-PLENÁRIO DO STF VAI AVALIAR SUSPENSÃO DO PISO DA ENFERMAGEM A PARTIR DE SEXTA
-SECRETARIA DE SAÚDE PRORROGA VACINAÇÃO CONTRA POLIO ATÉ O DIA 30
-MUNICÍPIO IDENTIFICA PROBLEMAS NO USO DA CASA DE PASSAGEM DE INDÍGENAS
-PROVA DO CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA DE VEREADORES SERÁ NESTE SÁBADO
-CERCA DE CINCO MIL PESSOAS PARTICIPAM DO DESFILE DO DIA DA PÁTRIA
-IDOSA SOFRE FERIMENTOS AO SER ATROPELADA POR MOTO NA WILLY BARTH
-ACUSADO DE DUPLO HOMICÍDIO É ABSOLVIDO PELO TRIBUNAL DO JURI
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Um total de 173 civis morreram e 37 foram sequestrados entre fevereiro e maio deste ano no Sudão do Sul, segundo a ONU. As mortes aconteceram em confrontos entre forças próximas ao presidente, SALVA KIIR, e o seu rival, o vice-presidente RIEK MACHAR. A análise da ONU também indica que diversas vítimas de sequestros sofreram violência sexual, incluindo crianças: em um dos casos, uma menina de nove anos morreu após um estupro coletivo. Ao todo, 131 casos de estupro e estupro coletivo foram registrados na área durante o período.
Bombeiros chineses trabalhavam em terreno perigoso nesta terça-feira para ajudar a retirar mais de 11 mil pessoas após um terremoto de magnitude seis vírgula oito atingir uma montanhosa província no sudoeste da China, matando pelo menos 66 pessoas. As autoridades identificaram cerca de 500 riscos geológicos potenciais.
Um vídeo capturado por uma câmera veicular mostra o momento exato em que o terremoto atingiu a região. Nas imagens é possível ver árvores e postes balançando e a parte de um prédio caindo na rua. Ao todo, mais de 250 pessoas ficaram feridas no desastre.
O presidente do Chile, GABRIEL BORIC, anunciou uma reforma ministerial nesta terça-feira, dias após os eleitores do país terem rejeitado em um plebiscito o texto de uma nova Constituição para o país. O presidente trocou os ministros do Interior, Energia, Saúde e Secretaria de Governo. Após as mudanças, BORIC afirmou que esse talvez seja um dos momentos políticos mais difíceis que ele teve que aceitar. As trocas, afirmou ele, vão dar mais coesão ao governo. a nova Constituição tinha projetos que eram importantes para os planos de governo de BORIC, mas a proposta de uma nova Carta Magna foi rejeitada por 61 por cento dos eleitores.
O desempenho das lavouras de milho e soja no sul do país deve apresentar melhora na safra 202223 quando comparado com o registrado no atual ciclo. Na temporada passada, foram registradas altas temperaturas e estiagem durante o desenvolvimento das culturas de primeira safra e afetaram negativamente o desempenho das lavouras. No entanto, para 202223 espera-se que as condições climáticas sejam mais favoráveis. Nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a produção projetada para a soja no próximo ciclo é de 66 milhões 480 mil toneladas, um aumento de 96 por cento em relação à colheita estimada em 202122. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO se reuniu nesta terça-feira na sede do Supremo Tribunal Federal com o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO para discutir uma saída para o piso nacional da enfermagem, suspenso por BARROSO em decisão provisória no último domingo. Segundo o STF, o encontro durou cerca de uma hora e serviu para “buscar solução que viabilize a implementação do piso”. Segundo o STF, três pontos foram colocados como possibilidades para financiar o piso da enfermagem: a correção da tabela do SUS; a desoneração da folha de pagamentos do setor; e a compensação da dívida dos estados com a União. A decisão de BARROSO, de suspender o piso, deve ser reavaliada pelo plenário virtual do STF a partir da próxima sexta-feira.
As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil acontecem nesta quarta em diversas capitais. Após dois anos de suspensão pela pandemia de Covid-19, os estados voltam com os tradicionais desfiles cívico-militares do 7 de Setembro. Em Brasília, capital federal, a celebração começou por volta das nove horas da manhã com o tradicional desfile militar, que volta à Esplanada dos Ministérios. Ao todo, participaram cerca de três mil e cem militares. Em São Paulo, a data será marcada por uma cerimônia de reabertura simbólica do Museu do Ipiranga após nove anos de restauração. No Rio de Janeiro, está previsto o Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana. Não haverá desfile.
