-CONSELHO AUTORIZA ENSINO REMOTO ATÉ FIM DE 2021 E FUSÃO DE ANOS LETIVOS
-ESTADO LIBERA AULAS PRESENCIAIS DE ACORDO COM RISCO DE CONTÁGIO DA COVID
-AMEOSC RETOMA CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS
-PESTE SUÍNA NO BRASIL PREOCUPA O MERCADO DE EXPORTAÇÃO
-PM REALIZA CAMPANHA DOE CARINHO, DOE BRINQUEDOS
-PROFESSORES INICIAM CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA
-AUTORES DE FURTOS DE CARROS EM DESCANSO SÃO CONDENADOS
-POLÍCIA APREENDE ARMA NA CASA DE HOMEM PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O Parlamento Europeu votou a favor de uma meta para a União Europeia de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 60 por cento até 2030, contra os níveis de 1990, de acordo com os resultados da votação divulgados nesta quarta-feira. A meta é mais ambiciosa do que o corte de emissões líquidas de "pelo menos 55 por cento" até 2030 proposto pela Comissão Europeia, que quer finalizar a meta até o final do ano. Para fazer isso, o Parlamento precisará chegar a um acordo sobre a meta com os países-membros da União Europeia, que estão divididos sobre o quão ambicioso o plano deve ser. A meta atual da UE para 2030 é um corte de 40 por cento nas emissões.
As associações de caridade francesas estão alarmadas com as consequências econômicas da crise causada pelo novo coronavírus. Segundo uma reportagem do jornal "Le Monde", um milhão de pessoas caíram na pobreza desde o início da epidemia na França. O número de estudantes, auto-empreendedores, trabalhadores sazonais e autônomos que buscam a proteção de programas sociais do Estado como o RSA, um complemento de renda mensal indica o agravamento da pobreza na França. As estatísticas também mostram um aumento da demanda da população por distribuição gratuita de alimentos e ajuda para solucionar dívidas de aluguel.
A agência que atua como a Anvisa nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira que espera ter ao menos dois meses de dados completos de testes da fase 3 para autorizar o uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19. Na prática, a exigência torna improvável que uma vacina esteja disponível nos Estados Unidos antes de 3 de novembro, data da eleição presidencial. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, vinha insistindo que uma vacina estaria pronta para distribuição antes das eleições.
A Polícia Federal cumpre quatro mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quarta-feira, em três locais no Rio de Janeiro. A ação investiga crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro na área comercial da Petrobras, especialmente no comércio de bunker, como é conhecido o produto escuro usado como combustível de navio. Funcionários e ex-funcionários da estatal são investigados, e a suspeita é de que o esquema tenha movimentado cerca de 45 milhões de reais em propinas entre 2009 e 2018.
O senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta terça-feira que a proposta para o Renda Cidadã – programa social que o governo tenta criar para substituir o Bolsa Família – deve ficar pronta na próxima semana, "se Deus quiser". BITTAR foi questionado se o Renda Cidadã ficaria para dezembro, depois das eleições municipais. O senador é relator da proposta de Emenda à Constituição conhecida como "PEC Emergencial", que ainda tramita no Congresso e deve incorporar o Renda Cidadã. O parlamentar voltou a dizer que as despesas com o programa estarão dentro do teto de gastos – as não especificou de onde virá o dinheiro que financiará o Renda Cidadã.
O Conselho Nacional de Educação aprovou nesta terça-feira a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, após os seis meses de suspensão das aulas presenciais pela pandemia do coronavírus, e a junção dos anos letivos de 2020 e 2021. As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. No entanto, elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação e, depois, as redes poderão aderir ou não à proposta. O texto aprovado também torna possível que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica e um ano letivo "suplementar" para estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Em discurso de 30 minutos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JÚLIO GARCIA, contestou com serenidade e veemência as duas denúncias feitas pelo Ministério Publico Federal sobre sua participação em supostas propinas investigadas pela Policia Federal na operação Alcatraz. O parlamentar criticou a força tarefa do Ministério Público Federal, acusando-a de ilações e suposições, sem provas e testemunhas, baseadas apenas numa delação premiada de pessoa que sequer conhece. GARCIA foi denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele declarou que está sendo vítima de perseguição política.
Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata da incorporação ao salário da Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo, o Iresa. A matéria que tramitou em regime de urgência foi aprovada em segundo turno e redação final e segue para análise do governador CARLOS MOISÉS. A proposição visa regularizar a remuneração dos integrantes das carreiras pertencentes às instituições que constituem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e instituir o Regime Remuneratório Especial dos Militares Estaduais. No atual modelo, a Iresa corresponde a quase 20 por cento do salário dos servidores da pasta.
Suspensas há quase sete meses, as aulas presenciais foram liberadas em Santa Catarina nas redes de ensino pública e privada e para os níveis de educação básico e profissional a partir desta terça-feira. As escolas estaduais, no entanto, só começam a receber os alunos em 19 de outubro. O documento não trata sobre a volta às aulas na Educação Infantil e não há qualquer previsão para este nível. As regras para o retorno foram publicadas no ínico desta noite pelas secretarias de Estado de Saúde e da Educação. Apesar de liberada, a volta às aulas vai ocorrer apenas nas regiões de risco moderado ou alto para o coronavírus - em azul e em amarelo no mapa de risco do estado. Nas regiões classificadas como grave, em laranja, estão permitidas as atividades de reforço, desde que individuais.
Obras de pavimentação alteram o trânsito em Itapiranga. Um dos acessos a cidade ficará interditado hoje. Moradores e usuários da Estrada Beira Rio devem ficar atentos para a interdição do acesso pelo CTG Portão do Oeste. Devido a presença de máquinas e obras, não será permitido o trânsito de veículos a partir do meio-dia desta quarta-feira. Por algumas horas o trânsito estará interrompido. As pessoas que necessitam de deslocamento para a região da Beira Rio, possui como alternativa o desvio por Santa Fé Alta seguindo por Santa Fé Baixa.
Supervisor da Caixa confirma ampliação do auxílio emergencial. RENATO SCALABRIM informa que são mais 4 parcelas de 300 reais. Para mãe chefe de família o valor dobra: 600 reais e os pagamentos vão até 29 de dezembro, de acordo com o mês de aniversário da pessoa beneficiada. Nem todos vão receber as 4 parcelas. O supervisor comenta que alguns receberão 3 parcelas, outros, duas, tem beneficiários de uma, e tem gente, dependendo do caso, que não terá mais nenhum valor. É possível consultar a situação no aplicativo emergencial da caixa. Caixa Econômica Federal começou depositar os 300 reais para os nascidos em fevereiro, direto na poupança social digital. O repasse é automático. No caso de quem não tem internet, pode conferir no canal 111 opção 1 que alguém repassa as informações. Quem nasceu em janeiro e fevereiro já tem o dinheiro na conta.
Vacinação contra poliomielite deve imunizar mais de 10 mil crianças no Extremo Oeste. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, DILA POSSATTI, o público alvo são crianças de um ano até cinco incompletos que precisam tomar a “gotinha” contra paralisia infantil. Existem dois países que registram casos da doença neurológica que gera sequelas. Paralelamente acontece a multivacinação com foco em regularizar doses atrasadas em crianças e jovens. O maior problema em relação aos atrasos está nas vacinas pentavalente, contra sarampo, rubéola, entre outras. Ela explica que todas são importantes porque protegem doenças graves, algumas já erradicadas. Citou o sarampo que após 30 anos voltou a ter registros e um surto no Estado. A enfermeira lembra que a cobertura vacinal que chegava a cem por cento agora está menor. Ela menciona a preocupação e alguns motivos para isso estar ocorrendo. As teorias trazem informações distorcidas sobre possíveis efeitos colaterais./Também há resistência por parte de adolescentes.
