-LIRA CONFIRMA QUE VAI LEVAR PEC DO VOTO IMPRESSO AO PLENÁRIO
-SANTA CATARINA CONFIRMA DOIS CASOS AUTÓCTONES DA VARIANTE DELTA
-ORQUESTRA DE IPORÃ DO OESTE GRAVA CLIPE PARA HOMENAGEAR PAIS NA MANHÃ DESTE DOMINGO
-VACINAÇÃO EM MASSA E REDUÇÃO DE CASOS DE COVID MOTIVAM MAIS ATENDIMENTOS NA SAÚDE
-MUNICÍPIO VAI DISPONIBILIZAR LAJOTAS PARA MORADORES INVESTIREM EM PASSEIO PÚBLICO
-PREFEITO COMENTA SOBRE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NA CIDADE E NO INTERIOR
-COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA TRÊS FERIDOS NO INTERIOR
-AUTOR DO HOMICÍDIO DE ANGÉLICA SEIBERT É CONDENADO A MAIS DE 22 ANOS DE PRISÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Justiça da Alemanha, abriu, nesta sexta-feira, uma investigação para determinar se o chefe de um distrito do país cometeu homicídio por negligência. A região foi afetada em julho por enchentes que mataram quase 200 pessoas. A promotoria anunciou, em um comunicado, que "confirmou as suspeitas iniciais de homicídio por negligência e de lesões corporais por negligência e que abriu uma investigação". Segundo a promotoria, o chefe do distrito teria deixado de tomar as medidas necessárias para alertar a população ante as fortes chuvas e as inundações.
Ao menos a metade da população dos Estados Unidos está completamente vacinada, segundo representante da Casa Branca responsável pelo monitoramento da pandemia. O levantamento leva em consideração todos os adultos e adolescentes, acima dos 12 anos, que receberam as duas doses das vacinas disponíveis ou a dose única do imunizante da Janssen. Segundo o governo, houve um aumento de 44 por cento no número de novos vacinados em apenas duas semanas. Cerca de 165 milhões de pessoas receberam a proteção completa contra o vírus no país.
Com avanço da vacinação contra o novo coronavírus e a projeção de aplicação de um terceira dose para a população, o Uruguai projeta reabrir as fronteiras no início de setembro. A previsão é do embaixador do Uruguai no Brasil, GUILLERMO VALLES. Ao comentar as medidas adotadas pelo presidente uruguaio LUIS ALBERTO LACALLE POU, VALLES destacou que o conhecimento científico e a 'liberdade responsável' nortearam as ações de combate à pandemia da Covid-19. Ele disse que o fechamento das fronteiras com outros países, como o Brasil, representou um sacrifício do ponto de vista econômico, ético e moral, mas que pode ser encerrado em setembro.
A proporção de famílias com dívidas no País alcançou em julho 71 vírgula quatro por cento do total de entrevistados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A alta foi de um vírgula sete ponto porcentual em relação a junho, renovando o recorde da série histórica. Em relação a julho de 2020, houve alta de quatro por cento, maior variação nessa base de comparação desde dezembro de 2019. O total de brasileiros com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo terceiro mês seguido, alcançando 25 vírgula seis por cento.
O Senado aprovou um projeto que tem o objetivo de incentivar a regularização de dívidas tributárias de empresas e de pessoas físicas. Batizada de "Refis da Covid", a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados. O texto é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, mas foi aprovado conforme versão proposta pelo relator, o líder do governo na Casa, FERNANDO BEZERRA COELHO. O projeto reabre o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária, lançado em 2017 e popularmente chamado de Refis, com novas regras. Pela proposta, os interessados terão até 30 de setembro deste ano para aderir ao programa. As condições para a regularização das dívidas tributárias variam de acordo com a queda de faturamento das empresas na comparação dos meses de março a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, anunciou que a PEC do voto impresso será levada para votação no plenário da Casa, mesmo depois de o relatório favorável ao texto ter sido rejeitado na comissão especial. O parlamentar falou sobre a decisão em pronunciamento nesta sexta-feira. A votação deve ocorrer na próxima semana.No discurso, LIRA alegou que levar a PEC a plenário é uma forma de encerrar o assunto, responsável por uma crescente crise institucional entre o executivo e o judiciário. De acordo com o deputado federal, a escolha será feita por parlamentares que foram eleitos por urnas eletrônicas e que representam a vontade dos eleitores.
