ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/09/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Índia ultrapassou o Brasil e se tornou nesta segunda-feira o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano. O país chegou a quatro milhões e 200 mil infecções pelo coronavírus, ficando atrás dos Estados Unidos, que têm mais de seis milhões e 400 mil casos confirmados. O Brasil tem quatro milhões 130 mil infectados. O número de óbitos causados pela doença na Índia passa de 70,6 mil.

Dezenas de pessoas foram presas no sábado à noite em Portland, nos Estados Unidos, no centésimo dia de mobilizações para protestar contra a violência policial e a discriminação racial. Assim que a marcha começou, manifestantes lançaram coquetéis molotov na polícia, que havia isolado a área, causando caos no local. Desde o fim de maio, militantes antirracistas promovem protestos contra a polícia e muitos acabam em conflitos e prisões.

A vacina contra a Covid-19 que está em fase de pesquisa e testes pelos laboratórios Sanofi e GSK será de aproximadamente dez euros, por volta de reais 60. A estimativa é do presidente do laboratório francês Sanofi.O grupo sueco-britânico concorrente, AstraZeneca, anunciou um preço mais baixo por sua vacina, que poderia custar dois euros e meio, aproximadamente 15 reais a dose. A Sanofi explicou a diferença de preços afirmando que seu laboratório utiliza recursos “internos”, seus “próprios pesquisadores e usinas”, enquanto a AstraZeneca “terceiriza muito sua produção.”

Uma pesquisa do Ibope apontou que 25 por cento dos brasileiros resiste à ideia de tomar uma vacina contra a Covid-19. Do total de entrevistados, 75 por cento disseram que tomarão a vacina com certeza, enquanto 20 por cento responderam que talvez tomem e cinco por cento afirmaram que não tomarão de jeito nenhum. Entre as principais razões da recusa ou desconfiança, 53 por cento dos que afirmaram não ter certeza se tomarão a vacina dizem não acreditar que ela seja segura e 36 por cento dizem ter receio de se contaminar com o novo coronavírus. Outras razões apontadas foram que a vacina pode provavelmente causar outras doenças e que pode ter chips implantados para controle da população.

O governo federal faz um pente-fino nas informações cadastrais para evitar fraudes no pagamento do auxílio emergencial e excluir aqueles que não precisam mais do benefício. Com a prorrogação de mais quatro parcelas, com valor de 300 reais, até dezembro, esse trabalho será intensificado. Segundo o ministério, a revisão mensal dos dados é importante para que "o recurso chegue a todos aqueles que realmente precisam e que se enquadram nos critérios previstos". O alvo são pessoas que eram elegíveis ao auxílio emergencial e que passaram a ter vínculo empregatício após o início do recebimento do benefício, bem como aqueles que obtiveram benefício previdenciário ou assistencial, do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal no período.

Com o cancelamento do desfile cívico-militar de 7 de Setembro em razão da pandemia do novo coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO participou na manhã desta segunda-feira de uma solenidade no Palácio da Alvorada para comemorar o aniversário da independência do Brasil. A cerimônia, com a participação de ministros do governo, teve execução do Hino Nacional, hasteamento da bandeira e execução do Hino da Independência. Cerca de 800 pessoas tiveram autorização para assistir à cerimônia, informou a Secretaria de Comunicação. Além desse evento, o presidente BOLSONARO fará um pronunciamento de aproximadamente quatro minutos em rede nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira.

As eleições deste ano terão o menor número de eleitores com 16 e 17 anos das últimas votações em Santa Catarina. O estado tem neste ano 22 mil e 400 eleitores desta faixa etária, quando o voto ainda é considerado facultativo. O número é 38 por cento menor do que o total de 36 mil e 300 votantes com 16 e 17 anos que o Estado tinha dois anos atrás, em 2018. Na comparação com as últimas eleições municipais, em 2016, o número cai para menos da metade. Na última escolha de prefeitos e vereadores, Santa Catarina tinha 65 mil eleitores deste grupo etário, o que representa uma redução de 65 e meio por cento. Segundo o IBGE, o estado tem 187 mil pessoas com idade entre 16 e 17 anos.

