ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 07 08 2021

-LIRA CONFIRMA QUE VAI LEVAR PEC DO VOTO IMPRESSO AO PLENÁRIO

-SANTA CATARINAC CONFIRMA DOIS CASOS AUTÓCTONES DA VARIANTE DELTA

-MUNICÍPIO ABRE POSTOS HOJE PARA IMUNIZAR POPULAÇÃO GERAL CONTRA A GRIPE

-DEPUTADA DIZ QUE PEC DA PREVIDÊNCIA FOI MUITO DURA COM SERVIDORES

-DEBATE NA PEPERI SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER MARCA AGOSTO LILÁS

-PM APREENDE DUAS MIL GARRAFAS DE VINHO NO BAIRRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

-HOMEM ACUSADO DE MATAR COMPANHEIRA É CONDENADO A 22 ANOS DE PRISÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Justiça da Alemanha, abriu, nesta sexta-feira, uma investigação para determinar se o chefe de um distrito do país cometeu homicídio por negligência. A região foi afetada em julho por enchentes que mataram quase 200 pessoas. A promotoria anunciou, em um comunicado, que "confirmou as suspeitas iniciais de homicídio por negligência e de lesões corporais por negligência e que abriu uma investigação". Segundo a promotoria, o chefe do distrito teria deixado de tomar as medidas necessárias para alertar a população ante as fortes chuvas e as inundações.

Ao menos a metade da população dos Estados Unidos está completamente vacinada, segundo representante da Casa Branca responsável pelo monitoramento da pandemia. O levantamento leva em consideração todos os adultos e adolescentes, acima dos 12 anos, que receberam as duas doses das vacinas disponíveis ou a dose única do imunizante da Janssen. Segundo o governo, houve um aumento de 44 por cento no número de novos vacinados em apenas duas semanas. Cerca de 165 milhões de pessoas receberam a proteção completa contra o vírus no país.

Com avanço da vacinação contra o novo coronavírus e a projeção de aplicação de um terceira dose para a população, o Uruguai projeta reabrir as fronteiras no início de setembro. A previsão é do embaixador do Uruguai no Brasil, GUILLERMO VALLES. Ao comentar as medidas adotadas pelo presidente uruguaio LUIS ALBERTO LACALLE POU, VALLES destacou que o conhecimento científico e a 'liberdade responsável' nortearam as ações de combate à pandemia da Covid-19. Ele disse que o fechamento das fronteiras com outros países, como o Brasil, representou um sacrifício do ponto de vista econômico, ético e moral, mas que pode ser encerrado em setembro.

A proporção de famílias com dívidas no País alcançou em julho 71 vírgula quatro por cento do total de entrevistados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A alta foi de um vírgula sete ponto porcentual em relação a junho, renovando o recorde da série histórica. Em relação a julho de 2020, houve alta de quatro por cento, maior variação nessa base de comparação desde dezembro de 2019. O total de brasileiros com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo terceiro mês seguido, alcançando 25 vírgula seis por cento.

O Senado aprovou um projeto que tem o objetivo de incentivar a regularização de dívidas tributárias de empresas e de pessoas físicas. Batizada de "Refis da Covid", a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados. O texto é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, mas foi aprovado conforme versão proposta pelo relator, o líder do governo na Casa, FERNANDO BEZERRA COELHO. O projeto reabre o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária, lançado em 2017 e popularmente chamado de Refis, com novas regras. Pela proposta, os interessados terão até 30 de setembro deste ano para aderir ao programa. As condições para a regularização das dívidas tributárias variam de acordo com a queda de faturamento das empresas na comparação dos meses de março a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, anunciou que a PEC do voto impresso será levada para votação no plenário da Casa, mesmo depois de o relatório favorável ao texto ter sido rejeitado na comissão especial. O parlamentar falou sobre a decisão em pronunciamento nesta sexta-feira. A votação deve ocorrer na próxima semana. No discurso, LIRA alegou que levar a PEC a plenário é uma forma de encerrar o assunto, responsável por uma crescente crise institucional entre o executivo e o judiciário. De acordo com o deputado federal, a escolha será feita por parlamentares que foram eleitos por urnas eletrônicas e que representam a vontade dos eleitores.

As empresas que integram o grupo Celesc encerraram o primeiro semestre de 2021 com lucro líquido de 299 milhões de reais, 46 vírgula dois por cento superior ao do mesmo período do ano passado, que foi afetado pela pandemia. No segundo trimestre do ano, o lucro líquido da companhia alcançou 100 milhões, com crescimento de 65 por cento em relação aos mesmos meses de 2021, quando ficou em 60 milhões. Os melhores resultados apresentados no balanço da companhia divulgado nesta sexta-feira ocorreram em função da retomada da economia, que motivou aumento de 18 por cento no consumo de energia no segundo trimestre frente aos mesmos meses de 2020.

