-BOLSONARO ASSINA MP QUE LIBERA 1,9 BILHÃO PARA PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA COVID
-JUSTIÇA DECIDE QUE GOVERNO DEVE DEFINIR AÇÕES A SEREM ADOTADAS PELOS MUNICÍPIOS
-CONSULTORIA GRATUITA DESPERTA GRANDE INTERESSE DE EMPRESÁRIOS
-SUINOCULTORES COMEMORAM BOM MOMENTO DA ATIVIDADE
-GRUPO DE ESCOTEIROS DE ITAPIRANGA AMPLIA ATIVIDADES DE PESQUISA
-DEPENDÊNCIA DO MERCADO CHINES GERA PREOCUPAÇÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA SC 163 DEIXA DOIS FERIDOS
-PM FLAGRA GRUPO JOGANDO FUTEBOL EM CAMPO INTERDITADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
As forças de segurança do Líbano usaram gás lacrimogêneo nesta quinta-feira para dispersar dezenas de manifestantes que se reuniram próximo ao parlamento libanês em protesto pela explosão de terça no porto de Beirute. O protesto acusa os atuais governantes de corrupção. A disputa acontece às vésperas de uma grande manifestação contra o governo do Líbano, programada para acontecer no próximo sábado no país que enfrenta uma crise econômica sem precedentes. A estimativa inicial do governo de que é que a tragédia causou danos de três bilhões de dólares.
Ao menos 16 funcionários do porto de Beirute e autoridades alfandegárias foram detidos no âmbito da investigação sobre as explosões de terça-feira de um depósito com toneladas de nitrato de amônio. Segundo um promotor militar, são funcionários "do conselho de administração do porto de Beirute e da administração de alfândegas e encarregados de trabalhos de manutenção e que realizaram trabalhos no armazém" onde era guardado o nitrato de amônio. Em comunicado oficial, ele disse que as autoridades portuárias, os serviços de alfândega e alguns serviços de segurança eram conscientes de que ali eram armazenadas substâncias químicas perigosas, mas se responsabilizam mutuamente.
Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira uma recomendação feita a todos os seus cidadãos para que evitassem qualquer viagem ao exterior devido à pandemia do novo coronavírus, fazendo alusão a melhorias. O Departamento de Estado informou em um comunicado que, apesar desta advertência geral, voltará a avaliar a situação de cada país, caso a caso. Apesar disso, as fronteiras americanas permanecem fechadas para a maior parte dos passageiros provenientes da União Europeia, que por sua vez, mantém uma proibição de entrada aos americanos por risco de contágio.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que não investiga opositores do governo, mas disse que não pode compartilhar informações de inteligência produzidas pela sua Secretaria de Operações Integradas. Segundo a pasta, "não seria menos catastrófico abrir-se o acesso ao Poder Judiciário a relatórios de inteligência". A manifestação, aprovada pelo ministro da Justiça, ANDRÉ MENDONÇA, foi endereçada à ministra CÁRMEN LÚCIA, do STF, que cobrou esclarecimentos sobre o monitoramento de servidores públicos antifascistas, revelado pelo site UOL. O prazo de 48 horas fixado pela ministra se esgotou ontem.
Após lamentar as quase 100 mil mortes por coronavírus no País, o presidente JAIR BOLSONARO disse na quinta-feira, que é preciso "tocar a vida". Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de mil e 38 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra ainda que o país teve dois mil e 900 mil casos com dois milhões e 47 mil recuperados. Na transmissão, que ocorre semanalmente em sua página na rede social, BOLSONARO voltou a fazer propaganda do uso da hidroxicloroquina e questionar os números de mortes registradas. A live contou com a participação do ministro interino da saúde EDUARDO PAZUELLO.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, uma medida provisória que libera um bilhão e 900 milhões de reais para viabilizar a produção de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. A abertura desse crédito extraordinário segue agora para análise do Congresso Nacional, que terá até 120 dias para aprová-lo. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro fica liberado assim que o texto for publicado no "Diário Oficial da União". Como a vacina elaborada pela Universidade de Oxford ainda está em fase de testes, o Brasil assume parte dos riscos tecnológicos relativos ao desenvolvimento do produto.