Doenças mais recentes representam preocupação maior das pessoas. A enfermeira da regional de saúde, DILA POSSATTI percebe que isso deve ocorrer quando houve uma vacina para Covid 19, devido à pandemia. Ela citou que em 2009 ocorreu o mesmo após uma epidemia mundial da gripe H1N1. Nesta época houve muita procura e as metas foram sempre cumpridas. Ela comenta que hoje em dia a procura reduziu e ainda sobram doses da vacina da gripe nos postos. A expectativa é que a partir da aprovação de uma vacina segura contra o Coronavírus ela também seja incluída no calendário e ocorram campanhas. DILA revela que hoje em dia as pessoas não se atem à importância da prevenção. Conforme ela, o tratamento pode ser doloroso, demorado, gerar sequelas, além de custos elevados.
Confirmação da peste suína clássica no Brasil traz preocupação ao mercado de exportação da carne suína. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, em função de Santa Catarina ser o único estado livre de febre aftosa sem vacinação e também livre da peste suína clássica, a manutenção da sanidade é uma preocupação frequente das empresas e produtores. Ele comenta que esse status garante um diferencial a carne suína para exportação. LOSIVANIO comenta que com a confirmação de foco da peste no Piauí, vão ocorrer influencias negativas na exportação da carne suína brasileira. O presidente da ACCS comenta que a notícia chega justamente quando a suinocultura vive um bom momento, com a alta nos preços, o que ocorre também na produção de grãos. Ele lembra que para produzir suínos, são várias exigências ambientais a serem cumpridas e rigor cada vez maior na sanidade.
Casos de hepatite tem aumento na região. De acordo com a coordenadora do ambulatório de IST-Aids e Hepatites Virais, JULIANA PINHEIRO, há uma epidemia concentrada de Hepatite B no Extremo Oeste. Os pacientes são monitorados pelo ambulatório que fornece exames, consultas e medicamentos. Ela informa que não há uma causa exata que explique esse alto índice de contaminados. A hepatite é uma doença silenciosa com consequências graves para a saúde das pessoas. JULIANA PINHEIRO revela que a testagem é fundamental para a identificação precoce dos casos. Ela comentou que a doença é assintomática e ataca, principalmente, o fígado. A enfermeira destacou que as pessoas devem fazer o exame pelo menos uma vez por ano, além de tomar pelo menos três doses de vacina contra hepatite B. Todas a unidades de saúde tem teste rápido.
Alguns setores ainda estão sentindo os efeitos da pandemia do coronavírus com mais intensidade, como o turismo. A avaliação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que muitos hotéis, por exemplo, ainda estão fechados ou com o movimento muito reduzido. TAUFFER citou a importância da retomada dos setores, mas fez um alerta em relação aos cuidados de saúde para evitar o contágio por coronavírus. O empresário comentou que as pessoas devem manter o uso da máscara e evitar aglomerações porque se os casos voltarem a crescer, novas medidas restritivas podem ser adotadas e isso teria um impacto muito negativo para os setores produtivos.
Ameosc retoma lançamento de editais para concursos e processos seletivos. Conforme a coordenadora do departamento de concursos da Ameosc, UDINARA ZANCHETIN, a partir de portaria estadual do mês de setembro, os municípios foram autorizados a novamente lançar editais para seletivos e concursos presenciais. Ela explica que foi elaborado um Plano de Contingência, prevendo as medidas preventivas, para o retorno do trabalho. UDINARA cita que foi elaborado também um protocolo que define as normas que devem ser seguidas nos dias das provas presenciais, tanto pelos funcionários como pelos candidatos a concurso ou seleção. Além do uso de máscaras e álcool 70 e do distanciamento social, no dia da prova será aferida a temperatura de todos os envolvidos.
A prioridade na retomada dos editais será para o setor da educação. A coordenadora do departamento de concursos da Ameosc ressalta que a prova será para os professores admitidos em caráter temporário. UDINARA ZANCHETIN destaca que o lançamento dos editais e a publicação no site da Ameosc irão ocorrer semanalmente, contando a partir desta terça-feira. Ela pede aos interessados nos concursos e seletivos, que fiquem atentos ao sites da Ameosc e também dos municípios nos quais tem o interesse de se inscrever. UDINARA diz que devido a pandemia, a realização das provas ficou bastante atrasada, pois as seleções geralmente ocorriam já a partir de agosto. A previsão é que as provas iniciem dia 21 de novembro, com previsão de aplicação até fevereiro de 2021.