Líderes de entidades empresariais de Santa Catarina aproveitaram a reunião-almoço com o presidente JAIR BOLSONARO, nesta sexta-feira em Joinville, para informar a ele pautas importantes para o desenvolvimento econômico do Estado. As entidades apontaram, em especial, a necessidade de investimentos em rodovias federais, incluindo as polêmicas duplicações. Outra prioridade são as reformas estruturantes nacionais, a administrativa e a tributária. A Fiesc também entregou um ofício ao presidente com temas prioritários, principalmente a precariedade de das rodovias federais no Estado. BOLSONARO esteve ontem em Joinville e hoje participou de um passeio de motocicleta em Florianópolis.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta sexta-feira a identificação dos primeiros casos autóctones da variante delta do coronavírus. Os pacientes são dois catarinenses de Joinville e Balneário Piçarras, no Norte catarinense, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina, segundo da Dive. Um deles morreu. Com isso, o estado identificou até o momento nove casos desta variante: dois de transmissão dentro do estado e sete casos importados. De acordo com a Dive, o paciente de Joinville era um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e foi a óbito em nove de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve e não precisou ser hospitalizado.

A Secretaria de Obras de Romelândia atendeu mais duas comunidades nesta semana com serviços gerais. Os trabalhos foram realizados nas Linhas Bom Princípio e União. Além disso, as equipes retomaram o serviço de colocação de britas e com patrola e rolo compactador na estrada geral que liga o centro da cidade e a Linha Esperança. Também foram colocados bueiros na Linha Esperança, na Escola Anita Garibaldi na Linha Primeirinha e no trecho que dá acesso à Igreja Luterana localizada na Linha Maringá do Oeste. Na próxima semana os serviços serão realizados nas estradas que ainda não foram contempladas.

O Programa Nascer de Pré-incubação de Ideias Inovadoras prorrogou o prazo para o recebimento de propostas. O alerta foi feito nesta sexta-pela Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O programa é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e do Sebrae. O objetivo é dar suporte para que ideias de empreendedores passem por um período de pré-incubação e se consolidem como negócios. As propostas selecionadas pelo programa vão receber gratuitamente mentorias, workshops e apoio de profissionais do mercado para que possam transformar se transformar em negócios. Nesta edição, serão contemplados até 360 projetos em 30 polos e um deles é São Miguel do Oeste. A inscrição pode ser feitas no site da Fapesc.

O Colegiado de Agricultura da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina se nesta quinta-feira no Cetresmo da Epagri em São Miguel do Oeste. Entre os assuntos tratados pelos secretários municipais de Agricultura esteve a obrigatoriedade dos produtores rurais fazerem o cadastro e o controle da tuberculose e brucelose através de exames das zoonoses. Outro ponto da pauta foi o programa de apoio aos produtores rurais em função da estiagem e o financiamento subsidiado de cisternas. Os secretários também discutiram a destinação correta do lixo eletrônico da região. A reunião do colegiado tem o objetivo de discutir e apontar soluções para problemas comuns enfrentados no setor de agricultura da Ameosc.

Os servidores dos municípios abrangidos pela Ameosc participam nesta quinta e sexta-feira de uma capacitação sobre o eSocial. O treinamento foi realizado de forma presencial no auditório do Cetresmo, em São Miguel do Oeste, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. O eSocial é um projeto do governo federal que busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O curso é uma iniciativa da Ameosc e Colegiado de Recursos Humanos da Associação. Com 12 horas de carga horária, a capacitação foi ministrada pelo advogado e consultor previdenciário e trabalhista, ERALDO ROGERIO CONSORTE. O curso é voltado para servidores da área de recursos humanos dos municípios da região e tem como objetivo a capacitação sobre o cadastramento dos dados. Ao todo, 34 pessoas se inscreveram e participam do curso.