As cirurgias eletivas, aquelas com datas marcadas, podem ser canceladas em todo o estado a partir da semana que vem, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Isso porque os estoques de sangue nos hemocentros estão baixos. A possibilidade do cancelamento das cirurgias eletivas foi levantada nesta quinta-feira pelo Hemosc após uma reunião. Por causa da pandemia do coronavírus, as pessoas deixaram de procurar os hemocentros para doar. Porém, a demanda por sangue continua igual nos hospitais e clínicas. Segundo o Hemosc, a situação dos estoques de sangue é preocupante em todo o estado.
Após as dificuldades de hospitais em Santa Catarina em conseguir anestésicos e sedativos para tratar os pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta quinta-feira um lote desses medicamentos. Os remédios são de uma compra internacional feita pelo Ministério da Saúde com o Uruguai. Os sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que foram o chamado "kit intubação", são para tratar os pacientes que estão nos leitos de UTI Covid. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina recebeu 92 mil e 500 ampolas dos medicamentos, que deverão ser entregues para 40 hospitais até esta sexta.
A segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis determinou na tarde desta quinta-feira que o governo de Santa Catarina defina as ações de combate à Covid-19 a serem adotadas pelos municípios em cada grau de risco da doença. Atualmente, todas as regiões catarinenses estão em situação grave ou gravíssima para o coronavírus. A Procuradoria-Geral informou que o estado vai se posicionar dentro do prazo dado pela Justiça e ainda cabe recurso. Além de definir as ações, o governo do estado também precisará implementar as medidas sanitárias previstas quando a região atingir o grau gravíssimo, independente da atuação dos municípios. A decisão é resultado de uma ação civil pública de autoria do Ministério Público de Santa Catarina. O órgão havia pedido que o estado seguisse as recomendações do corpo técnico do governo e não delegasse a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.
Consultoria gratuita desperta grande interesse de empresários. Programa Prefeitura Parceira mobilizou 102 empresas de Itapiranga. Pesquisa apontou dificuldades em ações de marketing, vendas, gestão financeira e no delivery com avaliação de cardápio para divulgação online. O município está oferecendo consultorias individualizadas, direto na empresa ou na Sala do Empreendedor no prédio da rodoviária. Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, o atendimento é feito durante duas horas, podendo ser ampliado para mais duas horas dependendo da necessidade da empresa. A secretária chama atenção que a nova demanda identificada é em restaurantes e outros locais que comercializam alimentos. O programa também vai colocar à disposição nutricionista para orientação sobre o cardápio e forma de boas práticas de segurança alimentar relacionado ao problema de pandemia.
Programa de consultoria individualizada ainda possui vaga disponível. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, o objetivo é contribuir no assessoramento aos empresários e aumento nas vendas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já contemplou 44 empresas e oprograma prossegue até o mês de novembro. Ainda restam vagas sem qualquer custo para os empresários de Itapiranga. CARLISE WERLANG lembra que os interessados podem utilizar os meios eletrônicos para inscrição ou pessoalmente na secretaria. A assessoria é gratuita, viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora, na parceria do município com o Sebrae.
Psicóloga diz que sofrimento deve ser encarado como um sentimento para nos fortalecer. Conforme a psicóloga de São João do Oeste, SOLANGE CAPES, o sofrimento que o isolamento e a solidão causam nas pessoas está relacionado à cultura de nossa sociedade e a forma como estabelecemos vínculos com familiares e conhecidos, além do vínculo com o mercado de trabalho que prioriza a busca constante por suprir desejos. A psicóloga comenta que as influências impostas pela sociedade faz muitas viverem por aparências, impressões e de forma superficial. O resultado são relações e sentimentos em profundidade, e por isso, a pessoa busca aprovação constante dos outros para suprir o vazio. SOLANGE enfatiza que a forma de lidar com estes sentimentos é muito individual, e se por conta própria não for possível resolver o problema é necessária ajuda profissional. Apesar das pessoas fugirem do sofrimento, a psicóloga diz que é um sentimento que precisa ser enfrentado para que nos tornemos mais fortes.