Encerra esta semana a campanha da PM, Doe Carinho, Doe Brinquedos. A mobilização da Polícia Militar de Santa Catarina iniciou em setembro e prossegue até esta sexta-feira, dia nove de outubro. A ação social visa arrecadar donativos novos ou usados, em bom estado, devendo estar higienizados, conforme medida de prevenção ao novo coronavírus. De acordo com o sargento da PM de Itapiranga, CLEITON NIEHUES, a distribuição será feita em parceria com a secretaria de Assistência Social que possui cadastro das pessoas em vulnerabilidade social. Ele informa que o Pelotão utiliza os contatos do programa Redes de Vizinhos para divulgação. A entrega deve ser feita até esta sexta-feira, nas unidades da Polícia Militar. O sargento destaca a importância das pessoas que doarem brinquedos usados fazerem a higienização com uso de álcool em gel.
Polícia Militar realiza ações de aproximação com a comunidade. São diversos programas que visam colocar a instituição mais presente na rotina das pessoas. O sargento CLEITON NIEHUES diz que é gratificante levar carinho e alento para crianças carentes para celebra o 12 de outubro, Dia das Crianças. O policial salienta que é um pequeno ato com grande significado proporcionando alegria para famílias carentes. De acordo com CLEITON NIEHUES, o contato da Polícia Militar com as crianças é saudável e mostra que os policiais estão à disposição para auxiliar as pessoas. O sargento também comenta sobre a participação de PMs em homenagens para crianças que admiram os policiais e desejam seguir esta profissão. O procedimento não é de rotina, porém a polícia aceita convites para estes eventos.
Professores iniciam capacitação para o Plano de Contingência. Uma equipe de 10 profissionais da educação passou por intenso treinamento para atuar como disseminadores da proposta da Secretaria de Estado da Educação. Fechamento do ano letivo está entre as prioridades. Conforme o integrador educacional da regional de Itapiranga, INÁCIO RHODEN, os disseminadores, vão coordenar as capacitações que iniciam hoje e prosseguem até sexta-feira. Estarão envolvidos os professores e gestores das escolas das redes de ensino particular, municipal e estadual além de secretários municipais. Objetivo é estabelecer um Plano de Contingência para pautar a conclusão do ano letivo. Será preciso estabelecer um plano para aulas presenciais aos concluintes do ensino médio, pois ano que vem eles vão encarar o vestibular e não vão mais estar nas escolas. RHODEN explica que são 10 disseminadores que vão atuar em 30 municípios da regional da saúde para estabelecer o Plano de Contingência.
Escolas possuem autonomia para oferecer aulas presenciais. O Integrador Educacional, INÁCIO RHODEN chama atenção que até mesmos educandários que optarem por não oferecerem o reforço presencial, precisam do Plano de Contingência para justificarem os métodos adotados. A capacitação visa abordar questões legais das ações que precisam ser feitas para o fechamento do ano letivo no sistema online. RHODEN diz ainda que a pandemia deixa aprendizados e lições importantes como o uso de ferramentas que somaram no trabalho de rotina. Ele afirma que as plataformas permitem interagir em formações dos professores e repasse de informações para os profissionais das escolas. Ressalta que nada substitui aula presencial, pois os alunos sentem falta de socializar, conversar com colegas, abraçar amigos e ter o contato direto com os professores.