As empresas que integram o grupo Celesc encerraram o primeiro semestre de 2021 com lucro líquido de 299 milhões de reais, 46 vírgula dois por cento superior ao do mesmo período do ano passado, que foi afetado pela pandemia. No segundo trimestre do ano, o lucro líquido da companhia alcançou 100 milhões, com crescimento de 65 por cento em relação aos mesmos meses de 2021, quando ficou em 60 milhões. Os melhores resultados apresentados no balanço da companhia divulgado nesta sexta-feira ocorreram em função da retomada da economia, que motivou aumento de 18 por cento no consumo de energia no segundo trimestre frente aos mesmos meses de 2020.
Líderes de entidades empresariais de Santa Catarina aproveitaram a reunião-almoço com o presidente JAIR BOLSONARO, nesta sexta-feira em Joinville, para informar a ele pautas importantes para o desenvolvimento econômico do Estado. As entidades apontaram, em especial, a necessidade de investimentos em rodovias federais, incluindo as polêmicas duplicações. Outra prioridade são as reformas estruturantes nacionais, a administrativa e a tributária. A Fiesc também entregou um ofício ao presidente com temas prioritários, principalmente a precariedade de das rodovias federais no Estado. BOLSONARO esteve ontem em Joinville e hoje participou de um passeio de motocicleta em Florianópolis.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta sexta-feira a identificação dos primeiros casos autóctones da variante delta do coronavírus. Os pacientes são dois catarinenses de Joinville e Balneário Piçarras, no Norte catarinense, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina, segundo da Dive. Um deles morreu. Com isso, o estado identificou até o momento nove casos desta variante: dois de transmissão dentro do estado e sete casos importados. De acordo com a Dive, o paciente de Joinville era um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e foi a óbito em nove de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve e não precisou ser hospitalizado.
-ORQUESTRA DE IPORÃ DO OESTE GRAVA CLIPE PARA HOMENAGEAR PAIS NA MANHÃ DESTE DOMINGO
-VACINAÇÃO EM MASSA E REDUÇÃO DE CASOS DE COVID MOTIVAM MAIS ATENDIMENTOS NA SAÚDE
-MUNICÍPIO VAI DISPONIBILIZAR LAJOTAS PARA MORADORES INVESTIREM EM PASSEIO PÚBLICO
-PREFEITO COMENTA SOBRE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NA CIDADE E NO INTERIOR
São João do Oeste deverá realizar a próxima Expo São João em 2023. A informação é do prefeito GENÉSIO ANTON. Segundo ele, a Associação Empresarial, ACISJO, havia agendado previamente a feita para o ano que vem, em 2022, porém em virtude das dificuldades que o município tem enfrentado neste ano, com a estiagem e também a pandemia da Covid-19, a administração resolveu postergar a próxima edição, que seria a quinta. ANTON comenta que a prefeitura não se sente segura o suficiente para realizar no ano que vem, por se tratar de um evento grande. O prefeito de SJO salienta que o município abrange no plano de governo um novo modelo de feira, denominada “Dia do Comércio Aberto”. Trata-se de abrir o comércio em domingos, com um dia festivo na Rua Santa Cruz, a avenida do centro da cidade.
GENÉSIO ANTON explica que a ideia é promover três a quatro feiras por ano para o Dia do Comércio Aberto. Todo comércio do município seria concentrado na avenida, com as fachadas das lojas decoradas para tornar o clima festivo. Já os estabelecimentos localizados em outras ruas seriam alocados em estandes na avenida. As datas em que essas feiras deverão acontecer, segundo o prefeito, serão antes de datas festivas, como o domingo anterior à Páscoa, ao Dia das Mães ou dos Pais, quando o comércio vende bastante. Além da feira dos comerciantes, o objetivo é colocar uma banda na avenida, providenciar serviços de restaurante, como um espetinho na esquina, e o atendimento dos bares. ANTON reforça que a partir do início do ano que vem, com a perspectiva de que a pandemia amenize, o município vai trazer novidades nesse sentido.