Inicia obra da Casa de Apoio em São Miguel do Oeste. Região terá benefícios no acolhimento de familiares de pessoas em tratamento de saúde. Saiu do papel e já teve início as obras para a construção da Casa de Apoio em São Miguel do Oeste. A ação é uma iniciativa do Rotary Clube da cidade. Segundo o atual presidente do clube de serviço, MARCOS SABEDOTT, ocorreu um encontro na tarde desta quinta-feira, no local dos trabalhos, para de fato oficializar o início da obra e principalmente divulgar esse sonho, que o Rotary Clube, através de muito trabalho conseguiu para o município e para a região. SABEDOTT reforçou que a casa terá um espaço grande e muito confortável para as pessoas que vão necessitar se hospedar, devido a internação de parentes no Hospital Regional.
O presidente fez questão de lembrar que essa conquista teve a ajuda do Deputado Estadual, MAURICIO ESKUDLARK e também da prefeitura de São Miguel e da comunidade regional. Segundo o engenheiro, GUSTAVO SOTT, a obra saiu do papel e vai ter um benefício grande para a região. Ele reforçou que o projeto todo foi desenvolvido tendo por base conversa com as famílias que usarão o espaço, justamente para trazer o conforto necessário para todos.
AEST irá implantar guia para melhorar gestão e certificar empresas de Tunápolis e Santa Helena. De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA, a pandemia fez com que empresas e entidades representativas da categoria tivessem que adaptar o seu planejamento, principalmente as ações previstas para este segundo semestre. O presidente da AEST ressalta que a entidade identificou que a parte da gestão e da profissionalização de empregados e empregadores estava ficando de lado, pois o foco estava sendo somente o negócio em si. SALDÍVIA destaca que com base nisso a diretoria se reuniu com os núcleos da associação para melhorar o ambiente empresarial. A partir disso, o presidente cita que foi discutida a ideia de criar um guia para melhorar a gestão, que vai inclusive se transformar em uma certificação.
BRUNO SALDÍVIA explica que o guia irá contemplar um questionário, e com base nas respostas, a empresa será certificada em números de estrelas. O presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis enfatiza que o guia está sendo estruturado, e depois será apresentado as empresas, o que está previsto ainda para este mês. Ele considera que com base no número de estrelas que a empresa obtiver, será possível valorizar o seu produto, bem como, incentivar o empresário a buscar sempre melhorar. A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis possui 92 associados. Destes, cerca de 50 são integrantes dos três núcleos da entidade: o Núcleo do Comércio, Núcleo da Mulher Empresária e o Núcleo do Jovem Empreendedor.
Suinocultores comemoram bom momento da atividade, mas demonstram preocupação com comportamento futuro do mercado. De acordo com o gerente de suinocultura da Cooper A1, PAULO COSTA CURTA, o crescimento mais acentuado na atividade está sendo registrado há cerca de um ano, na faixa de 20% na abrangência da cooperativa. Atualmente são 820 integrados. Ele cita que somente nos quatro frigoríficos da Aurora Alimentos, a cota diária de abate da Cooper A1 é de quatro mil e 500 suínos. Na JBS são 150 animais, mas a partir de abril de 2021 passará para 500 suínos abatidos por dia. COSTA CURTA ressalta que a grande demanda no abate se deve principalmente pelo aumento no consumo do mercado externo, principalmente a China, que é o maior importador da carne suína catarinense e brasileira. O país chinês ainda sofre as consequências da peste suína, que reduziu de forma significativa o plantel de animais.
A suinocultura é uma atividade sempre sujeita a crises e riscos de perda financeira. A avaliação é do gerente de suinocultura da Cooper A1, que está há quase 30 anos na atividade. PAULO COSTA CURTA afirma que o crescimento da atividade neste ano foi uma explosão, o que de certa forma causa preocupação com o comportamento futuro do mercado, considerando que sempre que o setor está em alta investimentos são feitos para aproveitar o momento. O gerente de suinocultura comenta que a expectativa é também pela melhora do mercado interno, em que houve uma retração no consumo. Ele diz que esta é uma das estratégias para que o país seja menos independente dos mercados externos, pois se a China voltar a produzir carne suficiente irá cortar a exportação brasileira. COSTA CURTA lembra que é importante o produtor aliar o investimento em tecnologias, mas também em mão de obra humana para garantir o bem estar animal.
