados realizado pela Epagri de revela que em Setembro choveu em média 120 milímetros no município, e nestes primeiros dias de outubro 75.Os dados indicam ainda que em 2021 choveu cerca de mil e 50 milímetros em Princesa, o que corresponde menos da metade do volume de chuva aguardado para o período. E de acordo com a Epagri Ciram, mais chuvas são aguardadas para as próximas horas.

A prefeitura de Anchieta deve realizar no próximo dia 16 a Feira Regional das Sementes Crioulas e Mudas. O evento deveria ter ocorrido no dia 25 de setembro, mas foi transferido para acontecer neste mês. A informação é do secretário de Agricultura, RAFAEL FERREIRA. Segundo ele, a feira contará com bancas de diversas culturas de sementes e mudas. Os agricultores também poderão estar realizando a troca das mudas e sementes, tendo em vista que as mesmas são provenientes de doação. O objetivo da feira regional é possibilitar a diversificação e disseminação das sementes nas propriedades rurais. FERREIRA destacou que a feira regional contará com sementes de milho de várias diversidades, como por exemplo, amarelão e pixurum. Porém, os agricultores devem adotar alguns cuidados referente a plantação com mais de uma variedade. RAFAEL citou a plantação em épocas diferentes ou ao mínimo uma distância de 400 metros de outras variedades de milho.

A Feira Regional também terá o objetivo de auxiliar na preservação ambiental com a venda ou troca de mudas. O secretário de Agricultura, RAFAEL FERREIRA disse que a ampliação de plantação e cuidado com meio ambiente precisam estar unidos visando a preservação da mata. Ele também comentou que a expectativa é de um grande público regional participando da feira. A programação deve iniciar às oito horas da manhã com encerramento programado para às seis horas da tarde. Dentro do cronograma, o município planejou a intenção de realizar algumas oficinas com profissionais da Epagri e de outras entidades. A abertura acontece no Centro de Convivência de Idosos de Anchieta.

Na reunião do colegiado de turismo da Ameosc contou com a participação dos 19 municípios da Associação. Objetivo do encontro foi traçar programações e avançar na definição de rotas, tendo em vista que alguns municípios já estão adiantados. A secretária de Planejamento de SJCedro, KELLY FIGUEIRÓ, que também esteve na reunião, comentou que a intenção é realizar um turismo integrado envolvendo os municípios da Ameosc. Ela destacou que o objetivo não é criar competição entre empresas similares , mas sim fortalecer o setor em todos os municípios. A secretária comentou que a ação integrada deve envolver turistas do Mercosul, tendo em vista que a região faz parte da fronteira. Contudo, a fronteira entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira segue fechada para turismo entre as cidades. Em anos anteriores estes turistas estrangeiros não tinham incentivo integrado para permanecer na região assim aquecendo a economia. Para a secretária, a falta de divulgação dos pontos turísticos contribui para esta defasagem de estrangeiros.

O colegiado de Turismo da Ameosc também está tentando integrar a região nas associações estaduais e federais para tornar possível o pedido de verbas públicas, como por exemplo, a Santur. Mas para isso, a secretária de Planejamento de SJCedro, KELLY FIGUEIRÓ destacou que é necessário um empreendimento particular cadastrado para possibilitar a destinação de verbas pública. Para isso, em particular, o município de SJCedro também está buscando esta implantação. Ela comentou ainda que, com estes empreendimentos também facilitam o acesso a financiamentos com juros baixos. A secretária destacou a torre eólica instalada em SJCedro que pode ser um diferencial de turismo para o município. A próxima reunião deve acontecer em Guarujá do Sul. Também está sendo avaliada a realização de um evento maior na região, os municípios de Anchieta e Dionísio Cerqueira disponibilizaram espaço para o encontro. Por isso, será realizada uma votação interna para decidir em qual das cidades devem abrigar o encontro.

O Canil Setorial do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira apreendeu, por volta das 14 e 30, de ontem, aproximadamente 130 gramas de maconha em uma área de mata entre o bairro Morada do Sol e Linha Emboaba em São Miguel. De acordo com a PM, a droga já estava fracionada e pronta para a comercialização. Ainda de acordo com a PM, o local é conhecido por ser utilizado para a prática delituosa. A ação foi realizada pelo Canil da PM e a utilização do cão Axcel. Após a lavratura do Boletim de Ocorrências a droga apreendida foi encaminhada a Polícia Civil que vai investigar o fato.

Familiares do jovem, BRAIAN DE LARA, da Linha São Francisco, interior do município de Princesa, estão à procura do jovem, de aproximadamente 18 anos de idade, que está desaparecido desde a tarde de terça-feira. Segundo familiares, BRAIAN estava conduzindo uma motocicleta Bros 125 Azul indo em direção da casa de seus familiares na Linha Marmeleiro, local onde possivelmente se perdeu e até o momento não foi encontrado. O jovem é de nacionalidade argentina e estava visitando sua irmã no interior do município de Princesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.