-LIRA CONFIRMA QUE VAI LEVAR PEC DO VOTO IMPRESSO AO PLENÁRIO
-SANTA CATARINAC CONFIRMA DOIS CASOS AUTÓCTONES DA VARIANTE DELTA
-ITAPIRANGA ULTRAPASSA 15 MIL DOSES DE VACINA CONTRA COVID
-PREFEITO DEFENDE EXPO SÃO JOÃO EM 2023
-DEPUTADA JUSTIFICA PROJETO CONTRA LINGUAGEM NEUTRA
-GRUPOS CULTURAIS INTENSIFICAM ATIVIDADES EM ITAPIRANGA
-JÚRI CONDENA HOMEM ACUSADO DE FEMINICÍDIO
-COLISÃO FRONTAL ENTRE VEÍCULOS DEIXA TRÊS FERIDOS GRAVES
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Justiça da Alemanha, abriu, nesta sexta-feira, uma investigação para determinar se o chefe de um distrito do país cometeu homicídio por negligência. A região foi afetada em julho por enchentes que mataram quase 200 pessoas. A promotoria anunciou, em um comunicado, que "confirmou as suspeitas iniciais de homicídio por negligência e de lesões corporais por negligência e que abriu uma investigação". Segundo a promotoria, o chefe do distrito teria deixado de tomar as medidas necessárias para alertar a população ante as fortes chuvas e as inundações.
Ao menos a metade da população dos Estados Unidos está completamente vacinada, segundo representante da Casa Branca responsável pelo monitoramento da pandemia. O levantamento leva em consideração todos os adultos e adolescentes, acima dos 12 anos, que receberam as duas doses das vacinas disponíveis ou a dose única do imunizante da Janssen. Segundo o governo, houve um aumento de 44 por cento no número de novos vacinados em apenas duas semanas. Cerca de 165 milhões de pessoas receberam a proteção completa contra o vírus no país.
Com avanço da vacinação contra o novo coronavírus e a projeção de aplicação de um terceira dose para a população, o Uruguai projeta reabrir as fronteiras no início de setembro. A previsão é do embaixador do Uruguai no Brasil, GUILLERMO VALLES. Ao comentar as medidas adotadas pelo presidente uruguaio LUIS ALBERTO LACALLE POU, VALLES destacou que o conhecimento científico e a 'liberdade responsável' nortearam as ações de combate à pandemia da Covid-19. Ele disse que o fechamento das fronteiras com outros países, como o Brasil, representou um sacrifício do ponto de vista econômico, ético e moral, mas que pode ser encerrado em setembro.
A proporção de famílias com dívidas no País alcançou em julho 71 vírgula quatro por cento do total de entrevistados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A alta foi de um vírgula sete ponto porcentual em relação a junho, renovando o recorde da série histórica. Em relação a julho de 2020, houve alta de quatro por cento, maior variação nessa base de comparação desde dezembro de 2019. O total de brasileiros com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo terceiro mês seguido, alcançando 25 vírgula seis por cento.
O Senado aprovou um projeto que tem o objetivo de incentivar a regularização de dívidas tributárias de empresas e de pessoas físicas. Batizada de "Refis da Covid", a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados. O texto é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, mas foi aprovado conforme versão proposta pelo relator, o líder do governo na Casa, FERNANDO BEZERRA COELHO. O projeto reabre o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária, lançado em 2017 e popularmente chamado de Refis, com novas regras. Pela proposta, os interessados terão até 30 de setembro deste ano para aderir ao programa. As condições para a regularização das dívidas tributárias variam de acordo com a queda de faturamento das empresas na comparação dos meses de março a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, anunciou que a PEC do voto impresso será levada para votação no plenário da Casa, mesmo depois de o relatório favorável ao texto ter sido rejeitado na comissão especial. O parlamentar falou sobre a decisão em pronunciamento nesta sexta-feira. A votação deve ocorrer na próxima semana. No discurso, LIRA alegou que levar a PEC a plenário é uma forma de encerrar o assunto, responsável por uma crescente crise institucional entre o executivo e o judiciário. De acordo com o deputado federal, a escolha será feita por parlamentares que foram eleitos por urnas eletrônicas e que representam a vontade dos eleitores.
As empresas que integram o grupo Celesc encerraram o primeiro semestre de 2021 com lucro líquido de 299 milhões de reais, 46 vírgula dois por cento superior ao do mesmo período do ano passado, que foi afetado pela pandemia. No segundo trimestre do ano, o lucro líquido da companhia alcançou 100 milhões, com crescimento de 65 por cento em relação aos mesmos meses de 2021, quando ficou em 60 milhões. Os melhores resultados apresentados no balanço da companhia divulgado nesta sexta-feira ocorreram em função da retomada da economia, que motivou aumento de 18 por cento no consumo de energia no segundo trimestre frente aos mesmos meses de 2020.