Cerca de 35 por cento do número total de casos de varíola dos macacos em Santa Catarina foram registrados em Florianópolis. De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a doença já atinge pelo menos 19 municípios do Estado, totalizando 131 pacientes positivados até esta terça-feira. A Capital registrou 47 casos, número que a mantém em primeiro lugar no ranking de cidades mais atingidas pela doença. O avanço rápido da doença é evidente em toda Santa Catarina. Na última semana, 94 casos haviam sido registrados. Já nesta terça-feira, 131 diagnósticos positivos foram contabilizados no Estado. Ao todo, 816 casos já foram notificados à Secretaria de Estado da Saúde, sendo que 338 foram descartados.
Com cobertura de apenas 48 e meio por cento em todo o país, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada para o dia 30 de setembro. A data de encerramento estava prevista para este sábado. A ação de imunização é voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos e ocorre nos postos de saúde de todo o Estado, durante todo o dia. A decisão é do Ministério da Saúde junto com a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina e se dá devido às baixas coberturas vacinais alcançadas até o momento. A meta da campanha é atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 95 por cento do público-alvo.
As pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva por complicações da Covid-19 ocupam um vírgula sete por cento dos leitos ativos em Santa Catarina. O dado é do Painel do Coronavírus, atualizado nesta nesta terça-feira. No período de seis meses, o número baixou 21 por cento. O número de pessoas com casos ativos também reduziu em comparação com fevereiro, no auge da variante ômicron em Santa Catarina. Em seis de fevereiro, 60 mil 374 catarinenses estavam doentes com o vírus, já nesta terça, o número é de dois mil 796. A redução no período é de 95 por cento.
O dia de campo da ATEG gerencial está marcado para a próxima sexta-feira, dia nove de setembro. A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que o objetivo do evento é fazer uma demonstração prática em uma propriedade modelo no quesito de manejo e uso das pastagens para a alimentação do rebanho, especialmente o gado de leite. O dia de campo começa a uma hora da tarde na propriedade de ODAIR GRAZIOLA na Linha Getúlio Vargas, interior do município de Bandeirante.
O cronograma de vacinação contra a Covid será retomado amanhã com a aplicação da terceira e quarta dose para adultos retardatários, a quarta dose para pessoas acima de 30 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Na sexta-feira, serão vacinados adolescentes comvacina em atraso, a terceira e quarta dose para adultos retardatários; a quarta dose para pessoas com idade acima de 30 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Ao final do turno, os frascos só serão abertos mediante a presença de público equivalente ao número de doses por frasco, evitando o desperdício.
Por volta do meio-dia desta terça-feira, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram uma mobilização em defesa do Piso Salarial da Enfermagem. Cerca de cem trabalhadores de diversas cidades da região participaram da manifestação que se concentrou na praça do bairro São Gotardo, com posterior caminhada até o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A motivação do ato foi a suspensão do Piso Salarial da Enfermagem no último domingo pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO. A medida, instituída por lei aprovada no Congresso, criava a remuneração base em quatro mil 750 reais para enfermeiros e 75 por cento desse valor para técnicos que já seria paga ontem, segunda-feira, nas esferas público e privada. O piso foi suspenso, pelo menos, por 30 dias.
O piso salarial para os profissionais da enfermagem foi aprovado com a análise de aspectos que asseguram a sua viabilidade financeira. A afirmação é da Presidente Interina do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, MARISTELA AZEVEDO. De acordo com ela, a classe já está organizando reuniões e negociações nesta semana para lutar pelo direito de um salário justo e digno, inclusive com intervenções judiciais para garantir o pagamento do piso. Ela comentou que alguns dos motivos que levaram o Ministro a suspender a medida estão relacionados ao fato de que tanto empresas privadas, como entidades públicas não teriam capacidade financeira para garantir o pagamento a todos os profissionais e, portanto, poderiam haver demissões e redução dos leitos de UTI em hospitais. Contudo, para Maristela a categoria patronal irá entender as necessidades dos trabalhadores e restabelecer a decisão.
A secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste pretende realizar até o final deste ano uma reunião com os indígenas para reforçar as regras existentes para utilização da casa de passagem que está instalada no município. A afirmação é da diretora do Departamento de Cidadania da secretaria, LORENI COMEL. De acordo com ela, a necessidade foi percebida após uma série de descumprimentos por parte de quem ocupou o espaço nos últimos meses. Conforme ela, ao longo de 2022 a casa já abrigou 25 famílias e estão sendo ocupadas no momento cinco, das seis cabanas existentes. Segundo LORENI, na pandemia apenas metade dos espaços foram ocupados visto as restrições.
Muitos indígenas estão vindo para São Miguel do Oeste após intrigas nas aldeias e acabam ficando nas ruas da cidade. A observação é da diretora do Departamento de Cidadania, LORENI COMEL. Ela destacou que esse não é o procedimento e lembrou de todo o trabalho da equipe para mapear e ter o controle sobre a ocupação da casa de passagem indígena. Ela pontuou que todo o suporte necessário é disponibilizado para as famílias, sendo que elas precisam apenas se preocupar com a questão da alimentação e todo o restante fica por conta do próprio município.
Mesmo com uma estrutura completa os indígenas não estão respeitando regras fundamentais da casa de passagens em São Miguel do Oeste. A declaração é da diretora do Departamento de Cidadania, LORENI COMEL. Ela comentou que nesses casos, os indígenas ficam proibidos por um período de retornar para o município. A profissional citou algumas infrações cometidas e lamentou a postura por parte de algumas famílias.
A prova do concurso público da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai ser aplicada neste sábado. De acordo com o advogado da câmara, LUIS PICHETTI, a prova será realizada na Unoesc. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e chamou a atenção para os horários que devem ser observados pelos candidatos. Os portões da universidade serão fechados a uma e 15 da tarde e a prova começa a uma e meia. PICHETTI disse que os candidatos devem ter cuidado para evitar atrasos. O gabarito das questões será divulgado na próxima segunda-feira. Os recursos podem ser apresentados na terça e quarta-feira. O concurso da câmara de vereadores está sendo desenvolvido pela Ameosc.
O concurso público da câmara de vereadores teve 573 pessoas inscritas. A informação é do advogado do legislativo, LUIS PICHETTI. Ele disse que o número é alto, mas não chegou a ser surpresa, já que os concursos públicos, normalmente, tem uma grande procura. A vaga aberta pelo certame é para o cargo de auxiliar administrativo. A remuneração inicial é de cerca de três mil e 500 reais. PICHETTI comentou que o cargo é importante porque faz o trabalho de organização da tramitação dos projetos, desde o protocolo até o momento em que começa a ser analisado pelas comissões. A câmara já conta com dois auxiliares administrativo e a terceira vaga será preenchida pelo primeiro colocado no concurso.
O resultado preliminar do concurso da câmara de vereadores será divulgado em quatro de outubro e o resultado final será publicado no dia sete. De acordo com o advogado do legislativo, LUIS PICHETTI, a contratação será imediata e vai ocorrer logo depois do resultado final. Ele comentou que a câmara tem uma equipe enxuta, de apenas 12 servidores efetivos. A contratação de mais uma servidor via concurso é suficiente para que a equipe continuem fazendo o trabalho de suporte a atividade legislativa.
A câmara de vereadores realizou na noite de ontem a sessão solene em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil. A reunião especial do poder legislativo contou com a participação de autoridades como o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, o juiz diretor do Foro da Comarca de São Miguel do Oeste, MARCIO CRISTÓFOLI e os comandantes das instituições militares do município. Os discursos proferidos na sessão ressaltaram a importância do patriotismo e do respeito à pátria. A câmara de vereadores terá mais duas sessões, ambas ordinárias, nesta semana: amanhã, as sete horas da noite, e sexta-feira, as oito e meia.
Apesar do tempo chuvoso na manhã desta quarta-feira, um bom público assistiu ao desfile cívico militar de Sete de Setembro. As comemoração do dia da pátria começaram logo cedo com as autoridades passando a tropa em revista e a hora cívica com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e do município. O desfile começou as nove horas da manhã e contou com participação das tropas do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado, do Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar e da delegacia Regional de Polícia Civil. O IBGE e a escola cívico militar do bairro São Gotardo também participaram. O evento teve transmissão ao vivo pela rádio Peperi.