Uma decisão judicial mandou suspender imediatamente o aumento da conta de energia da Celesc, até que termine o estado de calamidade pública por causa da Covid em território catarinense, ou seja, após 31 de dezembro deste ano. Os novos valores da tarifa da luz entraram em vigor no dia 22 de agosto. A decisão liminar foi dada em ação do Procon estadual contra a Celesc e a Aneel. Se a decisão não for cumprida, a multa será de 10 mil reais por dia. Se o consumidor já tiver pago a conta com o valor reajustado, a devolução do que foi pago a mais deve ser feita na fatura do mês seguinte.

As colisões frontais foram as responsáveis pelo maior número de vítimas fatais nas rodovias de Santa Catarina no feriadão da Independência. Desde sexta-feira, 11 pessoas morreram em acidentes nas estradas. Um levantamento parcial das polícias indica que sete pessoas morreram nas vias federais e quatro em estaduais.As operações “Independência 2020” da PRF e da Polícia Rodoviária Estadual iniciou na sexta-feira e segue até o início desta semana. Ontem, um motorista de Uno, com placas de Xanxerê, morreu ao bater de frente com uma carreta de Seara na BR-282. O rapaz tinha 26 anos e faleceu na hora. O caminhoneiro foi socorrido com ferimentos graves.

Secretário de educação de Anchieta está preocupado com entrega de atividades pelos alunos no ensino online. JOSEMIR FORGIARINI salienta que cobra dos estudantes que coloquem em dia as atividades propostas, para que possam concluir o ano letivo. Comenta que os professores encontram dificuldade em fazer com que os alunos acompanhem e façam as tarefas, além da adaptação em usar aparelhos eletrônicos no ensino. Pais que tem dúvidas podem procurar a secretaria e também os diretores de escola para receber orientações.

Smartphones são compartilhados entre pais e filhos no ensino a distância. São meios muito utilizados no dia-a-dia, e JOSEMIR comenta que, principalmente na educação inicial, o instrumento é usado tanto como ferramenta de trabalho para os pais, quanto no aprendizado dos filhos. No caso em que o estudante não tem acesso a internet, FORGIARINI explica que um carro da secretaria se desloca até a casa do aluno para entregar o material impresso. Depois disso o aluno estuda, faz o que é proposto, e na semana seguinte é recolhido juntamente com a entrega do próximo.

Alvorada e hasteamento de bandeiras em Campo Erê. Segundo a secretária de educação do município LEDI EHRENBRINK, seguindo os cuidados preventivos a Covid-19, Campo Erê comemorou, simbolicamente, a passagem do Dia da Independência.A programação às seis horas da manhã, com Alvorada na Rua Getúlio Vargas, a cargo da Banda Municipal. Depois todos seguiram, em desfile, para o Centro Administrativo Municipal, acompanhados de viaturas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de alguns servidores municipais e representantes militares.

Bandeiras são hasteadas na Prefeitura. Ás sete horas da manhã foram hasteadas as bandeiras do Brasil, a cargo do soldadoRIBEIRO, da Polícia Militar; bandeira do município, Soldado MIGUEL, do Corpo de Bombeiros e a de Santa Catarina, pela secretária de Educação, LEDI EHRENBRINK.

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe até dia 31 de setembro. Quem informa é CASSIANE DE LIMA – técnica em enfermagem responsável pela sala de vacina de Campo Erê. Ela garante que ainda tem doses disponíveis para todos que desejam se imunizar. Os interessados podem ir até a sala de vacina, localizada na unidade de saúde do bairro São Francisco, entre sete da manhã e uma da tarde. A responsável comemora que foi atingido 90 por cento da cobertura vacinal total do município, porém, individualmente, nem todos os grupos alcançaram a meta.