GENÉSIO ANTON comenta que SJO recebe muitos turistas em tempos normais, principalmente os que procuram o Termas. A feira do Dia do Comércio Aberto, aos domingos, segundo ele, seria uma maneira de o comércio se beneficiar mais com o fluxo de turistas no município. A intenção da municipalidade também é aumentar a circulação de pessoas de cidades próximas, que não são turistas tradicionais, mas que também são bem vindos a SJO, além de promover um atrativo aos próprios munícipes. ANTON cita que junto com o diretor de Indústria e Comércio, a administração conversou com os comerciantes e obteve resposta muito positiva sobre essa feira rápida. Ressalta que o comércio está muito confiante e espera ansiosamente por essa feira. O prefeito aproveita para agradecer a todos que enfeitaram as vitrines no comércio para a Semana Alemã, realizada no último domingo, com uma live transmitida nas redes sociais.
O professor e maestro da Orquestra de Iporã do Oeste, FELIPE BABICK, destaca que na manhã deste domingo haverá lançamento de um clipe regravado pelos próprios integrantes da orquestra. Trata-se de uma música nativista, de autoria do vice-campeão do Festival Nativista de Lages em 2017, CLÁUDIO VARGAS. O autor da canção é integrante do Grupo Gana Missioneira. BABICK salienta que tomou conhecimento da música há dois meses e gostou tanto que decidiram fazer um arranjo para a orquestra de Iporã do Oeste. O maestro não revelou a música, mas reitera que ela é de qualidade riquíssima, que fala de respeito, valores e confronta o racismo, ideal para o momento. FELIPE BABICK contabiliza que já ouviu a música em torno de 500 vezes e ainda continua a apreciar, por ser única e encantadora.
BABICK pontua que os integrantes da orquestra foram pilchados como peões e prendas, e gravaram numa propriedade particular. Os músicos aprenderam técnicas de arranjos e backing vocal, com quatro vozes ao fundo, para embelezar ainda mais a música. O clipe será lançado nas plataformas digitais do Indaci, como Youtube, e a orquestra convida a todos para compartilharem e enviar aos pais, em forma de homenagem pelo seu dia neste domingo. O maestro da orquestra iporãoestina agradece à prefeitura, por meio dos setores de Cultura e Educação, aos pais e alunos, que participaram da gravação. Também ao dono da chácara, que disponibilizou o local.
Santa Helena foi um dos dez municípios da região beneficiados com a vacinação de toda população acima de 18 anos. Além da vacinação em massa, há poucos casos ativos de coronavírus no município, o que motiva ampliar atendimentos na Saúde. O secretário da pasta, CARLOS MELLO, destaca que na segunda metade de julho foram vacinadas em torno de 450 pessoas e nesta semana ainda houve devolução de 347 doses para a regional de SMO, para serem repassadas a outros municípios não contemplados nessa fase de imunização na região da fronteira. Segundo MELLO, em alguns casos atípicos não foram feitas vacinas contra Covid, mas elas serão realizadas nos próximos dias. O secretário de Saúde de Santa Helena reitera que a unidade básica priorizou a pandemia do coronavírus, mas nunca deixou de atender outras situações, como o caso do surto de dengue.
Santa Helena continua deslocando pessoas para atendimentos especializados em outras cidades, como Iporã do Oeste, Descanso Maravilha, Chapecó e Florianópolis. CARLOS MELLO destaca os atendimentos em ginecologia, pediatria, tomografia, exames, ortopedias, otorino, entre outros, feitos nessas cidades. O secretário de Saúde também manifesta preocupação com trabalhadores de empresas ou propriedades rurais, que devido ao trabalho excessivo, deixam de fazer exames no posto de saúde. O município quer buscar essas pessoas nos próximos meses para fazerem os exames preventivos, evitando assim que alguma doença se instale. MELLO ressalta que em Santa Helena há muita oferta de trabalho, inclusive com empresas que absorvem mão de obra de municípios vizinhos, e ainda há vagas sobrando. Lembra que as pessoas devem trabalhar, mas também dedicar tempo para cuidar da saúde.
Iporã do Oeste desenvolve um projeto para distribuição de calçadas no passeio público da cidade. De acordo com o prefeito ADÉLIO MARX, em 2005 foi instituído o Projeto Nossa Rua, Nossa Cidade, que em primeiro momento previa que o município disponibilizasse mão de obra para construção de calçadas. Ainda na gestão 2009-2012, o projeto sofreu modificação, com fornecimento e doação de lajotas. Conforme MARX, isso é mais prático, pois o município conta com boa quantidade de pedreiros que poderiam fazer o serviço. O projeto já foi concluído e houve licitação das lajotas, para a partir de segunda-feira o município receber inscrições de moradores interessados em melhorar as calçadas.