Grupo de Escoteiros amplia pesquisas para compensar ausência de atividades práticas. O grupo de Escoteiros Pedra Vermelha de Itapiranga inova para manter as atividades sem encontros presenciais. Desafio é grande em manter a motivação e o envolvimento dos integrantes. Conforme a chefe de seção do grupo, CARMEN ZILLES, as programações de atividades a distância estão sendo mantidas. O grupo teve duas semanas de férias em julho e pretendia retornar os encontros presenciais, porém os trabalhos estão sendo retomados a distância. CARMEM destaca que foi suspenso o acampamento geral e o evento para ingresso de novos integrantes. Cita a necessidade de seguir as legislações local, estadual e da União dos Escoteiros do Brasil.
A chefe de seção menciona atividades repassadas para os escoteiros para pesquisas sobre especialidade em várias áreas de conhecimento, como desportos, culturas, ciências e tecnologias, serviços e habilidades escoteiras. Salienta que o auxílio ocorre de forma remota e novos voluntários são sempre bem vindos. CARMEN ZILLES reconhece omomento difícil, pois os escoteiros estão ligados a atividades com acampamento e contato com a natureza. A chefe de seção observa que o escoteiro deve ser alegre e sorrir nas dificuldades e este é o momento exato para cumprir com esta lei dos escoteiros. Segundo CARMEN ZILLES, os chefes de seções também realizam o compartilhamento de atividades no Facebook e Instagram do grupo de Escoteiros Pedra Vermelha. segundo semestre,
Associação das Agroindústrias questiona dependência do mercado chinês para exportações. Preocupação envolve exigências dos chineses e falta de garantias para o futuro. O presidente Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina, VOLMIR DE SOUZA lembra que o Brasil vive na dependência do mercado importador, em especial a Rússia em anos anteriores e atualmente a China. Ele destaca que a China está cortando a importação de plantas de frigoríficos no Rio Grande do Sul alegando insegurança devido ao novo Coronavírus. Cita que em Santa Catarina as agroindústrias estão tendo despesas extras com realização de testes e várias medidas de segurança. SOUZA questiona que os chineses vendem os testes e exigem os exames como condição para comprarem carne do Brasil. Ele também tem preocupação com a crise no cenário nacional e a possibilidade da queda no consumo interno.
Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina projeta maior valorização dos produtos dos pequenos frigoríficos. VOLMIR DE SOUZA chama atenção para os avanços para comercialização da marca Saborense. De acordo com ele o projeto em parceria com o Sebrae seria lançado em junho e foi adiado para outubro em virtude da pandemia. Objetivo é a valorização de marcas do Extremo Oeste apontado como destaque no empreendedorismo em proteína de origem animal, SOUZA afirma que é preciso que estes produtos tenham seu espaço no mercado nacional e internacional. O presidente defende que a Saborense vai agregar renda e levar a marca, a história e a cultura de seu povo. VOLMIR DE SOUZA afirma que a marca está pronta para ser lançada com a união de pequenos frigoríficos catarinense.
Empresas do Extremo Oeste integram a Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina. A marca Saborense foi desenvolvida com apoio do Sebrae e do Instituto Nacional da Carne Suína. VOLMIR DE SOUZA elogia a participação de empresas de Guaraciaba, São José do Cedro e São João do Oeste. Informa que ocorrem negociações com outros frigoríficos da região, incluindo de Itapiranga. O presidente da Associação afirma que uma das metas é de fortalecer as relações e o aprendizado entre os frigoríficos associados. De acordo com VOLMIR DE SOUZA, a Associação está aberta para auxiliar pequenas frigoríficos e com possibilidade de novas adesões. Ele cita vantagem em capacitações, compra e venda com orientações do mercado nacional e internacional.
Acidente entre caminhão e moto deixa homem ferido em Princesa. Os bombeiros de São Jose do Cedro foram acionados por volta das 14 horas e 20 minutos desta quinta-feira para atender um acidente, uma colisão entre uma moto e um caminhão na cidade de Princesa. Os socorristas atenderam um homem de 55 anos, que era o piloto da Honda CG Titan de Princesa. Ele apresentava ferimento no pé direito e suspeita de fratura no braço direito. Após atendimento dos bombeiros o motociclista foi conduzido ao posto de saúde de Princesa. O motorista do caminhão Ford Cargo não se feriu e dispensou atendimento.