Líderes de entidades empresariais de Santa Catarina aproveitaram a reunião-almoço com o presidente JAIR BOLSONARO, nesta sexta-feira em Joinville, para informar a ele pautas importantes para o desenvolvimento econômico do Estado. As entidades apontaram, em especial, a necessidade de investimentos em rodovias federais, incluindo as polêmicas duplicações. Outra prioridade são as reformas estruturantes nacionais, a administrativa e a tributária. A Fiesc também entregou um ofício ao presidente com temas prioritários, principalmente a precariedade de das rodovias federais no Estado. BOLSONARO esteve ontem em Joinville e hoje participou de um passeio de motocicleta em Florianópolis.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta sexta-feira a identificação dos primeiros casos autóctones da variante delta do coronavírus. Os pacientes são dois catarinenses de Joinville e Balneário Piçarras, no Norte catarinense, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina, segundo da Dive. Um deles morreu. Com isso, o estado identificou até o momento nove casos desta variante: dois de transmissão dentro do estado e sete casos importados. De acordo com a Dive, o paciente de Joinville era um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e foi a óbito em nove de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve e não precisou ser hospitalizado.
Itapiranga ultrapassa 15 mil doses de vacina contra Covid. A secretaria da Saúde divulgou ontem boletim da atualização do de imunização contra a covid-19em Itapiranga. O município
supera a marca de 15 mil doses aplicadas. Dados da campanha de imunização contabilizam 15 mil e 40 doses aplicadas na população adulta. São 11 mil 593 pessoas que receberam pelo menos a primeira dose. Três mil e 67 com a segunda dose e 380 com dose única. A secretaria da Saúde mantém estoque de vacinas e cronograma para aplicação da segunda dose nas próximas semanas.
São João do Oeste deverá realizar a próxima Expo São João em 2023. A informação é do prefeito GENÉSIO ANTON. Segundo ele, a Associação Empresarial, ACISJO, havia agendado previamente a feita para o ano que vem, em 2022, porém em virtude das dificuldades que o município tem enfrentado neste ano, com a estiagem e também a pandemia da Covid-19, a administração resolveu postergar a próxima edição, que seria a quinta. ANTON comenta que a prefeitura não se sente segura o suficiente para realizar no ano que vem, por se tratar de um evento grande. O prefeito de SJO salienta que o município abrange no plano de governo um novo modelo de feira, denominada “Dia do Comércio Aberto”. Trata-se de abrir o comércio em domingos, com um dia festivo na Rua Santa Cruz, a avenida do centro da cidade.
GENÉSIO ANTON explica que a ideia é promover três a quatro feiras por ano para o Dia do Comércio Aberto. Todo comércio do município seria concentrado na avenida, com as fachadas das lojas decoradas para tornar o clima festivo. Já os estabelecimentos localizados em outras ruas seriam alocados em estandes na avenida. As datas em que essas feiras deverão acontecer, segundo o prefeito, serão antes de datas festivas, como o domingo anterior à Páscoa, ao Dia das Mães ou dos Pais, quando o comércio vende bastante. Além da feira dos comerciantes, o objetivo é colocar uma banda na avenida, providenciar serviços de restaurante, como um espetinho na esquina, e o atendimento dos bares. ANTON reforça que a partir do início do ano que vem, com a perspectiva de que a pandemia amenize, o município vai trazer novidades nesse sentido.
GENÉSIO ANTON comenta que SJO recebe muitos turistas em tempos normais, principalmente os que procuram o Termas. A feira do Dia do Comércio Aberto, aos domingos, segundo ele, seria uma maneira de o comércio se beneficiar mais com o fluxo de turistas no município. A intenção da municipalidade também é aumentar a circulação de pessoas de cidades próximas, que não são turistas tradicionais, mas que também são bem vindos a SJO, além de promover um atrativo aos próprios munícipes. ANTON cita que junto com o diretor de Indústria e Comércio, a administração conversou com os comerciantes e obteve resposta muito positiva sobre essa feira rápida. Ressalta que o comércio está muito confiante e espera ansiosamente por essa feira. O prefeito aproveita para agradecer a todos que enfeitaram as vitrines no comércio para a Semana Alemã, realizada no último domingo, com uma live transmitida nas redes sociais.