Somente dois grupos não chegaram a 90 por cento da imunização contra a gripe. Conforme CASSIANE, entre crianças de seis meses a cinco anos, somente cerca de 80 por cento foram imunizadas. O caso se repete entre os adultos de 55 a 59 anos. A enfermeira reforça aos pais que ainda podem levar as crianças se vacinarem. Ela salienta que a vacinação é ainda mais importante nesse ano, com a questão da Covid-19, pois mesmo que a vacina não proteja contra o vírus, estar imunizado contra a gripe auxilia no diagnóstico correto da doença.

Ainda faltam 157 crianças para atingir 100 por cento de cobertura em Campo Erê. CASSIANE DE LIMA frisa que a quantidade é grande, porém com a ajuda dos pais considera possível chegar à meta. Comenta que há duas campanhas próximas, uma contra a paralisia infantil e outra multivacinal. Segundo ela, ambas estavam agendadas para setembro, porem com a pandemia foram adiadas. Agora o inicio delas está marcado para cinco de outubro, indo até dia 30 do mesmo mês, com Dia D previsto para acontecer dia 17, um sábado.

Dengue cria força com proximidade do verão. Conforme ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, o coronavírus não é a única preocupação da pasta, apesar de ser esse o principal foco das atenções. Tem também todas as outras frentes de atendimento. Não há, ainda, caso de dengue no município, mas o mosquito circula e ainda não está contaminado. Como municípios vizinhos registraram a doença, a secretária acredita que Campo Erê não vai ficar imune.

Equipes de epidemiologia monitoram armadilhas de Aedes Aegypti. ELIZANDRA pede a população que continue eliminando água parada nos terrenos e que não deixe acumular lixo nos terrenos. Chama atenção os sintomas de dengue, coronavírus e de uma simples gripe, porque todos são muito parecidos. Conforme a secretária, em vários casos se pediu exames de pacientes tanto para dengue como para Covid-19. As unidades de saúde dos bairros Melo e São Francisco trabalham com horário estendido, das 7 às 18 horas e 30 minutos.

Eleições 2020. O momento é de correr contra o tempo. A frase é de ANDRÉIA ROLIM DE MOURA, chefe do Cartório Eleitoral de Marmeleiro, que abrange Renascença e Flor da Serra do Sul, se referindo aos prazos da justiça. Ela reforça que muitas datas estão vencendo. Estão em pleno andamento as convenções dos partidos, que definem seus candidatos a prefeito, vice- prefeito e vereador. Isso se estende até o dia 16. O registro dos candidatos se encerra dia 26, um sábado. Ela chama atenção para essa data, porque é muito importante.

Partido que perder a data de 26 de setembro para registrar seus candidatos, ficará sem representante nas eleições. Por isso a chefe do cartório eleitoral de Marmeleiro faz um alerta as pessoas que estão encarregadas desse trabalho, que se antecipem. O registro da candidatura deve ir para a internet. O problema é que nos últimos dias ela ficará sobrecarregada, porque o Brasil inteiro está registrando seus candidatos.

Para registrar candidatura o sistema eletrônico é de fácil manejo, porém tem vários dados que precisam ser preenchidos. ANDRÉIA lembra: não há mais coligação para vereador. Para prefeito, sim. Preenchimento do número de mesário é uma grande preocupação dos cartórios, agora. Ainda faltam voluntários na comarca de Marmeleiro. É que várias pessoas de grupo de risco foram dispensadas. A chefe do cartório acrescenta que uma eleição mobiliza muito mais pessoas que uma copa do mundo e olimpíadas.

Convocações de mesários são feitas por e-mail, WhatsApp e as vezes pelo facebook. A questão é que tem situações de difícil localização das pessoas e num caso assim, funcionários do cartório terão que se deslocar e fazer contatos pessoais, o que está sendo evitado ao máximo. ANDRÉA ROLIM DE MOURA salienta que o número completo de voluntário precisa ser fechado até o dia 16, agora de setembro.

PM apreende mais de 400 mil reais em vinhos Argentinos. Mais uma grande carga de vinhos foi apreendida pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, na noite de sábado. A guarnição da PM e o Canil da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, em continuidade a Operação Hórus, se deslocaram até o bairro, onde havia pessoas descarregando vinhos de um veículo para o interior de um depósito. No local a equipe flagrou dois homens carregando vinhos para um galpão. Ao perceberem a presença da viatura policial tentaram fugir da abordagem, mas, foram capturados.