O Desfile Cívico-Militar desta quarta-feira em São Miguel do Oeste começou com a Polícia Militar. O décimo primeiro Batalhão da PM empregou 110 militares e 15 viaturas no desfile. O Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar levou dois pelotões para a Duque de Caxias com cerca de 40 agentes. A Escola Cívico Militar foi a terceira Entidade a desfilar com cerca de 350 alunos. Na sequencia, o desfile teve a presença da equipe do IBGE e da Polícia Civil com cerca de 40 policiais. O evento terminou com a apresentação do décimo quarto RCMEC com 350 militares e 26 viaturas na Duque de Caxias. A PM estima que cerca de cinco mil pessoas acompanham o evento na manhã de hoje. As fotos do desfile estão no portal da Peperi.
Além de São Miguel do Oeste, outros municípios da região realizaram desfiles cívico militar neste sete de setembro. Em Itapiranga, um grande público acompanhou o desfile de dezenas de entidades, incluindo empresas, escolas e órgãos públicos. Em Iporã do Oeste, cerca de 40 entidades participaram do desfile, com mais de mil e 600 pessoas envolvidas, além das entidades militares como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e cerca de 40 integrantes do exército. Em Descanso, o evento também reuniu as escolas. Em Guaraciaba e São José do Cedro, as prefeituras decidiram cancelar o desfile cívico em razão das chuvas. No município de Campo Ere, a chuva também levou os organizadores a transferir o desfile, previsto para as oito horas, para o começo da tarde de hoje.
A “Carreata Patriota”, organizada por um grupo de empresários e pessoas da comunidade, está marcada para a tarde de hoje no centro do município. A concentração das pessoas vai começar por volta de uma e meia na praça Walnir Botaro Daniel. As tres horas da tarde, a carreata terá saída da praça em direção ao trevo de São Miguel do Oeste pela Rua Santos Dumont e posteriormente pela Waldemar Rangrab. De acordo com um dos coordenadores do evento, VICTORIO BOLFE, ao chegar no trevo, o retorno será feito pelas mesmas vias da ida. Nas edições passadas da Carreata Patriota, a volta ocorria pela Avenida Willy Barth, mas neste ano, o grupo para vai voltar para a praça pela Waldemar Rangrab e Santos Dumont. BOLFE disse que a previsão é de uma grande participação da população, inclusive de outras cidades da região.
O objetivo da carreata patriota é enaltecer e defender uma série de valores relacionados ao civismo e patriotismo. A afirmação é empresário VICTORIO BOLFE, um dos organizadores do evento. Entre as motivações da manifestação estão a comemoração dos 200 anos da Independência; a defesa dos princípios judaicos cristãos como Deus, Pátria, Família, Liberdade; a Liberdade religiosa, de crença e de culto e a educação dos filhos segundo esses valores e que as escolas passem conhecimentos sem ideologias de gênero ou viés político. BOLFE ressaltou que a carreata também defende a Soberania Nacional, o saneamento das instituições e pela verdadeira Democracia e Estado de Direito, segundo a Constituição.
Um acidente deixou uma idosa ferida no final da tarde de ontem na avenida Willy Barth. Uma idosa que estava atravessando a via foi atingida por uma motocicleta. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde nas proximidades do Posto Bertamoni. O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou atendimento a idosa que foi levada para o Hospital Regional com suspeita de fratura. O condutor da moto teve ferimentos leves.
O homem acusado de duplo homicídio em Palma Sola foi absolvido nesta terça-feira em Dionísio Cerqueira. VANDERLEI MARCELO DE ALMEIDA foi acusado pelo Ministério Público por duplo homicídio contra ELISEU PAVAN e JONATAN WOLCHIK, além de tentativa de homicídio contra JONI FEDRIGO. O fato aconteceu no centro do município de Palma Sola em julho de 2016. As vítimas foram mortas à tiros. No julgamento de ontem, VANDERLEI MARCELO DE ALMEIDA foi absolvido de todas as acusações. O júri durou cerca de 10 horas e foi realizado na câmara de vereadores de Dionísio Cerqueira.