Vereador e regente de coral, AFONSO UTZIG é otimista para a retomada das apresentações culturais. Ele coordena o Coral São Felipe, da comunidade de Santa Fé Alta e relata a retomada das atividades nesta semana. O retorno aos ensaios do canto coral proporciona novo ânimo aos integrantes que gostam desta integração semana. UTIZIG relata cuidado extra por serem, na maioria, pessoas da terceira idade. O regente diz que a renovação é extremamente difícil, pois os jovens já possuem atividades com estudo e trabalho criando dificuldade em cumprir os compromissos com ensaios e apresentações. AFONSO UTZIG lembra que os corais possuem participação ativa nas comunidades e interpretam canções na língua alemã, folclore e sertanejo. Porém o que predomina ainda é o canto religioso para ser utilizado nas celebrações nos fins de semana.
O vereador também elogia o empenho dos governos municipais que concedem incentivos aos corais. Segundo AFONSO UTZIG a cultura germânica em Itapiranga tem importante apoio do poder público que repassa recursos há vários anos. Em 2021 serão dois mil e 300 reais para cada coral conforme estabelecido no orçamento definido no ano passado. AFONSO UTZIG ressalta que somente terão direito os corais que tiverem atuando e justifiquem o investimento por meio do plano de trabalho.
As atividades culturais começam a ganhar força em Itapiranga superando as dificuldades que foram impostas pela pandemia. O prefeito ALEXANDRE RIBAS recebeu representantes dos grupos de danças e corais para avaliar as atividades e ouvir as reivindicações. Segundo a diretora de Cultura e Turismo, FERNANDA STHAL, o município mantém uma estrutura invejável de grupos em atividades. Nas danças folclóricas alemãs, são 14 grupos com mais de 200 integrantes na cidade e interior. Itapiranga possui ainda 13 corais, sendo dois na cidade e 11 em comunidade do interior com 250 integrantes. FERNANDA relata ainda os grupos de danças gauchescas, patinação, orquestra e o Conservatório de Música com mais de 400 integrantes. Ao total o município conta com mil e 200 pessoas envolvidas nas mais diversas manifestações culturais.
De acordo com a diretora de Cultura, o município faz esforço para conceder incentivos e preservar os grupos culturais que são essenciais para o ideal de Itapiranga de preservar os traços da colonização germânica. FERNANDA STHAL chama atenção que os grupos de danças folclóricas reforçam a alegria do Berço Nacional da Oktoberfes. FERNANDA STHAL comemora a condição mais tranquila em relação a pandemia permitindo o retorno de eventos com presença de púbico. A diretora observa que estão mantidos os cuidados estabelecidos em protocolos da saúde.
Deputada catarinense é contra a ideologia de gênero e condena o uso de linguagem neutra. Ações favoráveis e contrárias tramitam em diferentes esferas da política brasileira. Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Federal pela Deputada, GEOVÂNIA DE SÁ, do PSDB de Santa Catarina. Ela defende a proibição do uso de linguagem neutra nas escolas para evitar um grave prejuízo a língua portuguesa. A parlamentar considera que a linguagem neutra é uma afronta a língua portuguesa e uma forma de impedir o uso de termos masculino e feminino nas escolas. Ressalta ainda que o ensino de uma linguagem neutra fere a norma padrão que segue as regras de gramática estabelecidas em acordo internacional.
GEOVÂNIA DE SÁ diz que não tem motivo para tirar ele e ala do vocabulário brasileiro. Adeputada cita como exemplo que não teria mais as pronuncias, todos ou todas e sim todes. Também não seria mais permitido pronunciar amiga ou amigo e sim amigue. A parlamentar critica estes movimentos que focam na ideologia de gênero e geram grandes transtornos. Ela faz questão de destacar que as pessoas LGBTI, precisam ser respeitadas em suas opções e terem todos os direitos assegurados. O problema aponta está na ideologia que surge como uma afronta, um assassinato da língua portuguesa e precisa ser combatido pelas pessoas que preservam valores que não devem ser alterados. Para a deputada federal, a linguagem neutra é uma forma de desestabilizar as famílias usando as crianças nas escolas. GEOVÂNIA DE SÁ defende que as crianças recebam informações corretas e quando forem adultas tomem suas próprias decisões.
A parlamentar reconhece os novos modelos de famílias onde as crianças são criadas por avós ou pessoas do mesmo sexo. Para GEOVÂNIA DE SÁ, não se pode admitir desvirtuar, pois a ideologia de gênero prega limites de expressões nas crianças. A deputada chama atenção que na vida adulta cada um faz as suas opções e precisa ser respeitado, sem preconceito e com todos os direitos assegurados. A parlamentar alerta para não mexerem com nossas crianças. GEOVÂNIA reforça que a língua portuguesa segue acordo internacional que o Brasil possui para escrita e pronuncia. A deputada afirma que a esquerda defende a ideologia de gênero e quer linguagem neutra nas escolas. Em Santa Catarina o governador CARLOS MOISÉS proibiu o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e particulares.