Integral Educacional reforça maior dedicação dos professores em período de pandemia. INÁCIO RHODEN afirma que é preciso preparar a aula, disponibilizar em plataforma, corrigir trabalhos e estar disponível para esclarecimento de aulas. Ele aponta que muitos interpretam mal o fato do professor não estar presente no cotidiano dos alunos e com isso coube a família ter maior presença e participação no processo ensino aprendizado. Pais que eram mais ausentes agora necessitam acompanhar o desempenho dos filhos. RHODEN avalia que a qualidade de ensino está garantida com a parceria escola e famílias. Ele afirma que a escola continua com suas incumbências e a famílias precisa fazer sua parte. O Integrador também faz avaliação positiva da formação dos professores do ensino fundamental que vai até dezembro. Estão sendo debatidos fundamentos de cada disciplina com vários profissionais da própria regional como é o caso do professor DOUGLAS FRANZEN, doutor em história.
Homem fica ferido em colisão de carro e moto na SC 496. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência às 18 horas e 30 minutos desta terça-feira, na SC 496 em Santa Helena. A colisão envolveu os veículos Fiat Strada, conduzido por um homem de 60 anos, e a motocicleta Honda XR 250 Tornado, os dois com placas de Santa Helena. O motociclista, um homem de 35 anos, foi conduzido ao Hospital de Tunápolis e devido às lesões foi posteriormente transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Autores de furtos de carros e arrombamentos a lojas em Descanso são condenados a mais de 24 anos de prisão. Por volta das 20 horas e 30 minutos da noite de 29 de abril deste ano, um homem furtou uma caminhonete GM/A10, branca, no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Com a caminhonete, por volta das quatro horas da madrugada deste mesmo dia, três homens arrombaram estabelecimentos comerciais de Descanso, onde furtaram objetos e dinheiro. Ainda na madrugada foi localizado o carro e um dos homens foi preso em flagrante. Outro autor entrou em uma residência no centro de Descanso e furtou um Cruze prata, sendo que o automóvel foi interceptado na cidade de Campo Erê, e o autor preso dias depois. Ainda no dia do crime a Polícia Civil identificou os três autores e representou pela prisão preventiva.
Após o processo judicial, no último dia quatro de outubro o Juiz da Comarca de Descanso condenou os autores. Um deles recebeu pena de seis anos, um mês e três dias de prisão, o segundo a pena de seis anos, seis meses e 13 dias e o terceiro foi condenado a 11 anos, 11 meses e 21 dias de prisão, todos em regime fechado. Eles permanecem presos desde o dia dos crimes. Além das penas, os condenados terão que pagar R$ 20 mil de indenização em favor das vítimas. A Polícia Civil ressalta a importância das informações repassadas pela população e as diligências das Forças de Segurança da comarca e região, bem como, a atuação rápida do Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca.
Polícia apreende arma e munições na casa de homem preso por violência doméstica em camping de Descanso. Nesta terça-feira, por volta das 11 horas, a Polícia Militar foi acionada para se deslocar ao camping na linha Barra Veado, para averiguar uma denúncia de disparo de arma de fogo. O possível autor seria o homem preso domingo no mesmo local, por violência doméstica e posse irregular de arma de fogo. O homem disse aos policiais que foi ao local para pegar seus pertences e uma moto, que seria de sua propriedade. Uma mulher que estava trabalhando no camping desde o início da manhã disse não ouviu nenhum disparo de arma de fogo.
Durante o atendimento da ocorrência, a Central Regional de Emergência recebeu a informação de que teria uma arma em um dos cômodos. Em buscas na casa a PM encontrou uma arma GLOLCK g22, ponto 40 e dois carregadores com 19 munições. O homem alegou que não sabia de quem era a arma. Além disso, na casa dele, na cidade de Caibi, foi encontrado, embaixo da cama, a caixa de uma pistola que havia sido apreendida no dia anterior pela Polícia Militar no camping e dois carregadores com 18 munições. O homem foi preso por posse irregular de arma de fogo e os objetos apreendidos e entregues da delegacia.
Jovem morre em colisão de carro e moto em Pinhalzinho. O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira, entre uma Yamaha Fazer, placa de Nova Erechim, e um Vectra de Pinhalzinho. ADRIANO JÚNIOR FEIX, de 18 anos, chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital de Pinhalzinho. Conforme informações de familiares, ele trabalhava com entrega de mercadorias no momento do acidente.