No depósito foram localizadas 312 caixas, totalizando 1672 garrafas de vinhos oriundas da Argentina, sem os devidos despachos aduaneiros e sem nota fiscal. A carga foi avaliada em aproximadamente no mercado brasileiro de 445 mil e 780 reais. A mercadoria foi apreendida e os envolvidos foram presos em flagrante.

Família procura menina de 12 anos que fugiu de casa em Francisco Beltrão. Uma mulher foi até a sede do Batalhão por volta da 1 hora da madrugada de hoje, para registrar o desaparecimento de sua filha de 12 anos. Segundo a mãe, a menina fugiu de casa próximo das 23 horas. Ela estava vestindo moletom cinza com capuz e calça jeans. Ainda conforme a mãe, a filha foi dormir e logo depois notou que ela não estava no quarto, foi quando percebeu a porta da casa e o portão que dá acesso à rua abertos. A família procurou a menina e não localizou, repassado as características da menor para as equipes PM na tentativa de localizar a mesma. Qualquer informação pode ser repassada nos telefones (190) Polícia Militar ou (197) Polícia Civil.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Em continuidade à Operação Hórus, por volta das 23 horas e 50 minutos de sábado, a Polícia Militar de Campo Erê, prendeu em flagrante um homem pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, na Avenida Coronel Bertaso, no Bairro Melo, em Campo Erê. A guarnição realizava patrulhamento pelo Bairro Melo, quando avistou uma camionete GMS10 transitando pelo local. O condutor, ao visualizar a viatura, mudou de direção repentinamente, o que chamou a atenção dos policiais.

Realizada a abordagem do veículo nas proximidades do Posto Master. Foi identificado o motorista um homem de 56 anos e em busca veicular foi encontrada no banco traseiro uma Espingarda, calibre 28, com uma munição deflagrada no cano, mais quatro munições intactas no bolso de uma blusa. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, e o homem conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Motoqueiro fica gravemente ferido em queda na SC-157. A Guarnição do Posto 17 Posto de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito, por volta das 16 horas 20 minutos de ontem, no Km 44,100 em Formosa do Sul. Foi uma saída de pista seguida de choque em defensa, envolvendo uma motocicleta Honda CB 300 emplacada no município de Pato Branco pilotada por um jovem de 20 anos. O motociclista sofreu ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado ao hospital. Na moto, os danos são de média monta.

Suspeito de matar rapaz a facadas é preso pela PM. A Polícia Militar prendeu em flagrante sábado, o suspeito de matar a facadas, RODRIGO PEREIRA 22 anos. O crime ocorreu por volta das cinco horas da madrugada de sábado, na Rua Guilherme Lindner, bairro Sadia em Francisco Beltrão. Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para prestar socorro e constataram o óbito. A polícia iniciou imediatamente as buscas e localizou o rapaz de 27 anos na casa de familiares na área da invasão no bairro Padre Ulrico, após uma denúncia.

Conforme a polícia, ele já tinha passagens em Francisco Beltrão e por homicídio no Rio Grande do Sul. Os familiares informaram que a vítima estava na casa com amigos, quando o suspeito chegou no local e pediu 20 reais, para comprar droga. Logo depois ele retornou e disse que era pouco e pediu 50 reais. Houve o desentendimento e Rodrigo foi ferido. O suspeito foi encaminhado à 19ª SDP e de acordo com a Polícia Civil, ele relatou durante o interrogatório que agiu em legítima defesa.

De acordo com a versão apresentada por ele, a vítima teria atacado ele com um facão, inclusive apresentava um corte na mão e disse que teria que passar por cirurgia. Ainda conforme a polícia, contra ele havia um boletim de ocorrência registrado pela família a cerca de duas semanas por violência doméstica, quando ele cortou a mão ao dar um soco em uma janela. O homem foi levado até a UPA, onde após avaliação médica foi constatado que se tratava de uma lesão antiga. O acusado então admitiu que havia ferido a mão com uma faca.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.