Veículo sai da pista e capota na SC 163 em Descanso. O acidente ocorreu por volta das sete horas e 20 minutos da manhã desta sexta-feira, na SC 163, linha Itajubá, em Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o motorista do Tempra, emplacado em Vargem Grande, RS, um rapaz de 19 anos, acabou perdendo o controle da direção e capotou. Ele não se feriu, mas os danos no veículo foram de grande monta.
PM flagra grupo jogando futebol em campo interditado. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar ainda na noite de terça-feira, na praça na rua 15 de Novembro em São Miguel do Oeste. No campo da praça municipal Belarmino Anoni havia aglomeração de aproximadamente oito pessoas jogando futebol. Por ordem municipal como medida de prevenção a Covid-19 foram lacrados os locais públicos de uso coletivo, a exemplo de praças municipais, que não poderiam estar sendo usadas pelo grupo de pessoas. Quando da chegada da guarnição, várias pessoas saíram correndo do local, abandonando pertences como celular, calçados e até a bola de futebol. A cerca de isolamento havia sido rompida. A PM fez o boletim de ocorrência e apreendeu os objetos que foram abandonados no local.
Motorista embriagado colide em placa e provoca acidente com outro veículo. O fato ocorreu na manhã de ontem, por volta das oito horas, na avenida Salgado Filho, em São Miguel do Oeste. No local ocorreuuma colisão traseira e segundo a PM, um dos condutores apresentava visíveis sinais de embriaguez, inclusive não lembrava como ocorreu a colisão. Ele recusou o bafômetro, sendo preso em flagrante e confeccionado o auto de constatação de sinais de embriaguez. Dentro do veículo havia uma garrafa de energético e uma garrafa de bebida alcoólica parcialmente consumida. Cerca de uma hora e meia antes do acidente um policial militar que estava se deslocando para o serviço viu uma placa de sinalização caída e uma placa de veículo no chão, indicando que o carro havia colidido no local. A placa do carro foi recolhida. Ao atender o acidente, o policial verificou que o veículo que colidiu na placa era o mesmo que provocou o acidente.
Motociclista fica preso embaixo de caminhão após colisão. O acidente ocorreu por volta das 15 horas desta quinta-feira, na Linha São Donato interior de Saltinho. Foi uma colisão frontal envolvendo uma moto Honda NXR 150 Bros, placa de Saltinho e um Caminhão Mercedes 1513 emplacado em Cunha Porã. O motorista do caminhão de 50 anos não se feriu. O condutor da motocicleta, de 20 anos, oi encontrado pelos bombeiros caído embaixo do caminhão, com um dos braços preso entre eixo dianteiro e barra de direção do caminhão. O rapaz apresentava fratura exposta e laceração no braço. Tinha ainda ferimento na região do joelho, com possível choque hipovolêmico. Após o desencarceramento da vítima e atendimento dos socorristas o motociclista foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê e posteriormente foi transferido do hospital pelo helicóptero do SAER/SARA.
Colisão entre automóvel e motocicleta na SC 163 deixa dois feridos. Foi ao meio dia de ontem, nas proximidades da Gruta São Cristóvão, na SC 163, em Itapiranga. O acidente envolveu uma Fiat Strada, de Tunápolis, conduzida por um homem de 34 anos e a motocicleta Honda CG Titan, de Itapiranga, ocupada por um homem de 56 anos e uma mulher de 20 anos. O homem, apresentava suspeita de fratura de fêmur e de clavícula, além de diversas escoriações pelo corpo. A mulher teve suspeita de fratura de braço direito e escoriações na cabeça. Ambos foram conduzidos ao Hospital Sagrada Família. O homem foi transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste e a mulher já recebeu alta do hospital. O motorista do automóvel não sofreu ferimentos e permaneceu no local à disposição da guarnição da Polícia Militar, que auxiliou no controle do trânsito no local.