ADÉLIO MARX enfatiza que se trata de calçadas modelo padrão e o município inclusive vai fornecer o projeto, pois precisa ser feito dentro das normas de acessibilidade exigidas. O município ainda vai fiscalizar o processo. MARX comenta que as lajotas serão distribuídas por contribuinte ou proprietário, com até 30 metros quadrados para cada um, o que daria uma frente de um terreno com 15 metros. Se por acaso esse terreno for de esquina e a frente não der 15 metros, vai usar parte disso na sequência do lote dele. Quem tem terrenos que não são de esquina, de meio de quadra, se a frente for de 12, 13 a 14 metros, vai receber proporcional ao tamanho do seu terreno. O prefeito de Iporã do Oeste detalha que os requerimentos para aderir ao projeto das calçadas devem ser feitos na recepção da prefeitura, com a servidora JANETE.
Segundo MARX, o munícipe deverá apresentar certidão negativa de débitos municipais, trazer matrícula atualizada do imóvel, de preferência para ruas já pavimentadas com calçamento, paver ou asfalto, e cópia de documentos pessoais. O prefeito de Iporã do Oeste lembra que o munícipe terá um prazo de 90 dias, a contar da data do recebimento das lajotas, para concluir a obra. A licitação foi concretizada pelo valor de 108 mil reais, com disponibilidade para entregar lajotas durante todo ano. A estimativa do município é que no mínimo 100 proprietários irão se beneficiar com o programa ainda este ano.
O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, salienta que o município está prestes a receber a recuperação do espaço do lar dos idosos, da empresa vencedora do processo licitatório. A administração investiu 83 mil reais nesse espaço, para torná-lo mais bonito, arejado e em breve serão retomados os encontros com os grupos da terceira idade. Outra conquista de Descanso foi a entrega das escrituras e a regularização fundiária para 43 famílias no Bairro Jaroseski. BONAMIGO comenta que o governo municipal também assumiu compromisso de fazer a infra-estrutura de calçamento, rede de tubulação, escoamento de água e iluminação neste bairro. O projeto foi elaborado e licitado para na próxima semana iniciar a infraestrutura de pedras irregulares no loteamento. Conforme o prefeito, cinco ruas serão contempladas com mais de quatro mil e 500 metros quadrados de calçamento. Quase 500 mil reais serão investidos com recursos da municipalidade, para deixar o bairro mais aconchegante e dar uma qualidade de vida melhor para as famílias.
SADI BONAMIGO enfatiza que o município também já recebeu mais de 300 mil reais em emendas impositivas, destinadas pelo deputado PEDRO BALDISSERA. Com esses recursos, o objetivo é licitar nos próximos dias mais uma etapa do investimento no Morro do Cristo. O projeto está quase concluído. Além de ser um local turístico, o prefeito comenta que também é um espaço religioso, que tem recebido muitas pessoas de outros municípios e regiões. Já para os produtores rurais, o prefeito de Descanso ressalta que o município está providenciando praticamente toda entrega de calcário gratuitamente, num momento favorável para isso.
BONAMIGO destaca ainda os trabalhos do Setor de Obras, que está quebrando e retirando lajes e pedras que interferem no percurso da água, junto às estradas. Cita como exemplo os serviços realizados nas comunidades de Barra do Veado e Santa Lúcia, por meio de rompedor e perfurador. São trabalhos que, segundo o prefeito, requerem um pouco mais de dedicação, mas necessários para fomentar a produção rural, de onde começa a girar o movimento econômico. O prefeito de Descanso também demonstra alívio com a situação da pandemia, pois ultimamente poucos casos de Covid foram registrados. Comenta que o Comitê de Crise precisou tomar medidas que talvez tenham descontentado parte da população, mas que foram necessárias para conter infecções. A vacinação também avança no município. Ainda ontem, o público entre 25 e 31 anos foi atendido com vacinas contra Covid-19.
Com um cenário mais calmo em termos sanitários, o município voltou a promover atividades esportivas com crianças no ginásio municipal, que está aberto durante todo dia, mas sempre respeitando as determinações da Saúde. SADI BONAMIGO ressalta que Descanso também está programando um torneio regional junto com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O município vai ceder o espaço do campo e ginásio para uma atividade da Fesporte, que deverá acontecer até final do mês.
-COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA TRÊS FERIDOS NO INTERIOR
-AUTOR DO HOMICÍDIO DE ANGÉLICA SEIBERT É CONDENADO A MAIS DE 22 ANOS DE PRISÃO
O jovem de Itapiranga que estava desaparecido foi encontrado na noite desta sexta-feira, em Curitiba. A informação é dos familiares de GABRIEL KOMMERS, de 24 anos, morador do interior de Itapiranga, que estava desaparecido desde as 16 horas de quinta-feira. Ainda não há informações de como GABRIEL KOMMERS tenha chegado até Curitiba. Nas redes sociais, os pais do jovem publicaram que estão indo buscar o filho. O rapaz fugiu do Hospital de Itapiranga após familiares o terem levado para uma consulta nesta quinta-feira. A família registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar de Itapiranga sobre o seu desaparecimento. GABRIEL KOMMERS sofre de Esquizofrenia e é Autista. Esta é a segunda vez em 15 dias que o rapaz desaparece. A Polícia de Itapiranga e o Canil da Polícia Militar de São Miguel do Oeste auxiliaram nas buscas.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou uma grande apreensão de vinhos importados da Argentina e sem legalização na aduana, na tarde desta sexta-feira. A carga foi apreendida na Travessa São Pedro, bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste. A PM flagrou dois veículos transportando materiais, sendo que um envolvido, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu do local a pé e foi localizado em sequência. Uma mulher foi abordada próximo ao local e também estava envolvida com a ocorrência. A carga apreendida tinha duas mil e 60 garrafas de vinhos, e foi avaliada em aproximadamente 400 mil reais. Segundo informações dos envolvidos, o produto estava aguardando uma nota falsa para seguir destino a São Paulo. O casal foi preso e dois caminhões com a carga e foram encaminhados para a Receita Federal e Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu incêndio num veículo que já estava tomado pelas chamas, por volta das 04h da manhã de hoje. O fato ocorreu na BR 282, próximo a Volvo Caminhões, em São Miguel do Oeste. Os bombeiros gastaram aproximadamente 700 mil litros de água para combater o fogo. Não houve vítimas.
Colisão frontal entre um VW Gol e uma Fiat Strada deixou três pessoas encarceradas e com ferimentos graves por volta das 22h30 desta sexta-feira, em Mondaí. O acidente de trânsito ocorreu na estrada geral próximo ao cemitério da comunidade de Laju, em direção a Sabiá, no interior do município. O motorista do Gol, de 53 anos, e o outro ocupante, de 37, assim como o condutor da Strada, de 60 anos, estavam conscientes e orientados, com os membros inferiores presos no painel do veículo. Eles foram imobilizados com colar cervical, colocados em maca e conduzidos ao hospital de Mondaí. O condutor do Gol apresentava perfuração de aproximadamente oito centímetros no joelho esquerdo e corte na região frontal do crânio, além de escoriações pelo corpo. Já o motorista da Strada relatava dor torácica, além de apresentar escoriações pelo corpo. Ambos os veículos são emplacados em Mondaí e tiveram danos de grande proporção. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Mondaí e Iporã do Oeste atenderam a ocorrência, com um total de quatro viaturas. Segundo informações da Polícia Militar de Mondaí, que também esteve no local, o Gol teria invadido a pista contrária, ocasionando a colisão.
O júri popular de CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO, acusado de matar e esconder o corpo da companheira em 2019, terminou por volta das 20h30 desta sexta-feira. Ele foi condenado a 22 anos e oito meses de prisão por homicídio qualificado de motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima, e também por feminicídio praticado contra ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. Além da prisão, o assassino terá que pagar reparação mínima do dano, em 50 mil reais. ANGÉLICA desapareceu no dia 16 de março de 2019, depois de sair de Dionísio Cerqueira com o companheiro dela, CLEVITON, para visitar parentes em São Miguel do Oeste. No dia 04 de abril foi confirmada a identidade de um corpo encontrado por moradores numa propriedade rural em Barra Bonita, como sendo de ANGÉLICA. A Polícia Militar foi acionada e comunicou à Polícia Civil e ao IGP. CLEVITON foi preso no dia 30 de agosto de 2019, no Distrito de Alvorada da Amazônia, em Novo Progresso, Pará, após muitas tentativas da polícia de localizá-lo. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso e em seguida trazido para a região, onde está preso desde então.