Jovem de Itapiranga que estava desaparecido é encontrado em Curitiba. Conforme informações de familiares de GABRIEL KOMMERS, de 24 anos, morador do interior de Itapiranga, desaparecido desde as 16 horas de quinta-feira, o jovem foi encontrado na noite desta sexta-feira, em Curitiba. Não foram divulgadas informações de como GABRIEL chegou em Curitiba. Nas redes sociais, os pais do jovem publicaram que estavam indo buscar o filho. O rapaz fugiu do Hospital de Itapiranga após familiares o terem levado para uma consulta na quinta-feira. A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar de Itapiranga sobre o seu desaparecimento. GABRIEL KOMMERS sofre de Esquizofrenia e é Autista. A Polícia de Itapiranga e o Canil da Polícia Militar de São Miguel do Oeste auxiliaram nas buscas.
Motorista perde controle de direção e tomba veículo em Itapiranga. Foi por volta das 20 horas e 40 minutos. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito na Rua São José, centro de Itapiranga. A motorista de um veículo Hyundai Tucson, placa Mercosul, uma jovem de 19 anos, alegou que perdeu o controle da direção e acabou capotando. Ela não sofreu ferimento e recusou atendimento médico, permanecendo no local do acidente aos cuidados dos familiares.
PM apreende carga de vinho avaliada em mais de 400 mil reais em São Miguel do Oeste. Nesta sexta-feira, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou uma grande apreensão de vinhos importados da Argentina sem o devido despacho aduaneiro na Travessa São Pedro, bairro Sagrado Coração de Jesus em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar flagrou dois veículos fazendo transbordo de materiais, sendo que um envolvido ao perceber a aproximação da viatura fugiu do local a pé e foi localizado em sequência, e uma mulher foi abordada próximo ao local e também estava envolvida com a ocorrência. A carga apreendida com duas mil e 60 garrafas de vinhos, que foi avaliada em aproximadamente 400 mil reais e segundo informações dos envolvidos, o produto estava aguardando uma nota falsa para seguir destino a São Paulo.
Autor de feminicídio é condenado a mais de 22 anos de prisão. O júri de CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO terminou por volta das 20 horas e 30 minutos desta sexta-feira. Ele foi acusado de matar e esconder o corpo da companheira em 2019. A condenação ocorreu por homicídio qualificado pelo motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e também do feminicídio, praticado contra ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. A pena foi fixada em 22 anos e oito meses de prisão e também uma reparação mínima do dano em 50 mil reais. ANGÉLICA SEIBERT desapareceu no dia 16 de março de 2019, depois de sair de Dionísio Cerqueira com CLEVITON, companheiro dela, para visitar parentes dela em São Miguel do Oeste.
O corpo foi encontrado em uma propriedade rural em Barra Bonita. De acordo com a Polícia Civil, as investigações de primeiro momento, seguiam a linha de que o casal teria desaparecido, mas, logo em seguida partiu para a suspeita de que CLEVITON teria assassinado a mulher. A polícia localizou o veículo em um posto de combustíveis no Paraná, e que o mesmo teria pedido carona para ir à São Paulo. CLEVITON foi preso no dia 30 de agosto de 2019, no Distrito de Alvorada da Amazônia, em Novo Progresso, Pará. Ele utilizava o nome de “Marcos”, na tentativa de se esconder da polícia, mas foi reconhecido e preso. CLEVITON foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso e em seguida trazido para a região onde está preso desde então.
Colisão frontal entre veículos deixa três feridos graves. O acidente envolveu um Gol e uma Fiat Strada e deixou três pessoas encarceradas e com ferimentos graves por volta das 22 horas e 30 minutos desta sexta-feira, em Mondaí. O acidente de trânsito ocorreu na estrada geral próximo ao cemitério da comunidade de Laju, em direção a Sabiá, no interior do município. O motorista do Gol, de 53 anos, e o outro ocupante, de 37, assim como o condutor da Strada, de 60 anos, estavam conscientes e orientados, com os membros inferiores presos no painel do veículo. Eles foram imobilizados com colar cervical, colocados em maca e conduzidos ao hospital de Mondaí. O condutor do Gol apresentava perfuração de aproximadamente oito centímetros no joelho esquerdo e corte na região frontal do crânio, além de escoriações pelo corpo.
Já o motorista da Strada relatava dor torácica, além de apresentar escoriações pelo corpo. Ambos os veículos são emplacados em Mondaí e tiveram danos de grande proporção. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Mondaí e Iporã do Oeste atenderam a ocorrência, com um total de quatro viaturas. Segundo informações da Polícia Militar de Mondaí, que também esteve no local, o Gol teria invadido a pista contrária, ocasionando a colisão.