O Peperi Debates deste sábado voltou a discutir os aspectos que envolvem a violência contra a mulher. O programa aproveitou a temática do Agosto Lilás para refletir sobre as causas e consequências desse problema. O Debate deste sábado contou com a presença da delegada da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, LISIANE JUNGES, a assistente social do município, DANIELA DETERS e a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, SANDRA BATAGLIN. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A Lei Maria da Penha foi um divisor de água no contexto da violência contra a mulher. A afirmação é da delegada da Dpcami, LISIANE JUNGES. Ela disse que houve uma sensível evolução da conscientização da população a respeito do tema nos últimos 15 anos. LISIANE citou que os últimos anos foram marcados pela adoção de novas políticas públicas, alterações legais e um incremento das ações para combater a violência contra a mulher. Apesar dos inegáveis avanços, a delegada comentou que ainda é preciso avançar mais porque o número de registros de casos de violência de gênero ainda são preocupantes. LISIANE disse que uma pesquisa recente apontou que o fenômeno é hiperendêmico, ou seja, a violência contra a mulher tem níveis altíssimos e constantes. Para a delegada esse é um problema histórico que não será superado facilmente.

A violência contra a mulher é uma pandemia que precisa ser combatida por todos. A declaração é da assistente social do município, DANIELA DETERS. De acordo com ela, houve, de fato, uma evolução da consciência coletiva sobre o tema, mas ainda é preciso avançar. Ela citou que a maioria das vítimas atendidas pelo Creas tem entre 40 e 50 anos, mas recentemente houve um aumento do número de mulheres jovens, entre 18 e 20 anos que sofreram violências e buscaram as autoridades em busca de ajuda. Para DANIELA, isso é um sinal de que a mulher está identificando as violências que sofre e fazendo a denúncia. Ela disse ainda que a violência psicológica é disparadamente a de maior incidência. Das 92 vítima atendidas pelo Creas, 70 sofreram esse tipo de violência.

As mulheres, muitas vezes, não tem forças suficientes para romper o ciclo de violência doméstica sem o suporte de outras pessoas e das instituições envolvidas com esse tema. A observação é da representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres, SANDRA BATAGLIN. Ela disse que sem esse suporte, sem esse apoio para que ela possa buscar ajuda, fica muito difícil de superar esse problema. SANDRA destacou que as estatísticas oficiais sobre a violência correspondem a somente uma pequena parte dessa realidade. Ela disse que a lei Maria da Penha é muito importante que veio para punir os homens agressores. Na visão de SANDRA, a violência contra a mulher ocorre em contexto cultural e estrutural que vai se reforçando em pequenas atitudes do dia-a-dia. Para ela, um dos principais obstáculos para romper o ciclo da violência é o sentimento que a própria mulher tem de que a responsabilidade é dela. A preocupação com a repercussão social também faz a mulher evitar a denúncia contra o homem.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realiza neste sábado uma ação especial de vacinação contra a gripe para toda a população adulta e infantil, a partir dos seis meses de idade. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas, enfermeira JAQUELINE TOMIELLO, todos os postos de saúde, do centro e dos bairros, estão atendendo desde as oito horas da manhã. Não haverá intervalo para o almoço e a campanha segue até as quatro horas da tarde. No total, três mil e 300 doses estão disponíveis divididas de forma proporcional entre as unidades de saúde. Cada morador deve se dirigir à unidade em que está cadastrado para se imunizar contra a gripe.

A vacinação contra a gripe para a população de todas as idades está ocorrendo porque sobraram dose da campanha de imunização dos grupos prioritários. Neste ano, o município teve uma sobra de mais de três mil doses do imunizantes. Essa quantidade agora está a disposições dos moradores que não fazem parte dos grupos beneficiados na primeira etapa da campanha. Para receber a vacina neste sábado é necessário apresentar o Cartão do SUS, RG ou CPF e Carteira de Vacinação. Quem estiver com febre, deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade. Também é necessário observar o intervalo de pelo menos 14 dias da vacina contra covid, a fim de evitar possíveis reações.

Quatorze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras seis pessoas entraram para a lista de recuperados. 45 moradores ainda estão com o vírus ativo em isolamento domiciliar ou hospitalar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid é de 76 por cento com 19 pacientes internados. Na enfermaria, são oito confirmados e taxa de 50 por cento. Do total de 27 pessoas internadas no hospital com Covid, cinco são moradores de São Miguel do Oeste.

A reforma da previdência aprovada nesta semana pela Assembleia Legislativa contém medidas muito duras para os servidores públicos estaduais. A afirmação é da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. A bancada do PT na Alesc votou contra a PEC e o projeto de lei complementar que estabelecem as novas regras de aposentadorias e pensões do funcionalismo estadual. Segundo a parlamentar, não é justo cobrar a conta do déficit previdenciário dos servidores, especialmente daqueles que ganham menos. LUCIANE também criticou a elevação da alíquota de contribuição previdenciária de 14 por cento para quem ganha acima de mil e cem reais. Na visão da petista é preciso enfrentar os problemas previdenciários, mas sem penalizar as diferentes categorias do funcionalismo.

A deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI também questionou os números do déficit previdenciário apresentados pelo governo do estado. Ela disse que o déficit de quatro bilhões e 800 milhões de reais que o governo aponta como rombo são os mesmos divulgados quando houve uma reforma da previdência ainda no governo de RAIMUNDO COLOMBO. A parlamentar disse que é não é possível fazer uma nova reforma, com medidas duras contra os servidores, sem cobrar o valor devido por empresas que deixaram de recolher impostos. Para LUCIANE, o estado precisa ser enérgico com os devedores dos cofres públicos e não com os servidores que prestam serviços e atendem a população em setores essenciais.

Os deputados aprovaram nesta semana um necessário ajuste da previdência dos servidores públicos. O comentário é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele disse que foi preciso estabelecer um pouco mais de tempo de serviço e de contribuição das categorias para reduzir o déficit da previdência. MOCELIN disse que as emendas dos deputados incluídas no projeto substitutivo amenizaram algumas questões, como por exemplo, as regras de transição. O parlamentar reforçou que o objetivo do governo não é retirar direitos ou prejudicar os servidores, mas as medidas previstas na reforma da previdência são necessárias.

O deputado do PSL, ONIR MOCELIN, confirmou em entrevista ao programa Boa Tarde Peperi que o governo vai promover reajustes nos vencimentos dos servidores para compensar a perda provocada pelo aumento da alíquota previdenciária aprovado na reforma da previdenciária. Ele disse que os primeiros serão os professores que terão o piso fixado em cinco mil reais. O projeto que trata do tema já está na Alesc. A próxima categoria que terá os salários reajustados será a da segurança pública. MOCELIN citou que os ajustes vão reduzir o déficit e garantir que o estado continue pagando aposentados e pensionistas no futuro.

Um veículo foi parcialmente destruído em um incêndio na madrugada de hoje na BR 282. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das quatro horas para atendimento da ocorrência. O fogo iniciou no motor do veículo e consumiu toda a parte da frente do carro. O fato aconteceu nas proximidades da Volvo Caminhões. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente. Ninguém ficou ferido.


Um acidente de trânsito deixou três pessoas feridas na noite de ontem no município de Mondaí. A colisão aconteceu por volta das dez e meia da noite na comunidade de Laju, interior do município, e envolveu u Gol e uma Fiat Strada. O motorista do Gol, um homem de 53 anos, e o carona de 37 anos ficaram feridos. O motorista da Strada, um homem de 60 anos, também sofreu ferimentos. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Mondaí e Iporã do Oeste atenderam a ocorrência. Segundo informações da Polícia Militar de Mondaí, que também esteve no local, o Gol teria invadido a pista contrária, ocasionando a colisão. As três vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou uma grande apreensão de vinhos trazidos ilegalmente da Argentina nesta sexta-feira. Por volta das duas e meia da tarde de ontem, uma guarnição da PM flagrou dois veículos fazendo o carregamento dos produtos na Travessa São Pedro, bairro Sagrado Coração de Jesus. Além dos dois condutores dos veículos, a PM também abordou uma ulher que estava envolvida com o fato. Ao todo, foram apreendidas cerca de duas mil garrafas de vinhos que foi avaliada em aproximadamente 400 mil reais. Segundo a PM, os vinhos seriam enviados para comercialização em São Paulo. Duas pessoas foram presas. Dois caminhões e carga de vinho foram encaminhados para a Receita Federal e Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

O homem acusado de matar a companheira e esconder o corpo no interior do município de Barra Bonita foi condenado a 22 anos de prisão nesta sexta-feira. O julgamento de CLEVITON DE LIMA durou cerca de 12 horas e foi realizado ontem no fórum da cidade. Ele foi considerado culpado pela morte de ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. O crime aconteceu em 16 de março de 2019 quando foi registrado o desaparecimento da mulher. Naquele dia, a vítima sair de Dionísio Cerqueira com CLEVITON para visitar parentes dela em São Miguel do Oeste. O corpo da mulher foi encontrado dias depois uma propriedade rural de Barra Bonita. CLEVITON foi preso somente no dia 30 de agosto em Novo Progresso no Pará depois de um trabalho conjunto das polícias civis de Santa Catarina e do Pará. Além da pena de prisão de 22 anos, o acusado também terá que reparar a família da vítima em 50 mil reais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.